Notícias

Clipp 11/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Um time de bem consigo mesmo

Vitória e futebol convincentes no Peru fazem Fla crer que reencontrou sintonia de 2007

Legenda da foto: COM RENATO Augusto e Tiago Salles à frente, o Fla desembarca em São Paulo

Carlos Eduardo Mansur

Além da classificação antecipada para as oitavas-de-final da Libertadores, o Flamengo trouxe de Cuzco algo mais importante. O time que retornou ao Rio parecia ter encontrado a sua afirmação, um sentimento refletido no alegre e descontraído ambiente do vôo que trouxe a delegação. Mais ainda, o Flamengo encontrara respostas para questões que o vinham atormentando em 2008.

A principal foi o reencontro com o futebol exibido em 2007, na reta final do Brasileiro, e que levara o técnico Joel Santana a chamar a base daquele time de "Tropa de Elite".

- Foi uma atuação bem convincente de um time no qual temos motivos para confiar - disse Joel.

Para técnico, descanso será mais importante do que treinos

Outra questão que atormentava a Gávea era a total ausência de gols de falta desde o jogo contra o Cruzeiro, no ano passado. Coube a Juan quebrar o jejum de quase seis meses.

- Pensei na quantidade de faltas que estava batendo nos treinos e o gol nunca saía. Agora, tenho mais confiança - afirmou Juan.

Quando marcou seu gol, o segundo do Flamengo nos 3 a 0 sobre o Cienciano, Toró ergueu as duas mãos para o céu, visivelmente emocionado. Em seu primeiro jogo após o fim de um drama que envolvia a saúde de sua mulher, Luana, o meia voltou a jogar bem e marcou:

- Tudo o que eu queria era agradecer. E o gol saiu perto do meu aniversário, que é no dia 13. Tudo o que aconteceu nos últimos dias foi um presente de Deus para mim.

Jogador que mais sentira a altitude em Potosí, na Bolívia, em 2007, Renato Augusto chegou a comandar o time em alguns momentos. Na volta para o hotel, não sentiu mais do que algumas dores de cabeça. Após o trauma da cirurgia no rosto, ultrapassara novo obstáculo:

- Foi bem melhor do que eu imaginava. Não há motivo para preocupação. Nossa preparação foi boa, não estava tão frio quanto em Potosí. Uma série de coisas ajudou.

Para Ibson e Kleberson, que viam a cobrança crescer, o jogo teve sabor especial. Afinal, ainda não haviam tido, em 2008, atuações à altura da expectativa depositada neles. Kleberson, que disputava vaga no time com Jaílton, foi escolhido e agradou, assim como Ibson.

- Quando jogo mal, dizem que minha cabeça está fora do Flamengo. Tenho contrato até junho e, até lá, só penso nele - disse Ibson.

Na bagagem rubro-negra, veio um combustível extra para uma nova decisão que se aproxima. Domingo, o time enfrenta o Botafogo, outro adversário com quem cultivou uma rivalidade recente. Até lá, para a comissão técnica, descansar será mais importante do que treinar.

- Agora é a hora dos preparadores, dos fisiologistas. Eles é que vão comandar. Descansar será mais importante até do que os treinos - decretou o técnico Joel Santana, que aposta na motivação ganha em Cuzco - Claro que ficam confiantes, mas é preciso descansar.

- Encontraremos nossa torcida mais alegre, em maior número no Maracanã - emendou o zagueiro Fábio Luciano.

Após a vitória sobre o Cienciano, a diretoria rubro-negra avisou que a luta contra os jogos na altitude não será esquecida. Curiosa mesmo foi a declaração do presidente do Cienciano, Juvenal Silva. Ele fez da derrota de seu time uma oportunidade para alfinetar o presidente do Flamengo, Márcio Braga:

- Ficou claro que é possível jogar na altitude. O próprio time do Flamengo deu um sopapo no seu presidente. Foi uma honra receber o Flamengo em nossa cidade.

Peruanos elogiam a 'aula' rubro-negra

Em vez da hostilidade esperada, o Flamengo recebeu aplausos e elogios em sua passagem pelo Peru. Em sua edição eletrônica de ontem, o "Diário de Cuzco" publicou em manchete que "os brasileiros brincaram com o Cienciano". Diz o texto que o segundo gol de Toró "já era um baile em nossa própria casa e, para arredondar a noite de samba, Juan, de falta, marcou uma pintura de gol".

E relata que, diante de um bem armado Flamengo, fracassou a estratégia do time local de iniciar em alto ritmo para desgastar os visitantes. No fim, o jornal criticou o Cienciano, "sem luta, sem entrega e sem se recusar a morrer, o que não se pode aceitar, porque o Flamengo nos deu um baile diante dos nossos narizes e nos deu uma aula de toque de bola, de técnica, de estratégia, de entrega e de disciplina".

Para "El Commercio", de Lima, o triunfo rubro-negro desmistifica o temor brasileiro por jogar na altitude. E diz que os "argumentos dos médicos e dirigentes caíram como uma cortina de fumaça, que escondia uma grande equipe brasileira".

Maracanãzinho será palco da final da Liga Sul-Americana

Fla, Gepe e Suderj vão se reunir para acertar realização do evento

Claudio Nogueira

Para uma grande decisão, o melhor palco. Um dia depois de o Flamengo ter conseguido a inédita classificação para a final da Liga Sul-Americana de Basquete, ao derrotar o Boca Juniors por 72 a 66, anteontem à noite, no Tijuca, os dirigentes do clube já começaram a se movimentar junto à Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e ao Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) para que as partidas contra o Regatas Corrientes, nos dias 22 e 23, aconteçam no Maracanãzinho. O ginásio tem capacidade para 12,7 mil torcedores.

É a primeira final de Liga do Flamengo e do Corrientes, este último invicto com sete vitórias. O Flamengo tem seis triunfos e uma derrota. As finais terão até cinco partidas. As primeiras serão nos dias 15, às 21h, e 16, às 23h (horário de Brasília), em Corrientes.

Nacional prossegue hoje com três jogos

O terceiro jogo será no Rio, no dia 22, às 21h. Se necessária, a quarta partida acontecerá no dia 23, às 21h, no Rio, mesma data da partida de futebol Flamengo x Coronel Bolognesi, pela Copa Libertadores, às 19h30m. O quinto confronto, se necessário, está marcado para dia 29, em Corrientes, porque a equipe argentina fez melhor campanha, tendo eliminado o Universo/Brasília.

Cada um dos dois jogos entre Flamengo e Boca Juniors, no Tijuca, teve público estimado em quase três mil pessoas. Mas, na terça-feira, faltou policiamento, o que a vice de Esportes Olímpicos, Patrícia Amorim, não quer que se repita.

- Quando o Flamengo chegou à semifinal, reservamos as datas junto à Suderj. Mas ainda temos de nos reunir com ela e com o Gepe, o que deve acontecer até segunda-feira - informou Patrícia. - Se fomos longe na competição, temos de fazer tudo bem feito. O Maracanãzinho oferece conforto e segurança. Ele comporta uma final, e temos de evitar erros.

A Suderj e o Gepe já sinalizaram positivamente, apesar de no dia 23, haver também jogo da Libertadores.

- Vamos fazer os dois jogos no Maracanãzinho, mesmo com essa coincidência, até porque será uma torcida só. O Flamengo vai ter uma noite de duas vitórias em uma. Estou otimista - disse o secretário estadual de Turismo e Esportes, Eduardo Paes, que se declarou vascaíno. - Quem é que faz política é não é rubro-negro? Sou vascaíno, mas rubro-negro também...

No dia 23, o ideal, segundo o diretor de basquete, Arnaldo Szpiro, é o jogo às 21h45m ou 22h, após o futebol:

- Podemos fazer uma promoção. O torcedor paga um pouco mais pelo futebol e o basquete. Com o Maracanãzinho cheio, gritando "Mengo!", não tem como perder. Se trouxermos uma vitória de lá, seremos campeões aqui - previu.

Segundo o major João Busnello, do Gepe, o clube ainda não manteve contato, mas não vê dificuldade:

- A PM cobre o evento sem problemas, dependendo apenas do horário. Podem ser cem homens no policiamento interno. Quanto ao dia 23, nada de anormal, já que o estádio e o ginásio ficam lado a lado.

