Notícias

Clipp 18/junho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Flamengo entra na zona de rebaixamento

Maracanã fecha e time só volta a jogar no dia 4 de julho

O empate com o Internacional (2 a 2), sábado, no Maracanã, não significou para o Flamengo apenas a manutenção do jejum de vitórias no estádio - já são três partidas sem vencer no Maracanã -, mas também o ingresso na tão indesejada zona de rebaixamento. A equipe, que começou a sexta rodada na 16ª colocação, terminou no 17º lugar. Fato que incomoda muito a comissão técnica, como deixou claro o técnico Ney Franco. Antes do campeonato, ele tinha em mente que o time disputasse as primeiras posições.

- Nossa posição é desconfortável e, segundo nosso planejamento, era para estarmos melhor - explicou o técnico.

O lateral Juan também acha o rendimento do Flamengo abaixo do esperado. Ele disse que o fantasma da zona de rebaixamento chega para assombrar o elenco em péssima hora:

- É lógico que atrapalha e dificulta mais o trabalho quando se fica próximo do rebaixamento, incomoda muito. Nosso time é muito bom para estar onde está.

As confirmações de que o Maracanã será entregue hoje ao Comitê Organizador do Pan e de que, por isso, estão adiados os jogos contra Vasco e Juventude, surpreenderam Ney Franco:

- Fui pego de surpresa. Só jogamos agora contra o Atlético-MG, no dia 4 de julho. Faremos uma pausa forçada enquanto os outros times continuam pontuando.

Ontem, o prefeito Cesar Maia ofereceu o Engenhão para o jogo Vasco x Flamengo, antes do início do Pan.

Ancelmo Gois

Lá vai o noivo

Lembra aquele Edmundo Santos Silva, ex-presidente do Flamengo que foi acusado de irregularidades e acabou afastado?

Vai se casar de novo, com festa na grã-fina Vila Riso. A noiva é a bonita Rosicléia Campos, ex de Robson Caetano, que foi judoca e hoje é técnica da seleção feminina de judô.

Fernando Calazans

Se Flamengo e Internacional estão longe de ter times que agradam à nossa vista, imaginem lotados de reservas, como atuaram os dois, sábado, no Maracanã.

O jogo foi pobre de técnica, mas, considerando exatamente as limitações de ambos, até que teve muita animação no segundo tempo, com quatro gols, em jogadas bonitas até.

O segundo tempo começou com dois lances absolutamente patéticos. O pênalti cometido por Ronaldo Angelim, agarrando o adversário dentro da área e, pior ainda, a cobrança cheia de firulas, malandragens e espertezas de Alex - para fora! Para que aquela papagaiada toda na hora de bater pênalti, hein?

Pois foi o próprio Alex que primeiro se redimiu, marcando o gol do Inter, em bela jogada, em que passou por todo mundo, e tocou para o gol, para o golaço!

Justamente o outro, Ronaldo Angelim, foi o segundo a se redimir, empatando em bonita cabeçada no cruzamento de Juan. Adriano fez o segundo para o Inter em jogada digna de homem de área, e Juan empatou de novo para o Flamengo em ótimo passe de Leonardo Moura. Final feliz e justo para um jogo que começou sem graça.

Eis um bom tema: nossos jogos não têm sido bonitos, mas os gols têm. Bom tema es bom sinal também: o de que, para fazer gols, é preciso jogar bem e bonito. Criar jogadas.

Sem as tais jogadas de ataque como sempre, e sem bons atacantes, o time de Ney Franco, quando não joga o Renato, só pode mesmo fazer gols através dos laterais e com cabeçada de zagueiro, como mostrou claramente no sábado.

E a substituição de Toró foi porque ele era o menos ruim do meio de campo, foi? Ou, por acaso, ele estava pior do que Jaílton, Léo Medeiros e Léo Lima? Ah, que substituição, hein?

O juiz Heber Roberto Lopes, simplesmente horroroso, cometeu ainda o erro já célebre da falta de coragem para marcar pênalti, ainda mais contra o dono da casa. Trinta e três minutos do primeiro tempo, Leonardo Moura fez pênalti claro em Márcio Mossoró. Para não marcar o pênalti, o soprador de apito jogou a culpa em Mossoró, acusando-o de simulação e sapecando-lhe o cartão amarelo.

Erro duplo, de pura covardia, que está se tornando praxe no futebol.

