Notícias

Clipp 13/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

O fantástico mundo de Jônatas

Tímido ou brincalhão, volante era um enigma que o Flamengo precisou decifrar

JÔNATAS TRABALHA o físico durante a pré-temporada do time na Granja Comary

Carlos Eduardo Mansur

Por muito tempo, o Flamengo se mobilizou para decifrar a personalidade de Jônatas. Tímido, calado e desconfiado, por vezes é visto às gargalhadas, comandando brincadeiras e até se revelando contestador. Acusado de arrogante, era também elogiado por dar abrigo, afeto e comida a jovens das divisões de base, de onde veio. Hoje, diz que volta à Gávea mudado, preocupado em proteger o seu mundo, após passagem pelo Espanyol.

No mundo de Jônatas cabem sonhos como voltar à Europa e à seleção. Hoje, no entanto, ele quer apenas curar feridas recentes. Enquanto polêmicas envolvendo seu nome se propagavam, era difícil ouvir a versão de Jônatas. Fugir da mídia é, para ele, meio de preservar não a si, mas a família. Em especial após o seqüestro do pai, José Lourenço, em dezembro de 2006, pouco depois de ir para Espanha.

- Juro por Deus que sou feliz. Não tenho a menor preocupação em me projetar na mídia. Ainda sofro com o que aconteceu com meu pai. Ele sofre, não se recuperou, precisa de ajuda. Mas tem aquela cultura do homem nordestino, não aceita. Sei que, aparecendo menos, meus pais se sentem melhor. Faço qualquer coisa pela felicidade deles - diz.

Jônatas, que já evitava a exposição por timidez, reforçou seu instinto de preservação. Quando se vê em ambiente seguro, é outro:

- Em casa, é impressionante como brinco. Com os amigos de clube, também. Mas mudo ao passar da porta. A timidez excessiva me atrapalha. Mas tenho 25 anos. Vou mudar.

Quando este jovem cearense chegou para os juniores do Flamengo, quase não falava. Houve quem temesse, na Gávea, que desistisse. Jônatas garante que sempre soube que se tornaria um jogador profissional. Do seu jeito:

- Já disseram que sou marrento, que fazia panela. Isso é coisa de quem não me conhece. Disseram que eu me achava mais jogador do que os outros e, por isso, não precisava marcar. Isso foi uma brincadeira num treino e levaram para o outro lado. Não me comparo com ninguém. Qual profissional tem direito a dizer que não precisa marcar? É so me ver no campo.

Adaptação difícil na Espanha

Quem vê Jônatas horas antes de um jogo pode pensar que ele não está concentrado. Com amigos, pode brincar sobre assuntos que nada têm a ver com a partida:

- Coloco a camisa e vem outro Jônatas. Esqueço a timidez e faço tudo pela minha família.

Por vezes, o jovem calado vira um contestador. Em 2005, no intervalo de um jogo contra o Ceará, pela Copa do Brasil, discutiu asperamente com Júnior Baiano no vestiário:

- Acontece em qualquer vestiário. Errado estava quem tornou aquilo público - afirma Jônatas, que tomou a frente para conversar com a diretoria sobre atrasos de salários e virou capitão

No problema mais recente, ele garante que não se envolveu. O diretor de futebol, Marcos Braz, pediu demissão por causa de sua volta:

- Nunca tive problema com Marcos. Não sei se ele tem comigo.

Estes episódios, no entanto, não estremecem sua relação com o clube, garante Jônatas:

- Passei a dar mais valor quando saí. Vi que o pouco que tenho devo ao clube, o quanto foi importante na minha vida. Voltei por isso e porque sabia que meus pais estavam infelizes me vendo sem jogar na Espanha.

Jônatas voltou ao seu mundo. Ao lugar onde se sente em casa, protegido. A cada ida e vinda da Europa, garante que foi amadurecendo. Ainda não consegue enfrentar o medo quase patológico de avião. Garante que só sossega quando está em terra. O pavor já o fez trocar o avião dos profissionais pelo ônibus dos juniores numa ida a Campos.

O Jônatas que volta da Espanha reconhece erros do passado, mas prevê um futuro melhor.

- Na Espanha, não me adaptei porque não queria me adaptar. Quando comecei a me dedicar, não consegui apagar a imagem que tinha construído. Quero ganhar títulos pelo Flamengo, voltar à seleção e posso voltar à Europa. Mas com outra cabeça - afirma Jônatas, que retorna ao Rio hoje com o time, após o último jogo-treino da pré-temporada, com o Huracán, do Uruguai, às 9h.

Ontem, na Granja, o time reserva perdeu para o Tupi de Juiz de Fora por 2 a 1. Kleberson fez o gol.

O Dia

O 'paredão' do futebol carioca

Janir Júnior

Rio - A partir do dia 19, câmeras e a atenção dos torcedores estarão voltadas para o Campeonato Estadual 2008. Poderia ser um Big Brother da bola. Mas, em vez de amassos, bebedeiras, ambições de posar nu e briga por R$ 1 milhão, jogadores e técnicos de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco querem o primeiro título da temporada.

Mesmo longe da casa global, eles querem ser líderes e ter imunidade. Em perguntas feita a torcedores fica claro os primeiros candidatos a irem para o paredão. “Em 2008, vamos ganhar tudo”, bradou Renato Gaúcho.

