Notícias

Clipp 17/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Fla perde a primeira

Em jogo tumultuado, time se descontrola e Corrientes vence por 95 a 72

Legenda da foto: MARCELINHO, DO FLAMENGO: o ala-armador foi expulso ontem, por reclamação, e desfalca a equipe carioca no jogo de hoje

CORRIENTES, Argentina

Não era o que o Flamengo queria. Em partida confusa e de arbitragem polêmica - e na qual teve o astro Marcelinho expulso -, o rubro-negro se descontrolou e perdeu o primeiro jogo da melhor de cinco contra o Regatas Corrientes da Argentina, por 95 a 72, já na madrugada de hoje, em Corrientes, na Argentina, na final da Liga Sul-Americana de Basquete. Com isso, os correntinos abriram 1 a 0 na série.

Hoje, às 21h, os times fazem a segunda partida do confronto em Corrientes. A série prossegue dia 22, no Maracanãzinho. Se necessário, o quarto jogo será dia 23, no mesmo local. O quinto jogo, se necessário, será no dia 29 ou 30, em Corrientes.

No primeiro quarto, apoiado pela torcida e com boa marcação - em especial sobre Marcelinho - o Corrientes se impôs, liderado por Montecchia, armador campeão olímpico pela Argentina, e pelo ala Martinez. Abriu 29 a 16 e fechou o período em 31 a 18, em enterrada de Rivero. O Corrientes se beneficiava também da afobação rubro-negra.

Convocada a\ seleção feminina\

No segundo quarto, o Corrientes chegou a 43 a 27, numa bola de três de Martinez, a 4m30m do fim do período. O Flamengo tentava se manter no jogo graças a Amiel e Fernando, que haviam entrado ainda no período inicial. Mas uma bola de três de Montecchia ajudou o Corrientes a fechar o quarto, em 54 a 36, numa vantagem de 18 pontos, a maior até então.

Depois do intervalo, o Flamengo retornou sem Marcelinho, que saíra no fim do período anterior. A equipe rubro-negra marcava mais forte, e assim, reagiu. O placar era de 54 a 43 a favor do time argentino, a 7m11s do fim do período. O rubro-negro baixava a diferença, liderado pelo pivô Coloneze e pelo ala-pivô Amiel. Na metade do quarto, o placar era Corrientes 58 a 52. Entretanto, quando o time carioca reagia, o clima do jogo esquentou. Os árbitros Gabriel Baum, Américo Rodríguez e Alvaro Torres consideraram falta um toco de Amiel em Martinez. Na seqüência, Marcelinho - que retornara à quadra pouco antes - cometeu falta considerada antidesportiva no mesmo Martinez. Após os lances livres, Marcelinho reclamou dos árbitros e foi expulso, o que causa a suspensão dele no confronto de hoje e vai levá-lo a julgamento no tribunal da Confederação Sul-Americana.

Houve grande confusão, e a Polícia entrou na quadra, enquanto a torcida gritava "Argentina!". A partida só foi reiniciada depois que Marcelinho deixou o local de jogo. Após as cobranças de todas as infrações contra o Flamengo, o Regatas ampliou para 68 a 54 e fechou o quarto em 73 a 60. No último período, o Flamengo - que vencera o terceiro isoladamente, por 24 a 19 - se descontrolou e foi presa fácil para o Corrientes: 95 a 72.

- Amanhã (hoje) teremos a mesma arbitragem. Vocês não vão acordar nunca? Parecem mirins - disse o técnico Paulo Chupeta aos jogadores no último pedido de tempo, a menos de um minuto, alertando para a obrigatoriedade da vitória hoje.

Corrientes: Montecchia (6), Martinez (26), Stanton (14), Robinson (10) e Lopes (7). Entraram: Tintorelli (12), Temute, Rivero (17), Serantes, Zacarias. Flamengo: Hélio (9), Duda (3), Marcelinho (7), Alírio (4) e Coloneze (18). Entraram: Amiel (19), Fernando (8), Fred (4) e Maicon.

TRANSMISSÃO: ESPN Brasil

Próximo de deixar a África do Sul, Parreira indica Joel

Técnico nega sondagens e se preocupa em controlar elenco rubro-negro

JOEL SANTANA pensativo após o treino, na Gávea: técnico está na lista de Parreira, que deve deixar a África

Carlos Eduardo Mansur

O técnico Carlos Alberto Parreira deve deixar o comando da seleção da África do Sul. Alegando problemas particulares, o treinador brasileiro deverá oficializar a rescisão nos próximos dias, segundo informações do programa "Globo Esporte", da Rede Globo. Parreira entregou aos dirigentes locais uma lista de treinadores brasileiros para substituí-lo e incluiu o nome do rubro-negro Joel Santana.

O técnico do Flamengo evitava o assunto a todo custo ontem. Joel preferia atribuir a informação a uma tentativa de desestabilizar o Flamengo.

- Não vou responder. Sempre que estamos perto de uma decisão alguém joga alguma coisa no ar e surgem estas notícias polêmicas. Não houve nada - diz Joel.

Na noite de terça-feira, o vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, conversou com Joel sobre o assunto, que começava a ganhar corpo.

- É conversa fiada. Joel me disse que soube pela imprensa - afirmou o dirigente.

Após o treino na Gávea, a maior preocupação de Joel parecia ser cortar na raiz as ainda tímidas manifestações de contrariedade que, pela primeira vez no ano, vieram à tona no elenco rubro-negro.

