Notícias

Clipp 18/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Romário reforça banco do Vasco no clássico contra o Fla

Joel Santana decide se Renato Augusto começa jogando no lugar de Toró

Márcio Tavares

Clássico entre Vasco e Flamengo é tão instigante que até quem parecia ter abandonado a carreira faz questão de participar. Romário forçou a barra, pediu e o técnico Celso Roth, que na véspera dissera que ele não estava pronto para jogar, teve de engolir sua sensata opinião para acatar a decisão do importante cardeal de São Januário. Na Gávea, a problemática que envolve a escalação é mais simples: Joel Santana não sabe se começa o clássico de hoje, às 21h45m, no Maracanã, com Renato Augusto ou Toró.

Vasco e Flamengo, assim como o Sport, têm 43 pontos e os dois levam vantagem porque estão com 12 vitórias cada, enquanto o rubro-negro carioca tem uma a menos. Os velhos rivais têm desfalques. No Vasco, o apoiador Amaral foi expulso contra o Botafogo e está suspenso. No Flamengo, o ausente é o zagueiro Fábio Luciano, também suspenso.

Joel sonha com reforço de Obina no banco esta noite

Na véspera de um clássico que vai valer muito na luta por vagas nas Copas Libertadores e Sul-Americana, Roth teve de mudar seu discurso em relação a Romário, que continua acima do peso ideal.

- Romário é referência. Mesmo que não tenha cumprido todas as etapas de condicionamento físico, é importante que esteja com o grupo e passe sua experiência. É muito importante quando um jogador do nível de Romário se dispõe a ajudar, mesmo que não seja dentro de campo - resumiu o técnico do Vasco, que tem apenas uma dúvida, na lateral esquerda.

No Flamengo, além da indefinição em relação a Renato Augusto ou Toró, Joel Santana acha que pode ter uma novidade envolvendo Obina. Suspenso por 120 dias devido a uma agressão a Índio, do Internacional, o baiano já cumpriu cinco partidas de suspensão. Como o recurso que tenta redução de pena será julgado esta tarde, no STJD, há esperança de que ele seja liberado para ser escalado.

- Vamos tentar desclassificar o artigo de agressão para ato de hostilidade, que vai de um a seis jogos. Ele já ficou fora de cinco e, se tiver uma pena menor, peço aplicação imediata da nova pena e Obina estaria livre para ser escalado - disse Michel Assef Filho, diretor jurídico do Flamengo, que estava feliz por outro motivo, alheio a Obina. - Praticamente equacionamos a negociação com o Besiktas, envolvendo Kléberson. Parece que entenderam que o jogador não tem como pagar os 3,2 milhões de euros que eles exigem e o acordo deve ser fechado logo. Em breve voltaremos à Turquia para assinar o compromisso que nos permitirá fazer um contrato de quatro ou cinco anos com ele.

Vasco: Silvio Luiz, Jorge Luiz, Júlio Santos e Vílson; Wagner Diniz, Andrade, Perdigão, Conca e Rubens Júnior (Eduardo); Leandro Amaral e Marcelinho. Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Rodrigo Arroz, Ronaldo Angelin e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Toró (Renato Augusto); Souza e Maxi. Juiz: Evandro Roman (PR).

TRANSMISSÃO: Canal Premiere e Rádios Globo e CBN

Jornal dos Sports

Obina será julgado nesta quinta-feira

Obina só pderá jogar clássico contra o Vasco se a pena for menor do que ele já cumpriu

O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, entrará em ação mais uma vez para tentar abrandar a pena do atacante Obina, para que o jogador possa participar do clássico diante do Vasco nesta quinta-feira.

“Só será possível o Obina jogar se a aplicação da pena for menor do que ele já cumpriu, ou seja, cinco jogos”, explicou Michel Assef Filho.

Quanto a uma absolvição total, Michel Assef Filho não crê na possibilidade, mas tentará desclassificar o artigo 253 (agressão) no qual o Obina foi incluso para os artigos 255 (ato de hostilidade) ou 258 (atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva em relação a componente da representação adversária).

”Acho a absolvição total difícil, mas acredito que possamos desclassificar para o artigo 255 ou o 258”, disse o advogado.

O técnico Joel Santana admitiu que, caso Obina seja absolvido, pretende utiliza-lo no decorrer do clássico contra o rival Vasco.

“Caso o Obina seja absolvido, ele vai para o grupo. Se eu tenho uma arma dessa, vou deixar em casa? Seria um prêmio ele voltar para o clássico. Esperamos que haja bom senso no julgamento, como houve para outros jogadores", afirmou Joel Santana.

Roth x Joel: o duelo das pranchetas

Vasco jogará no 3-6-1 e Flamengo no 5-5. Treinadores e as suas táticas para o Clássico dos Milhões

André Casado, Nathan de Lima e Thiago Bokel

Joel Santana e o seu esquema 5-5: os laterais Léo Moura e Juan jogarão avançados e ajudando o meio-campo. Os meias Ibson e Toró se revezarão no apoio e na marcação, com Cristian fixo no meio

Na atual conjuntura do futebol moderno, o esquema tático se tornou fundamental. E no confronto tático entre Joel Santana e Celso Roth, algumas novas armadilhas foram criadas para tentar surpreender o adversário. O Rubro-Negro larga na frente por já ter testado o novo esquema contra o Paraná.

Joel utilizava, até pouco tempo, a famosa formação com três cabeças-de-área de origem. Rômulo atuava como um terceiro zagueiro, caindo pelo lado direito e deixando Fábio Luciano como um líbero. No meio-de-campo, Cristian e Jaílton eram encarregados de fazer a proteção da defesa e, com isso, Leonardo Moura e Juan, preocupavam-se apenas em atacar, sem a obrigação de cuidar da marcação. Ibson ou Toró chegavam ao ataque — como homens de criação - em um moderno esquema que o próprio Joel chamou de 5-5.

Com a contusão de Jaílton, Joel inverteu o meio-de-campo. Cristian passou a ficar centralizado como o primeiro do setor, com Ibson e Toró atuando juntos, idéia improvável até então. Nas laterais, Léo Moura e Juan não sobem mais juntos para o ataque.

O esquema do Vasco

No Vasco, Celso Roth adotou uma postura mais ofensiva. Com a expulsão de Amaral contra o Botafogo, o treinador repensou a idéia de não escalar Perdigão e Andrade juntos, preterindo o reserva imediato, Roberto Lopes. Agora, Andrade terá que desempenhar a função do companheiro suspenso. A grande mudança, no entanto, não é essa.