Antes de viajar, na segunda-feira, para os jogos em Corrientes, o Flamengo enfrentará o FTC/EAD, domingo, às 11h, na Gávea, pelo Nacional. Hoje, jogam Iguaçu x FTC, na Gávea (18h); Univates x Saldanha da Gama, em Lajeado (20h30m); Minas x Rio Claro, em Belo Horizonte (21h).

Em busca de outro pódio olímpico

Argentino Gutiérrez sonha ir a Pequim

Legenda da foto: DUELO DE ASTROS: Marcelinho, do Fla, e Gutierrez, do Boca, disputam a bola

Campeão olímpico de 2004 e vice-campeão mundial de 2002 pela seleção de basquete da Argentina, Leonardo Martín Gutiérrez é caso raro em seu país. O ala-pivô do Boca Juniors - eliminado pelo Flamengo nas semifinais da Liga Sul-Americana, anteontem, no Tijuca - é um dos poucos atletas de destaque neste esporte que continua jogando em sua terra-natal. A maioria foi para a NBA ou para clubes da Europa. Aos 30 anos, o atleta de 2,00m tem como seu maior objetivo na temporada voltar a subir num pódio olímpico, desta vez na China.

- Seria muito bonito ir às Olimpíadas, em Pequim. Mas, primeiro, tenho de lutar para garantir vaga na seleção - disse. - Fico feliz por estar no meu país, junto da minha gente, da minha família.

O contrato de Gutiérrez está para terminar, mas acha difícil uma transferência para outro país, no momento. Contou nunca ter sido convidado a atuar no Brasil. Mas, perguntado se simpatizava com alguma equipe brasileira, ele declarou:

- Nunca me chamaram. Gostei do Flamengo por sua torcida.

As duas derrotas para o Flamengo no Rio frustraram o sonho da equipe xeneize (como o Boca é conhecido) de ir à final:

- Estou muito triste. Era muito importante para nós.

Gutiérrez não ficou irritado com a pressão da torcida rubro-negra.

- Estamos acostumados. Na Argentina, é até pior, e aqui não entendíamos de que nos xingavam - riu.

Para ele, na derrota de anteontem (72 a 66), o Boca não conseguiu ter domínio de bola, e o Flamengo esteve bem em rebotes e lances livres.

- Nós começamos a reclamar da arbitragem e nos desconcentramos um pouco - reconheceu Gutiérrez.

Ancelmo Gois

Cuzco é uma festa

Depois da vitória do Flamengo (3 a 0) sobre o Cienciano, no Peru, a torcida rubro-negra foi aclamada nas ruas de Cuzco.

O caminhão da polícia que protegeria os brasileiros acabou servindo de carro aberto num desfile triunfal para os peruanos, que gritavam e pediam camisas. Mengoooooo!

Fernando Calazans

A dama sem moral

O time do Flamengo desmoralizou a altitude. E para que a desmoralização fosse completa, o auge do time do Flamengo, o seu esplendor se deu no segundo tempo, até o último dos últimos minutos do jogo contra o (fraco, convenhamos) Cienciano. Mas que exibição de futebol ofereceram os jogadores do Flamengo aos peruanos, naquele segundo tempo em que meteram 3 a 0 na altitude!

Um futebol gostoso de se ver, como não vinha sendo o futebol do Flamengo, nem nas vitórias.

Os malefícios que a altitude pode causar a pessoas comuns e mesmo a atletas são conhecidos e explicados pela ciência. Pode causar. Causa a muitas pessoas e muitos atletas. A outros atletas e a outras pessoas, nem tanto. Sobretudo, é claro, se esses atletas estiverem bem preparados, como aliás estavam os jogadores do Flamengo, preparados na Gávea mesmo, especialmente preparados. Parabéns ao clube todo.

Não sou eu que vou desafiar a altitude e a medicina. Até porque, se a altitude não ajudasse os times da casa, eles não fariam tanta força e tanto esforço para manterem lá os seus jogos, não é mesmo?

Mas, deixando um pouco de lado a ciência, em que sou leigo, e me restringindo apenas ao futebol, que conheço um pouquinho mais, vamos lá: até hoje, quase 40 anos tentando enxergar esse jogo, só vi a dona Altitude prejudicar times ruins, mal preparados, ou times até razoáveis mas em dia de perna-de-pau.

Dona Altitude é uma senhora covarde. Prefere maltratar os incautos. Quando o time visitante é bom, quando está preparado ou quando joga bem - muito bem, como jogou o Flamengo no segundo tempo - dona Altitude fica encolhidinha no cantinho dela, não se manifesta, não dá as caras. Ausente como ela só...

No primeiro tempo, quando o jogo foi horroroso, eu pensei com os meus botões: olha só o que a altitude faz com um jogo de futebol. Que pelada monumental! Já estava maldizendo a pusilânime senhora, quando veio o segundo tempo e, com ele, um time do Flamengo exuberante, bem instruído por Joel Santana, e simplesmente voando pelo campo.

Quando pensei que os jogadores fossem vomitar, desmaiar com falta de ar, sair de maca diretamente para o hospital, esses jogadores evoluíram no gramado como evoluem as escolas de samba no asfalto liso da avenida. Meteram três gols, deram olé, e foram aplaudidos de pé pelos peruanos. Num devaneio, lembrei-me do Santos do Pelé aplicando goleadas na altitude. Ah, como jogavam o Pelé e o Santos... no campo, na praia, no cume da montanha... Em outro devaneio, recordei o velho Botafogo, depois de uma goleada na Cidade do México. Perguntaram ao Garrincha:

- Mané, e a altitude?

E ele:

- Quem é mesmo?

Como se tudo aquilo não bastasse, o Flamengo se deu ao luxo de fazer um gol aos 49 minutos do segundo tempo. Sim, aos 49 minutos do segundo tempo, o Flamengo ainda deslizava no campo como se o campo fosse uma pista de gelo. Foi ou não foi uma desmoralização? Nenhum jogador se queixou da velha senhora.

Como jogou o Juan! E o Ibson. E o Souza. E o Renato Augusto. E o Toró, não sem antes cometer a bobagem de levar mais um cartão amarelo no início do jogo.

E o Cienciano? O Cienciano murchou, limitou-se a assistir ao desfile do Flamengo. Curvou-se como quem se curva a uma entidade superior. Nem parecia jogar em casa. Ao contrário: quem parecia estar em casa, na Gávea ou em Copacabana, ao nível do mar, era o Flamengo.

Aos perdedores, como sempre, restam as desculpas. Não me admira que os jogadores peruanos, a essa hora, estejam dizendo que no segundo tempo sentiram os efeitos dela, a covarde, a dona Altitude.

Renato Mauricio Prado

Pesadelo ou sonho?

A noite que se prenunciava de pesadelo acabou se transformando num sonho! Os 45 minutos iniciais até preocuparam - e não fossem duas grandes defesas de Bruno, os "fantasmas incas" poderiam, de fato, ter descido da cordilheira e assombrado os rubro-negros. Mas a atuação decisiva do goleiro virou o ponto de partida para a reação no segundo tempo. E que segundo tempo!

Impossível destacar apenas um jogador do Flamengo, na heróica vitória, no topo da montanha - resultado que valeu a classificação antecipada à próxima fase da Taça Libertadores.

Souza foi um gigante, puxando os contra-ataques pelas pontas e servindo de "garçom", de restaurante cinco estrelas, no lance do primeiro gol.

Renato Augusto, um maestro, travestido de matador, com requintes de precisão e objetividade.

Juan, um dínamo incansável, justamente premiado com o terceiro gol (alô, Dunga, não há lateral-esquerdo, aqui ou no exterior, jogando como ele!).

Ibson, outro motorzinho incansável e eficiente, na marcação e na armação.

E até Toró, que começou mal, levando cartão amarelo, com menos de cinco minutos, e, logo depois, dando um carrinho, sem sentido, num adversário, (teve sorte do juiz não expulsá-lo), cresceu, após o intervalo, passando a jogar mais atrás e, ainda assim, com fôlego suficiente para chegar na frente e marcar o segundo gol rubro-negro.

A tal da altitude? Não foi vista (ou, pelo menos, sentida) em campo.

Nem por isso, deixa de ser ameaça. Os jogadores do Fla que não calcem salto alto, para o duelo contra o Botafogo, na semifinal da Taça Rio, no domingo.

