Notícias

Clipp 14/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Treino para Libertadores

Em jogo-treino do Fla marcado por violência e catimba, Toró acusa uruguaio de racismo

JOGADORES DO FLA e do Huracán discutem após entrada violenta de um jogador uruguaio no jogo-treino em Teresópolis

Carlos Eduardo Mansur

Avitória do Flamengo sobre o Huracán, do Uruguai, era previsível. Difícil era supor que um jogo-treino, numa manhã de domingo, na Granja Comary, pudesse se transformar numa prévia da Copa Libertadores. Na vitória por 3 a 0, os rubro-negros receberam e deram entradas duras, discutiram com os uruguaios e acusaram os rivais de racismo.

Toró foi o grande personagem. Ele se estabeleceu como um operário capaz de criar, desarmar e cumprir funções táticas em todas as partes do campo. Fazia isso e era o grande destaque até que, numa dividida ríspida, foi xingado pelo zagueiro Fernando Caballero. Segundo Toró, o termo usado foi macaco.

- Na Libertadores, vai ser daí para cima. Vai ter provocação, xingamento. Foi uma situação delicada, mas depois o jogador pediu desculpas e eu aceitei. Sou um cara legal, feliz como sou e muita gente me ama do jeito que sou. Fico triste porque vivo do futebol e, no esporte, a gente procura fazer amigos - disse Toró.

Uruguaio nega xingamento

Caballero deu uma versão diferente. Disse que, após a dividida, levou um golpe de Toró nas costas.

- Houve um mal-entendido por causa do idioma. Usei a palavra negro que, na Argentina e no Uruguai, é algo como amigo. Não sabia que isto era racismo no Brasil. Quando vi os jogadores do Flamengo irritados, pedi desculpas. Não sou racista. Foi só um engano, uma troca de palavras - desculpou-se.

O estrago estava feito. O Flamengo já vencia por 1 a 0, gol de Fábio Luciano. Mais do que pelo gol, o jogo era marcado por entradas duras e discussões entre os jogadores. Após o episódio com o Toró, quase todos rubro-negros defenderam o meia.

- Quando a gente enfrentar um time leal, seremos leais. Se tiver que jogar duro, jogaremos. Mas vamos ter que assimilar melhor. Este tipo de ofensa racista acontece muito e temos que engolir. Se não, vira suspensão, expulsão. Vou conversar sobre isso com os jogadores - disse o capitão Fábio Luciano.

O zagueiro viveu problema semelhante jogando pelo Corinthians contra o River Plate:

- Perdemos dois jogadores expulsos por causa de ofensas do D'Alessandro. Tem horas em que é melhor não reagir.

Ibson foi conciliador:

- É chato, mas tem que deixar de lado. O cara chamou o Toró de preto e ele chamou o cara de branco. Também é racismo.

O técnico Joel Santana usou os episódios como lição. Ele promete fazer uma palestra sobre provocações, sejam elas racistas ou não:

- No intervalo, pedi calma ao time. Podemos pegar dois uruguaios na Libertadores. Eles xingaram muito o Toró, irritaram. Aliás, é um país pequenininho que tem o dom de irritar o brasileiro. Aborrece, mas temos orgulho da raça negra, do nosso país maravilhoso, com praia e gente bonita. Eles sempre chamam a gente de macaquito, comedor de banana, negrito. Mas tem que ficar calmo. Às vezes, você vê um cara todo elegante e é um mau-caráter.

O vice de futebol, Kleber Leite, acalmou os jogadores no intervalo. O time ainda sofreu algumas faltas violentas no segundo tempo, mas evitou as discussões. Aos 17 minutos, Leonardo Moura cobrou córner, Ronaldo Angelim cabeceou e Renato Augusto chutou para fazer o segundo gol. Aos 38, Marcinho driblou o goleiro e fechou o placar.

- O time está quase pronto para a estréia. Foi importante ver que a parte física, prioridade nestes dias, está muito bem. Às vezes, você ganha por 3 a 0 com o seu goleiro se destacando. Não foi o caso. O adversário não teve chances - declarou Joel.

Muito elogiado por Joel, Toró festejou a nova fase.

- Nunca pensei em marcar. Com a chegada do Ney Franco, ganhei esta condição e agora o Joel está apostando em mim. A torcida do Flamengo gosta de quem dá a vida em campo - disse.

O Flamengo jogou com Bruno (Diego), Leonardo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo), Ronaldo Angelim e Juan (Egídio); Jaílton (Jônatas), Cristian, Toró (Marcinho) e Ibson; Renato Augusto e Souza.

A diretoria espera concretizar hoje a contratação do atacante Diego Tardelli, do São Paulo.

Flamengo mantém 100% de aproveitamento

Equipe vence Saldanha da Gama por 94 a 79 pelo Nacional Masculino de Basquete

O PIVÔ WAGNER enterra a bola para fazer dois dos seus 13 pontos na vitória do Flamengo sobre o capixaba Saldanha da Gama

Tatiana Furtado

Sem dificuldade, a equipe do Flamengo manteve a liderança do Nacional Masculino de Basquete ao derrotar o Saldanha da Gama (ES) por 94 a 79 (55 a 43), ontem, na Gávea. O rubro-negro tem 100% de aproveitamento nos quatro jogos disputados. A próxima partida da equipe será fora de casa, contra a Ulbra/São Bernardo (SP), sexta-feira, às 20h.

Destaque do jogo com 26 pontos, sete rebotes, sete assistências e cinco bolas roubadas, o ala Marcelinho credita a vitória da equipe à paciência nos momentos adversos.

- Nosso mérito foi ter paciência quando estávamos atrás no placar. Com uma defesa forte e um bom contra-ataque, conseguimos abrir vantagem - destaca.

Até a paralisação para o carnaval, a equipe disputará três jogos (Ulbra/São Bernardo, Londrina e Iguaçu). A expectativa do técnico Paulo Chupeta é continuar invicto:

- O objetivo é fazer 7/0 para chegar aos playoffs com vantagem.

Com defesa forte e bom contra-ataque, equipe constrói vitória

Sobre a vitória, Chupeta repete as palavras de Marcelinho sobre a importância de uma defesa forte:

- Eles fizeram dez pontos seguidos no segundo quarto, sendo três bolas de três. Pedi tempo para organizar a defesa e o time obedeceu. A partir daí, começamos a marcar melhor e eles cometeram alguns erros.

A partida começou equilibrada, com o Flamengo um pouco mais eficiente no ataque. No primeiro quarto, o pivô Wagner se destacou nos rebotes ofensivos e defensivos. No minuto final do período, a equipe carioca conseguiu sete pontos de vantagem: 32 a 25. No segundo quarto, o Saldanha da Gama aproveitou a falta de agressividade da defesa adversária e virou o jogo (34 a 38).

Após a parada técnica, o Flamengo voltou mais forte e Marcelinho comandou a reação. A equipe virou para fechar com 15 pontos de vantagem.

Flamengo: Marcelinho (26), Coloneze (11), Fred (3), Wagner (13), Hélio (18), Igor (2), Duda (7), Maicon (6), Amiel (8) e Alirio (0). Saldanha da Gama: Eddy (11), Costa (21), Laurence (15), Alessandro (2), Leandro (20), Christiano (8), Matheus (1), Barone (1) e Ricardo (0).

Outros resultados de ontem: Iguaçu 59 x 94 Cetaf (ES); FTC EAD (BA) 60 x 62 Londrina (PR); Minas 102 x 92 Lajeado/Univate (RS) e Uberlândia 65 x 73 Joinville.

Jornal dos Sports

Quero ser o cão de guarda

Jônatas pretende atuar como primeiro volante no meio-de-campo recheado de astros

Nathan de Lima

Observado por Kleberson, Jônatas gostaria de jogar recuado.

De todos os setores do Flamengo em 2008, o mais indefinido é o meio-de-campo. O técnico Joel Santana já avisou que deve começar a temporada com a mesma equipe que terminou 2007 e com isso, os novos contratados para o setor (Gavilán, Kleberson, Jônatas e Marcinho) terão de mostrar nos treinamentos que têm qualidade o suficiente para ganhar a vaga de titular. Porém, dos quatro reforços, um atleta largou na frente e voltou a encantar o treinador.

Durante os treinamentos, em Teresópolis, Jônatas vem se destacando jogando mais avançado (como atuava no Espanyol) e também como primeiro volante (mesma função que exercia em 2005 com o próprio Joel).

Joel Santana ainda não quer divulgar em qual posição Jônatas vai entrar no time, mas, se depender da vontade do atleta, ele jogará mais recuado.

"Joguei mais avançado no Espanyol, mas eu ainda me sinto melhor como primeiro volante. Atuei assim com o Joel em 2005 e se puder escolher quero jogar assim", declarou Jônatas.

