Notícias

Clipp 11/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Em busca da redenção

Na estréia de Fábio Luciano, Fla inicia contra o Náutico série de jogos em casa

Legenda da foto: FÁBIO LUCIANO estréia prometendo 100% coração para superar deficiência física

Márcio Tavares

Na simples matemática, com apenas 12 pontos, o Flamengo ainda vai ter de melhorar muito para sair da 19ª posição no Brasileiro. O que não acontecerá mesmo que vença o Náutico hoje, às 18h10m, mas sua volta ao Maracanã, num jogo que promete ingredientes dramáticos, também pode ter contornos de euforia e otimismo. O rubro-negro promove a estréia do zagueiro Fábio Luciano, mas, na opinião de todos no clube, o maior reforço para o combalido time é exatamente o estádio.

Ao voltar ao seu terreno, o Flamengo espera renovar suas forças no grito da torcida para buscar a redenção. Nos próximos 18 jogos da competição, apenas quatro serão fora do Rio. A esperança é de que, jogando diante de sua massa, a equipe saia da zona de rebaixamento, dando ao técnico Joel Santana oxigênio suficiente para chegar à última rodada com a casa mais ou menos arrumada.

Joel inicia expurgo na zaga e no meio

Ontem, Joel deu um passo muito óbvio em relação ao futuro do Flamengo sob seu comando. Enquanto a diretoria tinha suas atenções voltadas para o pedido de efeito suspensivo para a punição aplicada a Souza, numa decisão que ficou de ser anunciada hoje pelo STJD, o treinador dirigia um coletivo revelador no Ninho do Urubu. Sem Obina e Paulo Sérgio, ele escalou Leonardo na frente e mexeu no meio-campo.

O ataque pode ser alterado. Leonardo vai para o banco se o STJD der o pedido de efeito suspensivo para Souza, por quem o Flamengo recusou proposta de três milhões de euros, feita por um empresário que pretendia colocá-lo na Espanha (rejeitou também uma de dez milhões de euros por Renato Augusto).

Tentando arrumar a casa pela retaguarda, Joel Santana, além da estréia de Fábio Luciano, lança o apoiador Rômulo, de 20 anos. O técnico também iniciou o expurgo em massa na defesa, oficializando o afastamento dos zagueiros Moisés, Thiago, Irineu e Helder, além de Toró e Marcinho no meio. Eles sequer foram convidados para ouvir a palestra do técnico antes do coletivo. Ronaldo Angelim, que teve seu contrato renovado até dezembro do ano de 2008, salvou-se com honras.

- Ficou a impressão de que em Curitiba ele fugiu da raia, mas não foi exatamente isso. Ele soube que Irineu ia ser substituído e disse que estava com dor na coxa para tentar proteger o companheiro. Angelim é um dos poucos com coragem para dar a cara a tapa e defender um colega. Fez isso no ano passado e está fazendo de novo - disse Kleber Leite, vice de futebol.

É nesse clima, pensando no futuro, mas sem deixar para amanhã o que pode fazer hoje, que Joel tenta se levantar dos últimos tropeços:

- Quando não se ganha, a gente mexe até chegar ao ponto ideal.

Mesmo fora do ponto, o experiente Fábio Luciano avisa:

- Posso não estar 100% fisicamente, mas estou 100% no coração. Parece que estou aqui há um ano e não há uma semana.

Rômulo, que está no Flamengo desde os 13 anos, concorda.

- Sou novo, mas já fiz 140 jogos pelo Flamengo e me orgulho muito disso. Pressão aqui é normal.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Renato Augusto e Leonardo (Souza). Náutico: Eduardo, Onildo, Daniel Paulista e Vágner; Deleu (Rafael Mineiro), Elicarlos, Radamés, Acosta e Hamilton; Felipe e Ferreira. Juiz: Paulo César Oliveira (SP).\ TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN\

Jornal dos Sports

Joel muda o Fla para duelo contra o Náutico

A situação do Flamengo no Brasileirão não é das melhores. Comandando um time que ocupa a penúltima colocação no torneio, Joel Santana decidiu mexer no time. As duas novidades serão o apoiador Rômulo, promovido dos juniores, e Fábio Luciano, zagueiro que veio do futebol alemão para reforçar a equipe. O comandante rubro-negro falou sobre os dois jogadores.

“Nem preciso falar muito do Fábio Luciano. É um jogador com grande experiência, um líder, campeão em todas as equipes pelas quais atuou. O Rômulo é um ótimo atleta, tem mais de 140 partidas pelo Flamengo nas divisões de base. Temos jogadores jovens de boa qualidade, vou apostar neles pois sei que serão os titulares da equipe no futuro”, comenta o técnico, em entrevista à Rádio Tupi.

No treino realizado nesta sexta-feira, Joel escalou na equipe titular: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Roger; Renato Augusto e Leonardo. Ficaram na reserva Diego, Rodrigo Arroz, Tiago Salles e Marlon; Luizinho, Jaílton, Marcinho, Léo Lima e Egídio; Maxi Biancucchi e Souza

A estréia das duas apostas do técnico será contra um time em ascensão. O Náutico conseguiu fugir da zona de rebaixamento após conquistar três vitórias e um empate nos últimos quatro jogos, prometendo dar trabalho para o Urubu. O jogo será no próximo sábado, às 18:10, no Maracanã.

Samba de Cartola para embalar o Mengão

Time precisa derrotar o Náutico hoje para tentar debelar a brutal crise instalada na Gávea

Thiago Bokel e Nathan de Lima

Wallace Teixeira

O zagueiro Fábio Luciano (E) faz a sua estréia hoje contra o Náutico, no Maracanã. Novo xerife, ele tem a missão de comandar a defesa daqui para a frente

“Amanhã, a tristeza vai transformar-se em alegria e o sol vai brilhar no céu de um novo dia, vamos sair pelas ruas (...)”, nunca o samba “Cor da esperança”, do sambista tricolor Cartola caiu tão bem na agoniada torcida rubro-negra, que não agüenta mais sofrer com as derrotas intermináveis e vislumbra na partida de hoje, às 18h10m, no Maracanã, contra o Náutico, a oportunidade de ressurgir neste Brasileiro.

Muito mais do que os três pontos, esta noite será o reencontro dos torcedores com o time, que luta pela redenção e afirmação de um grupo que há pouco mais de três meses comemorava o título carioca. Agora, a situação é bem diferente. A equipe que hoje sofre na penúltima colocação na tabela é bem diferente daquela que coloriu o Rio de vermelho e preto no dia 6 de maio.

Duas caras novas se apresentarão: o zagueiro Fábio Luciano, que fará a sua estréia no Rubro-Negro, e o jovem cabeça-de-área Rômulo, revelado nas divisões de base do Flamengo e que terá a sua primeira oportunidade entre os profissionais. A pressão de defender o clube de maior torcida do Brasil, no entanto, não abala o jogador.

“Cheguei ao Flamengo com 13 anos e sei o que representa vestir esta camisa. Estou pronto para jogar e não tenho medo da pressão. Sinceramente, até prefiro jogar com a casa cheia, já que, quando era dos juniores, poucas pessoas me viam atuar”, comparou Rômulo.