Foi na base da humildade e do espírito de luta que o time conseguiu uma das mais belas e significativas vitórias dos últimos tempos, em Cuzco.

Se quiser chegar ao bicampeonato estadual - igualando o número de títulos do Fluminense -, o mínimo que a torcida espera é que continue a jogar assim...

Prefiro Renato Augusto no meio, com Marcinho, Tardelli ou Máxi na frente, ao lado de Souza. Mas já foi um avanço e tanto, Joel Santana ter optado por Kleberson, em vez de Jaílton, recuando Cristian para a posição de primeiro cabeça-de-área, ou terceiro zagueiro (dependendo da situação do jogo).

Kleberson ainda não conseguiu produzir, no Fla, nenhuma daquelas atuações da Copa de 2002, ou mesmo dos tempos em que atuava no Atlético Paranaense. Mas, mesmo assim, garante um toque de bola de maior qualidade, na saída da defesa para o ataque, e poupa o meio-campo rubro-negro de pontapés desnecessários e perigosos.

JORNAL DOS SPORTS

Em ritmo de decisão

Após a vitória mais importante do ano, no Peru, Fla quer manter o embalo contra o Botafogo

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Arquivo

Kleberson e Marcinho disputam a última vaga de titular para o clássico com o Botafogo

O primeiro objetivo da semana já foi conquistado. A expressiva vitória sobre o Cienciano, nos 3.360 m de altitude de Cusco, serviu para injetar mais moral ainda em um time que prova jogo após jogo que é vencedor. E mais uma batalha se aproxima, só que desta vez pela semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo. A dúvida que persiste agora é qual o time que começará o clássico.

Kleberson, que foi anunciado momentos antes do último jogo como titular, é o favorito para ficar com a vaga. Só que além dele, o treinador ainda tem duas opções. A primeira seria escalar Jaílton e tirando assim o próprio Kleberson. Dessa maneira, ele colocaria o mesmo time que conseguiu a terceira colocação no Campeonato Brasileiro do ano passado.

Outro pretendente à vaga é o artilheiro do Flamengo nesta temporada. O apoiador Marcinho, que já marcou nove gols, acabou sendo preterido por Joel para reforçar o sistema de marcação da equipe. A boa atuação da equipe contra o Cienciano, no entanto, pode sacramentar a perda da posição do camisa 22.

O Flamengo terá dois dias para se preparar para mais esta decisão. O treino de hoje, que inicialmente estava marcado para o Ninho do Urubu, passou para a Gávea. Ontem, foi definido também o trio de arbitragem para o jogo. Péricles Bassols será o responsável pela partida, auxiliado por Vágner Almeida e Jackson Santos. E eles terão a responsabilidade de administrar a rivalidade entre os dois clubes, que ficou acentuada nos últimos anos. Até o final da tarde de ontem já haviam sido vendidos 21.252 ingressos. As vendas continuam hoje, a partir das 11h.

Mais polêmica

Já a briga nos bastidores envolvendo Flamengo e Nike, parece não ter fim. Ontem, em entrevista à Rádio Bandeirantes, o presidente Marcio Braga novamente criticou a fornecedora de material esportivo do clube.

"Temos contrato com a Nike até 30 de junho de 2009. Mas ela tem descumprido muitas das coisas que constam no acordo. A camisa dos atletas do basquete veio errada, alguns materiais têm atrasado. Nós temos recebido algumas propostas, mas queremos primeiro resolver esse problema. Não descarto também que o contrato seja rompido", adiantou Marcio Braga, que esteve ontem em São Paulo para se reunir com a Rede Globo e discutir o valor do direito de imagem do clube este ano.

Juan revela: 'Zico foi minha fonte de inspiração'

Lateral diz que seu gol é resultado de muito treinamento

Juan tentou a primeira vez. A bola bateu na barreira. Mesmo assim, não perdeu a confiança e partiu confiante para a segunda cobrança, quando fez o terceiro gol na vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Cienciano, nesta quarta-feira, em Cuzco. O lateral diz que lembrou das palavras de Zico, que sempre associou a dedicação a treinos específicos à eficiência nas cobranças de falta.

“Sempre ouvi as pessoas falarem na Gávea que o Zico treinava muito as cobranças de falta e ele fazia muitos gols desta maneira. Tenho me esforçado bastante. Por isso, sabia que, em algum momento, teria sucesso. Se acerto nos treinos, por que não acertaria nos jogos? Insisti e consegui fazer um belo gol, que foi importante para o Flamengo”, destacou Juan.

Para o lateral-esquerdo rubro-negro, a atuação do time não deixou dúvidas de que o equilíbrio emocional foi alcançado. Juan lembrou que os jogadores do Cienciano, contando com  o apoio de seus torcedores, fizeram de tudo para provocar os jogadores do Flamengo.

“Jogamos com tranqüilidade, isso foi importante para nosso êxito. Não perdemos a cabeça em nenhum momento, fomos inteligentes e soubemos a hora certa para decidir o jogo. Mas agora precisamos mudar nosso foco para o Botafogo. Teremos outro jogo decisivo no domingo e vamos entrar com toda a disposição, mas sem perder a cabeça. Aprendemos a lição”, admitiu Juan.

Flamengo poderá rescindir contrato com a Nike

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, declarou, nesta quinta-feira, que o clube pode romper, unilateralmente, o contrato de fornecimento de materiais esportivos com a Nike. Descontente com os problemas na relação com a parceira norte-americana, Marcio confirmou que vem recebendo propostas de outros fornecedores.

"Temos contrato com a Nike até 30 de junho de 2009. Mas ela tem descumprido muitas das coisas que constam no acordo. Por exemplo, a camisa dos atletas do basquete veio errada, alguns materiais têm atrasado, além de eles não atenderem os nossos telefonemas. Nós temos recebido algumas propostas, mas primeiro vamos resolver nosso problema com a Nike. Podemos até pensar no rompimento do contrato", disse à Rádio Bandeirantes.

O presidente rubro-negro embarcou para São Paulo, onde participará de reuniões com o deparamento de Marketing do Corinthians e com a TV Globo. Em pauta, os valores dos direitos de imagem, que o clube pretende receber no novo contrato de transmissão.

Peruanos reconhecem superioridade do Mengão

O Flamengo venceu com autoridade, na noite passada, o Cienciano, por 3 a 0, em Cuzco. Contra um time, uma cidade, um país e em uma altitude periclitante, o rubro-negro entrou em campo e se impôs para, com a goleada, se classificar às oitavas-de-final da Libertadores.

Os peruanos reconheceram o feito do 'Mais Querido' no histórico povoado andino. "Flamengo jogou com altura", estampa o diário 'La República', fazendo trocadilho com a altitude de Cuzco.

'El Comercio' diz: "Uma gelada com selo brasileiro no Garcilaso. As queixas, as reclamações e os argumentos médicos dos diretores do Flamengo para tratar de não jogar a Copa em cidades altas, ficaram como uma cortina de fumaça, que escondeu o timaço brasileiro que se viu no campo cuzquenho".

O 'Diario del Cusco', jornal que mais atacou o Flamengo na véspera da partida, nem lançou na internet a edição desta quinta-feira pós-jogo.

Na chegada, a corrida contra o tempo

Arquivo JS

Joel Santana terá pouco tempo para preparar a equipe até o clássico de domingo

A chegada a Cusco, no início da tarde desta quarta-feira já foi um indício da pedreira que o Flamengo iria encontrar na cidade peruana. Aproximadamente 60 torcedores do Cienciano hostilizaram a delegação rubro-negra, com o grito ”altitude não mata”. Mas essa foi a primeira etapa da semana decisiva. Quando chegar ao Rio, hoje à noite, as atenções estarão voltadas para a semifinal da Taça Rio, no domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Maracanã.

Apesar de o adversário também ter jogado, não houve o desgaste natural de uma viagem, como aconteceu com o Fla. Ainda por cima, o Botafogo embarca hoje para Teresópolis, onde treinará na Granja Comary até sábado. Já o Rubro-Negro não terá esse mesmo tempo de preparação. O desembarque dos jogadores está previsto para as 22h30m, o que significa a perda de um dia na preparação.

Para amanhã, está programado um treinamento na parte da tarde no Ninho do Urubu. Até pelo desgaste da partida, esta atividade poderá servir apenas para a regeneração dos atletas.