Depois de comandar um elenco limitado no Vasco, o técnico terá de mostrar seu valor, agora com um grupo de qualidade nas mãos. O Fluminense, clube que mais investiu em reforços, terá como primeira prova de fogo ver se o ataque com Dodô, Leandro Amaral e Washington funcionará.

No Botafogo, Castillo foi saudado pela torcida em sua chegada com gritos de ‘fecha o gol’. No ano passado, o Alvinegro sofreu com as falhas de seus goleiros. “Estaremos atentos às arbitragens”, já ressaltou Carlos Augusto Montenegro, que está sem cargo no momento, mas segue acompanhando o dia-a-dia do clube.

Já no Flamengo, Joel Santana tirou o time da zona de rebaixamento para conseguir a vaga na Libertadores. O treinador ganhou imunidade, mas dependerá da seqüência de bons resultados para não ir para o paredão. A torcida está de olho em Gavilán, que, com problemas no joelho direito, assinou contrato de risco.

No Vasco, os holofotes estarão voltados principalmente para Romário, que acumulará a função de técnico e atacante. Jogador consagrado, o Baixinho precisa mostrar seu valor na nova função. Caso contrário, paredão.

FLAMENGO: TODOS DE OLHOS EM GAVILÁN

Torcedores questionados sobre quem merece ser vigiado de perto no Flamengo lembraram de Gavilán, que, apesar de experiente para a disputa da Libertadores, está com problema no joelho direito. Outros lembraram de Obina, que apesar de ser xodó, sofre com a balança. Mas todos os demais estão na mira. “O Flamengo tem tudo para ir bem na temporada. Também temos que ver outros reforços, como Kléberson e o zagueiro Rodrigo”, destacou o ator rubro-negro André Cursino, que faz parte da Turma do Didi. Éder, atacante de 20 anos, assinou contrato de três meses. Será o tempo de mostrar serviço.

VASCO: TRABALHO PARA O LÍDER ROMÁRIO

A derrota no primeiro jogo do ano contra o Hamburgo fez muitos vascaínos ficarem ainda mais ligado no Big Brother do Estadual. Um dos destaques foi o veterano Beto. “Agora, o Romário vai ter que mostrar que é bom malandro e dar um jeito no time”, brinca o sambista Dicró.

O zagueiro Luizão já falhou logo na primeira partida e segue firme no caminho para o paredão. Villanueva mal tocou na bola e despertou o questionamento de torcedores. “Ele não é o legítimo”, brinca o vascaíno e português Marcolino Pontes.

Resta saber se Edmundo aparecerá para agitar a ‘casa’ de São Januário.

FLUMINENSE: ATAQUE DESPERTA MAIOR ATENÇÃO

Leandro Amaral, Dodô e Washington. A primeira pergunta é: será que vai dar certo? Caso o ataque não funcione, qual dos três irá para o paredão? Assim como no programa BBB, Renato Gaúcho alerta que a vaidade precisa ser deixada de lado para a boa convivência.

“Para dar certo, a vaidade não pode entrar em campo. Um precisa do outro e sempre é difícil escalar três no ataque”, analisa o líder Renato. Thiago Velasco, torcedor da Legião Tricolor, aponta dois jogadores que para ele estão na berlinda: “O Conca e o Ygor não inspiram confiança e precisam mostrar muito mais do que fizeram no Vasco”.

BOTAFOGO: EM BUSCA DE UM PAREDÃO NO GOL

As atenções estão voltadas para o goleiro Castillo e também para as arbitragens. O uruguaio será o camisa 1 e disse saber do problema sob as traves. Quem já foi para o paredão antes mesmo de estrear foi o atacante Escalada, muito acima do peso ideal. “Como podem contratar sabendo que o jogador estava uma bola?”, questiona o alvinegro Luís Sérgio Frossord.

Alvinegros também estão atentos com o zagueiro Ferrero e querem conhecer mais o ‘participante’ Robston, que atuou por Gama, Brasiliense e Atlético-GO. Como líderes, o Botafogo tem o experiente Túlio e o equilibrado apoiador Lúcio Flávio.

Flamengo: Reservas perdem para o Tupi em jogo-treino com jogadas violentas

Rio - É bom o time titular do Flamengo dar conta do recado, pois, pelo menos num primeiro momento, os reservas decepcionaram. Neste sábado, eles perderam por 2 a 1 para o Tupi-MG, em jogo-treino na Granja Comary. Kleberson fez o gol rubro-negro. Obina, com uma contusão no pé direito, foi poupado.

Os ânimos ficaram acirrados e o jogo-treino foi disputado de forma ríspida, com várias jogadas violentas. O técnico Joel Santana se irritou com o zagueiro Silvio, do Tupi, que colocou o dedo no rosto de Maxi. “Aqui ninguém bota o dedo na cara de jogador do meu time não!”, esbravejou o treinador, à beira do gramado.

Neste domingo, o time encerra sua pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis, com um jogo-treino dos titulares, às 9h, diante do Huracán, do Uruguai. Depois da atividade, os jogadores voltam ao Rio, antecipando o retorno inicialmente previsto para terça-feira.  Segunda, o clube pode anunciar Diego Tardelli como novo reforço.

