Notícias

Clipp 14/junho

Noticiário do Flamengo nos principais veículos de comunicação

Por - em

O Globo

Quinta-feira decisiva para Renato no Fla

Hoje, meia sabe se enfrenta Inter e pode ter contrato renovado

Uma ressonância magnética hoje de manhã decide a situação de Renato. Fora da goleada de 4 a 0 que o Flamengo sofreu para o Figueirense, domingo, por conta de uma lesão muscular na coxa esquerda, o meia ontem se submeteu a treinos rigorosos de manhã e de tarde, no Ninho do Urubu, e suas chances de enfrentar o Inter, sábado, no Maracanã, são muito grandes.

Em São Paulo, pode acontecer outra decisão importante envolvendo Renato. O vice de futebol Kleber Leite conversa com o empresário do jogador, para tentar antecipar a renovação do contrato por mais um ano. Embora ainda dependa de exame de imagem para confirmar sua escalação, Renato ontem falava como se já tivesse sido confirmado.

- Temos que mudar de postura para ganhar no sábado e transformar a derrota em estímulo para vencer. Não somos o melhor time do Brasileiro, mas também não somos o pior - disse Renato.

O técnico Ney Franco também cobra mudança de atitude porque sabe que a situação pode se complicar em caso de novo fracasso, pondo seu cargo, apesar de ter renovado contrato por mais um ano, em risco. Ele confirmou a mudança de esquema, do 3-5-2 para o 4-4-2.

Segundo Ney, Paulinho, que não vem rendendo o ideal, pode ser substituído por Jaílton. O time para o trabalho tático de hoje de tarde deve ser Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Claiton (Paulo Sérgio), Léo Medeiros e Renato; Léo Lima e Leonardo.

Jornal dos Sports

Espectro do rebaixamento ronda o Fla

Péssimo início no Brasileiro faz Renato temer 2005, ano da quase queda para a Segundona

Leo Schabbach e Thiago Bokel

Úrsula Nery/JS

O exorcista — O capitão Renato teme o péssimo começo do Fla no Brasileiro. Ele, porém, crê numa virada

O Campeonato Brasileiro mal começou. Entretanto, a má campanha do Flamengo neste início de competição transformou o clima na Gávea e, mesmo que ainda seja muito cedo, a situação começa a lembrar aos torcedores e jogadores a grave crise rubro-negra de 2005.

Naquele ano, o clube lutou o tempo todo contra o fantasma do rebaixamento e, após ter trocado de técnico oito vezes, conseguiu se salvar, graças ao "milagre" protagonizado por Joel Santana, que assumiu a equipe a nove jogos do final do Brasileiro e, com seis vitórias e três empates, evitou o vexame da queda para a Segunda Divisão.

Principal jogador do Flamengo nesta temporada, o apoiador Renato, que deve voltar à equipe no jogo contra o Internacional, estava no clube naquela época e vivenciou toda a tensão gerada pela crise. O jogador, que em 2005 foi um dos líderes do Rubro-Negro em sua recuperação no Brasileiro, não quer passar novamente pela mesma situação. Por isso, após o treino de ontem, ele exigiu mais motivação para evitar que o mau momento acabe se prolongando.

"Não podemos nos abater. Temos que pensar muito bem nessas derrotas. O Flamengo não é melhor nem pior do que os outros. A responsabilidade é de todo o grupo, não só dos que estão jogando", disse o apoiador, com a propriedade de quem já enfrentou situações difíceis com a camisa do clube.

E Renato parece mesmo ser o jogador ideal para assumir a condição de líder nesta situação. O jogador, que é o artilheiro da equipe na temporada, marcou 13 gols, e recuperou recentemente a braçadeira de capitão, afirmou que este é o momento dos atletas mais experientes, principalmente para os que estão no clube desde 2005, como Leonardo Moura e o goleiro Diego, ajudarem os demais.

"Precisamos procurar dar moral para os mais novos. Só assim teremos chance de mudar esta situação a partir do jogo contra o Internacional", afirmou.