No clássico de domingo, Roth colocou Marcelinho auxiliando Dário Conca na criação. Com isso, se antes ele jogava com dois atacantes — Leandro Amaral e Alan Kardec ou Enílton —, agora, Leandro fica como o único jogador de ofício na frente. As laterais também sofreram alterações. O técnico vascaíno percebeu que Wagner Diniz e Rubens Júnior estavam sendo muito visados pelos treinadores adversários e resolveu prendê-los mais um pouco.

Entretanto, o Flamengo será o primeiro grande rival contra o qual Roth poderá liberar mais seus laterais, pois essas são as principais armas dos dois times. Só saberemos quem se sairá melhor depois dos 90 minutos.

Juan recebe placa pelos 100 jogos no Fla

Úrsula Nery

Maxi e Juan no treino de ontem. No detalhe, Juan e a placa comemorativa

Um jogador fundamental para o ataque do Flamengo é o lateral esquerdo Juan. Artilheiro da equipe com cinco gols e um dos líderes em assistência da competição, ele recebeu, após o treino de ontem na Gávea, uma placa comemorativa pelos 100 jogos, que o atleta completou na última partida da equipe contra o Paraná.

Muito orgulhoso, Juan foi até as arquibancadas, onde foi presenteado pelos torcedores do clube, com a placa “Urubu Guerreiro”.

“É uma grande novidade para mim. Estou orgulhoso e muito feliz. Não consigo esconder a minha satisfação, mas não posso perder a concentração, até porque o time deles é muito forte”, disse Juan.

Sobre uma possível transferência do lateral para o exterior, Juan foi categórico ao negar qualquer saída e chegou a dizer que ficaria muito honrado e completar mais 100 jogos pelo Fla.

“Seria muito bom. Ter 200 jogos pelo clube não é para qualquer um”, falou o jogador.

Como o lateral apóia muito, o setor esquerdo do clube é uma das grandes preocupações de Joel Santana, mas segundo o treinador ele já encontrou os jogadores que podem resolver este problema.

“Nosso esquema é feito com os jogadores que a gente tem. Tínhamos dificuldades, pois não temos um jogador para jogar ali com a perna esquerda, mas o Toró e o Ibson podem jogar por este setor sem problema nenhum”, disse Joel Santana.

Dia do Flamengo

A torcida rubro-negra continua tendo motivos para comemorar. A novidade de ontem foi a sanção “Dia do torcedor flamenguista” pelo prefeito César Maia. A data comemorativa será 28 de outubro — mesmo dia do padroeiro do clube, São Judas Tadeu.

Flamengo vence Villa Rio e lidera o Grupo A

Pela quinta rodada do OPG, o Flamengo venceu o Villa Rio por 1 a 0, na Rua Bariri, e lidera o Grupo A, com 12 pontos. Agora, a equipe enfrenta a Cabofriense, sábado, na Gávea. Antes prevista para as 15h, a partida pode mudar para 11h.

O gramado esburacado prejudicou bastante as equipes. Vander fez o gol da vitória, ao pegar o rebote depois de um chute de Davidson explodir no travessão. A partida marcou a volta do apoiador Willian Amendoim.

O Fla jogou com: Marcelinho, Davidson (Tambinha), Anderson Oliveira, Wellinton e Leó; Antônio, Vinícius Colombiano, Diguinho e Vander; Carlinhos (Amendoim) e Diego Oliveira (Pedro Beda).

Para manter o sonho ainda vivo

Leandro Amaral e Arroz fazem um duelo à parte no clássico, que alimenta as chances de Libertadores

André Casado, Diego Marrul e Thiago Bokel

Quando entrarem no gramado do Maracanã hoje, às 21h45, para o último clássico carioca do ano, os jogadores de Vasco e Flamengo terão que lidar com a obrigação da vitória, e, sobretudo, com a missão de recolocar seus clubes na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Para isso, um duelo promete fazer a diferença: Leandro Amaral, o artilheiro dos clássicos e carrasco do Flamengo, contra Rodrigo Arroz, jovem zagueiro rubro-negro, que tentará substituir Fábio Luciano, à altura.

Em São Januário, a ordem é atacar. O próprio Celso Roth deu sua explicação, embora não muito ortodoxa:

“O pessimista procura se defender, tentando garantir um empate para fugir do rebaixamento. Mas o otimista, aquele que parte para cima e tenta ganhar o jogo, terá boas possibilidades de conquistar a vaga na Libertadores”, filosofou. E suas armas passam por Leandro. O artilheiro do Vasco no campeonato com dez gols, já fez seis nos sete clássicos em que foi titular este ano. Além de ter marcado três vezes nas quatro oportunidades que enfrentou o Flamengo.

Pelo lado rubro-negro, a novidade fica por conta do jovem Rodrigo Arroz, que terá a missão de parar o artilheiro vascaíno. Ciente da qualidade do rival, Arroz mostrou respeito:

“Ele é um grande jogador, que não costuma desperdiçar as oportunidades e, por isso, requer atenção especial”, elogiou.\ O zagueiro rubro-negro, inclusive, foi lançado pelo hoje treinador do Vasco, Celso Roth, em 2005. Quando soube que Arroz foi confirmado como titular, Roth fez questão de elogiá-lo:\

“Ele tem muitas qualidades, marca muito e tem bom posicionamento. Teremos dificuldades”, previu.

Já Joel preferiu evitar comparações em relação ao último clássico:

“O jogo é diferente, estávamos muito desfalcados. Falaram muita coisa, mas cada um deve cuidar de sua casa”, alfinetou claramente Celso Roth, que o havia criticado no último jogo.

Jade é escolhida para carregar a tocha

A ginasta Jade Barbosa será a representante do Brasil no revezamento da tocha olímpica. A atleta foi escolhida em uma votação na Internet superando o nadador Thiago Pereira, que também participava da enquete.

Mas os brasileiros não terão a oportunidade de vê-la carregando o símbolo dos Jogos Olímpicos do ano que vem. A não ser que viajem para Buenos Aires. A passagem da tocha pelo continente sul-americano será feita na capital argentina. A data prevista para o evento é o dia 11 de abril. Em 2004, antes dos Jogos de Atenas, o Brasil serviu de palco para o revezamento.