Os jogadores terão o dia de folga, à exceção dos que estão acima do peso: o zagueiro Rodrigo, os volantes Gavilán e Jônatas, o meia Marcinho e Obina. “Alguns jogadores ainda estão com o percentual de gordura acima do ideal, que é o de onze por cento. Mas é normal, pois alguns não estavam jogando”, explicou o preparador físico Ronaldo Torres.

A situação de Rodrigo é a que mais preocupa. Ele foi submetido a artroscopia no joelho esquerdo há três meses.

Gazeta Esportiva

Flamengo perde jogo-treino e Joel reclama de violência\ Gazeta Press\

Teresópolis (RJ) - O Flamengo disputou um jogo-treino contra o Tupi, de Juiz de Fora (MG), neste sábado, na Granja Comary, em Teresópolis, visando ganhar ritmo para a Taça Guanabara e a Libertadores da América. Além de perder por 2 a 1, os cariocas também deixaram o campo furiosos com a violência rival.\ O técnico Joel Santana não gostou do modo como os jogadores do Tupi disputaram as jogadas e reclamou constantemente da violência adversária. Com a bola rolando, o rubro-negro pouco fez e mereceu o mau resultado.\

Ademílson, ex- Botafogo, e Henrique fizeram os gols do Tupi, enquanto Kléberson anotou para a equipe rubro-negra. O Flamengo jogou com Bruno (Diego); Luizinho, Rodrigo Arroz (Thiago Sales), Rodrigo e Egídio; Gavilán, Jônatas (Colace), Kleberson e Marcinho; Eder (Léo Medeiros) e Maxi Biancucchi.

Fla envia recurso contra liberação de jogos na altitude\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo vai encaminhar à Fifa, na próxima segunda-feira, um recurso contra a decisão da Conmebol de liberar jogos em cidades como Cuzco, La Paz e Potosí durante a próxima Copa Libertadores da América de 2008.\ O advogado Michel Assef Filho elaborou um documento pedindo a aplicação imediata da determinação da entidade que controla o futebol mundial.\

A Fifa havia estabelecido que, por questões médicas, os jogos internacionais acima de 2.750 metros só poderiam acontecer se houvesse um período de 21 dias de aclimatação.

Desfalque: O atacante Obina foi poupado do jogo-treino dos reservas, na tarde deste sábado, contra o Tupi-MG, porque ainda se recupera de uma contusão no pé direito, sofrida no amistoso diante da Nicarágua. O atacante só voltará a treinar com os companheiros na terça-feira.

Flamengo antecipa saída de Teresópolis\ Gazeta Press\

Teresópolis (RJ) - A comissão técnica do Flamengo decidiu antecipar a volta da delegação de Teresópolis, onde o grupo está fazendo temporada na Granja Comary. A delegação, que iria voltar na terça-feira, teve o seu retorno marcado para a manhã deste domingo logo após o jogo-treino contra o Huracán Buceo, do Uruguai, às 9 horas.\ Os jogadores serão liberados com ordem de se reapresentarem no hotel Windsor, na Barra da Tijuca, às 22 horas de segunda-feira. Na terça, os atletas treinarão em tempo integral na praia da Barra.\

Na programação original, o Flamengo ficaria em Teresópolis até o dia 18. Depois o período foi encurtado para o dia 15 e agora a volta ficou estabelecida para dia 13, domingo.

A comissão técnica explicou a antecipação da volta porque no plano original, os jogadores seriam liberados de qualquer forma no domingo e teriam de voltar à cidade serrana no dia seguinte, o que não vai mais precisar acontecer.

PeléNet

Reservas do Flamengo perdem jogo-treino para o Tupi

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Os reservas do Flamengo perderam por 2 a 1 para o Tupiu-MG, em jogo-treino realizado na tarde deste sábado, na Granja Comary, local da pré-temporada rubro-negra. O atacante Ademílson, ex-Botafogo e Fluminense, de pênalti, aos seis minutos, abriu o placar para a equipe mineira, mas Kleberson igualou ainda na etapa inicial, aos 33. No segundo tempo, Henrique marcou o gol da vitória, aos 38.

O Flamengo jogou com apenas um titular, o goleiro Bruno, que no segundo tempo saiu para a entrada de Diego. O restante do time foi Luizinho, Rodrigo, Rodrigo Arroz (Thiago Salles) e Egídio; Gavilán, Jônatas (Colace), Kleberson e Marcinho; Éder (Léo Medeiros) e Maxi. Obina, se recuperando de uma pancada no dedão do pé direito, foi poupado.

O jogo-treino foi disputado de forma ríspida, com várias jogadas violentas. O treinador Joel Santana chegou a se irritar com o zagueiro Silvio, do Tupi, que colocou o dedo no rosto de Maxi.

"Aqui ninguém bota o dedo na cara de jogador do meu time não!", esbravejou Joel, na beira do gramado.

Os titulares do Flamengo participam de novo jogo-treino, neste domingo, às 9h (de domingo), contra o Huracán, do Uruguai, também na Granja Comary. Após a partida, a delegação rubro-negra retorna ao Rio de Janeiro e os jogadores treinarão a semana inteira na cidade, para a estréia no Estadual, contra o Boavista, no domingo, dia 20, às 16h, no Maracanã.