Jornal dos Sports

Fla de olho no Engenhão

Presidente Marcio Braga marca encontro com Cesar Maia para tentar arrendar o estádio

Leo Schabbach

Marcos Queiroz/JS

O presidente Marcio Braga (D) visitará o Engenhão esta semana para fazer uma proposta de arrendamento

Depois de Fluminense e Botafogo, o Flamengo pode ser o próximo clube a entrar na briga pelo arrendamento do Estádio Olímpico João Havelange, mais conhecido por Engenhão. Ontem, o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, disse durante o intervalo do Desafio Internacional de Handebol realizado ontem, que o presidente do Flamengo, Marcio Braga, deve fazer hoje uma visita de reconhecimento do estádio.

Já o dirigente rubro-negro deu uma versão um pouco diferente. Ele disse ter falado com o secretário municipal de Obras e Serviçoes Públicos, Eider Dantas, para agendar um visita ao Engenhão ainda nesta semana. Hoje eles se encontram.

“Marquei com Eider Dantas e iremos nos encontrar para ver quando poderei realizar a visita. Ainda esta semana irei com a minha equipe ao estádio para analisar qual a sua situação e quais as possibilidades de arrendá-lo”, disse o dirigente, para depois deixar claro que, apesar do interesse pelo Engenhão, o principal projeto ainda é a construção de sua própria arena, na Gávea.

“Apesar de estarmos pensando a respeito deste arrendamento, vale lembrar que o Flamengo ainda tem um projeto de construir o seu próprio estádio. O Engenhão será apenas uma opção alternativa”, disse.

Além disso, o presidente do Flamengo ainda disse que tentará saber, ao longo desta semana, qual a proposta da prefeitura para que os clubes assumam o controle do estádio.

“O Engenhão não é só um estádio de futebol, é também um estádio olímpico. Por isso, precisamos ver quais as condições que a prefeitura irá nos oferecer. O que importa é que iremos analisar todas as possibilidades para saber se o Flamengo irá entrar nesta disputa”, afirmou Marcio.

Fla pode deixar o Rio para recomeçar a vida

Ontem, o vice de futebol Kleber Leite confirmou o fato de que o clássico com o Vasco será adiado e, por causa disso, o Flamengo ficará sem jogar até o dia 4 de julho, quando enfrentará o Atlético-MG, no Mineirão. Hoje, dirigentes e comissão técnica irão se reunir para decidir a melhor forma de aproveitar este período sem jogos.

“Efetivamente o jogo contra o Vasco está desmarcado. Desde ontem até o dia 4 de julho o Flamengo ficará sem jogar. Amanhã faremos uma reunião para decidir o que iremos fazer", disse Kleber.

Por sua vez, o técnico Ney Franco acredita que esta pausa pode ter seus lados positivos.

"Com esta parada forçada, teremos tempo de fazer uma boa preparação. Poderemos recuperar alguns jogadores que estão com problemas físicos e pensar numa arrancada a partir do dia quatro. Vamos ter que mexer no planejamento e há a possibilidade até de sairmos da cidade para trabalhar melhor o grupo. O lado ruim é que ficaremos com duas rodadas de desvantagem em relação aos outros times e, por isso, devemos ficar em uma posição delicada na tabela", disse o treinador.

Juan defende a contratação de reforços

Úrsula Nery/JS

O lateral-esquerdo Juan, que evitou a derrota para Internacional, elogia a qualidade do grupo rubro-negro

A má fase pela qual o Flamengo vem passando e o retorno do fantasma do rebaixamento fizeram com que jogadores e comissão técnica começassem a pensar em reforços. Até agora, em seis jogos, a equipe só conseguiu uma vitória na competição, sobre o Goiás, por 3 a 1, e os sucessivos desfalques que vem sofrendo fizeram o técnico Ney Franco começar a pensar em possíveis contratações.

"Nós estamos avaliando com cautela quais reforços poderemos trazer. Não tivemos peças de reposição por termos perdido jogadores importantes”, comentou o treinador, que não pôde contar com Souza, suspenso, Renato, lesionado, e Renato Augusto, que defende a Seleção Brasileira sub-20.

Além dele, o lateral-esquerdo Juan, único a ter uma boa atuação no jogo do último sábado, também falou sobre a situação e, apesar de defender a qualidade do grupo, reconhece que a chegada de reforços traria benefícios à equipe.\ “Com todos os jogadores à disposição nós temos um bom grupo, mas os reforços são sempre bem-vindos. Afinal, num campeonato longo como o Brasileiro é sempre bom ter um número razoável de jogadores”, disse Juan.\

Angelim avisa que aos poucos a zaga do Fla vai se arrumar

O Flamengo empatou em 2 a 2 com o Inter neste sábado e deixou escapar a chance de se recuperar no Campeonato Brasileiro. Com os dois gols tomados no jogo, o time da Gávea assumiu a liderança da defesa mais vazada da competição. Ronaldo Angelim disse que aos poucos a zaga do Fla vai se arrumar.