Jogo Fla x Juventude é transferido para agosto

O departamento de competições da CBF divulgou nesta quarta-feira a alteração da partida Flamengo x Juventude, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Marcada para o dia 28 deste mês, no Maracanã, ela foi transferida para o dia 23 de agosto, mas será realizada no mesmo local previsto. A razão da mudança são os Jogos Pan-Americanos. Terça-feira, o secretário Estadual de Esporte e Lazer, Eduardo Paes, teria informado que os dois times se enfrentariam no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Fla não desiste de Dinelson

A contratação de Dinelson ainda é prioridade no Flamengo. O vice de futebol Kleber Leite, que está em São Paulo para fechar as negociações, ainda não conseguiu falar com o presidente do Corinthians, Alberto Dualib, e a contratação continua emperrada. O dirigente rubro-negro afirmou que o clube está empenhado nas negociações com o apoiador e que, enquanto elas não forem finalizadas, o Fla não deve correr atrás de outros reforços.

Dia de muito trabalho no Fla

Na manhã desta quarta-feira, em Vargem Grande, o Flamengo priorizou a pontaria. O trabalho técnico, comandado por Ney Franco, trabalhou os chutes a gol, forçando atacantes e apoiadores a insistirem nas finalizações.

Além disso, laterais, meias e atacantes fizeram trabalho de cruzamento e finalização. Já os defensores realizaram um treinamento específico, visando a melhora do sistema defensivo da equipe. O Flamengo sofreu 13 gols em cinco jogos, no Campeonato Brasileiro.

Na parte da tarde, o apoiador Renato voltou a treinar com o resto do grupo, quando foi trabalhada a parte tática da equipe.

Juan minimiza fase ruim do Fla

O lateral-esquerdo Juan, que já marcou um gol no Brasileiro, lamentou a goleada sofrida para o Figueirense, mas acredita que o trabalho tem sido bom e é contra mudanças radicais.

“Embora seja ruim perder de quatro, não é o momento para se mexer em tudo. O trabalho está sendo feito. Não é por causa de um resultado negativo que ele se torna errado”, ponderou Juan.

O jogador lembrou que no Brasileiro, todos os jogos são decisivos e o elenco rubro-negro precisa ter isso em mente e dá a receita para o time sair da má fase.

“O time tem que ter consciência da importância de cada jogo em um campeonato de pontos corridos. É necessário mais atenção para que possamos sair desse momento ruim”, finalizou o lateral.

Espanyol, clube de Jônatas, quer lateral rubro-negro

Úrsula Nery/JS

Juan, de colete, disputa a bola com Toró e André (1) no CT do clube. Ele diz não ter pressa para voltar à Europa

Na última terça-feira, o técnico Ney Franco revelou estar preocupado com a abertura do mercado europeu, dia 30 deste mês, por temer que alguns jogadores importantes acabem sendo transferidos do clube. E este medo pode estar se transformando em realidade, pois, além das possíveis saídas de Bruno e Renato Augusto, o lateral-esquerdo Juan, que tem contrato com o clube até o fim de 2008, pode ser mais um a deixar a Gávea.

Ontem, surgiram especulações de que o Espanyol, que comprou o cabeça-de-área Jônatas do Flamengo ano passado, está observando o jogador e pode apresentar brevemente uma proposta. Além disso, o fato de Juan ter dupla nacionalidade facilitaria ainda mais a transferência. Porém, o interesse do clube espanhol por um lateral argentino pode pôr a contratação do lateral do Flamengo em segundo plano.

Quando perguntado sobre o assunto, Juan admitiu ainda ter vontade de atuar na Europa, mas afirmou que, por enquanto, não tem pressa em deixar o país.

"A Europa me atrai, nunca escondi isso. Já fui para lá, sei como é e já tive o sonho realizado. Não tenho pressa para voltar, já recusei até algumas propostas", disse Juan, que já atuou por Arsenal e Milwall, ambos da Inglaterra, entre 2001 e 2003.

Depois, ele aproveitou para elogiar o futebol espanhol e deixar claro que até agora nenhuma proposta lhe foi feita.

"É um clube tradicional, de uma grande cidade (Barcelona) e fica num mercado bom. O estilo de jogo também me agrada. Mas não tem nada certo ainda, nenhuma proposta oficial. Quando tiver vocês vão saber", concluiu.

Goleada faz Ney Franco mudar tudo no Fla

As mudanças no Flamengo após a derrota por 4 a 0 para o Figueirense não se resumem apenas a atitudes. O técnico Ney Franco confirmou depois do treino de ontem que voltará a utilizar o esquema com dois zagueiros. Apesar de admitir que, no jogo do último domingo, a sua equipe perderia de qualquer forma, pela falta de vontade apresentada em campo, pelo menos por hora, o antigo esquema 3-5-2 será esquecido. Porém, Ney não descarta voltar a usá-lo no futuro.