A partida marcará o retorno do Flamengo à cidade depois de quase dois meses afastado. O último jogo da equipe no Rio foi dia 16 de junho, no empate com o Internacional. Depois de tanto tempo longe do seu time, chegou a hora da torcida comparecer em grande número para ajudar o Fla a sair da zona de rebaixamento.

Fábio Luciano diz que vai jogar com o coração

O zagueiro Fábio Luciano faz sua estréia hoje, contra o Náutico, tentando resolver os problemas do setor que sempre atormentaram neste Brasileiro. Ele chegou ao clube há uma semana, mas os gols sofridos para o Santos e o Atlético-PR fizeram Joel Santana antecipar a primeira participação do zagueiro com a camisa rubro-negra.

Fábio Luciano treinou na tarde de ontem, no Ninho do Urubu, ao lado do seu companheiro de posição, o zagueiro Ronaldo Angelim, mas, ainda visivelmente fora de ritmo, errou algumas jogadas no coletivo, que terminou 0 a 0.

“Tive pouco tempo para me preparar, mas estou trabalhando muito para ajudar os meus companheiros neste momento complicado. Acho que precisamos da força e da energia de todos para sairmos desta situação. Não vou estar 100% fisicamente para o jogo, mas vou fazer de tudo para estar 100% de coração”, disse Fábio Luciano, dizendo estar acostumado a jogar sob pressão.

“Já passei por isso outras vezes. Não perderei o meu sono mesmo que haja pressão. Tenho um pouco de ansiedade, mas estou pronto para jogar”, completou.

Joel explicou o motivo da antecipação da estréia do atleta: “Fábio Luciano é um jogador experiente, é um bom zagueiro, um verdadeiro líder. Ele foi capital em todas as equipes por onde passou.”

Departamento jurídico do Fla em alerta

O departamento jurídico do Flamengo terá muito trabalho nos próximos dias. Além de tentar conseguir o efeito suspensivo para que o atacante Souza tenha condições de jogo, sem ter que cumprir as três partidas restantes a que foi punido, ainda há a situação do técnico Joel Santana, que será julgado na próxima quarta-feira no STJD porque teria motivado os jogadores a baterem nos do Santos durante a partida do último domingo. Ele foi indiciado no artigo 279 (Incitação à agressão física).

“Vou deixar nas mãos dos advogados do clube. O Michel Assef Filho saberá lidar com isso. Não discuto essas questões jurídicas. Quarta-feira vou ao STJD explicar o que aconteceu”, explicou o treinador, que poderá pegar pena de um a dois anos de suspensão.

Já o caso do atacante Souza, punido com cinco jogos de suspensão, poderá sofrer uma reviravolta. Os procuradores do caso recorreram da decisão e o jogador pode ter a pena aumentada. O advogado do clube, no entanto, acredita que Souza pode até conseguir jogar hoje.

“Ainda não recebi a confirmação, estou esperando a resposta do presidente do STJD. Se ele despachar até à hora do jogo, Souza jogará”, disse Michel Assef Filho.

Fla não perde para o Náutico desde 1984

Se o histórico dos confrontos contra o Náutico entrar em campo na próxima partida, o Flamengo já pode se sentir confiante. Em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro, o time da Gávea tem 16 vitórias contra apenas duas do Timbu.

A última derrota do Urubu para o alvirrubro pernambucano foi em abril de 1984, partida realizada na casa dos adversários.

O Fla entra em campo contra o Náutico no sábado, às 18h10, no Maracanã. Se vencer, a equipe carioca não deixa a zona de rebaixamento, mas já respira melhor na luta para não cair para a segunda divisão.

Flamengo derrota o Arsenal no Mundial Sub-19 da Malásia

Kayke tem 19 anos

O Flamengo venceu, nesta sexta-feira, o Arsenal por 2 a 1 no Torneio Internacional Sub-19 Malásia e credenciou-se para chegar às quartas-de- final da competição. O time rubro-negro empatou com o Milan por 1 a 1 na estréia. Agora ele soma 4 pontos e ocupa a liderança do Grupo A já que marcou um gol a mais que o time italiano que está na segunda posição.

O placar foi aberto pelo Arsenal aos 16 minutos da primeira etapa com um gol de . O gol de empate rubro-negro foi assinalado pelo atacante Kayke dois minutos após. O desempate aconteceu aos 4 minutos da segunda etapa através do mesmo Kayke que cobrou penalti sofrido por Vander. O time dirigido pelo técnico Adílio atuou com Marcelo Valverde, Davidson, Anderson Bamba, Welinton e Leonardo, Diego Moura, Vinícius Colimbiano, Erick Flores e Vander (Renan), Pedro Beda (Diego Oliveira) e Kayke (Antonio).

O Flamengo enfrentará no próximo domingo o Ajax em Kuala Lumpur enquanto Milan e Arsenal jogarão em Alor Star

O Torneio está sendo disputado por 16 equipes divididas em 4 quatro grupos de 4 clubes. Flamengo e Boca Juniors são os clubes sul-americanos envolvidos.

Fla treina na Granja para clássico contra o Flu

O momento conturbado em que o Rubro-Negro está vivendo está provocando algumas mudanças na rotina da equipe. O vice-presidente de futebol Kleber Leite anunciou que o Flamengo, além de ficar em regime permanente de concentração, deverá viajar segunda-feira para Teresópolis, mais especificamente para a Granja Comary, onde o time terá um período de três dias de preparação para o grande clássico com o Fluminense na próxima quinta-feira.

Joel recorre à base do Flamengo

Sempre quando está em uma situação delicada, o Flamengo apela para os jogadores revelados nas divisões de base do clube. Assim como fez na sua passagem em 2005, o técnico Joel Santana admitiu que pretende utilizar o zagueiro Thiago Salles e o cabeça-de-área Rômulo, que, inclusive, foram relacionados para a partida de sábado contra o Náutico.

Mariana Brochado pronta para a volta por cima nas piscinas

Bianxa Reis

De olho em Pequim, Mariana já voltou a treinar forte no Flamengo

Passado o pesadelo de não ter podido participar dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a nadadora Mariana Brochado já começa a pensar na conquista do índice para a Olimpíada de Pequim, em 2008. Ela ja retornou aos treinos na piscina do Flamengo.

Segundo a carioca, Aacabou perdendo a vaga no Pan após ter ficado em quinto lugar no Troféu Maria Lenk, em maio deste ano, o período durante os Jogos foi um momento bem difícil da sua carreira. Porém, Mariana afirmou que isso já faz parte do passado.

"Agora que terminou o Pan eu estou mais tranqüila e fica mais fácil começar a pensar em outras coisas. Porque eu estava vivenciando aquilo tudo sem opção, porque afinal de contas estava sendo realizada aqui no Rio, na cidade onde eu moro. Então era impossível não pensar, porque aonde eu olhava algo me lembrava e logo eu pensava: Putz, eu estou fora! Mas tudo bem, eu participei de outras formas do Pan, como torcedora e como comentarista. E esse assunto agora é uma página virada na minha vida.", afirmou a carioca de 22 anos, que tentará o índice olímpico na mesma prova que a deixou fora do Pan, os 400m livre.

