Notícias

Clipp 14/maio

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Uma semana após vexame histórico, Caio é o único com ficha limpa no Fla

Técnico foi absolvido e vai comandar time domingo contra o Grêmio

Legenda da foto: CAIO JÚNIOR no treino de ontem na Gávea, antes de ir a julgamento

Depois de fazer do Goiás o melhor ataque do Brasil no ano e de levar o time à final do Estadual e às quartas-de-final do Brasileiro, Caio Júnior acumulou derrotas e situações raras na carreira. Uma semana depois de ser expulso na goleada por 4 a 0 para o Corinthians viu o Flamengo seguir seus passos e se retirar mais cedo do que imaginava da Libertadores. Mas, dentre dirigentes, jogadores e integrantes da comissão técnica rubro-negra, o treinador é o único inocente. Julgado ontem pela Comissão Disciplinar do STJD, Caio foi absolvido da acusação de ter invadido o campo e xingado o árbitro, que poderia suspendê-lo por no mínimo 30 dias:

- Venci meu segundo desafio, o primeiro tinha sido sobre o Santos. Procuro ver tudo pelo lado positivo - disse o técnico, que se manteve livre de punições na carreira.

Após tantas perdas e ameaças, Caio está livre para começar nova fase. Desde que chegou ao Flamengo, suas expectativas mudaram drasticamente, mas o rigor com que exerce sua profissão ainda é o mesmo. No julgamento, o técnico admitiu ter usado palavras de baixo calão diante da insatisfação com a derrota. Como a súmula e denúncia não determinaram a quem ele se referia, foi absolvido da ofensa ao árbitro, mas não do próprio julgamento.

- Sempre digo que não me dirijo aos meus jogadores com palavrão e passei essa vergonha. Tenho que cuidar mais disso. Todo técnico deve tentar manter sempre o equilíbrio - disse, antes de reforçar seus princípios. - Mesmo com derrota, procuro manter minha conduta. É isso que o torcedor quer. Respeito e bom jogo de futebol.

Não foi isso que os rubro-negros viram diante do América do México. Não fosse um dos maiores vexames da história do clube, hoje, o Flamengo estaria iniciando a disputa por vaga na semifinal da Libertadores. Uma semana depois, Renato Augusto e o clube tentam acelerar sua recuperação para o jogo de domingo contra o Grêmio, em Porto Alegre, mas o apoiador sabe que não vai se livrar totalmente das dores e que não terá o ímpeto de outrora. Apesar de o sol ter voltado a brilhar na Gávea, ontem, numa bela manhã de outono, os jogadores reconhecem que tem sido difícil levantar da cama com ânimo para seguir em frente. Ao contrário de Caio, o Flamengo ainda tem o longo julgamento do Brasileiro para ser absolvido por sua torcida.

FLA NA SEMIFINAL

O Flamengo está nas semifinais do Nacional de Basquete. Fez 3 a 0 na série contra o Cetaf/UVV/Vila Velha, ao derrotá-lo por 97 a 70, ontem à noite, em Vila Velha (ES). O rubro-negro Marcelinho marcou 35 pontos. O Flamengo enfrentará Ciser/Univille/Joinville (SC) ou Ulbra/Rio Claro/ABCD Bandeirantes (SP), que jogam hoje, às 20h. O confronto está 1 a 1. Também hoje: UTC/Uberlândia (MG) x Universo/BRB/Converse (DF), às 18h (o Sportv 2 transmite); e Saldanha da Gama (ES) x Pitágoras/Minas (MG), às 20h.

JORNAL DOS SPORTS

A esperança está de volta

Afastado desde a semifinal da Taça Rio, Renato Augusto espera ter condições de voltar domingo

Bernardo Peirão e Nathan de Lima

Jair Motta

Renato Augusto suou a camisa no treino de ontem e tem esperanças de enfrentar o Grêmio, domingo

As gotas de suor que escorriam do nariz de Renato Augusto no momento da entrevista coletiva eram a prova do seu esforço. Afinal, a vontade de voltar a vestir a camisa 10 é tão grande que nem as crônicas dores no joelho direito, que continuam a incomodá-lo, parecem ser suficientes para tirá-lo dos treinamentos, que nesta semana irão definir sua volta no jogo com o Grêmio, domingo, em Porto Alegre.

Acostumando-se a ter de conviver com as contusões, que desde sua promoção aos profissionais não o abandonam, Renato procura manter a tranqüilidade. Este ano, além de sofrer uma afundamento na face, logo no primeiro jogo da temporada, ainda teve um problema no joelho direito, que o tirou do time desde a derrota para o Botafogo na semifinal da Taça Rio.

Maduro, Renato Augusto pediu aos médicos e preparadores do clube para não voltar antes do previsto, na tentativa de se preparar ao máximo para poder realmente ajudar o time. Na memória, as más atuações e as vaias da torcida no ano passado, quando jogou no sacrifício.

"Não quero jogar novamente no sacrifício. Quero voltar bem para poder realmente ajudar. Praticamente sumiu a dor. É uma lesão meio chata. Vou conversar com a comissão técnica para saber o que é melhor. Estou me sentindo à vontade, feliz. Nada na minha vida foi fácil. Vou continuar trabalhando forte para estar sempre bem", afirmou Renato, que já tem uma receita para não voltar a se contundir: "Vou me benzer, comprar uma figa, um cordão. Vamos ver se não me machuco.”

Meio tempo

Para o preparador físico do clube, Ronaldo Torres, pelo menos um tempo, Renato poderá participar.

"Ele está trabalhando a parte física. A muscular já está boa. Ao longo da semana, fará outros trabalhos e melhorará. Não posso afirmar que estará 100%, mas pelo menos 45 minutos ele deve agüentar", disse.

A motivação e a vontade de voltar a jogar aumentaram com a chegada de Caio Júnior e a boa estréia do time no Brasileirão, que encheu o apoiador de esperanças.

"Precisamos aproveitar que há muitos times em formação para começarmos bem, diferentemente do ano passado. A chegada de um novo treinador sempre motiva o grupo. Até agora, trabalhei muito pouco com o Caio. Cada técnico tem seu jeito. Precisamos respeitá-lo e assimilar o que ele quer", concluiu.

Caio Junior é absolvido pelo STJD

Arquivo/JS

Casio Junior poderá comandar o Flamengo normalmente no Campeonato Brasileiro

Alívio na Gávea. Enquadrado nos artigos 187 II (ofender moralmente – árbitro ou auxiliar em função) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, Caio Junior foi absolvido pelo Superior Tribunal da acusação por ofensa ao árbitro Leandro Vuadem.

O problema ocorreu quando o treinador comnadava o Goiás na partida contra o Corinthians, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil.

O técnico rubro-negro corria risco de ser suspenso por até 720 dias caso fosse condenado.