Mas como o Flamengo é considerado o time da superação, não será surpresa alguma se no domingo a equipe atropelar o Botafogo e se classificar para a final.

Mengão sem tempo para descanso

Depois da vitória sobre o Boca, time volta a jogar no domingo pelo Nacional de Basquete

Pedro Ivo Almeida

Nina Lima/JS

O armador Duda comanda os ataques do Flamengo e se tornou um dos ídolos da torcida do Flamengo

Após a sensacional vitória na série semifinal da Liga Sul-Americana de basquete sobre o Boca Juniors, o Flamengo se preocupa agora em recuperar seus jogadores para as próximas disputas.

Domingo, a equipe volta a quadra pelo Campeonato Nacional, onde enfrenta o FTC/EAD (Salvador) na Gávea, às 11 horas, e na próxima terça-feira o time inicia a disputa da série final em busca do inédito título Sul-Americano, contra o Regatas, de Corrientes (ARG), na casa do adversário.

Folgas

"O time vem de uma seqüência muito grande de jogos, e todos eles muito desgastantes, partidas decisivas e muito disputadas, sem contar a questão das viagens. Viajamos para o Espírito Santo, depois para a Argentina, e só agora vamos ter um tempinho para recuperar os atletas. Dei folga para eles por dois dias e vamos treinar apenas um período, preciso estar com todos eles 100% para a partida de domingo. Não posso poupar ninguém, estamos em uma reta importante do Nacional, não podemos dar bobeira", comentou o técnico Paulo Chupeta, que ainda espera contar com o pivô Wagner, que desfalcou a equipe nas partidas decisivas contra o Boca por ser uma das vítimas da epidemia de Dengue no Rio de Janeiro.

Reforço

"Ele (Wagner) tem se recuperado bem, a evolução tem sido muito boa e é um jogador muito importante para o nosso grupo. Espero poder contar com ele o mais rápido possível. Acho difícil ele participar do jogo de domingo, mas acredito que ele possa viajar com o grupo para a Argentina", finalizou o técnico rubro-negro.

O Flamengo faz as duas primeiras partidas, da série melhor de cinco contra o Regatas Corrientes, pela final da Liga Sul-Americana na terça-feira e na quarta-feira, fora de casa. No dia 22 a equipe joga a terceira partida no Rio, e se necessário, dia 23 (Rio de Janeiro) e dia 29 (Argentina) as equipes voltam a se enfrentar pela disputa do título.

Amiel é um exemplo de superação em quadra

O espírito de equipe fez a diferença para o Flamengo na vitória desta quarta-feira. O cubano Amiel, por exemplo, se sacrificou pelo conjunto e atuou como pivô, tendo grande atuação na luta pelos rebotes. Tudo para superar a ausência de Wagner, que contraiu dengue e não pode atuar na semifinal da Liga Sul-Americana.

Não foi fácil a sua missão, porque do outro lado estava o gigante Fernández, um jogador experiente, alto e acostumado a função. Mas Amiel, talvez incentivado pela torcida do Flamengo, conseguiu anular a fera e ainda ser produtivo na parte ofensiva. O que será fundamental na decisão contra o Regatas, uma equipe que tem no comando um armador campeão olímpico Montechia e que passou com autoridade pelo Universo, Brasília (DF).

O trio de armadores, formado por Hélio, Duda e Fred, enlouqueceu os argentinos e deu a velocidade necessária para o Flamengo dominar os momentos mais importantes da partida.

Como gosta Paulo Chupeta, uma equipe com defesa agressiva e muita consicência para fazer a transição da defesa para o ataque.

Eduardo Lacombe

O Vermelho e o Negro

À torcida arco-íris

Eduardo Lacombe elacombe@jsports.com.br

Mal saio de casa e o porteiro grita: “Os vizinhos estão tristes! Eles estavam torcendo contra o Mengão e quebraram a cara!” No ônibus, um rapaz explica à namorada que “o desgraçado do Flamengo venceu lá no Peru e se classificou na Libertadores”. A morena, de olhos castanhos, pergunta o que o Vasco, clube do namorado, tem a ver com aquela vitória. “Nada. Mas eu sempre torço contra o Flamengo”. Ela sorri, deita a cabeça no ombro do namorado e surpreende meu ar de satisfação.

Estes foram os sentimentos flagrados nas ruas desta abençoada São Sebastião do Rio de Janeiro: os rubro-negros felizes pela vitória e a torcida arco-íris lamentando o sucesso do Mais Querido do Brasil. Como eu não tenho nada a ver com isso, estou comemorando. Eu e os 39.999.999 torcedores que têm a benção de admirar o Flamengo. Agora, é ver aqueles jornalistas daquele programa daquela emissora sediada em São Paulo fazendo as contas de quanto o Coronel Bolognesi tem de vencer, no dia 23, para que nós percamos a vaga. E eles ainda acreditam! É mole? Há ou não há motivos para, como dizem os baianos, ficarmos virados na porra?

Voltando à vaca fria, parece que, enfim, o Joel recuperou o controle sobre o time, o mesmo controle que detinha no final do ano passado e que parecia ter perdido no início deste 2008. Quando ele escalou o Kleberson, eu me assustei. Afinal, era muita mudança na tropa de elite. Não, não vou criticá-lo por isso. Só quero falar da minha surpresa. Agradável surpresa. Agora, ele encontrou a escalação ideal. E com ela, o time que vai buscar o bicampeonato carioca que, aqui entre nós e que ninguém nos ouça, poderia começar com a conquista da Taça Rio. Sem necessidade de irmos à final.

E não se pode também deixar de elogiar o planejamento para a viagem ao topo do céu. Tudo deu certo. É bem verdade que no Brasil nós temos esta mania: se vencemos, o planejamento deu certo. Se perdemos, porrada no planejador da maratona. No mais, beijos e abraços em Renato Augusto, em Toró (quem diria!), em Juan e, principalmente, em Bruno. Eles nos garantiram em Cusco.

O DIA

Joel Santana elogia postura do Fla em Cuzco

Rio - Depois da grande vitória do Flamengo por 3 a 0, ontem à noite, em Cuzco, o treinador Joel Santana elogiou o comportamento da equipe rubro-negra, que teve uma atuação bastante segura.

“Em um jogo de Libertadores diante do Cienciano, posso dizer que atuação foi muito boa. O primeiro tempo foi de uma equipe boa. No segundo tempo, de um time excelente. Foi uma bela partida de futebol. O Cienciano é uma brilhante equipe e até marcarmos o primeiro gol, eles estavam muito bem no jogo”.

O comandante do Flamengo elogiou o trabalho de marcação da equipe da Gávea, que anulou as principais jogadas do Cienciano.

“O jogo foi difícil nos dois tempos. Só que no segundo tempo, o time melhorou na marcação. Conseguimos diminuir as jogadas perigosas deles e marcamos um gol logo no início. Não demos liberdade na saída de bola. Fizemos um placar maior porque eles precisavam marcar um gol e afrouxaram a marcação”, disse Joel.

Mesmo classificado para a próxima fase com uma rodada de antecedência, o treinador quer mais uma vitória sobre o Coronel Bolognesi, que garantiria o primeiro lugar no Grupo 4.

“Vejo que no futebol, cada jogo é uma decisão e cada decisão é uma responsabilidade. Estamos em primeiro lugar no nosso grupo e conseguimos tirar aquela vantagem de gols do Nacional. Atingimos um objetivo e vamos continuar com o nosso planejamento. Não tem nada de amistoso”.

Márcio Braga: 'Ontem foi um dia de vitórias marcantes'

Rio - "Ontem foi um dia de vitórias marcantes". Assim como todos os flamenguistas, o presidente do Flamengo, Márcio Braga - que não viajou com a delegação a Cuzco -, festejou o duplo triunfo rubro-negro desta quarta-feira. No futebol, a vitória maiúscula de 3 a 0 sobre o Cienciano em altitude de 3400m de Cuzco, garantindo a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores. No basquete, o triunfo por 72 a 66 sobre o Boca Juniors (ARG) no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, garantindo classificação inédita para a final da Liga Sul-americana.