Um mês e meio longe das piscinas, devido a uma lesão nas costas, Mariana voltou a treinar nesta semana no Flamengo e disse que dentro de quinze dias já deve voltar ao ritmo normal de treinamento, cinco horas por dia, para readquirir a forma física e técnica.

Mariana Brochado já fez história na Olimpíada de Atenas-2004, quando o revezamento 4x200m livre do Brasil conseguiu uma vaga na final da competição, o que foi considerado um grande resultado.

O Dia

Flamengo: Novidades para fugir do buraco

Joel Santana muda o esquema para 4-4-2 e escala Fábio Luciano, Rômulo e Leonardo

Marluci Martins

Rio - O relógio de R$ 200 que o cabeça-de-área Rômulo usa no pulso tem para ele valor bem menor do que uma vaga, hoje, no time titular do Flamengo. Assim como não tem preço para o zagueiro Fábio Luciano estrear justamente no Maracanã, palco de seu título mundial, pelo Corinthians. Os dois jogadores e o atacante Leonardo esperam dar uma nova cara ao Flamengo, no jogo contra o Náutico, a partir das 18h10.

As três apostas do técnico Joel Santana ganham espaço na mudança de filosofia de um trabalho que não vinha dando certo. Pelo menos hoje, o Flamengo abandona o esquema com três zagueiros, para entrar em campo num 4-4-2, no qual Renato Augusto vai se revezar com Roger na função de encostar em Leonardo.

O atacante foi escalado graças à ausência de Obina, afastado até que emagreça, e Paulo Sérgio, suspenso. “Não estou querendo mexer ou inventar muito. Já foi tentada muita coisa e não adiantou. Continuamos na antiga situação. Vamos tentar uma marcação diferente. Nosso adversário joga com um atacante enfiado e outro que vem de trás, que, por ter de ser vigiado de perto, será guardado por um cabeça-de-área. Essa é uma idéia. Vamos ver se vai dar certo”, disse Joel, justificando a opção dessa vez por apenas dois zagueiros, Ronaldo Angelim e Fábio Luciano.

O risco de lançar o recém-contratado Fábio Luciano, parado há três meses, pode ter um preço alto, mas Joel aposta todas as suas fichas no mais novo reforço do Flamengo. “Ele tem 32 anos, foi campeão onde jogou e rodou o mundo. É experiente e vai dar tranqüilidade à defesa”, disse o técnico do Flamengo, sem medo de ser feliz na sua escolha.

Assim como não tem medo também de botar no fogo o jovem Rômulo, de 20 anos, que pode se queimar, caso o Flamengo perca a terceira partida sob seu comando. “Ele foi feito e criado no Flamengo. Já estamos começando a fazer uma mexida para dar oportunidade a esses garotos. Vou apostar gradativamente neles”, destacou Joel, que decidiu barrar Irineu e Rodrigo Arroz

NOVIDADE NO BANCO

Thiago Salles, outro jogador criado na Gávea, também pode ter sua chance, pois ficará no banco de reservas, esperando sua hora. A de Rômulo já chegou e seu relógio de R$ 200 não lhe deixa dúvidas: ainda há tempo de o Flamengo reagir no Brasileiro, mas não muito. “Tenho que tomar decisões rapidamente. O tempo é curto’, admitiu o técnico Joel Santana.

"Não posso ser o único responsável pelos resultados"

Obina foi o primeiro a sair do treino, ontem, no Ninho do Urubu. Entrou no carro e foi embora, dispensado da concentração. Mas, na segunda-feira, ele estará com o grupo em Teresópolis, onde o time vai se preparar para o jogo contra o Fluminense (dia 16).

Em entrevista ao site Globoesporte.com, Obina falou de sua mágoa: “Não posso ser o único culpado pelos resultados. Falar do meu peso é me colocar contra os torcedores. E isso não pode ser feito”.

Obina deixou claro seu descontentamento por ter sido afastado. Ele não aceita ser responsabilizado pela má fase do time: “O pessoal me colocou para jogar e eu queria jogar. Fiz o gol contra o América-RN e estava tudo certo. Agora, sou o único culpado? Vou trabalhar para retornar ao time o mais rapidamente possível”.

Apesar da tristeza, ele vai cumprir a decisão da diretoria: “Claro que fiquei chateado. Mas não tenho do que reclamar. Vou aceitar a decisão e, como eu disse, seguir trabalhando para voltar a jogar. O meu objetivo é ajudar o Flamengo a sair dessa”.

Rômulo ganha nova chance

Aos 20 anos, Rômulo não tem medo de se queimar na fogueira em que se encontra o Flamengo. Pelo contrário. Já havia perambulado há algum tempo nos profissionais, sem se firmar.

Ele encara a chance de hoje como uma nova porta que Joel Santana lhe abre. “Eu só tinha 18 anos, o Cuca me puxou para os profissionais, mas machuquei o tornozelo”, lembrou Rômulo, numa volta ao passado.

Quando olha para trás, o cabeça-de-área rubro-negro vê também sua chegada ao clube, quando tinha apenas 13 anos. E recorda, não muito distante, a conquista do tricampeonato estadual de juniores, em cima do Vasco. “Estou desde os 13 anos no Flamengo. É com muito orgulho que sempre digo isso”, afirmou, sorridente.

Apesar de jovem, Rômulo entende que tem potencial para merecer uma vaga na tão questionada defesa rubro-negra: “Isso não está me assustando, não. Gosto de atuar assim. Não gosto de jogar sabendo que ninguém está me vendo. Se Deus botou essa oportunidade no meu caminho, tenho de aproveitá-la, com muita vontade”.

Para quem não o conhece, ele vende o seu peixe: “Sou um jogador de marcação, mas também sei sair jogando. Não sou de fazer faltas. Só que, nos juniores, se a gente perde, ninguém diz nada. No profissional, o mundo cai numa derrota”.

A volta a um palco que traz boas lembranças

O palco não poderia ser melhor para uma estréia. Foi no Maracanã que o zagueiro Fábio Luciano conquistou o título mundial de clubes da Fifa pelo Corinthians, em 2000. Agora, a missão é outra: agüentar firme os 90 minutos, apesar de não atuar há três meses.

O jogador, que estava no Colonia, da Alemanha, garantiu que vai dar o máximo pelo Flamengo, hoje à noite, contra o Náutico. “Não vou me poupar, não. Não vou dosar. Vou correr o quanto puder”, disse Fábio Luciano, sem saber se vai suportar o esforço de toda a partida.

Para o zagueiro estreante, a questão física ainda preocupa, mas o ambiente é dos melhores no Flamengo. “Estou aqui há uma semana, mas tenho a impressão de que já estou há um ano com esses jogadores”, disse Fábio Luciano, confessando estar ansioso para estrear.