Histórico dos duelos entre Fla e Grêmio em Brasileiros mostra equilíbrio

Divulgação

O Flamengo volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Grêmio no Estádio Olimpico, em Porto Alegre. O jogo é um dos maiores clássicos do futebol brasileiro e o equilíbrio no histórico deste confronto em Brasileiros é fiel à tradição das duas equipes.

Flamengo e Grêmio já se enfrentaram 42 vezes em Campeonatos Brasileiros, e o time gaúcho leva ligeira vantagem. Foram 15 vitórias gremistas contra 13 rubro-negras. Aconteceram ainda 14 empates.

Abre o olho Mengão!

Porém, o que pode ser alarmante para o torcedor rubro-negro é o péssimo retrospecto do Fla atuando no Olímpico, contra o Grêmio, em Campeonatos Brasileiros. Em 18 jogos, o time da Gávea obteve apenas duas vitorias e perdeu dez vezes. Aconteceram ainda seis empates. No estádio do Grêmio, o Fla marcou apenas sete gols, e sofreu 25.

Mengão está na semifinal

Flamengo vence por 97 a 70 o Cetaf e fecha em 3 a 0 a série melhor de cinco do Nacional

Divulgação

O ala Duda teve mais uma boa atuação e ajudou o Flamengo a vencer e obter a classificação

Com mais uma bela atuação do ala Marcelinho, cestinha da partida com 35 pontos, o Flamengo venceu o CETAF/Garoto/UVV, ontem, fora de casa, por 97 a 70 (58 a 38) e garantiu sua vaga nas semi-finais do Campeonato nacional de basquete. Foi a terceira vitória do time carioca em três confrontos diante da equipe capixaba. O time agora espera o vencedor da série entre Joinville e Rio Claro.\ Em um começo de jogo muito disputado, onde a equipe da casa ainda tentou oferecer uma certa resistência, o Flamengo fechou o primeiro quarto na frente: 31 a 28.\

Decisivo

No segundo período, contando com a excelente pontaria de Marcelinho e uma defesa muito bem postada, o time da Gávea abriu uma vantagem de 20 pontos, 58 a 38, que seria muito importante para o restante do jogo.

Na volta do intervalo o time da Gávea se preocupou apenas em administrar o resultado até o fim, e fechou a partida em 97 a 70.

Título

O Flamengo agora buscará a classificação para a grande decisão do Campeonato Nacional. Assim, poderá chegar pela terceira vez à decisão. Já foi finalista em 2000 e 2004, quando perdeu a decisão para o Vasco e Uberlândia, respectivamente.

Para isso conta com o apoio da sua torcida para fazer valer o mando de quadra, que terá até a decisão por ter feito a melhor campanha.

As quartas-de-final (melhor de cinco) do 19º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2008) prosseguem hoje com três partidas: UTC/Uberlândia (MG) x Universo/BRB/Converse (DF), em Uberlândia (18h de Brasília), com transmissão ao vivo do SPORTV2; Saldanha da Gama (ES) x Pitágoras/Minas Tênis (MG), em Vitória; Ciser/Univille/Joinville (SC) x Ulbra/Rio Claro/ABCD Bandeirantes (SP), em Joinville (20h). As semifinais da competição também serão disputadas em melhor de cinco jogos.

João Areosa

Tiro Livre

O barulho do silêncio

João Areosa areosa@jsports.com.br

Tanto se falou na torcida do Flamengo, que ao longo do Campeonato Estadual proporcionou espetáculos como nunca se viu. Tanto se falou na galera do Botafogo, que enfeitou o estádio nos jogos decisivos. Tanto se falou nas outras torcidas que, na moita, ficaram a secar o Flamengo na partida contra o América, do México. Tanto se falou nisso, tanto se falou naquilo e eis que fui obrigado a assistir com nostalgia àquele Flamengo x Santos sem torcida, sem o costumeiro calor das arquibancadas.

Senhoras e senhores, nada mais triste do que um domingo de futebol com o Maracanã às moscas. Já li um autor, cujo nome me escapa, a escrever sobre a "eloqüência do silêncio". Gostaria de ter sido eu o autor dessa imagem, pois ela resume tudo. Ainda estou com os ouvidos a doer em razão daquele silêncio aterrador.

Querem saber sobre a primeira rodada do Brasileirão? Meio fraquinha, a me deixar com saudades do nosso Estadual de Maracanã abarrotado.

Mas como não só de Brasileirão vive o homem, temos a bater à porta a Copa do Brasil e a Libertadores.

A propósito, cai-me ao colo um e-mail do meu amigo corintiano Gilberto Azer Maluf, paulista que veio morar no Rio e que não perde contato com a galera de Sampa.

"Após algumas análises bem elementares, cheguei à conclusão que o Fluminense vai vencer o São Paulo no Morumbi nesta quarta-feira. Se tivéssemos casas de apostas como na Inglaterra, apostaria em Fluminense 1 a 0. Quanto será que pagaria? No resultado seco acho que 8 a 1. Ou seja, apostaria 100,00, buscaria 800,00 e veria o time da Vila Sônia em maus lençóis."

É provável que o meu amigo esteja brincando. É provável que esteja falando sério, pois se trata de um estudioso do futebol. É provável que esteja se valendo do que lhe dita o coração corintiano. Mas tenho cá comigo uma opinião. Lá vai: o São Paulo não é o time dos outros anos, que já entrava de faixa pendurada. E o Fluminense está mais equilibrado.

Quem ganha? Sei lá. Eles, que são tricolores, que se entendam.

O DIA

Caio Júnior, livre, foca no Grêmio

Dininho, do Palmeiras, interessa ao treinador

Janir Júnior

Caio Júnior está livre para orientar seu time do Flamengo à beira do gramado. Ontem, foi absolvido no STJD das acusações de ofensas ao árbitro e invasão de campo quando dirigia o Goiás, no jogo em que o ex-clube foi eliminado nos 4 a 0 para o Corinthians, na Copa do Brasil.

“Saio aliviado e satisfeito. Fui sincero no depoimento. Só fico envergonhado com os palavrões que falei. Nessa profissão temos que estar preparados para tudo. Cheguei ao clube no dia da eliminação na Copa Libertadores, vencemos o Santos e no STJD superei outro desafio. Quem me conhece sabe que tento ser sempre equilibrado”, declarou o técnico, que esteve presente ao julgamento e saiu do tribunal aliviado, já que a suspensão poderia ser de até 720 dias.

Caio foi absolvido por unanimidade no artigo que se referia à invasão de campo, e por 3 votos contra 1 sobre as ofensas morais.

