Notícias

Clipp 19/setembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Suspenso por 120 dias no STJD, Obina se despede de 2007

Ao se defender, jogador se complica: 'Quis atingir o pescoço, não o rosto'

Legenda da foto: OBINA E SEU pai choram ao deixarem o STJD. O jogador foi punido com quatro meses de suspensão

Legenda da foto: O JOGADOR ATINGE Índio com uma cotovelada em Porto Alegre

Carlos Eduardo Mansur

Sentado diante dos auditores do tribunal, Obina aparentava a insegurança dos tempos em que ainda não conquistara a torcida do Flamengo. Se suas chances de absolvição já eram pequenas, sua tensão foi decisiva. Por quatro votos a um, ele foi suspenso por 120 dias pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter dado uma cotovelada no zagueiro Índio, do Inter, no jogo do dia 8 de setembro.

Após o julgamento, Obina deixou o STJD chorando. Afinal, vai lembrar de 2007 mais pelos períodos de inatividade do que por gols. Em março, após cirurgia no joelho, ficou quatro meses parado. Mesmo tempo que, agora, terá que cumprir pela agressão. O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, anunciou que entrará hoje com recurso, o que levará Obina a outro julgamento no tribunal pleno do STJD. Ao mesmo tempo, pedirá efeito suspensivo embora saiba que a chance é bem remota.

Abalado, atacante chora ao deixar o tribunal

Com Obina denunciado no artigo 253, que fala em agressão e prevê pena de 120 a 540 dias, a defesa tentou a desclassificação para o 255, que trata de ato de hostilidade, com pena de um a três jogos. Quando Obina foi chamado para depor, mostrou-se nervoso diante de um tribunal que já parecia convencido da agressão. Após negar a cotovelada e dizer que tentara dar um "chega pra lá" em Índio para se desvencilhar, Obina admitiu o golpe. Disse ter sido perseguido com socos pelo rival.

- Tive intenção de atingir o pescoço, não o rosto - disse, no momento mais comprometedor do depoimento.

Enquanto negava a agressão, Obina afirmou que faria o mesmo gesto num treino na Gávea. Depois, disse que jamais repetiria o ato. O atacante saiu chorando do tribunal:

- O que disse era que não quis machucar. Não sou desleal, não queria fazer aquilo. Há momentos em que você perde a cabeça, mas não quer agredir. Estou triste. Estão me vendo de forma errada.

Michel Assef Filho, que chegou a interromper o depoimento de Obina, pretende levá-lo de novo ao STJD. Ele vai tentar novamente a desclassificação para o artigo 255.

- Obina é sempre muito sincero no que diz - afirmou o advogado.

Recentemente, o atacante Souza, expulso no jogo com o Grêmio ao atingir Tcheco duas vezes, foi denunciado por agressão. Como a bola estava em disputa no lance da primeira falta, ele foi punido por jogada violenta (artigo 254). Na segunda investida, com Tcheco caído, Souza o empurrou. O tribunal o enquadrou no artigo 258 (ato contrário à disciplina). Souza ficou sete jogos suspenso.

Antes mesmo do julgamento de Obina, o técnico Joel Santana pedia punição a Adriano, do Internacional:

- O Obina apanha sempre. O tribunal precisa julgar o cara que fez falta no Ibson, que está há duas semanas parado.

Além de Obina, Joel tem outros problemas para montar o time que enfrenta o Juventude, domingo. Lesionados, Paulo Sérgio e Renato Augusto estão fora. Ibson tem remotas chances. Maxi, entregue à preparação física, pode reaparecer. Já Roger segue em trabalho físico e é dúvida.

Fernando Calazans

Obina pegou 120 dias de suspensão. Algum absurdo? Não. Não, para quem desferiu uma cotovelada no adversário. Se todos, todos os atos de ignorância fossem igualmente punidos, tudo bem. O absurdo do futebol brasileiro é que outros jogadores e técnicos não sofrem advertência, às vezes por atos e comportamentos piores até do que os de Obina. Temos uma dupla falta de critério.

Falta de critério dos juízes, no campo; falta de critério dos doutores, no tribunal.

Obina foi flagrado pelas câmeras da tevê. As mesmas que, no início do jogo, flagraram o jogador do Inter, numa entrada criminosa, tirar de campo o Íbson, do Flamengo. Com Adriano, do Inter, nada aconteceu. E com Luciano Almeida, do Botafogo, que, numa entrada por trás quebrou a perna de Reasco? Ah, com esse aconteceu. Sabem o quê? Sofreu dois jogos de suspensão. Dois joguinhos para Luciano Almeida, 120 dias para Obina...

Com critério ou sem critério (sobretudo sem), é que esse Brasileiro bate recordes de casos de violência julgados no STJD. Recorde de suspensões. É a violência progressiva de que tenho falado, e sem sinal de ser estancada.

Jornal dos Sports

Até 2008, Obina!

STJD condena o jogador a 120 dias por cotovelada em zagueiro do Internacional

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Com a decisão do STJD, Obina está fora do Brasileiro deste ano. Clube vai recorrer da decisão

STJD. Este pode ser considerado o maior adversário do Flamengo neste Brasileiro. Depois de ver o atacante Souza ser suspenso por sete partidas, como punição pela expulsão contra o Grêmio, agora foi a vez do técnico Joel Santana perder o seu outro goleador. Obina pegou pena mínima e foi punido com 120 dias de afastamento, na tarde de ontem, pelo artigo 253 (agressão).

