Notícias

Flamengo recebe prêmio Oscar Socioeducativo "Guri" do Governo do Estado

Rubro-Negro é reconhecido por seu trabalho nos núcleos de responsabilidade social

Por - em
Desde 2015 o Flamengo, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, cumpre com o seu papel social, levando para crianças e adolescentes carentes de todo o Rio de Janeiro a experiência e experimentação esportiva através da prática do basquete. O Mais Querido, que já têm seis Escolas de Esportes Sempre Flamengo em diferentes núcleos de responsabilidade social, teve a honra de ser premiado com o Oscar Socioeducativo "Guri", concedido pelo Governo do Estado por todo o trabalho realizado em um desses núcleos: o DEGASE. O prêmio, entregue nessa quinta-feira (25.05), em uma cerimônia no Museu do Amanhã, celebra a participação ativa de instituições em ações que promovem o resgate dos jovens em conflito com a lei.
 
A Secretaria de Estado de Educação e o DEGASE, Departamento Geral de Ações Sócio-Educativas, foram os anfitriões da 2ª Edição do Oscar Socioeducativo "Guri". Representando o Rubro-Negro no palco do evento, o vice-presidente geral Mauricio Gomes de Mattos recebeu a estatueta concedida ao Mais Querido junto aos outros 24 premiados. Presentes na solenidade também estavam Marcelo Vido, diretor-executivo de Esportes Olímpicos, José Neto, técnico do FlaBasquete, João Pantâno, supervisor das Escolas de Esportes, e Diogo Brito, coordenador das Escolas de Esportes.
 
O DEGASE promove a formação de pessoas autônomas, cidadãos solidários e profissionais competentes. A escola de basquete rubro-negra vem para somar ao projeto socioeducativo realizado pelo Estado do Rio. Wagner Victer, Secretário de Educação fluminense, comentou sobre a parceria, o projeto e agradeceu ao Clube da Gávea pela mobilização.
 
"Toda a questão socioeducativa, que é muito importante, realmente só acontece se tivermos parceiros. Aqui no Rio de Janeiro, o único clube que está sendo parceiro é o Flamengo, através das Escolas de Esporte, com turmas de basquete. Estamos muito felizes em premiar o Flamengo com esse "Oscar Socioeducativo", e eu gostaria de agradecer publicamente o clube por essa parceria, que ajuda a criar novas oportunidades para esses jovens em questão", disse Victer.
 
George Fox, coordenador de educação, cultura e esporte do DEGASE, complementou a palavra do Secretário.
"O esporte provavelmente é a ferramenta que mais se adequa à socioeducação por trabalhar o desenvolvimento humano. A Escolas de Esporte dentro do DEGASE só tem a contribuir com nosso projeto e todo o processo socioeducativo que tentamos estabelecer", afirmou o coordenador.
 
A implementação dos núcleos de responsabilidade social rubro-negros também não seria possível sem a parceria com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, que começou em 2014, com a equipe adulta de basquete do Flamengo, o Orgulho da Nação. Marcelo Vido, diretor-executivo de Esportes Olímpicos do Mais Querido, esteve presente na concepção do projeto desde início. O dirigente rubro-negro comentou sobre o Núcleo DEGASE, objeto principal da celebração desta quinta-feira.
 
"O DEGASE é um projeto especial e, com muito carinho, trabalhamos com essa instituição. Levamos o esporte de uma forma lúdica, de uma forma participativa, aos meninos e meninas da lá. O esporte é competição sim, mas também tem um viés educativo e participativo. O Flamengo cumpre com o seu papel social, e com certeza queremos ter mais unidades com esse propósito junto às Secretarias do Estado, de Educação e do Esporte", explicou Vido.
 
Os meninos e meninas do Núcleo DEGASE vão receber a visita de Olivinha e do técnico do FlaBasquete José Neto na próxima quarta-feira (31.05). Os atletas do Orgulha da Nação também vão visitar os outros cinco núcleos das Escolas de Esporte durante o restante da semana que vem (29.05 a 02.06).
 
As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.