"Não posso abolir um esquema porque ele não deu certo. Mas, para este jogo, Thiago está suspenso, então, acho ser este o momento ideal para a volta dos dois zagueiros. Quando se perde, ficamos sujeitos a todos os tipos de críticas, mas até pela profissão que eu escolhi, não posso ficar abatido com elas", disse o treinador.

Outro problema que vem incomodando muito o comandante rubro-negro é a crítica em relação ao condicionamento físico do seu grupo. Para ele, quem acha que o Flamengo está treinando pouco, é porque não acompanha o clube diariamente.

"Vi meus jogadores reclamando sobre isso que foi divulgado pela imprensa. Eu não vou entrar nesse mérito, pois sei que estamos fazendo tudo dentro de um planejamento, que já vem sendo estudado há muito tempo", explicou Ney Franco, que deve começar a escalar a equipe para o jogo com o Internacional no treino desta tarde.

Juan não tem pressa para ir para a Europa

O lateral Juan é mais um jogador do Flamengo a ser sondado por um clube da Europa. O Espanyol teria se interessado pelo o jogador e poderia leva-lo na janela de transferência do velho continente em agosto. Mesmo com o interesse de um clube europeu, Juan não se mostrou disposto a largar o time da Gávea.

”A Europa me atrai, nunca escondi isso. Já fui para lá, sei como é, já tive o sonho realizado. Não tenho pressa para voltar, já recusei até algumas propostas. O Espanyol é da cidade do Barcelona, mas não tem nada certo ainda, nenhuma proposta oficial. Quando tiver vocês vão saber”, disse o jogador à Rádio Brasil.

Marcelinho é reforço do Flamengo para o Estadual de Futsal

Enquanto a Seleção Brasileira de futsal treina para o Pan-Americano, os clubes cariocas aproveitam a euforia para armarem suas equipes antes do início do Estadual, previsto para setembro. A expectativa é de que a competição reúna de 16 a 20 cluibes, ainda mais após o sucesso do Pan-Americano.

O Flamengo está perto de acertar a contratação do seu primeiro reforço para o Estadual: o ala Marcelinho, que foi destaque do Piedade no Carioca.

A notícia foi confirmada pelo ala Maurição, que, no entanto, garante que o Pidedade virá forte para esta temporada. “Fico chateado pela saída do Marcelinho jogador que na verdade é um dos ultimos dos moicanos como eu o chamo. Ele é perigoso e excelente finalizador, mas está voltando ao Flamengo, ondem conquistamo juntos muitos titulos”, comentou Maurição, que confia na diretoria: “Acho que o clube tem todas as condições de obter patrocínios e manter a competitividade. Tudo tem que dar certo”.

A política do Flamengo será investir em novos valores para, além do Estadual, montar a base para a disputa da Liga Futsal-2007. Tudo dentro do programa de reestruturação do esporte no rubro-negro, iniciado em março.

Além das 12 equipes que disputaram o Carioca, a outra potência do Rio o Petrópolis está confirmado. Porém, outras equipes como Grajaú Country e até o Botafogo podem ser as grandes novidades. É a volta por cima do futsal carioca.

O Dia

Paulinho reconhece a péssima fase que vem atravessando

Jogador espera repetir a boas atuações de quando chegou ao Flamengo

Rio - O técnico Ney Franco não foi o único que detectou a queda de rendimento do cabeça-de-área Paulinho no Campeonato Brasileiro. O próprio jogador admitiu nesta quarta-feira que está atravessando uma fase ruim.

“Se compararmos o que estava jogando aqui quando cheguei e o que estou jogando agora, pode-se dizer que não estou vivendo um bom momento. Sei que não tenho atuado bem”, reconheceu o rubro-negro.

Sobra a Paulinho sinceridade. Faltam-lhe, porém, explicações para a queda de rendimento dentro de campo.

“Não tenho nenhum problema na minha vida particular que esteja causando interferência no meu trabalho. Estou muito feliz e tranqüilo. Estou totalmente adaptado ao Rio de Janeiro”, garantiu o cabeça-de-área.

Se não tem nenhuma justificativa para a má fase do momento, Paulinho pelo menos tem uma certeza: vai reencontrar seu futebol.

“Vou trabalhar muito para repetir aquelas boas atuações do passado. Tenho procurado me cuidar ao máximo fora de campo”, afirmou o jogador, que perdeu o status de titular absoluto e, agora, disputa posição no time com Jaílton.

