Notícias

Clipp 11/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla oficializa a torcida como seu 12º jogador

Clássico com Vasco pode ser transferido de novo pela CBF

A torcida como 12º jogador deixou de ser retórica no Flamengo. A diretoria decidiu aposentar a camisa 12, antes usada pelos goleiros, que agora passarão a usar a 13. A número 12 será dedicada apenas à torcida. Em breve, o clube porá à venda, após lançamento num grande evento, o novo modelo. Usando como base a antiga camisa criada pelo rubro-negro Henfil ("EU amo o Flamengo"), o clube homenageia seus torcedores, que este ano já deram provas de sobra de amor e paixão, pondo em jogos do Flamengo mais de um milhão de pessoas, com quebras de recorde.

- A idéia partiu de dois torcedores (Reginaldo Carrera e Paulo Terra) e achamos mais do que justa a homenagem. O departamento de marketing vai promover um evento para lançar a camisa, com base naquela do Henfil, mas desde já a número 12 não será mais usada pelos goleiros - disse o presidente Márcio Braga.

Juan completa cem jogos sábado pelo Flamengo

E uma nova quebra de recorde prevista pode ser adiada. O clássico com o Vasco, ainda válido pelo primeiro turno, marcado para quinta-feira (dia 18), corre o risco de ser transferido de novo. Fontes da CBF informam que a PM já avisou que não pode usar a carga máxima na quinta-feira, tendo usado essa mesma carga máxima na véspera, em jogo da seleção brasileira.

Em clima de homenagem, o Flamengo pretende homenagear o lateral-esquerdo Juan, que completa sábado cem jogos pelo clube. Juan deverá receber uma camisa personalizada, com o número 100.

Jornal dos Sports

Roger faz desabafo e nega fama de 'chinelinho'

Roger ainda não marcou gol pelo Rubro-Negro

O apoiador Roger, fora do time desde a derrota para o Internacional, fez um desabafo durante o treino desta quarta-feira. O jogador negou o rótulo de “chinelinho” e tem se dedicado para resolver as seguidas lesões que o fazem desfalcar o Flamengo.

“Quando a gente se machuca, a gente sabe que quanto mais trabalhamos, mais temos que nos dedicar. Quem está sofrendo mais nessa história toda sou eu. As pessoas à minha volta também sentem, pois chego em casa chateado, triste. Só as pessoas que me acompanham sabem do esforço que tenho feito para resolver esse problema”, disse Roger à Rádio Tupi.

O atleta afirmou que já sofreu outras lesões, mas nada comparado à essa seqüência que tem atrapalhado sua passagem pelo Rubro-Negro. Roger ressaltou que ninguém cobra mais a sua volta aos campos do que ele mesmo.

“Já tive lesões graves, mas eu sabia quanto tempo demoraria para me curar. Mas essas lesões musculares têm me incomodado muito. Quando parece que está ficando bom, eu sinto novamente. São momentos da vida, tenho que entender. O maior cobrado sou eu e o maior cobrador também”, declarou o apoiador.

Roger chegou a pedir para que seu salário fosse suspenso enquanto não voltasse ao campos, pedido que foi prontamente negado pelo vice-presidente Kleber Leite.

Juan sabe o que lhe espera em Curitiba: ‘Vai ser um jogo duro’

Mata que é sua, Juan! Lateral é o artilheiro do time e um eficiente garçom

Apesar de não ter feito um grande Fla-Flu, o lateral Juan, vem sendo o grande nome do Flamengo neste Brasileiro. Artilheiro do time com cinco gols e com uma média incrível de assistências, o lateral é uma das peças fundamentais, para que o time de Joel Santana consiga vencer o Paraná, em Curitiba. Mesmo vencendo o adversário nas duas partidas deste ano, pela Copa Libertadores, Juan sabe da dificuldade que é enfrentar o time paranaense na Vila Capanema.

“Vai ser um jogo difícil, mas a gente vai encarar como um jogo-chave. Jogar lá sempre é complicado, enfrentamos eles na Libertadores, mas agora é diferente. O Paraná é um time forte em casa e o gramado lá é muito ruim”, disse o jogador — que tem a explicação para o Fla ter vencido apenas uma partida fora de casa neste Brasileiro.

“Temos cometido alguns erros fora de casa. No Maraca temos nossa torcida, que nos ajuda”, explicou Juan.

Fantasma\ O zagueiro Fábio Luciano, que também vem se destacando na equipe, disse que o Flamengo terá uma atitude diferente da que teve na derrota para o Flu no último domingo.\

“Vamos mudar para o jogo contra o Paraná, corrigindo nossos erros e aproveitando a volta de jogadores que não atuaram nas últimas partidas”, disse o xerifão da defesa rubro-negra.

Sobre as chances da equipe no Brasileiro, os jogadores estão divididos; alguns, como Fábio Luciano, ainda acreditam nesta remota possibilidade. Já o lateral Juan acha que todas as equipes do Sport até o América-RN estão ameaçados pelo fantasma do rebaixamento.

“Acho que qualquer time que está próximo dos 40 pontos ainda corre risco”, completou Juan.

Flamengo aposenta a camisa número 12

Na noite de ontem, a diretoria do Flamengo anunciou a aposentadoria da camisa número 12. O objetivo do clube é homenagear os torcedores, que sempre foram considerados o 12º segundo jogador da Gávea. A decisão já foi aprovada pelo presidente Márcio Braga e deve entrar em vigor a partir do próximo jogo.

A idéia da aposentadoria foi dada pelo conselheiro do clube, Reginaldo Beltrão.