Elenco deve ir para a Granja antes da final

Joel tratou de afirmar que não é possível conviver com manifestações de contrariedade sempre que um jogador for sacado do time. No Peru, Marcinho mostrou abatimento por entrar nos minutos finais contra o Cienciano. Já Tardelli questionou sua entrada contra o Botafogo, quando o time perdia por 3 a 0. Desde então, não deu entrevistas.

- Não dá para todo jogador que eu tirar ficar aborrecido - disse Joel, que também falou especificamente sobre Tardelli. - Não vou criar polêmica. Talvez o momento de falar não fosse o ideal. É um jogador de potencial, que está se adaptando aqui. No futuro, se tiver espaço vai jogar.

Marcinho também evitou falar sobre sua reação no Peru.

- Cada jogador reage de uma forma - disse.

Joel foi seco ao comentar o fato de ter optado, nos jogos importantes, pela base do ano passado.

- Os contratados são parte do elenco. Coloco o que achar melhor. Se estiverem bem, jogam. Se não, sentam no banco, o que é normal. Não tem espaço para todos. Maxi, Jaílton e Obina têm atuado bem e não vem entrando de início. Até o fim do ano, todos vão jogar - afirmou o treinador.

Outro problema na Gávea é uma gastroenterite que atacou quatro jogadores. O lateral Leonardo Moura e o atacante Diego Tardelli não treinaram ontem. Souza, debilitado, foi a campo e participou do trabalho físico. O goleiro Marcelo Lomba, que teve sintomas mais brandos, também treinou. Os médicos do clube, que entendem se tratar de casos isolados, orientaram por escrito os familiares dos jogadores sobre a alimentação de cada um. Tardelli, cuja recuperação está mais lenta, mora num hotel e, por isso, teria mais dificuldade para controlar a alimentação. Souza contou aos médicos que uma pizza teria causado o problema. Já Leonardo Moura atribuiu a má digestão a uma pipoca comprada no cinema.

Os jogadores do Flamengo deverão seguir na segunda-feira para Teresópolis, onde treinarão na Granja Comary. O time viria ao Rio para enfrentar o Coronel Bolognesi, na quarta-feira e, em seguida, voltaria a subir a serra para treinar até a véspera do primeiro jogo da final do Estadual, no dia 27.

Hoje, jogadores deverão receber o salário de fevereiro. O clube conseguiu uma linha de crédito com um banco, dando como garantia receitas futuras do contrato com a Petrobras.

JORNAL DOS SPORTS

Forças deixam de ser ocultas

Causas da gastroenterite que atacou jogadores, entretanto, ainda são desconhecidas

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Jair Motta

O argentino Maxi lidera a fila no treino na Gávea. Ele ainda não foi atacado pelas forças ocultas

Ao dizer, na semana passada, que forças ocultas poderiam atrapalhar o Flamengo na Taça Rio, o técnico Joel Santana não previa que estas poderiam estar na verdade dentro do clube. No clássico com o Botafogo, o atacante Souza apresentou um quadro de gastroenterite e acabou sendo substituído no intervalo. Na reapresentação do grupo, terça-feira, o lateral-direito Léo Moura apareceu com o mesmo quadro de infecção. Ontem, mais dois jogadores apresentaram o problema: o atacante Diego Tardelli e o goleiro Marcelo Lomba.

O JORNAL DOS SPORTS ouviu dois especialistas em problemas gástricos para entender o problema. A hipótese de contaminação na concentração não foi descartada.

A médica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Dialina Martins Machado, explicou como se contrai a doença.\ "A gastroenterite pode dar-se de forma viral ou bacteriana. A primeira é considerada mais branda, apenas precisando hidratar o paciente para ser resolvida. Já na segunda, há a necessidade de se tomar antibióticos. A disenteria dura no máximo sete dias", garantiu a professora.\

Já o seu companheiro de profissão, Rodrigo Alves Costa, ainda levantou mais duas suspeitas de contaminação.

"A gastroenterite é contraída de duas formas: oral - por alimentos ou líquidos -, ou por vias respiratórias (pelo ar). É possível que os jogadores tenham pegado essa infecção na concentração, ou que o Souza, que foi o primeiro a aparecer com a doença, tenha passado para os companheiros. É uma doença que não fica encubada e some rapidamente também. Gastroenterite é a denominação médica que se dá àquele famoso piriri", explicou o médico.

Para o bem do Flamengo, esse mal foi aparecer justamente na semana em que a equipe não jogará, e, portanto, os atletas poderão se recuperar a tempo de enfrentar o Coronel Bolognesi, na quarta-feira, pela Libertadores.

Juan não aponta favorito para Taça Rio

Os jogadores do Flamengo continuam pensando na grande final do Campeonato Carioca, mesmo sabendo que a próxima partida será contra o Coronel Bolognesi, do Peru, dia 23, no Maracanã. Ontem, mais uma vez, eles adotaram um discurso politicamente correto e evitaram dizer quem será o campeão da Taça Rio e, conseqüentemente, o adversário do Flamengo na final.

Assim como seus companheiros, Juan elogiou as equipes do Botafogo e do Fluminense, mas recusou-se a apontar o favorito para a final.\ "São dois grandes times, que irão fazer uma grande partida. O Botafogo encontrou uma forma original de jogar. A equipe deles encaixou. A diferença é que o Fluminense tem mais talentos individuais. Marcar os dois times é complicado. Não dá para escolher um deles. Quem chegar à final vai fazer um jogo complicado conosco", disse o lateral.\

Juan, aliás, poderá ser indiciado no Tribunal de Justiça Desportiva pelas ofensas ao árbitro Péricles Bassols na derrota para o Botafogo. Se condenado, ele pode desfalcar o Flamengo nas finais do Carioca.

