Notícias

Após contestação do Flamengo, FIBA Americas volta atrás e mantém regulamento da Sul-Americana

Federação Internacional de Basquete havia mudado chaveamento da fase semifinal com competição em andamento

Por - em
O Flamengo, enquanto maior clube poliesportivo do país, busca sempre ser protagonista e atuante dentro e fora do campo, da quadra, da piscina, do ginásio ou do tatame. E, na última terça-feira (24), o Rubro-Negro foi mais uma vez em busca da justiça e do cumprimento das regras por meio de uma nota oficial, assinada por seu Conselho Diretor, em que contestou a mudança do regulamento da Copa Sul-Americana de basquete deste ano pela FIBA Americas, em pleno decorrer da competição.

Na ocasião, a federação internacional da modalidade alterou o chaveamento da fase semifinal: no lugar do primeiro colocado do Grupo D, passaria a integrar a chave E o melhor terceiro colocado das chaves A, B e C. O líder do quadrangular D iria, então, para o grupo F. Nesta quinta-feira (26), a FIBA voltou atrás e divulgou o regulamento como estava previsto anteriormente pela Comissão Organizadora.

"O Flamengo fez seu papel fora da quadra ao defender os nossos direitos. Foi feita justiça e a FIBA garantiu a lisura do campeonato, com a mesma regra valendo do começo ao fim. Agora vamos terminar a nossa preparação dentro da quadra para buscarmos vencer nosso grupo na semifinal e, assim, chegarmos à grande final e ao título, que é o nosso maior objetivo no começo dessa temporada", comemorou o vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Alexandre Póvoa.

Datas definidas
Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o Orgulho da Nação disputa a fase semifinal pelo grupo E contra os primeiros colocados dos grupos B e D e o segundo colocado do grupo C. Já os competidores do grupo F - o líder do C, os segundos colocados das chaves A e B e o melhor terceiro colocado -, entram em quadra nos dias 14, 15 e 16 de novembro. O melhor time de cada grupo da semifinal (E e F) se classifica para a Grande Final.

O troféu será decidido em série melhor de cinco e o finalista de melhor campanha terá vantagem do mando de quadra. As partidas decisivas estão marcadas para os dias 6, 7, 13, 14 e 20 de dezembro.