Notícias

FlaBasquete se apresenta oficialmente para bateria de exames do CUIDAR

Atividades ocorrem ao longo da semana no clube e em instituições parceiras

Por - em

O #FlaBasquete se apresentou oficialmente nesta segunda-feira (15) e iniciou a temporada 22/23 no CUIDAR. Antes de serem liberados para os treinos, os rubro-negros devem passar por exames de sangue, eletrocardiograma e avaliação nutricional, entre outros.


“A avaliação de pré-temporada dos atletas de basquete do Flamengo representa uma das etapas mais importantes antes da prática esportiva formal. Além de identificar condições de risco de vida cardiovasculares, esta triagem é relevante para o planejamento da temporada, pois irá destacar as necessidades individuais dos atletas em termos de saúde geral e desempenho físico. Para tanto, os atletas são submetidos a exames sanguíneos e clínicos em parceria com o laboratório Hermes Pardini, avaliação cardiológica, física, fisioterápica, nutricional e cognitiva no CUIDAR, de acuidade visual no IORJ e odontológica em parceria com a Odontofitness”, explicou Izabel Miranda Rholfs, gerente de ciências do esporte do Mais Querido. Ela falou ainda sobre a importância do trabalho do CUIDAR no acompanhamento dos atletas olímpicos rubro-negros.


“O Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento de Atletas de Alto Rendimento integra o trabalho coletivo de gestores esportivos, cientistas do esporte, preparadores físicos, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos para melhorar o desempenho dos atletas, com o objetivo de evitar lesões e a Síndrome do Excesso de Treinamento. As decisões e ações baseiam-se em conceitos de gestão para o estabelecimento de processos organizados que permitem um fluxo natural de trabalho entre profissionais de diferentes disciplinas (abordagem interdisciplinar e transdisciplinar) de forma a desenvolver os atletas nas suas várias vertentes”, disse.


Os jogadores passam também pelo protocolo do Ubrain, programa que monitora o cérebro e forma um banco de dados dos atletas rubro-negros. Estas informações são utilizadas como ferramenta clínica para tratamento e auxílio de retorno ao esporte pós-concussão cerebral, além de ser fundamental também na exploração do potencial do atleta para orientação de treinamento, com o objetivo de melhorar a performance e prevenir lesões. O Flamengo foi pioneiro na implementação do protocolo em 2019. 


Participam das atividades o ala-pivô Olivinha, o pivô Vitor Faverani, os armadores Penka Aguirre, Matheus Leoni e Renato Nascimento, os alas Gui Deodato e Rafael Rachel, e o ala-armador Martin Cuello. Rafael Mineiro, Hettsheimeir e Gabriel Jaú estão com a Seleção Brasileira, assim como o técnico Gustavo De Conti, e realizaram os exames do CUIDAR na última semana.