Ainda na noite de ontem, o conselheiro deliberativo do clube aprovou a nova camisa titular do Flamengo, para a temporada do ano que vem. A nova camisa terá as listras mais finas, lembrando o uniforme do clube da década de 50. Já a camisa reserva branca foi reprovada, pois os conselheiros acharam as faixas muito finas.

Fla encara o STJD

O Flamengo terá que encarar novamente o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A procuradoria do STJD entrou com um recurso  contra o julgamento que absolveu o clube sobre o suposto lançamento de copos dentro do campo no clássico contra o Vasco.\ No primeiro julgamento, a Terceira Comissão absolveu o clube por maioria de votos. O próximo julgamento será no próximo dia 18.\

Time do Flamengo vence o São Cristóvão na OPG

Debaixo de um sol escaldante, a equipe de juniores do Flamengo jogou com o São Cristóvão, ontem, e venceu o time da casa por 2 a 0, pela terceira rodada do Torneio Octávio Pinto Guimarães (OPG). Mesmo com a vitória, os meninos da Gávea continuam em segundo lugar do Grupo A da competição, com seis pontos ganhos. Os gols da partida foram marcados por Diego Oliveira e Carlinhos — ambos no primeiro tempo.

O time do Flamengo começou a partida arrasador e logo na primeira etapa marcou os dois gols que garantiram esta importante vitória. Após uma falta cobrada com perfeição por Léo, Diego Oliveira subiu mais do que toda a defesa do São Cristóvão e cabeceou sem chance para o goleiro. O segundo gol saiu após uma bela jogada pela lateral do campo. O camisa 10, Vander, cruzou, a zaga falhou e Carlinhos fechou o placar.

Após a partida, Vander comentou a boa atuação da equipe e reclamou bastante do horário da partida marcado para as 13h, debaixo de um sol de quase 40 graus.

“Fizemos os gols no primeiro tempo e aproveitamos o segundo para tocar a bola e esperar o tempo passar. O calor era quase que insuportável”, disse o camisa 10 Vander.

A próxima partida do time comandado pelo técnico Adílio é neste domingo, às 15h, na Gávea, contra a Estácio do Sá, pela quarta rodada. Se vencer, o Flamengo igualará o número de pontos do Nova Iguaçu, líder do grupo com nove pontos ganhos, em três jogos.

Bota o pé na fôrma, Mengão!

Joel Santana comanda um treino de duas horas, só para que os jogadores melhorem a pontaria

Nathan de Lima

Úrsula Nery

Bota o pé na fôrma, Argentino! Max Biancucchi treina chutes a gol, observado por Juan, Kayke e Joel

Um dos maiores problemas do Flamengo nos últimos anos tem sido o ataque. No Campeonato Brasileiro deste ano, apesar de ter marcado 43 gols em 29 jogos, o time comandado por Joel Santana é apenas o nono melhor ataque da competição. Para melhorar esta média, o treinador comandou, na tarde de ontem, um treino de finalização, que teve um péssimo aproveitamento dos jogadores.\ Durante as quase duas horas de trabalho, os jogadores finalizaram varias vezes, com ambas as pernas, só que a maioria das bolas foram defendidas pelos três goleiros do clube — Bruno, Diego e Marcelo Lomba.\

Apesar dos chutes errados, das caneladas do argentino Hugo Colace e das pisadas na bola, alguns jogadores conseguiram se destacar positivamente. O novo reforço Kleberson, o esquecido Assumpção e o cabeça-de-área Cristian foram melhores que seus companheiros e conseguiram dar alguns bons chutes.

Irritação e vibração\ O cabeça-de-área pentacampeão do mundo, alias, estava irritando os goleiros com a precisão de seus chutes. Tanto que, quando o terceiro goleiro Marcelo Lomba fez uma belíssima defesa no canto esquerdo, após um chute dele, Bruno e Diego, imediatamente, vibraram bastante.\

Além de ir mal nos treinamentos, a dupla de ataque considerada ideal por Joel Santana — Maxi-Souza — só marcou cinco gols no Brasileiro.

Bola presa no basquete do Rio

Flamengo e Vasco podem se enfrentar nos tribunais em razão das parcerias feitas após o arbitral

Rafael Oliveira

As três partidas vencidas pelo Vasco, do ala Valtinho (camisa 9) podem ser anuladas se a ação for vencida pelo Flamengo

O Flamengo decidiu levar à frente as ameaças de recorrer à Justiça Desportiva e pode parar o Estadual de Basquete. O caso envolvendo as parcerias firmadas desde o início da competição já foi entregue aos advogados do clube, que estão analisando qual a melhor forma de agir.

Como informou o JORNAL DOS SPORTS na semana passada, o diretor de Basquete da Gávea, Arnaldo Szpiro, pretendia impedir, por meios legais, a participação no Estadual de clubes que fizeram parceria após a realização do arbitral. De acordo com o dirigente, eles estariam ferindo o que foi determinado.

"Todos os clubes se reuniram no arbitral e chegaram a um acordo. Ele não pode ser desrespeitado após o início da competição", afirmou Szpiro.

O item do arbitral que está causando tanta polêmica foi justamente o último a ser debatido. Intitulado

"Transferência de atletas" afirma que "os atletas filiados a Federação Capixaba de Basquete pelos clubes Saldanha da Gama e CETAF, face ao convênio firmado, respectivamente, com Vasco e Campos, e devidamente aprovado por unanimidade neste arbitral, jogarão mediante apresentação da carteira de atleta fornecida pela FECABA".

