Notícias

Clipp 19/julho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Lula sanciona projeto de lei da Timemania

Clubes terão de desistir de ações contra o governo

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem, com dois vetos, o projeto de lei que regulamenta a Timemania, a loteria criada pelo governo federal para sanear as finanças dos clubes de futebol devedores dos cofres públicos. A proposta permite que os clubes com dívidas com a Receita Federal, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e com a Previdência Social refinanciem seus débitos em até 20 anos.

Os clubes terão de desistir de ações na Justiça. Esse foi um dos vetos de Lula. A pedido dos ministérios da Previdência Social e do Desenvolvimento Social, Lula vetou o artigo que ampliava de três para cinco anos a validade do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebs), que caracteriza uma instituição como entidade filantrópica.

A Timemania, que deve entrar em vigor em três meses, vai beneficiar 104 clubes. O apostador não escolherá números, mas escudos dos times, que cedem ao governo o direito da exploração de sua imagem.

Fla faz em Minas sua quarta partida 'em casa'

Reforçado, rubro-negro enfrenta Paraná em Uberlândia contando com apoio de sua fanática torcida mineira

Legenda da foto: BRUNO: O GOLEIRO volta ao time do Flamengo em Uberlândia

UBERLÂNDIA, MG. Ainda sem ganhar os jogos que fez no Rio como mandante de campo neste Brasileiro (três), o Flamengo tenta quebrar este jejum no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, contra o Paraná, às 20h30m. Jogar em Minas Gerais, já que o Maracanã está cedido ao Pan, não muda muito o conceito de jogar em casa. Todos na delegação rubro-negra têm certeza de que o time estará jogando diante de sua torcida.

O estádio, que foi construído em 1982 e tem capacidade para 75 mil pessoas, deverá ter no mínimo 30 mil pessoas. A maioria torcendo pelo rubro-negro. Anteontem , no aeroporto de Uberlândia e mais tarde no treino, fanáticos torcedores mineiros vibraram ao ver seus ídolos de perto.

As notícias de que cerca de 32 mil ingressos tinham sido vendidos indicam a previsão de que ao menos 30 mil estarão apoiando a equipe esta noite, na dura missão de ajudá-la a sair da incômoda 18ª posição, na zona de rebaixamento com apenas oito pontos, diante de um adversário que está em nono lugar, com 16 pontos, e que estréia novo técnico. Gilson Kleina substitui Pintado, que vai trabalhar nos Emirados Árabes.

Obina fica no banco cheio\ de disposição para jogar\

Os dois time não ganham há várias rodadas. No Flamengo, o técnico Ney Franco tem o retorno de Bruno, Leonardo Moura, Juan e Renato Augusto. No banco, o treinador conta com um trunfo de respeito: o artilheiro Obina, que desde a chegada da delegação a Uberlândia vem provocando lances de comoção. Com seu jeito simples, Obina é uma atração que cativa os fãs. O artilheiro, que superou em menos de cinco meses a recuperação de uma operação no joelho esquerdo, embora a previsão fosse de seis meses para sua volta, diz que está pronto.

- Cumpri todas as etapas da recuperação e agora só preciso jogar para pegar ritmo de novo - garante Obina.

Ney está otimista em relação a uma arrancada nesta reta final de primeiro turno:

- Nosso time está mais forte. A presença do torcedor nos treinos mostrou o prestígio do Flamengo e acredito que estaremos jogando como se estivéssemos em casa. Treinamos bem e só precisamos repetir tudo na partida.

Sem contar com a zaga titular, já que Irineu e Ronaldo Angelim estão suspensos, Ney escalaria Moisés e Thiago. Mas Moisés estava entregue ao departamento médico e Rodrigo Arroz acabou ganhando nova chance e a confiança de Ney.

- Rodrigo tinha propostas e conversei e avisei: em breve a chance surgiria, o que acabou acontecendo agora. É um excelente zagueiro e só precisa ter confiança e jogar.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Rodrigo Arroz, Thiago e Juan; Paulinho, Jaílton, Léo Medeiros e Renato Augusto; Souza e Leonardo. Paraná: Flávio, Neguette, Nem e Luiz Henrique; Alex, Goiano, Beto, Vandinho e Márcio Careca; Josiel e Vinícius Pacheco. Juiz: Leonardo Gaciba (RS).

Completam a rodada, às 20h30m: Palmeiras x Santos, no Parque Antártica; e Goiás x Grêmio, no Serra Dourada.

TRANSMISSÃO: Sportv e Rádios Globo e CBN

Jornal dos Sports

Roger: ‘É incrível jogar no Flamengo’

Craque abre o jogo e afirma querer conquistar a torcida e títulos para o clube

Leo Schabbach e Thiago Bokel

Roger treina na Gávea buscando recuperar a sua forma física o mais rápidamente possível. Ele quer antecipar sua volta aos gramados, inicialmente programada para o dia 29

Num clima muito tranqüilo, o apoiador Roger deu uma entrevista exclusiva ao JORNAL DOS SPORTS na tarde de ontem na Gávea. O jogador, contratado recentemente, é uma das grandes esperanças da torcida rubro-negra e deve estrear já no jogo do próximo dia 29, contra o Corinthians, no Pacaembu. Durante o bate-papo, ele se mostrou muito confortável e falou abertamente sobre a sua carreira, a saída do clube paulista e a enorme expectativa que vive agora na chegada ao Flamengo.

JORNAL DOS SPORTS - O que você projeta para o Flamengo com a chegada das novas contratações?

Roger - Sem dúvida dá para montar um bom time. Mas não será de uma hora para outra que isso acontecerá, pois leva algum tempo. Só com uma seqüência de jogos é que o time conseguirá ganhar forma e deslanchar.

JORNAL DOS SPORTS - A sua contratação foi muito rápida e surpreendente. Aconteceu alguma conversa entre você e o vice de futebol Kleber Leite anteriormente?