"É um momento muito feliz do Flamengo. Ontem foi um dia de vitórias marcantes. Ganhamos no futebol com uma performance realmente digna dos maiores elogios. Foi um time maduro, com comportamento em campo maravilhoso. Há que se destacar também a preparação física do time, fruto do trabalho do nosso departamento médico, que vinha preparando os atletas para esse jogo há mais de um mês. Foi realmente formidável", disse em entrevista á Rádio Brasil.

"Além disso, ganhamos do Boca Juniors no basquete. Ontem foi a "negra" (terceira partida da melhor de três - cada clube havia vencido uma partida) no Tijuca Tênis Clube. Estamos realmente vivendo um momento de vitórias", completou.

Márcio Braga não desiste: 'A luta contra a altitude continua'

São Paulo - Após toda a mobilização contra os jogos na altitude, que provocou reunião extraordinária da Comenbol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e até ação no TAS da Fifa (Tribunal Arbirtral do Esporte, na sigla em ingês), o Flamengo despertou a antipatia dos vizinhos sul-americanos. Na chegada à Lima, protestos bem-humorados. Em Cuzco, um torcedor fantasiado de burro, mascote do Cienciano, segurava um cartaz com os dizeres "Altitude não mata, teu Papai (apelido do Cienciano) sim". Na  chegada ao estádio, gritos e vaias. No jogo, a surpresa: na altitude de 3400m de Cuzco, o Rubro-Negro conseguiu  bela vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, chegando a ser aplaudido por parte da torcida rival ao fim do jogo. Até mesmo o técnico Joel santana deu a entender, em entrevista coletiva após o jogo, que a cruzada do Flamengo contra a altitude era exagerada, chegando a pedir desculpas ao povo peruano.

Porém nada disso é motivo para o presidente Márcio Braga desistir. Nesta quinta-feira, Braga reiterou que o Flamengo continuará a luta contra os jogos na altitude:

"A luta continua. Começamos no ano passado e é impossível continuar deixando nossos atletas sofrerem riscos de vida em jogos de altitude superior àquela determinada (2750m) pelo comitê médico da Fifa", afirmou, em entrevista à Rádio Brasil.

Para o presidente, as chances do Flamengo ganhar a briga contra altitude aumentaram porque, em sua excursão pela Europa para promover a causa rubro-negra, Márcio Braga arregimentou importantes aliados:

"Temos nessa luta, agora, parcerias muito importantes. Além da CBF e do presidente Ricardo Teixeira, que foi muito firme na sua posição política nesse assunto, temos o presidente da Uefa, Michel Platini e o presidente da Fifa, Joseph Blatter. Agora, temos que resolver esse problema de forma definitiva", concluiu.

Zico ganhará estátua feita por torcedores

Marluci Martins

Rio - O Flamengo terá um reforço gigantesco na semifinal da Taça Rio, domingo, contra o Botafogo: Zico estará no Maracanã. Não em carne e osso, mas em isopor e papel. Um grupo de torcedores está há pouco mais de um mês preparando a surpresa que, finalmente, vai ficar pronta.

Mais do que uma homenagem ao maior ídolo da história do Flamengo, a ‘estátua’ simboliza um protesto de um grupo de torcedores que, liderado por Marcelo Tijolo, tentará entregar ao Secretário de Esportes, Eduardo Paes, antes da partida, um abaixo-assinado. “Vamos reivindicar que façam uma estátua do Zico, de bronze, para o Maracanã”, explicou o torcedor, exigindo um tratamento melhor ao ídolo da Gávea.

Feita em isopor encapado com papel, tela e armação de arame, a ‘estátua’ encomendada pelos torcedores tem 4 metros de altura. Já em fase de acabamento, ela está sendo feita no barracão do Salgueiro, na Cidade do Samba, Gamboa, mesmo local em que foi produzida também a réplica da taça de bolinhas, alusiva à polêmica conquista do penta — que ficou famosa na reta final do Brasileirão, como um protesto endereçado à CBF, que, contrariando os rubro-negros, teimou em reconhecer o São Paulo como único clube pentacampeão nacional.

Vice-presidente da Vila Olímpica do Salgueiro, Marcelo Tijolo está aproveitando sobras de isopor dos carros alegóricos de sua escola de samba. Nem melhor nem pior, o que não serve para o Salgueiro irá para os braços da torcida rubro-negra, no clássico de domingo, na arquibancada do Maracanã.

A ‘estátua’ de Zico feita por Itamar Cordeiro, um dos artesãos do Salgueiro, tem uma réplica da taça de bolinhas na mão, usa camisa Adidas e está em cima de um globo. “É o mundo aos pés do Zico”, explicou o torcedor. “Hoje em dia, um jogador não consegue ficar nem dois anos no mesmo clube. Zico fez história no Flamengo e merece tudo da gente”, acrescentou.

Preparador físico do Fla diz que vitória na altitude era prevista

Rio - Em uma delegação onde todos consideravam um empate bom resultado, a imponente vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Cienciano na altitude de 3400m de altitude de Cuzco não deixa de ser uma surpresa. No entanto, o preparador físico do clube, Ronaldo Torres, revelou que o triunfo rubro-negro já era previsto.

"Realmente, estava previsto isso. Tudo se deve à pré-temporada realizada no início do ano. Sempre afirmo que foi uma das melhores pré-temporadas que já fiz em muitos anos. Fizemos um ótimo planejamento em equipe e estamos colhendo os frutos nesse momento", afirmou, em entrevista à Rádio Brasil.

"Eu sempre afirmei que o Flamengo, a nível físico, eu garantia. Eu fazia, inclusive, uma brincadeira: como os resultados de avaliação fisica deste ano foram excelentes, eu brincava que os jogadores do Flamengo poderiam jogar até na altitude de 10.000m. Óbvio que é um asburdo isso, uma brincadeira, mas eu sabia do que estava falando, tinha ceretza absoluta que o Flamengo se sairia bem. Claro, não é porque o atleta está bem fisicamente que não pode sentir a altitude por parte orgânica e fisiológica, mas, se você tem uma base física boa, sente menos", completou.

O preparador físico explicou como será o procedimento feito com a equipe para evitar desgaste, visando a semifinal contra o Botafogo, domingo, no Marcanã:

"Podemos comparar esse jogo com um treinamento, é como se tivéssemos feito um trabalho físico muito forte no treino, que causasse grande desgaste. Assim, toda vez que você tem um desgaste desses, precisa de 24h, 48h de recuperação. Aí entra o que chamamos de "pijama training" ou treinamento invisivel: descansar bem, se alimentar bem, com uma alimentação especial. Fazendo todo esse trabalho, não teremos problema nenhum para o jogo contra o Botafogo. Óbvio que terá treinamento no clube, mas será leve, o Joel já está ciente de tudo isso. A torcida pode ter certeza que o Flamengo não terá problemas a nível físico para o clássico", explicou.

Torres afirmou ainda que não tem necessidade de poupar jogadores para a semifinal com o Botafogo:

"Não tem por quê poupar, até porque vamos jogar domingo e depois só na outra semana. Claro, os jogadores vão descansar com a família, fazer outras atividades, mas não precisa poupar. Os atletas do Flamengo estão prontos para jogar a qualquer momento. Fizemos uma boa base - e tudo depende da base -, então eles podem encarar isso", garantiu.

Por fim, o preparador físico, ex-jogador de futebol, disse por quê preferiu não viajar com a delegação para Cuzco:

"Eu não viajo porque o meu problema é fisiológico. Uma vez eu, com 26 anos, fui jogar pelo Botafogo na altitude de Quito (Equador) e passei mal, tive que voltar ao Brasil. Também já fui à altitude da Colômbia e novamente tive que voltar. Falei com o Dr.Serafim (Borges, médico e cardiologista do Flamengo) e decidir ficar aqui. Até poderia não sentir nada, mas resolvi não arriscar", revelou Ronaldo Torres, bem-humorado.

GAZETA ESPORTIVA

Ibson se prepara para reencontro com torcida do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de vencer o Cienciano por 3 a 0 na altitude de Cusco, o grupo de jogadores do Flamengo já se volta para o clássico de domingo, contra o Botafogo, pela semifinal da Taça Rio.\ Na tarde desta sexta-feira, o técnico Joel Santana deverá comandar uma atividade no centro de treinamento de Vargem Grande, quando decidirá qual equipe escalar diante do Alvinegro.\

O clássico marcará o reencontro do meia Ibson com a torcida do Flamengo. Na última vez em que pisou no Maracanã, contra o Madureira no dia 29 de março, o jogador foi vaiado pelos rubro-negros, irritados com declarações do jogador de que teria que voltar ao Porto-POR no meio do ano.