Das cinco parcerias firmadas pelos clubes fluminenses, apenas uma foi previamente aprovada. E é baseado nesta suposta irregularidade, que o Flamengo pretende levar o caso para os tribunais constituídos. Como consequência, os clubes envolvidos podem perder os pontos conquistados e o campeonato pode até mesmo ser anulado.

Provocação

O episódio só acirrou ainda mais a rivalidade entre Fla e Vasco. O vice-jurídico do clube cruzmaltino, Paulo Reis, afirmou que não tem nada a temer e aproveitou para alfinetar o rival.

"Nós estamos tranqüilos. Eles têm é que parar de falar que vão melar o Estadual. Se estão insatisfeitos, peguem a roupinha, ponham no saco e vão embora".

Já os rubro-negros acusam o Vasco de não agir com ética.

"Não é nossa culpa se eles não têm competência, nem capacidade financeira para montar uma equipe que possa fazer frente ao Flamengo. O que não podemos admitir é que ajam sem ética nem clareza", disse um contrariado  Szpiro.

Estadual de basquete já tem novas datas

O jogo entre Flamengo e Automóvel F.C já tem nova data: será no próximo dia 19, sexta-feira, às 19h.

A partida do Fla contra o Iguaçu-Praia passou para o dia 30 deste mês, terça-feira, às 19h. O clássico contra o Vasco será no dia 28, às 11h, no Tijuca Tênis Clube.\ O próximo adversário do Rubro-Negro é o Municipal, neste domingo, no Ginásio Hélio Maurício.\

O Dia

Flamengo decide aposentar a camisa 12 numa homenagem à torcida

Rio - Para recompensar de alguma forma o apoio maciço da torcida rubro-negra, mesmo quando o time não atravessa boa fase, o Flamengo resolveu adotar uma medida diferente para homenageá-la. Ontem à noite, a diretoria resolveu aposentar a camisa número 12, em nome de todos os torcedores que vem lotando o Maracanã, empurrando a equipe no Campeonato Brasileiro e dando show nas arquibancadas.

A idéia veio de uma carta enviada pelo conselheiro Reginaldo Beltrão Chaves. A medida já foi aprovada pelo presidente Márcio Braga e poderá vigorar a partir do próximo jogo, contra o Paraná, sábado, em Curitiba. Diante disso, o goleiro Diego terá de usar um número diferente do 12.

O Flamengo é o atual 13º colocado do Brasileirão, com 40 pontos. Desses, 28 foram conquistados como mandante. São oito vitórias, quatro empates e três derrotas atuando dentro de seus domínios. A média de público do time como mandante é de 28.219 pessoas por jogo.

Flamengo: Com prazo de validade

Roger precisa mostrar serviço até 30 de novembro, ou terá que deixar a Gávea

Marluci Martins

Rio - Roger tem até o dia 30 de novembro para mostrar o futebol que ainda não conseguiu jogar no Flamengo. Esse é o prazo para o clube comunicar ao Corinthians se tem interesse em adquirir 50 por cento dos seus direitos. Caso contrário, o apoiador deixa a Gávea ao fim de seu contrato, em dezembro.

A obrigação de mostrar serviço esbarra numa dor misteriosa na coxa esquerda, que volta e meia se manifesta. Há seis rodadas, o apoiador não é titular do time. Chegou a entrar em campo contra o São Paulo, mas voltou a sentir a contusão, não detectada por nenhum exame ao qual Roger foi submetido até agora.

O drama fez o apoiador procurar o vice de futebol Kléber Leite para uma conversa: “Estou me sentindo mal porque sei que tenho um bom contrato e faço parte de um projeto grande, mas não consigo jogar. Por isso, eu me coloquei à disposição do clube para trabalhar sem remuneração nesse período de inatividade”.

O dirigente do Flamengo, porém, não aceitou a proposta apresentada por Roger. “Não tem cabimento uma coisa dessa. Ele, coitado, tem feito o possível para volta a atuar. Acho que está com estresse emocional”, afirmou Kléber Leite.

Do médico José Luiz Runco, que está com a Seleção, em Teresópolis, Roger tem recebido total apoio.

“Ele disse que, como fiquei de três a quatro meses parado no Corinthians, minha musculatura está reclamando, agora que é exigida”, explicou Roger, angustiado por estar sendo considerado ‘chinelinho’.

Na luta contra o tempo para ter emprego garantido em 2008, Roger sabe que, por enquanto, está sendo derrotado. Kléber Leite admitiu que, para permanecer, o jogador tem de voltar logo.

“Sem dúvida, ele precisa jogar, pois quem vai dar o parecer é o Joel, não eu”, destacou o dirigente, sem saber qual será o destino de Roger daqui a 50 dias.

Situação do Paraná preocupa

Além do mau desempenho em jogos disputados fora de casa, o Flamengo tem mais um obstáculo a superar na partida de sábado, contra o Paraná: o adversário está lutando para fugir do rebaixamento. A situação preocupa o lateral Juan.

“Será um jogo muito nervoso. E o Paraná estará de técnico novo (Saulo de Freitas), o que pode servir de motivação para os seus jogadores”, alertou o lateral.

A delegação do Flamengo viaja hoje à noite e o time treina amanhã em Curitiba.

ARBITRAGEM

Não bastassem os problemas detectados pelo lateral-esquerdo Juan, a diretoria do Flamengo torceu também o nariz para a escalação do árbitro Alício Pena Júnior, de Minas Gerais.

Em sete jogos disputados sob o ‘apito’ de Alício, o Flamengo não venceu nenhum. O time sofreu seis derrotas e conseguiu um empate.