Se tivesse recebido a pena máxima, o atleta poderia ficar fora dos gramados por até 540 dias.

O advogado Michel Assef Filho tentou fazer com que Obina fosse indiciado em outro artigo, alegando que ele deu uma cotovelada no rosto do zagueiro Índio, do Internacional, porque teria sido incentivado pela própria vítima. No entanto, os auditores não aceitaram este recurso. O Flamengo tentará hoje o efeito suspensivo; mas, por enquanto, Obina está preventivamente afastado do Brasileiro deste ano.

Com isso, o técnico Joel Santana ganhou mais um problema. Somada à suspensão de Obina, há a fratura na clavícula esquerda de Paulo Sérgio — que ficará afastado por cerca de 45 dias —, o estiramento na coxa direita de Renato Augusto e o fato de o argentino Maxi Biancucci só estar voltando agora de uma contusão também na coxa — sendo bem provável que ele ainda demore um tempo para readquirir ritmo de jogo.

Quebra-cabeça

Considerado a grande esperança da torcida rubro-negra, Maxi está ansioso pela volta. Ontem, o jogador fez musculação na parte da manhã e depois se juntou ao grupo, à tarde, na piscina. Todos esses desfalques estão fazendo Joel quebrar a cabeça,  para conseguir encontrar jogadores que consigam desempenhar um bom papel no ataque.

As opções que sobraram são Souza, a revelação Kayke e o relegado Leonardo — outro jogador que vive constantemente entregue ao departamento médico.

“Venho recebendo muitos conselhos, mas ninguém fala que contra o Vasco, fiquei sem o Souza, Maxi, Ibson, Roger e depois o Paulo Sérgio, além do Renato Augusto. É muita coisa, imagine qualquer time neste Brasileiro desfalcado de pelo menos cinco jogadores considerados titulares. O trabalho acabou ficando prejudicado”, desabafou Joel Santana.

Pausa pouco produtiva na Gávea

Desde que assumiu o comando do Flamengo, o técnico Joel Santana chamava a atenção para o fato de ter pouco tempo para trabalhar o seu grupo; afinal, a equipe jogava duas vezes por semana. Pela primeira vez, desde a partida contra o Santos, o treinador terá a tão sonhada pausa. No entanto, ela não parece encher tanto os olhos de Joel.

Depois de dar folga ao grupo na segunda-feira, ontem foi um dia exclusivo para treinamento físico. O problema é que os jogadores não agüentaram o forte ritmo da atividade realizada pela manhã, na praia e, à tarde, ficaram na piscina fazendo trabalho de relaxamento.

“Foi um dia só para o Ronaldo Torres (preparador físico), aprimorar a parte física. Agora, terei tempo para pensar melhor na parte tática nos próximos dias”, argumentou o treinador.

’Chinelinhos’

Por incrível que possa parecer, justamente Roger e Maxi, que ficaram treinando à parte o condicionamento físico, na semana passada, não foram à praia. Os dois ficaram fazendo musculação junto com Ibson, que se recupera de lesão no tornozelo. O treino integral, que estava marcado para esta quarta-feira, foi alterado — passando, apenas, para a parte da manhã.

Rubro-negro Rômulo reencontrará time onde começou

Úrsula Nery

Rômulo se exercita na piscina acompanhado pelo meio-campo Leo Medeiros. Jogador voltará a sua casa, mas com a camisa do Flamengo

A partida de domingo, em Caxias do Sul, contra o Juventude, é especial para o cabeça-de-área rubro-negro Rômulo. O jovem jogador começou sua carreira no Juventude e veio para o Flamengo quando tinha apenas 13 anos. Na Gávea, o atleta cresceu, se aperfeiçoou e, com a chegada do técnico Joel Santana, se firmou na equipe principal. Ontem, Rômulo agradeceu ao seu ex-clube, mas comentou sobre a importância que o rubro-negro carioca teve em sua vida.

“Tenho a agradecer ao Juventude por ter me dado a oportunidade de começar, mas foi o Flamengo que me deu tudo que eu tenho até aqui”, disse o jogador.

É a primeira vez que o novo camisa cinco da Gávea enfrenta o Juventude, desde que se tornou profissional. O jovem atleta, que vem tendo atuações seguras, na frente da dupla de zaga do Flamengo e às vezes atua até como um terceiro zagueiro, lembrou as dificuldades que o time da Gávea sempre encontra quando joga no Sul do país.

“Hoje em dia é totalmente diferente, voltarei para a minha casa, mas agora com a camisa do Flamengo. Jogar lá no Sul é sempre difícil, pois o futebol gaúcho é muito aguerrido”, disse Rômulo.

Se o Flamengo conseguir vencer a ex-equipe de Rômulo neste domingo, chegará aos 36 pontos e se afastará de vez da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Dependendo dos resultados das outras partidas, o Flamengo poderá terminar a rodada até em décimo lugar.