Jade, que nunca foi a uma Olimpíada, foi um dos destaques do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho deste ano, quando conseguiu três medalhas: ouro nos saltos, prata por equipes e bronze no solo.

Já Thiago foi quase imbatível no Pan. Foram seis ouros (200 m medley, 400 m medley, 4x100 m livre, 200 m livre, 200 m costas e 200 m peito), uma prata (4x100 m medley) e um bronze (100 m costas). Ambos já estão garantidos nos Jogos Chineses.

No total, 20 países farão parte do revezamento da tocha. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim está marcada para o dia 8 de agosto.

O Dia

Flamengo x Vasco: Clássico dos baixinhos

De um lado, Maxi (1,64m); do outro, Conca (1,67m); no banco, Romário (1,69m)

José Luiz de Pinho e Martha Esteves

Rio - Em igualdade de condições na rivalidade e até nos números — ambos somam 43 pontos no Brasileirão —, Vasco e Flamengo fazem no clássico de hoje, às 21h45, no Maracanã, um tira-teima para ver quem continuará alimentando remotas chances de ainda conquistar uma vaga para a Copa Libertadores. O clássico é adiado da sétima rodada, em virtude da realização dos Jogos Pan-Americanos.

No Vasco do argentino Darío Conca, a novidade estará no banco: o artilheiro Romário. O Baixinho pediu ao técnico Celso Roth para participar do clássico, mesmo começando no banco.

Já o baixinho do Flamengo é argentino e venceu os seis jogos que disputou no Maracanã. O atacante Maxi Biancucchi é amigo do compatriota Conca, mas aposta que vai levar a melhor.

O técnico Joel Santana não decidiu se escala Renato Augusto de início, mas admite que ele vai participar do jogo. Rodrigo Arroz substitui Fábio Luciano, suspenso.

“Romário é o cara, mas eu sou amigo do cara. Deixa ele jogar, só não pode é fazer gol”, pede Joel.

No lado cruzmaltino, a maior preocupação do treinador é anular os laterais do Flamengo, Leonardo Moura e Juan, o ponto forte do arqui-rival. Roth acredita ter a fórmula para anular os dois. “São jogadores de alto nível e precisamos diminuir o espaço deles”, afirmou.

As torcidas prometem repetir os cânticos de amor aos times. A festa tem tudo para ser inesquecível.

Flamengo: A arma secreta já é velha conhecida

Laterais rubro-negros não se incomodam em receber marcação especial de rivais

Rio - A saída para chegar mais rápido ao gol adversário tem sido pela direita. Ou pela esquerda. São as jogadas dos laterais Leonardo Moura e Juan, artilheiros do time, cada um com cinco gols, que ajudaram o Flamengo a melhorar sua posição na tabela do Campeonato Brasileiro.

Só que já não há mais segredo nisso. Os times rivais perceberam o ponto alto do Rubro-Negro e preocupam-se em fazer marcação mais fechada em cima dos dois laterais. Mas Juan não se incomoda. Ele tem a saída para escapar da armadilha.

“O negócio é tocar bem a bola, movimentar-se muito e abrir espaço para quem vem atrás. Assim, a gente abre a defesa adversária e consegue fugir da marcação”, ensina o lateral-esquerdo.

O zagueiro Rodrigo Arroz, que vai jogar no lugar do capitão Fábio Luciano, tem outra preocupação. Ele conversou com Ronaldo Angelim sobre a árdua tarefa de marcar o habilidoso atacante vascaíno Leandro Amaral, que sempre deixa o seu gol na rede rubro-negra.

“Nós vamos ter de conversar o tempo todo para acertar nosso posicionamento. A atenção deve ser redobrada nas investidas de Leandro Amaral, que é bastante rápido. Se é muito difícil pará-lo, o jeito é não deixar a bola chegar aos seus pés”, simplifica Rodrigo Arroz.

O zagueiro já disputou três jogos contra o Vasco, como profissional, e ainda não sabe o que é perder. São três vitórias e um título da Copa do Brasil sobre o rival. Mas ele reconhece que cada partida tem a sua história. Principalmente, quando o assunto é um dos clássicos de maior rivalidade do futebol brasileiro. Isso ele aprendeu desde cedo, nos times de base.

“Sou criado aqui na Gávea e sei da importância desse confronto para a torcida. A rivalidade é muito grande e espero manter minha invencibilidade pessoal”, disse.

Juan também já entendeu o que representa vencer o Vasco. Para a torcida, tem sabor de título. Para os jogadores e comissão técnica, fôlego e moral para embalar na reta final do Brasileiro. “Vale muito mais do que os três pontos”, resume Juan.

Joel de olho no STJD, para contar com Obina

O técnico Joel Santana vai acompanhar com ansiedade o novo julgamento de Obina, hoje, a partir das 14h, no STJD. Ele aposta que poderá contar com o atacante no banco de reservas, à noite.

O advogado Michel Assef Filho decidiu levar o atacante ao julgamento, mas não quer que ele deponha. No primeiro julgamento, quando foi punido com 120 dias de suspensão, Obina se complicou ao admitir que quis ‘acertar o pescoço de Índio’, do Internacional. A estratégia será desclassificar a acusação do artigo 253 (agressão) para o 258 (atitude contra moral ou disciplina), que prevê suspensão de um a 10 jogos. Como está fora há cinco partidas, o advogado espera que ele pegue uma pena branda e possa voltar ao time da Gávea ainda hoje.

Vasco: O carrasco vai esperar sua vez

Sem jogar há 4 meses, Romário fica no banco, doido para reviver dupla com Leandro Amaral

José Luiz de Pinho

Rio - O Vasco terá, hoje à noite, no Maracanã, um ‘matador’ em campo, Leandro Amaral, e outro no banco de reservas, Romário, um velho carrasco do Flamengo. Uma dupla pra lá de acostumada a balançar a rede do arqui-rival rubro-negro.

Embora não esteja em plena forma e sem atuar há mais de quatro meses — desde 14 de junho, na goleada de 4 a 0 para o Botafogo —, o Baixinho se colocou à disposição de Celso Roth para participar do último clássico carioca da carreira, que ele encerrará no fim do ano.

Ficar na reserva não é novidade para o Baixinho, que amargou o banco no Fluminense, com Alexandre Gama, e no próprio Vasco, com Renato Gaúcho. Mas Roth não hesitará com colocá-lo no jogo, caso necessário.

