Notícias

Flamengo encara Botafogo em clássico centenário marcado pelo equilíbrio

No confronto direto no Carioca, o Rubro-Negro tem vantagem (84 vitórias a 76), mas número de empates é alto: 67; no Engenhão, são oito empates em 12 jogos

Por - em
O primeiro clássico carioca do Mengão este ano será contra o Botafogo, no Engenhão, às 19h30 deste domingo (12), pela quinta rodada da Taça Guanabara. Time e torcida rubro-negros estão animados com o início da temporada do Flamengo, que ainda não perdeu nenhum jogo oficial: foram três goleadas no Campeonato Carioca e uma vitória sobre o Grêmio na Copa da Primeira Liga - já com gol do estreante colombiano Berrío.

A preparação do elenco focada no jogão começou na quinta-feira (9), no dia seguinte à partida contra o Tricolor Gaúcho, no Centro de Treinamento George Helal, com um jogo-treino entre o time profissional e o sub-20. Cirino e Damião (2) marcaram para a equipe adulta enquanto João Pedro descontou para os Garotos do Ninho. Nesta sexta-feira o Mais Querido voltou aos treinos pela manhã e no sábado Zé Ricardo fará os últimos ajustes no time.

Clique aqui e veja todas as notícias do futebol do Mengão.

Ingressos: como garantir seu lugar no jogão
A torcida do Flamengo pode comprar ingressos somente para os setores Leste Inferior, Leste Superior e Sul. Os ingressos custam R$60 e R$40. Graças a um acordo com o Botafogo, mandante da partida, sócios-torcedores terão 50% de desconto não cumulativo com o valor de meia-entrada. Também quer aproveitar as vantagens de fazer parte do Programa Nação Rubro-Negra? Clique aqui!

A venda online é realizada pelo site Guiche Web e quem comprar sua entrada pela internet deverá levar o e-ticket de compra impresso direto ao acesso para entrar no estádio ou fazer a retirada dos ingressos antecipadamente nos pontos de venda físicos. De quinta a sábado (10h às 17h), o torcedor pode ir no Engenhão (Rua Arquias Cordeiro Setor Sul) ou na Sede do Flamengo na Gávea. Já no domingo (12), dia da partida, somente no Engenhão, das 10h às 20h15.

Clique aqui para ver mais informações de venda de ingressos.

Oito empates em 12 jogos: clássico equilibrado no Engenhão

De 12 jogos entre Flamengo e Botafogo no Engenhão, o Alvinegro ganhou apenas uma - depois de quase três anos sem vencer o Mais Querido - e o Mengão conquistou três vitórias. Em oito oportunidades, o placar terminou em igualdade. Confira:

- Flamengo 1 a 0, dia 25/10/09 | Campeonato Brasileiro | gol de Adriano
- 2 a 2, dia 21/03/10 | Campeonato Carioca | gols de Herrera (2) e Adriano (2)
- 1 a 1, dia 02/10/10 | Campeonato Brasileiro | gols de Lúcio Flávio e Léo Moura
- 1 a 1, dia 20/02/11 | Campeonato Carioca | gols de Ronaldo Angelim e Loco Abreu
- Flamengo 2 a 0, dia 10/04/11 | Campeonato Carioca | gols de Thiago Neves (2)
- 0 a 0, dia 19/06/11 | Campeonato Brasileiro
- 1 a 1, dia 18/09/11 | Campeonato Brasileiro | gols de Loco Abreu e Jael
- 0 a 0, dia 05/12/12 | Campeonato Carioca
- 0 a 0, dia 26/08/12 | Campeonato Brasileiro
- 2 a 2, dia 01/12/12 | Campeonato Brasileiro | gols de Sassá e Vitor, Nixon e Vágner Love
- Flamengo 1 a 0, dia 17/02/13 | Campeonato Carioca | gol de Hernane
- Botafogo 2 a 0, dia 03/03/13 | Campeonato Carioca | gols de Julio Cesar e Vitinho

Penta Tri Carioca
Se no Tetra Tri do Carioca o Vasco foi derrotado nas três finais conquistadas pelo Flamengo, no Penta a vítima foi o Botafogo. A sequência começou em 2007, ano em que Renato Augusto, com uma bomba da intermediária, fez o golaço que igualou o placar na segunda partida. Com o 2 a 2, resultado idêntico ao do primeiro jogo, a decisão foi para os pênaltis e o Flamengo saiu vencedor.