Se o técnico rubro-negro atender ao pedido do atleta, quem acabará perdendo a posição é Jaílton, ex-Ipatinga, que atualmente faz a função desejada pelo jogador. Mas Joel Santana já avisou que é cedo para pensar em mexer na equipe, principalmente porque Jônatas ainda está longe do preparo físico ideal.

"Eu não quero precipitar as coisas, meu time no momento é o que vem jogando. O Jônatas sabe marcar, mas é altamente ofensivo. Ele sabe trabalhar a bola lá atrás. O único problema dele no momento é físico, já que veio de contusão da Espanha", disse Joel Santana.

Não é só o cabeça-de-área Jaílton quem vê sua titularidade ameaçada, até jogadores mais experientes, como Ibson - destaque do time em 2007 - estão receosos e, por isso, se dedicando ao máximo nos treinamentos. O melhor meia-direita do último Campeonato Brasileiro avisou que está atento aos seus concorrentes e que não vai dar espaço para ninguém tomar sua vaga.

"A concorrência aqui no Flamengo é muito boa. Temos de ficar sempre espertos. Se dermos brecha, alguém de qualidade entra e pode não sair mais", disse Ibson.

Joel Santana vem escalando seu time principal com: Bruno, Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Cristian, Ibson, Renato Augusto, Toró e Juan; Souza. Mas com a recuperação de Rodrigo e Jônatas, e a liberação de Kleberson - cuja a suspensão imposta pela FIFA só termina em fevereiro - é bem provavél que o treinador escale a equipe um pouco diferente. Joel não quer confimar, mas o Flamengo 2008 será Bruno, Jônatas, Fábio Luciano e Rodrigo; Léo Moura, Kleberson, Cristian, Renato Augusto, Ibson e Juan; Souza.

Xodó Obina já está recuperado

Obina foi um dos jogadores que o técnico Joel poupou no jogo-treino  contra o Huracan. O xodó havia se machucado no dedão do pé direito, na partida contra a Nicarágua, e estava treinando em separado.  Ontem, após a vitória do Fla, o atacante revelou ao JORNAL DOS SPORTS que já está recuperado.

“Estou bem. Sofri uma pequena contusão, mas já melhorei. Vou entrar em forma rapidamente para jogar. Amanhã (hoje) já estarei fazendo aquele trabalho físico lá na Gávea”, disse Obina.

Novela ‘Diego Tardelli’ acaba hoje

Mais uma vez, a novela que envolve a contratação do atacante Diego Tardelli volta a ser o assunto do dia na Gávea. A diretoria do Flamengo tem um prazo-limite até hoje à noite, para arrumar US$ 1 milhão que garantirá a presença do jogador no grupo que disputará a Copa Libertadores deste ano.

Na última sexta-feira, o vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, informou que já estava tudo acertado e o único problema para fechar a negociação seria o dinheiro pedido pelo São Paulo, atual clube do atacante.

As negociações com Tardelli começaram quentes, esfriaram quando o Santos mostrou interesse no atleta, voltou a esquentar e agora baixou novamente a temperatura, após a discussão através da imprensa entre o atacante tricolor e o rubro-negro Souza.

Se não conseguir contratar o jogador, a diretoria do Fla vai começar a passar por sérios apuros, pois seu grupo principal possui poucos atacantes.

Sem falar no técnico Joel Santana, que, em várias oportunidades, já pediu a contratação de mais um homem de frente para fazer dupla com o camisa 9 da Gávea, Souza.

Juniores se classificam na Copa SP

Os meninos do Flamengo  perderam para o fraco XV de Novembro por 3 a 2, ontem, no Estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba-SP, mas se classificaram em primeiro  lugar no Grupo N na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Pedro Beda e Bruno Paulo marcaram os gols rubro-negros

Alerta!

Mas nem tudo são flores para os diretores das divisões de base do clube. Os dirigentes vêm reclamando que os jovens valores estão subindo cedo demais para os profissionais, o que acaba atrapalhando a formação dos atletas.

“Isso é um problema que vem nos atingindo há muito tempo. Os nossos meninos começam a se destacar e os torcedores começam a exigi-los no time profissional. A diretoria muitas vezes entra na pilha e sobe os jogadores antes do tempo. Já querem subir o Erick Flores. Vão acabar fazendo com esse menino o que fizeram com o Mezenga e o que estão fazendo com o Paulo Sérgio”, disse o diretor das categorias de base, Moisés Salbel.

Carioca Sub-20

Enquanto uma parte do grupo de juniores do clube faz sucesso em São Paulo, a outra já começou os treinamentos para o Campeonato Carioca de Juniores deste ano, que terá início no dia 20 contra o Boavista. A partida será realizada, a princípio, no Maracanã, na preliminar dos jogos entre as duas equipes no profissional. O time, que tem como destaque  Kayke, vai ser comandado pelo técnico Adílio.

Toró acusa zagueiro do Huracán de racismo

Os 300 torcedores que assistiram, de longe, o último jogo-treino do Flamengo antes do início do Carioca esperavam ver uma grande partida, mas infelizmente o que era para ser uma festa, acabou tendo um episódio lamentável. No decorrer do primeiro tempo, os jogadores do Flamengo e do Huracán se desentenderam após Toró acusar o zagueiro Fernando Caballero de tê-lo xingado de “macaco”.

“Fiquei chateado na hora, mas já é passado. Ele me pediu desculpas. Estou triste pelo esporte e pelos profissionais que vivem disso. Mas não tem problema, sou feliz do jeito que sou e tem muita gente que me ama da forma como nasci”, disse Toró.

O zagueiro do Huracán se defendeu e explicou após a partida o episódio com o rubro-negro.

“Tive um pequeno problema com aquele baixinho, que se chama Toró, mas isso é coisa do futebol. Eu o chamei de ‘negro’, mas lá no Uruguai quer dizer amigo. Não sabia que no Brasil era uma expressão racista. Já pedi desculpas e ficou tudo bem. Não sou e nem nunca fui racista”, explicou o zagueiro Fernando Caballero.

O técnico Joel Santana, que já havia se irritado na partida de sábado contra o Tupi-MG, avisou que esse tipo de acontecimento não é o correto, mas serviu para o time se preparar para os desafios da Libertadores.

“Esse tipo de catimba, infelizmente, é normal na Libertadores. Eles não deviam vir ao Brasil e fazer isso que fizeram. Nosso país tem uma boa mistura e temos muito orgulho da raça negra”, desabafou Joel.

Ibson, que chegou a ameaçar Caballeros, explicou a sua revolta.

“Fiquei chateado, mas temos que entender que na Libertadores vamos encontrar esse tipo de coisa. Sabemos que não é legal, mas infelizmente acontece. Eu não tolero isso. Discutimos porque nós somos unidos e todos tem que brigar pelo outro”, completou.

Vai encarar, Mengão?

Contra o Huracán (URU), Fla tem uma mostra do que será a Libertadores: briga, violência e racismo

Nathan de Lima

Jair Motta

Toró e Léo Moura encaram o zagueiro Caballero (E), que teria chamado o primeiro de ‘macaco’ numa demonstração de preconceito racial

Num clima de fim de festa o Flamengo derrotou o Huracán Buceo, do Uruguai, por 3 a 0 e terminou a pré-temporada na Granja Comary, em grande estilo. O jogo foi marcado por muita catimba, acusações de racismo e entradas violentas, o que serviu de bom teste para o time de Joel Santana, que vai encontrar adversários que atuam dessa mesma forma na Copa Libertadores. Os gols da partida foram marcados por Fábio Luciano, Renato Augusto e Marcinho.

O técnico Joel Santana disse após o fim da partida que é esse estilo de jogo que o Flamengo vai encontrar na principal competição de clubes das Américas e aproveitou para avaliar a passagem que a equipe teve em Teresópolis.

“Foi um jogo encardido e muito complicado, mas nos saímos bem. Eles marcaram forte  e vamos encontrar isso aí na Libertadores.  Todos sabem que fizemos uma grande preparação aqui. Nosso time é muito talentoso, estou orgulhoso deles”, disse o treinador.

O grande destaque da partida foi o apoiador Toró. O jogador parecia estar em todas as partes do gramado ao mesmo tempo, marcando muito e se apresentando muito bem para o jogo.

Assim que deixou o gramado, sendo substituído por Marcinho, na segunda etapa, Torózinho, como é chamado por Joel Santana, avaliou o seu momento no Flamengo.

“Fico feliz pela forma como venho atuando aqui em Teresópolis, estou me preparando fisicamente e devo toda essa minha evolução técnica ao professor Joel e ao Ronaldo Torres. Nós sabemos que a concorrência vai ser grande, temos jogadores com muita qualidade no time, como o Kleberson, que é um craque”, disse Toró.