“Ainda não vi a súmula do jogo. Mas, mesmo não estando no documento, eu acredito que vai haver denúncia”, afirmou o procurador André Valentim.  (N. L.)

Juan pode pegar gancho no TJD

O lateral-esquerdo Juan deve ser indiciado pelo Procurador de Justiça Desportiva André Valentin. Juan teria insultado o árbitro Péricles Bassols Cortez, no jogo semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo. O procurador falou sobre o caso.

"Ainda não vi a súmula do juiz. Se estiver lá, vai ser denunciado de imediato. Mas, mesmo não estando no documento, eu acredito que vai haver denúncia. O jogador tem que jogar bola, não tem que ficar reclamando com a arbitragem", disse André Valentin à Rádio Bandeirantes.

Se for julgado, Juan poderá pegar uma pena que varia de 30 a  120 dias de suspensão, enquadrado no artigo 187 do Código de Justiça Desportiva, que versa sobre ofensas morais ao árbitro. Caso seja condenado, ficará de fora das finais do Campeonato Estadual.

Renato Abreu: próximo ou apenas sonho?

Um dia após o JORNAL DOS SPORTS anunciar com exclusividade o interesse do Flamengo em repatriar o apoiador Renato Abreu, o discurso do empresário Claudio Guadagno e da Diretoria já não é o mesmo.

O procurador reiterou que o Flamengo não faz contato com ele há quase 45 dias para saber sobre a situação de Renato e negou que esteja representando o clube na negociação.

"Represento apenas jogadores, clubes, não", limitou-se a dizer Claudio Guadagno.

Já o vice-presidente de Futebol, Kleber Leite, continua afirmando que o empresário está representando o Flamengo na tentativa de contratar Renato. No entanto, não estipulou um prazo para que isso aconteça.

"O Claudio é o nosso representante nessa negociação, mas ele só irá iniciar as conversas no momento oportuno. Continuo afirmando que o Renato nos interessa", afirmou Kleber Leite.

Diante de tantas informações contraditórias, é difícil saber se o apoiador está realmente próximo da Gávea ou se não passa apenas de um sonho da Diretoria.

O DIA

Tardelli: com virose e sem espaço no time

Rio - Ao entrar no segundo tempo da derrota de 3 a 0 para o Botafogo, Diego Tardelli resmungou e disse que não era salvador da pátria. É bom o jogador saber que está longe disso. Ontem, Joel deixou claro que o atacante ainda não se adaptou ao clube e terá de brigar pelo seu espaço entre os titulares.

“Futuramente, se tiver espaço, ele joga. Não existe espaço para todos. O Tardelli tem potencial, mas ainda está em adaptação no clube”, afirmou Joel.

Ontem, Tardelli ficou apenas meia hora na Gávea. O atacante é a quarta vítima de gastroenterite entre os jogadores. Souza, Leonardo Moura e Marcelo Lomba também sofreram com o mesmo problema, que provoca dor de cabeça, ânsia de vômito e diarréia.

Segundo os médicos do clube, a possível causa do surto é intolerância alimentar. Juan está em estado de alerta para o problema. “Temos que tomar cuidado com o que comemos por aí”, disse o lateral.

A diretoria rubro-negra ainda estuda com a comissão técnica a idéia de treinar fora da Gávea nos dias que antecederão a decisão do Campeonato Estadual. O primeiro jogo da finalíssima será no dia 27.

Joel evita falar sobre a África do Sul

Parreira indicou treinador para dirigir seleção africana

Janir Júnior

Rio - Joel Santana evita o assunto e diz que não existe nada. Mas o fato é que, como deixará a seleção da África do Sul por motivos particulares, Carlos Alberto Parreira aproveitou para indicar o nome do atual técnico do Flamengo, que tem contrato até o fim do ano. Envolvido em jogos decisivos pela Copa Libertadores e Campeonato Estadual, Joel Sanatana evitou ontem o assunto.

“Estão querendo tirar o foco. Sempre perto de decisão inventam polêmica. Não tem nada, por isso não tenho motivo para alimentar essa história”, afirmou o treinador.

Na verdade, mesmo que se confirme o convite, Joel não pretende deixar a Gávea antes da decisão do Estadual, contra o vencedor de Flu x Botafogo. No fim do ano passado, depois de tirar o time da zona de rebaixamento e conseguir vaga na Libertadores, o técnico viveu uma novela até a renovação de seu contrato.

“Estamos com a cabeça no Coronel Bolognesi. Vou escalar o que tenho de melhor, pois a intenção é ficar em primeiro do grupo e, assim, jogar a segunda partida da próxima fase em casa, com o apoio da torcida”, completou Joel.

Mesmo sendo considerado um ‘pai’ dos jogadores e muito querido por todos na Gávea, no fim do ano passado, Joel não escondeu sua mágoa pelo fato de, durante as negociações para sua renovação, ter surgido o nome de Mano Menezes como possível substituto. Em 2005, depois de livrar o Flamengo do rebaixamento, Joel foi para o Vegalta Sendai, do Japão.

Ontem, além de sair em defesa de que não existe nada de concreto em relação à seleção sul-africana, Joel também defendeu Toró, que tem sido criticado por suas atuações. “Estão sendo rígidos com ele. Peço para ele se acalmar, não tem nada a ver o que dizem”, destacou.