O técnico, agora, terá total tranqüilidade para preparar o time rubro-negro para o jogo de domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

Dininho em pauta

Pouco depois de ser absolvido, Caio Júnior aprovou o nome de Dininho. Atualmente no Palmeiras, o jogador tem algumas propostas do exterior, mas também estaria conversando com os dirigentes do Flamengo.

“Com a saída do Rodrigo, a zaga é a posição em que poderíamos ter algum reforço. O Dininho é um jogador de alto nível, conheço ele muito bem, mas não quero falar em nomes agora. Isso ainda não foi tratado abertamente”, ponderou o treinador. Livre, leve e solto, Caio Júnior agora curte a virada da maré a seu favor.

Renato Augusto próximo de voltar ao time do Fla

Rio - O meia Renato Augusto está praticamente recuperado da lesão muscular no joelho direito. Há cerca de 10 dias aprimorando a parte física, o jogador pode reforçar o Flamengo no jogo do próximo domingo, contra o Grêmio, às 16h, no Olímpico. A tendência é que ele comece a partida no banco de reservas.

"A dor praticamente sumiu. Ainda vai incomodar um pouco, mas estou bem melhor. Vamos ver como vou me sentir e decidir com o departamento médico", disse o jogador, em entrevista à Rádio Brasil.

Sobre o técnico Caio Júnior, o jogador disse que ainda não trabalhou com ele, uma vez que estava entregue aos preparadores físicos, e, portanto, não dá para enumerar as diferenças entre ele e Joel Santana.

"Ainda não posso enumerar essas diferenças, porque o contato foi pouco, mas acho que o principal é respeitar o jeito dele e assimilar o que ele quer".

Rio - Depois da absolvição de Caio Júnior, o Flamengo tem hoje outro round no tribunal. O goleiro Bruno, Jônatas e Toró serão julgados novamente pelo Tribunal de Justiça Desportiva, devido a incidentes no jogo contra o Botafogo, em março.

No primeiro julgamento, Bruno foi absolvido. Toró e Jônatas foram suspensos por um jogo. Insatisfeito com a decisão em primeira instância, e também com as explicações dos jogadores, o procurador-geral do TJD, André Valentin, recorreu e os três correm o risco de pegar um ‘gancho’.

Bruno e Jônatas podem ser suspenso por até dois meses. Já Toró, que foi flagrado pela TV dando um chute na cabeça de Castillo, pode ter pena ainda maior.

Kléberson admite vergonha de jogadores após eliminação do Fla

Rio - O meia Kléberson admitiu que alguns jogadores do Flamengo ficaram com vergonha até de sair de casa depois da eliminação do time na Copa Libertadores. Segundo ele, parte do grupo ficou abatido e envergonhado com a derrota por 3 a 0 para o América do México, dentro do Maracanã.

"Isso é normal. Cobrança e pressão sempre existe em clube grande e de massa, mas acho que o jogador não pode deixar de viver a sua vida, conviver com família, mulher e filhos", analisou o pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira, em 2002.

Kléberson acha que o Flamengo terá chance de se redimir do vexame na Libertadores no Campeonato Brasileiro.

"Vamos trazer a torcida de volta para o nosso lado. É questão de tempo e paciência", acrescentou o jogador.

A estréia do Flamengo no Campeonato Brasileiro foi no último domingo. A equipe rubro-negra, que atuou com portões fechados, no Maracanã, superou o Santos por 3 a 1.

GAZETA ESPORTIVA

Caio Júnior é absolvido pelo STJD e segue no comando do Fla

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Caio Júnior, recém-chegado ao Flamengo, poderá seguir no comando técnico do rubro-negro. Nesta terça-feira, a Segunda Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) absolveu o treinador das acusações de invasão de campo e de ofensa ao árbitro, deixando-o livre para comandar o Fla no Campeonato Brasileiro.\ Caio Júnior foi julgado ainda como treinador do Goiás, por uma partida realizada no último dia 30 de abril, contra o Corinthians, pela Copa do Brasil, quando o treinador teria invadido o campo e ofendido o árbitro Leandro Pedro Vuadem.\

O treinador estava enquadrado nos artigos 187 II (ofender moralmente árbitro ou auxiliar) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem), e poderia ficar de fora por até dois anos.

Antes de acompanhar seu julgamento, Caio Júnior comandou o primeiro treinamento técnico da semana, na tarde desta terça-feira. Nele, o técnico procurou enfatizar os trabalhos de finalização e cruzamentos, priorizando o sistema ofensivo.

A principal preocupação no setor é com o atacante Souza, que não balança as redes desde março. Temendo queimá-lo, no entanto, Caio Júnior deve dar mais uma oportunidade ao jogador na partida de domingo, contra o Grêmio, no Estádio Olímpico.

Na mira do Flamengo e da Arábia, Dininho aguarda liberação\ Paulo Amaral\

São Paulo (SP) - Fora dos planos do técnico Wanderley Luxemburgo, o zagueiro Dininho, um dos jogadores mais experientes do elenco palmeirense (e também o que recebe um dos maiores salários do grupo), ainda tem dois meses de contrato a cumprir com o campeão paulista antes de ficar livre para negociar com qualquer agremiação.\ É justamente esse detalhe que está impedindo o defensor de dar seqüência à sua carreira já neste início de Campeonato Brasileiro. O diretor de Futebol do Verdão, Genaro Marino, confirmou que o Flamengo demonstrou interesse em contar com Dininho, que chegaria à Gávea para substituir Rodrigo, negociado com o São Paulo. Mas sua saída depende da vontade dos empresários do jogador.\

“É possível (que ele vá para o Flamengo), mas não sei o que os empresários dele estão combinando. O Dininho tem contrato conosco até julho e, se quiserem que saia antes, temos que ver o que será oferecido para nós”, comentou Marino, à Gazeta Esportiva.Net, confirmando que só liberará o zagueiro do restante do contrato mediante compensação financeira.

Também em contato com a GE.Net nesta terça-feira, Marcelo Robalinho, um dos representantes da empresa que gerencia a carreira do atleta, falou sobre o futuro de Dininho, mas esquivou-se quando questionado sobre um possível acerto com o Flamengo.

“Quem foi que te falou isso? Prefiro não fazer qualquer comentário sobre esse assunto por enquanto”, esquivou-se Robalinho. “O Dininho é um jogador que tem muito mercado e o que eu posso dizer é que estamos estudando uma proposta oficial dos Emirados Árabes”, emendou.

O empresário não confirmou, mas deixou transparecer que a tendência é Dininho cumprir seu contrato até o fim com o Palmeiras caso não consiga a liberação sem a necessidade do pagamento da multa pela rescisão do vínculo. “Estamos conversando e não vamos nos precipitar”, finalizou.

