Notícias

A batalha na Liga das Américas continua nesta quarta

Flamengo entra em quadra precisando de combinação de resultados para ir ao Final Four

Por - em

Encerrar o ano de 2009 com chave de ouro. Este é o objetivo do time de basquete do Flamengo na noite desta quarta-feira, em Isla Margarita, na Venezuela. Enfrentando o Espartanos, equipe local, os rubro-negros vão em busca de uma vitória que pode levá-los a uma inédita participação no Final Four da Liga das Américas, única competição que esta geração disputou mas nunca venceu. No entanto, o Mengão não depende só de si para conseguir esta vaga. O time entra em quadra às 23h40 já sabendo se um resultado positivo será o bastante ou não para levá-lo à próxima fase.

\

Tudo isso porque a equipe foi derrotada pelo Halcones Rojos na noite de terça-feira. Por causa deste tropeço, o Flamengo está com o mesmo número de pontos do time mexicano, que entra em quadra mais cedo, às 21h, para enfrentar o Capitanes de Arecibo, de Porto Rico. Caso o Halcones leve a melhor, o Mengão está automaticamente eliminado, já que o critério de desempate na Liga das Américas é o confronto direto. No entanto, se o time portorriquenho for o vencedor do duelo, bastará ao Fla uma vitória para carimbar o passaporte para o quadrangular final.

\

"Infelizmente, não dependemos só de nós, mas o time está confiante de que pode conquistar essa vaga. Vamos ver o que acontece no jogo preliminar, e se o time de Porto Rico levar a melhor, vamos precisar apenas de uma vitória para nos classificarmos. Não vai ser fácil, mas temos chances e vamos acreditar até o final, porque queremos esse título", afirmou o pivô Coloneze, que está no Flamengo desde 2006 e, junto com o armador Fred, é o jogador com mais tempo de casa do elenco atual.

\

O adversário - O Espartanos de Margarita, antes de a bola subir para o Grupo B da Liga das Américas de Basquete, apesar de ser o time da casa, era considerado pelos especialistas o time mais fraco da chave. No entanto, logo na primeira partida da competição, provou que pode surpreender, ao vencer o Halcones Rojos em um jogo eletrizante, com direito a duas prorrogações. No jogo seguinte, porém, foi derrotado por quase 20 pontos de diferença pelo Capitanes de Arecibo, mostrando que a equipe parece ser de altos e baixos. Para ir à próxima fase, o time torce por uma vitória mexicana na partida preliminar, além de ter que fazer sua parte e vencer o Flamengo.

\

Com um nome bem sugestivo, em homenagem ao povo de Esparta, na Grécia, conhecido por ser guerreiro, esta equipe é a dona da casa e última adversária do Flamengo na disputa da chave. A grande estrela da equipe é o ala/pivô Hector Romero titular da seleção venezuelana. Com 2.02 de altura e muito força física é capaz de atuar como ala penetrador ou como pivô de força. É reconhecido pelas suas grandes enterradas. Jogador com bagagem pelo basquete da Itália e Espanha. O Margarita conta ainda com Richard Lugo, pivô de 2.09 de altura, uma forte presença no garrafão.