Roger - O Kleber havia me telefonado quando houve o problema com o Corinthians. Mas foi mais para dar força, uma palavra de carinho, coisa de amigo mesmo. O problema da minha saída do Corinthians é que como eles detinham os meus direitos federativos, pediam um valor muito alto para as transações e as coisas não aconteciam. Eu disse que queria resolver logo a situação para poder voltar a jogar e eles aceitaram me emprestar. Depois de duas semanas de negociação, fixamos um valor acessível do passe para os clubes brasileiros e, então, liguei para o Kleber.

JORNAL DOS SPORTS -Você sempre mostrou muita identificação pelos clubes por onde passou. O que representam Fluminense e Corinthians na sua carreira?

Roger -Tive uma identificação grande nos dois. Não gosto de ficar trocando de clube, tanto que já deixei tudo pronto para ficar mais três anos no Flamengo se eles quiserem. Porque se você fica pouco tempo num clube, não lembrarão de você. Garanto que daqui a uns 30 anos ainda irão se lembrar de mim no Fluminense e no Corinthians.

JORNAL DOS SPORTS -Como foi a sua relação com os técnicos Paulo César Carpegiani e Emerson Leão?

Roger -Não tenho relação alguma com Carpegiani. Ele chegou dizendo que eu era o craque do time e uma semana depois me chamou para comunicar que eu estava dispensado. Já com Leão tenho uma boa relação. Ele é meu amigo pessoal.

JORNAL DOS SPORTS -Como você vê esta nova chance que o Flamengo está lhe proporcionando?

Roger -É incrível jogar no Flamengo. É uma oportunidade única, mas temos que tomar cuidado com os elogios. Aqui se você ganhar é o melhor do mundo e se perder é o pior. O mais importante é que venho com a intenção de conquistar títulos e também a torcida.

JORNAL DOS SPORTS -Você é um atleta que sempre aparece na mídia tendo a sua vida pessoal exposta. Como lidar com isto?

Roger -Eu não gosto deste tipo de coisa. Tanto que não dou entrevista para este tipo de revista e não fico falando sobre a minha vida pessoal. Isso não influencia a minha vida profissional. Acordo cedo e treino todo dia, mas não posso evitar que me fotografem.

JORNAL DOS SPORTS -Quando você ouve a palavra Flamengo qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça?

Roger -Carinho. Aqui dei meus primeiros passos e minha irmã também. Nesta volta, inclusive, todos os roupeiros, massagistas e funcionários me viram jogar desde criança e isto é muito legal. Eles chegaram até a me mostrar a carteirinha de quando eu era mais novo e jogava aqui.

JORNAL DOS SPORTS -O que você vê de diferente entre o Flamengo em que começou a situação do atual?

Roger -Sei que estão montando um bom centro de treinamento (Ninho do Urubu) onde os meninos treinam todo dia. Isto já é melhor do que na minha época. Além disso, se sair o estádio que estão querendo construir aqui (Gávea) será muito bom para o Flamengo. Modernidade é tudo e acho que Kleber e Márcio Braga (presidente), pela visão que têm, conseguirão ir muito longe neste aspecto.

JORNAL DOS SPORTS -Você nunca foi de escolher número de camisa, tanto que no Fluminense chegou até a usar o número três. No Flamengo você teria algum número preferencial?

Roger -Não, não tenho. Acho que só a camisa do Flamengo já vale mais do que qualquer número. Além disso, quando você faz gol e sai no jornal dificilmente sairá de costas.

Você já está sonhando com o Maracanã lotado de rubro-negros gritando o seu nome?

Sem dúvida. Acho que esta é coisa com a qual todo o jogador que vem para o Flamengo mais sonha.

Provável volta de Obina embala o Fla contra o Paraná

Chegou a hora que a torcida estava esperando há muito tempo. A volta do atacante Obina, sem jogar desde 25 de fevereiro, que está muito próxima de acontecer. Na partida de hoje contra o Paraná, às 20h30m, no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela décima segunda rodada do Brasileiro, o jogador deve começar na reserva, mas o técnico Ney Franco adiantou que deve dar uma chance a ele no decorrer do segundo tempo.

Essa não é a única boa notícia para o jogo desta noite. O retorno do apoiador Renato Augusto, fora do time por mais de um mês por ter servido à Seleção sub-20, que disputou o Mundial da categoria no Canadá, estará em campo.

Com o camisa 10 voltando e Obina, o xodó da torcida, também, o Flamengo tem tudo para conseguir um bom resultado, que será muito importante para começar a arrancada para se livrar da zona de rebaixamento.

No Paraná, o zagueiro Nem, fará sua estréia com a camisa paranista. Entretanto, o técnico Pintado comandará a equipe pela última vez, pois acertou com o Emirates Sport Club, dos Emirados Árabes.

PARTIDA PODE SER ADIADA - Segundo informações da Rádio Globo, a delegação do Paraná que embarcaria ontem de tarde para Uberlândia, ficou presa no aeroporto de Curitiba. Se a equipe não conseguisse embarcar até o início da madrugada, poderia pedir um adiamento da partida para amanhã. Com isso, o jogo do Fla contra o Grêmio, marcado para domingo, seria adiado, por causa da lei que não permite a realização de jogos com menos de 48 horas de intervalo entre um e outro.

Renato Augusto encontra novo Fla após Mundial sub-20

De volta do Canadá, onde disputou o Mundial sub-20 pela Seleção Brasileira, o apoiador Renato Augusto voltou ao Flamengo e encontrou um clima bem diferente daquele que havia deixado há pouco mais de um mês. A chegada de Ibson e Roger deu uma levantada no ânimo dos atletas rubro-negros e o camisa 10 percebeu isso nos treinamentos durante a semana.

