Notícias

Zé Ricardo: "Não vamos desistir"

Treinador prega luta até o fim do campeonato

Por - em
Após o empate contra o Corinthians, neste domingo (23), o treinador Zé Ricardo encontrou com a imprensa. Na conversa, analisou a partida recém-terminada e falou sobre o prosseguimento do Brasileirão.

Confira os principais trechos da entrevista coletiva:

Panorama do jogo
Depois do primeiro empate tivemos uma ligeira melhora. Infelizmente, num contra-ataque o time deles conseguiu fazer o segundo. É sempre difícil ir pro intervalo com o último lance negativo, mas acho que recuperamos bem o espírito no segundo tempo. Acabamos nos expondo um pouquinho, precisávamos do empate e da vitóra. Valeu o esforço e a dedicação deles durante o tempo todo. Temos que seguir lutando. Ficou um pouco mais difícil alcançar o Palmeiras, mas temos como obrigação, depois desta festa da torcida, lutar até o final.

Reta final do Brasileirão
A gente vem batendo na tecla que temos que pensar a cada jogo, cada rodada. Na próxima rodada, temos que tentar fazer um jogo melhor do que fizemos aqui, para podermos ir lá na casa do Atlético-MG e conquistar três pontos. São jogos difíceis, o nível de competititvadade acaba sempre aumentando na reta final. Por isso, a gente tem que descansar e terça começar a preparação pro jogo contra o Atlético.

Dois gols de Guerrero
O Paolo, como já falei algumsa vezes, é um dos tacantes com maior qualidade no futebol mundial. Hoje, estava inspirado. Ajudou bastante a gente. Fez o que esperamos dele. Sustentou bem o jogo na frente. Nas oportunidades que teve, mostrou sua competencia.

Atuação de Emerson
Emerson me surpreendeu, esperávamos que fosse aguentar o primeiro tempo e parte do segundo. Acontece que aguentou até o final no seu ritmo. A experiência dele sempre conta muito. Teve oportunidade no fim que poderia ter decretado a vitória. Ficamos contente com as atuações de ambos (Emerson e Guerrero).

Gols adversários
Achei que não foi a ansiedade, estávamos numa formatação diferente e talvez esta falta de costume tenha dado espaço para o Corinthians. A entrada do Fernandinho voltou a nos colocar no time que estávamos acostumados. Sobrou vontade, faltou um pouquinho de calma. Paciência. Hoje não foi o que esperávamos. Tem jogo pela frente ainda e a gente vai brigar por todas as partidas. Não vamos desistir.

Variação tática com Emerson
A gente treinou durante a semana para que pudessemos ter dois jogadores no ataque, Emerson e Paolo. A intenção era aproximar um jogador com a qualidade do Emerson para auxiliar o Guerrero. Como havia falado, toda mudança estrutural demanda mais tempo. A gente queria criar uma situação de desequilibrou na defesa deles. Acho que o Corinthians conseguiu se sair bem, o que nos complicou um pouquinho mais.

Saída de Mancuello
O Fernandinho entrou por questão física, Mancuello tomou um choque na costela e sentiu muita dor no vestiário, Já pensava em fazer a substituição, mas adiantei para o intervalo para que evitássemos problemas com o Mancuello.

Guerrero e Damião jogando juntos
A entrada do Damião foi estratégica. Como a gente precisava muito da vitória, no momento que chamamos foi um momento delicado, com time leve na frente por trás do Damião e do gGuerrero. Isto podia nos expor. Mas tentamos, fizemos algumas boas jogadas pela linha de fundo, com Fernandinho, Emerson, Pará. Povoamos o meio da área para conseguir a vitória.

Próximo adversário: Atlético-MG
Vamos ter que construir uma estratégia e executá-la bem para superer o Atlético-MG lá. É uma das melhores equipes jogando em casa e precisamos saber como conquistar esta vitória lá. É um jogo difícil, a gente tem tido jogos com um grau de complicação muito grande e não pensamos difrente. Sábado temos condições de ganhar do Atlético lá, mas vamos ter que fazer uma partida melhor do que a que fizemos hoje, de forma mais concentrada para não acabar sofrendo em lances específicos. Temos que acreditar até o final, como não foi diferente nossa chegada até aqui.