Novela Juan longe de um final feliz no Fla

A renovação do contrato do lateral-esquerdo Juan já está começando a virar a nova novela da Gávea. A trama que já dura mais de duas semanas, e que já chegou a ser anunciada como certa pelos dirigentes do Flamengo, parece ter sofrido algum tipo de reviravolta. Juan, que é o líder em assistências no Campeonato Brasileiro e grande destaque do time, avisou que a renovação está quase certa e que em breve esta novela terá um final feliz.

“Está faltando só conferir o contrato para saber se está tudo certinho. Mas não tem problema nenhum, já resolvemos tudo”, disse o jogador — que aproveitou para elogiar o clube.

"Eu me sinto em casa aqui na Gávea. Vir para o Flamengo foi muito bom pelo lado profissional”, afirmou Juan — que deve prolongar o contrato até dezembro de 2010. Antes de chegar ao Flamengo em 2006, o lateral defendeu as cores do Fluminense, Arsenal-B (Inglaterra )e do São Paulo.

Fla estréia sexta no Estadual de basquete em busca do tri

Na próxima sexta-feira, a equipe flamenguista de basquete começa sua caminhada rumo ao tricampeonato carioca de basquete. Em sua estréia, o Flamengo/Petrobrás encara o Recreio/Volta Redonda, na casa dos adversários, às 19h.

Além de Fla e Volta Redonda, o estadual de basquete também contará com a participação de Vasco, Fluminense, Iguaçu, Automóvel e Liga Macaense.

Segue a programação do Flamengo, favorito ao título, na competição:

28/9 – sexta-feira:\ Recreio/Volta Redonda x Flamengo/Petrobras, às 19h, em Volta Redonda.\ 03/10 – quarta-feira:\ Flamengo/Petrobras x Iguaçu BC, às 19h, na Gávea.\ 14/10 – domingo:\ Flamengo/Petrobras x Automóvel CF, às 11h, local a ser definido.\ 21/10 – domingo:\ Fluminense x Flamengo/Petrobras, às 11h, local a ser definido.\ 24/10 – quarta-feira:\ Flamengo/Petrobras x Liga Macaense, às 19h, na Gávea.\ 28/10 – domingo:\ Vasco da Gama x Flamengo/Petrobras, às 11h, local a ser definido.\

Torcida do Fla organiza campanha de doação de sangue

Para apagar a má fama das torcidas organizadas, a “Urubuzada”, fundada há pouco mais de um ano, organizou a campanha “Rubro-Negro Sangue Bom”, que beneficiou dezenas de pacientes com doações de sangue ao INCA (Instituto Nacional do Câncer). O movimento levou cerca de 50 doadores ao instituto, número bem maior do que a média registrada pela instituição.

João Paulo e Neli, casal morador de Belfor Roxo, saíram de suas casas às 6h da manhã para participar da campanha.

“Estava assistindo televisão na quinta-feira, vi a divulgação da campanha e resolvi participar”, comentou João, em entrevista à AgênciaFla, site oficial de notícias do Flamengo.

Para maiores informações sobre a doação de sangue, acesse o site do INCA:

http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=259

Fla vai entrar com recurso para aliviar pena de Obina

Nesta quarta-feira, o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, vai entrar com um recurso para aliviar a pena do atacante Obina, que foi suspenso por 120 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva(STJD).

”Vamos recorrer. A defesa continua entendendo que o fato não deveria resultar em uma pena de 120 dias. Ela é exagerada. A defesa entende que ele deveria ser punido, mas em outro artigo”, disse o advogado.

Segundo o advogado, Obina falou com sinceridade e confessou o ato.

”Obina é muito sincero. Tudo que ele disse lá é verdade. Ele confessou mesmo, mas como ato hostil, não como agressão”, afirmou.

O Dia

Flamengo: Obina recebe pena de 120 dias

Advogado vai recorrer da sentença e espera ter um novo julgamento na próxima semana

Rio - O Anjo Negro da Gávea jamais viveu inferno parecido. No primeiro semestre, sofreu séria contusão e, após cirurgia, ficou parado por quatro meses. Obina voltou a jogar recentemente, lutava por vaga no time, quando sofreu novo revés.

Desta vez, por goleada (4 a 1). Ontem, o atacante foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva a 120 dias de suspensão pela agressão a Índio, do Internacional, e está fora do Campeonato Brasileiro.

Muito nervoso, roendo as unhas o tempo todo, o jogador admitiu que quis acertar o pescoço de Índio, ‘mas sem intenção de machucá-lo’, o que serviu de argumento para sua condenação.

Insatisfeito com o veredicto, o advogado Michel Assef Filho vai entrar hoje mesmo com recurso pedindo novo julgamento ao Tribunal Pleno do STJD. Ele vai tentar, de novo, desclassificar a denúncia do artigo 253 (agressão) para o 255 (ato hostil). A expectativa do advogado rubro-negro, que já pressentia a condenação, é que o novo julgamento seja marcado para a próxima semana.

Assim que ouviu a sentença, o Anjo Negro desabou em lágrimas. Lembrou que já havia sofrido muito por causa dos quase cinco meses parado e que jamais passou por tanto constrangimento na carreira. “Estou muito triste. Dói mais do quando me machuquei. Deus sabe o que faz, mas fiquei tanto tempo parado, lutei muito para voltar a jogar e agora acontece isso. Estão me colocando de maneira errada, nunca quis machucar ninguém. Ele me deu um soco na altura dos rins, que doeu muito. Depois, pisei no pé dele e, ao pedir desculpas, ouvi palavrões de volta”, defendeu-se o jogador.

