Notícias

Conheça os possíveis adversários do Mengão nas oitavas da Sul-americana

Primeiro jogo entre Real Garcilaso e Deportivo Palestino terminou empatado; próximo duelo será no dia 15

Por - em
Com a vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense na noite da última quarta-feira (31), o Mais Querido se classificou para as oitavas de final da Copa Sul-americana. O próximo adversário sairá do confronto entre Real Garcilaso, do Peru, e Deportivo Palestino, do Chile. O primeiro duelo ocorreu no dia 24 de agosto, no Peru, e terminou empatado por 2 a 2. A partida de volta, no Chile, será no dia 15 de setembro.

O Real Garcilaso tem sede na cidade de Cuzco. Atualmente, "La Máquina Celeste", como também é conhecido, disputa a primeira divisão do campeonato nacional. O clube azul e branco é um dos mais jovens do país, fundado apenas em 2009. Os jogos são realizados no Estádio Inca Garcilaso de La Vega, com capacidade para 45 mil torcedores. 

O único título da história do clube é a Copa Peru de 2011, que garantiu o acesso à primeira divisão peruana. Em 2012, o Real Garcilaso foi vice-campeão do Torneio Descentralizado, garantindo vaga para disputar pela primeira vez a Taça Libertadores da América de 2013. Com apenas três anos e meio, foi a equipe mais jovem a disputar a competição continental na história. Atualmente, o time da terra natal de Paolo Guerrero é comandado pelo treinador Freddy García e está na sexta colocação do campeonato nacional.

O Garcilaso chegou à Copa Sul-americana depois de não passar da primeira fase da Taça Libertadores, em critério semelhante ao utilizado no Brasil com relação à Copa do Brasil.
Por outro lado, o Club Deportivo Palestino, do Chile, tem mais tradição. Os jogos são realizados no Estádio Municipal de La Cisterna, com capacidade para 12 mil pessoas. Conhecido como "El Tino", o clube foi fundado em 20 de agosto de 1920, na cidade de Santiago do Chile, por um grupo de imigrantes em homenagem a cultura palestina. As cores são o verde, vermelho, preto e branco.

O Palestino foi campeão chileno em duas oportunidades. Em 1955, ganhou o primeiro campeonato nacional. Em 1978, conquistou pela segunda vez a competição. "El Tino" sagrou-se campeão da segunda divisão em 1952 e 1977 e também da Copa Chile em 1975 e 1977. 

Em 2004, o clube tornou-se uma empresa registrada, mas a mudança de estatuto não trouxe os resultados esperados. Em 2006, terminou em 18º lugar de 20 equipes, forçando-os a enfrentar um playoff contra o Fernández Vial, em que a equipe conseguiu se manter na Primeira Divisão. No Clausura de 2008, conseguiu uma arrancada surpreendente e acabou chegando à final do torneio, mas foi superada pelo Colo-Colo.

Os chilenos conquistaram a vaga pela soma de pontuação nos torneios Apertura e Clausura 2015/2016. Atualmente, o time é treinado por Nicolás Córdova e está na quinta colocação do campeonato nacional.

*Colaborou sob supervisão de Isabela Abirached