Flamengo anuncia pacotão de medidas contra o rebaixamento

Marluci Martins

Rio - O Flamengo está amarrado na zona de rebaixamento do Brasileirão e, para desatar os nós que o impedem de subir na tabela, o vice de futebol Kléber Leite e o técnico Joel Santana anunciaram nesta última quarta-feira um pacote de medidas. Obina será afastado até que consiga perder peso, o time ficará preso em concentração permanente e dois jogadores que vêm dos juniores serão aproveitados.

1 - OBINA AFASTADO

“Obina não atravessa um momento feliz no condicionamento físico e está acima do peso. Quando voltar ao normal, ele retorna”, disse Kléber Leite. A decisão teve um dedo de Joel Santana, que foi técnico de Obina no Vitória:

“Eu já vinha conversando com ele sobre alimentação. Não podemos expor uma pedra preciosa como ele, sabendo que não está bem”.\ A decisão só surpreende porque Obina foi titular nos dois jogos em que o Flamengo foi dirigido por Joel. O agravante: além de Souza, Paulo Sérgio, que levou o terceiro amarelo, não poderá enfrentar o Náutico, sábado.\ Maxi Biancucci e Leonardo são as opções de Joel, que também gosta de Renato Augusto adiantado.\

2 - CONCENTRAÇÃO

“O time ficará em concentração permanente, até que saia desse sufoco”, decretou Kléber Leite, anunciando que está pedindo à CBF a liberação da Granja Comary, em Teresópolis, para que o time possa se afastar do Rio a partir de segunda-feira.\ A medida não foi bem digerida pelos jogadores, que dormiram pela última vez em casa há uma semana. A concentração começou ontem e, como o time joga no sábado, haverá uma folga inédita, para que os jogadores passem o Dias dos Pais, domingo, com a família.\

3 - PRATA DA CASA EM ALTA

“Os jovens terão mais oportunidades”, disse Kléber Leite, referindo-se ao cabeça-de-área Rômulo e ao zagueiro Thiago Salles, que conversaram por alguns minutos ontem com Joel Santana.

“Conversei com eles para sentir como estão. Gostaria de lançá-los num momento melhor, até para não queimá-los, e estou pensando com carinho nessa situação”, afirmou Joel. Assim, o Flamengo poderá ter uma nova zaga, sábado, no Maracanã, com Thiago Salles — um dos destaques do Flamengo na conquista do Estadual de Juniores — e o recém-contratado Fábio Luciano, liberado pelo preparador físico Ronaldo Torres

Obina precisa perder mais de 2 quilos

Marluci Martins

Rio - A missão de Obina é quase tão difícil quanto a do Flamengo, atolado na zona de rebaixamento: o atacante precisa perder três por cento de gordura. O que, numa avaliação superficial do preparador físico Ronaldo Torres, deve ser o equivalente a 2,5 quilos.

“Se o Obina chegar a 10,5 de percentual de gordura, vou soltar foguete. Mas 12 por cento já seriam aceitáveis no caso dele, que está com 15 por cento”, afirmou o preparador. Ronaldo chegou ao Flamengo com Joel Santana e estava presente no vestiário quando Obina foi informado de seu afastamento temporário: “Ele tomou um baque, mas entendeu”, disse Ronaldo.

Segundo o preparador, Obina vai continuar treinando com o grupo, mas terá de fazer um trabalho especial para emagrecer. Ele acredita que o jogador vai precisar de uma a duas semanas para chegar ao peso ideal. A regra não vale somente para ele:\ “Atleta de futebol não pode ser gordo. Isso vale para todo mundo. Ainda vou ver os outros casos. Quem tiver mais de 11 por cento de gordura corporal vai treinar mais”.\

Além de trabalhar em dobro, Obina terá a vigilância da nutricionista Sílvia.\ “Ela vai entrar no circuito. Se ele não cuidar de sua alimentação, não vai adiantar nada ficar treinando”, antecipou Ronaldo, programando para o atacante um trabalho “moderado e longo para queimar gordura”\

Renato Augusto reclama do regime de concentração

Marluci Martins

Rio - Ninguém gostou do regime de concentração decretado pela diretoria e comissão técnica do Flamengo. Um dos que reclamaram foi Renato Augusto, que disputou o Mundial Sub-20, no Canadá, o que aumentou a saudade que sente da família.

“Viajei um mês com a Seleção Sub-20 e parei em casa só dois dias. Gostaria de ficar um pouco mais com a minha mãe e a namorada. Queria muito ficar em casa, mas vou fazer o quê? A gente não pode falar nada”, queixou-se o apoiador.

Renato Augusto não vem sofrendo somente com a saudade que sente de casa. Ele tem se sentido mais cobrado do que o normal, nessa má fase atravessada pelo time.

“Quando o momento do clube era bom, eu estava sempre bem. Agora, vejo muita gente falando que estou mal. Tinham que empurrar a responsabilidade para cima de alguém. Tenho que assimilar as críticas”, lamentou. “No Flamengo, você vai do céu ao inferno em 30 segundos, e vai do inferno ao céu”, acrescentou o apoiador.

Apesar de o Palermo ter feito sondagens para contratar Renato Augusto, o jogador negou ter recebido qualquer proposta do clube italiano.

“Já conversei sobre isso com meu procurador e nada chegou a mim. Minha cabeça está no Flamengo. O jogo contra o Náutico será uma final para a gente”, disse.

Gazeta Esportiva

Flamengo enfrenta o Náutico para tentar driblar a crise\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Assim como vem se tornando comum nos últimos anos, o Flamengo tem feito campanha ruim no Campeonato Brasileiro e luta contra o rebaixamento. Na penúltima colocação da tabela, com apenas 12 pontos, o Rubro-Negro carioca recebe o Náutico, às 18h10 deste sábado, , no Maracanã. O time da Gávea venceu apenas dois de seus 14 jogos na competição. Já o Timbu, que soma 20 pontos e está na décima sexta colocação, tenta embalar depois de duas vitórias consecutivas.\ Novamente vivendo o inferno astral e o fantasma da segunda divisão, o Flamengo chega para a partida recheado de problemas. Para tentar manter o foco no jogo deste sábado, o técnico Joel Santana antecipou a concentração do time em um dia, com os jogadores se reunindo em um hotel já na noite da última quinta-feira, fato que não agradou alguns atletas.\

'Preferia ter ido para casa, ficar um pouco com a minha família. Temos viajado muito nas últimas semanas', comentou o meia Renato Augusto, que também prefere não comentar um possível interesse do Palermo-ITA em sua contratação. 'Fiquei sabendo pela imprensa, mas nem quero pensar nisso. Estou focado na partida contra o Náutico e, depois dela, nas outras que ainda teremos. Vamos jogar muitos jogos no Maracanã e chegou a hora de o time e a torcida voltarem a atuar juntos', pediu.

Dentro das quatro linhas, o treinador rubro-negro também tenta ajeitar o time carioca. Acima do peso ideal, o atacante Obina foi afastado por Joel Santana e ficará trabalhando a parte física, situação que não agradou o atacante. 'Fazendo só exercício físico, continuará o problema da falta de ritmo. Estou um pouco chateado, mas vou acatar a decisão como sempre fiz', disse o zodó da torcida rubro-negra.