”A gente costuma conversar, mas mesmo assim estamos tomando muitos gols. Vamos ter um tempo para trabalhar e o Ney vai consertar isso”, disse o zagueiro à Rádio Globo.

O Dia

Mengão também quer o Engenhão

Prefeito Cesar Maia vai se reunir com Márcio Braga para apresentar instalações do estádio

Rio - Assim como Fluminense e Botafogo, o Flamengo vai entrar na briga para ficar com o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, após os Jogos Pan-Americanos. Segundo o prefeito Cesar Maia, o presidente do clube rubro-negro, Márcio Braga, demonstrou interesse em ficar com o estádio. “Ele me ligou e falou que tinha interesse no Engenhão. Até marcou uma visita ao estádio, nesta segunda-feira, para ver as instalações”, revelou o prefeito.

Apesar do interesse no Engenhão, tanto Fluminense como o Botafogo já descartaram fazer uma co-gestão com o rival. E o Flamengo pensa da mesma maneira “Temos um projeto para ter o Engenhão somente para os rubro-negros”, afirmou Márcio.

NA ZONA DA DEGOLA

Enquanto os dirigentes do Flamengo buscam uma nova ‘casa’ para o clube, o time vai mal das pernas no Brasileirão. Com os resultados de ontem, o Flamengo entrou de vez na zona de rebaixamento da competição, preocupando o técnico Ney Franco.

O problema é que o clube vai ficar sem jogar por 17 dias, caso seja mesmo confirmada pela CBF o adiamento do clássico diante do Vasco, marcado para domingo, por causa da cessão do Maracanã para o Pan-Americano.

Além disso, o jogo com o Juventude, que seria no dia 28, também foi adiado. O time só voltaria a jogar em 4 de julho, contra o Atlético-MG, no Mineirão. Com as mudanças, o Flamengo jogará oito partidas seguidas fora.

Ney Franco terá uma reunião hoje com os dirigentes para definir uma intertemporada, caso seja mesmo confirmado o recesso. “O único ponto positivo dessa parada é que vou poder recuperar os machucados e, talvez, ter a volta do Renato Augusto, que está na Seleção sub-20”, disse o treinador, esperançoso na volta ao time de Paulinho, Renato e Obina, já recuperado após operação no joelho.

Gazeta Esportiva

Ney Franco defende jogadores do Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de escapar de uma derrota para o Inter com um gol no último instante de jogo, o técnico Ney Franco saiu em defesa dos jogadores do Flamengo, muito criticados pelo resultado.\ Para o treinador, a culpa pelo empate foi do grande número de desfalques do time no duelo contra o Colorado . 'Nós perdemos muitos jogadores. Não acho que os substitutos não têm qualidade. O que atrapalhou foi a falta de ritmo. Toró, Jaílton e Léo Lima não vinham atuando constantemente', destacou Ney, citando os atletas que substituíram Renato Augusto, Souza e Paulinho.\

O técnico está ciente das dificuldades que tem para montar um time forte quando não tem suas principais peças à disposição, mas não concorda com os comentários de que o elenco flamenguista é fraco.

'Nós estamos avaliando com cautela possíveis reforços. Não tivemos peças de reposição por termos perdido jogadores importantes', concluiu.

PeléNet

Flamengo termina a rodada na zona do rebaixamento da Série A

O Flamengo terminou a sexta rodada do Campeonato Brasileiro na zona de rebaixamento. Após o empate por 2 a 2 cm o Internacional-RS, no Maracanã, no sábado, e a vitória do Santos sobre o Juventude por 2 a 0, neste domingo, o time rubro-negro passou a ocupar a 17ª posição na tabela de classificação, com seis pontos.

Após ter mantido a comissão técnica e boa parte do elenco que terminou o ano de 2006, e com o título do Estadual do Rio e o bom desempenho na primeira fase da Copa Libertadores, esperava-se que o Flamengo pudesse brigar pelas primeiras colocações no Nacional.

Contudo, o time não conseguiu vencer nenhum dos jogos que disputou como mandante, no Maracanã: foram duas igualdades (com Botafogo e Inter-RS) e uma derrota (para o Palmeiras, na estréia). Além disso, o time tem apenas uma vitória no certame, sobre o Goiás, fora de casa, ainda na segunda rodada.