Jaílton: "Thiago Neves está sendo fresco"

Rio - O Fla- Flu do último domingo, vencido pelos tricolores por 2 a 0, ainda rende uma dose de provoacações. O apoiador Thiago Neves fez provocações com a possibilidade de o Flamengo ser rebaixado à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, mas nesta terça-feira voltou a provocar a ira dos jogadores rubro-negros. Thiago Neves batizou dois machucados na perna de "Jaílton" e "Cristian", porém, a brincadeira não foi bem aceita pelos homenageados.

"É frescura dele. Só pode estar querendo aparecer. É até um desrespeito com a gente. Eu e Cristian entramos em campo para jogar bola e não para ter maldade", resmungou Jaílton.

Depois da polêmica em relação às provocações sobre o possível rebaixamento do Flamengo, Thiago Neves chegou a pedir desculpas publicamente pelas palavras ditas após o clássico.

Gazeta Esportiva

Para Joel, prioridade é pontuar. Roger põe emprego à disposição.\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Futebol-arte e sonho com vaga na Copa Libertadores ou Sul-Americana estão em segundo plano no Flamengo. De acordo com o técnico Joel Santana, a prioridade no Rubro-Negro é somar o maior número de pontos que puder nos nove jogos que lhe restam neste Campeonato Brasileiro. Atualmente com 40 pontos, o time convive entre duas faixas distintas da tabela e o resultado de sábado, contra o Paraná, poderá ajudar o Flamengo a ver em que frente lutará nesta reta final.\ “Eu diria que não é um jogo de seis pontos, mas um jogo de 12 pontos. Temos 40 pontos e estamos a três ou quatro pontos da Sul-Americana e também a três ou quatro pontos da zona de rebaixamento. Estamos entre o céu e o inferno. Agora temos apenas é que somar pontos e é o que queremos”, afirmou o treinador.\

Nesta quarta-feira, Joel Santana voltou a culpar o cansaço pela derrota do último final de semana, diante do Fluminense. Dias antes, o Rubro-Negro batera o líder do Brasileiro, o São Paulo. Outra lamentação com relação ao resultado do clássico ficou por conta do meia Roger, que tem passado mais tempo no departamento médico e na preparação física do que em campo. Mesmo assim, Joel diz ainda contar com Roger neste Brasileiro.

“No jogo contra o Fluminense precisávamos de um jogador como ele, arisco, e de muita qualidade, mas ele estando bem fisicamente. Estamos tentando prepará-lo, pois vamos precisar dele no futuro”, justificou.

Já o vice-presidente de futebol, Kléber Leite, afirmou ter sido procurado por Roger, que colocou o dirigente à vontade para rescindir seu contrato, caso este fosse o desejo da diretoria rubro-negra. Emprestado pelo Corinthians, o Flamengo tem até o final de novembro para decidir se tentará a permanência do jogador para 2008.

Léo Lima – Kléber Leite confirmou que a dispensa do meia Léo Lima - anunciada na tarde da última terça - já estava definida mesmo antes da discussão que o atleta tivera com um torcedor durante o período da manhã

Flamengo aposenta camisa '12' em homenagem à torcida

Rio de Janeiro (RJ) - De bem com a torcida, o Flamengo resolveu adotar uma medida diferente para homenageá-la. Nesta quarta-feira, a diretoria resolveu aposentar a camisa número 12, em nome de todos os torcedores que vem apoiando o Rubro-negro no Campeonato Brasileiro.\ A decisão foi adotada após uma reunião entre diretores. A idéia veio de uma carta enviada pelo conselheiro Reginaldo Beltrão Chaves. A média de público do time como mandante é de 28.219 pessoas por jogo.\

O Flamengo é o atual 13º colocado do Brasileirão, com 40 pontos. Desses, 28 foram conquistados como mandante. São oito vitórias, quatro empates e três derrotas atuando dentro de seus domínios.

Irritado, Roger pede para não receber salários no Fla\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Irritado com as insinuações de que estaria forjando uma lesão muscular para não entrar em campo pelo Flamengo, o meia Roger resolveu desabafar nesta quarta-feira, na Gávea. O jogador garantiu ter pedido ao vice-presidente de futebol, Kléber Leite, para que não recebesse seu salário enquanto estivesse fora da equipe, solicitação descartada pelo dirigente.\ “A imprensa sabe que quando você se machuca, você tem que ter mais dedicação para resolver este problema. Quem mais sofre neste momento sou eu e as pessoas que estão perto de mim, pois chego em casa mal-humorado e às vezes vou com fios presos na perna para tentar acelerar a recuperação. Mas o quando o momento não é bom as críticas são maiores mesmo”, afirmou.\

Com seus salários garantidos pela direção do Flamengo, Roger agora trabalha para abreviar sua ausência do time. Mas o meia já está descartado da partida deste sábado, contra o Paraná, no Estádio Durival de Brito

Renato Augusto ainda sem confiança para voltar\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - As dores musculares na coxa direita continuam incomodando o meia Renato Augusto. Nesta quarta-feira, o jogador admitiu ainda estar sem confiança para retornar ao Flamengo. Na última terça-feira, ao participar de um treinamento tático, o jogador voltou a sentir a contusão.\ “Só quero voltar quando estiver 100%. Preciso ter calma para não atrapalhar meu retorno, pois quero corresponder em campo. Meu estilo de jogo depende muito do meu porte físico para render. Se tiver que ficar de fora, vou trabalhar para voltar contra o Vasco”, comentou o meia flamenguista.\

Com outros desfalques no sistema ofensivo, como os atacantes Leonardo e Obina, o técnico Joel Santana não esconde sua preocupação com a ausência de Renato Augusto para o confronto que é importante na luta para fugir do fantasma do rebaixamento.