Como o companheiro de Obina, Paulo Sérgio, recebeu o terceiro amarelo e Souza ainda cumpre pena imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o ataque do Flamengo será formado por Leonardo e o argentino Maximiliano Biancucchi. Na defesa, o Flamengo terá a estréia do experiente Fábio Luciano, contratado para tentar solucionar os inúmeros problemas do setor, que teve também o afastamento de Irineu e Ronaldo Angelim.

No Náutico, o técnico Roberto Fernandes aposta na força ofensiva do time para surpreender o Flamengo no Rio de Janeiro. Nos últimos dois jogos no Brasileiro, o Timbu marcou nove gols. Um dos destaques do setor, o atacante Felipe sonha com mais três pontos fora. 'Vamos para o Rio de Janeiro respeitando o Flamengo, mas sabendo que podemos vencer como fizemos com o América-RN na última semana, quando também vencemos fora de casa', afirmou o atacante do Timbu.

Apesar das vitórias nas últimas partidas, o Náutico terá mudanças para este sábado. Machucado, o lateral-direito Sidny foi vetado pelos médicos e não joga. Com isso, o zagueiro Vágner deve ser deslocado para o setor, abrindo vaga para o retorno de Toninho, que cumpriu suspensão na última rodada. Já o volante reserva Tales recebeu o terceiro amarelo e também fica de fora.

Procurador recorre decisão do julgamento de Souza

Rio de Janeiro (RJ) - Souza terá que voltar aos tribunais para se defender das acusações feitas contra ele após a partida contra o Grêmio. Isso porque o procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Luis Felipe Carrapatoso, entrou com um recurso nesta sexta-feira para rever a punição do atacante, que havia sido pego cinco partidas de suspensão depois de agredir o meia Tcheco.\ Segundo Carrapatoso, a pena deveria ser maior, visto que o atleta teria cometido uma atitude grave, além de ser reincidente. Vale lembrar que o centroavante já havia pego um gancho de duas partidas em junho.\

Após a defesa feita pelo advogado Rubro-negro carioca, Michel Assef, Souza foi desqualificado do artigo 254, que previa a punição por mais tempo, e foi julgado no 253 e no 258.

A data do novo julgamento ainda não foi definida. O Flamengo ainda terá que apresentar sua argumentação para o caso. Caso seja punido, o atacante corre o risco de ter seu contrato rescindido.

Joel é denunciado e pode pegar dois anos de suspensão

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de ter afirmado que foi mal-interpretado, o treinador do Flamengo Joel Santana foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na tarde desta sexta-feira. Ele corre o risco de ficar até dois anos afastado do futebol.\ A alegação é de que o técnico teria incitado publicamente a prática de uma infração durante o confronto contra o Santos, o que vai contra o artigo 279 do CBJD. Vale lembrar que o comandante foi flagrado gritando aos seus jogadores para que dessem “porrada”.\

Depois do incidente, Joel Santana afirmou que sua intenção era a de pedir para que seus comandados marcassem melhor seu adversário. O treinador do Peixe, Wanderley Luxemburgo, defendeu seu companheiro de profissão.

Denunciado pelo procurador Marcelo Jucá, o técnico do Flamengo será julgado na próxima quarta-feira, a partir das 18h (horário de Brasília), pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD.

Jovem Rômulo será a novidade para este sábado

Gazeta Press

Rio de Janeiro (RJ) - Insatisfeito com o futebol apresentado pelo Flamengo na derrota para o Atlético Paranaense, o técnico Joel Santana aproveitou o coletivo desta sexta-feira para confirmar mudanças na equipe. Uma das novidades fica por conta da presença do jovem volante Rômulo, que ganha uma chance entre os titulares.\ “Vou continuar mexendo na equipe até encontrar a formação ideal”, afirmou treinador. Bem mais experiente do que Rômulo, o zagueiro Fábio Luciano estréia e é a aposta de Joel Santana para acabar com as seguidas falhas no sistema defensivo. O jogador barrou Irineu e formará dupla com Ronaldo Angelim.\

“Não preciso falar muito do Fábio Luciano, pois é um jogador que a gente admira, é um líder e que foi campeão por onde passou”, concluiu o comandante.

PeléNet

Flamengo e Náutico fazem duelo contra o rebaixamento

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Flamengo e Náutico enfrentam-se neste sábado, às 18h10, no Maracanã, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os dois times buscam escapar das últimas colocações e da ameaça do rebaixamento. Enquanto o time carioca está na zona da degola, como vice-lanterna do certame, os pernambucanos saíram dela na última rodada.

A situação mais dramática é a do Flamengo. A equipe ocupa a penúltima posição do Brasileiro, com apenas 12 pontos em 14 jogos - quatro a menos do que a maior parte dos adversários. Por isso, os rubro-negros não sairão da zona do rebaixamento nesta rodada mesmo que vençam.

De qualquer forma, o clube carioca precisa do resultado positivo para começar uma seqüência de vitórias que tire a equipe do grupo dos quatro últimos colocados. Além disso, um triunfo impediria a escapada do Náutico, que é o primeiro time fora da zona de risco, com oito pontos a mais do que o Flamengo.

E para chegar à vitória, os anfitriões apostam no apoio da torcida, já que o time voltará a jogar no Maracanã depois de quase dois meses - estádio estava fechado para os Jogos Pan-Americanos.

Mas como não ganharam nenhuma partida no local no Brasileiro deste ano - perderam uma e empataram duas -, os rubro-negros precisam retomar o bom retrospecto no Maracanã alcançado na Série A do ano passado para começar a arrancada, já que sete dos próximos oitos jogos da equipe serão no local.

"A gente quase não jogou em casa neste ano. E no ano passado era uma característica nossa vencer aqui. Temos de começar a fazer isso novamente. Vamos ter vários jogos em casa agora e precisamos vencer todos", comentou o meia Renato Augusto.

Já o Náutico, que está em ascensão - vem de duas vitórias seguidas e não perde há quatro partidas -, busca o resultado positivo para não voltar à zona do rebaixamento.

Na última quarta-feira, o time saiu do grupo de risco pela primeira vez desde a sexta rodada ao derrotar o Figueirense por 4 a 2, depois de golear o América-RN por 5 a 1, empatar com o Fluminense por 0 a 0 e derrotar o Santos por 2 a 1.

Para o técnico Roberto Fernandes, porém, o Náutico deve tomar cuidado com a soberba. "A reviravolta só foi possível graças à aplicação dos jogadores. Eles compraram a idéia e acreditaram na filosofia de trabalho. Agora, não existe empolgação. Evoluímos, mas precisamos continuar com os pés no chão", disse o treinador.

Joel afasta Irineu, Thiago, Moisés e mais quatro do Flamengo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Irritado com o péssimo desempenho da defesa rubro-negra e com a situação do Flamengo neste Campeonato Brasileiro, o técnico Joel Santana afastou três zagueiros do time para a partida deste sábado, contra o Náutico, no Maracanã, pela 19ª rodada da Série A.