Renato pode retornar contra o Internacional

Com problemas musculares, jogador trabalha para não agravar a contusão

Rio - O apoiador Renato pode retornar à equipe do Flamengo. O jogador, que foi a principal ausência na goleada aplicada pelo Figueirense, por 4 a 0, na rodada passada, realizará um treinamento na parte da tarde para saber se terá condições de enfrentar o Internacional, no Maracanã. Com um problema muscular, o jogador garante que está tomando todos os cuidados para não agravar a contusão.

"Não existe dor. Estou trabalhando com cuidado para não arrebentar de vez o músculo e ficar parado por muito mais tempo", disse Renato, em entrevista à Rádio Brasil.

Em relação à péssima atuação em Santa Catarina, o jogador afirma que não existem justificativas para a apatia demonstrada pela equipe na goleada.

"Não podemos aceitar esse tipo de coisa. O Flamengo entregou-se completamente à marcação do Figueirense. O mais importante é que a gente pode dar um jeito nessa situação, pois o Campeonato Brasileiro está no início", destacou Renato.

GAzeta Esportiva

Renato volta aos treinamentos no Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - O meia Renato já está recuperado de lesão na coxa e treinou normalmente na tarde desta quinta-feira. O artilhero da equipe no Brasileiro com dois gols se mostrou empolgado com a volta ao time depois de desfalcar o Flamengo em Florianópolis. O meia assistiu o jogo com o Figueirense, e mostrou confiança na equipe.\ 'Claro que o time não foi bem, mas o elenco é qualificado. Temos totais condições de reagir, são coisas que acontecem e temos que superá-las', concluiu. Renato é o artilheiro do Flamengo no Brasileiro com 2 gols , ambos feitos contra o Sport, em Recife.\

Esquema - Baseado no conhecimento que o treinador Ney Franco tem do Internacional, o Flamengo pode voltar ao esquema utilizado no início da competição. O técnico ainda não definiu a escalação. Ele está assistindo vídeos de jogos do Inter para definir os onze titulares. Nesta quinta-feira, haverá um treino coletivo à tarde e a tendência é que os onze titulares que começarem o trabalho, comecem a partida de sábado, às 18h10, no Maracanã

Juan pode estar na mira do Espanyol

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Ney Franco pode ter motivos para se preocupar com a composição do elenco para a seqüência da temporada. Além de ter de lidar com a possibilidade das saídas de Bruno e Renato Augusto, o treinador rubro-negro pode também perder o lateral-esquerdo Juan, que pode estar sendo pretendido pelo Espanyol, da Espanha.\ Nesta quarta-feira surgiram especulações de que o clube catalão, que já conta em seu plantel com o ex-flamenguista Jônatas, está de olho no jogador e pode apresentar em breve uma proposta oficial. Juan já defendeu o Arsenal e Milwal, ambos da Inglaterra, e não esconde sua vontade de voltar ao continente europeu. No entanto, o lateral diz que não tem pressa para deixar o Brasil.\

'A Europa me atrai, nunca escondi isso. Já fui para lá, sei como é e já tive o sonho realizado. Não tenho pressa para voltar, já recusei até algumas ofertas', disse Juan, que deixou claro que até agora não lhe foi oferecida nenhuma proposta oficial. 'É um clube tradicional (o Espanyol), de uma grande cidade ( Barcelona ) e fica num mercado bom. O estilo de jogo também me agrada. Mas não tem nada certo ainda, nenhuma proposta oficial. Quando tiver vocês vão saber', concluiu.

Flamengo foge do agito da Gávea

Rio de Janeiro (RJ) - Para tentar driblar a ameaça de crise diante dos últimos resultados, o Flamengo deixou a Gávea de lado e treinou no centro de treinamento de Vargem Grande, nesta quarta-feira pela manhã. Debaixo de um forte sol, o técnico Ney Franco comandou um treinamento de finalização com os jogadores rubro-negros. Se fica longe da pressão de sua torcida, os treinos fora da Gávea não impedem a cobrança por parte da diretoria.\ “Não há nenhum motivo para que tenhamos um desempenho tão pífio e ridículo como o que estamos tendo nessas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. Vamos cobrar deles”, afirmou o vice-presidente de futebol, Kléber Leite, à Rádio Bandeirantes.\

Em seu CT, o Flamengo irá treinar até sexta-feira, véspera do confronto contra o Internacional, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro . A décima sexta colocação na tabela já começa a preocupar alguns jogadores. “Todo mundo diz que o campeonato é longo, mas é bom a gente olhar direito para a tabela. Se a gente não pontuar logo no início, a gente se distancia dos primeiros colocados e depois fica complicado”, disse o meia Renato.