“Renato Augusto é um jogador que faz falta ao elenco. Mas ele tem que voltar quando puder mostrar aquela velha forma. Para o jogo contra o Paraná, temos que contar com aquilo que temos, porque daqui para frente, cada jogo é uma decisão”, afirmou o treinador rubro-negro.

Nesta quinta-feira, o Flamengo treina à tarde na Gávea e viaja à noite para a capital paranaense. Na sexta-feira, o Rubro-Negro fará um coletivo no centro de treinamento do Coritiba, na última atividade antes do duelo.

Dois jogadores ficam no Rio de Janeiro e não seguem com a delegação para Curitiba: o meia Kléberson e o atacante Obina. O primeiro, contratado recentemente, só estará liberado para atuar em 2008. Já o xodó da torcida rubro-negra ainda tem esperanças de atuar neste ano, mas para isso terá que esperar o julgamento de seu recurso, no dia 18.

Ação Social – Enquanto não sabe quando poderá entrar em campo novamente, Obina aproveita para realizar ações de cidadania. Nesta semana, o atacante participou de uma festa de Dia das Crianças no Instituto Nacional de Câncer (INCA).

PeléNet

Flamengo treina pontaria para vencer fora de casa no Brasileirão

Da Redação\ Em São Paulo\

O Flamengo realizou mais um treinamento técnico, na tarde desta quarta no campo da Gávea. O técnico Joel Santana comandou uma atividade de finalização com os jogadores, visando o duelo contra o Paraná, neste sábado, às 16h, em Curitiba.

Na primeira parte, os atletas treinaram chutes de perna esquerda e direita com a bola rolando em um dos lados do campo. No outro lado, o auxiliar-técnico Andrade treinava posicionamento dos zagueiros e do volante Rômulo em bolas alçadas na área.

No final do treinamento, Joel botou todo o elenco do Flamengo para treinar finalizações com bolas cruzadas na área. O treinador armou os laterais nas pontas do campo fazendo cruzamentos para os jogadores.

Roger, Jailton, Leonardo e Ibson fizeram um trabalho de musculação à parte, na academia do Clube. Ibson é o único dos atletas que não preocupa a comissão técnica para o confronto contra o Paraná.

Com um jogo a menos, o Flamengo ocupa atualmente a 13ª colocação do Brasileirão, com 40 pontos, a três da zona do rebaixamento. Já o Paraná é o 18º, com 34. Por isso, o confronto é decisivo para a pretensão das duas equipes.

Fla será julgado de novo devido a incidente no jogo com Vasco

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo irá novamente a julgamento pelo copo arremessado por um torcedor rubro-negro durante o empate por 1 a 1 com o Vasco, no Maracanã, no dia 16 de setembro, pelo Campeonato Brasileiro. Após pedido da Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), uma nova decisão sairá na próxima quinta-feira.

O clubeda Gávea foi denunciado por infração ao art 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), combinado com o art 157 inciso I (consumada, quando nela se reúnem todos os elementos de sua definição), ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Se for punido, o Flamengo terá de pagar uma multa de R$ 10 mil a R$ 200 mil. Além disso, o Rubro-Negro corre risco de perda de mando de campo de uma a dez partidas.

Flamengo tem fraco desempenho no treinamento de finalizações

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

O técnico Joel Santana utilizou o treinamento desta quarta-feira para que os jogadores do Flamengo aprimorassem a pontaria. O resultado, porém, não foi dos mais animadores. De todos os jogadores rubro-negros, apenas Kléberson e o volante Cristian tiveram um bom aproveitamento no exercício.

O pentacampeão mundial foi tão bem no fundamento, que tirou do sério Marcelo Lomba, terceiro goleiro e sparring dos atiradores rubro-negros.

Na 13ª posição, com 40 pontos, o Flamengo volta a campo no próximo sábado, contra o Paraná, às 16h de Brasília), no Estádio Durival Britto, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

GloboEsporte

Fla aposenta a camisa 12

Diretoria diz que número será dedicado ao torcedor rubro-negro

Eduardo Peixoto

De agora em diante, os goleiros reservas do Flamengo precisarão procurar outro número. Na noite de quarta-feira, a diretoria rubro-negra anunciou a aposentadoria da camisa número 12.

A justificativa é simples: o clube deseja homenagear os torcedores. O número 12 será oficial da torcida (assista ao lado ao show dos rubro-negros no jogo contra o São Paulo). A decisão já foi aprovada pelo presidente Márcio Braga e deve entrar em vigor a partir do próximo jogo.

A idéia foi dada pelo conselheiro Reginaldo Beltrão. Ele lembrou que o Flamengo vive uma "lua de mel" com seus torcedores e seria um momento propício para imortalizá-los.

No atual Campeonato Brasileiro, os sete maiores públicos são de jogos do Rubro-Negro no Maracanã. A média do clube como mandante é de 28.219 pessoas por jogo.

Roger propõe trabalhar de graça

Mas diretoria do Flamengo recusa proposta. Jogador culpa ansiedade por lesões

Eduardo Peixoto

Roger faz desabafo na Gávea

Os adjetivos "chinelinho" e "displicente" fazem parte do cotidiano de Roger no Flamengo. Mas, a cada vez que sente a coxa doer, o jogador sofre. E o sentimento de culpa o fez tomar uma atitude radical.

Ele procurou o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, e propôs trabalhar de graça.