Na segunda-feira, trabalho no Flamengo só para os "gordinhos"

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Após dez dias de pré-temporada na Granja Comary, a delegação do Flamengo desce a serra neste domingo, após o jogo-treino contra o Huracán, do Uruguai. Na segunda-feira, trabalho só para os que ainda estão acima do peso. Uma "punição" aos que abusaram nas férias.

"Realmente alguns jogadores ainda estão com o percentual de gordura acima do que eu quero, que é o de onze por cento. Mas isso é normal, pois alguns não estavam jogando", explicou o preparador físico Ronaldo Torres.

Dentre os "gordinhos" estão o zagueiro Rodrigo, os volantes Gavilán e Jônatas, o meia Marcinho e o atacante Obina.

"A resposta de todos está sendo muito boa. Já diminuíram muito esse percentual", avaliou Ronaldo.

Dos cinco, a situação de Rodrigo é a que mais preocupa, já que o zagueiro foi submetido à uma artroscopia no joelho esquerdo há cerca de três meses e ficou inativo até o dia 25 de dezembro, quando iniciou sua preparação no Flamengo.

Ibson reitera desejo de seguir no Fla ao final de seu contrato

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Realizado na Gávea e ídolo da torcida, o meia Ibson reiterou neste sábado o desejo de permanecer no Flamengo ao fim de seu empréstimo com o Porto-POR, no dia 30 de junho. Contudo, o jogador deixou claro que um acordo ainda está longe de ser fechado.

"Estou muito feliz aqui e espero renovar o contrato, que acaba no meio do ano. Tomara que isso possa se decidir logo. Mas nada ainda foi conversado sobre esse assunto. Não tem qualquer definição", disse.

Em dezembro, a diretoria rubro-negra conversou com representantes do clube português e ofereceu cerca de 4 milhões de euros para ter Ibson em definitivo. Mas a proposta não foi bem aceita.

Desta maneira, a cúpula do Flamengo segue buscando uma solução para adquirir os direitos econômicos do meia. Uma outra solução, porém, seria tentar ao menos a prorrogação do vínculo até dezembro de 2008.

Formado pelo Flamengo, Ibson se transferiu para o futebol português ao fim de 2004. Após uma temporada vitoriosa, o jogador sofreu com sucessivas lesões e acabou perdendo espaço, o que facilitou seu retorno à Gávea, em agosto do ano passado.

Ibson tem dois objetivos para 2008: títulos pelo Fla e vaga na Seleção

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Após um curto tempo de ostracismo no Porto-POR, Ibson acabou acertando seu retorno ao Flamengo, em agosto do ano passado. A mudança de "ares" fez com que o meia recuperasse seu futebol. Em pouco tempo, tomou as rédeas do time rubro-negro e foi fundamental na boa campanha do Campeonato Brasileiro (terceiro colocado).

Para 2008, já com o sucesso retomado, os objetivos são dois e bem ousados. O primeiro, títulos pelo Flamengo e o segundo, um sonho antigo: a Seleção Brasileira.

"São duas coisas que eu quero. Seguir bem aqui (Flamengo) e conquistar títulos neste ano importante para o clube. Com isso, poderei atingir meu segundo alvo, que é uma chance na seleção", projetou.

Enquanto planeja o futuro, porém, Ibson já tem de se preocupar com o fim de seu contrato por empréstimo, em 30 de junho. Apesar de saber que será difícil, ele não cansa de pedir que o vínculo seja prorrogado ao menos até o fim do ano.

Em dezembro, o Flamengo ofereceu ao Porto-POR 4 milhões de euros para ter o apoiador em definitivo, mas a proposta não foi bem aceita pelos portugueses. Com isso, a diretoria rubro-negra segue em busca de uma nova opção.

Kleberson minimiza derrota do Flamengo em jogo-treino

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

O time considerado reserva do Flamengo foi derrotado por 2 a 1 pelo Tupi-MG, em jogo-treino realizado na tarde deste sábado, na Granja Comary, em Teresópolis. O resultado, porém, em nada incomodou o pentacampeão Kleberson. De acordo com o volante, foi um teste válido.

"Isso não vai interferir em nada. Foi apenas um treino. No momento, estamos mais preocupados com a parte física que é o que trabalhamos mais. Por isso, o time ainda está com a parte técnica atrasada", disse o jogador.

"Nesse tipo de caso o resultado não importa tanto. O importante é disputador esses amistosos pegados, pois faz com que todos entrem no ritmo de competição logo", acrescentou.

Para este jogo, o Flamengo formou com: Bruno (Diego); Luzinho, Rodrigo Arroz (Thiago Sales), Rodrigo e Egídio; Gavilán, Jônatas (Colace), Kleberson e Marcinho; Maxi Biancucchi e Éder (Léo Medeiros).

Neste domingo, às 9h (de Brasília), é a vez dos titulares entrarem em campo. O adversário será o Huracán, do Uruguai.

Só desastre antológico tira Flamengo da segunda fase da Copa SP

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo enfrenta o XV de Piracicaba, neste domingo, às 18h10 (de Brasília), no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, pela terceira e última rodada do grupo N da primeira fase da Copa São Paulo de Juniores. O Rubro-Negro carioca está virtualmente qualificado à segunda etapa da competição.