Obina disse que sua intenção era apenas ‘dar um tranco’ e não machucar o adversário, mas confundiu-se ao tentar explicar a diferença entre tranco e cotovelada. “Queria acertar seu pescoço, mas não o rosto”, admitiu.

Para o advogado rubro-negro, a confissão do atacante não foi decisiva para sua condenação. “Não foi isso que pesou. Ele é muito humilde e sincero. Confessou que deu a cotovelada, sim, mas isso foi um ato hostil e não agressão. Vamos conseguir reverter a situação no próximo julgamento”, disse Michel Filho, que planeja levar o atacante de novo ao Tribunal.

Assim que deixou o local do julgamento, Obina recebeu o apoio do pai, Manoel Brito, que rezava sem parar enquanto ouvia a sentença do júri. Muito abalado, o pai do atacante reclamou da decisão do júri. “Meu filho sempre foi trabalhador e honesto. Desde criança me ajudava a ganhar o sustento da família catando caranguejo na lama e hoje está sendo obrigado a deixar de trabalhar. Isso não é justo”, lamentou.

Depois do julgamento, Obina, solícito, ainda buscou um sorriso amarelo para posar para fotos ao lado de inúmeros fãs, em plena Avenida Rio Branco.

IMAGEM PREOCUPA

Agora, a preocupação de Obina é seguir trabalhando enquanto espera por novo julgamento e manter a imagem intacta com seus ídolos mirins. “Neste momento, não estou sendo bom exemplo para as crianças, porque eles (júri) viram tudo de outra maneira. Mas vou manter a cabeça no lugar”, disse o atacante.

NA GÁVEA, PLANO É LEVANTAR ASTRAL DO ATACANTE

Antes mesmo de ser anunciado o resultado do julgamento, uma verdadeira tropa de choque planejava a estratégia para ajudar Obina. O psicólogo Paulo Ribeiro pretende usar o mesmo tipo de trabalho feito no período em que o atacante se recuperava após a cirurgia. A ordem na Gávea é não deixar Obina triste.

Paulo Ribeiro reconhece que, nos primeiros dias, o jogador vai viver o ‘período de luto’, típico de quem passou por grande tristeza.

O psicólogo contou que Obina estava muito nervoso antes do julgamento e que ‘sabia que seria punido’.

“Ele não pode deixar a peteca cair, principalmente porque precisa se dedicar muito ao trabalho físico, para não engordar. É claro que ele vai ficar desmotivado, como estava no fim de sua recuperação, mas vai dar a volta por cima”, espera Paulo Ribeiro.

O zagueiro Ronaldo Angelim, amigo do peito de Obina, estava muito triste. Ele disse que está muito preocupado com o atacante, que tem enfrentado muitos problemas este ano.

“Ele não tem maldade no coração. Jamais faria algo para prejudicar alguém. Temos de dar muita força para ele, que já sofreu muito quando ficou parado”.

Antes de deixar a Gávea, em direção ao julgamento, Obina recebeu o apoio de todos os jogadores.

“Demos força, sim. Ele não merece passar por isso, porque é muito bacana”, lamentou Angelim.

Souza fará homenagem ao amigo

O atacante Souza não esquece. Quando foi alvo da ira da torcida, que gritava o nome de Obina a qualquer erro do atacante, recebeu apoio exatamente do amigo, que se recuperava da cirurgia. Várias vezes, ouviu conselhos do Anjo Negro, que sempre lhe pediu calma e paciência para superar a desconfiança da torcida.

Muitas vezes, Obina deu apoio a Souza publicamente, dando entrevistas para pedir à torcida que não o vaiasse. Agora, chegou a hora de Souza pagar a dívida de gratidão com o baiano.

“Ele sempre foi muito bacana comigo. Pedia para eu ter fé em Deus que um dia eu ganharia a confiança dos torcedores, que pegam muito no meu pé. Vou tentar retribuir esse carinho fazendo um gol para dedicar a ele”, promete Souza, que volta ao time contra o Juventude, domingo, em Caxias do Sul.

Souza, que desfalcou o time em nove dos 25 jogos disputados no Brasileiro, por causa de suspensões, disse que terá mais cuidado para não ser punido. “Preciso ter uma boa seqüência de jogos, e os cartões estão me atrapalhando muito”, reconhece.

O técnico Joel Santana, que ainda não sabe se vai poder escalar Roger, Fábio Luciano e Maxi (Íbson está praticamente fora), todos em recuperação física, também saiu em defesa do atacante.

“Obina apenas revidou, porque apanhou o jogo todo do Índio. Foi uma reação imediata. Ele não é de bater, basta ver o histórico do jogador. Pelo contrário, apanha toda hora. Mas não quero falar mais nada, porque, com tanto artigo na lei desportiva, daqui a pouco eu pego suspensão”, disse Joel.

Souza quer voltar mais light ao time do Flamengo

Rio - Depois de ficar sete partidas fora da equipe do Flamengo neste Campeonato Brasileiro, o atacante Souza afirma que vai retornar à equipe mais light a fim de não prejudicar novamente o Rubro-Negro. Souza já foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter agredido o apoiador Tcheco, do Grêmio, e, no clássico do último domingo com o Vasco, não atuou por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

" A melhor coisa que tenho de fazer é procurar deixar essa história de levar cartões amarelos e vermelhos de lado", disse Souza.

