Notícias

Estrela dos "Evertons" brilha e Flamengo vence Vasco em São Januário

Ribeiro é garçom para o xará marcar o gol da vitória no Clássico dos Milhões

Por - em
Flamengo é raça - e ela não faltou no clássico deste sábado (8). Teve Guerrero caçado em campo e saindo lesionado, teve muita mudança no setor defensivo, que viu seu capitão vetado por problema de saúde e depois Rhodolfo e seu substituto, Léo Duarte, saindo de campo com dores. Mas teve Everton. Dois! Do Ribeiro para o xará, a bola parou no fundo da rede e sacramentou a merecida vitória do Mais Querido, que dominou do início ao fim. E aí teve muita festa da Maior Torcida do Mundo em São Januário.

Com o resultado, o Mais Querido dorme na segunda posição na tabela do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos conquistados. O Grêmio, que tem 22, joga neste domingo (9), contra o Avaí.

O próximo desafio do Mengão está marcado para quinta-feira (13), às 19h30. A equipe volta à Ilha do Urubu para o confronto direto contra o Tricolor Gaúcho, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Início conturbado e sem espaços

Com rivalidade de sobra, o Clássico dos Milhões começou truncado - muita marcação, muitas faltas e poucas chances claras de gol nos primeiros minutos. O Flamengo apostava na qualidade de seus jogadores e investia no toque de bola para buscar espaços na defesa cruzmaltina, mas foi na bola parada que o time chegou com perigo, aos oito minutos, em bola alçada na área por Diego; Rhodolfo se esticou todo na tentativa do peixinho, mas não alcançou. O zagueiro não ficaria até o final - sentiu dores e foi substituído pelo jovem Léo Duarte já aos 20 minutos.

Crescimento técnico e domínio rubro-negro

Na segunda metade da primeira etapa, o jogo ficou mais aberto, com o Rubro-Negro tendo domínio de posse de bola - 57% nos 49 minutos do primeiro tempo - e das ações ofensivas da partida. Diego participou da segunda oportunidade do Fla de abrir o placar, aos 22, mas, dessa vez, como protagonista. Rodinei e Everton Ribeiro se entenderam na tabelinha pela direita e o camisa 7 cruzou para o 35 girar bonito e finalizar, mas a bola explodiu na zaga. Na sequência, foi Everton Ribeiro, livre, o alvo de um belo passe em profundidade de Guerrero - que, como de costume, procurava bastante o jogo fora da área -, mas o marcador adversário tirou em cima do laço. Aos 37, aproveitando erro de Bruno Paulista, o peruano arriscou de longe e deu trabalho para o goleiro Martin Silva. O Flamengo seguiu pressionando e descolou dois escanteios nos últimos instantes do primeiro tempo, mas o placar permaneceu inalterado.

O duelo recomeçou com escanteio para o Vasco, mas sem perigo à meta do Flamengo. Na sequência, de frente para o setor onde estava a torcida do Flamengo, Guerrero respondeu: gingou na esquerda da grande área, passou bonito pelo marcador e cruzou; Martin Silva espalmou, mas nenhum rubro-negro chegou no rebote do zagueiro. Esse foi um dos últimos lances do peruano na partida: depois de dois choques na cabeça, o atacante saiu com um grande inchaço próximo à nuca e deu lugar a Leandro Damião.

Domínio vira gol no brilho dos homônimos

O Flamengo abriu o placar aos 17 minutos, em jogada dos dois destaques da equipe no jogo. O garçom Everton Ribeiro fez por merecer uma gorda gorjeta do "cliente" xará: aplicou linda finta em giro sobre o marcador e cruzou com açúcar para Everton cabecear como manda o figurino e balançar a rede em São Januário: 1 a 0.

Pouco depois do gol, Thiago salvou ao defender voleio perigoso de Luis Fabiano e manteve o Rubro-Negro à frente no placar - que quase foi ampliado por Everton Ribeiro. Antes garçom, o camisa 7 teve a chance de ampliar ao receber de bandeja pelo calcanhar de Damião dentro da área, mas a defesa adversária chegou na dividida.

Para a alegria da torcida rubro-negra, o domínio do Flamengo seguiu pelos cinco minutos de acréscimo e o apito final do juiz foi abafado pelo grito da Nação em São Januário.