“Se o Romário está ali (entre os reservas), pode estar lá (dentro de campo). Só não decidimos em que circunstâncias ele poderá entrar no jogo”, disse Roth, após conversar com o Baixinho.

“Como foi a conversa? Aí é coisa nossa. Mas quando um jogador do quilate do Romário se coloca à disposição para ajudar, temos de levar em conta”, comentou o técnico.

Antes de anunciar a decisão, Roth conversou com o presidente Eurico Miranda no banco de reservas, em São Januário, enquanto os jogadores disputavam uma pelada. Romário deixou o treino sem dar entrevista, mas já avisara, num programa de tevê, que pretendia ficar ao menos, na reserva na partida contra o Flamengo.

Para Roth, mesmo não iniciando o jogo, o Baixinho será fundamental ao Vasco. “Por ser referência e pela experiência que passa aos mais jovens, já é importante. E será um atrativo a mais para o clássico”, entende.

Enfim, Andrade será titular

Certo de que só a vitória deixará o Vasco mais perto da vaga na Copa Libertadores, Celso Roth resolveu ousar. Em vez de Roberto Lopes, execrado pela torcida, o técnico vai escalar Andrade no lugar de Amaral, suspenso.

“Alguns componentes desse clássico fazem com que eu opte por ele”, disse o técnico, que sempre relutou em escalar Andrade ao lado de Perdigão, por achar que ambos fazem a mesma função, apesar do desejo dos torcedores.

Um dos motivos para escalar Andrade, exímio cobrador de faltas, é a chance de uma vitória com gol de bola parada. Já Rubens Júnior, que cumpriu suspensão contra o Botafogo, volta à lateral, em lugar de Eduardo.

Gazeta Esportiva

Vasco e Flamengo fazem clássico para embalar\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Empatados na classificação do Campeonato Brasileiro com 43 pontos e com um jogo a menos do que os demais times, Vasco e Flamengo entram em campo nesta quinta-feira, em partida atrasada da sétima rodada.\ E as duas equipes chegam empolgadas para o 'Clássico dos Milhões'. Os vascaínos, que penavam com um jejum de oito jogos sem vencer na competição, conseguiram bater o Botafogo no último domingo. Um dia antes, os Rubro-Negros também encerraram um tabu de cinco meses sem vitórias fora de casa e triunfaram sobre o Paraná.\

Pelo lado do Vasco, o técnico Celso Roth ainda busca ganhar a confiança da torcida. No último domingo, o treinador foi muito hostilizado pelos cruzmaltinos na vitória sobre o Botafogo. Prestes a participar de seu segundo Vasco e Flamengo desde que chegou a São Januário, Celso Roth se mostra ciente da importância do duelo.

“Claro que um Vasco e Flamengo é diferente. Trabalhei nos dois times e sei bem o que é isso. É um clássico especial em todos os aspectos, encarado de forma diferente pelos dois clubes. Será um jogo eletrizante e muito difícil”, comentou o treinador.

Herói da última vitória cruzmaltina, o zagueiro Jorge Luiz sabe que a comemoração só será completa se o Vasco conseguir bater também o seu principal rival. Por isso, o jogador prega atenção total no clássico.

“Agora é outro clássico importante, onde novamente a gente tem que se superar, então é entrar com atenção. Se pudermos matar o jogo, vamos. Não podemos perder este clássico. Qualquer partida que ganharmos, estaremos mais próximo da Libertadores. O pensamento das duas equipes é entrar para vencer. Quem tiver mais determinação e estiver melhor taticamente ganhará a partida”, afirmou Jorge Luiz.

Mesmo satisfeito com a atuação de seu time no último jogo, Celso Roth terá que fazer mudanças para o clássico desta quinta. Expulso contra o Botafogo, o volante Amaral não poderá jogar e será substituído por Andrade no meio-campo vascaíno. O atacante reserva Enilton, que também recebeu o vermelho, é outro desfalque. Já o lateral-esquerdo Rubens Júnior cumpriu suspensão e deve voltar no lugar do jovem Eduardo.

Mudanças também fazem parte da programação do Flamengo para este clássico. Sem poder escalar o seu capitão Fábio Luciano, que recebeu o terceiro amarelo contra o Paraná, o técnico Joel Santana confirmou que Rodrigo Arroz ganha nova oportunidade na defesa rubro-negra. O jogador não teme entrar em um jogo com tamanha rivalidade.

“Estou preparado. Fico feliz com a oportunidade de jogar contra um adversário importante e complicado. É bom enfrentar o Vasco. As duas equipes venceram seus últimos jogos e o torcedor que for ao Maracanã verá um excelente jogo”, ressaltou Rodrigo.

Se confirmou a entrada de Rodrigo Arroz na defesa, o técnico do Flamengo levará para o vestiário do Maracanã uma dúvida: com boas atuações nos treinamentos desta semana, Renato Augusto pode ser escalado de início no lugar de Toró.

“O Renato Augusto é um jogador de muita força, luta e disposição. A participação dele motiva a todos. A minha única dúvida para o jogo é se ele sai como titular, ou começa no banco. Só vou divulgar a escalação em cima da hora. O resto do time está confirmado”, disse Joel, que segue sem poder contar com o volante Jailton (machucado) e o meia Roger (recuperando-se de lesão).

Ainda com o discurso de que o Flamengo não se livrou definitivamente do fantasma do rebaixamento, o técnico rubro-negro alerta sobre os perigos do clássico. E assim como o rival, Joel Santana também reconhece que uma vitória poderá trazer dias mais tranquilos ao time da Gávea na reta final do Brasileiro.

“Se ganharmos este clássico vamos ficar em uma situação muito boa. É um jogo perigoso, mas um triunfo nos deixaria com mais moral e personalidade para o resto da competição”.

Obina espera por julgamento para jogar no clássico

Rio de Janeiro (RJ) - Com julgamento marcado para esta quinta-feira, Obina pode ser a grande surpresa do Flamengo para o clássico desta quinta-feira diante do Vasco. Caso tenha a pena reduzida, ele jogará diante do time cruzmaltino, segundo o treinador Joel Santana.\ Animado, o técnico pediu coerência ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). “Caso o Obina seja liberado, ele vai para o jogo. Esperamos que haja o bom senso, assim como houve em outros julgamentos. Seria uma alegria poder contar com o Obina em campo”, declarou.\

O centroavante foi suspenso por 120 dias após uma suposta agressão ai zagueiro Índio, do Internacional. De acordo com o advogado do clube, Michel Assef Filho, a idéia é desclassificar o artigo 253 do CBJD. “A estratégia de defesa será a mesma. Vamos tentar desclassificar o lance como agressão. Se a pena for diminuída, ele estará liberado para o jogo”, afirmou.