“Tenho contrato com o Flamengo até o dia 30 de junho e até lá minha cabeça está voltada somente para o Flamengo. Quanto às outras coisas deixo para os dirigentes e para o meu pai resolverem”, afirmou o meia.

E a arbitragem Flamengo e Botafogo, clássico que tem rendido muita polêmica ultimamente, já está definida. Péricles Bassols Pagado Cortez será o árbitro e terá como assistentes Wagner de Almeida Massara e Jackson Lourenço Santos.

Flamengo continua interessado em ter Ronaldo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após acompanhar o Flamengo em Cusco, onde o time derrotou o Cienciano e garantiu matematicamente a classificação para as oitavas-de-final da Copa Libertadores, o vice-presidente, Kléber Leite, volta ao Brasil com um pensamento na cabeça. Retomar o projeto que tenta viabilizar a contratação do atacante Ronaldo.\ O projeto, que estava deixado de lado desde que o atacante se machucara, ganhou novo gás após o Fenômeno declarar que pretendia defender o Rubro-Negro carioca antes de retornar ao Milan, clube que detém os seus direitos federativos.\

“Fiquei muito feliz com os comentários dele, pois isso é o mais importante para que possa dar certo, ele mostrar a vontade de jogar no Flamengo. A partir de sexta-feira vamos ver isso, tentar com que este sonho possa se concretizar”, afirmou o dirigente, ainda no Peru.

Ronaldo, que já se declarou torcedor do Flamengo, só deve retornar aos gramados no final do ano. Na última quarta, o jogador retornou ao Brasil, onde fará parte de sua recuperação nos próximos meses. A proximidade com os dirigentes rubro-negros poderá ajudar no projeto de angariar parceiros que ajudem a viabilizar a contratação do Fenômeno pelo clube carioca.

O presidente Márcio Braga se mantém cauteloso. “Temos que estudar isso aí. Vi a manifestação dele pelo jornal, mas ainda não tive nenhum contato sobre o assunto”, disse Márcio, em entrevista à Rádio Brasil.

Juan se inspira em Zico e quebra jejum nas faltas

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de muito tentar, o lateral-esquerdo Juan marcou seu primeiro gol em cobrança de falta em 2008 nesta quarta-feira. Foi dele o terceiro gol do Flamengo na importante vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, em Cusco. Feliz por ter encerrado o jejum, o jogador creditou o tento aos seus treinamentos e à inspiração em um velho ídolo da nação rubro-negra.\ “Sempre ouvi as pessoas falarem na Gávea que o Zico treinava muito as cobranças de falta e ele fazia muitos gols desta maneira. Tenho me esforçado bastante. Por isso, sabia que, em algum momento, teria sucesso. Se acerto nos treinos, por que não acertaria nos jogos? Insisti e consegui fazer um belo gol, que foi importante para o Flamengo”, comemorou Juan.\

O lateral ainda destacou o comportamento do time brasileiro, que não caiu na provocação dos peruanos e conseguiu a classificação à próxima fase da Copa Libertadores da América. Juan, porém, alerta que o time deve mudar de foco, já que disputa neste domingo a semifinal da Taça Rio contra o Botafogo.

“Jogamos com tranqüilidade, isso foi importante para nosso êxito. Não perdemos a cabeça em nenhum momento, fomos inteligentes e soubemos a hora certa para decidir o jogo. Mas agora precisamos mudar nosso foco para o Botafogo. Teremos outro jogo decisivo no domingo e vamos entrar com toda a disposição, mas sem perder a cabeça. Aprendemos a lição”, garantiu Juan.

Joel elogia atuação do Fla no segundo tempo

Cusco (Peru) - O Flamengo volta da temida altitude de Cusco com uma vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano e a classificação às oitavas-de-final da Copa Libertadores na bagagem. Para o técnico Joel Santana, o bom resultado só foi possível graças à melhora do Rubro-negro no segundo tempo.\ “Pedi mais atenção no intervalo e melhoramos a saída de bola no segundo tempo, conseguimos diminuir os espaços. Marcamos logo no começo e conseguimos o placar maior porque eles tiveram que sair para o jogo, afrouxaram a marcação”, analisou o comandante.\

“Eles perderam um jogador de qualidade com a expulsão do Balazar. Dominamos o meio-campo e conseguimos cadenciar o jogo”, completou Joel, que elogiou a equipe do Cienciano mesmo após a boa vitória sobre os peruanos na altitude.

“O Cienciano é uma equipe brilhante e estava jogando muito bem até o momento que marcamos o gol. Fomos bem recebidos aqui, apesar da novela que criaram. Jogar na altitude é sempre complicado, mas temos que pedir desculpas se cometemos algum erro”, concluiu o técnico do Fla.

PELENET

Márcio Braga: "O contrato com a Nike deve mesmo ser rescindido"

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O amor conturbado entre Flamengo e Nike deve mesmo acabar. O presidente do clube, Márcio Braga está em São Paulo para tratar de uma série de assuntos envolvendo o Rubro-Negro. Um deles seria a rescisão de contrato com a empresa de material esportivo.

"Estamos aqui para resolver três assuntos. Depois de resolver alguns aspectos que o clube tem em comum com o Corinthians, trataremos da rescisão de contrato com a Nike. Eles sabem que temos algumas propostas superiores e vamos analisá-las", disse à Rádio Brasil.

Flamengo e Nike possuem vínculo até o dia 30 de junho de 2009. Porém, o clube da Gávea já deixou claro que não tem a intenção de estender o compromisso, alegando que a empresa norte-americana não vem cumprindo com o combinado.

Caso as duas partes não cheguem a um consenso, a solução pode vir no Tribunal Esportivo. Porém, existe uma multa muito alta estipulada se o contrato for rompido.

Se for concretizada a rescisão contratual, duas empresas têm chances de chegar a um acordo com o Flamengo: a Adidas e a Olympikus. A primeira, inclusive, já teve conversas com a diretoria rubro-negra e com o Corinthians, que também está insatisfeito com a Nike.

Dirigente elogia time na vitória sobre o Cienciano

Após tecer comentários sobre a situação do Flamengo com a Nike, Márcio Braga aproveitou a oportunidade para reverenciar a atuação da equipe na vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, quarta-feira, em Cuzco, pela Copa Libertadores da América.

Na visão do dirigente, o Rubro-Negro soube administrar muito bem o problema da altitude, que era visto com o principal impecilho para a classificação do time para a próxima fase da competição sul-americana, fato consumado com o triunfo.

"O time não sentiu tanto a altitude e teve uma atuação digna de elogios. Foi realmente uma aparição formidável do Flamengo neste encontro", encerrou.

Juan diz se inspirar em Zico, eterno ídolo do Fla, para cobrar faltas

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Após muito treinamento, Juan enfim anotou um gol de falta na atual temporada. Com uma cobrança perfeita, no ângulo, o lateral-esquerdo deu números finais à vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Cienciano-PER, nesta quarta-feira, em Cusco, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. E a precisão no arremate tem uma inspiração: Zico, maior ídolo da história rubro-negra.

Lateral-esquerdo Juan anotou belo gol em cobrança de falta contra o Cienciano-PER

"Sempre ouvi as pessoas falarem na Gávea que o Zico treinava muito as cobranças de falta e ele fazia muitos gols desta maneira. Tenho me esforçado bastante. Por isso, sabia que, em algum momento, teria sucesso", disse o jogador, complementando.

"Se acerto nos treinos, por que não acertaria nos jogos? Insisti e consegui fazer um belo gol, que foi importante para o Flamengo", emendou.

O gol anotado por Juan diante dos peruanos foi seu quarto na temporada, mas o primeiro na Libertadores. Antes disso, o camisa seis havia marcado outros três pelo Campeonato Estadual.

Com o triunfo desta quarta, o Rubro-Negro assegurou vaga nas oitavas-de-final da competição continental. Agora, a briga é para ser líder do Grupo 4 e, quem sabe, um dos clubes de melhor campanha na fase classificatória, o que lhe valeria a vantagem de decidir a etapa de "mata-mata" em casa.