Renato Augusto pode voltar no embate contra Grêmio\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Considerado uma das grandes revelações do Flamengo nos últimos anos, o meia Renato Augusto tem enfrentado dificuldades na temporada de 2008. Primeiro, o jogador ficou mais de um mês afastado devido a uma pancada que sofreu no rosto, problema que o levou à mesa de operação. Quando tentava se firmar novamente, Renato sofreu nova lesão e teve que ser afastado.\ Mas na manhã desta terça-feira, após treinar fisicamente com o grupo rubro-negro, o meia se mostrou otimista em ser relacionado para enfrentar o Grêmio no próximo domingo, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.\

“Tive uma lesão chata no joelho direito e a dor sumiu praticamente só agora. Conversei com o (médico José Luiz) Runco e com o Ronaldo (Torres, preparador físico) para ficar fora do jogo contra o Santos, apenas treinando para adquirir minha parte física. Já estou treinando desde a última semana e acho que já estou melhor. Agora é conversar para ver se poderei encarar o Grêmio”, afirmou.

O preparador-físico Ronaldo Torres confirmou a recuperação de Renato Augusto, mas, diante do longo período em que o meia ficou sem atuar, não quis adiantar se o jogador conseguirá agüentar os noventa minutos da partida contra o Grêmio.

“Não vou dizer 100%, porque é difícil falar em percentual, mas com certeza pelo menos 45 minutos ele agüenta”, afirmou Ronaldo.

Antes de se machucar, Renato Augusto era considerado por Joel Santana como um dos principais jogadores de seu elenco. Agora, com Caio Júnior no comando, o meia sabe que terá que mostrar serviço ao novo treinador.

“Cada treinador tem sua maneira de trabalhar, precisamos respeitar e procurar assimilar o que ele vai querer da gente”, salientou Renato Augusto.

O zagueiro Fábio Luciano e o atacante Souza foram poupados dos treinos físicos desta terça-feira. Contudo, de acordo com o médico Walter Martins, os dois terão condições de enfrentar o Grêmio.

Julgamento – Enquanto isso, o Flamengo segue com uma semana atribulada nos tribunais. Nesta quarta-feira, é a vez de o goleiro Bruno, o volante Jônatas e o meia Toró sentarem no banco dos réus do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Os três terão seus recursos julgados depois do primeiro julgamento por incidentes em um clássico contra o Botafogo, em março, pelo Campeonato Carioca.

No primeiro julgamento, Bruno foi absolvido, enquanto Toró e Jônatas foram suspensos por um jogo. Insatisfeito com a decisão em primeira instância e também com as explicações dos jogadores, o Procurador Geral do TJD-RJ, André Valentin, recorreu e os três correm o risco de pegar um duro gancho.

Bruno e Jônatas podem ser suspenso por até dois meses. Já Toró, que foi flagrado pela televisão acertando um chute na cabeça do goleiro Castillo, está ameaçado de ficar fora dos campos por 540 dias caso pegue a pena máxima.

Ronaldo quer se recuperar para jogar no time do seu coração

Rio de Janeiro (RJ) - O atacante Ronaldo revelou nesta terça-feira que está com 95 kg, sete a mais que seu peso ideal, e projetou entrar em forma no período de um mês. Recuperando-se de uma cirurgia no joelho esquerdo, ele planeja se aproximar da condição que apresentou na Copa do Mundo de 2002, quando brilhou e levou o Brasil ao pentacampeonato.\ ''Hoje estou com 95kg. Antes estava com 87kg. Eu vou buscar dar uma volta por cima e preciso emagrecer por causa do meu joelho, das articulações, e para ter mais agilidade'', afirmou o Fenômeno em entrevista ao programa Mais Você, da TV Globo. ''É importante para que eu recupere a velocidade e a velha forma'', acrescentou.\

Otimista, o jogador do Milan projetou que estará próximo de sua meta em breve. ''Em mais um mês fico bem próximo do peso ideal. Deve ficar faltando dois ou três quilos'', afirmou, feliz com o andamento de seu tratamento da lesão. ''Da outra vez, demorou cerca de um ano. Agora, espero que dure metade deste tempo'', completou, lembrando de quando teve a mesma contusão em 2000, quando atuava na Inter de Milão.

Sonho rubro-negro: Ronaldo também comentou sobre o seu desejo de defender o Flamengo assim que retornar aos gramados. O jogador, porém, afirmou que só vestirá a camisa do seu time do coração se conseguir se recuperar plenamente de mais uma grave contusão, além de reiterar a dificuldade da negociação.

''Depende de negociações, mas depende também se estarei bem, em condições de jogar no Flamengo. O futebol é sempre o próximo jogo, ninguém joga com a história. Se não me recuperar, não conseguir ser rápido como antes, não conseguir emagrecer, não merecerei estar no Flamengo e em nenhum outro time'', explicou o Fenômeno.

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, participou por telefone do programa e novamente abriu as portas do clube para Ronaldo, que agradeceu ao dirigente. ''Estamos de braços abertos, com nossos médicos e fisiologistas, para recebê-lo'', garantiu o mandatário, acrescentando que “33 milhões de rubro-negros” estão torcendo pela vinda do jogador.

PELÉNET

Caio Júnior é absolvido e segue no comando técnico do Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Uma boa notícia para o Flamengo. Nesta terça-feira, a Segunda Comissão Disciplinar do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) absolveu Caio Júnior. Com isso, o treinador está livre para seguir no comando rubro-negro neste Campeonato Brasileiro.

Técnico Caio Júnior (primeiro plano) é absolvido pela Segunda Comissão do STJD

Caio Júnior foi julgado ainda como treinador do Goiás. Na partida do último dia 30, contra o Corinthians (derrota alviverde por 4 a 0), pela Copa do Brasil, o treinador teria invadido o campo e ofendido o árbitro Leandro Pedro Vuaden.

"Estava muito convicto que seria absolvido. Parabéns ao advogado Michel Assef Filho (do Flamengo). Sempre fui equilibrado e agora vou tentar me policiar para evitar novos problemas", disse Caio Júnior, que se emocionou após ser absolvido.

Caio Júnior estava enquadrado nos artigos 187 II (ofender moralmente árbitro ou auxiliar) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou à partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar ou nele ingressar sem a necessária autorização). O treinador poderia pegar um gancho de dois anos.

Absolvido, o treinador, a partir de agora, foca apenas no Grêmio, adversário do Flamengo, neste domingo, às 16h, no Olímpico, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Na estréia, o Rubro-Negro, no Maracanã, derrotou o Santos pelo placar de 3 a 1.

O zagueiro Fábio Luciano, totalmente recuperado de lesão na coxa direita, deve retornar ao time normalmente. Já o apoiador Renato Augusto, curado de problema no joelho direito, também pode ficar à disposição do treinador.