“Percebi uma grande diferença do dia que eu saí rumo ao Canadá para quando eu cheguei. O grupo está mais animado, disputando o treino com mais vontade e tem que ser assim mesmo no Flamengo”, disse Renato Augusto em entrevista à Rádio Globo.

O Rubro-Negro enfrenta o Paraná, nesta quinta-feira, em Uberlândia. O time da Gávea está na 18ª posição, com oito pontos conquistados no mesmo número de jogos. Já os paranistas estão em nono, com 16 pontos.

Cristian treina, mas só deve jogar contra o Grêmio

O próximo jogo do Flamengo no Campeonato Brasileiro é nesta quinta-feira, contra o Paraná, em Uberlândia-MG, mas o cabeça-de-área Cristian, recém contratado ao Atlético-PR não poderá jogar, pois o jogador ainda não está regularizado. O Rubro-Negro depende que o Furacão envie alguns documentos para a Federação Paranaense.

”Falta a liberação do Atlético. Quero jogar o mais rápido possível. Até esta quinta-feira acho que vai estar tudo certo. A esperança é jogar contra o Grêmio” explicou Cristian, que nesta quarta-feira já treinou com o grupo.

Flamengo e Grêmio se enfrentam no próximo domingo, às 16h, no Estádio Olímpico.

Bruno comemora volta ao Fla

Com a situação regularizada, o goleiro Bruno finalmente vai retornar ao time do Flamengo. Nesta quinta-feira, ele defenderá a meta rubro-negra na partida contra o Paraná, em Uberlândia. Sem atuar desde o dia 16 de junho, no empate em 2 a 2 com o Internacional, o arqueiro comemora sua volta aos gramados.

“Fico feliz por ter definido minha vida. Acho que o jogador deve ter a cabeça tranqüila para voltar e realizar seu trabalho”, disse Bruno.

O Dia

Roger quer antecipar sua estréia pelo Flamengo

Rio - Roger está louco para vestir a camisa do Flamengo e entrar em campo. Contratado para ocupar a vaga deixada por Renato, que foi para o futebol dos Emirados Árabes Unidos, o apoiador vai estrear pelo Flamengo contra o Corinthians, dia 29. No entanto, ele deseja antecipar as coisas e entrar em campo contra o América, de Natal, na próxima quarta-feira.

"Elaboraram um trabalho de 15 dias para mim. A minha estréia está marcada para o dia 29, mas a vontade é jogar o mais rápido possível, na quarta-feira", comenta Roger, que fez a sua última partida oficial em abril.

Flamengo: Obina, de volta, fica no banco

Atacante é maior novidade do time, que terá ainda Bruno, Leonardo Moura e Renato Augusto

UBERLÂNDIA (MG) - A presença de Obina no banco de reservas deve ser a principal novidade do Flamengo hoje, no jogo contra o Paraná, às 20h30, no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Segunda-feira, no desembarque na cidade mineira, o jogador foi o mais aplaudido por aproximadamente 70 torcedores que esperavam o time.

Obina avisou que não é o salvador da Pátria, mas disse que, se entrar, espera ajudar o time a sair logo da zona do rebaixamento. “O Flamengo, hoje, significa tudo para mim”, afirmou.

Ele disse que está feliz por poder voltar a jogar e pelo carinho dos torcedores. “As pessoas me param na rua e falam muito bem de mim. Espero retribuir com gols”.

De início, o Flamengo terá a volta do goleiro Bruno, que renovou com o clube por três meses, do lateral-direito Leonardo Moura, recuperado de contusão, e do apoiador Renato Augusto, que estava no Canadá com a seleção brasileira sub-20.

O técnico Ney Franco anuncia algumas outras mudanças. A dupla de zaga será formada por Rodrigo Arroz e Thiago, pois Irineu e Angelim estão suspensos.

Ney Franco está entusiasmado com os torcedores. “O Flamengo vai jogar em casa em Uberlândia”, afirmou, devido ao incentivo dos mineiros, que devem lotar o estádio na partida de logo mais.

Com oito pontos, o Flamengo está na zona do rebaixamento. O time não joga desde o dia 7, no empate em 0 a 0 com o São Paulo.

No Paraná, que soma 16 pontos, os jogadores prometem a vitória de presente ao técnico Pintado, que está de saída para os Emirados Árabes. A única mudança em relação ao jogo anterior deverá ser a entrada de Nem na defesa, após ter a situação regularizada na CBF.

Cristian espera liberação para poder atuar pelo Flamengo

Rio - Nesta quarta-feira, o cabeça-de-área Cristian, ex-Atlético Paranaense, fez o seu primeiro treico com os novos companheiros de Flamengo. O novo reforço pode estrear contra o Grêmio, às 16h, no Olímpico, no próximo domingo. Apesar de ter dado apenas algumas voltas em torno do campo, ele afirma que está em boas condições físicas.

Para poder jogar, falta a liberação da documentação pelo Furacão. Ele será regularizado assim que o clube paranaense enviar os papéis à federação local.

"Quero jogar o mais rápido possível. Até esta quinta-feira acho que vai estar tudo certo. A esperança é jogar contra o Grêmio", disse.

Gazeta Esportiva

Flamengo reencontra Brasileirão precisando bater o Paraná

Uberlândia (MG) - Sem jogar desde 7 de julho, quando empatou sem gols com o São Paulo, o Flamengo reencontra o Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira, quando encara o Paraná Clube às 20h30 (de Brasília), no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), pela 13ª rodada.\ A partida aconteceria no Maracanã, mas o estádio está cedido para a disputa dos Jogos Pan-americanos e, por isso, o Rubro-negro vai atuar fora do Estado. Também por causa do evento, os flamenguistas fizeram apenas oito jogos no Brasileirão, três a menos que a maioria dos participantes, o que pode ser a explicação para o fato de o time carioca ocupar a zona de rebaixamento, com oito pontos. Já o Paraná Clube, que soma 16 pontos, está em queda livre e vem de duas derrotas seguidas em casa: 1 a 0 para América-RN e 2 a 1 para Figueirense.\

O técnico do Flamengo, Ney Franco, acredita que o seu time só está na zona de rebaixamento, porque tem menos jogos que a maioria dos rivais, mas reconhece que apenas uma seqüência de bons resultados fará os outros acreditarem na sua tese. Ele, porém, teme o fato de os próximos jogos serem bem complicados.

