Notícias

Uma chance única de fazer história

Flamengo enfrenta o Brasília na decisão da Liga Sul-Americana buscando o bicampeonato da competição

Por - em
Se você tivesse a oportunidade de escolher entre uma conquista histórica diante de sua torcida, uma revanche ou igualar o feito de um rival, pelo que optaria? E, se por uma acaso, tivesse a chance de matar não só dois como três coelhos com uma cajadada só, como estaria sua motivação? Pois bem, é assim que o Flamengo entra em quadra às 20h30 deste domingo (28.11), para enfrentar o Brasília na decisão da Liga Sul-Americana de Basquete de 2010.

O confronto mais tradicional do basquete brasileiro, que decidiu os últimos três Nacionais – com duas vitórias do Flamengo e uma, a última, do Brasília – agora vai definir também o melhor time do continente no esporte. Depois de vencer o rival Franca e de "acertar as contas" com o Quimsa, chegou o momento de confrontar, novamente, a equipe da capital federal. A torcida já avisou aos brasilienses: sua hora vai chegar.

"É mérito do trabalho bem feito. São duas equipes bem montadas, planteis fortes, equipes com investimento no país e é conseqüência do trabalho bem feito. Vamos para o tudo ou nada, é final e vamos tentar vencer mais uma vez", disse o camisa 10, Duda.

É a chance de se vingar do revés na decisão do NBB 2009-2010, mas também muito mais do que isso. A oportunidade é de conquistar um grande título diante da Nação Rubro-Negra, que abraçou esta equipe desde que ela foi montada, em 2007. No palco histórico do título da primeira edição do Novo Basquete Brasil, contra o mesmo time daquela decisão, o Flamengo quer provar que um raio cai, sim, duas vezes no mesmo lugar.

"Acho que a nossa vantagem, agora, é jogar em casa. Mas será uma partida complicada, como todo jogo contra o Brasília. É uma decisão e todos têm que descansar bastante, ter tranqüilidade e entrar em quadra completamente focados para buscar a vitória. Queremos muito este título e vamos lutar por isso", observou o pivô Bábby.

Bicampeonato seria histórico - E, se de fato cair, será para dar um gostinho ainda maior ao difícil feito de conquistar duas vezes a Liga Sul-Americana, que é disputada desde 1996. Afinal, a única equipe brasileira a ser bicampeã da competição é o Vasco, clube que o Brasília, inclusive, já representou, em 2007, no Campeonato Carioca. Flamengo e Uberlândia são os outros únicos times do país a terem faturado a Liga.

"A nossa motivação maior é conseguir mais um título, em casa, para nossa torcida. É uma oportunidade e tanto conquistar um resultado tão importante aqui no Rio e temos consciência de que é um feito histórico. Não será fácil, mas vamos fazer o máximo para sairmos com a vitória e o troféu daqui da Arena amanhã (domingo)", completou Marcelinho.

Flamengo e Brasília decidem o título da Liga Sul-Americana neste domingo (28.11), às 20h30, na HSBC Arena. Os rubro-negros, em busca do bi, eliminaram o Quimsa, enquanto a equipe da capital, que nunca venceu a Liga, bateu o Boca Juniors na semifinal. Às 18h30, os argentinos se enfrentam na disputa de terceiro e quarto lugar.

Flamengo: Fred, Duda, Marcelinho, Teichmann e Bábby.
Brasília: Nezinho, Alex, Arthur, Guilherme e Tischer.