Por enquanto, Flamengo não pensa em Dininho, do Palmeiras

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

O vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, negou que o Rubro-Negro esteja interessado do zagueiro Dininho, encostado no Palmeiras. Pelo menos por enquanto, o clube da Gávea não trabalha com a possibilidade de contratar o defensor.

O ex-jogador do São Caetano teria sido indicado pelo treinador Caio Júnior para suprir a lacuna deixada pelo zagueiro Rodrigo, que acertou o seu retorno para o São Paulo.

"Não temos noção do que se trata este assunto. O Caio Júnior está analisando o elenco e só depois trataremos da contratação de reforços", disse o dirigente rubro-negro.

Após evidenciar o nome do novo treinador rubro-negro, Kleber Leite se mostrou satisfeito com a notícia de que Caio Júnior fora absolvido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O técnico foi julgado ainda como treinador do Goiás. Na partida do último dia 30, contra o Corinthians (derrota alviverde por 4 a 0), pela Copa do Brasil. Caio Júnior teria invadido o campo e ofendido o árbitro Leandro Pedro Vuaden.

"Foi mais do que justo. Está situação foi ótima para o Flamengo e não estávamos trabalhando com outra possibilidade", encerrou Kleber Leite.

Fábio Luciano deve reforçar o Flamengo contra o Grêmio

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo deve contar com a volta de seu capitão para o jogo contra o Grêmio, domingo, às 16h, no Olímpico, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Recuperado de lesão na coxa direita, o zagueiro Fábio Luciano foi entregue à preparação física nesta terça-feira e deve estar devidamente pronto para o duelo frente ao Tricolor gaúcho.

"Ele está liberado pelo departamento médico e agora só depende de seu condicionamento. O Fábio já treinará normalmente com o grupo", explicou o médico do clube Walter Martins.

Apesar da preocupação em relação ao condicionamento do defensor, isto não deve ser um grande problema. Fábio Luciano só ficou de fora da equipe nos dois últimos compromissos, derrota por 3 a 0 para o América-MEX, quarta-feira passada (Copa Libertadores) e vitória sobre o Santos por 3 a 1, domingo (estréia no Campeonato Brasileiro).

Com o provável retorno do capitão, Leonardo, muito criticado pela torcida, deve voltar para o banco de reservas. Ronaldo Angelim, que vem realizando boa temporada, segue na equipe.

GLOBOESPORTE

Flamengo vence o Vila Velha e está na semifinal do Nacional Masculino

Time fecha a série de quartas-de-final com vitória fora de casa e espera o vencedor do confronto entre Joinville e Rio Claro

GLOBOESPORTE.COM Vila Velha (ES)

O Flamengo é o primeiro classificado para a semifinal do Nacional Masculino de basquete. No terceiro jogo das quartas-de-final, o time carioca venceu o Vila Velha por 97 a 70 (58 a 38 no primeiro tempo) e fechou a série por três a zero. Os cestinhas foram Marcelinho, do Flamengo, e Felipinho, do Vila Velha, com 35 e 21 pontos, respectivamente. A partida foi disputada no ginásio do Colégio Marista de Vila Velha, completamente lotado por cerca de dois mil torcedores. Na próxima fase, o Flamengo terá como adversário o ganhador do playoff entre Joinville e Rio Claro.

- Fizemos uma belíssima partida. Jogamos com total concentração durante os quarenta minutos. Imprimimos um ritmo forte desde o início e terminamos o primeiro tempo com uma vantagem de vinte pontos (58 a 38). Não deixamos o padrão de jogo cair e conseguimos uma excelente vitória. Alcançamos o nosso objetivo de fechar em três a zero e agora temos que trabalhar rumo à final. A equipe está de parabéns - comentou o técnico Paulo Chupeta, do Flamengo.

As quartas-de-final prosseguem nesta quarta-feira com três jogos: Uberlândia (MG) x Brasília (DF), em Uberlândia (18h), com transmissão ao vivo do SporTV 2; Vitória (ES) x Minas (MG), em Vitória; Joinville (SC) x Rio Claro (SP), em Joinville (20h).

Universo e Minas lideram suas séries por 2 a 0 e só precisam de mais uma vitória para garantir a vaga na semifinal. Já Uberlândia e Vitória precisam ganhar as três próximas partidas para se classificar para a próxima fase. Depois dos dois primeiros jogos em Rio Claro, Rio Claro e Joinville estão empatados em um a um. A terceira e quarta partidas acontecem quarta e quinta-feira, em Joinville.

Contra o Fla, Grêmio repete escalação da estréia no Brasileirão

Celso Roth mantém grupo que venceu o São Paulo e diz que seu esquema preferido é o 4-3-3

ClicRBS Porto Alegre

Para Roth, Tcheco e Roger podem atuar juntos

O grupo de jogadores do Grêmio realizou um trabalho técnico na tarde desta terça-feira, e o técnico Celso Roth encaminhou a equipe para enfrentar o Flamengo no domingo, às 16h, no Estádio Olímpico. Como estava previsto, o time será o mesmo que entrou em campo para a estréia no Brasileirão no último sábado, contra o São Paulo.

Após o trabalho, Celso Roth disse que o esquema com três zagueiros é bastante produtivo para uma equipe que busca afirmação, pois a sobra de um zagueiro dá mais segurança defensiva ao time. O treinador revelou que seu esquema preferencial é o 4-3-3, que só conseguiu utilizar quando era treinador do Caxias, no início da carreira.

- No caso do Grêmio, eu só vinha insistindo com o 4-4-2, pois fazia uma previsão para o futuro. O Willian Magrão estava fora, mas o Amaral e o Makelelê chegaram muito em cima da estréia. Então acabei optando pelo Pereira e, graças a Deus, deu certo - diz Roth.

Tcheco e Roger juntos

O treinador gremista já revelou que pode utilizar Tcheco e Roger na mesma equipe, sem que o time perca poder de marcação. Com a provável saída de Eduardo Costa na metade do ano, o meio-campo gremista a partir de agosto no esquema 4-4-2 deve ser formado por Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Roger.

Já se a equipe seguir atuando no 3-5-2, Tcheco entra no lugar de William Magrão ou de Rafael Carioca. O certo é que o capitão da equipe vice-campeão da Libertadores no ano passado será o titular.

O ataque ainda não está definido. Com a má fase vivida por Perea, não se pode afirmar que o colombiano seguirá como titular da equipe por muito tempo. O centroavante Marcel deve ser anunciado nos próximos dias como novo reforço do clube. O jogador vestiu a camiseta tricolor no Brasileirão do ano passado, quando marcou cinco gols em 17 partidas.

- Eu não o acompanhei aqui no Grêmio, mas quando o Marcel esteve no Coritiba mostrou qualidades que o levaram à seleção. É um jogador de área, com as características idênticas às que nos faltam - define Celso Roth, lembrando dos tempos em que o jogador atuou no futebol paranaense e fez 20 gols em 21 jogos no Brasileirão de 2003.