“A nossa posição na tabela não é das melhores e a nossa tabela a partir de agora é ingrata, pois jogamos fora contra Atlético-MG e São Paulo, vamos encarar o Paraná em campo neutro e depois vem o Grêmio, em Porto Alegre. Mas contra o Paraná, o mando de campo é nosso e no Brasileiro não podemos perder pontos dentro de casa”, disse Ney Franco.

Para o treinador flamenguista o adversário desta quinta-feira é muito perigoso por atuar da mesma maneira em casa ou como visitante. “O Paraná Clube tem uma maneira definida de jogar e muda muito pouco, até mesmo quando acontecem mudanças na sua comissão técnica. Eles têm a mesma forma de jogar em casa ou como visitante. Portanto, não se intimidam com nada e buscam a vitória”, afirmou.

Para esta partida, o comandante ainda não poderá contar com os reforços contratados nos últimos dias, os meias Ibson, Roger e Cristian, que não estão inscritos na competição. Recuperado de fadiga muscular, o lateral-direito Leonardo Moura foi confirmado, assim como Rodrigo Arroz e Thiago Gosling, que formarão a dupla de zaga titular porque Ronaldo Angelim e Irineu estão suspensos.

No meio-de-campo, Ney Franco ganhou um reforço importante, pois terá de volta o meia Renato Augusto, que foi reintegrado ao elenco após servir à seleção brasileira sub-20 no Mundial da categoria. No ataque, após ser multado pela diretoria por indisciplina, Souza está escalado para compor o setor com Leonardo. Com a sua documentação regularizada na CBF, o goleiro Bruno reaparece.

Outra boa notícia é a volta do atacante Obina, que não joga desde 25 de fevereiro, quando se lesionou no empate por 1 a 1 com o Vasco pelas semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O jogador, que se submeteu a uma cirurgia no joelho direito, surpreendeu ao se recuperar em tão pouco tempo e ficará como opção no banco de reservas, devendo entrar no decorrer do confronto.

Pelo Tricolor da Vila, o dia será de despedida. O técnico Pintado comandará a equipe pela última vez antes de partir para os Emirados Árabes e deixar o cargo para Gilson Kleina. E com uma seqüência ruim de resultados, que derrubou o time na classificação, a vontade é de deixar uma boa impressão com um resultado positivo.

“Quero deixar portas abertas, para um dia, quem sabe, voltar ao clube que me proporcionou essa condição muito especial”, afirmou o treinador, que ainda acredita em uma nova arrancada do Paraná na competição. Só estou saindo por uma questão financeira. Mas não tenho dúvida que esse grupo vai voltar a empolgar”, analisou.

Para a partida, o esquema tático 3-5-2 está confirmado, mas com uma novidade na formação da zaga. O veterano Nem faz sua estréia em sua segunda passagem pela equipe paranista. Liberado pela CBF, o jogador quer ajudar o time a reencontrar o caminho das vitórias. “É importante que voltemos a vencer o quanto antes. Todos sentiram os últimos resultados, mas não adianta só lamentar. É preciso reagir”, disse.

A outra novidade será na lateral direita. Depois de testar Parral e Léo Matos, desta vez a chance de mostrar serviço ficará com Alex, que tentará melhorar o aproveitamento no setor. O jogador quer aproveitar a troca de treinadores para permanecer entre os titulares. “Estou entrando num momento importante. Com a mudança no comando técnico, a briga por posição fica ainda mais intensa”, concluiu.

Moisés liberado para jogar pelo Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - A informação de que o Flamengo não pode mais escalar o zagueiro Moisés neste Campeonato Brasileiro porque o atleta estaria suspenso do futebol pela Fifa foi desmentida na tarde desta quarta-feira pelo procurador do atleta, o empresário Rodrigo Carboni.\ O atleta vinha travando uma batalha jurídica com o Krylya Sovetov, da Rússia, e levou a pior há 20 dias, quando a Corte de Arbitragem do Esporte (CAS), órgão oficial da entidade máxima do futebol mundial, lhe impôs uma punição que prevê que ele fique quatro meses afastado dos gramados. Mas essa pena só começará a ser cumprida em 1º de janeiro de 2008, quando termina o contrato do zagueiro com o Flamengo.\

“As pessoas precisam apurar antes de publicar as coisas. O Moisés não está punido a partir de agora. Essa situação jurídica, que o Flamengo sabia antes mesmo de contratar o jogador, foi definida há 20 dias. Mas ele está livre para jogar até dezembro”, disse Carboni.

As especulações começaram depois que o técnico Ney Franco divulgou que Moisés não seria escalado para a partida desta quinta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG), pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. O fato causou estranheza porque a dupla titular, composta por Irineu e Ronaldo Angelim, está suspensa, uma vez que seus integrantes receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols com o São Paulo.

“O Moisés sofreu um corte na testa e talvez por isso o Ney Franco tenha optado por preservar o jogador. Mas o Moisés está liberado para atuar em termos jurídicos”, afirmou o empresário.

Se Moisés está garantido até dezembro, depois dessa data ele deve se preocupar. Para contar com o jogador qualquer clube terá que pagar aos russos US$ 1 milhão (cerca de R$ 2 milhões) conforme determinou a CAS. Reserva no Flamengo, dificilmente o clube carioca pagará esta quantia e o atleta deverá ser dispensado.

