Notícias

Zé Ricardo: " Temos a ideia firme de fazer uma temporada muito forte"

Treinador exalta preparação do Flamengo antes de clássico contra o Vasco

Por - em
Antes de viajar para Volta Redonda, onde enfrenta o Vasco no sábado (25), o Flamengo treinou no CT nesta sexta-feira (24). Após as atividades, o treinador Zé Ricardo conversou com a imprensa. No papo, falou sobre a expectativa para o clássico, para a libertadores e elogiou a preparação do time para as decisões que se aproximam.

Confira os principais pontos abordados pelo técnico:

Paz entre Flamengo e Vasco
Somos grandes rivais, há grande disputa, dentro dos limites. Que tenhamos uma partida em alto nível em todos os aspectos. Sem dúvidas, a paz é um ponto primordial para esta partida. é fundamental entendermos que o futebol faz parte da cultura do brasileiro. Não consigo enxergar isso descambando para a violência. Fiquei chateado no jogo contra o Botafogo com os episódios tristes, isto afasta o torcedor que gosta de ir com a família ao estadio. Esta ida aos jogos só traz alegria, não só para as famílias ma também para jogadores e comissões técnicas. Esperamos que fora das quatro linhas tudo ocorra bem para tazermos o verdadeiro torcedor para o estádio. 

Declarações do rival
Provocações acontecem entre rivais, Flamengo também ficou muito tempo sem perder para o Vasco. É normal em vários esportes. Entramos em nova história, novo ano, a cada partida visamos melhorar nossas performances. É com esse pensamento que entraremos em campo amanhã, repseitando os adverários mas focados em melhorar nossa performance, nosso jogo coletivo, para que possamos conseguir nossos resultados.

Primeiro Flamengo x Vasco como treinador do time profissional
É um jogo diferente, na base aprendemos a conviver com ese tipo rivalidade. Durante este período felizmente nunca passei por nada mais grave em relação a violência. No futebol profissional se potencializa a rivalidade pelo volume de pessoas envolvidas, são duas grandes torcidas. 

Dentro de campo
O mais importante é estarmos preparados para um grande jogo. Vai ser um jogo duro, duas equipes buscando espaços no campo. Vejo algumas semelhanças entre os times, O Vasco tem novas contratações e é um grupo se fortalecendo. Por isto acredito que o jogo vai ser decidido em estraégias de jogo. O Cristóvão esta tentando montar uma estratégia para nos inibir e fazemos o mesmo. Teremos um jogo com muita mobilização dos dois lados do campo, e com certeza o Flamengo está se preparando para neutralizar bem os jogadores do adversário.

Dimensão do jogo
Temos a ideia firme de fazer uma temporada muito forte e esta partida faz parte do que a gente entende como crescimento, colocarmos nossa força a prova para buscarmos não só a final da Taça Guanabara mas também como etapa da preparação da libertadores. Estamos caminhando para sermos protagonistas dos nossos jogos, mas é difícil falar de favoritismo. Princpalmente em clássicos. Temos muitos exemplos. O que precisamos é render para que possamos vencer a partida. Entre os jogadores que nunca jogaram este clássico é um fator motivador, não algo que atrapalha.

Treinamentos
Ontem e hoje treinamos algumas coisa que me agradaram, para tentarmos surpreender a equipe do vasco. Ainda não defini a equipe que vai começar jogando, estamos levando 20 atletas para, com calma, analisarmos com a comissão e definir quem começa jogando.

Interferência das viagens na preparação
Temos uma comissao técnica gabaritada e inteligente. Mesmo deixando profissioanis aqui, os que viajaram dão conta do recado. De lá pudemos acompanhar o treino por video. Percebemos que o elenco está muito bem concentrado para o jogo de amanhã e tenho certeza que o que foi feito, com o grupo que foi a Fortaleza e o que ficou, tomamos a decisão correta. Conseguimos lá o objetivo de nos classificarmos em primeiro na Copa da Primeira Ligae e também pudemos dar volume de jogos para atletas, principalmente alguns mais jovens. Conseguimos descansar outras peças e ter um bom ritmo de jogo contra o Ceará, que é uma equipe forte da série B.

Partidas sem ganhar do rival
Temos um grupo bastante experiente, não precisamos tocar em assunto de jejum pois estão conscientes em relação ao momento que a gente atravessa e a diferença entre o que já passou e o que vamos enfrentar. Temos que entrar muito concentrados e todos podem esperar um Flamengo bastante competitivo. Vamos deixar com que as provocações fiquem fora disto para que a gente não perca nossa concentração, tenho certeza que uma equipe bem concentrada eleva muito o nível da atuação.

Motivação
Não procuro fomentar uma rivalidade exacerbada. O fato de jogar pelo Flamengo, disputando campeonatos importantes numa temporada dificil já são fatos bastante grandes para que eles se motivem. Flamengo tem que ser motivado no dia a dia. Claro que todos querem jogar uma decisão como esta, é um grande clássico e todo atleta gosta de jogar grandes partidas. Nada mais que isso, não fico botando pilha pois futebol tem que ser feito de confrontos, cada um tentando buscar o melhor sobre o adversário. Para mim isto basta, o atleta sabe da imporância da partida e a gente quer manter o 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca. Por isto, fazemos tudo possível dentro do que está ao nosso alcance para conquistar a vaga na final.

Dúvidas sobre local do jogo
É ruim para o torcedor que a gente tenha estas indefinições. Que daqui para a frente, com a volta ao Maracanã e a conclusão das obras do Estádio da Ilha, não passemos novamente por isto. As grandes partidas, os grandes desafios deveriam ser sempre nos melhores palcos. Nesta situação foi escolhido um lugar com boas condições, tomara que não testemunhemos nenhum ato de violência. Sonho em um dia podermos ter um campeonato onde a gente já saiba onde vai ser a final, com ingressos vendidos antes e logística estabelecida. Pode ser um pouco utópico da minha parte, mas isso eleva o nível do futebol, de toda a comunidade envolvida. Parece um pouco distante, mas com a união de todas as partes poderíamos oferecer uma experiência melhor aos consumidores, os torcedores, e também para nós que trabalhamos com isso.

Estreia na Libertadores e Maracanã
Realmente quando a gente fez programação da estreia da libetadores colocamos os jogos anteriores como chave. Espero que seja um grande teste, um grande evento para nós e que a gente consiga esta classificação jogando bem. Jogar no Maracanã foi uma notícia festejada, é um grande palco para cariocas e todos que acompanham futebol. Esperamos que a torcida dia oito lote o Maracanã, empurre do início ate o final, em um jogo tão difícil precisamos de todas as forças e nossa maior força é o apoio, o grito da torcida até o final. A gente vai se preparar muito bem e vamos fazer uma grande estreia na competição. Na Libertadores é fundamental ganhar dentro de casa para quem pensa alto como a gente pensa.

Conca e Ederson
Previsão é a mesma dada desde o inicio pelo departamento médico e eles estão cumprindo.É importante eles voltarem para o habitat deles, que é o campo. Dei bastante força hoje no treino, são dois jogadores obstinados, dedicados e profissionais demais. Sem dúvida é gratificante vê-los no campo praticando, isto dá para a gente a confiança que em breve possam estar integrados ao grupo e em convívio com a gente.

Leandro Damião e Berrío
Não está 100% da lesão, e precisamos de jogadores totalmente aptos numa partida dessa que será muito intensa. Berrío viaja com a gente, fez um trabalho de recuperação e preparação para a partida e é uma das nossas opções.