Notícias

Papa-Títulos com fome de novas conquistas

Em sua sexta temporada à frente do basquete do Flamengo, Paulo Chupeta quer mais troféus para a sua coleção

Por - em
Pentacampeão carioca, Bi nacional e Campeão Sul-Americano. Um currículo invejável. Mas Paulo Chupeta quer mais. Em sua sexta temporada à frente do time adulto masculino de basquete do Flamengo, o treinador quer retomar o título do NBB, que ficou com o Brasília na última temporada, e lutar por conquistas inéditas, como a da Liga das Américas, além de manter a hegemonia no Rio de Janeiro.

Para isso, terá ao seu lado seu fiel escudeiro João Batista, e sob seu comando, o que ele considera ser um dos melhores, senão o melhor, elenco rubro-negro dos últimos anos. Com as chegadas de Kyle Lamonte e Baby, além da manutenção da base que disputou as últimas temporadas, o treinador acredita que o Flamengo pode ter uma temporada inesquecível no basquete.

Confira abaixo entrevista exclusiva do treinador ao site oficial do Flamengo, onde ele revelou suas expectativas para o futuro, elogiou o grupo e a identificação dele com a torcida e explicou como vem sendo o trabalho da equipe nestes primeiros dias da temporada.

Paulo Chupeta – É uma crescente na minha carreira. Foi me dada uma chance de assumir o time em 2005 e começaram a me ver com os outros olhos com o título sobre o Telemar. Foi uma conquista inesquecível e que deu início a todos estes títulos. Naquele ano, ficamos em 17º no Nacional. Depois, em sétimo. Evoluimos, fomos campeões duas vezes seguidas, campeões sul-americanos, fui para a Seleção... No ano passado, conseguimos o segundo lugar, mesmo lutando contra muitas lesões, e acredito que minha carreira e meu amadurecimento vieram junto com este grupo, graças ao apoio da diretoria, da presidente Patricia Amorim, que acreditou no trabalho e montou grupos fortes ao longo destes anos.

João Batista – Trabalhamos juntos em 2003 e 2004, eu era assistente de defesa e ele de ataque. Quando subi como treinador, trouxe ele para ser meu braço direito. O João sempre foi um grande defensor quando jogava, apesar de ter também um grande arremesso. Ele era um jogador determinado defensivamente e trouxe esse pensamento com ele. Para se chegar bem as competições, é preciso ter ao seu lado pessoas em quem você confie, e é meu caso. No ano passado, por exemplo, em dois jogos, contra Paulistano e Pinheiros, estava doente, não pude viajar e quem comandou o time foi o João. A prova de que ele conhece bem a equipe e faz seu trabalho perfeitamente é que a equipe venceu os dois jogos. É importante ressaltar o trabalho desta dupla. Um pode confiar no outro sempre. Não é dupla sertaneja, mas até que faz um sucesso, né (risos)?

Grupo atual – O Lamonte chegou hoje (sexta-feira) de manhã, foi apresentado ao grupo, e é um jogador que tem muita qualidade. Vai nos ajudar muito. Temos também o Wagner, que fez playoffs sensacionais, o retorno do Baby, como referência no garrafão, o Duda que é um jogador de seleção brasileeira, e junto com Marcelinho, que é a grande estrela da companhia como eu falo, tenho certeza de que daremos muitas dores de cabeça aos adversários. Ainda bem que temos eles do nosso lado. Não queria ter que jogar contra eles (risos).

NBB 2010-2011 – Acredito que este seja o ano mais forte do Novo Basquete Brasil até agora. A competição cresceu e as equipes estão se reforçando muito para tentar tirar Flamengo e Brasília das finais. O São José reforçou, contratou o Murilo, o Pinheiros tem o Marquinhos, da seleção, Franca vem com cinco atletas novos... Além do Brasília, atual campeão, o Bauru, com um ótimo trabalho do Guerrinha, o Joinville, que é tradicional, o Uberlândia voltando... Vai ser uma disputa intensa pelo título.

Títulos – Flamengo entra sempre para ganhar. Temos jogadores acostumados a decisões, eles sabem que o objetivo deles é sempre conquistar títulos. A história só fala de vencedores e eles são vencedores. Temos um grupo forte, com meninos acostumados a vencer. No ano passado, chegamos perto, mas infelizmente tivemos muitos problemas de contusões. Mesmo assim, perdemos no último segundo o Nacional. Agora a expectativa é muito boa, espero que tudo ocorra bem e briguemos por todos os títulos que vamos disputar. Nosso objetivo é esse.

Torcida - Esse grupo conseguiu uma identificação e criou uma facção nova de torcedores de basquete. Hoje as pessoas comentam sobre basquete. Não só no Rio, como nos jogos fora, em São Paulo, Brasília... A galera apóia bastante, a legião cresceu e temos um nível muito bom de torcedores, com pessoas que sabem a hora de gritar, apoiar o time, e isso motiva muito. Mesmo nos maus momentos, a torcida nunca deixou de estar ao lado do time e esta identificação com o nosso sexto jogador vai ser fundamental novamente.

Treinos – Fizemos uma primeira semana de avaliações médicas, a segunda com trabalhos físicos, e agora, desde a semana passada, estamos trabalhando a parte de defesa em conjunto com a física. Tivemos uma defesa muito forte no ano passado, mas ainda podemos melhorar. Só na outra semana que devemos começar a treinar mais a parte ofensiva.

Siga o perfil oficial do Flamengo no Twitter

\

Confira a galeria de fotos do Site Oficial do Flamengo

\

Confira a galeria de áudios do Site Oficial do Flamengo

\

Participe da promoção "Faça parte desse time"

Participe da promoção "Urubu-rei"