Nesta quarta-feira, o jogador participou de um animado rachão, vencendo por 5 a 3. Sua equipe também contava com Kléberson e Leonardo Moura, entre outros.

Joel Santana confiante para o clássico

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de comandar um treinamento de bolas paradas na Gávea, o treinador do Flamengo, Joel Santana, mostrou-se otimista para o clássico desta quinta-feira, diante do Vasco. Segundo ele, o Rubro-negro tem boas chances de conseguir os três pontos diante do rival se manter o ritmo das últimas partidas.\ “Nós temos que procurar jogar o futebol que temos apresentado. Amanhã (quinta-feira) será um clássico difícil, devido a grande rivalidade. Temos que ter atenção total e jogar bem para vencer”, declarou o técnico.\

Quem também está confiante é Rodrigo Arroz, que atuará ao lado de Ronaldo Angelim na zaga. “Estou pronto para o clássico. Me preparei bem esta semana e espero corresponder, em campo, a confiança do treinador”, afirmou.

Caso vença ma quinta, o Flamengo chega aos 46 pontos, tirando a sétima posição da equipe cruzmaltina. O Grêmio, último colocado dentro do G-4 do Campeonato Brasileiro, tem 51 pontos.

Roger pode voltar contra o Grêmio

Gazeta Press

Rio de Janeiro (RJ) - Liberado pelo departamento médico do Flamengo, depois que seus exames nada apontaram, o meia Roger poderá retornar ao time no domingo, quando o Rubro-Negro recebe o Grêmio, no Maracanã, pela trigésima rodada do Campeonato Brasileiro.\ Chamado de 'chinelinho' por parte da torcida do Flamengo, pelos seguidos problemas físicos que o afastam do time, Roger voltara ao Rubro-Negro na partida contra o São Paulo, no dia 4 de outubro, mas na ocasião reclamara de dores na coxa. Por esta razão, o meia ficou de fora das partidas contra Fluminense e Paraná, e também será desfalque no clássico desta quinta contra o Vasco.\

A escalação de Roger contra o Grêmio só será definida pelo técnico Joel Santana após o clássico desta quinta contra o Vasco. O treinador irá observar o rendimento do jogador nos treinos de sexta e sábado.

PeléNet

Prefeito do Rio de Janeiro decreta o "Dia do Flamenguista"

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

O Diário Oficial publicou nesta terça-feira, o "Dia do Flamenguista". O decreto partiu do prefeito do Rio de Janeiro, César Maia. A data será comemorada sempre no dia 28 de outubro. A lei foi criada pelo vereador Jorge Mauro (DEM). Ela foi sancionada na segunda.

Além do "Dia do Flamenguista", o Rubro-Negro também conta com o "Dia do Flamengo". Ele é sempre festejado em 17 de novembro, data oficial da fundação do clube.

Nesta quinta-feira, o Flamengo, com 43 pontos, tenta subir ainda mais no Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro encara o Vasco, às 21h45min (horário de Brasília), no Maracanã, em partida adiada da sétima rodada.

Jaílton lamenta lesão, mas garante que irá recuperar vaga no Fla

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Lesionado no pé direito, o volante Jaílton foi vetado do próximo compromisso do Flamengo, o clássico contra o Vasco, nesta quinta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã, em partida adiada da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador irá desfalcar o Rubro-Negro pela segunda vez consecutiva, já que não atuou na vitória, por 1 a 0, sobre o Paraná Clube, sábado, no Durival Brito.

Triste por enfrentar este problema justamente quando vive seu melhor momento, Jailton lamenta o fato de ficar de fora de um jogo tão importante. Contudo, garante estar motivado para recuperar prontamente sua condição de titular.

"Foi muito chato isso. Ainda mais porque vinha em uma seqüência muito boa e estava me sentindo cada vez mais confiante. Infelizmente já fiquei fora do jogo contra o Paraná e novamente não poderei atuar. Apesar das dores, já estou em fase final do tratamento e o seguirei à risca para ficar pronto para o jogo do final de semana", afirmou, se referindo ao duelo com o Grêmio, domingo, às 18h10min (de Brasília), pela 32ª rodada da competição nacional.

Jaílton se lesionou no clássico com o Fluminense (vitória tricolor por 2 a 0), no dia 7 de outubro, no Maracanã, após levar um pisão no pé direito.

Para meia Cristian, clássico com o Vasco é "único"

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Flamengo e Vasco é conhecido como o "Clássico dos Milhões". Para Cristian, disputar uma partida como esta é para colocar no currículo. Aliás, o meia rubro-negro está muito animado para o duelo desta quinta-feira, às 21h45min (horário de Brasília), no Maracanã, ainda pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.

"O clássico Flamengo e Vasco é único. Realmente é diferente. Posso falar isso, pois disputei o jogo do primeiro turno (empate em 1 a 1). Vamos tentar os três pontos", disse, em entrevista à Rádio Brasil.

Com 43 pontos, na nona posição, o Flamengo precisa triunfar para continuar sonhando com uma vaga na próxima Libertadores da América. Hoje, o Grêmio é o último classificado, com 51.

"Precisamos pensar pouco a pouco. Não adianta ficar imaginando a Libertadores sem vencer as nossas partidas", encerrou Cristian.

Globo Esporte

Com Romário no banco, Vasco encara o Fla

Iguais no Brasileirão com 43 pontos, equipes lutam para se aproximar do topo da tabela

Fred Huber e Joana Tiso

Com 43 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro, Vasco e Flamengo fazem o Clássico dos Milhões, nesta quinta-feira, às 21h45m. Quem vencer a partida, que novamente levará um grande público ao Maracanã, passará o rival na tabela e dará um grande passo na busca pelas primeiras posições. O confronto marca a volta de Romário depois de quatro meses fora. Ele iniciará o jogo no banco de reservas.