Segundo o técnico Ney Franco, o planejamento feito por ele e pela diretoria do Flamengo era para que, a esta altura do campeonato, a equipe estivesse em melhor posição na tabela. Até porque, nos Brasileiros recentes o time lutou apenas para escapar do descenso.

Ano passado, essa possibilidade foi afastada com algumas rodadas de antecedência. E como a equipe havia conquistado a Copa do Brasil e uma vaga na Copa Libertadores, a cobrança por uma colocação melhor não foi grande.

Agora, eliminado da principal competição sul-americana - saiu nas oitavas-de-final neste ano, superado pelo Defensor-URU - somente se chegar entre os quatro primeiro colocados deste Brasileiro o clube rubro-negro conseguirá retornar ao torneio continetal em 2008.

Flamengo briga pelo Engenhão com Botafogo e Fluminense

Bruno Doro

O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, disse neste domingo que o Flamengo também deve entrar na briga para controlar o estádio olímpico João Havelange, o Engenhão. Construído para o Pan do Rio, a instalação deverá ser controlada pela iniciativa privada após o evento.

"O Márcio Braga (presidente do Flamengo) já entrou em contato com a prefeitura e deve visitar o estádio já nessa segunda-feira", explicou Maia, que foi ao Complexo do Riocentro para assistir ao último dia do Desafio Internacional de Handebol, evento-teste da instalação.

Segundo ele, Botafogo e Fluminense já confirmaram o interesse no estádio e o edital de licitação deve ser publicado em breve. O prefeito não deu detalhes sobre os custos da licitação, mas em ocasiões anteriores já tinha dito que o custo de manutenção mensal do Engenhão deve superar os R$ 200 mil.

O prefeito sugeriu ainda que os clubes possam se associar a empresas de promoção de eventos para viabilizar financeiramente a administração do estádio. Outra idéia seria usar o Engenhão junto com outro clube. O Botafogo já teria dito não a uma sociedade.

O interesse dos clubes do Rio de Janeiro representa uma mudança de opinião dos dirigentes em relação ao estádio. Há dois meses, o presidente do próprio Flamengo, Márcio Braga, considerava "o Engenhão é um estádio muito grande. É difícil administrar um módulo descentralizado. Não vejo em nenhum clube do Rio capacidade de administrar um estádio daquele".

A localização também era motivo de crítica. Roberto Horcades, presidente do Fluminense, disse em abril que o Engenhão era "muito longe, o acesso é complicado. Fica inviável". Esse problema, porém, pode ser diminuído. Durante o Pan-Americano, o estádio será atendido por uma linha do metrô de superfície, ligando o local ao centro do Rio e à Barra da Tijuca.

O primeiro teste do estádio pode servir para que os clubes de futebol analisem de perto os prós e os contra da concessão. César Maia disse nesta manhã que a partida entre Botafogo e Fluminense, marcada para o dia 30, no Maracanã, mas adiada para dezembro pela interdição do estádio para o Pan, deve ser realizado no Engenhão.

As obras para a construção do João Havelange, que fica no bairro de Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, custaram cerca de R$ 330 milhões. Além do campo de futebol, o complexo esportivo possui uma pista de atletismo, área para lojas, camarotes, cabines de rádio e TV, dois placares eletrônicos - os mais modernos do Brasil - e telões de projeção. No Pan-Americano, serão disputadas as provas de atletismo e futebol no local.

GloboEsporte

Fla termina rodada na zona de rebaixamento

Rubro-negro está em 17º lugar na classificação com seis pontos e menos quatro de saldo

Kléber Leite conversando com o técnico Ney Franco no Flamengo

O Flamengo termina a sexta rodada do Campeonato Brasileiro na zona do rebaixamento. Com os resultados deste domingo, o time ficou em 17ª lugar na classificação com seis pontos e encabeça a zona da degola. O clube rubro-negro só está à frente de Sport, Náutico e América-RN, três times que subiram da Série B.

Apesar de ter o mesmo número de pontos de Grêmio e Juventude, o Flamengo perde no primeiro critério de desempate. Enquanto os rivais têm duas vitórias, o Rubro-negro só venceu uma. Na próxima rodada, o Flamengo enfrentaria o Vasco, no clássico carioca.

Mas por causa dos ensaios para o Pan no Maracanã, o jogo não vai acontecer mais no estádio e deve ser adiado pela CBF nesta segunda-feira. Se isso se confirmar, a próxima partida do time só seria contra o Atlético-MG no dia 3 de julho, no Mineirão. O Flamengo, então, estuda fazer um período de treinos fora do Rio de Janeiro.

