Notícias

Polo aquático feminino do Flamengo é campeão da Liga PAB

Campeonato nacional finaliza o calendário da modalidade em 2017

Por - em
A equipe de polo aquático feminina do Flamengo conquistou o título da Liga PAB, neste sábado (9), na piscina do Sesi, em São Paulo. Ao vencer o time paulistano do Esporte Clube Pinheiros, o Rubro-Negro levantou a taça do campeonato nacional pelo segundo ano consecutivo. 

O Mais Querido terminou a fase classificatória em primeiro lugar, com 7 vitórias em 9 jogos, assim como os adversários da final. O critério de desempate foi o saldo de gols: 43 para o Flamengo e 41 para o Pinheiros. Na semifinal, o Rubro-Negro enfrentou a Associação Bauruense de Desportos Aquáticos (ABDA), vencendo com tranquilidade por 16 a 6. 

A decisão foi disputada em duas partidas, ambas vencidas pelo Flamengo. A primeira, na sexta-feira (8), pelo placar de 11 a 9 sobre o Pinheiros, e a segunda, na noite de sábado (9), por 9 a 4. 

O Mais Querido contou com a ajuda de Kaleigh Gilchrist e Caroline Clark, atletas americanas campeãs dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, contratadas para a disputa das finais da Liga. A atacante Illana Pinheiro foi eleita a melhor jogadora do torneio. 

Ex-atleta e técnico do Flamengo, Antônio Canetti analisou a performance da equipe e celebrou a conquista do ouro.
"O time treinou durante os meses de novembro e dezembro focado nas finais, e as duas campeãs olímpicas foram as peças que encaixaram no quebra-cabeça. Começamos forte todos as três partidas, sem dar oportunidade para o adversário levar o jogo duro até o final. O principal trunfo da equipe foi o esquema defensivo, com isto forçamos muito os erros ofensivos do adversário. Foi um final de semana e de temporada perfeitos", avalia o treinador. 

A equipe masculina do Rubro-Negro também participou da fase final da Liga PAB, mas foi derrotada na primeira partida, válida pelas quartas-de-final, por 9 a 7, pelo Pinheiros. Nos confrontos seguintes, o Mais Querido enfrentou o Clube Paineiras do Morumby e o Club Athletico Paulistano, vencendo pelos placares de 13 a 8 e 13 a 11, respectivamente, e conquistando a 5ª colocação geral. 

As equipes de polo aquático do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR), além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé.