Manual de Uso de Conteúdos Oficiais do Flamengo

Objetivo

Estabelecer diretrizes e informações claras sobre o uso de conteúdos oficiais do Flamengo por terceiros em todas as plataformas e redes sociais, garantindo a integridade da marca e reconhecimento dos direitos autorais. 

Princípios Gerais

  • O conteúdo do Flamengo é patrimônio exclusivo do clube. 
  • Todo uso do conteúdo deve respeitar a identidade do clube. 
  • O conteúdo pode ser utilizado desde que sejam seguidas as regras deste manual. 
  • O conteúdo pode ser utilizado sem monetização por parte de terceiros.* 

O que pode ✅

  • Compartilhar e publicar conteúdos oficiais em redes sociais pessoais ou de veículos de mídia, sem alteração. 
  • Usar trechos de vídeos, entrevistas e imagens, desde que mantida a identidade visual do Flamengo (marca d’água / identificação visual da FlamengoTV e CRF das redes sociais). 
  • A marca d’água / identificação visual deve ser mantida em todas as reproduções do conteúdo. 
  • Usar o conteúdo creditando a FlamengoTV e / ou o perfil oficial da rede social do Flamengo. 
  • Produzir conteúdos autorais (análises, comentários, reações, etc) utilizando trechos, desde que dentro das regras estabelecidas neste manual. 
  • O uso dos conteúdos de acordo com este manual está liberado, mas é importante enfatizar que toda a monetização desse conteúdo ficará com o Flamengo.* 
  • Caso use fotos do flickr do Flamengo, creditar @flamengo e fotógrafos oficiais. 

O que não pode ❌

  • Remover ou editar a marca d’água / identificação visual da FlamengoTV e dos perfis oficiais das redes sociais. 
  • Não é permitido adicionar sobreposições gráficas que ocultem ou desfigurem a marca d’água / identidade visual oficial. 
  • Usar conteúdos oficiais para fins comerciais sem aprovação formal do clube. 
  • Monetizar usando conteúdo original do Flamengo. 
  • Associar a marca Flamengo a mensagens de cunho político, discriminatório, ofensivo ou que espalhe desinformação. 

Marca d’água / Identidade visual

FlamengoTV (YouTube)

 

Redes oficiais @Flamengo (Instagram, TikTok, X, etc)

           

Créditos Obrigatórios

Todo conteúdo original do Flamengo usado por terceiros deve conter: 

  • Marca d’água / identificação visual da FlamengoTV e perfis oficiais das redes sociais do Flamengo. 
  • Menção ao perfil oficial da plataforma / rede social correspondente (ex: @Flamengo, @FlamengoTV). 

Penalidades

  • Em caso de uso do conteúdo de maneira que desrespeite este manual, o conteúdo será excluído automaticamente pelas plataformas ou receberá um pedido formal de remoção do material. 

Observações

  • Este manual aplica-se a todas as plataformas digitais (YouTube, Instagram, X, TikTok, Facebook, Kwai, LinkedIn, etc), não se limitando a estes exemplos. 
  • Eventuais atualizações nas regras de uso dos conteúdos, serão refletidas neste manual. 
  • Dúvidas e solicitações de autorização especial devem ser direcionadas ao departamento de Comunicação do Clube.