Notícias

Guia da Copa São Paulo de Futebol Junior

Tudo que você precisa saber sobre o grupo do Mais Querido na principal competição de base do país

Por - em
A Copa São Paulo de Futebol Junior vai começar e os Garotos do Ninho estão prontos para iniciar mais uma caminhada em busca do grande título da competição. Embarcando para Barueri, sede rubro-negra na edição, nesta terça-feira (2), o Mais Querido inicia a caminhada na fase de grupos na quarta, diante do Ji-Paraná.

Sócio-torcedor tem mais Flamengo em campo: o dinheiro vai para o Futebol e traz mais reforços, revelações e estrutura no CT! Clique e sinta o orgulho de ser sócio-torcedor.
 
O regulamento da Copa São Paulo divide os 128 times participantes em 32 grupos com quatro equipes cada. Se classificam dois clubes de cada chave, que avançam para a segunda fase. Depois, os remanescentes seguem pela terceira fase, oitavas de final, quartas, semifinal e, por fim, a grande decisão.
 
Caso se classifique na fase de grupos, o Flamengo encara quem avançar do Grupo 22. Atlântico, Comercial-MS, Coritiba ou Elosport, que tem como município sede Capão Bonito, podem estar no caminho rubro-negro.
 
Garotos do Ninho buscam tetracampeonato
O Rubro-Negro já se sagrou campeão da Copinha em três oportunidades. Em 1990, o Mengo foi comandando por Djalminha, meio-campista que brilhou e foi fundamental na conquista. Além dele, o zagueiro Júnior Baiano, autor do gol do título contra o Juventus e um dos maiores artilheiros de sua posição na história do clube, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes também fizeram parte daquela geração.
 
Já em 2011, o Mengão retornou ao Estádio do Pacaembu para levantar a taça mais uma vez. Enfrentando o Bahia, a equipe do goleiro César bateu o Bahia por 2 a 1, gols de Frauches e Negueba, e conquistou o título pela segunda vez.
 
A última taça foi em 2016. O elenco, que contava com diversos nomes do atual time rubro-negro, como Thiago, Léo Duarte, Matheus Savio, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu, derrotou o então campeão Corinthians nos pênaltis após empate por 2 a 2 no tempo normal, gols de Trindade e Savio. Com o goleiro defendendo três penalidades, Patrick foi o autor da cobrança que garantiu o título.
 

Última campanha
Em 2017, o Flamengo entrou na competição para tentar defender o título vencido no ano anterior. Na fase de grupos, o Mais Querido foi líder com duas vitórias e um empate, avançando sem dificuldades. Depois, o Fla goleou o Nacional (SP) por 6 a 0 e passou pela equipe do interior paulista. Em seguida, foi a vez de deixar o São Caetano no caminho, batendo o adversário por 3 a 0. Nas oitavas de final, emoção e vitória por 2 a 1 aos 46 minutos do segundo tempo com gol de Vinicius Junior diante do Cruzeiro.
 
Já nas quartas de final, os Garotos do Ninho enfrentaram o Corinthians em Barueri, reeditando a decisão do ano anterior. Mesmo saindo na frente com gol de Dener, o Flamengo acabou derrotado por 2 a 1 e foi desclassificado da Copa São Paulo.
 
Os adversários
O Grupo 21 da Copinha é formado por Ji-Paraná, Aimoré e Oeste, além do Flamengo.
 
Esta será a primeira participação da base do Oeste na história da Copa São Paulo. Situado em Barueri, o clube será comandado pelo técnico Alan Dotti na briga por uma vaga na segunda fase do torneio.
 
Atual campeão do Campeonato Rondoniense de Futebol Júnior, o Ji-Paraná chega a Barueri com a mesma base do último ano. Treinado por Giovanny Siqueira, o clube de Rondônia realizou amistosos em São Paulo como preparação para a Copinha durante dezembro. A última participação da equipe no torneio foi em 2014, quando caíram na primeira fase com uma vitória e duas derrotas.
 
O Aimoré jogará a competição pela segunda vez em sua história sob comando de Luiz Felipe. Em sua última participação, a equipe do Rio Grande do Sul caiu na primeira fase com dois empates e uma derrota.
 
Elenco
Na última segunda-feira (1), o técnico Maurício Souza divulgou a lista dos 25 nomes que defenderão o Mais Querido na Copa São Paulo. Integrados ao elenco do futebol profissional e já em início de preparação para a temporada, Gabriel Batista, Klebinho, Matheus Thuler, Jean Lucas, Vinicius Junior e Lincoln não estão na convocação final para a competição.
 
Goleiros: Hugo Souza, Pedro Caracoci, Victor Hugo e Yago Darub.
 
Laterais: Michael, Ramon, Wesley e Pablo.
 
Zagueiros: Aderlan, Bernardo, Matheus Dantas e Patrick.
 
Volantes: Hugo Moura, Matheus Alves, Theo e Vinicius Souza
 
Meias: Luiz Henrique, Patrick Valverde, Pepê e Yuri
 
Atacantes: Bill, Lucas Silva, Samuel, Vitor Gabriel e Wendel

 
Datas das partidas
Com sede estabelecida em Barueri (SP), o Rubro-Negro jogará todas as suas partidas da primeira fase na Arena Barueri.
 
03/01, quarta-feira: Flamengo x Ji-Paraná, às 21h30.
 
06/01, sábado: Aimoré x Flamengo, às 19h.
 
09/01, terça-feira: Oeste x Flamengo, às 19h15.
 
Curiosidades 
Três jogadores já são experientes quando o assunto é Copinha. Os meio-campistas Pepê e Patrick, além do lateral-esquerdo Michael, completam a terceira participação na competição de base.
 
Para sete jovens, esta será a primeira vez no principal torneio Sub20 do país. Campeões estaduais na última temporada, o goleiro Victor Hugo, lateral-esquerdo Ramon, zagueiro Patrick, volante Matheus Alves, meio-campo Yuri e os atacantes Wendel e Vitor Gabriel foram promovidos do Sub17 e estão na lista de Maurício Souza para a Copa São Paulo.
 
O Flamengo é o clube com melhor aproveitamento em finais, vencendo as três decisões que disputou (1990, 2011 e 2016).