Outro fato curioso foi a misteriosa saída de Bruno no intervalo da partida. O goleiro, que havia reclamado de dores na canela, após uma entrada no decorrer do jogo, abandonou o banco de reservas antes do segundo tempo começar e não quis falar com ninguém da imprensa. O médico do clube Walter Martins contou ao JORNAL DOS SPORTS o que aconteceu com o atleta.

“O Bruno sentiu uma forte dor na canela em uma dividida, mas não é nada demais. Eu nem reparei que ele saiu chateado. A substituição no intervalo já era programada”, desconversou Walter Martins.

Joel Santana escalou o Flamengo no jogo-treino com Bruno (Diego), Jaílton (Jônatas), Fábio Luciano (Rodrigo) e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Ibson, Cristian, Toró (Marcinho), Renato Augusto e Juan (Egídio); Souza.

Mengão vence a quarta consecutiva

Desta vez, a vítima do Flamengo no Nacional de Basquete foi o Saldanha da Gama: 94 a 79

Pedro Ivo Almeida

Alexandre Vidal/CBB

O ala rubro-negro Marcelinho foi o cestinha do jogo com 26 pontos

Com mais uma bela atuação do conjunto, o Flamengo venceu o Saldanha da Gama por 94 a 79 (55 a 43), ontem, no ginásio Hélio Maurício,  na Gávea. Destaque mais uma vez para o ala Marcelinho, cestinha da partida com 26 pontos. Com a vitória o time carioca continua com 100% de aproveitamento na competição em quatro partidas disputadas.

Após um início de jogo muito equilibrado, onde chegou a estar atrás do placar, o Flamengo, contando com um excelente aproveitamento de Wagner e Coloneze nos rebotes, conseguiu acertar a marcação e sair em velocidade nos contra-ataques, fechando o primeiro quarto em 32 a 25.

No segundo período, a equipe capixaba voltou disposta a mudar o panorama da partida. Fez 13 a 2 em pouco mais de três minutos, abrindo assim quatro pontos de vantagem. Mas após um pedido de tempo do técnico Paulo Chupeta, a entrada de Duda e o retorno de Wagner, que tinha dado lugar a Alírio, o time da Gávea voltou a comandar as ações. Contando ainda com roubadas de bola e tiros certeiros de média distância do ala Marcelinho, o Rubro-Negro foi para o intervalo com uma boa frente: 55 a 43.

Na volta para o terceiro quarto o time capixaba continuava sentindo o forte calor da capital carioca e não encontrava forças para conter o ataque flamenguista. A equipe do técnico Paulo Chupeta continuou ditando o ritmo do jogo, aumentando cada vez mais a diferença no placar.

Revezamento

Aproveitando a vantagem no placar, o técnico rubro-negro poupou alguns dos principais jogadores, porém quem vinha do banco não deixava o ritmo cair e o time manteve a diferença no placar.

Após uma falta técnica em Amiel, o time do Saldanha da Gama converteu quatro lances-livres seguidos, reduziu um poucou a vantagem e chegou a ensaiar a uma reação, mas nada que atrapalhasse mais uma tranqüila vitória rubro-negra.

O Flamengo volta a quadra na próxima sexta-feira, às 20 horas para encarar a equipe do Ulbra/São Bernardo (SP), na casa do adversário.

FLAMENGO: Fred (3), Hélio (18), Marcelinho (26), Coloneze (11) e Wagner (13). Entraram: Duda (7), Amiel (8), Maicon (6), Alírio e Igor.\ Técnico: Paulo Chupeta\

SALDANHA: Laurence (15), Ed (11), Leandro (20), Alessandro (2) e Lucas Costa (21). Entraram: Cristiano (8), Matheus (1) e Barone(1) e Ricardo.\ Técnico: Enio Vecchi\

Local: Ginásio Hélio Maurício na Gávea\ Renda: J. Pelissari (SP), C. Maranho (SC) e A. Cunha (SC)\

Chupeta destaca o conjunto da equipe rubro-negra

Após mais uma grande atuação de seu time, o técnico Paulo Chupeta fez questão de destacar a força de seu conjunto e a importância de todos os jogadores.

“Sabíamos das dificuldades que seriam encontradas durante a partida, e por muito tempo o jogo esteve igual. Mas quando os dois times tiveram que usar o banco, acabamos levando uma enorme vantagem. Tenho dez jogadores que podem entrar e sair a qualquer momento que o nível do time e o padrão de jogo não vão cair. Tenho um banco muito bom e isso fará muita diferença nos jogos mais difíceis”

O técnico rubro-negro aproveitou também para elogiar bastante os atletas Duda e Wagner.

“O Duda está bem e sempre que entra no lugar do Hélio mantém o bom nível do time. O Wagner é outro que também tem se destacado, vem apresentando uma evolução o grande. Estamos fazendo um trabalho específico com os pivôs e isso tem sido mostrado dentro de quadra”.

Apesar de estar satisfeito com suas peças de reposição, o técnico Paulo Chupeta ainda não está com o banco completo. O ala Fernando Mineiro se recupera de contusão e só volta ao time nas próximas rodadas.

O Dia

Fla: Racismo causa briga

Uruguaio Caballero teria chamado Toró de ‘macaco’, nos 3 a 0 sobre Huracán

Rio - O Flamengo terá de preparar os nervos de seus jogadores para a disputa da Copa Libertadores. Ontem, num simples jogo-treino contra o Huracán Buceo, do Uruguai, na Granja Comary, em Teresópolis, o Rubro-Negro venceu por 3 a 0, mas houve muito bate-boca, vários lances ríspidos, empurra-empurra e até a denúncia de ofensas racistas contra Toró.

Os gols foram marcados por Fábio Luciano, Renato Augusto e Marcinho, no treino que teve a presença de apenas 300 torcedores.

Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Fernando Caballero teve um desentendimento com Toró, houve muita discussão e o clima esquentou. Íbson disparou: “Não vem de racismo aqui, não! Presta atenção”.

Toró teria sido chamado de ‘macaco’. “Fico triste pelo esporte, mas sou feliz do jeito que sou. Muitas pessoas me amam. Fiquei aborrecido na hora, mas ele veio me pedir desculpa. E está desculpado”, explicou Toró.

Caballero deu sua versão para o problema. “Levei um soco nas costas e o chamei de ‘negro’. No Uruguai, essa expressão é algo como amigo. Não sabia que seria interpretado como racismo. Quando soube, pedi desculpas”, afirmou o zagueiro.

Joel Santana também ficou contrariado com a atitude do uruguaio, mas usou o incidente para fazer um alerta para o grupo que disputará a Copa Libertadores.

“Esse tipo de coisa é bem desagradável. Mas foi uma experiência que ganhamos, um aprendizado. Eles sempre chamam a gente de comedor de banana, macaquito e essas coisas. Têm o dom de irritar. Isso vai ser, inclusive, tema de palestras nossas para o futuro”, afirmou o treinador, que deixou os titulares a maior parte do tempo em ação e fez cinco substituições.

No jogo-treino recheado de jogadas ríspidas e discussões, o zagueiro Fábio Luciano abriu o placar, aos 22 minutos do primeiro tempo. Renato Augusto, aos 16, e Marcinho, aos 38 minutos da segunda etapa, completaram o placar de 3 a 0.

Logo após o treino, todos saíram apressadamente e foram liberados para um dia de folga. O grupo estava em Teresópolis desde o dia 4 de janeiro. Os jogadores se reapresentam hoje à noite, em um hotel na Barra da Tijuca.

O dia de hoje no Flamengo será, porém, de trabalho duro para quem ainda está longe do condicionamento ideal. Seis jogadores, entre eles Obina, Gavilán e o zagueiro Rodrigo, farão um trabalho físico especial à parte, de manhã, na Gávea.

Gazeta Esportiva

Flamengo cai em Piracicaba, mas garante liderança

Piracicaba (SP) - O Flamengo encerrou sua participação na primeira fase da Copa São Paulo com derrota. Só que a derrota deste domingo diante do XV de Piracicaba por 3 a 2, no estádio Barão de Serra Negra, não impediu a classificação do clube carioca para a segunda fase.\ A definição do grupo N aconteceu pelo saldo de gols, já que três times somaram seis pontos. O Flamengo ficou em primeiro com 14 gols de saldo. Na seqüência, veio o Nacional-AM, com o XV de Piracicaba apenas em terceiro lugar.\

No jogo deste domingo, o XV de Piracicaba precisou de apenas nove minutos para marcar duas vezes, através de Evandro e Cléberson. Ainda no primeiro tempo, o Flamengo descontou com Pedro Beda.