Gazeta Esportiva

Flamengo se reapresenta e treina na praia\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após descansar na segunda-feira, o elenco do Flamengo voltou a trabalhar forte nesta terça-feira, quando treinou em horário integral. Pela manhã, os jogadores rubro-negros realizaram atividades físicas na Praia do Leblon. Recuperando-se de lesões, os meias Ibson e Maximiliano Biancucchi permaneceram na Gávea, assim como o zagueiro Fábio Luciano, os meias Roger e Hugo Colace e o atacante Obina.\ “Eles não estão bem fisicamente o suficiente para realizarem esse treinamento. Ficaram na Gávea fazendo trabalho de resistência muscular”, afirmou o preparador-físico Ronaldo Torres, que comemorou a semana sem jogos. “Uma semana sem jogo no meio fará muita diferença. Na quarta-feira, por exemplo, o organismo dos atletas estará preparado para um desgaste alto. Como não acontecerá, aumentarão as reservas de energia. Estávamos jogando todo meio e fim de semana e isso tornava impossível um treino físico mais forte”, completou.\

Nesta quarta-feira, Joel Santana deverá comandar o primeiro coletivo da semana, quando começará a saber com quem poderá contar na partida do próximo domingo, contra o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi. Certo é que o meia Renato Augusto e o atacante Paulo Sérgio, que se machucaram contra o Vasco, não terão condições de atuar. O primeiro ficará duas semanas fora. Já Paulo operou o ombro e só volta em 45 dias.

Artilheiro do Fla, Juan sabe importância de vencer Juventude\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Com 33 pontos, o Rubro-Negro ocupa a 13ª colocação no Campeonato Brasileiro, mas está a apenas dois da zona de rebaixamento, onde se encontra o Juventude, adversário do time carioca, neste domingo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.\ Para isso, todos na Gávea sabem a importância de se conseguir um resultado positivo, apesar de o Flamengo não vencer fora do Rio de Janeiro desde maio. “Cada jogo tem sua história e o que importa é que temos que conquistar a vitória independente das circunstâncias, até porque o Juventude é um adversário direto nosso”, comentou o lateral-esquerdo Juan.\

Apesar dos números ruins fora do Rio de Janeiro, o Flamengo tem conseguido bons resultados no Maracanã, onde o time fará oito de seus últimos 13 jogos no Brasileiro. Até mesmo por isso, Juan não acredita que o Rubro-Negro sofra até o final da competição com a ameaça de rebaixamento. “O desempenho do time tem mostrado que a gente não vai se preocupar com isso. Mas precisamos continuar mostrando vontade sempre que entrarmos em campo”, disse o lateral.

Artilheiro do Flamengo no Campeonato Brasileiro com seis gols, Juan credita a boa fase tanto dele como do lateral-direito Leonardo Moura, ao esquema armado pelo técnico Joel Santana. “O Joel tem dado liberdade para a gente atacar. Consequentemente a gente chega mais na área e tem marcado mais gols.”

Quem espera alcançar e até ultrapassar Juan nesta briga pelo posto de goleador do Flamengo é o atacante Souza, que volta ao time no domingo após cumprir suspensão. Artilheiro do último Brasileiro, quando defendia o Goiás, Souza só balançou a rede três vezes na competição deste ano.

“Quero ter uma boa seqüência de jogos. Sempre que vinha conseguindo atuar seguidamente, acabava sendo suspenso e isso me atrapalhou. Agora estou bem física e tecnicamente e espero ficar longe de cartões amarelos e vermelhos”, afirmou Souza, que torce pelo retorno de Maxi, com quem se entendeu bem em alguns jogos. “Espero que ele possa estar de volta já contra o Juventude, para que, se o técnico optar, possamos atuar juntos e tentar ajudar o Flamengo a vencer.

Obina é suspenso e deixa ataque rubro-negro carente\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A temporada de 2007 definitivamente não está sendo boa para Obina. Depois de passar o primeiro semestre se recuperando de uma grave lesão no joelho, o jogador do Flamengo foi suspenso por 120 dias. Em julgamento realizado nesta terça-feira, o atacante foi punido por acertar uma cotovelada em Índio, do Internacional, durante jogo realizado no último dia 8, deixando o treinador Joel Santana com poucas opções no setor ofensivo.\ O Flamengo recorrerá da decisão e o Tribunal Pleno provavelmente vai amenizar a suspensão futuramente, como tem sido comum nas decisões recentes do STJD. No julgamento desta terça, Obina alegou ter sido provocado pelo adversário durante toda a partida. O jogador ainda disse que reagiu com um “tranco” e não com uma cotovelada às provocações do zagueiro colorado, mas teve dificuldades para explicar aos auditores à diferença entre os dois termos.\

O atacante rubro-negro deixou o tribunal chorando e garantiu ter sofrido mais do que com a lesão no joelho, sofrida na semifinal da Taça Guanabara e que o deixou de molho por cerca de cinco meses. Com a suspensão, Obina só deverá voltar a atuar na próxima temporada, caso o Flamengo não consiga reverter a situação em novo julgamento.