O clube do Rio poderá avançar à fase seguinte do torneio mesmo perdendo por seis gols de diferença. Os flamenguistas lideram com seis pontos, seguido pelo XV, que tem três. Se o alvinegro paulista vencer e igualar o rival em pontuação (seis) e número de vitórias (duas), primeiro critério de desempate, precisaria tirar uma diferença enorme no saldo de gols (hoje em 14 a 1). Portanto, só um triunfo por sete gols de frente faria com que a situação se invertesse a favor dos donos da casa (8 a 7).

A imensa vantagem do Flamengo foi possível graças à goleada por 11 a 1 sobre o Ypiranga-AP, na quarta-feira passada. Na estréia, o time já fizera 4 a 0 no Nacional-AM. O XV derrotou o Ypiranga por 2 a 0 e perdeu para o Nacional, 1 a 0.

O treinador Rogério Lourenço deverá escalar o Flamengo com Marcelo, Michel, Lucas, Fabrício e Jóbson; Lenon, Wellington, Erich Flores e Renan Silva; Pedro Beda e Paulo Sérgio.

A outra partida da chave será disputada entre Nacional e Ypiranga, às 16h10.

GloboEsporte

Corredor polonês é o terror da concentração

Jogadores atrasados ganham 'tapinhas' dos companheiros na Granja Comary, em Teresópolis

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis (RJ)

Os atrasados no Flamengo não resolvem seus problemas coçando o bolso para pagar caixinha. A forma de punição é, digamos, mais enérgica. Cada jogador que perde a hora em qualquer atividade - seja almoço, jantar ou treino - é submetido à brincadeira do corredor polonês.

Obina explica a dolorosa brincadeira rubro-negra no vídeo ao lado. Assista já!

Posicionados em duas fileiras, os atletas esperam o "culpado" para recepcioná-lo com tapas. Obina acha a brincadeira válida.

- É uma forma de fazer com que todos entrem na linha. É uma brincadeira que faz com que o grupo esteja mais unido - declara.

Na pré-temporada, Rodrigo e Gavilán conseguiram chegar atrasados a um treinamento por dormirem demais. Passaram no corredor no meio do gramado da Granja. Mas na concentração, a punição é mais freqüente.

- Fui um dos primeiros a passar. Cheguei atrasado no almoço e não perdoaram. Às vezes o tapinha dói e tem mágoa. Mas no momento seguinte já passou - diz Obina.

História

A expressão corredor polonês vem da disputa faixa de terra perto do rio Vístula, Europa, que praticamente deu início à Segunda Guerra Mundial. A Alemanha Nazista pediu a devolução do território à Polônia e houve a invasão, em 1939.

Joel se irrita para defender 'filho' Maxi

Técnico se levanta do banco de reservas e dá bronca em jogador adversário

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis (RJ)

Papai Joel teve trabalho para defender seus filhos no jogo-treino do Flamengo contra o Tupi-MG, na tarde deste sábado, na Granja Comary (assista ao vídeo exclusivo ao lado). Os jogadores adversários exageraram na vontade e cometeram alguns excessos.

Em um deles, no primeiro tempo da atividade, sobrou para Maxi. O zagueiro Silvio colocou o dedo na cara do argentino e por pouco não houve pancadaria. Irritado com a cena, o técnico Joel Santana levantou-se do banco de reservas e gritou, entre outros palavrões:

- Você não vai colocar a mão na cara do meu jogador, rapaz.

No segundo tempo, as reclamações contra a violência do Tupi continuaram. Joel chegou a ameaçar após uma falta dura em Éder:

- Vou mandar esfregar também.

Dentro de campo, o clima também não foi dos mais calmos. Até os titulares, que estavam assistindo à atividade, comentaram que os ânimos se exaltaram.

- Até o Juan estava a fim de entrar na briga - brinca o volante Ibson

Fla dá treino extra para igualar atletas

Na segunda-feira, jogadores com percentual de gordura acima do ideal vão à Gávea

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis (RJ)

Obina perde descanso e vai ter que participar de atividade na segunda

Teoricamente, a segunda-feira será de folga para os jogadores do Flamengo. Contudo, a comissão técnica preparou uma atividade extra para quem está com percentual de gordura acima do ideal (12%).

Na lista, estão os recém-contratados Marcinho, Rodrigo, Jônatas e Gavilán. Obina também perdeu o descanso e terá de estar na Gávea na manhã de segunda-feira. O preparador físico Ronaldo Torres diz que os jogadores do time titular estão um estágio acima dos demais:

- O 'time A' terminou o ano de 2007 jogando e obviamente está melhor fisicamente. Os reservas precisam de mais tempo para ficar bem na parte física. O Gavilán e o Rodrigo, por exemplo, não terminaram atuando no ano.

Neste domingo, o time titular do Flamengo faz um jogo-treino contra o Huracán, do Uruguai. A tendência é que o técnico Joel Santana faça poucas substituições.

Reservas do Fla perdem para o Tupi

Kléberson marca o único gol rubro-negro na derrota por 2 a 1 na tarde deste sábado

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis (RJ)

Jônatas tentou, mas não conseguiu ajudar os reservas do Fla a vencer o Tupi

De nada adiantou o técnico Joel Santana esbravejar no banco de reservas. Com uma atuação muito fraca, o time reserva do Flamengo perdeu por 2 a 1 para o Tupi-MG, na tarde deste sábado, na Granja Comary.