Na etapa complementar, Marlon marcou o terceiro dos donos da casa aos 26 minutos. Cinco minutos depois, Bruno diminuiu novamente para o Flamengo e determinou os números finais da partida.

Flamengo vence jogo-treino e reclama de racismo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A pré-temporada do Flamengo na Granja Comary, em Teresópolis, terminou neste domingo com uma vitória sobre o Huracán, do Uruguai, por 3 a 0, no segundo jogo-treino realizado em 2008.\ Com gols marcados por Fabio Luciano, Renato Augusto e Marcinho, o rubro-negro carioca não teve dificuldades de construir o placar. O técnico Joel Santana não repetiu a fórmula usada no jogo contra a seleção da Nicarágua, e preferiu manter a equipe titular quase todo o tempo e fazer algumas substituições.\

Apesar do placar tranqüilo e da superioridade em campo, o jogo-treino não passou sem um incidente polêmico. Em uma disputa de bola, o zagueiro Fernando Caballero e o meia Toró se desentenderam, e o jogador uruguaio teria feito ofensas racistas ao atleta do Flamengo.

Segundo Toró, Caballero usou a expressão 'Macaco'. Já o Uruguaio disse aos jornalistas, após a atividade, que o tinha chamado de 'negro', o que não é uma ofensa em seu país. De qualquer forma, Caballero se desculpou com Toró no final da partida e foi perdoado pelo brasileiro.

O time que entrou em campo foi Bruno; Leonardo Moura, Fabio Luciano (Rodrigo), Ronaldo Angelim e Juan (Egídio); Jailton (Jônatas), Cristian, Ibson e Toró (Marcinho); Renato Augusto e Souza. Fabio Luciano foi poupado na metade do treino pois teve uma indisposição à noite.

Concentrados desde 4 de janeiro na Região Serrana do Rio, o elenco foi liberado logo após o treino. A reapresentação está marcada para esta segunda-feira, às 22 horas, no Windsor Hotel, na capital fluminense.

Seis jogadores terão treinamento integral nesta segunda-feira para aprimorar a condição física: Gavilán, Marcinho, Rodrigo, Colace, Nilton e Obina.

Tricolor descarta saída de Aloísio e espera contato do Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - O atacante Aloísio foi o principal desfalque do São Paulo na vitória diante do São Bernardo, no primeiro jogo-treino do clube na temporada 2008. Segundo o departamento médico do clube, o jogador acabou poupado da atividade deste domingo por causa de dores musculares.\ Contudo, nos últimos dias, Aloísio confirmou ter recebido uma proposta dos Emirados Árabes. A diretoria continua desmentindo qualquer negociação. “O São Paulo não sabe de nada. Ele não está por contusão. Existe uma oferta para ele, mas não chegou nada ao São Paulo”, afirmou o vice de futebol Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.\

O dirigente são-paulino admitiu, porém, os contatos com o Flamengo sobre o atacante Diego Tardelli. Diariamente, Leco recebe ligações do vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, para tratar do assunto. O time carioca tem mais um dia para cumprir algumas exigências do clube do Morumbi na negociação, que será feita apenas em definitivo.

A saída de Tardelli, que também interessa ao Santos, é a mais próxima de ser concretizada no São Paulo. Nos casos dos meias Hugo e Souza, outros na lista de reforços do Peixe, o Tricolor não se mostra disposto a efetuar qualquer tipo de transação. O próprio técnico Muricy Ramalho explanou a vontade de contar com ambos.

Sobre a chegada de mais reforços, a direção são-paulina mantém o discurso misterioso, mesmo com a confirmação por parte do Atlético-MG de que houve uma consulta sobre o atacante Éder Luís e a recente saída do meia-atacante Leandro para o futebol japonês. “Estamos em fase de estudos”, despistou Leco

PeléNet

Flamengo vence violência uruguaia no último jogo-treino na Granja

Bruno Rousso\ Emn Teresópolis\

O Flamengo enfrentou na manhã deste domingo um verdadeiro teste para a Copa Libertadores. O time venceu a violência do Huracán, do Uruguai, por 3 a 0, na Granja Comary, local da pré-temporada rubro-negra. O rival do país vizinho não aliviou e seus jogadores deram diversas entradas ríspidas nos brasileiros.

Este foi o último jogo-treino da equipe, que retorna ao Rio na parte da tarde e se prepara na Gávea para a estréia no Campeonato Estadual, no domingo que vem, contra o Boavista, no Maracanã.

O zagueiro Fábio Luciano abriu o placar, aos 22 minutos do primeiro tempo. Renato Augusto, aos 16, e Marcinho, aos 38 da etapa final, completaram o marcador dos flamenguistas.

O time treinado por Joel Santana já enfrentara a seleção da Nicarágua, na quinta-feira (5 a 0), e os reservas perderam para o Tupi-MG, na tarde deste sábado (2 a 1), ambos os jogos também realizados na Granja.

O Flamengo enfrentou o Huracán com Bruno (Diego), Leonardo Moura, Fábio Luciano (Rodrigo), Ronaldo Angelim e Juan (Egídio); Jaílton (Jônatas), Cristian, Toró (Marcinho) e Ibson; Renato Augusto e Souza.

Manifestação racista esquenta jogo-treino do Flamengo

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

Um fato desagradável marcou a vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Huracán-URU, em jogo-treino realizado na manhã deste domingo, na Granja Comary, em Teresópolis. Após dura dividida com Toró, o zagueiro uruguaio Fernando Cavallero teria utilizado um termo racista. De acordo com o volante, "macaco".

Toró foi vítima de ofensas racistas durante jogo-treino do Flamengo em Teresópolis

O ato gerou revolta entre os jogadores rubro-negros. Ibson, transtornado, discutiu rispidamente com o defensor. "Ei, o que é isso? Aqui não tem isso não! Presta atenção, rapaz", esbravejou o apoiador.

Após a partida, já com os ânimos menos exaltados, Toró procurou minimizar o ocorrido. "Isso já passou. Ele me pediu desculpas. São coisas que acontecem em campo. Fico triste pelo esporte. Mas sou feliz como sou e tem muita gente que me ama desta maneira", contornou.

Joel Santana também se mostrou chateado com a atitude do uruguaio. Contudo, considera que isso serve como aprendizado para as agruras que aguardam seus comandados nas partidas da Copa Libertadores.

"Esse tipo de coisa é muito desagradável. Mas é uma experiência que ganhamos. Um aprendizado. Eles sempre chamam a gente de comedor de banana, macaquito e essas coisas. Têm o dom de irritar. Isso vai ser, inclusive tema de palestras para o futuro", frisou o treinador.

O zagueiro Fernando Cavallero procurou desfazer a polêmica. "Ele me deu um soco nas costas. Então, quando fui reclamar, me referi a ele como negro. Na Argentina e no Uruguai, negro não é racismo. Falamos isso para amigos. Não sabia que aqui era racismo. Por isso, logo pedi desculpas. Não sou racista", explicou.

Também neste sábado houve confusão no jogo-treino em que o Flamengo foi derrotado por 2 a 1 pelo Tupi (MG. O técnico Joel Santana se irritou com o zagueiro Silvio, do time mineiro, que discutiu com o atacante Maxi Biancucchi

Joel Santana e jogadores do Fla aprovam "teste" para a Libertadores

Bruno Rousso\ Em Teresópolis\

O Flamengo venceu por 3 a 0 o Huracán-URU, em jogo-treino realizado na manhã deste domingo, na Granja Comary, em Teresópolis. Na parte técnica, a atividade não acrescentou muito aos rubro-negros. Mas por outro lado, os jogadores acumularam certa "bagagem" para a disputa da Copa Libertadores.

"É bom a gente fazer jogo assim, pois vamos pegar isso aí mesmo. Foi um aperitivo para a Libertadores, bem salgadinho e apimentado", destacou o treinador.

Sem tanto bom humor, o volante Toró manteve o discurso de Joel. "Vamos encontrar disso aí para cima. Então é bom que já vamos nos adaptando a lidar com jogadores xingando e catimbando", disse.

O zagueiro Fábio Luciano seguiu a linha. Experiente em competições internacionais, o capitão vai reunir seus companheiros e dar dicas de como conviver com as provocações.

"Já vivi muito disso e sei que temos de ter muita calma. Eles sempre fazem algo para nos irritar. Então, temos de manter a calma e não cair na pilha. Vou passar essas coisas para todo mundo", explicou.

Flamengo, Fluminense e Vasco estão na segunda fase da Copa SP

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Os três clubes cariocas que estão disputando a Copa São Paulo de Juniores se qualificaram em primeiro lugar em seus grupos e já conhecem os rivais da segunda fase da competição, a primeira que será definida em partidas eliminatórias.