No primeiro duelo entre as equipes, houve um empate por 1 a 1(relembre no vídeo acima), apesar do domínio vascaíno. No histórico dos clubes na competição, vantagem para o Vasco, que tem 15 vitórias, 12 empates e 12 derrotas.

Joel feliz com a presença de Romário

Souza é a esperança de gols do Flamengo diante do Vasco, ex-clube do atacante\ No Rubro-negro, o técnico Joel Santana tem apenas uma dúvida para escalar a equipe. Com a liberação de Renato Augusto pelo departamento médico, o treinador não sabe se o jogador entra desde o início ou fica no banco. Ele poderia entrar no lugar de Toró ou mesmo na vaga de Maxi. O comandante espera ainda pelo julgamento de Obina, que tem chance de ter a pena de 120 dias reduzida e ser relacionado para o jogo.\

Por outro lado, Joel não poderá contar com o seu capitão Fabio Luciano, suspenso, que dará lugar a Rodrigo Arroz. Jaílton, com dores no pé direito, está vetado. Além da armação do time, o técnico não fugiu às perguntas sobre a presença de Romário na equipe adversária. Ele garante que fica feliz com o fato do atacante ser relacionado.

- O importante é que o Romário é "o cara" e eu sou amigo do cara. É bom para o clássico, tem que ser uma festa, ele já fez mais de mil gols. Ele é um grande artista, tem mais é que participar, não tem problema nenhum - afirma.

O lateral-esquerdo Juan não ficou feliz com o rendimento do time no primeiro confronto, nem com as declarações dos vascaínos, que disseram ter sido muito superiores em campo. Ele espera dar a volta por cima com uma vitória indiscutível.

- Jogar contra o Vasco já é motivo de grande motivação, sabemos da importância deste jogo. Eles falaram tudo o que quiseram depois do primeiro jogo, vamos fazer de tudo para conseguir uma vitória – diz.

Andrade deve jogar ao lado de Perdigão

Romário fica à disposição de Celso Roth no banco de reservas diante do Flamengo\ No Gigante da Colina, o retorno de Romário aos campos, após mais de quatro meses, é visto como um bom sinal. Porém, a volta corre risco de ser apenas simbólica, pois o artilheiro de 1.002 gols pode ficar todo o tempo no banco de reservas.\

- É muito importante quando um jogador do nível de Romário se dispõe a ajudar, mesmo que não seja dentro de campo. Será um atrativo a mais para este clássico, que é único - diz Roth.

O Vasco terá a volta do lateral-esquerdo Rubens Junior, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Botafogo, e o desfalque de Amaral, expulso no clássico com o Alvinegro. Com isso, Andrade e Perdigão têm tudo para formar a dupla de volantes dos sonhos dos vascaínos. O meia Marcelinho, que se destacou na última rodada, segue no time.

Ao lado de Marcelinho estará Leandro Amaral, artilheiro cruzmaltino na temporada e autor de dois gols nos três Clássicos dos Milhões deste ano.

- É um campeonato à parte. Ninguém quer perder para não ter que ouvir piadas no dia seguinte - garante o carrasco do Fla, que sonha em marcar o terceiro tento do ano.

Para Joel, Fla tem que ser o Fla

Técnico espera que o rendimento do seu time seja melhor em relação ao primeiro confronto

Fred Huber

Joel Santana lembra dos problemas de contusão no primeiro jogo com o Vasco\ Após o animado rachão disputado nesta quarta-feira, na Gávea, o técnico Joel Santana falou sobre a sua expectativa para o clássico do Flamengo contra o Vasco, nesta quinta-feira, no Maracanã. O treinador acredita que a melhor forma do time sair vitorioso é manter o que tem feito nas últimas partidas no Brasileirão. Ele revelou que ainda não tem a escalação definida para o jogo. Joel não sabe se escala Renato Augusto desde o início ou utiliza o atleta no decorrer da partida.\

- Clássico é clássico, mas temos que fazer o futebol que estamos jogando, estamos tendo um aproveitamento bom. Tivemos um bom tempo de preparação para esse jogo, não foi só papo de hotel, ainda temos algumas situações para resolver antes da partida. - afirma.

Apesar de reconhecer que o clássico contra o Vasco tem um sabor especial para todos os flamenguistas, o comandante rubro-negro preferiu não criar um clima de final para a partida.

- Não é jogo de dez pontos não. Temos que fazer uma boa partida, é difícil uma equipe ter equilíbrio durante muito tempo - diz.

Joel comentou a primeira partida entre as duas equipes no primeiro turno, empate em 1 a 1 em jogo dominado pelos vascaínos (relembre no vídeo ao lado). O técnico reconheceu que o adversário foi melhor, mas lembrou que o Fla teve muitos desfalques na ocasião, como o atacante Maxi Biancucchi.

- Se machucassem alguns jogadores deles antes do jogo, como aconteceu com a gente, iam ter problemas também. Mas acho falta de ética ficar comentando dos outros. Cada um resolve seus problemas em casa - finaliza.

Juan recebe homenagem da torcida

Lateral-esquerdo, que renovou contrato até 2010, completou cem jogos no Mengão

Fred Huber

O lateral-esquerdo Juan recebeu nesta quarta-feira, na Gávea, uma placa comemorativa de uma das torcidas organizadas do Flamengo por ter completado 100 jogos com a camisa rubro-negra na última rodada. Antes do clássico contra o Vasco, nesta quinta, às 21h45m, no Maracanã, o jogador deverá receber uma homenagem da diretoria.

O camisa 6, um dos destaques do time nesta temporada, ficou muito satisfeito com o reconhecimento do seu trabalho.

- Fico feliz com o reconhecimento dos torcedores. Apoio é sempre importante, dá mais motivação ainda de vestir essa camisa e me dedicar cada vez mais. Espero fazer ainda muitos jogos pelo clube - afirma.

Juan disse que um dos momentos mais marcantes na sua passagem pelo Fla é o gol contra o Vasco na final da Copa do Brasil de 2006, quando o Rubro-negro derrotou o rival e ficou com o título (relembre no vídeo acima). O lateral renovou recentemente seu contrato com o clube até 2010.

Joel espera contar com Obina no clássico

Atleta tem novo julgamento no STJD e, se sua pena for reduzida, ele pode ficar no banco

Fred Huber

Obina, que fui suspenso por 120 dias pela cotovelada dada em Índio, zagueiro do Internacional, em partida pela 25ª rodada do Brasileirão, vai ser julgado novamente nesta quinta-feira, às 14h. A defesa do Flamengo entrou com um recurso para reduzir o tempo de suspensão do jogador. (Veja o vídeo da suspensão de Obina por 120 dias)

Dependendo do resultado do julgamento, o técnico Joel Santana garante que o Anjo Negro será relacionado.