O atacante Reinaldo voltou a trabalhar com bola depois de mais de um mês lesionado, mas não deve ser utilizado no jogo contra o Flamengo.

Treinador elogia desempenho de Renato Augusto no treinamento

Caio Júnior ainda não sabe se vai escalar o jogador no coletivo desta quarta, mas adiantou que prefere o camisa 10 jogando no meio-de-campo

Fred Huber Do GLOBOESPORTE, no Rio de Janeiro

Renato Augusto mostrou ao novo treinador seu cartão de visitas no treino do Flamengo

Depois de um trabalho físico bastante intenso na manhã desta terça, os jogadores do Flamengo tiveram contato com a bola na parte da tarde. O técnico Caio Júnior comandou um treino em campo reduzido com três times atuando ao mesmo tempo. Depois, os atletas fizeram uma atividade de ataque contra defesa. Após comandar o treinamento, o treinador foi correndo para o STJD, onde acabou absolvido das acusações de ter invadido o campo e ofendido um árbitro.

Aliviado com a absolvição, o comandante rubro-negro analisou com mais calma o treino. Ele se mostrou muito satisfeito com o desempenho de Renato Augusto, que está em fase final de recuperação de uma lesão no joelho direito. Souza, com dores no tendão do pé direito, foi poupado.

- Os jogadores normalmente gostam dos meus treinos, que costumam ser bastante dinâmicos. Gostei muito do Renato Augusto. Ainda não sei se vou poder contar com ele e o Fábio Luciano no domingo, vamos ver. Vou fazer um coletivo nesta quarta e ainda não sei se eles vão participar - diz.

O treinador comentou sua preferência pelo posicionamento do camisa 10, uma eterna discussão na Gávea.

- Gosto do Renato Augusto como um meia-atacante - afirma..

Caio Júnior absolvido no STJD

Treinador escapa de suspensão de até 720 dias por ofensas à arbitragem

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Caio Jr. mostrou tranqüilidade durante julgamento no STJD

Denunciado nos artigos 187 II (ofender moralmente – árbitro ou auxiliar em função) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, xingado o árbitro Leandro Vuadem, da partida entre Goiás e Corinthians, pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil, quando ainda treinava o clube goiano, Caio Júnior, foi absolvido nesta terça-feira em julgamento realizado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por maioria (3 a 1) no artigo 187 e por unanimidade no 274.

O técnico do Flamengo corria risco de pegar uma suspensão de até 720 dias caso fosse condenado.

- Venci meu segundo desafio no Flamengo (o primeiro foi a vitória sobre o Santos), estou muito feliz. Como o Dr. Michel (Assef Filho) disse no tribunal, essa mancha na carreira seria ruim para mim. Vim duas vezes ao tribunal e fui absolvido nas duas. Posso ter dito algum palavrão, mas nunca com o objetivo de ofender ninguém. Sei que tenho que tentar ter mais equilíbrio daqui para frente. Procurei ser sincero, e fiquei muito envergonhado com os palavrões que foram relatados na súmula. Nem quero pensar no que seria se fosse condenado. Estava convicto de que seria absolvido - diz.

O advogado do Fla disse que a defesa foi pautada no fato de que o árbitro não relatou na súmula se os palavrões ditos por Caio Júnior foram dirigidos a ele.

Técnico aprova Dininho

Caio Júnior falou também sobre a especulação de que o zagueiro Dininho, comandado por ele no Palmeiras, estaria sendo contratado pelo clube rubro-negro.

- Com a saída do Rodrigo, essa é a posição de que poderíamos ter algum reforço. O Dininho é um jogador de alto nível, conheço ele muito bem, mas não quero falar em nomes agora. Isto não foi tratado abertamente - afirma.

Com Caio Júnior, Kléberson passa a ter mais liberdade de atacar

Volante afirma que não se sente em dívida com a torcida rubro-negra

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Cmapeão do mundo, Kléberson sabe que a cobrança em cima dele é muito grande

O técnico Caio Júnior chegou ao Flamengo e preferiu, no primeiro momento, não mexer na equipe montada por Joel Santana. Apesar de manter os 11 titulares, uma modificação de posicionamento pôde ser notada já no primeiro jogo do Brasileirão, contra o Santos. Na vitória por 3 a 1 sobre o Peixe, Kléberson atuou mais pelo lado direito, com mais liberdade para chegar ao ataque, assim como na época que despontou no Atlético-PR.

- O Caio Júnior me conhece muito da época que eu jogava pelo Atlético-PR. Com ele, fico mais pelo lado direito, com mais liberdade, chegando mais na frente. Com o Joel, ficava mais recuado - afirma.

Caio Júnior confirmou que prefere Kléberson pela direita, e lembrou que, desta forma, o jogador terminou campeão do mundo com a seleção brasileira como titular do técnico Felipão.

- Esta foi a única mudança que fiz no time. Ainda estou conversando com os jogadores para saber melhor as características de cada um. Mas sobre o Kléberson eu tenho um pensamento formado, acho que rende melhor pela direita, assim foi campeão do mundo com a seleção - diz o treinador

Kléberson chegou ao Flamengo com status de grande contratação, mas, apesar de ter sido escalado entre os titulares na grande maioria das partidas, não convenceu totalmente os torcedores rubro-negros. Ele, no entanto, não acredita que está devendo, mas sabe que a cobrança em cima dele, por ser campeão do mundo com a seleção brasileira, é sempre maior.

- Não acho que estou em dívida com a torcida. Todos conhecem o meu trabalho, a torcida do Flamengo é maravilhosa. Vou procurar a cada dia treinar mais, ganhar mais confiança. A cobrança em cima de mim é grande porque fiz muitas coisas boas no passado. Muitos querem ser campeões do mundo e eu tive esta oportunidade - diz.

Manhã de treino físico na Gávea

Sob sol forte, preparador físico Ronaldo Torres comanda atividade puxada

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Os jogadores suaram a camisa sob o sol forte que apareceu no Rio de Janeiro nesta terça

Os jogadores do Flamengo treinaram na manhã desta terça-feira, na Gávea, de olho na segunda partida do Campeonato Brasileiro, domingo, às 16h, contra o Grêmio. A atividade, realizada sob sol forte, foi comandada pelo preparador físico Ronaldo Torres, que não deu moleza aos atletas.

Na parte da tarde, Caio Júnior volta ao comando para trabalhar a parte tática. Depois da atividade, ele segue para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), onde se defende no julgamento de sua expulsão no jogo do Goiás contra o Corinthians, pela Copa do Brasil. O treinador foi denunciado por ter xingado o árbitro Leandro Vuadem, quando ainda treinava o clube goiano.