Vasco e Fluminense terminaram com 100% de aproveitamento nos grupos S e O, respectivamente, e vão enfrentar União São João-SP e Nacional-AM, sétimo e terceiro qualificados pelo índice técnico.

Apesar de derrotado pelo XV de Piracicaba, por 3 a 2, neste domingo, o Flamengo terminou em primeiro na chave N e enfrentará o Goiás, o segundo melhor no índice técnico.

Os três clubes têm todos os sete títulos cariocas na história da competição. O Fluminense foi pentacampeão, em 1971, 73, 77, 86 e 89; o Flamengo ganhou em 1990; e o Vasco, em 1992.

Copa São Paulo: definidos os 32 classificados para a próxima fase

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

A Copa São Paulo de Futebol Júnior conheceu neste domingo os 32 times que irão avançar para a próxima fase da competição. Vinte e duas equipes garantiram a vaga por terminar na primeira colocação dos seus respectivos grupos. Outras dez garantiram a vaga pelo índice técnico.

Os times que terminaram líderes foram: Corinthians, Santo André, Fortaleza, Coritiba, Taboão da Serra-SP, Marília-MA, Ferroviária-SP, Rio Branco-SP, Pão de Açúcar-SP, Portuguesa, Santos, América-MG, Internacional-RS, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Grêmio, Ponte Preta, Vasco da Gama, Palmeiras, Vitória e Cruzeiro.

Já os classificados por índice técnico são Juventude, Nacional-AM, Goiás, Atlético-PR, Bahia, União São João, Figueirense, Guarani, São Bernardo e São Carlos.

Os confrontos da próxima fase também estão definidos. No entanto, a Federação Paulista de Futebol ainda vai anunciar as datas, horários e locais dos jogos, que serão disputados na terça e quarta-feira. Quem perder a partir de agora está eliminado da competição.

Atlético-PR e São Bernardo, ambos classificados, fizeram campanha idêntica na primeira fase e o desempate será através do número de cartões vermelhos e amarelos. Com isso, só depois que a Federação Paulista divulgar as súmulas das partidas, é que serão conhecidos os adversários de Grêmio e São Paulo.

Ao todo, 88 equipes do Brasil participaram da primeira fase. Como em todos os anos, a final da competição terá a sua final realizada no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

Os últimos times a confirmarem presença na fase seguinte foram Grêmio, Flamengo e Guarani. O time gaúcho venceu o São Bernardo por 2 a 1, e ficou em primeiro no Grupo Q. Os cariocas, mesmo perdendo para o XV de Piracicaba por 3 a 2, ficaram a primeira colocação do Grupo N.

Já a equipe de Campinas venceu o Náutico-RR por 2 a 0 e conquistou a última vaga do índice técnico. O Guarani ficou com apenas um gol a mais de saldo que o XV de Piracicaba, que mesmo com a vitória sobre o Flamengo foi eliminado.

GloboEsporte

Copinha: Fla perde, mas termina em primeiro

Time fecha 1ª fase na liderança mesmo com derrota por 3 a 2 para o XV de Piracicaba\ O Flamengo encerrou com derrota a sua participação na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O XV de Piracicaba venceu por 3 a 2, neste domingo, mas o Rubro-Negro garantiu, no saldo de gols, o primeiro lugar do Grupo N, com seis pontos em três partidas. A equipe enfrenta na segunda fase o time com segundo melhor índice técnico. O time do interior paulista terminou em terceiro e foi eliminado.\

Jogando em casa, o XV de Piracicaba partiu para cima do Flamengo e logo alcançou uma boa vantagem. Aos sete minutos, Evandro acertou um belo voleio e abriu o placar. Aos nove, foi a vez de Cléberson ampliar a vantagem. Mas o Rubro-Negro não se entregou e conseguiu diminuir a vantagem ainda na primeira etapa. Pedro Beda recebeu lançamento e chutou cruzado, fazendo o gol aos 20 minutos.

Na segunda etapa, o jogo continuou equilibrado, com chances para as duas equipes. Mas o XV de Piracicaba confirmou a vitória aos 26 minutos. Após cobrança de escanteio, a zaga do Flamengo rebateu mal, e a bola sobrou para Marlon completar para o gol. O Rubro-Negro ainda marcou o segundo com Bruno, aos 31 minutos, mas não conseguiu o empate.

Na outra partida válida pelo Grupo N, o Nacional-AM venceu por 12 a 0 o Ypiranga. A equipe do Amapá deixa a Copa São Paulo com 25 gols sofridos e apenas um marcado em três jogos. O resultado classificou o time amazonense para a próxima fase.

Fla vence capixabas e se mantém invicto

Ala-armador Marcelinho foi o destaque da partida com 26 pontos

CBB\ Jogadores do Fla e do Saldanha da Gama disputam a bola no garrafão\

O Flamengo segue invicto após quatro jogos no Campeonato Masculino de basquete. Jogando em casa neste domingo, a equipe do Rio de Janeiro derrotou os capixabas do Saldanha da Gama por 94 a 79. Destaque para o ala-armador Marcelinho, do Flamengo, cestinha com 26 pontos, e que ainda pegou sete rebotes e deu sete assistências.

- Conseguimos mais uma boa vitória, com uma defesa bem feita. Acertamos na marcação e com isso, o contra-ataque funcionou. Imprimimos um ritmo forte e ficamos na frente o jogo todo. Soubemos administrar a vantagem e vencer a quarta partida seguida - analisa o técnico Paulo Chupeta, do Flamengo.

Nas outras partidas da rodada, após perder para o Flamengo, o Cetaf se recuperou e derrotou fora de casa o Iguaçu por 94 a 59. Em Belo Horizonte, o Minas bateu os gaúchos do Univates por 102 a 95 e o Londrina estreou com vitória sobre o FTC EAD por 62 a 60 em Salvador (BA).

- Foi um bom jogo, em que conseguimos jogar bem, superando a ausência de alguns jogadores machucados. Com a vitória, saímos do Rio com o saldo positivo planejado, com uma vitória e a derrota para o Flamengo, que até agora é a melhor equipe do campeonato - explica o técnico do Cetaf, Luiz Felipe Azevedo.

Confira os outros resultados deste domingo

Iguaçu 59 x 94 Cetaf

Minas 102 x 92 Univates\ FTC EAD 60 x 62 Londrina\ Uberlândia 65 x 73 Joinville\

Fla vence Huracán na despedida

Time titular controla partida e derrota equipe uruguaia por 3 a 0, com facilidade

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis (RJ)

Renato Augusto marcou um dos gols do Fla no jogo-treino em Teresópolis

A torcida, mais uma vez, ficou fora da Granja Comary. E do alambrado, os cerca de 300 flamenguistas assistiram à tranqüila vitória por 3 a 0 sobre o Huracán Buceo, do Uruguai.

Os gols foram marcados por Fábio Luciano, Renato Augusto e Marcinho. Ao contrário do jogo-treino contra a Nicarágua, o técnico Joel Santana não usou um time em cada etapa. Ele deixou os titulares a maior parte do tempo e fez cinco substituições.

O Flamengo abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de falta lateral, Souza cabeceou, o goleiro defendeu parcialmente e Fábio Luciano marcou. Em vez de se acalmar, o time carioca ficou nervoso com as provocações uruguaias e o nível da partida caiu.

Na etapa final, Renato Augusto chutou forte para marcar o segundo após escanteio cobrado por Leo Moura. No fim, aos 36, Marcinho driblou o goleiro e fechou o placar a favor da equipe carioca.

Volta para casa:

Logo após o jogo-treino, os jogadores do Flamengo saíram apressadamente do campo e seguiram para o Rio de Janeiro. Eles estavam em Teresópolis desde o dia 4 de janeiro. Muitos abriram mão do ônibus da delegação e pegaram caronas com amigos e parentes. Leo Moura, por exemplo, preferiu trazer um táxi do Rio de Janeiro para levá-lo.

Os atletas se reapresentam na noite de segunda-feira, em um hotel na Barra da Tijuca. Exceto aqueles que estão com o percentual de gordura acima do ideal. O pequeno grupo - com seis atletas - fará um trabalho à parte de manhã, na Gávea

Joel: 'Foi um aperitivo salgadinho'

Flamengo 'cai na pilha' dos uruguaios e técnico vê prévia da Taça Libertadores

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis

Confusão no jogo treino do Flamengo contra o Huracan Buceo, do Uruguai

Souza deu um chute no goleiro rival, Ibson passou alguns minutos batendo boca com um uruguaio, Toró envolveu- se em uma polêmica de racismo. Era apenas um jogo-treino, mas o confronto contra o Huracán Buceo, do Uruguai, parecia partida de Taça Libertadores.