Enquanto define o time que enfrentará o Bolognesi, quarta-feira, Joel brinca. “Só eu que não posso sobrar no time, pois estou no comando”, disse. Porém, na ciranda dos técnicos, o experiente Joel sabe bem que o boato de hoje pode ser a verdade de amanhã.

Juan elogia finalistas da Taça Rio

Rio - Mesmo com a cabeça no jogo de quarta-feira, contra o Coronel Bolgnesi, no Maracanã, o lateral-esquerdo Juan elogiou os rivais Fluminense e Botafogo, que disputam no domingo uma vaga para enfrentar o rubro-negro na grande decisão do Campeonato Carioca.

“Agora vamos pensar só na Libertadores. Botafogo e Fluminense têm chances iguais na Taça Rio e não podemos escolher. Cada um tem suas qualidades. O Botafogo tem um belo conjunto e o Fluminense se destaca pela qualidade individual dos jogadores. Mas é uma final, temos que estar preparados para quem vier pela frente”.

Depois do treinamento físico, hoje de manhã, na Gávea, Juan reconheceu que estava de cabeça quente ao reclamar da arbitragem depois da partida contra o Botafogo.

“O Botafogo mereceu vencer. Eu estava de cabeça quente e acabei reclamando, mas reconheço que o Botafogo jogou melhor e por isso venceu”.

GAZETA ESPORTIVA

Sem descanso, Fla observa final da Taça Rio\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - De acordo com a programação elaborada pela comissão técnica do Flamengo, os jogadores não terão descanso no final de semana e treinarão neste sábado e domingo, sempre pela manhã. Na tarde do último dia os rubro-negros prometem assistir à partida entre Fluminense e Botafogo, válida pela decisão da Taça Rio e que definirá o adversário rubro-negro na grande final do Campeonato Carioca.\ “É muito ruim ficar de fora de uma decisão tão importante. Como não vamos jogar, temos que assistir, para estudarmos os pontos fortes e fracos das duas equipes”, ressaltou o volante Cristian.\

O vencedor do duelo de domingo enfrenta o Flamengo na final do Carioca, mas os rubro-negros já avisam que não escolhem adversários. “Para a nossa equipe tanto faz. Já estamos na final do Campeonato Carioca e agora é esperar o adversário. São duas grandes equipes, que fizeram um grande campeonato”, salientou o meia Renato Augusto.

Já o lateral-esquerdo Juan repete o discurso do companheiro e garante que não tem torcida por nenhuma das equipes na final da Taça Rio. “Botafogo e Fluminense têm chances iguais na Taça Rio e não podemos escolher. Cada um tem suas qualidades. O Botafogo tem um belo conjunto e o Fluminense se destaca pela qualidade individual dos jogadores. Mas é uma final, temos que estar preparados para quem vier pela frente”.

Gavilán – Se o pensamento dos titulares é nos próximos jogos e adversários do Flamengo, outros jogadores têm outra preocupação. Com contrato se encerrando na próxima semana, o volante Gavilán admite que pode deixar a Gávea, já que pouco tem sido aproveitado pelo técnico Joel Santana.

“Sinto-me bem no Flamengo. Mas se houver uma chance concreta em outro clube para jogar, passarei no Flamengo e conversar. Vou estar aberto”, disse o paraguaio, que assinou um contrato de risco após ter sido reprovado em um exame médico no início do ano.

Joel quer Fla focado apenas na Libertadores

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Joel Santana quer que o grupo do Flamengo esqueça o Campeonato Carioca para pensar apenas na Copa Libertadores da América. O time decide a liderança de seu grupo no torneio continental contra o Coronel Bolognesi, na próxima quarta-feira, no Maracanã. Antes disso, no domingo, o time conhecerá o adversário da final do Estadual – Fluminense e Botafogo decidem a Taça Rio.\ “Não quero pensar na final do Estadual ainda. Nem sei quem é o adversário. Depois de domingo podemos falar algo sobre isso. Em primeiro lugar vamos nos concentrar na Libertadores. Decidir em casa é sempre importante. Todos os jogos agora são decisivos e não podemos vacilar. Não podemos mais ser surpreendidos. Podemos ser o primeiro da Libertadores no nosso grupo e no geral. Temos que nos empenhar para que isso aconteça porque depois essa situação ajudará nas fases seguintes”, projetou o treinador.\

Sem compromissos no Carioca, Joel comemora a semana de folga para preparar o time para o decisivo duelo ante os peruanos. “Vamos aproveitar o tempo sem jogar para aprimorarmos a parte física e depois concentrar no aspecto tático”, afirmou o treinador, que lamentou a despedida de Romário do futebol, anunciada na última segunda-feira. “Ele é um ídolo, um amigo e um herói, mas chegou a hora de parar”, comentou.

O comandante do Fla ainda reclamou do boato que o aponta como possível substituto de Carlos Alberto Parreira no comando da África do Sul. 'Quando a gente ia decidir a Taça Guanabara, perguntaram se eu tinha sido sondado por um clube europeu e agora vem essa história de África do Sul. Em decisão é sempre assim, sempre surge um boato. Não falo nada a respeito porque isso pra mim não existe”, concluiu Joel.

PELÉNET

Leonardo se diz pronto para conquistar seu espaço no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Contratado em fevereiro pelo Flamengo, Leonardo chegou ao Rubro-Negro com certo status. Porém, até o momento, o zagueiro ainda não se firmou no time comandado pelo técnico Joel Santana. Recuperado de lesão no pé esquerdo, o jogador espera mudar este panorama.

"Ficar uma semana parado foi muito ruim. Agora é recuperar o tempo perdido. Objetivo é ficar à disposição para a partida contra o Coronel Bolognesi-PER e também para as finais do Campeonato Estadual", destacou.