Os titulares ganharam folga na parte da tarde, mas a maioria desceu para assistir ao jogo-treino. E não devem ter gostado de trocar o sossego do quarto pela atuação dos suplentes.

Logo aos seis minutos, Rodrigo Arroz cometeu pênalti. Ademílson, ex-Botafogo, abriu o placar deslocando Bruno, o único titular que participou da atividade.

Apesar de pouco ameaçar, o Flamengo empatou com Kléberson, ainda no primeiro tempo. Marcinho cobrou falta e o pentacampeão aproveitou o rebote. Foi o terceiro gol dele em dois jogos-treinos.

No segundo tempo, Joel Santana fez algumas alterações e o que estava ruim piorou. Aos 38 minutos, Rodrigo falhou e Henrique deu números finais à partida.

- Foi apenas um treino e não vai atrapalhar em nada o trabalho - diz Kléberson, um dos poucos que se salvaram.

O Flamengo enfrentou o Tupi com Bruno (Diego); Luizinho, Rodrigo Arroz (Thiago Sales), Rodrigo e Egídio; Gavilán, Jônatas (Colace), Kléberson e Marcinho; Éder (Leo Medeiros) e Maxi.

Na despedida de Teresópolis, na manhã deste domingo, os titulares do Flamengo enfrentam o Huracán, do Uruguai, às 9h. Assim como neste sábado, os portões da Granja Comary estarão fechados à torcida.

Jônatas prefere ser primeiro volante

Reforço do Flamengo quer jogar como em 2005. Joel deixa o mistério no ar

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis (RJ)

Jônatas no treino do Flamengo

O meio-campo do Flamengo é o único setor onde as dúvidas superam as certezas. Jônatas iniciou a temporada no time reserva. Mas, se virar titular, ele já sabe em qual posição prefere jogar.

E não será nenhuma novidade para Joel Santana. O jogador deseja atuar mais recuado, fazendo a função de primeiro volante. Assim como em 2005, também sob o comando do atual treinador.

- Joguei mais avançado no Espanyol, mas me sinto melhor como primeiro volante. Joguei assim com o Joel em 2005 e se puder escolher... - declara Jônatas.

Nos primeiros treinos, a função dele em campo variou. Ora mais recuado, ora com a incumbência de armar as jogadas. E o mistério continua.

- Ih, estão querendo precipitar as coisas. Jônatas sabe marcar, mas é altamente ofensivo. Ele sabe trabalhar a bola lá de trás. O único problema dele no momento é físico, já que veio de contusão na Espanha - diz Joel Santana.

Lance

Flamengo perde jogo-treino para o Tupi

Em confronto violento, comandados de Joel jogam abaixo do esperado

O Flamengo teve dificuldade diante do Tupi

André Alt EM TERESÓPOLIS

O Flamengo perdeu neste sábado o seu segundo jogo-treino da temporada na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Mas, desta vez, foram os reservas que entraram em campo contra o Tupi, de Juiz de Fora (MG). Num jogo muito pegado - às vezes violento -, o time mineiro venceu por 2 a 1. O técnico rubro-negro Joel Santana chegou a intervir durante a partida, perdendo a paciência com a dureza dos adversários.

O gol do Flamengo foi marcado pelo volante Kleberson, que já soma três - dois foram sobre a seleção da Nicarágua, na última quinta-feira. Ademílson, ex-Botafogo, e Henrique fizeram os gols da vitória. Às 9h deste domingo os titulares entram em campo. O adversário é o Huracán, do Uruguai.

O jogo mal havia começado e o zagueiro Rodrigo Arroz faz um pênalti desnecessário. Ademílson cobrou com categoria e deslocou Bruno, único titular em campo: 1 a 0.

Contando com os reforços Kleberson, Rodrigo, Jônatas, Gavilán e Marcinho, o Flamengo concentrava as jogadas na esquerda, com o lateral Egídio. Mas nada conseguia. Além disso, tinha que escapar das botinadas do time mineiro.

Numa no atacante Maxi Biancucchi, Joel levantou do banco, apontou para o zagueiro Silvio e gritou:

- Ei! Você não vai colocar o dedo na cara do meu jogador, não, seu m... - disparou Joel. O campo ficou em silêncio durante alguns segundos.

A ameaça não intimidou os mineiros. Mas uma falta na entrada da área resultou no empate do Flamengo. Marcinho cobrou falta na área aos 33 minutos, houve um bate-rebate e Kleberson fez com facilidade.

De diferente no segundo tempo, Diego no lugar de Bruno no gol. De igual, a pancadaria do Tupi. Tanto que Joel voltou a intervir, depois que o atacante Éder sofreu entrada dura:

- Vocês só estão dando porrada. Querem ganhar treino. Vou mandar esfregar também - metralhou. Na jogada seguinte, o apoiador Marcinho deu um golpe de judô num adversário.

Sem escapar das bordoadas e sem conseguir criar boas jogadas, o Flamengo acabou tomando o golpe final - e por outra falha da zaga. Aos 43, a bola sobrou atrás para Rodrigo, que ameaçou dar um chutão e tentou sair jogando. O atacante Henrique roubou a bola e tocou no canto de Diego: 2 a 1.