PeléNet

Rivais 'recentes', Fla e Paraná jogam em busca de recuperação

Flamengo e Paraná se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h30, no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia, Minas Gerais, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, após dois confrontos pela Copa Libertadores da América de 2007. Em posições diferentes na tabela de classificação, ambos têm o mesmo objetivo: a reabilitação. Enquanto o time carioca, 18° colocado, não vence há seis rodadas, a equipe paranaense, em nono, não consegue os três pontos desde a sétima rodada.

Este confronto colocará frente a frente dois clubes que, ao menos em termos, se conhecem, já que ambos fizeram parte do Grupo 5 na segunda fase da competição continental. Nas duas partidas, respectivamente na Vila Capanema e no Maracanã, o Flamengo bateu o adversário por 1 a 0. Os dois passaram às oitavas-de-final, mas foram eliminados - o representante do Rio pelo Defensor-URU e o Paraná pelo Libertad-PAR.

Na zona de rebaixamento desde o seu sexto jogo no certame, o time carioca tem oito pontos e entrou em campo somente oito vezes na competição, justamente pelo adiamento de alguns de seus duelos por causa da disputa dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro. Assim, a intenção do elenco e da comissão técnica é conquistar vitórias nestas três partidas de desvantagem que a equipe possui em relação a maioria dos adversários para crescer na competição.

De volta ao grupo após passagem pela seleção brasileira Sub-20, que o afastou do Brasileiro por três rodadas, o meio-campista Renato Augusto acredita na recuperação breve do clube do Rio: "Do dia em que eu saí daqui até minha volta, já notei uma grande diferença. Os treinamentos têm sido mais pegados, os jogadores têm mais vontade, todo mundo quer ganhar. Isso reflete um grupo que pretende ir longe no campeonato".

Com 16 pontos na tabela de classificação, o time paranista está a três do vice-líder Goiás, mas sofre um processo de "queda-livre" no campeonato: nos últimos oito jogos disputados conseguiu apenas uma vitória e, depois de duas derrotas consecutivas em casa, busca como visitante voltar a conquistar um resultado positivo, o que conseguiu na segunda e na terceira rodadas da competição.

O Flamengo perdeu o principal jogador de sua equipe, o meio-campo Renato, que se transferiu para o Al-Nasr, dos Emirados Árabes, porém vive a expectativa de que os reforços contratados para suprir sua ausência - especialmente o volante Íbson e o meia Roger -, injetem ânimo no processo de recuperação do time, apesar de ambos não poderem atuar imediatamente - o primeiro só depois do dia 3 de agosto, porque veio do exterior, e o segundo por estar se recondicionado fisicamente.

Já o Paraná terá a despedida de uma referência no seu banco de reservas: o técnico Pintado comanda o time pela última vez diante do Flamengo. Coincidentemente, o treinador também vai para os Emirados Árabes, e trabalhará no Emirates Sport Club. Seu substituto já foi escolhido: será Gilson Kleina, que dirigiu o Ipatinga-MG na última terça-feira, na vitória por 2 a 1 sobre o Santo André-SP, e acompanhará o confronto desta quinta no Parque do Sabiá.

"Tenho muita confiança na equipe e acredito que eles continuarão fazendo um ótimo Brasileiro. É um clube pelo qual conquistei uma grande afinidade apesar do pouco tempo de trabalho e espero voltar a dirigi-lo um dia", comentou Pintado, que substituiu Zetti (atualmente no Atlético-MG) a partir da terceira jornada do campeonato, conquistando, até o embate com o time rubro-negro carioca, duas vitórias, três derrotas e quatro empates, ou 37,04% de aproveitamento.

O Flamengo é o mandante desta partida, mas ela será disputada na cidade mineira devido à realização do Pan-Americano durante o mês de julho e o evento utiliza, como um de seus equipamentos, o estádio do Maracanã, comumente o local onde o clube atua na capital fluminense. Outro jogo com o mando transferido foi o contra o América-RN, que será disputado também em Minas Gerais, mas na cidade de Juiz de Fora, no próximo dia 25.

GloboEsporte

Fla está em oitavo no quadro de medalhas

Atletas rubro-negros têm três ouros, duas pratas e dois bronzes no Pan-Americano

Site Oficial do Flamengo

Reprodução do site do Flamengo: Confira a colocação no quadro de medalhas\ O Flamengo não faz sucesso apenas no futebol. Como indica o quadro de medalhas apresentado pelo site oficial do clube, nesta quarta-feira, a nação rubro-negra também pode ter orgulho de seus atletas no Pan-Americano, por exemplo os da ginástica artística, como Diego Hypolito e Jade Barbosa. Às 10h30m, o Fla aparecia em oitavo. (Confira a ilustração ao lado).\

Os dois brilharam na ginástica artística do Pan que está sendo disputado no Rio de Janeiro. Diego conquistou duas medalhas de ouro, no solo e no salto sobre o cavalo, e uma prata, por equipes. Jade ganhou ouro no salto sobre o cavalo, prata por equipes e bronze no solo. E não se pode esquecer que Daniele Hypolito ficou com o bronze na trave.

A situação poderia ser ainda melhor caso outros atletas, com passagens pelo clube, ainda vestissem a camisa rubro-negra, como o nadador Kaio Marcio, medalha de ouro na manhã desta quarta-feira, e o judoca Flávio Canto, que compete no próximo sábado.

Confira a relação de atletas rubro-negros no Pan:

Remo - Thiago Almeida, Leandro Loureiro, Thiago Gomes, José Carlos Sobral Júnior, Renata Görgen, Kissya Cataldo, Nilton Alonço e Deborah Amorim (reserva).

Nado Sincronizado - Caroline Hildebrandt, Gláucia Héier, Michelle Frota e Giovana Stephan, além da técnica Roberta Périllier.

