Objetivo
Estabelecer diretrizes e informações claras sobre o uso de conteúdos oficiais do Flamengo por terceiros em todas as plataformas e redes sociais, garantindo a integridade da marca e reconhecimento dos direitos autorais.
Princípios Gerais
- O conteúdo do Flamengo é patrimônio exclusivo do clube.
- Todo uso do conteúdo deve respeitar a identidade do clube.
- O conteúdo pode ser utilizado desde que sejam seguidas as regras deste manual.
- O conteúdo pode ser utilizado sem monetização por parte de terceiros.*
O que pode ✅
- Compartilhar e publicar conteúdos oficiais em redes sociais pessoais ou de veículos de mídia, sem alteração.
- Usar trechos de vídeos, entrevistas e imagens, desde que mantida a identidade visual do Flamengo (marca d’água / identificação visual da FlamengoTV e CRF das redes sociais).
- A marca d’água / identificação visual deve ser mantida em todas as reproduções do conteúdo.
- Usar o conteúdo creditando a FlamengoTV e / ou o perfil oficial da rede social do Flamengo.
- Produzir conteúdos autorais (análises, comentários, reações, etc) utilizando trechos, desde que dentro das regras estabelecidas neste manual.
- O uso dos conteúdos de acordo com este manual está liberado, mas é importante enfatizar que toda a monetização desse conteúdo ficará com o Flamengo.*
- Caso use fotos do flickr do Flamengo, creditar @flamengo e fotógrafos oficiais.
O que não pode ❌
- Remover ou editar a marca d’água / identificação visual da FlamengoTV e dos perfis oficiais das redes sociais.
- Não é permitido adicionar sobreposições gráficas que ocultem ou desfigurem a marca d’água / identidade visual oficial.
- Usar conteúdos oficiais para fins comerciais sem aprovação formal do clube.
- Monetizar usando conteúdo original do Flamengo.
- Associar a marca Flamengo a mensagens de cunho político, discriminatório, ofensivo ou que espalhe desinformação.
Marca d’água / Identidade visual
FlamengoTV (YouTube)
Redes oficiais @Flamengo (Instagram, TikTok, X, etc)
Créditos Obrigatórios
Todo conteúdo original do Flamengo usado por terceiros deve conter:
- Marca d’água / identificação visual da FlamengoTV e perfis oficiais das redes sociais do Flamengo.
- Menção ao perfil oficial da plataforma / rede social correspondente (ex: @Flamengo, @FlamengoTV).
Penalidades
- Em caso de uso do conteúdo de maneira que desrespeite este manual, o conteúdo será excluído automaticamente pelas plataformas ou receberá um pedido formal de remoção do material.
Observações
- Este manual aplica-se a todas as plataformas digitais (YouTube, Instagram, X, TikTok, Facebook, Kwai, LinkedIn, etc), não se limitando a estes exemplos.
- Eventuais atualizações nas regras de uso dos conteúdos, serão refletidas neste manual.
- Dúvidas e solicitações de autorização especial devem ser direcionadas ao departamento de Comunicação do Clube.