Com uma figa na mão, Renato Augusto espera ficar livre das lesões

Meia, que está em fase final da recuperação da lesão no joelho direito, já teve dois problemas que o afastaram da equipe nesta temporada

Fred Huber Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

O camisa 10 Renato Augusto retornou ao time nos minutos finais do jogo contra o América-MEX

A principal novidade no Flamengo para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, domingo, em Porto Alegre, poderá ser a volta de Renato Augusto ao time titular. O jogador machucou o joelho direito na partida semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo, e só retornou nos minutos finais da partida contra o América-MEX, quando o jogo já estava 3 a 0 para os mexicanos. Renato vai conversar com a comissão técnica durante a semana para decidirem juntos se o momento é o certo para a volta do camisa 10.

Neste ano, o atleta vive uma verdadeira luta contra as lesões. Depois de passar por uma delicada cirurgia na face, ele teve o problema no joelho direito. Agora, ele quer poder jogar livre das dores, e não descarta nem apelar para uma figa para dar proteção.

- Praticamente sumiu a dor, desde a semana passada estou treinando forte. É uma lesão meio chata, vou conversar com a comissão técnica para saber o que é melhor. Estou me sentindo à vontade, feliz. Nada na minha vida foi fácil, vou continuar trabalhando forte para estar sempre bem. Vou me benzer, comprar uma figa, um cordão, vamos ver se não me machuco tão cedo - afirma.

Titular absoluto com o técnico Joel Santana, Renato Augusto diz que não se sente no mesmo patamar depois da chegada de Caio Júnior. Ele acredita que a chegada do novo comandante traz motivação aos jogadores que não vinham tendo muitas oportunidades.

- A chegada de um novo treinador dá ânimo até para os jogadores que não estavam jogando muito. Ninguém é absoluto na equipe, estou sempre me esforçando para estar bem - diz.

LANCE

Caio Júnior é absolvido no STJD

Treinador do Fla foi julgado por incidentes no jogo entre Corinthians e Goiás

Caio Júnior poderá comandar o Fla contra o Grêmio (Crédito: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!

Caio Júnior foi absolvido nesta terça-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O treinador foi julgado por infração dos artigos 187 (ofender moralmente árbitro ou auxiliar) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem ou à partida) e poderia pegar até 720 dias de suspensão por incidentes no jogo entre Corinthians e Goiás pela Copa do Brasil.

Na defesa de Caio Júnior, o advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, disse que não houve ofensa à arbitragem após o jogo e que a prova de vídeo não mostrava invasão de campo do treinador. Para finalizar, o advogado lembrou ao Tribunal que Caio Júnior estava agora no Flamengo, que seria prejudicado em caso de suspensão.

O Tribunal aceitou as ponderações de Michel Asseff Filho e absolveu Caio Júnior por unanimidade no artigo 274 e por maioria dos votos no 187 (3 a 1). O relator José Perez de Rezende foi o único a pedir suspensão de 30 dias.

Flamengo estaria interessado em Dininho\ Zagueiro do Palmeiras já trabalhou com Caio Junior em 2007\ LANCEPRESS!\ Com a saída do zagueiro Rodrigo, que deixou o Flamengo e se transferiu para o São Paulo segunda passada, a diretoria do Rubro-Negro já começa a se movimentar para trazer um jogador para esta posição.\

Informações da Rádio Manchete dão conta de que o técnico Caio Junior teria indicado o zagueiro Dininho, com quem trabalhou no Palmeiras, em 2007. No entanto, o alto valor do salário do jogador e o interesse do mundo árabe em seu futebol podem dificultar a transferência

Caio Júnior pede desculpas por palavrões

Treinador elogia defesa de advogado e diz que não invadiu gramado

LANCEPRESS!\ Aliviado com a absolvição no Superior Tribunal de Justiça Desportiva(STJD), Caio Júnior agradeceu ao advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho pela defesa. O treinador também se defendeu das acusações de ter invadido o campo e pediu desculpas por ter falado palavrão.\

- Estava convicto de que seria absolvido. Parabéns a Michel Assef. Ele foi perfeito. Eu procurei ser sincero, afinal, não invadi o gramado, mas realmente falei palavrões e me sinto envergonhado por isso. Palavrão eu não devo proferir. Tenho que me controlar, essa é a minha característica. Em 99,9% das vezes eu procuro ser um cara tranqüilo - afirmou.

Caio Júnior foi julgado por infração dos artigos 187 (ofender moralmente árbitro ou auxiliar) e 274 (invadir local destinado à equipe de arbitragem ou à partida). O treinador poderia pegar até 720 dias de suspensão por incidentes no jogo entre Corinthians e Goiás pela Copa do Brasil.

Flamengo pode ter desfalques no Brasileiro

Jogadores já responderam aos processos em pequena instância, mas serão novamente julgados pelo TJD

LANCEPRESS!\ A confusão no jogo contra o Botafogo, válido pela quarta rodada da Taça Rio, pode gerar desfalques para o Flamengo no Brasileirão. Nesta quarta-feira, Bruno, Jônatas e Toró serão julgados no TJD e poderão pegar penas duras.\

Bruno e Jônatas são os que têm situações mais confortáveis, ambos podem pegar 60 dias de gancho. O goleiro por ter supostamente dado um soco em André Luis e o volante, que vem sendo pouco aproveitado, teria ofendido a arbitragem e tentado dar uma cabeçada em Jorge Henrique.

Toró é o que pode desfalcar o Flamengo por mais tempo, a pena pode variar de 120 a 540 dias. Isso por ter dado um chute na cabeça do goleiro Castillo. Vale lembrar que em primeira instância, Jônatas e Toró pegaram apenas um jogo, enquanto Bruno foi absolvido.

Sobre o julgamento desta quarta-feira e as penas que os jogadores poderão sofrer, o advogado do clube, Michel Assef Filho, declarou:

- Eu confio que o Pleno manterá a decisão da Comissão Disciplinar com relação aos três jogadores.

Caio Júnior exalta treinamentos

Treinador diz que não pode ser avaliado somente por resultados

LANCEPRESS!\ Quando foi contratado, Caio Júnior levantou desconfiança de uma parte da torcida rubro-negra. O principal motivo foram os últimos resultados do treinador: perdeu a vaga da Libertadores com o Palmeiras na última rodada do Brasileiro de 2007 e foi eliminado da Copa do Brasil deste ano com o Goiás ao ser goleado por 4 a 0 pelo Corinthians. Mas o técnico não quer saber deste retrospecto no Flamengo e se defende falando da sua forma de treinar.\

- O treinador não pode ser avaliado apenas por jogos e resultados. Os treinamentos no dia a dia são muito importantes. Nos clubes em que passei, jogadores sempre gostaram do meu time de treinamento - afirmou Caio Júnior.