O duelo com os peruanos será realizado no próximo dia 23, no Maracanã. Já a decisão do Estadual, contra Fluminense ou Botafogo, que decidem a Taça Rio, segundo turno do certame, ocorre nos dias 27 de abril e 4 de maio.

Leonardo disputou apenas quatro partidas com a camisa do Flamengo. A sua estréia no dia 2 de março, quando o Rubro-Negro derrotou o Resende (4 a 2). Depois, atuou diante do Americano (3 a 1), Botafogo (2 a 3) e Cabofriense (2 a 0), sempre pelo Campeonato Estadual.

Leonardo Devanir de Paula tem contrato com o Flamengo até o fim deste ano. O zagueiro já teve passagens pelo Palmeiras e Goiás e Coritiba.

Juan pode ser julgado e desfalcar o Flamengo na final do Estadual

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo pode ter mais um jogador indiciado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O lateral-esquerdo Juan corre o risco de ter de responder por suas declarações contra o árbitro Péricles Bassols, após a derrota rubro-negra para o Botafogo (3 a 0), domingo, no Maracanã, em partida válida pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.

Juan pode ser julgado pelo TJD-RJ e desfalcar o Flamengo na final do Estadual

JUAN RECLAMA DA ARBITRAGEM

"Ainda não vi a súmula do juiz. Se estiver lá, vai ser denunciado de imediato. Mas, mesmo não estando no documento, eu acredito que vai haver denúncia. O jogador tem que jogar bola, não tem que ficar reclamando com a arbitragem", disse o procurador André Valentin, à Rádio Bandeirantes.

Se for julgado, Juan poderá ficar fora das finais do Campeonato Estadual. O jogador corre o risco de pegar um gancho de 30 a 120 dias de suspensão. Ele seria enquadrado no artigo 187 do Código de Justiça Desportiva (ofensas morais ao árbitro).

Ao ser indagado sobre o assunto, o lateral-esquerdo, com a "cabeça mais fria", admitiu ter exagerado nas críticas ao responsável pela condução da partida.

"Extrapolei um pouco. Estava com o sangue quente e não devia ter feito tantas críticas. O Botafogo venceu, pois foi melhor durante a partida", reconheceu.

Problema de gastroenterite assola jogadores do Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A bruxa está solta. Problemas de gastroenterite tomaram conta de uma série de jogadores do Flamengo. Diego Tardelli participou pouco do treinamento desta quarta-feira, na Gávea. Leonardo Moura sequer apareceu. Já Souza, o primeiro a acusar os sintomas, marcou presença, mas ainda de forma moderada.

Transtorno tirou o lateral-direito Leonardo Moura da atividade desta quarta, na Gávea

Alem dos três, o goleiro reserva Marcelo Lomba também vem sentindo dor de cabeça, ânsia de vômito e diarréia.

Segundo o departamento médico do clube, o problema destes atletas pode ter sido uma intolerância alimentar.

O treinador Joel Santana lamentou o ocorrido com os seus comandados, mas deixou claro que, devido ao tempo hábil, pretende escalar a força máxima do Flamengo no embate contra o Coronel Bolognesi, na próxima quarta, no Maracanã, pela Copa Libertadores da América.

"Temos de ver o que faremos, pois os jogadores estão com este problema. Mas, dentro do possível, quero escalar o que julgo ser melhor", disse, afirmando o porquê de tal decisão.

"Com um grande número de pontos, teremos vantagens mais à frente. Além disso, poderemos enfrentar na próxima fase esquipes teoricamente inferiores", encerrou.

Classificado para a próxima fase da competição internacional, o Rubro-Negro aparece na liderança do grupo 4, com 10 pontos em cinco confrontos. Já o time peruano é o lanterna da chave, com dois.

GLOBOESPORTE

Fla não aceita mais arbitragem de Péricles

Presidente Marcio Braga enviará ofício à Federação queixando-se de 'crime'

Eduardo Peixoto

Márcio Braga vai enviar um ofício à Federação vetando o trio do domingo

Por falta de tempo - e não de vontade - o Flamengo ainda não enviou à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) um ofício pedindo para que Péricles Bassols Cortez não apite mais os jogos do clube. Entretanto, o fará brevemente.

A restrição também valerá para os auxiliares Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço dos Santos. A irritação do presidente do Rubro-Negro, Marcio Braga, com a atuação do trio no clássico contra o Botafogo, no último domingo, ainda não passou.

Sem desmerecer em momento algum a vitória alvinegra por 3 a 0, que considerou justa, o dirigente classificou como "crime" a arbitragem de Péricles.

- Não tive tempo, mas vou enviar um ofício à Federação pedindo para esse trio não seja mais escalado em jogos do Flamengo. O Botafgo merecia vencer porque foi superior e o Flamengo estava sem energia por causa de Cuzco. Mas não precisava colocar um árbitro daquela maneira. Coisa gritante, crime contra o produto futebol. Ele apitou de forma parcial - declara Marcio Braga.

Presidente sobre caso Ronaldo: 'Uma zona'

Marcio Braga almoça com empresário do atacante nesta quinta, mas não cria expectativa

Eduardo Peixoto

Ronaldo ao lado de Márcio Braga no Maracanã, antes da partida com o Bota

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, agendou um almoço com o empresário de Ronaldo, Fabiano Farah, nesta quinta-feira. No entanto, o dirigente rubro-negro vai para o encontro na condição de mero ouvinte.