O desfalque do centroavante chega em um momento complicado para o Rubro-negro carioca. Além dele, o atacante Paulo Sérgio, que passou por uma cirurgia, deve ficar cerca de um mês e meio afastado dos gramados. Isso sem contar a ausência de Max Biancucchi e Renato Augusto, ambos ainda se recuperando de lesões.

Com todos esses problemas, Joel Santana deve utilizar Souza e Leonardo no ataque. Outra opção é colocar um homem a mais no meio-campo, deixando apenas um jogador na frente.

PeléNet

Obina pega 120 dias de gancho e desfalca Fla pelo resto do BR

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Pelo menos por enquanto, o atacante Obina vai desfalcar o Flamengo pelo resto deste Campeonato Brasileiro. Em julgamento realizado no fim da tarde desta terça-feira, no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o jogador foi punido com 120 dias de suspensão.

Agressão a rival do Inter rende ao atacante Obina suspensão rigorosa de 120 dias

Obina pegou a pena mínima do artigo 253 (agressão) do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) por ter acertado uma cotovelada no rosto do zagueiro Índio, na partida contra o Inter, no dia 8 de setembro, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar da derrota contundente no "tapetão", ele pelo menos livrou-se da pena máxima, que é de 540 dias.

No entanto, o atacante rubro-negro foi condenado por "goleada" no tribunal. Foram quatro votos a favor da suspensão por 120 dias e um pelo gancho por três partidas, pena máxima do artigo 255 (ato de hostilidade).

Apesar da suspensão de 120 dias, Obina ainda tem chance de voltar a atuar neste ano. Como o atacante foi julgado nesta terça-feira pela Segunda Comissão Disciplinar, a decisão ainda cabe recurso. Portanto, o departamento jurídico do Flamengo vai recorrer da sentença e o atleta deverá ser julgado novamente, desta vez pelo Tribunal Pleno do STJD.

De qualquer maneira, Obina deixou o auditório do STJD, no centro do Rio de Janeiro, às lágrimas. O jogador não conseguiu escondeu sua tristeza com o resultado do julgamento.

"Não achei justo, pois não tive a intenção de agredir. Mas vou acatar o que o tribunal decidiu e o doutor Assef [Michel Assef Filho, advogado do Flamengo] vai ver o que pode ser feito", comentou o jogador.

Obina só foi a julgamento nesta terça-feira porque sua agressão foi flagrada pelas câmeras de TV. Como o árbitro da partida (Paulo César Oliveira) não viu a cotovelada do atacante, ele escapou da expulsão e o fato não foi relatado na súmula. Entretanto, a procuradoria do STJD solicitou o vídeo da partida contra o Inter e utilizou as imagens para denunciar o atleta.

Argentino Colace chega para 'morder' e capitanear o Fla

Volante de 23 anos, conhecido como "El Leon" por "chegar mordendo", conta que, aos poucos, pretende buscar a faixa de capitão do time rubro-negro.

Vinicius Barreto Souto, especial para o Pelé.Net

RIO DE JANEIRO - Após uma década, a famosa raça argentina está de volta ao meio-campo do Flamengo com a contratação do volante Hugo Colace. Desde 1997, quando Alejandro Mancuso deixou a Gávea, o time não tinha um atleta platino na posição. Agora, "El Leon" - como é conhecido o jogador de 23 anos em seu país por "chegar mordendo" - desembarca no clube carioca para dar pegada à equipe e transformar-se no capitão rubro-negro.

Pelo menos é o que espera Colace, que foi capitão em todas as suas passagens pelas seleções de base da Argentina, tendo como companheiros os ex-corintianos Tevez e Mascherano e o vascaíno Darío Conca. Nesta entrevista ao Pelé.Net, o atleta fala sobre sua expectativa de vestir a braçadeira, de ser convocado para a seleção principal do seu país e outros assuntos.

Pelé.Net - É verdade que você foi capitão em todas as equipes que atuou? Pretende ser capitão do Flamengo também, apesar de falar outra língua?\ Colace - Nas seleções de base da Argentina, da Sub-15 à Sub-20, sempre fui capitão, mas nos clubes não. Gostaria de ser capitão do Flamengo sim, mas primeiro tenho de me entrosar com meus companheiros. Depois, acho que posso ser o capitão, sem problemas.\

Pelé.Net - Você é o quarto argentino a jogar por um clube carioca neste ano. Aqui, a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala em jogador argentino é a raça característica dos atletas. Você acha que é por causa desta virtude que o futebol do Rio tem contratado tantos argentinos?\ Colace - Pode ser por isso sim. No Rio e no Brasil, estão sempre dizendo que os argentinos tem uma diferença no sangue. Então, creio que é por isso que há cada vez mais argentinos aqui.\

Além de Colace, atualmente, o futebol carioca tem outros três argentinos: o atacante Maxi Biancucchi (primo de Messi), do Flamengo, o zagueiro Emiliano Dudar e o meia Darío Conca, ambos do Vasco.