Após dirigir o time em apenas dois jogos, Joel faz 'limpeza' no elenco do Flamengo

Nesta sexta-feira, o treinador excluiu Irineu, Thiago e Moisés da conversa que teve com o elenco no gramado antes do treino, dando uma clara demonstração de que não pretende mais contar com os três no restante da temporada. Além deles, outros quatro jogadores que já vinham sendo pouco aproveitados também podem estar fora dos planos do técnico.

Contratados no fim de 2006 a pedido do ex-técnico Ney Franco, os três zagueiros nunca agradaram à torcida. O mais perseguido sempre foi Irineu, autor do gol contra que decretou a derrota para o Grêmio, resultado que na época afundou o Flamengo para a lanterna do Campeonato Brasileiro. Por isso, no jogo seguinte, torcedores exibiram uma faixa pedindo a saída dele.

Apesar das fracas atuações, Irineu sempre foi titular do Flamengo. O mesmo aconteceu com Moisés no início da temporada. Entretanto, mais tarde, o jogador perdeu a vaga na equipe para Ronaldo Angelim.

Já Thiago sequer conseguiu firmar-se como titular. O zagueiro, que já chegou à Gávea sob a desconfiança da torcida - pois passou mais tempo no departamento médico do Fluminense do que em campo em 2006 -, nunca emplacou uma seqüência superior a quatro jogos pelo time rubro-negro.

Além de Irineu, Thiago e Moisés, o zagueiro Hélder, o lateral-direito Luizinho, o volante Marcinho e o meia Toró também bateram bola em um canto do gramado enquanto Joel conversava com outros 18 jogadores no campo.

Os atacantes Obina - afastado para recuperar a forma - e Paulo Sérgio - suspenso do jogo contra o Náutico - e o meia Leandro Assumpção, que recentemente chegou do Madureira para um período de testes, também não participaram da conversa, mas estão nos planos do técnico.

GloboEsporte

Joel Santana elogia Obina

Treinador diz que tomou a melhor decisão para preservar o jogador rubro-negro

Márcio Iannacca

Joel admite que Obina ficou chateado

O técnico Joel Santana saiu em defesa do atacante Obina, afastado pelo comissão técnica do Flamengo para recuperar o seu condicionamento físico. Para o treinador, o Anjo Negro é especial e precisa ter um tratamento diferenciado para voltar a render com a camisa do time da Gávea.

- O Obina é especial. Conheço o Obina bem melhor do que vocês. Sei qual é a história dele. Quando ele era deconhecido no Vitória, apostamos nele - diz Joel.

Joel diz que Obina ficou chateado, mas que entendeu a atitude da comissão técnica.

- Claro que ele ficou chateado. Qualquer jogador ficaria - afirma.

Fla pega o Náutico em sua volta ao Maraca

Após 55 dias longe do estádio, Rubro-Negro encara os pernambucanos embalados

Fábio Luciano vai fazer sua estréia com a camisa do Fla no jogo deste sábado

Após 55 dias longe do Maracanã, o Flamengo volta a atuar em seus domínios e diante de sua torcida na partida deste sábado, às 18h10m, contra o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro. Enquanto o Rubro-Negro busca uma seqüência de vitórias para sair da zona de rebaixamento e promove a estréia do zagueiro Fábio Luciano, os pernambucanos vão aproveitar a invencibilidade de quatro jogos e a boa fase do uruguaio Acosta para enterrar de vez os cariocas.

O Flamengo ocupa a 19ª colocação na competição, com 12 pontos em 14 jogos. O time pernambucano está em 16º, uma posição acima da zona de rebaixamento, com 20 partidas. Acompanhe o confronto entre o desesperado Flamengo e o ascendente Náutico, em Tempo Real, com vídeos exclusivos, pelo GLOBOESPORTE.COM, e ao vivo pelo Premiere.

Ingressos: arquibancada branca: R$ 25; cadeira inferior: R$ 15; cadeira especial: R$ 100.\ Onde comprar: Gávea, RioSampa, General Severiano, Laranjeiras, Loja Kappa (Av. das América, nº 4.200 - Barra da Tijuca) e bilheterias do Maracanã.\ Promoção Nestlé: arquibancada verde e amarela. Os torcedores podem trocar uma lata de Neston (400g) por uma entrada. Os postos são os seguintes: Sendas (Méier, Largo do Machado e Leblon), Supermecados Extra (Maracanã e Barra 24h), Mundial (Tijuca e Freguesia), Carrefour (Norte Shopping), Prezunic (Duque de Caxias e Campo Grande), Guanabara (Vila Isabel) e Maracanã (somente no dia do jogo, de 11h até o intervalo da partida).\

É a hora de Rômulo e Fábio Luciano

Uma estréia e a promoção de uma jovem revelação ao time profissional. É assim que o Flamengo vai entrar em campo neste sábado. O técnico Joel Santana vai escalar o zagueiro Fábio Luciano, contratado na semana passada pela diretoria, e aposta no jovem Rômulo, tricampeão carioca de juniores pelo Rubro-Negro.

O grande problema do treinador para montar o time é o ataque. Sem Souza, suspenso pelo STJD, Paulo Sérgio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e Obina, afastado da equipe para recuperar a forma física, Joel vai apostar novamente em Renato Augusto, improvisado no setor, e Leonardo.

Para o treinador, a equipe ainda não encontrou a sua melhor formação. Joel desabafou ao falar do time rubro-negro.

- Até achar o time que eu quero, falta tudo. Enquanto o time não vencer, falta tudo. Futebol é resultado, e a gente só pode pensar em um, a vitória. Queremos uma equipe vencedora, competitiva e corajosa - afirma Joel Santana.

No embalo de Acosta

O Náutico chega ao Rio de Janeiro animado com as duas últimas goleadas aplicadas em América-RN e Figueirense. Além disso, o bom retrospecto fora de casa também deixa o técnico Roberto Fernandes confiante em um resultado positivo. Nos últimos cinco jogos distante de Pernambuco, o time venceu três e empatou dois.

Para o jogo deste sábado, o treinador não terá o lateral-direito Sidney, que se machucou contra o Figueira. Rafael Mineiro entra em seu lugar. Os pernambucanos ainda contam com a boa fase do uruguaio Acosta, artilheiro do time no Brasileirão, com seis gols. Na última partida, o gringo marcou duas vezes.

- Vou sair do 3-5-2 e escalar o time no 3-6-1, pois vamos enfrentar uma equipe de respeito e que está com o orgulho ferido. O Flamengo tem a seu favor a maior torcida do Brasil e todo cuidado é pouco - disse.

Rômulo ganha chance entre os titulares

Revelação do Fla é a nova aposta de Joel Santana para melhorar o Rubro-Negro

Márcio Iannacca

Joel Santana conversa com Rômulo e Thiago Salles durante o treino do Fla

O volante Rômulo já atuou no time profissional do Flamengo em 2005. Agora, em 2007, ele ganhar uma nova oportunidade de se firmar na equipe. Desta vez, a chance foi dada pelo técnico Joel Santana e o atleta começará jogando a partida de sábado, contra o Náutico, no Maracanã, pelo Brasileirão.