Ainda deu tempo de um zagueiro do Tupi ser expulso por quase quebrar Marcinho ao meio. Acabou sendo substituído por ordem do árbitro, mas saiu vencedor da Batalha da Granja.

FLAMENGO: Bruno (Diego), Luizinho, Rodrigo Arroz (Thiago Sales), Rodrigo e Egídio; Gavilán, Jônatas (Colace), Kleberson e Marcinho; Eder (Léo Medeiros) e Maxi Biancucchi

Marcinho e Kleberson aprovam jogo-treino

Partida bastante disputada serve de exemplo para a Libertadores deste ano

André Alt EM TERESÓPOLIS\ Guilherme de Paula EM TERESÓPOLIS\

Se o time reserva do Flamengo saiu derrotado neste sábado para o Tupi, de Juiz de Fora (MG), pelo menos o pegado jogo-treino na Granja Comary serviu como prévia do que os jogadores devem encontrar na Copa Libertadores deste ano.

O meia-atacante Marcinho chegou a comparar o jogo com a Série B do Brasileiro, que ele disputou pelo Atlético-MG em 2006.

- A Série B é muito pegada também. Mas o treino foi bom para nos acostumarmos com o que vem pela frente. Como aqui neste sábado, na Libertadores os árbitros marcam poucas faltas - analisou Marcinho, um dos mais caçados em campo, mas que também revidou.

Mais experiente, o volante Kleberson também aprovou o jogo-treino. Para ele, é bom ter atividades difíceis como a deste sábado.

O pentacampeão, porém, reclamou das entradas duras:

- Ficamos chateados. Assim algum jogador pode até ser tirado de um campeonato. Não havia necessidade - completou Kleberson, que chegou a peitar um adversário que deu uma entrada violenta em Marcinho.

Gavilán: 'Não vou mudar meu jeito de jogar'

Mesmo suspenso por agressão, paraguaio deve manter forte pegada

Suspenso, Gavilán pode jogar somente em 13 de fevereiro

André Alt EM TERESÓPOLIS\ Guilherme de Paula EM TERESÓPOLIS\

O volante Gavilán foi para o Flamengo para ser ele mesmo. O paraguaio avisa que não vai mudar a sua maneira de jogar, nem sequer com a suspensão que está cumprindo por agressão ao apoiador Valdivia, do Palmeiras.

Gavilán pegou um gancho de 120 dias, imposto pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por ter dado um soco no chileno palmeirense quando atuava pelo Grêmio, no Campeonato Brasileiro do ano passado.

- Aprendi com o que aconteceu, mas não vou mudar minha maneira de jogar. Ao longo da carreira, ganha-se experiência - diz Valdívia.

Para não ter que esperar até 13 de fevereiro, quando estará liberado para jogar, Gavilán depende do departamento jurídico do Flamengo. O clube tenta no STJD diminuir a punição para 60 dias (já cumpridos), mais cestas básicas.

Gavilán teve outro problema que quase o tirou do Flamengo: um princípio de artrose no joelho direito. Mesmo assim, ele tem treinado com o time. E diz que não terá problema com o esquema do técnico Joel Santana:

radio l! - Já atuei neste esquema de Joel e, por isso, não preciso mudar muito meu jeito de jogar. Imaginei que o treinador fosse utilizar este esquema. O importante é que já temos uma base. Também é preciso que todo o grupo esteja sempre preparado.(Clique e ouça)

Juan aposta na força dos laterais do Fla

Jogador quer repetir com Leonardo Moura o bom desempenho de 2007

Juan diz que está bem física e tecnicamente

André Alt EM TERESÓPOLIS

Guilherme de Paula EM TERESÓPOLIS

O lateral-esquerdo Juan não é uma unanimidade entre os torcedores do Flamengo. Porém, ele teve participação efetiva na arrancada rubro-negra no Brasileirão do ano passado e foi escolhido o segundo melhor lateral da competição. Em 2008, ele pretende repetir a dose.

O técnico Joel Santana deve repetir o esquema com seus laterais subindo muito ao ataque - Leonardo Moura é outro que aparece com freqüência na frente. Por isso, Juan quer aproveitar o entrosamento do time para levar o time às conquistas.

- Foi com os laterais atacando que o Flamengo conseguiu aquela arrancada. Vamos procurar fazer assim este ano também. Estou muito bem física e tecnicamente. E eu dependo muito disso - avalia Juan.

O time vai precisar mesmo estar bem fisicamente, já que encara o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores no primeiro semestre.

- O trabalho está sendo feito para jogarmos bem as duas competições - avisa Juan

Juan aprova manutenção da equipe

Lateral relembra que com atual formação time deu arrancada no Brasileiro

LANCEPRESS!

Umas das principais peças no esquema do técnico Joel Santana, o lateral-esquerdo Juan aprovou a manutenção da equipe nos primeiros coletivos e jogos-treino na pré-temporada do Flamengo. O jogador destacou que com esta formação a equipe obteve os principais resultados de 2007.

radio l! - Foi assim que o time conseguiu dar aquela arrancada no final e o Joel manteve isso. Temos tudo para dar certo esse ano também - vibrou.(clique e ouça)

Juan informou que está se sentindo bem fisicamente e que o trabalho com o preparador Ronaldo Torres foi bem realizado. Sua expectativa agora é com as partidas.

radio l! - Estou me sentindo muito bem fisicamente. Tecnicamente também estou bem mas isso irá melhorar com a sequência de jogos - disse o camisa 6.(clique e ouça)

Reforços rubro-negros não temem pressão

Experientes, os jogadores garantem que exigente torcida não assusta

LANCEPRESS!