Não pela qualidade da equipe rival, bastante limitada tecnicamente. Porém, no quesito provocação, os estrangeiros testaram bem o Flamengo. E a nota do time carioca não foi das melhores.

- Foi um aperitivo bem salgadinho para a Libertadores. Os jogadores se irritaram sem necessidade com os xingamentos deles. Mas o pessoal daquele país pequeno é complicado. Eles têm o dom de irritar. Criam apelidos na hora, chamam de comedor de banana. Paciência - diz o técnico Joel Santana.

Em diversos momentos da vitória rubro-negra por 3 a 0, a partida descambou para o lado da violência e, por pouco, não houve pancadaria. Capitão da equipe, o zagueiro Fábio Luciano reconhece que houve excessos.

- Ocorreram alguns lances desnecessários. E cada ação tem uma reação. Mas vamos ter que assimilar melhor essas provocações porque na Libertadores tem expulsão, suspensão. VOu conversar com a rapaziada - diz o autor do primeiro gol do Flamengo na partida.

Pré-temporada tem acusação de racismo

Jogador uruguaio teria chamado volante Toró de macaco em jogo-treino na Granja Comary

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis, (RJ)

A pré-temporada do Flamengo em Teresópolis terminou na manhã deste domingo. Mas a despedida ganhou a companhia de uma polêmica. Durante o jogo-treino contra o Huracán Buceo, do Uruguai, os atletas rubro-negros acusaram o zagueiro Fernando Caballero de ofensas raciais (assista ao vídeo da confusão ao lado).

Ainda no primeiro tempo, o uruguaio desentendeu-se com Toró e houve bate-boca. Logo depois, Ibson defendeu o companheiro e avisou:

- Não vem de racismo aqui!

O clima ficou tenso e ao fim da vitória do Fla por 3 a 0, Toró confirmou que foi ofendido. A palavra usada pelo atleta uruguaio teria sido "macaco".

- Sou feliz do jeito que sou. Muitas pessoas me amam desta maneira. Fiquei chateado na hora, mas ele veio me pedir desculpa. E está desculpado.

Uruguaio se defende

Confusão no jogo-treino contra uruguaios

Assim que deixou o campo da Granja Comary, Fernando Caballero foi cercado pelos jornalistas. Ele ficou assustado com a repercussão do caso, mas deu sua versão.

- Recebi um soco nas costas e o chamei de "negro". E no Uruguai esta expressão é algo como amigo. Não sabia que seria interpretado como racismo. Quando soube, pedi desculpas - diz o uruguaio.

O técnico Joel Santana ficou chateado com o incidente. Porém, ele lembrou que os jogadores do Flamengo têm de se acostumar a tal comportamento durante a Taça Libertadores.

- Essa história me aborreceu porque não há necessidade de se chegar a tal ponto. Mas eles sempre fazem isso e nos chamam de comedores de banana, macacos. Eles têm o dom de irritar - declara o treinador.

Lance

Ibson lamenta atitude racista

Volante diz que Fla não pode cair nas provocações durante a Libertadores

LANCEPRESS!

No último jogo-treino da pré-temporada, as confusões acabaram ofuscando a vitória do Flamengo por 3 a 0 sobre o Huracán. Um suposto ato racista do zagueiro Fernando Caballero com Toró criou um grande tumulto na partida. Companheiro de equipe, o volante Ibson condenou a a atitude do adversário e ressaltou que o Rubro-Negro não pode cair nas provocações dos rivais sul-americanos.

- É um pouco chato, só porque um é um pouco mais escuro e o outro é branco. O importante é deixar isso de lado, sabemos que na Libertadores é assim e tentarão nos irritar ao máximo - avisou.

Polêmica rouba a cena de jogo-treino do Fla

Zagueiro do Huracán teria se dirigido a Toró com ofensa racista; confusão não impede a vitória do Fla por 3 a 0

Toró foi ofendido por adversário no jogo-treino (Crédito: Lancepress!)

Maurício Louro TERESÓPOLIS

Uma suposta ofensa do zagueiro uruguaio Fernando Caballero a Toró roubou a cena no último dia da pré-temporada do Flamengo, na Granja Comary, em Teresópolis, neste domingo. Isso aconteceu nos últimos minutos do primeiro tempo da vitória rubro-negra sobre o Uracán-URU, por 3 a 0.

O que era para ser um simples jogo-treino, ganhou detalhes de uma disputada partida entre rivais sul-americanos. Em tempo, os gols foram marcados por Fábio Luciano, aos 22 minutos do primeiro tempo, Renato Augusto e Marcinho, aos 16 e 39 minutos da etapa final.

O problema entre Toró e o uruguaio ocorreu após uma disputa de bola. Caballero, irritado com o assédio do adversário, teria se dirigido ao jogador rubro-negro chamando-o de 'negro'. Logo em seguida, alguns companheiros de Toró foram em direção Caballero, formando um pequeno tumulto.\ Joel Santana aproveitou o intervalo para prevenir seus comandados.\

- Isso vai ser comum na Libertadores, essas provocações. Eles chamam de negrito, macaquito, etc. É normal. Não podemos perder a concentração por causa disso - disse.

E assim foi. O Flamengo voltou para a etapa final do jogo-treino com a mesma pegada que havia demonstrado no primeiro tempo. Jogou o suficiente para garantir a vitória, demonstrando que vem para a temporada com muita garra.

A formação inicial do Fla contou com a base que fechou o Brasileiro de 2007, ou seja, Bruno, Fábio Luciano, Angelim e Jailton; Léo Moura, Cristian, Ibson, Toró e Juan; Renato Augusto e Souza. No decorrer da partida, entraram Jônatas, Marcinho, Egídio e Rodrigo, respectivamente nos lugares de Jailton, Toró, Juan e Fábio Luciano.

Fla perde, mas avança como líder na Copa-SP

Adversário do Rubro-Negro é o Goiás, que se classificou no Grupo R

Fred Gomes RIO

Em jogo que entrou em campo de maneira muito sonolenta nos dez minutos iniciais, o Flamengo perdeu por 3 a 2 para o XV de Piracicaba, no Estádio Barão da Serra Negra, neste domingo. A derrota, no entanto, não foi capaz de tirar a liderança do Rubro-Negro no Grupo N e a conseqüente classificação para a segunda fase, na qual enfrentará o Goiás, segundo melhor classificado pelo índice técnico.

O elástico resultado da preliminar - o Nacional-AM goleou por 12 a 0 o Ypiranga-AP - obrigava ao XV de Piracicaba a difícil missão de vencer o Flamengo, que entrou em campo com o melhor ataque da competição (15 gols - mesmo número do Grêmio), por oito gols de diferença. No entanto, viu-se um sonolento Fla nos minutos iniciais, refletido pela péssima atuação do goleiro Marcelo.

Aos seis minutos, Evandro, do XV, concluiu um cruzamento de Faravin com um voleio que, apesar de bonito, saiu sem força. Marcelo pulou atrasado e os donos da casa abriram o placar. Três minutos depois, o arqueiro rubro-negro voltou a falhar, saindo de maneira bisonha para cortar um escanteio. Resultado: ele errou o soco e Cléberson aumentou.

Os gols parecem ter mexido com os jogadores rubro-negros, que começaram a se movimentar mais e passaram a dominar o jogo. Erick Flores iniciou seu repertório de belas jogadas, criando boas chances, mas que acabaram não sendo concluídas em gol. Aos 19 minutos, porém, Pedro Beda, que marcara nos dois primeiros jogos do Fla, voltou a balançar redes. O camisa 9 rubro-negro recebeu passe de Renan Silva e, com um chute cruzado de pé direito, marcou o primeiro gol dos cariocas.

O agravante para os rubro-negros ficou por conta do cartão amarelo recebido por Paulo Sérgio, seu segundo na competição e que provocou sua suspensão para a segunda fase.

No segundo tempo, outro revés rubro-negro. Aos 13 minutos, Fabrício fez falta violenta, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso.

Aos 26 minutos da etapa final, uma falha coletiva da zaga rubro-negra culminou com que a bola sobrasse limpa para Marlon ampliar a vantagem dos piracicabanos: XV 3 a 1.

Cinco minutos após o terceiro gol do XV, o lateral rubro-negro Michel disparou pela ponta direita e fez um perfeito cruzamento para Bruno que, sozinho, empurrou para a rede e diminuiu o placar.