Recuperando-se de uma lesão na coxa esquerda, Renato tem volta aos poucos aos treinamentos, mas sua escalação só será decidida caso não volte a reclamar de dores no local até a hora da partida. “Não existe dor. Estamos trabalhando com calma e é melhor ficar fora de um jogo e voltar bem depois, do que precipitar”, ressaltou o jogador.

Ainda sem ter certeza se poderá contar com Renato Abreu, mas já ciente de que o zagueiro Thiago e o atacante Souza, suspensos, e o meia Renato Augusto, na Seleção Brasileira sub-20, não poderão atuar, Ney Franco aposta no fato de jogar as próximas partidas em casa para buscar a reabilitação no Brasileiro. “Temos mando de campo em dois jogos e um clássico. É nossa chance para crescer muito na tabela”, comentou o treinador.

Um dos titulares do Flamengo, o volante Claiton se mostra otimista com o crescimento da equipe na sequência do Brasileiro. Para isso, no entanto, o jogador sabe que a equipe precisa mudar seu comportamento nas partidas. “Temos que ter confiança, aqui tudo é supervalorizado, temos que acreditar. O Flamengo é campeão Carioca e pode sair dessa situação. Temos que mudar nossa postura”, disse Claiton.

PeléNet

Flamengo volta ao 4-4-2 contra o Internacional

O Flamengo volta ao 4-4-2 na partida contra o Internacional, neste sábado, às 18h10, no Maracanã. Apesar disso, o técnico Ney Franco deixou claro que a equipe ainda pode voltar a atuar no 3-6-1 no futuro.

"É difícil colocar no vocabulário de um treinador a palavra 'abolir'. Temos que arrumar o time em função dos jogadores disponíveis para o jogo. Se eu precisar e achar necessário utilizar os três zagueiros, voltarei ao esquema sem problemas", afirmou o treinador.

O Flamengo está desfalcado de Thiago, Souza e Renato Augusto. Os dois primeiros por suspensão e o último porque está na seleção Sub-20. Ney Franco comentou as alterações que podem ser feitas na equipe devido à falta destes jogadores:

"São alternativas para o lugar do Renato Augusto o Paulo Sérgio, o Léo Lima e o próprio Léo Medeiros, que pode jogar recuado, adiantando o Renato Abreu. Para o ataque, no lugar do Souza, temos o Leonardo, também o Paulo Sérgio ou o Kayke, que acabou de subir dos juniores, podem jogar".

Buscando fechar a contratação do meio-campo Dinélson, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, viajou para São Paulo para negociar a situação do jogador com o Corinthians.

O Flamengo tem cinco pontos e é o 16º colocado do Campeonato Brasileiro, a apenas uma posição da zona de rebaixamento. No último domingo, o time foi goleado pelo Figueirense, em Florianópolis, por 4 a 0.

GloboEsporte

Mesmo em má fase, Paulinho fica no time

Ney Franco vai dar mais uma chance ao volante, que reconhece queda no rendimento

Paulinho não passa por bom momento e sabe disso

Quando chegou ao Flamengo, em 2006, o volante Paulinho logo caiu nas graças da torcida por causa de sua raça e poder de marcação. Porém nos últimos jogos, o atleta caiu de rendimento e levou um pequeno puxão de orelha do técnico Ney Franco.

Mesmo assim, o jogador terá mais uma chance contra o Internacional.\ - O Paulinho pode render mais. Fico na expectativa de que ele jogue bem - afima o treinador.\

O volante admitiu que não está bem.

– Não estou num bom momento, mas vamos dar a volta por cima. Agora, é consertar os erros e fazer um bom jogo contra o Inter – diz o jogador.

Botswana tem 'Fla Santos'. De azul e branco

Clube local homenageia os dois brasileiros, mas copia uniforme dos hermanos

Eduardo Peixoto

Argentina? Não, este é o Flamengo Santos de Botswana. Vai entender...

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, não sabe nada sobre Botswana. Talvez, a maioria dos torcedores rubro-negros e do Santos também desconheçam qualquer tipo de informação sobre o país da África Austral. Mas a recíproca não é verdadeira.