- Coloquei para o Kléber que poderia trabalhar sem remuneração neste período em que não estou jogando. Quem mais sofre neste momento sou eu. Ficava mal de chegar em casa, saber que tenho um bom contrato e não conseguir jogar. Mas agora tirei o peso das costas - declara.

Fios na perna

A resposta de Kléber Leite deixou Roger feliz. O dirigente reiterou o apoio e recusou a proposta de trabalho gratuito. O jogador culpa o lado psicológico pela demora na recuperação.

- Conversei com o Runco (médico do Flamengo) e ele falou que a principal causa desta demora é a ansiedade. Eu chego em casa de mau humor, chateado. É chato andar com fios presos na perna - diz, referindo-se aos eletrodos que têm para acelerar o tratamento.

Com dores na coxa esquerda, o jogador está fora do jogo de sábado, contra o Paraná. Ele realizou uma bateria de exames para descobrir o motivo das seguidas lesões e o resultado deve sair nesta quinta-feira. Caso esteja tudo "ok", ele volta a treinar normalmente com os companheiros ainda nesta semana.

Roger não participa de uma partida como titular desde o dia 8 de setembro, contra o Inter. Depois, ficou afastado da equipe para recuperar a forma física e sofreu a lesão na coxa esquerda. No jogo contra o São Paulo, o apoiador entrou nos minutos finais, voltou a sentir dores na coxa esquerda e não entrou em campo contra o Fluminense.

Roger no Flamengo\ Jogos em que participou 9\ Partidas em que foi desfalque 9\ Gol Zero\

Portugueses fazem proposta pelo Maracanã

Segundo o colunista Ancelmo Gois, Luso Arenas está de olho na Copa de 2014

Fla e Flu assinaram acordo com o Governo do Estado do Rio em setembro\ O grupo português Luso Arenas, em parceria com o banco Morgan Stanley e provavelmente o Fluminense, apresentou uma proposta ao Governo do Estado do Rio de Janeiro para administrar o Maracanã. O grupo, que deve contruir um estádio na Bahia, está interessado em faturar com a Copa do Mundo de 2014, que só tem o Brasil como concorrente à sede. A informação é de Ancelmo Gois, colunista do jornal "O Globo".\

O Luso Arenas, que pertence ao grupo Espírito Santo, foi citado diversas vezes neste ano pelo presidente do Fluminense, Roberto Horcades, como parceiro para a administração ou construção de um estádio para o clube tricolor. Com a desistência de disputar a licitação para o Engenhão, que curiosamente o Botafogo administra em parceria com outro grupo português, TBZ, o Fluminense disputará com o Flamengo a administração do Maracanã.

Ambos fizeram um convênio em setembro para assinar um acordo com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que reduziu as taxas do Maracanã com o comprometimento de ambos os clubes de jogarem 70% das partidas que tiverem o mando de campo no estádio.

O edital para a licitação está previsto para ser publicado entre o fim deste mês e o início de novembro. Segundo o governo do estado, será obrigatória a presença de um clube nas parcerias que apresentarem duas propostas para administrar o estádio.

Árbitro de sábado assusta o Flamengo

Time carioca não consegue se dar bem nos jogos apitados pelo mineiro Alício Pena Júnior

Se depender do retrospecto do mineiro Alício Pena Júnior em jogos do Flamengo, o Rubro-Negro terá dificuldades para bater o Paraná, neste sábado, já que ele será o árbitro da partida válida pelo Brasileirão, em Curitiba. Em sete jogos comandados por Alício, o Fla perdeu seis e empatou um.

O último deles foi em Florianópolis, no dia 10 de junho deste ano, contra o Figueirense. Resultado: 4 a 0 para os donos da casa e muita reclamação por parte dos rubro-negros (assista aos gols do jogo no vídeo acima).

Confira os jogos do Flamengo apitados por Alício Pena Júnior:

2001 (Campeonato Brasileiro) Flamengo 0 x 0 Ponte Preta (Municipal de Juiz de Fora)\ 2002 (Torneio Rio-São Paulo) Portuguesa 5 x 4 Flamengo (Canindé)\ 2002 (Campeonato Brasileiro)  Coritiba 2 x 1 Flamengo (Couto Pereira)\ 2003 (Campeonato Brasileiro) Flamengo 0 x 2 Santos (Maracanã)\ 2005 (Campeonato Brasileiro) Flamengo 1 x 6 São Paulo (Luso-Brasileiro)\ 2006 (Campeonato Brasileiro) Palmeiras 3 x 1 Flamengo (Palestra Itália)\ 2007 (Campeonato Brasileiro) Figueirense 4 x 0 Flamengo (Orlando Scarpelli)\

Fla volta ao STJD

Clube será julgado, de novo, pelos copos atirados ao campo no clássico contra o Vasco

O Flamengo foi denunciado no clássico contra o Vasco, no dia 16 de setembro, por arremesso de copos de água no gramado (assista ao vídeo ao lado). No julgamento, a Terceira Comissão absolveu o clube por maioria de votos. Só que, a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) entrou com um recurso, e o Rubro-Negro será julgado novamente, na próxima quinta-deira, pelo Pleno do Tribunal. No mesmo dia, Obina também estará no banco dos réus pela cotovelada em Índio, do Inter. O atacante espera ter sua pena de 120 dias reduzida.

O Flamengo foi denunciado por infração ao art 213 (Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), combinado com o art 157 inciso I (consumada, quando nela se reúnem todos os elementos de sua definição), ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O artigo prevê a multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais) a R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) e perda do mando de campo de uma a dez partidas.