Pólo Aquático Feminino - Marina Canetti, Cecília Canetti e Manuela Canetti.

Ginástica Artística - Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Diego Hypólito e Victor Rosa, mais o técnico do masculino, Renato Araújo.

Judô - Leonardo Leite (reserva da categoria meio-pesado).

Futebol - Marcelo (goleiro), Lucas (zagueiro) e Michel (lateral).

Lula sanciona a Timemania

De três emendas polêmicas, duas são vetadas pelo presidente da República\ Fabrício Costa\

O presidente Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã\ O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, finalmente, resolveu dar uma mãozinha aos clubes de futebol do país. Ele sancionou nesta quarta-feira, dia 18 de julho, a Timemania, loteria com escudo de 80 times das Séries A, B e C, que tem por objetivo arrecadar R$ 500 milhões por ano. Com isso, espera sanear parte das dívidas dos clubes com o INSS, FGTS e Receita Federal, que gira em torno de R$ 900 milhões.\

- É o primeiro gesto do governo para ajudar os clubes. Isso acontece no mundo inteiro, inclusive na Europa, onde os times são ricos. É uma medida inteligente, que interessa a todos: dirigentes, torcedores e governo - afirma Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo.

Das três emendas polêmicas da Timemania, duas foram vetadas por Lula. O direito de optar, e não ser obrigado, a transformar o clube em sociedade anônima foi mantido. Mas o pedido de parcelamento sem retirar as ações na Justiça e a extensão da isenção fiscal de entidade filantrópica de três para cinco anos foram indeferidos pelo presidente da República.

- O que conseguimos foi uma grande conquista. O prazo de quitação do que devemos passou de 15 para 20 anos. Apesar de não termos o direito de desistir da loteria, só adere à Timemania quem quer. E se um clube for expulso, continuará honrando seu compromisso com o governo federal, já que cedeu sua imagem para a Caixa Econômica Federal pelos mesmos 20 anos - pondera o dirigente do Tricolor Paulista.

A entrada em vigor da Timemania é fundamental para os clubes adquirirem capacidade de investimento e financiamento. O que só deve acontecer no início do ano que vem. Embora o ministro do Esporte, Orlando Silva, tenha prometido regularizar a loteria no dia 30 de julho, os clubes ainda terão um prazo de 90 dias, a partir da regularização, para aderir ao jogo do governo federal.

- Estou muito satisfeito com o que foi sancionado. Depois que fizermos as declarações negativas de débitos, tudo vai ficar mais fácil - acredita o presidente do Flamengo, Márcio Braga.

Entenda a Timemania:

Os clubes ficarão com 25% do montante arrecadado: 65% para a Série A, 25% para a Série B e 10% para a Série C. Outros 46% da arrecadação serão destinados aos prêmios. O que sobrar será utilizado para custear os gastos com a loteria (20%), projetos sociais do Ministério do Esporte (5%), Fundo Penitenciário Nacional (3%) e seguro social (1%).

As cartelas serão vendidas em bancas de jornais e casas lotéricas por um valor em torno de R$ 2.

Os clubes não são obrigados a aderir à Timemania. Mas os que optarem pelo financiamento podem ser punidos caso não cumpram com as responsabilidades acordadas com a Caixa Econômica Federal

Tremam, zagueiros! Obina está voltando

Torcida vibra na internet com retorno do xodó, que ficou cinco meses afastado do time\ Rafael Cardoso\ Obina no treino do Flamengo\

Foram quase cinco meses de agonia, em que a torcida do Flamengo não pôde ver um de seus grandes xodós em campo. O drama de Obina começou no dia 25 de fevereiro, na semifinal da Taça Guanabara, contra o Vasco. O jogador sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, justamente no lance em que abriu o placar para o Mengo. O tempo passou e os rivais já começam a tremer de medo com a notícia bombástica: o Anjo Negro está voltando!

Se o temor dos adversários é grande, a alegria rubro-negra é maior ainda. No site de relacionamentos Orkut, as mensagens de comemoração e as brincadeiras já fazem parte dos principais fóruns de discussão. E os tradicionais 'facts', frases de exaltação ao jogador, voltaram com tudo. Tem até quem já sonhe com uma narração do gol de Obina contra o Paraná, nesta quinta-feira.

"Obina está de volta! Ele entra agora aos 37 minutos do 2º tempo, em Uberlândia, Miiinas Gerais, a cidade do pão de queeeeijo. O Anjo Negro recebe a primeira bola, aplica um ovinho lindo no zagueiro do Paraná. Ele está voltando com tudo. Invadiu a área, finge que vai bater, dribla o goleiro... É só fazer...Tocou para dentro... Que lindo! GOOOOOOOOOOOOL... É DO MENGÃO, É DO MENGÃO, É DO MENGÃO... OBIIIIIIIIIINA É O NOME DELE..."

"Obina facts" ganha novo fôlego

O otimismo rubro-negro fica ainda mais claro em outros exemplos de 'facts'. Sobrou até para a bandeirinha Ana Paula...