Na Primeira Divisão local, conhecida como Mascom Premier League, um dos 16 participantes capricha nas homenagens aos brasileiros. O Uniao Flamengo Santos FC tem seu nome inspirado nos dois gigantes. Mas na hora de escolher o unifome, a cópia é curiosa.

O Flamengo Santos de Botswana usa as cores da Argentina, com camisa listrada em azul e branco e calção azul escuro.

- Mesmo jogando de azul e branco saber que existe um Flamengo em Botswana é fascinante. Até porque eles podem mudar essas cores. Nós mesmos usávamos o ouro e o azul quando fomos fundados - diz Kléber Leite.

Dentro de campo, os resultados ainda são modestos. O Fla Santos ainda não ganhou torneio nacional e vez por outra acaba rebaixado à Segunda Divisão. Na atual temporada, ocupa a 11ª colocação. Mas a imprensa de Botswana admira o estilo de jogo "sul-americano" da equipe.

- A equipe surpreende com seus toque de bola e tem o futebol mais empolgante da liga - declara o jornalista Monkagedi Gaotlhobogwe, em artigo publicado no jornal "Mmgei".

Existe até um aspirante a Obina. Aos 26 anos e medindo 1,70m, o baixinho Sekhana Koko é o goleador do time e único representante do Flamengo na seleção de Botswana. Só fica difícil dizer que ele também é melhor do que o camaronês Eto'o.

Inter pode ter Marcão contra o Fla

Advogados colorados acreditam na liberação do zagueiro para o jogo no Rio de Janeiro

Além do Furacão, Marcão atuou também no Frontale-JP em um ano

O zagueiro Marcão poderá fazer sua estréia pelo Inter neste sábado, diante do Flamengo no Maracanã pelo Brasileirão, como informa o ClicRBS. O departamento jurídico colorado tem a convicção de que o atleta contratado junto ao Atlético-PR deve ser liberado pela CBF. A princípio, ele só poderia defender o clube gaúcho em julho, por já ter atuado no Furacão e no Frontale-JAP no período de um ano.

Assim, o técnico Gallo terá de definir onde atuará o novo reforço. A primeira opção seria colocá-lo na zaga, no lado esquerdo, posição em que o atleta já disse render mais. Desta forma, no entanto, o garoto Sidnei, que vem tendo boas atuações, deixaria a equipe. Outra hipótese seria na lateral esquerda, no lugar de Rubens Cardoso.

A terceira, e mais remota, seria armar um esquema 3-5-2, compondo a zaga com Sidnei – que originalmente atua pela direita –, Índio e Marcão. Mas o técnico Alexandre Gallo, adepto declarado do 4-4-2, já declarou que não pretende alterar o esquema tático apenas para adaptar um atleta na equipe. Também não é descartada a hipótese de Marcão ficar no banco de reservas.

O Inter também tem dúvida no ataque, pois Christian e Fernandão estão machucados. O primeiro retorna ao time no Gre-Nal do próximo dia 24, e o capitão não tem previsão de recuperação. Já o ídolo Alexandre Pato serve à seleção sub-20. Assim, a vaga para atuar ao lado de Iarley pode ser de Wellington ou Mossoró, que, na avaliação de Gallo, é atacante. Guto, de 19 anos, foi promovido das categorias de base nesta semana, e ficará no banco de reservas no Rio de Janeiro.

Semana de críticas instiga rubro-negros

Ney Franco diz que prefere nem ler notícias sobre o Fla. Renato promete volta por cima

Eduardo Peixoto

A enxurrada de críticas que o time recebeu nesta semana modificou os hábitos do técnico Ney Franco. Ele preferiu nem ler e ouvir notícias sobre o Flamengo nos dias seguintes à derrota para o Figueirense. Mas assegura que não está abalado.

- Se eu me sentir atingido por isso é sinal de que não estou preparado para ser treinador - declara.

Mas é fato que alguns comentários causaram mal-estar no elenco e na comissão técnica. Principalmente a acusação de que o time está treinando pouco. Nesta quarta-feira, juntando os dois períodos, foram 2h35m de trabalhos técnicos e um treino de dois toques.

- Algumas críticas são construtivas. Outras, não. Mas temos que nos desligar e reverter essa situação ruim - afirma o apoiador Renato.