Time realiza trabalho de finalização

Kléberson, Assumpção e Cristian são os melhores de treino técnico na Gávea

Eduardo Peixoto

A tarde de quarta-feira foi para ajustar a pontaria do Flamengo. Durante quase duas horas, os jogadores realizaram um trabalho de finalização, na Gávea.

O aproveitamento não foi dos melhores, mas há aqueles que se destacaram. Kléberson, Assumpção e Cristian foram os melhores. O volante pentacampeão do mundo, aliás, estava "irritando" os goleiros com a precisão nas finalizações.

Tanto que, quando Marcelo Lomba conseguiu defender um chute dele, Bruno e Diego vibraram bastante.

Em 13º no Brasileiro, com 40 pontos, o Flamengo volta a campo no próximo sábado contra o Paraná, em Curitiba.

Fla vence São Cristóvão nos juniores

Com gols de Diego Oliveira e Carlinhos, time consegue segundo triunfo em três jogos

Eduardo Peixoto

O time de juniores do Flamengo derrotou o São Cristóvão por 2 a 0, no início da tarde desta quarta-feira, no estádio Figueira de Melo. A partida foi válida pela terceira rodada da Taça Otávio Pinto Guimarães.

Os gols rubro-negros foram marcados por Diego Oliveira e Carlinhos. Atual campeão da competição, a equipe da Gávea tem seis pontos em três jogos e está na vice-liderança do Grupo A.

Lance

Roger nega ter sugerido rescisão de contrato

Incomodado com suas lesões, apoiador gostaria de receber apenas quando estivesse apto a jogar

Roger segue fora de combate pelo Fla (Crédito: Cléber Mendes)

LANCEPRESS! O apoiador Roger desmentiu nesta quarta-feira as informações de que ele teria deixado a diretoria do Flamengo à vontade para rescindir o seu contrato. Incomodado com a sua inatividade, o jogador conversou com o vice de futebol Kléber Leite e sugeriu que recebesse salário somente quando estivesse apto a ajudar o time nos jogos.

No entanto, segundo Roger, o dirigente foi contra esta medida e assegurou ter total paciência com todo e qualquer jogador que passe por este tipo de situação: ficar parado devido a seguidas lesões.

O apoiador revelou-se contente com o voto de confiança, afirmou que ainda espera brilhar pelo Flamengo e disse que se chateia quando dizem que não se dedica.

- Não gosto quando me chamam de chinelinho. O Kléber disse que tem o objetivo de me manter aqui e ainda acredito que vou provar o meu valor - arriscou.

Para ficar com Roger para o ano que vem, o Flamengo terá de pagar US$ 500 mil (cerca de R$ 850 mil) ao Corinthians.

Flamengo decide aposentar a camisa 12

Diretoria toma a medida em homenagem à torcida rubro-negra

Uma carta de um conselheiro motivou o projeto (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

LANCEPRESS!

Em lua-de-mel com o time mesmo sem que este esteja em uma boa posição no Campeonato Brasileiro (é o 13º), a torcida do Flamengo receberá uma homenagem da diretoria. A camisa 12, que normalmente remete à força que vem das arquibancadas, será aposentada.

A medida já foi aprovada pelo presidente Márcio Braga e poderá vigorar a partir do próximo jogo, contra o Paraná, no próximo sábado, em Curitiba.

Com isso, o goleiro que estiver na reserva, que ultimamente tem sido Diego, terá de usar um número diferente do 12.

Márcio Braga se inspirou numa carta enviada pelo conselheiro Reginaldo Beltrão Chaves.

Vale lembrar que o Atlético-MG foi o primeiro clube brasileiro a tomar tal medida.

Juan alerta sobre a força do Paraná em casa

Lateral prevê dificuldade em jogar no Durival Britto, em Curitiba

LANCEPRESS!

O Flamengo enfrenta o Paraná neste sábado, no Estádio Durival Britto, em Curitiba, ciente das dificuldades que terá. O lateral-esquerdo Juan fez questão de ressaltar a força do Tricolor paranaense em casa.

- Será um jogo muito difícil, tenso e nervoso. Sabemos como é complicado jogar lá. Eles são fortes em casa e o gramado é muito ruim - revelou.

Sobre a posição que as duas equipes ocupam atualmente na tabela, o lateral destacou a importância que a partida terá por esse motivo:

- Será uma partida-chave por se tratar de um confronto direto. Todos que estão no bolo correm o risco de cair. Nossa realidade é lutar contra o rebaixamento.

O Flamengo já venceu o Paraná em Curitiba neste ano: pela Libertadores, Renato - que já deixou o Rubro-Negro - fez o único gol do jogo.

Juan destacou que os laterias do Flamengo (ele e Leonardo Moura), considerados o ponto-forte da equipe, estão sofrendo com a maior preocupação dos adversários.

- Hoje em dia todos os times se conhecem. Somos fortes pela lateral independentemente do adversário. O fato de sermos os artilheiros do Flamengo no Brasileiro só fez aumentar a marcação sobre nós - admitiu o lateral-esquerdo.

Torcida do Fla reclama de preços para jogo

Torcedores do Flamengo pagarão R$ 40 para poder assistir a Fla x Paraná, mas dirigente explica

LANCEPRESS!

O presidente da Fla-Paraná, facção de torcida organizada do Flamengo em Curitiba, reclamou que os torcedores de clubes visitantes não recebem o mesmo tratamento que os donos da casa (Atlético-PR e Paraná), principalmente em relação a ingressos.

Segundo ele, "a torcida adversária além de ficar espremida num cantinho com pouca visibilidade do jogo, é impedida de entrar com faixas, bandeiras e instrumentos de bateria – procedimentos que são permitidos somente às torcidas locais..."

