Notícias

Bicampeão brasileiro, Flamengo quer investir mais na base

Melhorias serão realizadas para que as escolinhas de basquete revelem cada vez mais talentos

Por - em
O Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro de basquete nos dois últimos anos. Mas não é só com o time profissional que o Rubro-Negro se preocupa. Na sede do clube, na Gávea, jovens de sete a 17 anos são preparados para serem os ‘novos Marcelinhos’ do time principal. Além disso, os professores também trabalham para formar cidadãos exemplares.

Um bom exemplo é Marcio Silva de Souza, professor da escolinha de basquete do clube. Ele relatou à equipe do site oficial quais são os principais afazeres de quem trabalha na área, bem como os deveres dos alunos.

"São cinco turmas, duas treinam pela manhã e três, à tarde. E nosso papel aqui é lapidar os alunos. Tentamos fazer deles esportistas de alto rendimento, mas, principalmente, bons cidadãos. Além de ser um fator de integração durante a infância, o esporte promove a inserção na comunidade. Por isso, no Flamengo, nossa atividade é levada a sério", afirmou Marcio, que é professor no clube há 10 anos.

Um bom exemplo dos atletas formados atualmente pelo Flamengo é Tiago Cunha, de 16 anos. No clube desde os 6 anos, ele conseguiu alcançar as seleções carioca e brasileira sub-15 e agradece os ensinamentos recebidos.

"Graças à escolinha e ao meu excelente professor (Márcio), eu aprendi o básico do basquete. Quando se chega numa competição e você não fez esse trabalho de fundamento, acaba ficando para trás. E aprendemos muito aqui no Flamengo", afirmou Tiago.

Além de Tiago, uma jóia descoberta, o clube planeja mais e mais. Por isso, o departamento de esportes olímpicos está investindo, principalmente na melhoria das condições de treinamento, inclusive para o basquete.

"A prioridade é colocar iluminação nas quadras externas. Isso deve acontecer nos próximos dias. A partir daí, pretendemos cobrir esse mesmo espaço para que as escolinhas tenham treinos todos os dias. É importante ressaltar que o principal nós temos, que são os excelentes profissionais, como o Márcio Silva", disse Cristina Callou, vice-presidente de esporte olímpicos do Flamengo.