Há uma coincidência em relação aos reforços do Flamengo. Com exceção do jovem atacante Eder, os outros contratados (Rodrigo,Gavilán, Jônatas, Kleberson e Marcinho) já passaram por pelo menos um clube de grande torcida. Assim, eles têm tudo para saber lidar com a exigente Nação e com as pressões. De quebra, acumulam títulos por onde passaram.

O zagueiro Rodrigo destaca a sua primeira experiência em um grande foi no São Paulo, em 2004. Antes, ele defendia a Ponte Preta. No Tricolor Paulista, disputou a Libertadores e chegou à semifinal.

- O Flamengo tem uma torcida gigante e, para mim, hoje em dia, isso é algo natural. Não tenho mais motivo para me assustar com isso. Sem dúvida, é importante ter defendido um clube de grande torcida antes de jogar aqui - analisou.

Rodrigo falou sobre o entusiasmo da torcida em um simples jogo-treino (contra a Nicarágua, na Granja Comary, quinta-feira) para ilustrar o que espera em 2008.

- Deu para sentir a euforia. Imagine o que nos espera no Maracanã na Taça GB e ainda mais na Libertadores? Espero muita festa dos torcedores o ano todo - concluiu.

Kleberson atuou pelo Atlético Paranaense, que tem torcida fanática, e também considera importante já ter defendido um clube de massa. Ele valorizou a experiência dos reforços:

- Isso é o mais importante. Faz com que saibamos lidar com a intensa pressão.

Gavilán, que já passou por Grêmio e Inter, foi outro a admitir a importância de ter lidado com grandes torcidas. E elogiou a do Fla.

- Sabemos que não estamos sozinhos. Mas temos de trabalhar com seriedade para corresponder à confiança e para que a comunhão entre time e torcida seja a mesma do ano passado - disse o volante.

Ibson cauteloso para não perder vaga

Volante terá a concorrência de muitos reforços no meio-de-campo

André Alt EM TERESÓPOLIS\ Guilherme de Paula EM TERESÓPOLIS\

O volante Ibson é daqueles titulares que saem do time somente por suspensão ou lesão. O seu futebol no Flamengo é incontestável. Porém, com tantos reforços para o meio-de-campo, a disputa por uma vaga entre os 11 fica acirrada. E ele mesmo diz que precisa ficar sempre em alerta.

- A concorrência é muito boa e, por isso, temos de ficar espertos. Se dermos brecha, alguém de qualidade entra e pode não sair mais - comentou o volante.

Eleito um dos melhores meios-de-campo do Campeonato Brasileiro de 2007, Ibson tem contrato até 30 de junho próximo. Mas ele ainda não conversou com o Flamengo sobre uma possível permanência.

O rubro-negro diz que o importante agora é manter uma regularidade no Flamengo para chegar à Seleção Brasileira. E que conta a seu favor a experiência que adquiriu na Europa, atuando pelo Porto, de Portugal.

- Aprendi lá obediência tática. O jogo de lá é mais corrido, você tem menos tempo para pensar do que aqui. Também é diferente o fato de eles procurarem montar o time de acordo com os adversários. E também molham os campos antes dos jogos - contou Ibson.

Preparador físico do Fla elogia pré-temporada

Ronaldo Torres garante que a equipe estará bem este ano

André Alt EM TERESÓPOLIS\ Guilherme de Paula EM TERESÓPOLIS\

O preparador físico do Flamengo, Ronaldo Torres enalteceu neste sábado a pré-temporada da equipe em Teresópolis. Ele aproveitou para elogiar o atual estado físico do elenco rubro-negro e garantiu que a equipe estará bem neste quesito para a seqüência da temporada.

- Todos os trabalhos estão sendo bem feitos e garanto que o Flamengo está bem preparado fisicamente. Foi uma das melhores pré-temporadas que participei. No dia 20, a equipe que vem treinando como titular estará pronta para iniciar bem a temporada. Até o quarto jogo, o time estará pronto para o decorrer do ano - analisou.

Ronaldo se referiu mais especificamente aos times que vêm sendo usados por Joel Santana nos coletivos e jogos-treino na Granja Comary. E aproveitou para antecipar quais equipes serão utizadas pelo técnico neste sábado, contra o Tupi-MG, e domingo, diante do Huracán, do Uruguai.

- O 'time A' terminou o ano de 2007 jogando e obviamente está melhor fisicamente. O 'time B' precisa de mais tempo para ficar bem na parte física. Gavilán e Rodrigo, por exemplo, não terminaram atuando no ano passado. Neste domingo, o 'time A' jogará os dois tempos - concluiu o preparador.

Segundo Ronaldo Torres, os jogadores que ainda precisam reduzir o percentual de gordura treinarão a parte física na segunda-feira, na Gávea. Entre eles estão Rodrigo, Gavilán, Jônatas, Marcinho e Obina.