O próximo compromisso do time da Gávea pela Libertadores será dia 23 de abril, no Maracanã, às 19h30, quando encara o Coronel Bolognesi-PER, pela rodada derradeira da fase de grupos.

"Flamengo goleia o Cienciano e a altura", dia a imprensa peruana

Da EFE\ Em Lima (Peru)\

A vitória de 3 a 0 do Flamengo sobre o Cienciano na altitude de Cuzco, que lhe garantiu a classificação para as oitavas-de-final da Libertadores, recebeu amplo destaque da imprensa peruana.

"O Flamengo goleou o Cienciano e a altura", publicou o jornal "El Comercio", segundo o qual os brasileiros "correram como no nível do mar e retornaram ao Rio com três pontos que garantem sua classificação para a próxima fase".

Já o "Líbero" afirmou que o "Flamengo correu em Cuzco melhor que no Maracanã, dominou a equipe da casa e goleou com um 3 a 0 para alcançar a próxima fase".

Ibson diz estar 100% focado no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Depois de grande momento com a camisa do Flamengo, o meia Ibson passou por uma fase difícil e chegou até a ser vaiado em determinado momento. Nesta quarta, o jogador reagiu e foi um dos destaques do time na vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, em Cuzco, pela Copa Libertadores da América.

Fotocom

Ibson voltou a ter um grande rendimento pelo time do Fla na vitória de quarta-feira

Alguns indagavam se a queda de rendimento do apoiador no time, estaria relacionada ao fato do seu vínculo com o Rubro-Negro estar próximo do final.

Ibson, que tem os seus direitos federativos presos ao Porto-POR, tem contrato com o clube da Gávea até o dia 30 de junho e deve estar voltando para Portugal.

"Quando jogo mal, dizem que estou com a cabeça no Porto. Se vou bem, falam que deixei de lado este problema. Na verdade, minha cabeça está no Flamengo e meu contrato vai até junho. Só depois penso no Porto", assegurou.

O Flamengo, porém, promete "engrossar" para continuar com o jogador. O vice de futebol do rubro-negro, Kléber Leite, já declarou que uma das metas do clube da Gávea é a renovação de contrato do meio-campo.

GLOBO ESPORTE

Teixeira: 'Seleção não jogará em La Paz'

Fifa determina que jogos na altitude precisam de maior tempo de adaptação

Ricardo Teixeira diz que a seleção só iria a La Paz se houvesse tempo de adaptação\ O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, afirma que a seleção brasileira não atuará contra a Bolívia na cidade de La Paz, nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. O motivo são os 3.660 metros de altitude.\

Segundo Teixeira, a Fifa, por meio de seu Comitê Executivo, determinou que para haver jogos em cidades localizadas acima dos 2.700 metros do nível do mar deverá existir uma fase de adaptação.

– O Brasil não vai levar jogador para correr risco de saúde em La Paz. Isso tem de ser encarado com muita responsabilidade. Se tivéssemos tempo até poderíamos jogar lá – diz Teixeira.

A partida entre Brasil e Bolívia em La Paz está marcada para o dia 10 de outubro de 2009, pela 17ª rodada das eliminatórias. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já ameaçou punir clubes brasileiros que não queiram jogar na altitude. Na semana passada, o presidente da Conmebol, Nicolas Léoz, disse que os clubes perderiam pontos se não atuassem na altitude.

Toró: 'Volto mais feliz e mais aliviado'

Volante comemora gol e volta por cima na partida contra o Cienciano, pela Libertadores\ Cahê Mota\

GLOBOESPORTE.COM\ Toró acredita que o gol diante do Cienciano marcará uma nova fase\ Assim como o Flamengo, que chegou a Cuzco em situação delicada na Libertadores e voltou classificado, o volante Toró fez da vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano um marco\ para sua redenção. Esculhambado por torcedores e imprensa após as expulsões diante de Nacional (URU) e Botafogo, e chamado por muitos de destemperado e imaturo, o xodó de Joel garante que voltou do Peru de astral renovado.\

- Com certeza volto um Toró mais feliz e mais aliviado - diz Toró, autor do segundo gol do Flamengo no Peru.

Livre para jogar na Taça Rio após cumprir os dois jogos de suspensão impostos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, o jogador só quer saber de reencontrar o Botafogo, e ressalta que o tempo de comemoração da vitória na altitude já passou.

- Fico feliz pela atuação, pela vitória do grupo, mas agora acabou, já estamos no Brasil e é hora de pensar no jogo de domingo, que é de extrema importância.

Flamengo e Botafogo se enfrentam no Maracanã, no próximo domingo, pela semifinal da Taça Rio, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real a partir das 15h45m

Fla decidirá Liga  no Maracanãzinho

Na decisão contra o Corrientes, pode haver promoção dia 23 com o futebol no Maracanã

Maracanãzinho será o palco de duas partidas da final da Liga Sul-Americana

Depois de conquistar o direito de disputar a final da Liga Sul-Americana masculina de basquete em dois jogos no Tijuca Tênis Clube contra o Boca Juniors, o Flamengo quer um palco maior para as finais contra o também argentino Regatas Corrientes: o Maracanãzinho. Os dirigentes do clube rubro-negro estão agendando reuniões com a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) e o Grupamento Especial de Policiamento de Estádios (Gepe) para realizar no ginásio as partidas marcadas para os dias 22 e 23.

O ginásio tem atualmente capacidade para 12,7 mil pessoas e o único empecilho para a concretização do desejo do basquete rubro-negro pode virar promoção. É que no dia 23, às 19h30m, o time de futebol enfrenta no Maracanã o Coronel Bolognesi, do Peru, pela Taça Libertadores da América.

- Vamos fazer os dois jogos no Maracanãzinho, mesmo com essa coincidência, até porque será uma torcida só. O Flamengo vai ter uma noite de duas vitórias em uma. Estou otimista - diz o vascaíno Eduardo Paes, secretário estadual de Turismo e Esportes, ao jornal "O Globo".

De acordo com o diretor de basquete rubro-negro, Arnaldo Szpiro, o ideal é que o jogo do dia 23 comece depois do futebol, entre 21h45 e 22h:

- Podemos fazer uma promoção. O torcedor paga um pouco mais pelo futebol e basquete. Com o Maracanãzinho cheio, gritando "Mengo!", não tem como perder. Se trouxermos uma vitória de lá, seremos campeões aqui.

As primeiras partidas da decisão estão marcadas para 15 (às 21h de Brasília) e 16 (23h), em Corrientes.

Exausto, Fla chega após 17 horas de viagem

Jogadores rubro-negros fazem maratona depois da importante vitória em Cuzco\ Cahê Mota\

Pouco mais de 17 horas depois de sair de Cuzco (Peru) e com duas horas de atraso em relação ao horário previsto, o Flamengo desembarcou no Aeroporto Tom Jobim (Rio de Janeiro) por volta das 0h30m desta sexta-feira, mais de 24h após a vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, que garantiu a classificação antecipada para as oitavas-de-final da Taça Libertadores da América. Exaustos e muitos com olheiras, os jogadores passaram rapidamente pelo setor de desembarque.

- A viagem foi muito longa. Estamos desde às 5h da manhã nessa correria, mas agora vamos curtir a família e descansar para voltarmos ao trabalho com o pensamento no Botafogo. O mais importante é que fomos para o Peru com a intenção de vencer e conseguimos - diz o meia Ibson, um dos destaques na vitória rubro-negra a quase 3.400 metros de altitude.

O lateral-direito Leo Moura não escondeu a vontade de chegar logo em casa para recuperar as energias. No entanto, fez questão de ressaltar que, pela classificação antecipada, valeu o sacrifício.

- Cansa bastante, mas foi válido pela vitória.

A viagem

A delegação do Flamengo deixou Cuzco às 7h da manhã no horário de Brasília (5h de Cuzco), chegou a Lima por volta das 12h para fazer uma conexão rumo a São Paulo, onde desembarcou às 17h. Na capital paulista, o grupo esperou cerca de seis horas até o embarque para o Rio, às 23h15m. Autor do terceiro gol na partida contra o Cienciano, o lateral-esquerdo Juan ficou com a família em São Paulo, assim como Marcinho e Diego Tardelli.