Braga declarou diversas vezes que a negociação com o atacante, que se recupera de uma cirurgia no joelho, é complicada. Agora, ele foi mais longe ao comentar o que pensa sobre a possível vinda do Fenômeno para a Gávea em 2009.

- Uma zona. O Ronaldo fala que pretende jogar aqui e cria-se um alvoroço na torcida, na mídia. Mas por enquanto não tem nada - diz, por telefone.\ No último domingo, Ronaldo esteve no Maracanã para assistir à semifinal da Taça Rio entre Flamengo e Botafogo. Não deu sorte, mas cativou o presidente ao vestir a camisa rubro-negra.\

No encontro desta quinta, Marcio aceita colocar o Flamengo à disposição para o tratamento do jogador.

- Vou almoçar para ouvir o que eles querem dizer. Talvez queiram que o Ronaldo faça um trabalho no Flamengo. Se for isso, tudo bem - declara.

Confusão na derrota do Flamengo

Briga marca a primeira partida da final da Liga Sul-Americana contra o Regatas Corrientes

Flamengo perde a cabeça e o jogo

O clima ameno antes do início do primeiro jogo da final da Liga Sul-Americana entre Flamengo e Regatas Corrientes, da Argentina, durou muito pouco. Nesta quarta-feira, na casa do adversário, o Rubro-Negro perdeu a cabeça com a arbitragem, o seu jogador mais experiente, Marcelinho Machado, e a partida. Por 95 a 72, a equipe carioca deixou os argentinos na vantagem de 1 a 0 na série melhor-de-cinco.

Nesta quinta-feira, às 21h, novamente em Corrientes, os times voltam a se enfrentar. A segunda partida da final da competição será apitada pelos mesmos juízes, o que pode ser um atenuante para novas confusões. Como foi expulso no jogo de estréia, Marcelinho não vai poder participar do confronto desta quinta. Na próxima terça-feira, o duelo vem para o Brasil.

Arbitragem gera briga em quadra

O Corrientes começou a partida mais enérgico, mais determinado. Os argentinos mantiveram a frente do placar nos dois primeiros quartos. No terceiro, o Flamengo teve uma boa reação, diminuindo a diferença para seis pontos. No entanto, uma falta de Marcelinho Machado pôs tudo a perder.

Após um começo tranqüilo entre as equipes, o Rubro-Negro se sentiu prejudicado pela arbitragem, e a confusão se formou em quadra, que culminou na expulsão do mais experiente jogador da equipe carioca, Marcelinho. O árbitro deu uma falta a mais para o time da casa, o que irritou o jogador. Hélio também entrou na briga, mas continuou em quadra.

Durante a confusão, os argentinos pediam que a torcida gritasse mais alto e com mais vontade. O provocativo pedido foi transformado em agressão pelos que estavam presentes no ginásio. Das arquibancadas, os torcedores, eufóricos com o descontrole do Flamengo, lançaram objetos em cima da comissão técnica. Paulo Chupeta, técnico do time, foi atingido por um isqueiro na cabeça.

O jogo ficou interrompido por cerca de 20 minutos. Marcelinho, inconformado, não queria deixar a quadra. Porém, orientado pelos seus superiores, ele acatou a ordem do juiz. Com o recomeço da partida, esta virou uma série de empurrões e tapas. Confiantes, os argentinos seguiam firmes rumo à vitória. Já os jogadores do  Flamengo, abalados com os acontecimentos, se renderam e deixaram o Corrientes abrir com vitória a série da final.

Fla tenta esfriar a cabeça depois da derrota\ Jogo desta quinta terá mesmos árbitros da primeira partida da final da Liga Sul-Americana\

Após a derrota, a confusão e a expulsão de Marcelinho na primeira partida da final da Liga Sul-Americana masculina de basquete, contra o Regatas Corrientes, o Flamengo tenta esfriar a cabeça para a segunda partida, marcada para as 21h desta quinta-feira, também na Argentina. Principalmente porque a arbitragem do segundo jogo, que irritou profundamente todos os rubro-negros, será a mesma da primeira.

Já no hotel, a maior preocupação da comissão técnica rubro-negra era acalmar os jogadores e saber o que os árbitros colocarão na súmula da partida. A intenção é tentar amenizar a carga sobre o armador Marcelinho Machado, principal jogador da equipe, que foi expulso de quadra e desfalcará a equipe nesta quinta. Ele será julgado e pode ser excluído inclusive do terceiro jogo, marcado para a próxima terça-feira, no Maracanãzinho.

Os dirigentes rubro-negros não querem piorar a situação com uma reclamação formal à Confederação Sul-Americana de Basquete.

- Não há muito o que fazer. O jogo acabou há pouco e ainda estamos todos de cabeça quente. Estamos analisando ainda o que será feito, mas vamos esperar para saber o que os árbitros colocarão na súmula para tentar amenizar a situação do Marcelinho - diz por telefone Arnaldo Szpiro, diretor de basquete do Flamengo.

Juan corre risco de indiciamento

Procurador do TJD admite denunciar jogador por críticas a árbitro

As críticas do lateral-esquerdo Juan ao árbitro Péricles Bassols, que apitou Flamengo 0 x 3 Botafogo, podem se voltar contra o próprio jogador. O prucurador do TJD André Luís Valentin afirmou que vai analisar as palavras do rubro-negro e admite até indiciá-lo.

- Ainda não vi a súmula do juiz. Se estiver lá, vai ser denunciado de imediato. Mas, mesmo não estando no documento, eu acredito que vai haver denúncia. O jogador tem que jogar bola, não tem que ficar reclamando com a arbitragem - disse o procurador à "Rádio Bandeirantes".