- Se for absolvido vai para o grupo. Seria um prêmio para o clássico: ter o Obina de um lado e, quem sabe, o Romário do outro - diz Joel Santana.

Como o atacante já esteve fora por cinco partidas, caso sua pena seja reduzida para este um número menor de jogos, ele poderá fazer parte, pelo menos, do banco de reservas do Flamengo no clássico contra o Vasco, também nesta quinta, às 21h45m.

- Se a pena for inferior ao que ele já cumpriu (cinco jogos) ele poderá jogar. A estratégia de defesa continua a mesma: tentar desqualificar o lance como agresssão. O Coelho (lateral do Atlético-MG que atingiu o meia cruzeirense Kerlon) teve a pena reduzida pelo STJD, mas seu caso não pode ser comparado com o do Obina, pois são muito diferentes - declara o advogado do Fla, Michel Assef Filho.

Obina foi denunciado por infração do artigo 253 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (praticar agressão física contra árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento esportivo).

Fla vence outra nos juniores

Gol de Vander garante vitória sobre o Villa Rio, na Rua Bariri, pela Taça OPG

Eduardo Peixoto

O Flamengo sofreu, mas derrotou o Villa Rio na tarde desta quarta-feira. Em partida válida pela quinta rodada da Taça Otávio Pinto Guimarães, o time de juniores rubro-negro venceu por 1 a 0, na Rua Bariri.

O único gol do confronto foi marcado por Vânder, aos 11 minutos do segundo tempo. Ele recebeu cruzamento de Davidson e chutou para marcar.

- Para mim, esse gol dá muita confiança, já que eu não tinha ido bem nos ultimos jogos - declara o herói da partida.

Esta é a quarta vitória do Flamengo, atual campeão, em cinco jogos na competição. A única derrota foi para o Nova Iguaçu. O time volta a campo no próximo sábado, contra o Cabofriense, na Gávea. O horário ainda não está decidido.

Lance

Embalados, Vasco e Flamengo se enfrentam no Maraca

Equipes vêm de vitória na última rodada e sonham com Libertadores

Conca e Leonardo Moura são os responsáveis pela criação de Vasco e Flamengo, respectivamente

Fred Gomes e Rodrigo Mendes

Empolgados por vitórias na última rodada do Campeonato Brasileiro, Vasco e Flamengo fazem nesta quinta-feira, às 21h45min (de Brasília), no Maracanã, o Clássico dos Milhões, adiado da sétima rodada em função dos Jogos Pan-Americanos. Mesmo longe da zona de classificação para a Libertadores, as duas equipes ainda jogam sonhando com a principal competição entre clubes das Américas. O Gigante da Colina está em oitavo lugar, com 43 pontos, mesma pontuação do Rubro-Negro (nono), que está atrás por ter uma vitória a menos que o rival.

Este será o quarto encontro entre os times em 2007. Na semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo levou a melhor nos pênaltis (3 a 1) após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Na Taça Rio, o Vasco goleou por 3 a 0 e uma defesa salvadora de Bruno evitou o milésimo gol de Romário. No primeiro jogo entre as equipes no Brasileirão deste ano deu empate (1 a 1).

Para tentar vencer o Flamengo, o Vasco conta com a volta do lateral-esquerdo Rubens Júnior, que cumpriu suspensão contra o Glorioso. Com isso, Eduardo volta ao banco de reservas após substituir improvisadamente o titular.

Por outro lado, o técnico Celso Roth não poderá contar com o volante Amaral, expulso contra o Botafogo. Em seu lugar entra Andrade, que venceu a disputa com Roberto Lopes. Outro a receber cartão vermelho foi o atacante Enilton, que será desfalque no banco de reservas.

E é justamente no banco que pode estar a maior atração do time cruzmaltino. Sem jogar há mais de quatro meses, Romário tem chances de ficar à disposição de Roth para ser utilizado no decorrer da partida. O Baixinho se recupera de uma cirurgia no tornozelo direito e já declarou que gostaria de voltar contra o Fla.

- Ainda não sei se vou jogar, mas pretendo ficar pelo menos no banco - afirmou o Baixinho em entrevista à Rede Globo.

Para não encerrar um ano sem vitórias sobre o rival - algo que não acontece desde 2002 -, o Flamengo busca manter o retrospecto positivo no Maracanã, no Brasileirão. O Fla venceu nove, empatou cinco e perdeu apenas dois dos jogos que disputou no estádio. Além disso, a equipe irá contar com a volta de Renato Augusto. Resta saber se o jogador de 19 anos será titular ou não.

Jaílton, com dores no pé direito, Roger, recuperando a forma física, e Leonardo, com um problema nos adutores da perna esquerda, desfalcam o Flamengo. Fábio Luciano e Léo Medeiros, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, também não jogam.

Há a expectativa também para que os atacantes rubro-negro titulares do jogo desta quinta voltem a balançar as redes. Maxi não marca desde o dia 23 de agosto, quando o Fla goleou por 4 a 0 o Juventude. Souza, por sua vez, não faz um gol desde a vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, em 12 de setembro.

Joel torce para Romário jogar o clássico

Treinador do Flamengo exalta a importância do Baixinho para o futebol

Perguntado sobre a possível escalação de Romário pelo Vasco, o técnico Joel Santana surpreendeu e afirmou que gostaria de ver o Baixinho em campo contra o Fla.

– Deixa ele entrar neste jogo que é bom. O Romário é o cara e eu sou amigo do cara – admitiu.

Joel Santana enfatizou a importância de Romário para um clássico como este e para o futebol em geral.

- O futebol é uma festa e o Romário é um artista do espetáculo. Deixa ele entrar no jogo que é bom para todos - ressaltou.

César Maia decreta o Dia do Flamenguista

Data comemorativa é no mesmo dia de São Judas Tadeu, 28 de outubro

A Nação merece! (Crédito: Cléber Mendes)

Às vésperas de enfrentar o seu maior rival, o Flamengo ganhou um presente. O prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, decretou o "Dia do Flamenguista". A nova data comemorativa no "calendário rubro-negro" será celebrada em todo dia 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, padroeiro do clube.

