Em duelo equilibrado, FlaBasquete deslancha no último quarto e vence Cruzeiro por 93 a 80 pelo NBB
Após início instável, Orgulho da Nação sobe de produção no momento decisivo e chega à sua 14ª vitória na competição nacional
Por Rômulo Paranhos - emO Mengão venceu mais uma no NBB! Atuando fora de casa, no ginásio Dona Salomé (MG), o FlaBasquete derrotou o Cruzeiro por 93 a 80 neste domingo (21) e segue firme entre os líderes da competição nacional. Com uma excelente atuação, Negrete foi o destaque da partida com 28 pontos marcados. Agora, o Orgulho da Nação enfrentará o Minas, também fora do Rio de Janeiro, em duelo importantíssimo pelo topo da tabela de classificação.
Destaques
Negrete – 28 pontos;
Gui Deodato – 22 pontos;
Baralle – 12 pontos. 
1º Quarto
A partida começou com uma chuva de bolas de três. Os primeiros pontos rubro-negros foram de Gui Deodato, que arremessou livre do perímetro. Jogando em casa, o Cruzeiro tinha um bom aproveitamento ofensivo e se mantinha na liderança do placar. Negrete deu uma linda assistência para Shaq Johnson marcar de três. Ainda com Negrete, o Orgulho da Nação passou pela primeira vez a frente no marcador. O jogo se manteve equilibrado até os segundos finais do quarto, com o FlaBasquete terminando na frente por um ponto: 21 a 20.
2º Quarto
Logo no primeiro minuto do segundo período, Baralle acertou uma bola tripla e aumentou a vantagem rubro-negra para quatro pontos. Negrete fez bela jogada de infiltração no garrafão e marcou mais dois pontos na bandeja. No decorrer do quarto, o Orgulho da Nação cresceu na partida e abriu uma boa vantagem no marcador. Porém, nos segundos finais, o Cruzeiro voltou a equilibrar o jogo e encostou no placar novamente. Mesmo com a reação dos mineiros, o FlaBasquete foi para o intervalo vencendo por 43 a 40.
3º Quarto
Na volta para o terceiro quarto, as equipes mantiveram o jogo equilibrado. Em quadra, Kayo Gonçalves arremessou pra três e a bola caiu. Cometendo alguns erros, o time rubro-negro desperdiçava muitos lances ofensivos. Com isso, o Cruzeiro aproveitou para passar à frente no placar. Nos últimos minutos, as equipes ficaram se alternando na liderança do marcador. Os mineiros foram mais eficientes e fecharam a parcial vencendo por 66 a 61.
4º Quarto
No último quarto, o Orgulho da Nação voltou mais ligado e virou o jogo novamente com uma bola do sempre decisivo Gui Deodato. Apesar da reação rubro-negra, o Cruzeiro voltou a ficar na frente logo em seguida, deixando o jogo eletrizante e aberto. Num momento decisivo, Negrete arremessou pra três e a bola entrou. O Mengão voltou a subir de produção e retomou à liderança no marcador, mas a partida seguia sendo decidida ponto a ponto.
Faltando pouco mais de um minuto para terminar, a equipe mineira converteu uma bola tripla e cortou a diferença para um ponto. Mas o monstro Gui Deodato mostrou que realmente aparece nas horas decisivas e acertou mais uma bola de três. O camisa 1 foi importantíssimo para confirmar o bom momento do time rubro-negro na reta final. Para sacramentar a vitória, Negrete colocou a bola debaixo do braço, acertou do perímetro, sofreu a falta e converteu o lance livre de bonificação. Fim de jogo com mais um triunfo importante do Mengão no NBB, desta vez por 93 a 80.
Próximo compromisso
O Orgulho da Nação volta à quadra na terça-feira (23) para enfrentar o Minas, às 19h, na Arena UniBH, pelo NBB.
Quinteto inicial
Negrete, Gui Deodato, Shaq Johnson, Cummings e Lucas Doria.
Técnico: Sergio Hernández.