No começo, o futebol era esporte individual. Até o dia que Obina se sentiu sozinho e pediu um amigo à sua altura para ajudá-lo. Vieram 10.\ Obina não precisa fazer campanha por número de camisa. Os números é quem devem fazer campanha para ter o Obina.\ Chamaram o Obina para ver os ensaios fotográficos da bandeirinha Ana Paula para a PLAYBOY. Ela tirou a roupa, mas as câmeras se voltaram para o Anjo Negro, que acabou sendo a principal atração.\ Ana Paula posou nua porque soube que Obina tinha brigado com a mulher dele.\ Quando teve notícia que Obina tinha voltado a treinar, a CBF proibiu o Flamengo de utilizar o Maraca durante o Pan, com medo do Anjo Negro destruir o gramado.\ Eurico ficou revoltado com o adiamento do primeiro Fla x Vasco, porque sabia que Obina estaria em condições de jogo até lá.\ Se Romário continuar nesse ritmo, Obina faz 2000 gols antes dele...\ Os ligamentos do joelho do Obina só romperam porque a terra quis girar ao contrário para ver o gol dele contra o Vasco.\ A verdade foi revelada! O fatídico árbitro que parou o jogo pra correr para o banheiro, não saiu porque o sanduíche de queijo lhe caiu mal, mas porque Obina apontou para ele e disse: "Foi você que comeu o meu acarajé, não foi, meu rei?"\

Alexandre Pires prestigia treino do Fla

Cantor, rubro-negro doente, faz questão de ver o time no Parque do Sabiá

Entre os mais de mil torcedores que foram ao treino do Flamengo no Parque do Sabiá, em Uberlândia, um deles se destacou. O cantor Alexandre Pires aproveitou a passagem do time pela cidade mineira para poder ver de perto os jogadores de seu clube de coração.

O cantor, que é de Uberlândia, chegou de viagem de Porto Rico nesta terça-feira e não perdeu tempo.

- Sou Flamenguista doente. Vou sempre ao Maracanã. Cheguei hoje (terça) de viagem e fiz questão de ver o time. Vai ser uma honra o Flamengo jogar no Parque do Sabiá - afirmou

Dez motivos para acreditar na recuperação

Torcedor rubro-negro tem ingredientes de sobra para esperar tranqüilo por dias melhores

Rafael Cardoso Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro entre em contato

Obina acredita na recuperação do Mengão no Campeonato Brasileiro. E você, também acredita na força rubro-negra?

Leia abaixo, os dez motivos pelos quais a torcida do Flamengo não pode perder as esperanças no time e na arrancada no Campeonato Brasileiro.

Roger chegou para dar mais qualidade ao meio-de-campo rubro-negro. Além do mais, já conquistou a torcida com sua declaração sobre o manto sagrado.

Ibson e Cristian chegam para reforçar a proteção à defesa do Fla. O primeiro deles já é de casa e bem querido pelos torcedores rubro-negros.

Renato Augusto voltou bem da seleção sub-20 e já enfrenta o Paraná nesta quinta-feira em Uberlândia.

O xodó da Gávea, Obina, está recuperado da lesão e Ney confirmou sua entrada no jogo contra o Paraná. Os adversários vão tremer de medo!

Leo Moura também não sente mais nada na coxa direita e está confirmado como titular absoluto na lateral direita do Mengão.

Se Maxi Biancucchi jogar pelo menos metade do que joga seu primo Messi, o Mengão terá uma excelente opção ofensiva.

Com novas opções táticas, Ney Franco não terá nenhuma desculpa para não armar uma equipe competitiva no Campeonato Brasileiro.

12 dias sem jogos oficiais: o técnico teve um tempo bem razoável para consertar os erros e entrosar mais a equipe.

O Mengão tem três jogos a menos do que os 12 primeiros colocados na tabela. Três vitórias farão o time subir 11 posições!

No papel, o elenco rubro-negro não deve nada a ninguém. Se todos corresponderem às expectativas, o Fla arranca de vez no Brasileiro.

Fla x Paraná: vendas a todo vapor

Partida será disputada na noite desta quinta-feira, em Uberlândia, por causa do Pan no Rio

Das agências de notícias Em Uberlândia

Além de marcar presença no aeroporto e no treino no Parque do Sabiá - mais de mil pessoas estiveram no estádio -, a torcida do Flamengo promete outra festa nesta quinta-feira, no jogo contra o Paraná Clube, em Uberlândia.

Dos 50 mil ingressos à venda, aproximadamente 32 mil já foram vendidos em todas as casas lotéricas de Uberlândia. Nesta quarta-feira, no entanto, as vendas devem acontecer apenas no estádio.

A renda da bilheteria vai para a prefeitura da cidade, que, além de bancar todas as despesas, pagou R$ 150 mil (líquido) ao clube.

- Se o jogo fosse no Rio, nossa estimativa seria de arrecadar só cerca de R$ 50 mil - diz Flávio Pereira, diretor de arrecadação do Fla.

Lance

Fla começa maratona no Brasileirão contra o Paraná

Obina é a novidade e pode entrar no segundo tempo contra os paranaenses

Obina pode entrar no segundo tempo depois de quase cinco meses parado (Crédito: Paulo Wrencher)

Rafael Ximenes e Tiago Pereira

O Flamengo começa nesta quinta-feira contra o Paraná, às 20h30min, em Uberlândia (MG), uma verdadeira maratona no Campeonato Brasileiro. Nos próximos dois meses serão 17 jogos, com pouquíssimo tempo de intervalo. A freqüência de partidas entre meio e fim de semana só terminará após ao clássico contra o Vasco, em 16 de setembro, quando a equipe terá uma semana de descanso, voltando a jogar apenas no dia 23, contra o Juventude, em Caxias do Sul.

Com tantos jogos em um curto período de tempo, nada melhor para o técnico Ney Franco do que contar com mais opções no elenco. E para a partida contra o Paraná ele terá o retorno de jogadores importantes.

O setor defensivo terá a volta Leonardo Moura, que estava com uma lesão na coxa direita. Outro retorno é o de Renato Augusto. O apoiador esteve com a fracassada Seleção Brasileira sub-20 no Mundial do Canadá e será fundamental na criação do time, que andava carente, já que Léo Lima não correspondeu às expectativas.

Mas o principal retorno está fora das quatro linhas. Pelo menos por enquanto. O atacante Obina teve uma recuperação surpreendente, viajou para Uberlândia, e tem reais chances de entrar no segundo tempo.

- O problema dele é o ritmo de jogo. Por isso ele fica no banco e quem vai dizer se ele vai entrar ou não será o jogo - afirmou Ney Franco.