Com apenas 20 anos, o jogador, que nasceu em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, mostrou personalidade em sua primeira entrevista como profissional em 2007. Para ele, o segredo para ter sucesso na Gávea e jogar com garra e vontade desde o início das partidas.

- Estou esperando essa chance desde que cheguei aqui, com 13 anos. Soube que tenho 140 jogos pelas categorias de base do Flamengo. Jogar no Flamengo sempre tem pressão, mas a diferença agora é que vou atuar pelos profissionais e não pelo time de juniores - diz o volante.

Rômulo aproveitou para se apresentar ao torcedor rubro-negro.

- Sou um volante que marca na bola e sabe sair jogando. Não sou violento. Em campo, não vai faltar vontade para vencer - afirma Rômulo.

Obina vai ao Ninho, mas treina sozinho

Atacante começa o trabalho para recuperar a força física e o poder de arrancada

Márcio Iannacca

Obina acata a decisão do Fla e fica afastado para recuperar a forma física

Afastado pelo vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, e pelo técnico Joel Santana, para recuperar o condicionamento físico, o atacante Obina já começou os trabalhos. Nesta sexta-feira, o jogador foi ao CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, para uma atividade de reforço muscular. Enquanto isso, os demais jogadores participaram do treino tático comandado por Joel.

Mais cedo, Obina conversou com o GLOBOESPORTE.COM e reconheceu que está sem ritmo de jogo. No entanto, ele nega que esteja acima do peso. Clique aqui e confira a íntegra da entrevista.

Fla vai tentar efeito suspensivo para Souza

Caso um novo julgamento seja confirmado, clube quer dar condições de jogo ao atleta

Márcio Iannacca

Souza gostou da decisão do STJD no primeiro julgamento, mas ela pode mudar\ O Flamengo tenta conseguir um efeito suspensivo para escalar o atacante Souza no Brasileirão. Como a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva recorreu da decisão da Primeira Comissão Disciplinar do STJD na punição dada ao jogador, suspenso por cinco jogos, o clube tenta a liberação para contar com o camisa 9.\

Souza foi julgado na última segunda-feira e a punição de cinco jogos - três, pois dois já foram cumpridos - foi comemorada pelo advogado Michel Assef Filho e pelo próprio atacante. No entanto, o jogador já havia sido punido pelo tribunal por sua expulsão na partida contra o Figueirense. Os procuradores querem uma pena maior, já que o atleta é reincidente.

Expulsão e agressão

Pelo cartão vermelho e a agressão ao meia Tcheco na partida contra o Grêmio (assista ao vídeo ao lado), o atacante havia sido indiciado no artigo 253 (praticar agressão física) e 254 (praticar jogada violenta) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Porém, o primeiro item foi descaracterizado e os auditores deram pareceres e penas diferentes. Após uma rápida troca de informações, a punição de cinco jogos foi confirmada pelo presidente da Primeira Comissão.

O presidente do STJD, Rubens Approbato, ainda não apreciou o recurso da procuradoria. O Flamengo vai esperar até a última hora para saber se poderá ou não utilizar o jogador.

Juniores batem Arsenal na Malásia

Fla vence por 2 a 1 em Alor Star e lidera o Grupo A do Torneio Internacional

Fla e Milan lideram torneio: cariocas marcaram mais gols e estão em 1º

O time de juniores do Flamengo deu um importante passo para se classificar para as quartas-de-final do Torneio Internacional da Malásia. Em Alor Star, o Rubro-Negro venceu o Arsenal por 2 a 1, em partida válida pelo Grupo A da competição. Kayke marcou os dois gols. Com o resultado, a equipe de Adílio é a líder da chave, com quatro pontos.

No domingo, o Flamengo volta a campo para enfrentar o Ajax, às 7h50m (horário de Brasília), em Kuala Lumpur. O time precisa de um empate para se garantir na próxima fase da competição. O Milan, que venceu o Ajax por 1 a 0, ocupa a segunda posição, também com quatro pontos. O Rubro-Negro lidera o grupo por ter marcados mais gols.

Lance

Fla terá duas novidades para encarar o Náutico

Rômulo e Fábio Luciano foram confirmados pelo técnico Joel Santana, nesta sexta-feira, no Ninho do Urubu

Joel Santana confirmou nesta sexta-feira após o treino no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande, duas estréias na equipe para a partida desde sábado, às 18h10min, contra o Náutico, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.Tratam-se do experiente zagueiro Fábio Luciano e do jovem meio-campo Rômulo, formado nas divisões de base do clube.

- O Fábio Luciano não precisa falar muito. É um jogador que admiramos, um líder, campeão em vários clubes. O Rômulo tem mais de 140 partidas no Flamengo, foi feito aqui. Nós temos que dar uma mexida e dar valor aos garotos da casa. Vou apostar neles já que são tricampeões cariocas - disse o treinador à Rádio Tupi.

Joel observou ainda que as mudanças devem continuar caso o time não corresponda.

Fla reencontra Maraca em busca da vitória contra Timbu

Rubro-Negro usa tática de concentração total para vencer o Náutico

Técnico busca primeira vitória no comando do Flamengo (Crédito: Paulo Sérgio)

Alexandre César e Rafael Ximenes

Depois de quase dois meses longe do Maracanã, o Flamengo reencontrará a torcida neste sábado, na partida contra o Náutico, às 18h10min, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

E é consenso no clube que a torcida é fundamental para tirar o time da zona de rebaixamento da competição. O Rubro-Negro é o penúltimo colocado, com 12 pontos. A última partida no Maior do Mundo foi em 16 de junho, no empate em 2 a 2 com o Internacional. No Brasileirão foram apenas três jogos no Maraca e o Fla ainda não venceu.

O confronto com o Náutico está cercado de pressão. Tanto é que o time entrou em regime de concentração e os jogadores só serão liberados quando o time sair da zona de rebaixamento, exceto no Dia dos Pais, neste domingo.

Dentro de campo, o técnico Joel Santana vai promover algumas alterações, mas ainda não revelou quais. No treino de quinta-feira, testou Fábio Luciano e Tiago Sales na zaga. Ronaldo Angelim sentiu dores na coxa direita e não participou das atividades.

Outra novidade deve ser o volante Rômulo, recém-promovido aos profissionais. Porém a maior dúvida de Joel está no ataque. Isso porque o ele não poderá contar com Souza, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por agredir o apoiador Tcheco, do Grêmio; Paulo Sérgio está suspenso pelo terceiro cartão amarelo; e Obina foi afastado do grupo para recuperar a forma física.

Joel está em dúvida entre o argentino Maxi Biancucchi e Leonardo, pois deve escalar Renato Augusto no ataque. Para tentar a primeira vitória no Maracanã neste Brasileiro, Joel convoca a torcida.

- O apoio da torcida é fundamental e tenho certeza de que vamos sair dessa o mais rapidamente possível. Temos que mudar tudo para quando chegar lá em outubro estarmos tranqüilos - disse Joel Santana.