Marcio Braga elogia profissionais do clube

Para o presidente, Fla fez o seu papel em Cuzco e mostrou não temer nada

A vitória sobre o Cienciano, na altitude de Cuzco, não poderia ter sido melhor para o Flamengo, que praticamente garantiu sua classificação para a segunda fase da Taça Libertadores. Porém, uma outra pessoa, bastante criticada pelos peruanos nos últimos dias, sentiu ainda mais o sabor da vitória. Em nota oficial, o presidente do clube, Marcio Braga, fez questão de ressaltar os profissionais que compõem a comissão técnica rubro-negra, citando nominalmente todos eles.

- A consciência tática repassada aos jogadores pelo treinador Joel Santana; a condição orgânica propiciada pelo departamento médico, encabeçado pelos doutores José Luiz Runco e Serafim Borges, e, muito especialmente, o excepcional preparo físico apurado pela equipe chefiada pelo competentíssimo professor Ronaldo Torres levaram o Flamengo a administrar o jogo e os espaços do campo até o apito final, num estádio localizado numa altitude de 3.100 metros - diz.

Sobre as críticas que recebeu antes da partida, Marcio Braga preferiu não se utilizar de um tom mais rude. Para o manda-chuva do Rubro-Negro, o clube fez a sua parte.

- Fica demonstrado que o Flamengo não teme adversário algum, em lugar nenhum do planeta. Nossa luta é pela vida, pela saúde, pelo esporte. E vai continuar - encerra.

LANCE

Atletas do Flamengo desembarcam no Rio já pensando no Bota

Com uma hora e meia de atraso, delegação retorna após vitória no Peru

Flamengo venceu o Cienciano na altitude de Cuzco (PER) por 3 a 0 - Juan marcou o terceiro gol (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

LANCEPRESS!\ O vôo do Flamengo retornando do Peru, onde enfrentou o Cienciano pela Libertadores, estava previsto para chegar às 22h30min, ao Rio de Janeiro, porém, o avião pousou apenas à 0h20min. Mas, mesmo com o desgaste, os jogadores rubro-negros desembarcaram já pensando na semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo, no domingo.\

- A vitória foi muito imopirtante, mas já ficou para trás. O pensamento é só no Botafogo e em chegar a mais uma decisão. Apesar do cansaço todos estão concentrados no objetivo, que para a gente é a semifinal - declarou o meia Ibson no desembarque da equipe na madrugada desta sexta-feira.

O Flamengo embarcou em Lima e fez escala em São Paulo antes de chegar ao Rio. Na quarta-feira, o clube da Gávea derrotou o Cienciano por 3 a 0, na cidade peruana de Cuzco e garantiu sua vaga nas oitavas-de-final da competição sul-americana. Autor do primeiro gol do jogo, o meia Renato Augusto comentou sua atuação e confirmou as palavras do companheiro.

- Foi um dos meus melhores jogos esse ano e ficamos felizes com a vitória. Agora, temos que pensar no Botafogo, pois praticamente não tivemos tempo de recuperação. A viagem foi longa e cansativa - comentou o atleta rubro-negro na saída do aeroporto.

Apesar do horário, cinco torcedores do Flamengo acompanharam o desembarque da delegação. Desde as 21h no Aeroporto Internacional Tom Jobim, eles carregavam uma enorme bandeira rubro-negra, cantavam bastante e faziam muita festa a cada atleta que passava por eles.

Joel Santana: 'Não nos deram nem um copo de água'

Técnico do Flamengo reclama do serviço de bordo na volta do Fla

LANCEPRESS!

A viagem do Peru para o Rio de Janeiro, com conexão em São Paulo, foi cansativa por si só para a delegação do Flamengo. Contudo, o último trecho tornou-se mais desagradável pelo ineficiente serviço de bordo prestado aos rubro-negros.

Quem reclamou foi o comandante Joel Santana:

- Não nos deram deram sequer um copo de água - reclamou o técnico da equipe da Gávea ao desembarcar na madrugada desta sexta-feira no Rio de Janeiro, após a vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, na cidade peruano de Cuzco, 3.340 metro acima do nível do mar.

Segundo o treinador, mesmo com o desgaste provocado pela longa viagem, o time do Flamengo estará preparado já nesta sexta para a semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo, no domingo, no Maracanã - se conquistar o turno, o clube será campeão estadual sem a necessidade de decisão.

- Não dá nem para definir como foi cansativo o vôo. A viagem foi cansativa, mas nesta sexta o time já estará pronto para fazer um bom papel contra botafogo - afirmou Joel Santana, que comanda treinamento à tarde, a partir das 16h. O elenco inicia concentração às 21h da noite de sexta.

Com a vitória contra o Cienciano (PER), o time rubro-negro conquistou, com uma rodada de antecedência, sua vaga nas oitavas-de-final da Libertadores. Questionado se tem preferência por algum rival no início da fase de mata-mata, o técnico declarou que não, com um argumento simples.

- Quem trabalha no Flamengo não escolhe adversário - disse Joel Santana, no Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Com os resultados até o momento, o clube carioca pegaria na próxima fase o River Plate (ARG).

"DESFALQUES"

A delegação do Flamengo desembarcou no Rio de Janeiro sem três jogadores: o lateral-esquerdo Juan, o meia Marcinho e o atacante Diego Tardelli. Porém, não há motivo para a torcida rubro-negra ficar preocupada: como têm família em São Paulo, os três ficaram na capital paulista, ultima escala do vôo antes do Rio.

A presença dos três jogadores no treinamento desta tarde, na Gávea, no entanto, está confirmada pelo clube.

Psicólogo sugere frieza ao time do Flamengo

Paulo Ribeiro alerta para a serenidade que o Rubro-Negro teve em Cuzco

Um dos responsáveis pela excelente postura de maturidade do Flamengo na vitória pela Libertadores, em Cuzco, o psicólogo do clube, Paulo Ribeiro, não vê razões a mais para motivar seus jogadores quando o assunto é clássico. Para ele, jogos deste naipe já requerem empenho sem que seja necessária a conscientização dos atletas.

Sobre as últimas confusões entre Flamengo e Botafogo, Paulo Ribeiro tem feito um trabalho gradativo para manter o controle emocional dos jogadores em dia. Segundo ele, se o time jogar com a serenidade que teve contra o Cienciano, a possibilidade de vitória cresce.

– Estou fazendo um trabalho de regularidade emocional, por isso não terá DVD especial para esse jogo. A motivação é vencer e a vitória no Peru serviu como um excelente incentivo – afirmou.

Márcio Braga: 'Briga contra altitude continua'

Presidente elogia atuação do time e dos médicos rubro-negros

LANCEPRESS!

O Flamengo venceu e convenceu contra o Cienciano, mesmo na altitude de Cusco, no Peru. O placar de 3 a 0, porém, não faz com que o clube desista da briga para não jogar em cidades muito altas. O presidente Márcio Braga garante que a luta continua.

- Desde o ano passado essa questão continua. Conquistamos parcerias importantes. Além do presidente da CBF, temos a parceria do presidente da Fifa e do Michel Platini, da Uefa - contou Márcio Braga á Rádio Brasil.

O presidente rubro-negro também comentou a atuação do time na vitória desta quarta. Ele elogiou a postura dos atletas e também os médicos do clube:

- É momento muito feliz e um dia de vitárias marcantes. Ganhamos no futebol, com performance digna dos maiores elogios, com um time maduro e um comportamento em campo maravilhoso. Temos também que destacar o trabalho dos médicos que prepararam os atletas. Foi formidável. E ganhamos também no basquete, do Boca Juniors. É o momento de vitórias.

Preparador físico comenta desempenho do Fla

Ronaldo Torres elogiou a equipe que trabalhou na preparação dos jogadores\ LANCEPRESS!\

O preparador físico do Flamengo, Ronaldo Torres, não foi modesto ao falar do desempenho dos jogadores em Cuzco. O profissional, que não viajou com a delegação rubro-negra por já ter se sentindo mal na altitude, elogiou o grupo que trabalhou com ele na preparação dos jogadores e comentou que já esperava um bom resultado.

- Devido ao intenso trabalho que foi feito com os jogadores para a partida, eu tinha certeza que o resultado seria favorável. Eu afirmei que o time estaria bem preparado e a confirmação todos viram. Mas isso não se deve só a mim, mas a todos que trabalharam comigo. Fizemos um bom planejamento, agora estamos colhendo os frutos - declarou à Rádio Brasil.