{{video-globo,3264776,625,350}}

Em 2008, Obina foi o grande herói do título. Aquele que a Nação garante ser melhor que Eto'o marcou nas duas vitórias, por 1 a 0 e 3 a 1, e garantiu o bicampeonato.

{{video-globo,823409,625,350}}

Já em 2009, mesmo ano em que também viria o hexacampeonato brasileiro, o tricampeonato veio com a repetição da história de 2007: dois empates por 2 a 2 antecederam a vitória rubro-negra nos pênaltis. O capitão Fábio Luciano levantou a taça que não só marcou o Penta Tri, mas também coroou o Mengão como Rei do Rio, sendo o maior vencedor da história do Campeonato Carioca.

{{video-globo,1020962,625,350}}

Revanche histórica
No dia em que o Flamengo completou 77 anos de existência, recebemos um presente de grego do Botafogo: uma goleada por 6 a 0  que ficou nove anos entalada na garganta de todos os rubro-negros. Mas o troco chegou com louvores, cerca de um mês antes de o Mais Querido chegar ao topo do mundo em Tóquio.

Nunes abriu o placar logo aos sete minutos e a Nação já pedia mais cinco. Com um esquadrão de gênios da bola, o pedido foi atendido. Zico, Lico, Adílio, Zico mais uma vez, de pênalti, e finalmente, nos minutos finais, Andrade. Tinha que ser ele a chave de ouro da revanche: o Camisa Seis. A deliciosa e libertadora goleada foi uma das vitórias que levou o Rubro-Negro a conquistar a taça do Carioca de 1981.

{{video-globo,2553561,625,350}}

Final de Brasileiro
Início promissor, queda de rendimento e arrancada final: assim foi a trajetória da conquista do pentacampeonato brasileiro pelo Flamengo. O time de 1992 equilibrava a experiência de craques como Gilmar, Gotardo, Uidemar, Zinho e do grande maestro Júnior, com o talento dos então Campeões da Copa São Paulo de Juniores de 1990, Djalminha, Marcelinho, Paulo Nunes e Júnior Baiano.

Carlinhos, o saudoso Violino, que já havia sido campeão nacional com o Flamengo em 1987, comandou os atletas na conquista do primeiro penta do Brasil. No início do certame, a equipe não se firmou e uma série de contusões abalou o Rubro-Negro, que nas rodadas seguintes caiu na tabela e quase não conseguiu a classificação para a fase semifinal. Mas Flamengo é Flamengo e os exatos 12 pontos necessários foram conquistados com cinco vitórias, dois empates e uma derrota (a vitória valia dois pontos naquele campeonato). A máxima do "deixou chegar" se fez verdade mais uma vez e empurrados pela Nação e regidos pelo Maestro e "Vovô Garoto" Junior, a equipe rubro-negra passou por um dificílimo quadrangular com São Paulo, Santos e Vasco e chegou às finais contra o Botafogo.

Com melhor campanha que o Flamengo, o Alvinegro era favorito e jogaria por dois empates. Contra tudo e contra todos, diante de 120 mil torcedores no Maracanã, Júnior, Nélio e Gaúcho marcaram os gols do convincente 3 a 0 que decretou ainda na primeira partida o campeão nacional daquele ano. No segundo jogo, Júnior, com um golaço de falta, e Júlio César abriram 2 a 0 para o Rubro-Negro, que acabou sofrendo um empate que em nada mudou o endereço de entrega da taça.

{{video-globo,2192598,625,350}}

Cobertura nas redes sociais

Você também pode acompanhar o tempo real nas redes sociais oficiais do Flamengo, usando a hashtag #BOTxFLA. Siga-nos no Twitter e no Instagram, curta nossa página no Facebook e siga nosso Snapchat (cr_flamengo). A FlaTV também leva à Nação Rubro-Negra imagens exclusivas de bastidores e da partida. Inscreva-se com um clique, de graça.

Transmissão na TV
Na televisão, o torcedor rubro-negro poderá acompanhar a partida no Canal Premiere. Sócio-torcedor tem mais Flamengo também assistindo ao jogo na TV: tem desconto em pacotes SKY e até na cerveja para acompanhar a partida! Sócio-torcedor tem mais Flamengo em dia de jogo: tem desconto e prioridade no ingresso para ver no estádio e no pay-per-view e na cerveja para ver na TV! Clique e sinta o orgulho de ser sócio-torcedor.