Pelé.Net - Você passou pelas seleções de base da Argentina, mas ainda não esteve na profissional. Não acha que será mais difícil ser convocado para a seleção principal atuando fora do seu país? Ou acredita que o Flamengo pode lhe proporcionar uma boa vitrine?\ Colace - Não, pelo contrário. Creio que jogando muitas partidas aqui pelo Flamengo, tenho uma boa possibilidade de ser convocado para a seleção principal.\

Pelé.Net - Na sua apresentação oficial, você elogiou muito o Mancuso, que foi o último volante argentino a atuar pelo Flamengo. Você se inspira nele?\ Colace - Sim. Ele foi um jogador muito bom. Para mim, a passagem dele pelo Flamengo foi marcante. Quero seguir os passos dele e também vestir a camisa número 5.\

Pelé.Net - Como você gosta de atuar no meio-campo? Como primeiro ou segundo volante?\ Colace - Tanto faz. Não tenho problema em jogar como primeiro ou segundo volante. Também gosto de sair para o jogo.\

Joel 'revive' início da fuga do rebaixamento com o Flamengo

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Há dois anos, o Flamengo iniciava uma improvável arrancada invicta para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro com um empate heróico com o Juventude, em Caxias do Sul, em partida que marcou a estréia do técnico Joel Santana. E no próximo domingo, o treinador "revive" o início da fuga dramática de 2005 em situação semelhante.

Para Joel, situação atual é mais tranqüila, pois time tem mais partidas para disputar

EMPATE HERÓICO NO SUL EM 2005

Para alívio do técnico, neste ano, o Flamengo não está na antepenúltima posição. No entanto, apesar de ocupar a 13ª colocação, a equipe está a apenas dois pontos do grupo dos quatro últimos colocados que caem para a segunda divisão de 2008.

Por isso, embora não esteja tão preocupado quanto em 2005, Joel Santana está cauteloso. "Foi um momento difícil. Naquela época, faltavam só nove jogos, conquistamos um empate heróico e depois não perdemos. Mas agora é diferente. Estamos no meio da competição, em um momento em que as coisas começam a se definir", comparou.

Na partida de 2005 contra o Juventude em Caxias do Sul, o Flamengo perdia por 2 a 0 até os 44 minutos do segundo tempo, mas arrancou o empate nos acréscimos. Para Joel Santana, enfrentar o time alviverde no estádio Alfredo Jaconi nunca foi fácil.

"Jogar lá sempre é difícil. O clima é muito úmido, molhado, e a grama é fofa. E o Flamengo é um time de toque de bola cadenciado, enquanto o Juventude joga no erro do adversário", analisou.

Em 2005, após o empate heróico com o Juventude na estréia de Joel Santana, o Flamengo venceu Coritiba, Palmeiras e Botafogo, empatou com a Ponte Preta, ganhou do Fortaleza, derrotou o Paraná e salvou-se do rebaixamento com um empate com o Goiás. Na última rodada, o time rubro-negro ainda goleou o Paysandu.

Agora, o Flamengo tem 33 pontos e, pelas contas de Joel Santana, precisa atingir 50 para evitar qualquer risco de rebaixamento. Nesta lógica, a equipe teria de vencer seis jogos em 13 partidas a serem disputadas para manter-se na Série A. Destas, oito serão no Maracanã.

Juan promete renovar com Fla até 2010 ainda nesta semana

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Artilheiro do Flamengo neste Campeonato Brasileiro, com cinco gols, o lateral-esquerdo Juan já acertou com a diretoria rubro-negra a renovação de seu contrato com o clube até 2010. No entanto, ainda falta oficializar o acordo com a assinatura do compromisso, o que o jogador promete fazer ainda nesta semana.

"Só falta conferir o contrato, ver se está tudo certo e assinar. Não tem problema nenhum, ainda nesta semana eu assino", afirmou o jogador nesta terça-feira, na Gávea.

O contrato vigente de Juan com o Flamengo vai até o fim de 2008. No entanto, as boas atuações do lateral-esquerdo neste ano despertaram o interesse de alguns clubes da Espanha.

Por isso, a diretoria rubro-negra agiu rapidamente e fez uma proposta para a renovação de contrato. O interesse do Flamengo em manter Juan no clube deixou o atleta contente e ainda mais motivado.

"Me sinto em casa aqui. Gosto do Flamengo e esse reconhecimento me passa confiança. Tem tudo para dar certo", comentou o jogador, que chegou ao clube rubro-negro no início de 2006.

Sobre a artilharia do Flamengo, Juan contou que o fato é inédito na sua carreira. Por isso, ele admitiu que ainda não acostumou-se com o rótulo de goleador da equipe rubro-negra.

"É uma sensação diferente, estranha, mas muito gostosa. Tomara que eu continue marcando gols para ajudar o Flamengo", disse Juan, que deu uma explicação para a fase de artilheiro. "O principal motivo é a liberdade que tenho para aparecer no ataque e entrar na área", encerrou.

GloboEsporte

Suspenso, Obina chora no STJD

Atacante do Flamengo diz que não teve a intenção de acertar cotovelada em Índio

Suspenso por 120 dias pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ter acertado uma cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional, Obina não conseguiu conter as lágrimas. O atacante do Flamengo, que já havia ficado cinco meses fora do time por causa de lesão no joelho esquerdo, ficou abalado com a notícia de que não deverá jogar mais este ano.

- Estou muito triste. É muito tempo parado. Não queria fazer aquilo, estão colocando a coisa de maneira errada. Isso foi pior do que a lesão - lamentou.

Segundo o atacante, seus argumentos não convenceram os juízes do STJD.