A lei do "Dia do Flamenguista", criada pelo vereador Jorge Mauro (DEM), foi sancionada na segunda-feira e publicada no Diário Oficial nesta terça-feira.

O "Dia do Flamenguista" é mais uma das homenagens ao Mais Querido do Brasil, que já conta com o "Dia do Flamengo" - comemorado no dia 17 de novembro, data oficial da fundação do clube e a aposentadoria da camisa 12 do Flamengo, aprovada no dia 10 de outubro de 2007.

Desfalques para o clássico não abalam Joel

Léo Medeiros e Fábio Luciano estão suspensos e não enfrentarão o Vasco

Ciente de que um campeonato de pontos corridos tem seus percalços, o técnico do Flamengo, Joel Santana, preferiu não lamentar as suspensões de Léo Medeiros e Fábio Luciano para o clássico.

- Futebol é assim mesmo. É muito difícil repetir uma escalação. Mas temos bons jogadores que tenho certeza de que darão conta do recado.

O capitão Fábio Luciano será substituído por Rodrigo Arroz, que foi criado na Gávea e está acostumado a enfrentar clássicos desde as divisões de base.

Obina pode aparecer no clássico desta quinta

Atacante será julgado no mesmo dia e espera ter punição reduzida

Com o julgamento marcado para esta quinta-feira, o atacante Obina e todos na Gávea vivem um momento de expectativa. Se sua pena for reduzida para apenas cinco jogos, ele poderá jogar o clássico contra o Vasco, no mesmo dia, no Maracanã.

- Se a aplicação da pena for inferior ao que ele já cumpriu, o jogador vai poder jogar o clássico - afirmou Michel Assef Filho, advogado do clube, à Rádio Tupi.

Michel Assef tentará desclassificar o artigo 253 (agressão) no qual Obina foi punido para os artigos 255 (ato de hostilidade) ou 258 (atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva em relação a componente da representação adversária).

Sabendo da novidade, o treinador Joel Santana já pensa em levar o ídolo da torcida rubro-negra com o grupo para a o clássico desta quinta-feira.

- Tenho uma arma dessa e vou deixá-la em casa? Espero que haja um bom senso como aconteceu com outros jogadores. Fora que seria um prêmio para o clássico, já que do lado de lá pode ter o Baixinho - disse o treinador, referindo-se a Romário.

Arroz pedirá atenção ao juiz com Wágner Diniz

Zagueiro do Flamengo alega que lateral vascaíno costuma simular faltas

Substituto do capitão Fabio Luciano, que está suspenso do clássico contra o Vasco desta quinta-feira, o zagueiro do Flamengo Rodrigo Arroz revelou estar pronto para a responsabilidade e tentará jogar na bola para evitar qualquer armadilha do adversário.

Para o jogador rubro-negro, o lateral-direito do Vasco Wágner Diniz costuma se jogar nos lances para forçar o erro da arbitragem em favor do seu time. Ele espera que o juiz Evandro Rogério Roman tenha rigidez com este tiopo de situação.

- Antes do jogo vou falar com o juiz para alertá-lo sobre isso. Mas o mais importante é marcar na bola para evitar qualquer problema.

Sobre a escolha de Joel, que o colocou como titular, Rodrigo Arroz demonstrou tranqüilidade e disse ter a noção de um clássico como Flamengo x Vasco.

- Estou preparado para este jogo. Fui criado aqui na Gávea e sei como é esta rivalidade com o Vasco. Espero apresentar um bom futebol e que o Flamengo saia com a vitória - revelou o zagueiro, que afirmou que a conversa será fundamental para suprir a falta de entrosamento.

Baiano Obina receberá título de cidadão carioca

Anjo Negro deve ser homenageado no próximo dia 28, o "dia do flamenguista", segundo vereador Jorge Mauro

O baiano mais carioca (Crédito: Paulo Sérgio)

Fred Gomes

Mesmo suspenso pelo STJD e com julgamento marcado para esta quinta-feira, Obina continua recebendo homenagens. Jorge Mauro, vereador responsável pela instituição do "Dia do Flamenguista", anunciou que deve entregar ao jogador o título de Cidadão Honorário do Munícipio do Rio de Janeiro no próximo dia 28, data em que se comemora o novo dia do "calendário rubro-negro".

- Nossa intenção é entregar este título ao Obina no próximo dia 28, pois ele se identificou muito com a torcida rubro-negra e merece o prêmio. Nada melhor que o "Dia do Flamenguista" para fazê-lo - explicou Jorge.

O título de cidadão carioca já foi concedido ao jogador depois da aprovação do Decreto Legislativo nº 628/2007 em 28 de agosto deste ano. Agora, resta apenas entregar ao mesmo.

Confira o decreto na íntegra:

Decreto Legislativo nº 628/2007 em 28/08/2007

CONCEDE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO AO JOGADOR DE FUTEBOL PROFISSIONAL MANUEL DE BRITO FILHO - OBINA.

AUTOR: VEREADOR JORGE MAURO

Art. 1º - Fica concedido o título de Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro ao Jogador de Futebol Profissional Manoel de Brito Filho - Obina.

Art. 2º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.

Rebaixamento ainda preocupa Renato Augusto

Jogador quer voltar a jogar e ajudar o Flamengo ne Brasileiro

Depois de sofrer uma lesão muscular na coxa esquerda, no dia 16 de setembro, na partida contra o Vasco, o apoiador Renato Augusto pode voltar ao time do Flamengo no jogo desta quinta-feira, também contra o Vasco. O jogador comentou a atual situação da equipe rubro-negra no Campeonato Brasileiro.

- Temos que nos afastar de vez da zona do rebaixamento para respirarmos aliviados. Nada de dar um passo maior que a perna e esquecer a realidade. Passei por um momento ruim, mas recebi apoio de amigos, familiares e até mesmo da imprensa, e estou pronto para ajudar o Flamengo.

Renato Augusto lembrou que começou jogando no meio-de-campo, mas, se Joel Santana precisar, ele não vê problemas em compor o ataque.

- Minha posição de origem é o meio, mas não tenho problemas em jogar no ataque. Consigo me adaptar.

O técnico Joel Santana ficou satisfeito com a movimentação do apoiador rubro-negro no treino desta terça-feira, mas sabe que o jogador ainda não tem condições de jogar os 90 minutos.