Notícias

Último degrau: No Pacaembu, Flamengo enfrenta São Paulo na final da Copinha

Em sua quarta final, Garotos do Ninho buscam o tetracampeonato da competição

Por - em
Tudo ou nada. É desta forma que o Flamengo chega à grande decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira (25), às 10h, no Estádio do Pacaembu. Diante do São Paulo, os Garotos do Ninho entram em campo com a mesma mentalidade das últimas partidas. É vencer ou vencer, sem outra opção. Sangue, raça e união. A busca pelo tetracampeonato chega a seu último estágio.


Visando o quarto título em sua história, o Fla conta com três grandes conquistas no currículo. A primeira foi em 1990, quando a geração de Djalminha, Júnior Baiano, Marcelinho Carioca e Paulo Nunes venceu o Juventus e levou a taça. Em 2011, o time comandado pelo goleiro César bateu o Bahia no Pacaembu, sendo novamente campeão. A última, em 2016, teve a presença de Thiago, Léo Duarte, Lucas Paquetá e Felipe Vizeu, que venceram o Corinthians para o tri.

A caminhada em 2018 não foi fácil, mas o Flamengo não deixou de lutar por cada classificação. Nas semifinais, o Rubro-Negro encarou a Portuguesa no Estádio do Canindé e, com emoção até o fim, conseguiu a vaga ao vencer por 3 a 2. Antes, o Mais Querido deixou Elosport, Coritiba, Audax e Avaí pelo caminho.



Campanha rubro-negra
Fase de grupos:
. Flamengo 6x0 Ji-Paraná
. Aimoré 1x1 Flamengo
. Oeste 0x2 Flamengo

Segunda fase:
. Flamengo 5x0 Elosport

Terceira fase:
.
Flamengo 1x0 Coritiba

Oitavas de final:
.
Flamengo 1x0 Audax

Quartas de final:
.
Avaí 0x1 Flamengo

Semifinal:
.
Flamengo 3x2 Portuguesa

Números do Flamengo
O Flamengo não perdeu em sua campanha até a final da Copinha. Em oito partidas, o Mais Querido venceu em sete oportunidades, empatando em apenas uma. Além disso, foram 20 gols marcados por dez jogadores diferentes e apenas três sofridos. Diante do Elosport, o Mengo ainda teve um gol contra de Germano nessa conta.

Artilheiro da equipe, o camisa 18, Vitor Gabriel, fez quatro gols no torneio, sendo dois apenas na semifinal diante da Portuguesa. Em seguida, Lucas Silva e Luiz Henrique aparecem com três. Pepê, Patrick e Bill marcaram duas vezes e, fechando a conta, Bernardo, Yuri, Matheus Dantas e Wendel aparecem com um gol cada.


Retrospecto Flamengo x São Paulo
A final da Copinha será o oitavo duelo entre Flamengo e São Paulo. O Tricolor Paulista é o adversário que o Mais Querido mais enfrentou na competição, com retrospecto positivo para os cariocas: três vitórias, dois empates e duas derrotas.

O último encontro foi em 2016, quando as equipes duelaram nas quartas de final. Na Arena Barueri, o Rubro-Negro saiu vitorioso ao bater os paulistas por 2 a 0, gols de Felipe Vizeu. Naquele ano, o Mengo sagrou-se tricampeão. 

O adversário
A final será um encontro de invictos na Copinha. tanto Flamengo, quanto São Paulo passaram por todas as fases sem perder um único jogo. Na fase de grupos, o São Paulo conquistou três vitórias em três partidas, batendo Botafogo-SP, Sergipe e Cruzeiro-DF. Em seguida, o Tricolor passou pela Chapecoense (2x0) e novamente teve o Botafogo-SP pela frente, a quem eliminou com vitória por 1 a 0. Cruzeiro (1x0) e Vitória (2x2 / 4x3, nos pênaltis) e Internacional (1x1 / 6x5, nos pênaltis) completaram o caminho do São Paulo até a decisão, com seis vitórias e dois empates, além de 20 gols marcados e seis sofridos.

Outra coincidência: Campeão em 1993, 2000 e 2010, o São Paulo também busca o tetracampeonato.

Transmissão

Cobertura nas redes sociais
Você também pode acompanhar o tempo real nas redes sociais oficiais do Flamengo, usando a hashtag #GarotosDoNinho. Siga-nos no Twitter e no Instagram, curta nossa página no Facebook. A FlaTV também leva à Nação Rubro-Negra imagens exclusivas de bastidores e da partida. Inscreva-se com um clique, é de graça!