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Atletas do time Sub-12 do Flamengo participam do Virtual Basketball Games

Rubro-negros representaram o Brasil em evento on-line promovido por equipe italiana

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Os atletas da equipe Sub-12 de basquete do Mais Querido participaram de um desafio internacional no último fim de semana. O Flamengo foi o representante do Brasil no Virtual Basketball Games, que contou com outras sete equipes da Itália, Bélgica, Sérvia, Suíça, França e Argentina. Os rubro-negros entraram em ação de uma forma diferente, de dentro de suas casas, respeitando o isolamento social estipulado devido à pandemia do novo coronavírus, e participaram de uma série de atividades on-line.

“A Virtual Cup foi uma grande ideia dos treinadores europeus. Recebemos o convite através do Igor, nosso técnico do Sub-13/17, que tem contato com outros treinadores na Itália. Aceitamos sabendo que seria algo que viria para movimentar e motivar a equipe Sub-12 neste período de quarentena. Sabemos que ficar longe do basquete, dos companheiros de time e da vida social no clube não é nada fácil para as crianças”, explicou Vitor Boccardo, técnico da categoria e um dos rubro-negros mais envolvidos na realização do evento.  

“A experiência foi incrível! Tivemos a oportunidade de nos reaproximarmos como equipe e conhecermos outros times ao redor do mundo que estão vivendo a mesma situação que a nossa. Durante a Virtual Cup as crianças se divertiram muito com vários desafios de habilidades, jogos de memória com o tema da NBA, entre outras atividades. O foco não estava em competir, mas sim em trazer alegria para elas nesse momento. Todos ficaram muito felizes e isso não tem preço”, comemorou.

Com o objetivo de promover a integração entre os atletas participantes, os pontos contados não tiveram valor. Segundo Igor Meletti, treinador dos times Sub-13 e Sub-17 a ideia era agregar.

“Era rolar aquela competiçãozinha, ver quem faz melhor, mas não ter um ganhador com 100 pontos e outro com 2, não era a intenção. Achei bem bacana o projeto nessa questão de, além de estar fazendo os meninos pensarem e treinarem alguma coisa, estarem pensando nessa forma de interação”, disse o técnico. “O objetivo do jogo era integrar, sair da inércia de casa. Por mais que todo mundo esteja passando treinos on-line para os moleques, é diferente. (...) O objetivo era esse, animar também os atletas, principalmente esses meninos mais novos que têm muita energia e estão trancados dentro de casa”.

Para o Coordenador das Categorias de Base da modalidade, Paulo Chupeta, o convite foi mais uma prova da forte imagem do Mais Querido no cenário internacional. 

“Foi um evento que veio valorizar o trabalho do clube na base do basquete e na Escola de Esportes. Foi um trabalho de interação entre vários países e o Flamengo foi convidado a participar. Isso é muito em função do nome e da marca, e pelo que o basquetebol rubro-negro vem apresentando nos últimos anos. Hoje, o Flamengo é referência nas Américas”, disse Chupeta. “Temos que ressaltar bastante o trabalho do Igor, junto com o Vitor Boccardo, que foram fantásticos na montagem das equipes, na disciplina dos garotos, que eles trabalham ao longo do ano, mas neste momento em que estamos vivendo, foi muito bacana a organização deles dois”.

O evento começou com um aquecimento em conjunto, seguido de diversos desafios de habilidades, jogo da memória da NBA e até partidas de Batalha Naval. As equipes se dividiram em salas de bate-papo e se revezaram, enfrentando uma por vez, sob a supervisão de árbitros da Itália, país que organizou a competição. O gerente do basquete rubro-negro, Diego Jeleilate, e o assistente técnico da equipe Sênior do FlaBasquete, Fernando Pereira, também participaram das atividades com os jovens talentos do Mais Querido.

A equipe italiana do Granda College Cuneo foi a anfitriã virtual do evento. Além do Mais Querido, participaram os times do Labenne Basket (França), C.A.A. Tres Arroyos (Argentina), Estudiantil Porteño (Argentina), Kortrijk Spurs (Bélgica), Young Boys Satbio (Suíça) e SC Foka (Sérvia).

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – BRB, TIM, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).