FICHA TÉCNICA:

XV DE PIRACICABA 3 x 2 FLAMENGO

Estádio: Barão da Serra Negra, Piracicaba (SP)\ Data/hora: 13/01/2008 - 18h10min (de Brasília)\ Árbitro: James Anderson de Morais\ Cartões amarelos: Charles, Cléberson e Goiano (XVP); Fabrício, Paulo Sérgio e Pedro Beda (FLA)\ Cartões vermelhos: Fabrício (FLA) - 13'/2ºT; Goiano (XVP) - 37'/2ºT\ GOLS: Evandro, 6'/1ºT (1-0); Cléberson, 9'/1ºT (2-0); Pedro Beda, 19'/1ºT (2-1); Marlon 26'/2ºT (3-1); Bruno 31'/2ºT (3-2)\

XV DE PIRACICABA: Fábio, Favarin (Wesley - 22'/2ºT), Cleberson, Diegão e Charles (Cabeça - 45'/2ºT); Marco Aurélio, Evandro, Goiano e Denis; Douglas e Marlon (Guina - 47'/2ºT) - Técnico: Alexandre Fagnello.

FLAMENGO: Marcelo, Michel, Michel Pereira, Fabrício e Jorbson; Guilherme Camacho, Erick Flores (Bruno - 22'/2ºT), Welington, Renan Silva (Juninho - 12'/2ºT), Paulo Sérgio (Rafael Galhardo - 16'/2ºT) e Pedro Beda - Técnico Rogério Lourenço.

Lateral do Fla na Copinha lamenta mau início

Contra o XV de Piracicaba, clube sofreu dois gols nos dez minutos iniciais

LANCEPRESS!

A derrota do Flamengo por 3 a 2 para o XV de Piracicaba neste domingo foi atribuída pelo lateral-direito Michel a um "desligamento" da equipe rubro-negra no jogo.

- Foi uma surpresa. Nos desligamos no início. Corremos atrás, mas infelizmente não deu - lamenta o integrante da Seleção Brasileira Sub-17, em declarações ao Sportv.

Michel ainda disse que a torcida do XV de Piracicaba - o clube era o anfitrião do Grupo N - foi outro fator que ajudou aos donos da casa triunfarem.

- Contra o Flamengo, todo mundo quer dar um algo a mais. A presença da torcida deles também dificultou nosso trabalho - concluiu.

Apesar da derrota, o clube da Gávea se classificou para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior como líder do Grupo N.

Flamengo escalado com perfil bem ofensivo

Segurança na defesa rubro-negra permite força no ataque

Maurício Louro TERESÓPOLIS

A polêmica sobre racismo, envolvendo o meia-atacante Toró e o zagueiro Caballero, do Huracán (URU), roubou a cena do último dia da pré-temporada do Flamengo na Granja Comary, em Teresópolis, neste domingo. Porém, uma outra questão foi levantada pelo técnico Joel Santana e pelos jogadores: o novo esquema do treinador está aprovado.

A base do desempenho do time de Joel Santana se deve muito à postura da defesa, o que ficou bem claro no turbulento jogo contra o Huracán. E o setor parece estar afinado.

- Temos um time que joga com seriedade, organizadamente. Precisamos saber jogar e marcar bem. Além disso, o condicionamento físico é muito bom. Estamos quase prontos - disse o treinador.

O zagueiro Fábio Luciano, que marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre os uruguaios, acha que o time está bem seguro atrás, permitindo as descidas em velocidade, principalmente pelas pontas.

- O Léo (Moura) pôde ir ao ataque frequentemente, sem deixar o time desguarnecido. Fizemos muito isso nesse jogo (contra o Huracán) e o resultado foi muito bom - analisou.

Léo Moura reforça as palavras de Fábio Luciano, mas ressalta um outro fator importante:

- Estamos dando sequência ao que vínhamos fazendo antes e é normal que os resultados apareçam dessa forma. A defesa está segura e o grupo entrosado. Assim, pude descer bastante ao ataque.

Angelim, que atuou na zaga pela esquerda, destacou ainda a importância do bom preparo físico, mas não deixou de fazer coro com os companheiros.

- Trabalhamos com muita seriedade e mesmo nesse início de temporada estamos muito bem na parte física. Acho que temos tudo para ter um bom começo de ano - finalizou

Ibson não esconde ansiedade para estrear

Esta última semana servirá para aperfeiçoar os fundamentos na Gávea

Maurício Louro ESPECIAL DE TERESÓPOLIS

Ibson fechou a pré-temporada na Granja Comary como um dos destaques do Flamengo. Cumprida a missão, ele agora não vê a hora de estrear no Carioca.

- Nosso objetivo a curto prazo é o estadual e estamos todos ansiosos para a estréia. Resta aproveitar a semana final para aperfeiçoar os fundamentos e começar bem - observou.

Mas Ibson confessou ter um motivo a mais para tanta ansiedade e pressa de retornar ao Rio:

- Quero ver meus filhos. Estou com muita saudade e louco para revê-los.

Sobre Jônatas, que retornou ao clube recentemente, o técnico Joel Santana fez alguns comentários. Segundo ele, o jogador passa por fase de readaptação, mas está indo bem.

- Quero vê-lo fazendo o mesmo que em 2005. Contra o Tupi, no sábado, ele não correspondeu. Mas hoje (domingo), melhorou muito. Ele sabe marcar, tem qualidade. Mas ainda é cedo para considerá-lo titular - analisou o treinador.\ Toró fecha a pré-temporada satisfeito\ Jogador do Flamengo afirma ter cuidado do físico, mesmo nas férias\

Toró se destacou no jogo-treino contra o Huracán, neste domingo, não só em razão do suposto episódio de racismo, no qual teria sido chamado de 'negro', num contexto agressivo, pelo zagueiro uruguaio Caballero. O meia-atacante do Flamengo teve boa atuação e deixou a Granja Comary, local da pré-temporada, satisfeito.

O jogador, no entanto, evita fazer alarde a respeito da vaga no meio-de-campo.

- A concorrência é grande no meu setor, mas o importante é entrar e dar conta do recado, seja quem for - disse.

Sobre a forma que vem atuando, Toró diz que aprendeu muito nos últimos meses e se sente maduro.

- Comecei a marcar mais já na época do Ney Franco e agora estou dando sequência com o Joel. Também estou me cuidando mais, fechei a boca nas férias e me apresentei bem fisicamente. Afinal, é disso que vivo - completou Toró.

Ele deixou a Granja Comary com a certeza do dever cumprido.

- Foi a melhor pré-temporada que eu fiz, mas ainda teremos uma semana pela frente. Fico contente por ter ido bem. Agora é seguir em frente e torcer para que tudo dê certo no próximo dia 20, quando estrearemos contra o Boavista, no Maracanã - finalizou o jogador, acrescentando que a união do grupo tem sido fundamental para o seu sucesso.

- A convivência é importante. Tenho pouco tempo como profissional e procuro aprender bastante com os mais velhos.

Juan elogia permanência de time-base no Fla

Lateral diz que continuidade será importante para manter ritmo de 2007

LANCEPRESS!

O lateral Juan é só satisfação por começar este ano como terminou 2007: vestindo a camisa 6 no time titular rubro-negro. O jogador agradeceu o voto de confiança dado pela comissão técnica e afirmou que a permanência da base da temporada passada será bom para o time da Gávea manter a boa fase.

radio l! - Isso é bom. É a demonstração da confiança por tudo que fizemos neste último ano. É importante para conseguirmos manter o mesmo ritmo em 2007 - disse Juan.(Clique e ouça)

Joel usa ofensa a Toró para prevenir o grupo\ Apoiador teria sido xingado por zagueiro do Huracán em jogo-treino\ Maurício Louro TERESÓPOLIS\ Entre em contato\

O técnico Joel Santana, do Flamengo, ao perceber os ânimos exaltados com a suposta ofensa do zagueiro uruguaio Caballera a Toró - que afirmou ter sido chamado de 'macaco' -, aproveitou o intervalo do jogo-treino deste domingo, na Granja Comary, contra o Huracán-URU, para acalmar seus comandados.

- Vocês vão ouvir essas ofensas o tempo todo na Libertadores. Chamam de negrito, macaquito, mas o que querem é nos desestabilizar, tirar a nossa calma. Vocês não podem cair nessa. Têm que se acostumar com isso - disse o treinador aos jogadores.

Depois do jogo, com a imprensa reunida, Joel afirmou que esse tipo de comportamento do adversário não pode ser encarado como surpresa. Isso será inclusive alvo de uma palestra no futuro, obviamente antes da Libertadores.

- Fico aborrecido, afinal é apenas um jogo-treino. Isso não leva a nada. O Uruguai é um país pequenininho e nós temos tudo de bom aqui, num país maravilhoso como o nosso. Não precisamos nos irritar com eles, que sempre criam apelidos e provocam - completou o treinador, também provocando.

Segundo Joel, esse encerramento de pré-temporada pode servir como um aperitivo para o que será a Libertadores.