Na súmula da partida, o árbitro não fez qualquer referência às críticas do lateral rubro-negro.

Ao fim da partida de domingo, em que o Botafogo venceu o Flamengo, o lateral estava exaltado com a arbitragem. Considerando que o Rubro-Negro foi prejudicado, o jogador disse que o árbitro havia ganho o jogo para o Alvinegro (assista à entrevista ainda no campo no vídeo acima).

Mais calmo nesta quarta-feira, o lateral mudou seu discurso e reconheceu que o adversário mereceu vencer no domingo.

- Não estou engasgado. O Botafogo mereceu a vitória e teve seus méritos durante a partida. Dei aquela declaração de cabeça quente. Eles têm um time forte, com um bom conjunto - elogiou.

Zico exalta atuação do Fla contra Cienciano

Galinho diz que equipe jogou com personalidade e deseja sorte a outros clubes brasileiros

Zico elogiou a atuação do Flamengo contra o Cienciano, na última quarta

Maior ídolo da história do Flamengo, Zico, que atualmente treina o Fenerbahçe, da Turquia, se rendeu à atuação de seu ex-clube na vitória por 3 a 0 sobre o Cienciano, na última quarta-feira, pela Taça Libertadores. Em seu site pessoal, o Galinho exalta o desempenho dos clubes brasileiros, em especial o Flamengo, e, ainda, critica partidas em locais com altitude elevada.

- Quero dar aqui os parabéns ao Flamengo pela vitória sobre o Cienciano, na altitude. Ainda que eu seja contra jogos em lugares como Cuzco, que beneficiam as equipes locais pelo fator campo, o time comandado pelo Joel mostrou personalidade, força e um preparo físico invejável. Mostrou que, quando há uma boa preparação, quando os jogadores se vestem de um espírito vencedor, é possível superar muitas adversidades - afrma.

Campeão da Libertadores com o Flamengo em 1981, Zico afirma que a competição hoje é muito diferente da disputada em sua época. Mas, ainda assim, aproveita para desejar sorte aos brasileiros.

- Boa sorte aos times do Brasil, em especial ao Flamengo, e que tenhamos mais uma final brasileira no campeonato de clubes mais importante do continente americano.

Fla: tempo para treinar o que não treinava

Joel privilegia trabalhos físicos e técnicos. Treinos de manhã dificultam farras noturnas

Eduardo Peixoto

Com folga na tabela, jogadores do Flamengo treinam forte na Gávea

Perder para o Botafogo obrigou o Flamengo a ficar dez dias sem jogar. Além de acompanhar a final da Taça Rio pela televisão, como comentou o capitão Fábio Luciano, a comissão técnica aproveita o período em branco para fazer o que há muito tempo não podia: treinar decentemente.

- Vamos aproveitar esses dias para fazer o que não vínhamos fazendo: trabalhos físicos, treinos táticos e de fundamentos. Será importante porque nossos jogadores estavam desgastados - diz o técnico Joel Santana.

Nas últimas semanas, os jogos sucessivos tornaram a programação do Flamengo quase sempre repetitiva. Alternava entre trabalhos leves pós-jogos, pequenos coletivos e os rachões. Tudo para não cansar ainda mais os atletas.

Treinos às 9h no fim de semana

Agora, porém, a tônica mudou. Na terça-feira, por causa da chuva, houve apenas musculação. Nesta quarta, os jogadores fizeram um puxado trabalho físico. Haverá treino integral na quinta. Folga? Nem pensar. A comissão técnica agendou treinos para às 9h tanto no sábado quanto no domingo. Portanto, quem planejava curtir sexta e sábado até mais tarde precisa alterar os planos.

- Treinaremos a semana toda, inclusive domingo. Estão todos convidados para acordar cedo no domingão e assistirem ao nosso trabalho - convoca o técnico.

O Flamengo enfrenta o Coronel Bolognesi no próximo dia 23, pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Classificado, o time luta apenas para manter a primeira posição do Grupo 4 e evitar jogar a primeira partida das oitavas-de-final em casa. Por isso, o técnico Joel Santana não deixará titular algum de fora.

Logo depois, o clube inicia um período de decisões. Entre os dias 27 de abril e 7 (ou 8) de maio disputará quatro partidas fundamentais para o restante do ano: as duas finais do Carioca e os jogos da primeira etapa de mata-mata do torneio continental.

- Não teremos mais segunda chance. Qualquer jogo é decisão - avisa Joel

LANCE

Joel: 'Toró está sendo perseguido'

Técnico reclama de cartão e pênalti atrelados ao jovem jogador

Toró estaria sendo injustiçado? (Crédito: Ricardo Cassiano)

Guilherme de Paula RIO DE JANEIRO

Tido por muitos como o xodó de Joel Santana, o volante Toró mais uma vez ganhou a proteção do treinador. Ao final do treino desta quarta-feira, o comandante rubro-negro saiu em defesa do jogador alegando que há um certo tipo de perseguição devidos aos incidentes recentes que ocorreram com o jovem atleta.

- Acho que ele não está marcado, mas está sendo perseguido. O cartão de domingo (na semifinal contra o Botafogo) não foi merecido e não houve o pênalti. Não quero acreditar que ele esteja marcado, mas estão sendo muito rígidos - disse o técnico, alegando, no entanto, que é necessário esperar mais um pouco para se ter uma conclusão definitiva.

