Notícias

Flamengo em 2017. Mais jogos, mais finais, mais gols. E ainda tem mais

A duas partidas do final da temporada, Rubro-Negro pode fechar temporada com mais uma taça internacional

Por - em
O Campeonato Brasileiro chegou ao fim no último domingo, mas o Flamengo ainda tem 180 minutos de batalha pela frente. Após a última rodada da competiçãol, o Mais Querido volta suas fichas para a decisão da Copa Conmebol Sul-Americana, a partir desta quarta-feira, em Buenos Aires, contra o Independiente. A partida de volta será na próxima quarta, no Maracanã. Os dois jogos serão às 21h45 (horário de Brasília).

Garanta seu ingresso na final da Copa Conmebol Sul-Americana. Confira no site especial todos os planos, postos de trocas, vendas, horários, preços e datas para as duas partidas, em Buenos Aires e no Maracanã.

Ator principal

Ainda com duas partidas para jogar, o Flamengo já é o time brasileiro que mais entrou em campo na temporada, com 81 partidas, e fechará 2017 com 83. O Grêmio, segundo na lista, tem 76 e obrigatoriamente ainda fará mais uma, pelo Mundial de Clubes. Nessas 81 partidas, o Flamengo obteve 41 vitórias, 24 empates e 16 derrotas. Ninguém no Brasil ganhou mais no ano, nem fez mais gols.

Artilharia pesada

Com o recorde brasileiro de gols no ano, o Flamengo marcou 134 vezes. O Grêmio, time que chegou mais perto, fez 120. E como o Mais Querido ainda tem duas partidas pela frente, pode aumentar sua marca.  

Tanta efetividade fez com que o Flamengo fosse a primeira equipe a passar o número de 100 gols na temporada. Um dos principais responsáveis foi o atacante Paolo Guerrero, com 42 gols. O peruano se tornou o sexto maior artilheiro estrangeiro da história do clube, atrás de Valido (45), Pullen (47), Petkovic (57), Benítez (76) e Doval (95 gols).

Pé na estrada

Nesta maratona de jogos em 2017, o Flamengo passou por 11 estados (Goiás, Rio Grande no Norte, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), além do Rio de Janeiro, e países como Chile, Argentina e Colômbia.

A maratona permitiu ao Flamengo disputar três finais em cinco competições com decisão (o Brasileiro não tem final). De forma invicta, o Mengão conquistou o Estadual - o 34º na história. Na Copa do Brasil, o título escapou nos pênaltis. Agora a equipe pode ser campeã da Sul-Americana.

Libertadores, de novo estamos aí

Desde 2008, o Flamengo não se classificava para Libertadores da América em dois anos seguidos. E, desta vez, a vaga veio novamente pelo Campeonato Brasileiro, mostrando que a equipe passou por uma reestruturação importante e disputa a competição agora no pelotão de cima.

O Rubro-Negro se classificou para a principal competição internacional ao terminar o Brasileiro na sexta colocação. Com Grêmio (campeão da Libertadores) e Cruzeiro (vencedor da Copa do Brasil) classificados logo acima, a vaga ficou com o Mais Querido automaticamente. E agora o Fla pode abrir uma nova vaga, se vencer a Sul-Americana.

Rei do Rio

Contra os rivais cariocas, só alegria. O já citado título invicto no Estadual mostra essa superioridade, mas ela se estendeu a Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana.

x Vasco: Contra o maior rival, o Flamengo ganhou duas e empatou três partidas. Uma das vitórias teve sabor especial, no primeiro turno do Brasileiro, por ser na casa deles. No dia 08/07, Everton marcou o gol solitário na vitória em São Januário, o que não acontecia desde 1973.

x Botafogo: O alvinegro foi o único time que venceu o Flamengo neste ano. Porém, na hora da decisão, deu Flamengo, como sempre. Na Copa do Brasil, os times se encararam na semifinal e o primeiro jogo, no Engenhão, terminou 0 x 0. Na volta, no Maracanã, gol de Diego e a vitória por 1 x 0, além da vaga na final. No total, foram seis jogos (três vitórias, dois empates e uma derrota).

x Fluminense: O Tricolor também sofreu com o Mais Querido. E não foi pouco. Já começou no Estadual, quando os times decidiram a competição e o Mengão levou as duas partidas (1 x 0 no primeiro e 2 x 1 no segundo). No Brasileiro, dois empates. E na Copa Sul-Americana, as históricas partidas nas quartas de final. Vitória com gol de Everton no primeiro jogo (1 x 0) e o empate heroico na segunda batalha, quando o Flu vencia por 3 x 1, mas a camisa, a Nação e a raça empurraram o Flamengo para o 3 x 3 e a classificação.

Três vezes a América
Em 1981, o Flamengo conquistou a América pela primeira vez, ao bater o Cobreloa na decisão, em Montevidéu, por 2x0. O jogo foi na capital uruguaia, após as duas primerias partidas, no Rio e em Santiago, terminarem com uma vitória para cada lado.

Em 1999, o Mais Querido levantou a Copa Mercosul, com um empate contra o Palmeiras, em São Paulo, em 3x3, depois da vitória no Rio por 4x3, no Maracanã.

Agora, 18 anos depois, uma nova oportunidade de um título internacional para a galeria rubro-negra. Se conquistar a taça, o Falmengo fará a trinca das principais competições sul-americanas, confirmando sua posição com um dos maiores clubes do continente.

--------------------------
Nesta quarta-feira, 06 de dezembro, data que relembra o Hexa de 2009, o Flamengo abre a disputa da Conmebol Sul-Americana contra o Independiente, em Avellaneda, Buenos Aires. No dia 13, a volta no Rio de Janeiro. Pode ser o segundo título rubro-negro na temporada, para fechar o ano, e igualar 2009, quando o Flamengo também levantou duas taças.

Quer fazer a diferença nos esportes olímpicos do Flamengo e deixá-lo cada vez mais forte? Contribua, seja um Anjo da Guarda. Acesse http://flamengo.com.br/anjodaguarda e saiba como.