Flamengo entra na briga pelo Engenhão

Presidente Márcio Braga visitará o estádio na segunda-feira

Lydia Gismondi

Márcio Braga ligou para o prefeito César Maia e marcou visita ao estádio

César Maia, prefeito do Rio de Janeiro, ofereceu o Estádio João Havelange, mais conhecido como Engenhão, aos clubes cariocas. Fluminense e Botafogo foram os primeiros clubes a divulgar interesse em participar da licitação. Segundo César Maia, que esteve presente ao Desafio Internacional de Handebol neste domingo, o Flamengo também está começando a querer entrar na disputa.

- Márcio Braga (presidente do Flamengo) também está mostrando interesse no Engenhão, agora. Ele me ligou e marcou uma visita à instalação na segunda-feira – afirma o prefeito.

A proposta de César Maia é passar a administração do Engenhão, construído para os Jogos Pan-americanos, a algum clube de futebol. Botafogo já adiantou que não pretende dividir o estádio. A briga promete ser boa.

Lance

Flamengo também interessado no Engenhão

César Maia revela que o presidente Marcio Braga visitará o estádio

Depois de Botafogo e Fluminense demonstrarem interesse no Estádio João Havelange, no Engenho de Dentro, é a vez de o Flamengo também entrar no páreo para participar da licitação. O clube, apesar de ter um projeto estádio na Gávea, agora sonha também com o Engenhão e o presidente Marcio Braga o visitará, segundo o prefeito César Maia.

- Temos o Botafogo e o Fluminense disputando a licitação e, nesta segunda-feira, o Marcio Braga vai visitar o estádio. O Flamengo estava fora da licitação, mas passou a se interessar. Podemos ter essa surpresa de o clube disputar também - comentou.

O prefeito pretende que um clube de futebol administre o estádio após o Pan-Americano. A medida pode ser para evitar que empresas estrangeiras ou instituições religiosas tomem posse do Engenhão.

O Botafogo, com uma parceria com a empresa americana AEG, fará uma proposta assim que o edital da licitação for lançado. O clube planeja ser o único dono do Engenhão. O Fluminense sonha em tê-lo como Unimed Arena, enquanto o Flamengo tem interesse, mas ainda não anunciou seus planos. Somente o Vasco, que tem São Januário, não entraria na briga.

Angelim lamenta gols sofridos

O zagueiro do Flamengo Ronaldo Angelim, lamentou os gols que o time vem sofrendo no Campeonato Brasileiro. Para o jogador, só com muito trabalho que a situação vai mudar. Angelim disse ainda que não depende somentes dos zagueiros, mas do time todo.

radio l! - Se tratando de Flamengo são muitos gols sofridos. Agora temos um tempo para trabalhar e tenho certeza que o Ney vai acertar o time para os próximos jogos - afirma. (Clique e ouça)

Para Ney Franco, Fla foi valente

Mesmo com um empate amargo contra o Internacional em casa, o técnico Ney Franco defende seus jogadores. Para ele, os substitutos de Renato, Renato Augusto e Paulinho estavam sem ritmo de jogo e mesmo assim se doaram até o final, sendo premiados com um empate conquistado no fim da partida:

radio l! - Tivemos desfalques importantes e perdemos o Paulinho na última hora. O tempo para ajeitar a equipe foi curto e os jogadores que entraram estavam sem ritmo de jogo. Fiquei satisfeito porque todos buscaram o resultado o tempo todo - diz o treinador.

Sobre as partidas que foram adiadas por causa do Pan-americano, Ney se preocupa com as novas datas e lugares onde o Flamengo irá jogar. O comandante acredita que agora terá mais tempo para recuperar alguns jogadores, porém, teme pelo tempo sem jogar e sem somar pontos importantes no Campeonato Brasileiro.

Juan: 'Fla não pode bobear em casa'

O fantasma do rebaixamento já assombra os arredores da Gávea. Em uma delicada posição, o Flamengo pode entrar na indesejada zona já neste domingo. As quatro últimas equipes do Campeonato Brasileiro jogam neste domingo e todas estão com chances de passar o Rubro-negro. Porém, o lateral-esquerdo Juan trata de acalmar os ânimos e procura deixar os torcedores mais tranqüilos:

radio l! - É uma situação difícil, claro. Nós não queremos entrar na zona do rebaixamento. Temos um time que é para estar bem longe do final da tabela, então, tenho certeza que estaremos em outra briga que é pelo título - afirma um confiante Juan.(Clique e ouça)

Sobre o empate contra o Internacional, Juan acha que o Flamengo fez uma partida razoável. O jogador sabe que não pode perder pontos em casa, mas credencia o Colorado como uma equipe difícil de ser batida.