Outra reclamação é com o preço dos ingressos. Enquanto que os torcedores do Paraná pagarão R$ 10, os rubro-negros terão que desembolsar R$40.

"Este ano, no jogo contra o Atlético PR no dia 8 de agosto, já foi adotada essa prática ...Foi cobrado R$ 40 para visitante, enquanto para o torcedor local era cobrado somente R$ 20, caindo o preço pela metade quando se pagava meia".

Segundo o diretor de futebol do Paraná, José Domingos, o fato de os torcedores do clube visitante não poderem levar instrumentos é uma determinação da Polícia Militar. Sobre os ingressos, ele explica que o clube pode escolher o preço para os setores.

- Sempre foi esse preço para os visitantes. Isso nunca mudou - afirmou.

Para o jogo entre Paraná e Flamengo, os ingressos para os setores da geral social, curva norte, reta do relógio e para os proprietários de camarotes (todos da torcida do Paraná) terão preços promocionais e custarão R$ 10.

Flamengo derrota o São Cristóvão pela OPG

Rubro-Negro vence por 2 a 0 e está na vice-liderança do Grupo B

Com gols de Carlinhos e Diego Oliveira, o Flamengo bateu o São Cristóvão na tarde desta quarta-feira, no Estádio Figueira de Melo, pelo torneio de juniores Otávio Pinto Guimarães (OPG).

O resultado levou o Rubro-Negro a seis pontos em três partidas, na vice-liderança do Grupo B da competição.

Jaílton é poupado de treino do Flamengo

Volante ainda sente dores no pé direito e pode não enfrentar Paraná

O técnico Joel Santana comandou um treino técnico com ênfase nas finalizações nesta quarta-feira, na Gávea. Jaílton, com dor no pé direito foi poupado para o treinamento desta quinta-feira, que definirá quem vai viajar para Curitiba a fim de enfrentar o Paraná, no sábado.

Além do volante, Paulo Sérgio, Roger, Leonardo e Ibson não trabalharam com bola e fizeram musculação.

Há exatos 64 anos, Fla levava o bi carioca\ Em 1943, gols e vitórias em clássicos não eram problema para o clube\

Zizinho dá o tapinha nas costas que qualquer fã que se preze quer. Nesta foto, o "fã qualquer" é Pelé (Crédito: Arquivo)

Fred Gomes\ Se o ano de 2007 está sendo marcado pelo pífio retrospecto do Flamengo em clássicos (uma vitória em 11 jogos, com aproveitamento: 30,3%), há exatos 64 anos, no dia 10 de outubro de 1943, o Rubro-Negro conquistava o segundo título do primeiro tricampeonato do Campeonato Estadual de sua história (1942/1943/1944) com uma acachapante goleada por 5 a 0 sobre o Bangu.\

Os três gols de Perácio e os dois de Pirilo fecharam com chave de uma ouro uma campanha em que o clube da Gávea teve um aproveitamento de 83,33% nos jogos contra seus três grandes rivais.

Nos seis clássicos disputados no Campeonato Estadual de 1943, o Fla só não venceu - empates em 2 a 2 e em 1 a 1 com Fluminense e Vasco, respectivamente. Contra o Botafogo, foram duas vitórias em dois jogos (4 a 1 e 4 a 2). O Tricolor também sofreu com o Rubro-Negro, sendo batido por 2 a 0.

O jogo com o Vasco no campeonato daquele ano marca um importante capítulo da história do Clássico dos Milhões, pois no dia 3 de outubro o Flamengo fez 6 a 2 no Gigante da Colina, a maior goleada do Rubro-Negro sobre seu maior rival. Perácio (dois), Pirillo (dois), Vevé e Zizinho marcaram para o clube da Gávea. Chico e Lelé descontaram.

Destaque também mereceu a impressionate média de gols rubro-negra no campeonato de 1943, pois os 51 gols marcados em 18 jogos constituíram uma arrasadora marca de 2,83 tentos por jogo. No Brasileirão de 2007, o Fla tem apenas a nona melhor média de gols por jogo (1,43).

O Flamengo campeão carioca de 1943 venceu 11 de seus 18 jogos, empatando outros seis e perdendo apenas um jogo - 2 a 1 para o América, na terceira rodada. Perácio, com 14 gols, foi o artilheiro do Flamengo e o segundo maior da competição. Ademir Menezes, do Vasco e conhecido como Queixada, foi o principal goleador, marcando 21 gols.

Entre os principais dos elenco campeão de 1943, estavam Domingos da Guia, Pirillo, jogador que mais marcou gols em uma edição do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, com 39 em 1941, além de Zizinho, ex-craque e grande ídolo de Pelé, o maior jogador da história do futebol.

Confira a campanha do Fla campeão de 1943:

2 x 1 Madureira\ 4 x 1 Botafogo\ 4 x 1 Canto do Rio\ 1 x 2 América\ 2 x 0 Fluminense\ 4 x 0 São Cristóvão\ 5 x 1 Bonsucesso\ 1 x 1 Vasco\ 2 x 2 Bangu\ 0 x 0 Madureira\ 4 x 2 Botafogo\ 0 x 0 Canto do Rio\ 3 x 1 América\ 2 x 2 Fluminense\ 1 x 1 São Cristóvão\ 5 x 1 Bonsucesso\ 6 x 2 Vasco\ 5 x 0 Bangu\

Nota da assessoria

A nova camisa 12 foi baseada na camisa idealizada pelo cartunista Ziraldo e não pelo Henfil.