Notícias

Marcelinho aprova novo técnico da Seleção de Basquete

Craque do Flamengo dá boas vindas ao argentino Rubens Magnano, campeão olímpico em 2004

Por - em

Se a Seleção Brasileira de Basquete tem como principal objetivo brilhar nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, nada melhor do que ser comandada por um especialista em Olimpíadas. A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou na manhã deste sábado, dia 16, a contratação do técnico argentino Rubens Magnano para a Seleção Brasileira adulta masculina. Magnano, medalha de ouro com a Argentina nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 e vice-campeão do Campeonato Mundial de Indianápolis-2002, comandará o Brasil no Campeonato Mundial 2010, entre 28 de agosto e 12 de setembro, na Turquia.

\

Marcelinho Machado, de 34 anos, é um dos grandes nomes da história recente do basquete brasileiro. Seu currículo fala por si: tricampeão pan-americano, em 1999, 2003 e 2007, bicampeão da Copa América em 2005 e 2009, e bicampeão sul-americano em 1999 e 2003 pela Seleção. Além disso, o jogador já ganhou três títulos brasileiros (dois pelo Flamengo), quatro títulos cariocas (três pelo Flamengo), a Liga Sul-Americana, também vestindo a camisa rubro-negra, além de ter sido ainda campeão mineiro, lituano e da Copa da Lituânia.

\

Cestinha e eleito melhor jogador da última edição do Novo Basquete Brasil, e também maior pontuador desta temporada na competição, Marcelinho elogiou a contratação de Magnano, mas também aproveitou para parabenizar o trabalho do espanhol Moncho Monsalve, que deixou a Seleção depois de ter comandado o time na conquista da Copa América 2009.

\

"Vejo com bons olhos a chegada do Magnano, um treinador vencedor e bastante experiente. A CBB fez a opção pela mudança no comando, mas é preciso parabenizar o Moncho pelo excelente trabalho que fez com a Seleção Brasileira. Fico feliz com a chegada dele, que tem muita bagagem, é um campeão olímpico e que tem tudo para ajudar o Brasil a voltar a estar entre os melhores no basquete mundial", afirmou.

\

Aos 55 anos, Magnano já tem no currículo com mais de 20 títulos. Ele é tetracampeão sul-americano e argentino com o Atenas de Córdoba, clube que defendeu em três passagens diferentes e onde teve sua primeira experiência como técnico em 1990. Era esta equipe, inclusive, que o argentino estava treinando antes de aceitar comandar a seleção brasileira. Além de times locais, ele também trabalhou com o Whirpool Varese, da Itália, e Cajasol, da Espanha. O presidente da CBB, Carlos Nunes, explicou a contratação.

\

"Foi uma longa reunião para acertamos uma série de detalhes. O contrato do Magnano vai até o Torneio Pré-Olímpico Mundial de 2012, podendo ser estendido até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ele vai ficar no Brasil durante doze meses e irá ajudar no desenvolvimento dos nossos projetos. Começamos uma nova fase e vamos manter o basquete brasileiro entre os melhores do mundo", revelou Carlinhos.