Obina se machucou contra o Vasco, na semifinal da Taça Guanabara, em 25 de fevereiro, e foi obrigado a fazer uma cirurgia no joelho esquerdo. O ataque será formado por Leonardo e Souza, que teve um problema disciplinar no treino de sábado, mas pediu desculpas e voltará ao time. Ele ainda não marcou neste Brasileirão.

Os desfalques do Flamengo são os zagueiros Irineu e Ronaldo Angelim, suspensos. Entram Rodrigo Arroz e Thiago. Arroz não atua desde 18 de março, na partida contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca.

- O importante é estar preparado e eu sempre estive. O Ney está me dando essa oportunidade e quero retribuir da melhor maneira - disse o zagueiro.

No Paraná, a partida desta quinta-feira marcará o adeus do segundo técnico em 2007. Após a saída de Zetti, que foi para o Atlético-MG, o time será comandado pela última vez por Pintado, que a partir de sexta-feira vai para o Emirates Sports Club, dos Emirados Árabes. Acompanhando a partida estará Gílson Kleina, ex-Ipatinga, e que assumirá o comando paranista após a partida. Motivado, Pintado quer uma vitória antes do adeus.

- Vou sair do Paraná somando três pontos para a equipe. Confio neste time e sei que mesmo depois da minha saída eles farão um bom Campeonato Brasileiro. Temos um grupo excelente e o torcedor pode confiar - disse o técnico.

Só que a pressão por bons resultados também ajudou na saída do treinador. Até o momento, Pintado comandou o Paraná em nove partidas e seu desempenho não foi dos melhores: foram apenas duas vitórias, quatro empates e três derrotas. Sem vencer há quatro jogos, o meia-armador Vinícius Pacheco sabe da importância de bater o Rubro-Negro.

- Não estamos numa boa fase, mas, com uma vitória sobre o Flamengo, tudo voltará ao normal. Num Brasileirão tão equilibrado, é normal as equipes passarem por uma fase ruim - admitiu o jogador, que pertence ao Fla, mas está emprestado até o fim do ano.

A equipe voltará a jogar com três zagueiros nesta partida. Sem contar com Daniel Marques, lesionado, Nem fará a sua estréia, após chegar do Sporting Braga. No meio-de-campo, Goiano segue na equipe titular, assim como Vandinho na armação das jogadas, apesar da má fase. No ataque estará Josiel, artilheiro do Brasileirão com dez gols e único poupado das críticas dos últimos jogos.

Flamengo vence e avança na Copa Macaé

Time sub-17 goleia o Friburguense e se classifica para as quartas

O Flamengo goleou nesta quarta-feira o Friburguense, por 6 a 1, e se classificou para as quartas-de-final da Copa Macaé Sub-17. O apoiador Bruno Paulo (dois), os atacantes Vinícius e Diego Maurício, o zagueiro Fabrício e o meio-de-campo Guilherme Machado marcaram para o Rubro-Negro.

Na quinta-feira, o Flamengo enfrenta o vencedor do jogo entre Independente e Profute, nas quartas-de-final da competição.

Thiago, do Fla: 'Vamos ter de nos superar'

Zagueiro pede cuidado com o Paraná, principalmente com Josiel, artilheiro do Brasileiro

Com as suspensões de Ronaldo Angelim e Irineu - receberam o terceiro cartão amarelo -, Thiago terá mais uma chance entre os titulares do Flamengo no jogo contra o Paraná, nesta quinta-feira, e não quer perder mais uma chance de mostrar serviço. O zagueiro também pediu cuidado com Josiel, artilheiro do Brasileiro, com dez gols.

- Vamos ter de nos superar e ter atenção, principalmente com o atacante deles, que é o artilheiro do campeonato. Mas toda a equipe é boa - afirmou.

Ney Franco reclama do tempo sem jogos

Flamengo ficou 11 dias sem jogar no Brasileiro e tem, pelo menos, três jogos a menos que outras equipes

Depois de 11 dias parado (o último jogo foi no dia 7, contra o São Paulo), finalmente o Flamengo volta a disputar uma partida pelo Campeonato Brasileiro, contra o Paraná, em Uberlândia. Na zona de rebaixamento, o técnico Ney Franco reclamou do tempo de inatividade, que estaria prejudicando o time.

No entanto, segundo o treinador, agora é hora da arrancada.

- O momento é de pensar para vencer e dar uma arrancada no campeonato. É uma situação chata ter que ficar assistindo aos outros jogos do Brasileiro na televisão e não poder jogar - afirmou.

Com o tempo parado (o Flamengo chegou a ficar mais 18 dias sem jogar), a equipe de Ney Franco estacionou na zona de rebaixamento, com oito pontos em apenas oito jogos, contra 11 da maioria dos clubes.

Flamengo seria oitavo em ranking do Pan

Clube está na frente de países como Argentina, Chile e Porto Rico

Confira o quadro de medalhas dos atletas rubro-negros (Crédito: Divulgação)

Os atletas do Flamengo estão tendo um desempenho muito bom nos Jogos Pan-Americanos do Rio. Tanto é que no quadro de medalhas estão na frente de países como Argentina, Chile e Porto Rico.

A Argentina tem: (3 ouros, 1 prata e 7 bronzes), Chile (2 ouros, 2 pratas e 4 bronzes) e Porto Rico (2 ouros, 1 prata e 5 bronzes).

Diego Hypólito assegurou dois ouros (solo e salto), além da medalha de prata por equipe. Jade Barbosa conquistou uma medalha de ouro (salto), uma de prata (por equipe) e uma medalha de bronze (solo) e Daniele Hypolito ficou com a medalha de bronze, além da prata conquistada por equipes.

O número de medalhas dos atletas do Flamengo pode aumentar, pois nesta quinta-feira serão realizadas três finais com participação de remadores rubro-negros, na Lagoa Rodrigo de Freitas.