- Foi com muita pimenta. Se liberasse o público hoje aqui (na Granja), alguém entrava lá e dava um cascudo no uruguaio. Mas valeu para testar nosso trabalho de preparação física. O jogo foi disputado e terminou com nossos jogadores inteiros - finalizou.

O zagueiro Fábio Luciano foi mais ameno, concordando que isso é comum em jogos entre sul-americanos. Por isso, ele ressalta a importância da tranquilidade em campo.

- É claro que teremos que assimilar melhor. Mas o grupo está preparado para isso. De qualquer forma, eles não podem vir aqui e fazer isso. Serve como aprendizado - disse.

Fábio Luciano lembrou que já passou por isso antes.\ - Foi em 2003, na Libertadores, quando o Corinthians enfrentou o River-ARG. O Kléber (lateral-esquerdo) foi expulso lá, depois de ter sido provocado. Depois o mesmo aconteceu aqui, com o Roger, e o Corinthians foi eliminato na fase de mata-mata - completou o zagueiro.\

Técnico do Flamengo abre o jogo em entrevista

Técnico explica como vai montar o Fla em 2008 e faz balanço da carreira

Eduardo Tironi RIO DE JANEIRO\ Guilherme de Paula RIO DE JANEIRO\ Rodrigo Benchimol RIO DE JANEIRO\

O que se passa na cabeça de Joel Santana é o que todo torcedor do Flamengo quer saber. Nesta entrevista exclusiva, o treinador fala sobre o time, expectativas para 2008 e até que vai lançar um livro com suas experiências.

Eduardo Tironi: Primeira pergunta é a pergunta de, pelo menos, 35 milhões de brasileiros. Como você vai armar esse Flamengo para 2008?

Joel Santana: Diminuiu é? 35 milhões não. Já estamos em 50 milhões. A nossa equipe, nosso grupo está armado dentro das nossas necessidades, naquilo que achamos que é o mais correto, que é o certo. Dentro de uma postura de equipe que, às vezes, a gente tem que diferenciar uma coisa no futebol. Às vezes, uma equipe se organiza não é como o treinador quer. Às vezes é como ela se ajeita, como ela se encaixa. E nisso já temos várias e várias experiências por outros clubes que já passamos. Nossa equipe é uma equipe que fez um final de temporada muito bom. Equipe segura no setor de defesa, criativa no setor de ataque e de meio-de-campo, fazendo gols. E olha que não tínhamos um dos fatores principais do futebol de hoje, que é a bola parada. Mas a equipe se postou bem. E é esse começo que vamos aproveitar do ano passado. Você não se desfaz da noite para o dia uma coisa que você começou e foi bem. Joga tudo fora e vai começar de novo? Você para conseguir o encaixe de uma equipe é tão difícil. No momento que você já tem um encaixe elaborado, uma maneira de jogar elaborada, os jogadores já fizeram um teste e foi muito bem absorvido. Então nós já temos um início como nós vamos sair. Agora vamos colocar as peças que nós achamos principais dentro da equipe. Então é isso que estamos pretendendo. Vamos esperar outros jogadores que estão mal condicionados ou sem documentação para aí a gente ter o grupo e ver como nós vamos armar.

Guilherme de Paula Machado: Ainda sobre Libertadores. Em 2001 você bateu o recorde de vitórias da competição: oito seguidas no Vasco. Acabou que a série foi interrompida contra o Boca Juniors. Até o Flamengo atrapalhou um pouco. O Vasco perdeu na final com o gol do Pet e três dias depois jogou na La Bombonera o jogo de volta, tendo perdido em São Januário por 1 a 0. Você acha que é possível repetir o sucesso daquele Vasco, com relação a vitórias, e o sucesso ainda mais além, no caso com o título da Libertadores?

JS: Olha, veja bem. Nós tivemos, como você falou, um recorde dentro do futebol brasileiro, ma snão chegamos na decisão, não fomos campeões. De repente porque nós achávamos que já estávamos em um momento que iríamos superar todos adversários e aquela equipe... outras coisas envolvidas que agora não interessa atrapalharam. Porque era realmente uma equipe boa. Acho que na Libertadores, acho que uma equipe tem que ter um equilíbrio e é esse equilíbrio que vamos tentar buscar. Não adianta você, às vezes, ter uma vitória de três, quatro, cinco ou seis e passa para a outra fase e você tropeça com uma equipe, talvez, de menor qualidade, de menor competência e categoria e você perde ou empata. Libertadores é uma competição muito madrasta. É difícil você fazer um prognóstico em função das dificulades que você tem dentro da competição. Às vezes é o frio, o lugar é mais quente, às vezes é muita chuva, altitude, enfim... E às vezes voc~e tem que dar sorte para você não cair, em determinados momentos, onde você tem dificuldade: nos campeonatos regionais. Vou te dar logo um exemplo. Nós vamos sair com dificuldade. Depois do dia 20, vamos ter jogos consecutivos quarta, domingo, quarta, domingo, quarta, domingo... E nosso primeiro jogo vai cair justamente depois do jogo contra o Fluminense. E, numa possível classificação, nós pretendemos chegar às finais do carioca. Vamos jogar dia 10, dia 13 e, talvez, dia 17. Olha só. Num princípio de temporada, onde você já não está com a equipe toda preparada para tudo aquilo que você pretende na Libertadores e Campeonato Carioca. É difícil. Libertadores é muito difícil e às vezes você paga por essa dificuldade. Então você tem que contar com uma boa equipe e sorte dentro da competição.

GPM: Qual projeção que você faz do Flamengo?

JS: Não faço promessa cara. Claro que eu quero chegar à final. Se eu começar a ficar fazendo promessas... Não vivo de promessa, vico de resultado. Antes de pensar em Libertadores, tem que pensar no Campeonato Carioca. Parece que não vai ser difícil, mas vai ser. Porque depositaram nas equipes grandes... Nos últimos anos tem sempre uma equipe pequena chegando. E esse ano deram uma situação de os grandes só jogarem no Maracanã. Vai ganhar o Campeonato Carioca quem não perder pontos para times pequenos no Maracanã, que vai botar uma vantagem. E Campeonato Carioca despede treinador à beça. Geralmente despede um ou dois. Então isso tudo a gente está vacinado, já sabe. Tanto Carioca quanto Libertadores não têm favorito. Você tem que armar uma equipe competitiva, se organizar e ir dentro das duas competições. Galgando o máximo que é chegar ao título. Que é o que a gente pretende. Então nós vamos para a disputa. Não adianta ficar fazendo promessa que vai ser favorito. Favorito é até quando entra no campo. Enquanto o jogo não apitar, o favorito em futebol não existe. Pode ter uma equipe melhor, bonita no papel, bonita de se ver. Tá lindo, tá maravilhoso, mas chega lá e a equipe não se completa. Estão aí as histórias do futebol. Tá aí Real Madrid, Copa do Mundo para o Brasil. E a gente não aprende. Nós brasileiros não aprendemos. Por que, às vezes, ganha a equipe mais competitiva, mais organizada. De repente, não ganha a melhor equipe em termos de jogadores.

Rodrigo Benchimol: Você é conhecido como o técnico que é chamado para apagar certos tipos de incêndio. Por exemplo, no Flamengo já é a segunda vez. Em 2007, agora, e em 2005 você milagrosamente livrou o clube do rebaixamento. Agora você está começando um trabalho do zero, apesar de já ter uma base montada no ano passado. É diferente para você?

JS: Não é diferente não. É que ultimamente vem acontecido isso na minha vida. Falamos duas vezes de Flamengo, mas a gente não pode esquecer do Vasco. No ano em que o Vasco ganhou Mercosul e Brasileiro (2000), nós pegamos praticamente fora. Tínhamos de vencer fora o Palmeiras e o Cruzeiro, melhor equipe do campeonato, com o Felipão, que estava treinando doze dias para jogar contra o Vasco e perdeu o jogo. Sem falar em 2004, que nós entramos com o Vasco último colocado e nós fomos, na penúltima rodada, ganhar do melhor time da competição, que naquele momento era o Atlético-PR. Isso aconteceu nos últimos tempos. Como nos anos noventa eu pegava a equipe toda para fazer pré-temporada. Várias vezes viemos aqui (na Granja Comary, em Teresópolis), em Friburgo, conseguimos ganhar os campeonatos.

RB: Você quer mudar esse rótulo?

JS: Não é esse rótulo. Acho que essa nossa vida de treinador oscila. O mais importante para mim é eu permanecer no grupo de 20 treinadores do Brasil. Permanecer no grupo de treinadores que vêem e bancam o Flamengo pela quinta vez. O mais importante é ver a manifestação de uma torcida, cois