Renato faz teste decisivo na quinta

Jogador deve participar do coletivo e decidir de enfrenta o Internacional, no sábado

Renato esteve fora da trágica derrota do Flamengo por 4 a 0 para o Figueirense por causa de dores na coxa esquerda. Nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu, o atleta fez um trabalho à parte e não sentiu dores.\ - Fiz um trabalho de 1h20m, está tudo bem comigo, não senti dores. Quinta será o teste final, treinarei com bola e jogarei o coletivo. Espero não sentir nada e ajudar a equipe no sábado - diz Renato.\

O contrato do jogador termina no fim de 2007, e para cuidar desse assunto, o vice de futebol Kléber Leite está em São Paulo, para acertar a renovação do apoiador rubro-negro. Sobre isso, Renato declarou:

- O Kléber está em São Paulo para resolver esse assunto. Esse não é o momento para falar sobre o assunto. A minha renovação aconteceu em 2005 e 2006. E pode se repetir esse ano. Agora, só estou pensando em jogar - declara.

Lance

Renato Augusto só sai com pagamento de multa

Kléber Leite acredita na permanência do apoiador no clube

O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, negou que a busca pelo apoiador Dinelson, do Paraná, esteja relacionada com a saída de Renato Augusto, que chegou a receber sondagens de clube europeus como o Manchester United e o Lyon.

– Se alguém pagar a multa rescisória e ele quiser sair do clube, não há como impedir. No entanto, não acredito que isso ocorra agora – afirmou o dirigente.

O contrato de Renato Augusto com o Flamengo vai até 2012 e a multa rescisória é de 30 milhões de euros (cerca de R$ 90 milhões). O apoiador rubro-negro pode ficar fora do time por até oito partidas por causa do Mundial Sub-20, no Canadá. Com isso, o Flamengo só terá Renato e Léo Lima como apoiadores no elenco.

Rubro-negros treinam forte após dia de moleza

Elenco do Fla dá duro em dois períodos depois de descanso

Jogadores treinaram leve na terça, mas deram duro no dia seguinte (Crédito: Ricardo Cassiano)

Rodrigo Mandarini

Os jogadores do Flamengo treinaram forte na manhã desta quarta-feira, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube, na Zona Oeste do Rio. Durante 1h30min, os jogadores treinaram finalizações e jogadas de bola aérea. A carga de treinamento desta quarta será completada na parte da tarde, quando o elenco voltará ao CT para um treino técnico.

A intensidade da atividade a ser realizada nesta quarta é bem superior à dos últimos três dias de treinamento - sábado, segunda e terça. Depois da derrota para o Figueirense, no domingo, o elenco teve folga na segunda-feira e fez um leve treinamento na terça, conforme reportagem da edição do LANCE! desta quarta. De acordo com o preparador físico Geraldo Fabian, o grupo rubro-negro não está pegando leve nos treinos.

- O nosso planejamento foi feito há mais de um mês. Não é por termos perdido que vamos mudar tudo. No treino de ontem (terça-feira), os jogadores fizeram uma atividade forte na sala de musculação e depois correram levemente, por cerca de 25 minutos, no campo - explicou Fabian.

A lentidão do atacante Souza chamou a atenção durante o treino de terça-feira. Fabian garantiu que tudo era previsto e que o atacante não enrolou na leve corrida em volta do campo.

- Os jogadores que atuaram contra o Figueirense não treinaram tão forte como os outros. O Souza realizou trotes e os que o ultrapassaram estavam em outro tipo de atividade - esclareceu o preparador.

Fla vai com dois zagueiros em casa

Após sofrer uma goleada para o Figueirense, o Flamengo sofre pressão por uma vitória em casa. Pensando nisso, o técnico Ney Franco decidiu começar a partida contra o Internacional com dois zagueiros.

Porém, o treinador não descarta outras formações. Pelo contrário: Ney procura fazer variações de acordo com suas necessidades.

Juan quer o Fla entre os cinco

Lateral-esquerdo do Flamengo, Juan afirmou que a derrota para o Palmeiras, na primeira rodada, foi determinante para a má fase do time. Para o jogador, a partida contra o Figueirense chamou a atenção mais pelo resultado do que pela derrota em si.

Segundo Juan, o Flamengo está treinando para melhorar sua situação.

Ney Franco: blindagem contra as críticas

Técnico do Flamengo preferiu não ver notícias nesta semana

Ney vai definir time nesta quinta para ter uma semana mais tranquila (Crédito: Ricardo Cassiano)

Rafael Ximenes

Após a goleada por 4 a 0 para o Figueirense, domingo passado, a semana foi de muitas críticas sobre o técnico Ney Franco e para cima de todo o elenco do Flamengo.