Lateral Juan pode ser indiciado pelo TJD

Procurador André Luís Valentim vai analisar declarações do atleta

Juan corre risco de ir a julgamento (Crédito: Gilvan de Souza)

LANCEPRESS! As declarações do lateral-esquerdo Juan, após o clássico do último domingo diante do Botafogo, de que o árbitro Péricles Bassols teria favorecido o Alvinegro a sair com a vitória podem se voltar contra o próprio jogador.

O prucurador do TJD, André Luís Valentim, garantiu que vai analisar as palavras do rubro-negro e pode até indiciá-lo em algum artigo se for o caso.

– Ainda não vi a súmula do juiz. Se estiver lá, vai ser denunciado de imediato. Mas, mesmo não estando no documento, eu acredito que vai haver denúncia. O jogador tem que jogar bola, não tem que ficar reclamando com a arbitragem – disse o procurador à Rádio Bandeirantes.

Ao fim da partida em que o Botafogo venceu o Flamengo por 3 a 0, o lateral estava exaltado com a arbitragem. Alegando que o Rubro-Negro foi prejudicado, o jogador saiu de campo com cara de poucos amigos e criticou o juiz. Mais calmo, nesta quarta-feira ele garantiu que não pensa em revanche contra o Alvinegro.

– Não estou engasgado. O Botafogo mereceu a vitória e teve seus méritos durante a partida. Dei aquela declaração de cabeça quente. Eles têm um time forte, com um bom conjunto – elogiou.

Joel explica semana rubro-negra de trabalho

Treinador afirma que parte tática e fundamentos serão aprimorados

LANCEPRESS!\ O técnico Joel Santana, do Flamengo, revelou que a semana que terá pela frente até a partida contra o Coronel Bolognesi (BOL), no dia 23, pela Copa Libertadores, será completamente diferente da semana de preparação para a partida contra o Cienciano. Neste jogo, vencido pelo Rubro-Negro por 3 a 0, o foco era na parte física, em busca de uma melhor preparação para enfrentar os 3.400m de Cuzco (PER).\

- Vamos fazer agora o que não estávamos fazendo. O Ronaldo Torres (preparador físico do clube) começou a dar alguns treinos fisicos, mas vamos aprimorar tambem os fundamentos e a parte tática - adiantou Joel.

O treinador rubro-negro também não gostou das críticas após a derrota por 3 a 0 para o Botafogo, na semifinal da Taça Rio, no domingo passado. Ele comentou a opção de não poupar os jogadores utilizados no Peru.

- Depois do jogo é facil criticar. Cada um tem sua opinião e eu respeito, mas eu fiz o que achava melhor no momento - finalizou Joel.

Joel desmente que substituirá Parreira

Técnico do Fla garante que boato surgiu para deconcentrar o time

LANCEPRESS!

O técnico do Flamengo, Joel Santana, desmentiu o fato de que teria sido indicado por Parreira para substituí-lo no comando da Seleção da África do Sul. Para o treinador, trata-se de especulação criada para desconcentrar o time nos próximos jogos.

- Não quero falar sobre esse assunto porque não vou sair do meu foco. É isso que querem. Perto de alguma decisão, sempre surge alguma polêmica. Jogaram uma coisa no ar e eu não vou me envolver, se colar colou, mas comigo não - disse o técnico, nesta quarta-feira.

A informação veio após os boatos de que o técnico do tetracampeonato mundial do Brasil fosse deixar o cargo de treinador da África do Sul. Parreira foi contratado pelo país africano para fazer uma boa campanha na Copa do Mundo de 2010, que será sediada pelos sul-africanos.

Segundo informações do "Globo Esporte", o treinador estaria com vontade de deixar o cargo alegando sentir saudade de seus familiares no Brasil, mas estaria com problemas para rescindir seu contrato. Parreira ainda não foi localizado para falar sobre o assunto e ainda não deu nenhuma notícia a sua assessoria.

Flamengo pode se preparar para a final em Itu

Rubro-Negro teve sorte em 2006 quando foi para a cidade paulista

LANCEPRESS! Como a Granja Comary estará ocupada pelo Botafogo, é possível que o Flamengo viaje para Itu, no interior paulista, para uma preparação especial para as finais do Carioca e o jogo contra o Coronel Bolognesi. Kléber Leite disse que a viagem já pode ser nesta quinta-feira. Volta Redonda é uma outra opção.

A cidade do interior paulista costuma dar sorte ao Flamengo. Foi lá que o Rubro-Negro se preparou para a decisão da Copa do Brasil de 2006. Depois de vencer o rival Vasco nos dois jogos (2 a 0 e 1 a 0), o Fla, que era dirigido por Ney Franco, faturou o bicampeonato da competição

Virose também ataca Diego Tardelli

Atacante é poupado de treino apresentando mesmos sintomas de Souza e Léo Moura

Tardelli sofreu com vômito e mal-estar (Crédito: Paulo Wrencher)

Guilherme de Paula RIO DE JANEIRO

Uma virose vem atacando os jogadores do Flamengo e fazendo com que o técnico Joel Santana tenha desfalques nos últimos dias de treinamento. A bola da vez foi o atacante Diego Tardelli, que foi poupado das atividades da manhã desta quarta-feira, apresentando os mesmos sintomas (vômito, mal-estar) de Souza, Leonardo Moura e o goleiro Marcelo Lomba, que já haviam sido afastados para se recuperarem.

Mesmo com tantos casos de virose, o lateral-esquerdo Juan ainda não demonstra preocupação com o caso.

- Ainda não estou preocupado. Tenho certeza de que no próximo jogo todo mundo estará bem - declarou o camisa 6.