Notícias

Trilogia contra o Minas tem mais um capítulo neste sábado

FlaBasquete encara mineiros em busca de classificação no Super 8

Por - em


Flamengo e Minas Tênis Clubes medirão forças mais uma vez em um mês. E pela terceira competição diferente. No dia 21 de novembro, os times se enfrentaram pela Liga Sul-Americana, no Rio de Janeiro, com vitória rubro-negra por 91 a 76. No último sábado, o duelo foi pelo NBB, em Belo Horizonte, e repleto de equilíbrio, mas com outro triunfo do Flamengo, por 91 a 80. Agora, neste sábado (22), a competição será o inédito Super 8, e os times se encaram mais uma vez, buscando vaga na semifinal do torneio que dá vaga na Liga das Américas 2019. A bola vai subir na Arena Carioca 1 às 14h, com transmissão da TV Bandeirantes. 


Engana-se quem pensa que será um jogo previsível. Apesar de os times se conhecerem muito bem, o técnico do FlaBasquete Gustavo De Conti não acredita em uma partida igual. Os momentos são diferentes, o pensamento em quadra é diferente e o fato de ser um jogo eliminatório muda muita coisa em disputa. 

"Cada jogo é diferente do outro, apesar de ser o mesmo adversário, pelo momento que as equipes estão vivendo. O primeiro jogo foi muito decisivo para nós e para eles na Sul-Americana e fomos muito bem aqui no Rio. O segundo jogo foi numa fase de classificação, então não era tão decisivo, mas também fomos muito bem. Agora tem alguns fatores importantes. É um jogo eliminatório, então é super decisivo, o mais decisivo de todos. Tem a questão da estreia do Leandrinho, que a gente não sabe como eles vão reagir, mas com certeza será alguma coisa positiva. Mas estamos treinando pensando no que precisamos fazer e dando mais importância para o Flamengo do que a qualquer fator que possa ser determinante ou de mudança com relação ao Minas", declarou o treinador. 

O Flamengo tem uma semana inteira para se preparar para o confronto contra o rival mineiro. Como o último jogo foi contra o mesmo adversário, isso pode ajudar para organizar os treinos e ajustar a equipe, principalmente para corrigir os erros da partida onde o Flamengo chegou a terminar o primeiro tempo com 22 pontos na frente, mas viu os mineiros reagirem no terceiro quarto e venderem caro a derrota. Gustavo considera o que ocorreu no jogo como algo fora da curva, mas gostou da atitude dos seus jogadores nos últimos 10 minutos, que mantiveram o controle da partida para sair com a vitória. 

"A gente teve esse momento ruim no terceiro período, mas no quarto, conseguimos retomar o jogo e ganhar com uma boa diferença. Eu diria que a gente não correu o risco de perder. Nos últimos cinco minutos, tivemos o jogo bem controlado. Foi atípico o que aconteceu. Tanto no primeiro tempo, não é normal o Flamengo, num campeonato como o NBB e contra uma equipe como o Minas, abrir tantos pontos. Também não é normal o Minas ganhar por tantos pontos o terceiro período contra a gente. Então foi atípico. Eu já assisti o vídeo várias vezes. Enfim, deu tudo certo naquele momento pro Minas, como deu tudo certo para a gente no primeiro tempo", explicou. 

Leandrinho estreia no Minas

O Minas Tênis Clube deverá ter um reforço importante na partida. O ala-armador Leandrinho é o reforço da equipe e deve enfrentar o Flamengo no Rio. O jogador chegou a atuar pelo Mais Querido nesta temporada, no amistoso contra o Orlando Magic, em outubro, e também fez algumas partidas no NBB de 2011, durante o locaute da NBA. Para Gustavo De Conti, Leandrinho é um grande ponto de atenção no jogo e sua possível escalação está, sim, sendo tratada no Flamengo com cuidado. 

"Para a gente muda bastante a preparação. É um jogador que temos que ficar de olho. Um jogador super ofensivo, com muitos recursos. Temos que deixar ele pouco com a bola e estamos nos preparando muito para isso. Leandrinho potencializa muito a equipe do Minas", concluiu o técnico rubro-negro. 

As equipes de basquete do Clube de Regatas do Flamengo contam com recursos de seus patrocinadores – thinkseg, AmBev, Rede D’or, IRB Brasil RE, CSN, Brasil Plural, EY – via Lei de Incentivo Federal/Ministério do Esporte (IR) e Lei de Incentivo Estadual/Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) do Rio de Janeiro, além de apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) proveniente da descentralização de recursos oriundos da Lei Pelé. O Projeto Anjo da Guarda Rubro-Negro, de transferência fiscal de pessoa física, beneficia todas as modalidades olímpicas do Mais Querido.