O técnico armou uma espécie de blindagem contra as críticas da imprensa: não tomar conhecimento de notícias de jornais ou rádios durante a semana.

- Nem vi jornal essa semana, pois já sabia que teria muitas críticas - disse o técnico, que em tom de brincadeira falou que lerá tudo quando o Fla voltar a ser campeão.

O apoiador Renato rebateu as críticas de que o time não estaria treinando por tempo suficiente. Nesta quarta-feira, o time treinou em dois períodos, totalizando 2h30min.

- Algumas críticas são construtivas e é bom para corrigir erros que estão acontecendo. Não vejo outra forma a não ser trabalhar para melhorar. Vamos nos desligar das criticas - afirmou o jogador, que deve retornar no jogo do sábado, contra o Inter.

Ney: seqüência para subir na tabela

Técnico do Fla espera jogos no Maracanã para melhorar desempenho\ Rafael Ximenes\

O técnico do Flamengo, Ney Franco, está confiante em tirar o time da incômoda 16ª colocação no Campeonato Brasileiro o mais rapidamente possível. O treinador quer aproveitar os próximos três jogos no Maracanã (Internacional, Vasco e Juventude) para dar a volta por cima.

- Nos próximos três jogos a tendência é sair dessa faixa e ir para a zona intermediária - disse o técnico.

Com duas derrotas em cinco jogos na competição nacional, o Flamengo não quer repetir os erros dos campeonatos passados, quando teve que se livrar da zona derebaixamento nas últimas rodadas. O técnico Ney Franco não está disposto a passar por isso.

- Outra derrota pode fazer com que a gente vá para a zona de rebaixamento, mas prefiro trabalhar em cima da hipótese de vitória contra o Inter - afirmou

Flamengo volta ao 4-4-2 contra o Internacional

Ney franco resolve mudar esquema e tem dúvidas no time

Depois da derrota por 4 a 0 para o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, Ney Franco mudará novamente o esquema do Flamengo para o 4-4-2. O treinador optou pela mudança por achar o melhor esquema para enfrentar o Internacional. Outro motivo é a suspensão de Thiago, com o terceiro cartão amarelo.

Se é praticamente certo o 4-4-2 no sábado, Ney Franco está em dúvida no time titular. Com as ausências de Souza, suspenso, e Renato Augusto, na Seleção sub-20, o treinador ainda não escolheu os substitutos. E só tirará a dúvida no coletivo desta quinta-feira.

– Estou na dúvida entre Léo Lima, Léo Medeiros e Paulo Sérgio para o lugar do Renato Augusto. Com o Léo Medeiros, o time recuaria um pouco. Já para o lugar do Souza, ou é Leonardo ou Paulo Sérgio, mas ainda vamos observar o Kayke no coletivo – afirmou o treinador, que pode aproveitar o jovem atacante das categorias de base do clube.

Jogo contra Juventude tem data alterada

Flamengo enfrentará time de Caxias do Sul no mês de agosto

A CBF divulgou as datas de mais dois jogos do Flamengo no período em que o Maracanã ficará fechado para a realização dos Jogos Pan-Americanos.

A partida contra o Vasco foi mantida no estádio, no dia 24 deste mês. Já contra o Juventude, a data foi adiada de 28 de junho para 23 de agosto, também no Maior do Mundo.

Treino para conferir se Renato volta contra o Inter

Nesta quinta-feira o apoiador treinará com bola e fará coletivo

O meio-de-campo do Flamengo Renato esteve fora da trágica derrota por 4 a 0 contra o Figueirense, devido à dores na coxa esquerda. No treinamento desta quarta-feira, o apoiador não sentiu dores e falou à Rádio Tupi como foi o treino:

- Fiz um trabalho de 1h20min, está tudo bem comigo, não senti dores. Quinta será o teste final, treinarei com bola e jogarei o coletivo. Espero não sentir nada e ajudar a equipe no sábado - disse Renato.

O contrato do jogador termina no fim de 2007, e para cuidar desse assunto, o vice de futebol Kléber Leite está em São Paulo, para acertar a renovação do apoiador rubro-negro. Sobre isso, Renato declarou:

- O Kléber está em São Paulo para resolver esse assunto. Esse não é o momento para falar sobre o assunto. A minha renovação aconteceu em 2005 e 2006. E pode se repetir esse ano. Agora, só estou pensando em jogar - concluiu.