Notícias

Final à vista! Com Balbi clutch, FlaBasquete vence Halcones e se garante na decisão da BCLA

Em jogo de tempos distintos, Rubro-Negro conta com poder de decisão do Mago para seguir na luta pelo tri da América

Por - em

Balbi foi decisivo para a vitória (Foto: FIBA)


O Flamengo segue firme na busca por mais um título continental! Na noite deste sábado (13), a equipe rubro-negra venceu a semifinal do Final Four da Basketball Champions League Américas (BCLA), no Estádio Ciudad de Santiago del Estero, na Argentina. A partida que credenciou o Orgulho da Nação para a grande decisão terminou em vitória por 90 a 87, sobre o Halcones de Xalapa-MEX.


Com o cestinha Deodato como destaque da primeira metade do duelo e Balbi clutch, colocando a bola embaixo do braço para conduzir o Flamengo à vitória, agora o time vai enfrentar o vencedor de Quimsa-ARG x Hebraica Macabi-URU na final.


A decisão, que marca a luta pelo tricampeonato da América, acontece amanhã, domingo (14), às 22h10, com transmissão da FlaTV. Além do troféu da BCLA conquistado em 2021, o Rubro-Negro também tem no currículo o título da Liga das Américas (2014), torneio continental que antecedeu a Champions League Americas.


Campanha no torneio

O Flamengo chegou para o confronto semifinal com um ótimo desempenho na BCLA. A equipe brasileira sofreu apenas uma derrota na competição, para o Boca Juniors-ARG, em dezembro do ano passado, no Rio, ainda pela fase de grupos. Ao todo, foram oito vitórias, contando com a desta noite. Nas quartas, o Rubro-Negro passou pelo Obras Sanitarias-ARG com dois triunfos na série melhor de três..


Deodato foi cestinha, com 25 pontos (Foto: FIBA)


Destaques da partida

Pontos - Deodato (25)

Rebotes - Jaú (12)

Assistências - Balbi (7)

Duplo-duplo - Gabriel Jaú (14 pontos, 12 rebotes)


Quem é sócio-torcedor do Flamengo têm personalização grátis - de até 10 letras e 1 algarismo - no Manto Sagrado e cashback em produtos comprados nas Lojas Oficiais do Mengão, além de prioridade e desconto em ingressos. Clique aqui e faça parte do Nação!


O jogo

O Flamengo começou tomando a iniciativa e chegou a abrir 6-2, mas o Halcones reagiu e se manteve próximo no marcador. Ambas equipes tiveram um baixo aproveitamento ofensivo no primeiro quarto, que foi equilibrado até o último minuto, quando as bolas de três do Rubro-Negro começaram a cair. Apesar dos times brasileiro e mexicano serem especialistas dos arremessos do perímetro, a primeira tripla da partida saiu apenas faltando dois minutos para o fim do período, das mãos de Loku Cuello, que saiu do banco para inaugurar o fundamento no duelo. Depois do argentino, Gui Deodato emplacou três bolas de três em sequência e deu números finais ao quarto: 21 a 11 para o Mengão.


O segundo período começou como o primeiro terminou: com cesta do camisa 1 do Orgulho da Nação, dessa vez em bola de dois - foram 11 pontos consecutivos do craque. Com a defesa eficiente e o ataque inspirado, o Mais Querido se mantinha a mais de 10 pontos de distância dos mexicanos, com direito a jogada de categoria de Balbi na bandeja, enterrada de Didi e bola tripla - e até de costas! - de Olivinha, para deixar o placar elástico ainda mais bonito. Foi outro arremesso do perímetro, de Kayo Gonçalves, que encerrou o marcador do segundo período com 47 a 30 para o FlaBasquete.


Um “toma lá, dá cá” de bolas triplas deu o pontapé inicial no terceiro quarto, que foi marcado pela reação do adversário. Apostando nos arremessos do perímetro, os mexicanos conseguiram empatar a partida no período, marcando 29 pontos enquanto o Flamengo só anotou 12. No último período, o Halcones seguiu no movimento de reação e virou o placar. O retorno de Balbi à quadra colocou a equipe rubro-negra de volta ao jogo. Com sua já conhecida categoria que lhe confere o apelido de “Mago”, o argentino se apresentou muito bem nas infiltrações, sofreu faltas e converteu pontos fundamentais para o time da Gávea. Uma enterrada de Gabriel Jaú, já com duplo-duplo na conta, também elevou a moral da equipe, que vencia por 82 a 77, a dois minutos do fim.


Faltando oito segundos para o estouro do cronômetro, Deodato, cestinha, ainda converteu mais dois lances livres para garantir a vitória.


Quinteto inicial

Franco Balbi, Gui Deodato, Didi Louzada, Kayo Gonçalves e Gabriel Jaú

Técnico: Gustavo De Conti.