No Náutico, o treinador Roberto Fernandes está com problemas para escalar o time, já que o lateral-direito Sidny e o zagueiro Onildo tiveram contratura muscular na coxa esquerda e passaram a ser dúvida. Se Onildo não puder atuar, Everaldo poderá vestir pela primeira vez a camisa alvirrubra.

No caso de Sidny, o Timbu perde uma grande opção, já que o lateral costuma surpreender os goleiros adversários com chutes de longa distância. Até agora, Sidny já marcou dois gols desta maneira no Brasileirão. Caso o lateral seja mesmo vetado, Roberto Fernandes poderá escalar Deleu ou Rafael Mineiro.

- Caso Sidny não jogue, vou levar a dúvida para momentos antes da partida - disse Roberto Fernandes.

Roberto Fernandes também optará por uma mudança de esquema, já que o Flamengo joga em casa e com apoio da torcida. Sua aposta é que o time parta com velocidade para o ataque, assim que o Timbu retomar a posse de bola.

– Vou sair do 3-5-2 e escalar o time no 3-6-1, pois Vamos enfrentar uma equipe de respeito e que está com o orgulho ferido. O Flamengo tem a seu favor a maior torcida do Brasil e todo cuidado é pouco - finalizou o treinador.

O último confronto entre as duas equipes foi há 15 anos, 0 a 0 nos Aflitos, exatamente no ano (1992) em que o Flamengo conquistou seu último Brasileiro.

Técnico afasta três zagueiros do Flamengo

Irineu, Thiago, Moisés conversaram à parte com Joel no treino no Ninho do Urubu

Chateado com o fraco desempenho da zaga do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o técnico Joel Santana afastou nesta sexta-feira três zagueiros do grupo que será relacionado para a partida deste sábado, contra o Náutico, no Maracanã, pela 19ª rodada da competição. Tratam-se de Irineu, Thiago e Moisés, que estão em baixa com o treinador e têm sido pouco aproveitados.

Os zagueiros foram contratados no final da temporada passada a pedido de Ney Franco, ex-técnico do Flamengo.

Ibson: 'Toda partida do Fla é uma final'

Meia alerta que jogadores não podem ser tomados pela ansiedade de vencer

Volante é a experiência rubro-negra contra o Timbu (Crédito: Ricardo Cassiano)

O meia Ibson afirmou nesta sexta-feira que o Flamengo entrará em campo como se fosse uma decisão neste sábado, às 18h10min, contra o Náutico, no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Para o jogador, jogar sob pressão na equipe rubro-negra não é algo do outro mundo.

- Todos os jogos para o Flamengo são como uma final. Quem joga aqui sabe que tem que vencer sempre. Teremos a torcida ao nosso lado e vamos tentar marcar logo um gol no início do jogo - projetou.

Experiente, Ibson alertou que os jogadores não podem ficar ansiosos com a má fase do time na competição.

- Ansiedade só vai atrapalhar. Temos que pensar jogo a jogo. Primeiro precisamos vencer o Náutico e depois os outros adversários, um a um. Se não nos concentrarmos em cada partida de uma vez, as coisas ficarão mais difíceis - disse Ibson, que fez questão de defender o regime de concentração permanente até que a equipe saia da zona de rebaixamento.

- Se tivermos que ficar concentrados um, dois ou até cinco meses para tirar o clube dessa situação é assim que terá que ser.

Julgamento de Joel é marcado para quarta

Técnico pode pegar de até dois anos de suspensão por incitar agressão física

Joel mandou seus atletas meterem a porrada contra o Santos (Crédito: Cleber Mendes)

O técnico do Flamengo, Joel Santana, foi denunciado na tarde desta sexta-feira pelo procurador do Superior Tribunal Justiça Desportiva (STJD) Marcelo Jucá. O julgamento do treinador foi marcado pela entidade para a próxima quarta-feira. Joel foi citado no artigo 279 por incitar publicamente a prática de infração - agressão física. Ele pode pegar até dois anos de suspensão.

Joel, no entanto, procurou não criar polêmica sobre o assunto, que teve início na derrota (3 a 0) para o Santos, na Vila Belmiro, onde o treinador mandou seus jogadores baterem nos do Peixe.

- Não vou me meter no assunto. O caso está entregue ao departamento jurídico do Flamengo. Agora é ver o que vai ser decidido - disse o treinador após o treino realizado nesta sexta-feira no Ninho do Urubu.

Polêmica de grande peso no Flamengo

Médico explica situação de Obina, que está chateado e treinando sozinho

José Luiz Runco garante que Obina não está seis quilos acima do peso (Crédito: Gilvan Souza)

O afastamento de Obina do time por causa do seu excesso de peso causou uma turbulência a mais no Flamengo. O que era para ser uma medida para preservar o atacante, acabou se transformando ao ponto de ele ter sido colocado como bode expiatório rubro-negro.

Na última sexta, o assunto foi muito falado, principalmente por parte do departamento médico rubro-negro, que negou a informação de que ele estaria com seis quilos a mais.

– Isso não é real. Ele nunca teve esse peso (92kg). Hoje está um pouco acima, mas nada que seja conflitante. Obina foi poupado, não foi um bode expiatório. A questão é a sua performance física. Quando não tem resultado, esse tipo de coisa acaba acontecendo. É que nem aconteceu na Copa, quando falaram do Ronaldo – explicou José Luiz Runco, médico do Flamengo e da Seleção Brasileira.

Runco não quis divulgar o atual peso de Obina e seu percentual de gordura. Disse que, se fizesse isso, estaria ferindo o código médico de sigilo sobre informação de seus pacientes.

Ele explicou que o peso é apenas uma das valências que Obina precisa melhorar na sua performance.

As outras seriam, por exemplo, impulsão, força e velocidade.

– Ele cumpriu todas as etapas de recuperação da cirurgia e nunca seria liberado com seis quilos a mais.

Ele tem essa característica de ganhar peso com facilidade, mas vai continuar treinando normalmente e com a alimentação balanceada feita pela nossa nutricionista.

Rômulo garante estar pronto para ser titular

Jovem volante não se importa em entrar no time num momento difícil

LANCEPRESS!

Na sua primeira partida como profissional do Flamengo, o volante Rômulo, oruindo das categorias de base do clube, entra no time num momento de pressão devido à penúltima colocação da equipe no Campeonato Brasileiro. O jogador, porém, garante estar pronto para a partida contra o Náutico, neste sábado, às 18h10min, pela 19ª rodada da competição.

radio l! - Minha cabeça está bem preparada. Estou esperando esse momento há anos. Joel me passou total confiança. É um jogo como qualquer outro, mas, como é pelo profissional, será mais disputado - disse Rômulo. (Clique e ouça)

O jogador afirma estar motivado para jogar com a presença da torcida rubro-negra, mesmo estando a equipe num momento ruim.

- Não me assusto. Gosto de jogar assim, não gosto de jogar quando ninguem vê. Não vai faltar vontade - prometeu.