Caio Júnior pensa agora no Brasileiro

Após absolvição, treinador está de olho nos próximos jogos

LANCEPRESS!\ Após a absolvição no Superior Tribunal de justiça Desportiva (STJD), Caio Júnior voltou as suas atenções para o Campeonato Brasileiro. O Flamengo jogará no domingo contra o Grêmio no Olímpico e depois terá uma seqüência de jogos no Maracanã.\

- Temos um jogo difícil contra o Grêmio e depois quatro jogos seguidos em casa (Internacional, Fluminense, Figueirense e São Paulo). Temos de aproveitar esta seqüência - afirmou Caio Júnior, comemorando a absolvição por invasão de campo e ofensa à arbitragem.

- Foi muito importante o resultado do julgamento. Foi uma segunda vitória para mim pelo Flamengo (a primeira foi o 3 a 1 contra o Santos) - completou.

Kleberson comemora nova função no Fla

Volante diz que técnico Caio Júnior o testará em sua posição preferida

LANCEPRESS!

Com a chegada do técnico Caio Júnior ao Flamengo o meio-de-campo Kleberson teve uma pequena, porém importante mudança no seu posicionamento em campo. Agora, ao invés de apoiar pelo lado esquerdo, como vinha acontecendo com Joel, ele cai pela direita, apoiando os avanços de Léo Moura e criando jogadas como a que resultou no gol de Ibson, o segundo da vitória de 3 a 1 sobre o Santos, domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

- O Caio me conhece dos tempos em que eu era do Atlético Paranaense e ele do Paraná. Ele gosta que eu jogue pela direita e chegando mais na frente, para aproveitar minhas características. Este é o setor que eu atuava no Furacão e na Seleção Brasileira. Com o Joel, eu ficava mais recuado e preso à marcação. O Caio me deu mais liberdade - explicou o jogador.

O bom início do Fla no Brasileirão não ilude o pentacampeão mundial, que prega a atenção durante todo o torneio para se manter entre os primeiros colocados:

- Nesse campeonato não se pode dar bobeira. Não pode vacilar. Quando tiver chance de vencer, não pode desperdiçar. Veja o exemplo do Campeonato Inglês, que também é por pontos corridos e foi decidido somente na última rodada, quando Chelsea e Manchester chegaram empatados - disse Kleberson, que defendeu o Manchester depois da conquista da Copa do Mundo de 2002.

Para Kleberson, ainda está difícil apontar favoritos para levantar o caneco do Brasileirão:

- Ainda é muito cedo. Muitos times ainda estão em formação. Acho que poderemos ter uma idéia sobre favoritismo ao título somente no segundo turno.

Sobre as críticas que vem recebendo da torcida, que esperava um futebol mais vistoso e até mesmo gols, o jogador se mostra bastante tranqüilo e confiante em uma melhora:

- Fisicamente estou muito bem, mas às vezes ainda falta um pouco de ritmo de jogo. Tenho mais a acrescentar ao time. Eu venho bem, mas sei que posso render mais. Cada jogo é importante para isso. A cobrança existe pelo que já fiz e conquistei no futebol, e isso é um incentivo a mais para mim. Procuro ver as cobranças pelo lado bom - finalizou Kleberson.

Renato Augusto pronto para voltar ao Flamengo

Mesmo sem condições ideais de jogo, apoiador deverá atuar no domingo

LANCEPRESS!\ Renato Augusto é considerado uma das maiores revelações dos últmos anos no Flamengo. Mas uma série de lesões e contusões tirou o camisa 10 de ação de muitos jogos no ano. Porém, para o jogo do próximo domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre, o jogador poderá voltar ao time após se recuperar de lesão muscular.\

- A lesão estava atrapalhando. A dor praticamente sumiu, mas vai ficar por um tempo. Estou há mais ou menos dez dias treinando a parte física e estou bem melhor. Pedi para ficar fora para a dor sumir e ganhar na parte física para quando voltar estar 100% para poder ajudar. Estou me benzendo e vou comprar uma figa para qua não haja outra lesão quando retornar. Nada na minha vida foi fácil, sempre consegui tudo com muito suor. Vou conversar durante a semana com Ronaldo Torres (preparador físico) e Caio Júnior sobre meu aproveitamento no domingo - disse Renato.

Sobre a lesão e o possível aproveitamento do meia, o prepador físico do Flamengo comentou:

- Ele está trabalhando a parte física: a muscular já está boa. Ao longo da semana, fará outros trabalhos e melhorará. Não posso afirmar que ele estará 100% no domingo, mas 45 minutos ele agüentará.

O bom início no Brasileirão com a vitória sobre o Santos em casa por 3 a 1 e a chegada de um novo treinador ao clube motivam o jogador.

- É sempre bom vencer, principalmente aqui no Flamengo. Até porque agora não teremos mais jogos no meio de semana. Precisamos aproveitar que há muitos times em formação para começar bem, diferentemente do ano passado. A chegada de um novo treinador sempre motiva o grupo. Quem não vem sendo aproveitado quer ganhar uma chance e quem vem atuando não quer sair. Até agora, trabalhei muito pouco com o Caio. Cada técnico tem seu jeito de trabalhar. Precisamos respeitar sua maneira e assimilar o que ele quer - opinou.

Sobre a eliminação vergonhosa na Libertadores diante do América-MEX, Renato Augusto afirmou que o melhor é aprender com os erros:

- Tudo na vida serve como lição, como aprendizado. E esta eliminação foi mais uma. Apesar de novo, já aprendi muitas coisas. Não adianta mais ficar lembrando da derrota para o América ou do título estadual.

Ronaldo confirma sonho de jogar no Flamengo

Fenômeno, que se recupera de lesão no joelho, garante que lutará para defender o clube carioca

Ronaldo quer jogar pelo Flamengo (Crédito: REUTERS)

LANCEPRESS!\ O atacante Ronaldo, do Milan, mais uma vez confirmou o sonho de jogador no Flamengo. Em entrevista ao programa Ana Maria Braga, da Rede Globo, o jogador deixou claro que precisa estar bem fisicamente e recuperado da grave lesão no joelho direito para defender o clube da Gávea.\

- Só depende da minha recuperação. É meu grande sonho e espero poder realizar. Preciso reunir em boas condições para estar no nível do Flamengo. Vou correr atrás desse sonho - afirmou Ronaldo.

Durante a entrevista, Ronaldo foi surpreendido pela participação de Márcio Braga, presidente do Flamengo.

- Ronaldo está pronto para defender o Flamengo. O brilho dos olhos dele ao falar do clube é o mesmo que o meu. São 36 milhões de torcedores que estão esperando Ronaldo chegar - vibrou o presidente do Flamengo.

Eufórico, Ronaldo respondeu ao dirigente do clube carioca:

- Obrigado, presidente. Até logo.