- Não foi para machucar. Infelizmente, meu braço foi um pouco mais acima do que eu queria. Não foi um bom exemplo - admitiu.

Obina quer esquecer o ano de 2007

Lesão, peso e suspensão atrapalham temporada do Anjo Negro com a camisa do Flamengo

Márcio Iannacca

Com lágrimas nos olhos, Obina conversa com os jornalistas após o julgamento

O ano de 2007 pode ser considerado o pior da carreira do atacante Obina. Após encerrar 2006 com chave de ouro, o Anjo Negro e a torcida do Flamengo esperavam uma temporada de gala do baiano. Porém, não foi bem isso que aconteceu. Dos 49 jogos da equipe, ele participou de 23 e marcou oito gols. Além disso, a lesão no joelho esquerdo afastou o jogador do time por 144 dias. Agora, a suspensão por quatro meses do Superior Tribunal de Justiça Desportiva o afasta de vez do Campeonato Brasileiro.

A temporada para o Anjo Negro começou de forma arrebatadora. Em dez jogos, sete oficiais e três amistosos, Obina marcou sete gols. As boas atuações fizeram com que os russos do Dínamo de Moscou investissem cerca de R$ 7 milhões na contratação do baiano. Porém, no dia 25 de fevereiro, após marcar um gol contra o Vasco, na semifinal da Taça Guanabara, o jogador rompeu o ligamento do joelho esquerdo, lesão que o afastou dos gramados por 144 dias.

Pouco mais de quatro meses depois, no dia 19 de julho, o Anjo Negro retornou ao time do Flamengo na derrota por 2 a 1 para o Paraná. Fora de forma, não demorou para o baiano ser afastado do time por estar acima do peso e com o percentual de gordura elevado. De volta à equipe, Obina parecia estar se recuperando. Em dez jogos, ele, que lamentou a decisão do STJD, já havia marcado três gols.

- É muito tempo parado. Não queria fazer aquilo. Isso aqui foi pior do que a lesão - diz o baiano, visivelmente emocionado e com lágrimas nos olhos.

A alegria do baiano durou pouco. Nesta terça-feira, Obina foi suspenso pelo STJD por 120 dias por ter dado uma cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional. Por 4 votos 1, ele vai desfalcar o Flamengo no restante do Campeonato Brasileiro. O advogado do clube rubro-negro, Michel Assef Filho vai entrar com um recurso para tentar, em um novo julgamento, absolver o atleta.

Os números de Obina em 2007

JOGOS 23\ VITÓRIAS 10\ EMPATES 6\ DERROTAS 7\ APROVEITAMENTO DO FLA COM OBINA 52,1%\ TEMPO PARADO 264 dias\ GOLS 8\

Fla vai tentar diminuir pena de Obina

Clube entrará com recurso na quarta-feira contra a decisão do STJD

Apesar da suspensão de 120 dias imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Obina não deve perder totalmente as esperanças. Nesta quarta-feira, o advogado Michel Assef Filho vai entrar com um recurso para conseguir um efeito suspensivo a favor do jogador do Flamengo. Caso consiga, o próximo julgamento sairá, no máximo, em duas semanas.

- Vamos recorrer. A defesa continua entendendo que o fato não deveria resultar em uma pena de 120 dias. Ela é exagerada. A defesa entende que ele deveria ser punido, mas em outro artigo - disse o advogado.

Segundo Assef, a sinceridade de Obina no julgamento não deve pesar contra ele.

- Obina é muito sincero. Tudo que ele disse lá é verdade. Ele confessou mesmo, mas como ato hostil, não como agressão - explicou.

Após o julgamento, o Anjo Negro chorou com a suspensão e afirmou que não teve intenção de machucar Índio (assista no vídeo acima).

ENTREVISTA: Leo Lima

Meia conversa com o GLOBOESPORTE.COM e diz que vai dar a volta por cima

Márcio Iannacca

Leo Lima espera continuar no Flamengo na próxima temporada

O meia Leo Lima chegou ao Flamengo em março e fez a sua estréia na partida contra o Volta Redonda, no dia 18 do mesmo mês. De lá para cá, ele fez apenas mais 12 jogos e apenas um gol. Pouco para um jogador que surgiu como promessa de craque no Vasco e depois passou por por CSKA, da Bulgária, Porto, de Portugal, e Santos e Grêmio, ambos do Brasil. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, ele diz que não teme ficar queimado por sua passagem irregular pelo time da Gávea.

GLOBOESPORTE.COM: Você já está recuperado da lesão que o afastou do time do Flamengo?\ LEO LIMA: Estou bem. Estamos tendo uma semana cheia e vou trabalhar forte fisicamente. Agora é só a bola rolar. É uma chance boa que vou ter e preciso estar atento para aproveitá-la. O Joel ainda não conversou comigo sobre me aproveitar nos próximos jogos.\

Por que você não está rendendo com a camisa do Flamengo?\ Não fiz uma boa pré-temporada. Não estava bem porque está me recuperando de uma cirurgia no joelho. Estou completamente curado e bem fisicamente. Espero render nos jogos do Flamengo.\

Você fica chateado com as insinuações de que é "chinelinho" e não se empenha nos treinos e jogos?\ Ninguém gosta de ser criticado. Ninguém gosta de abrir os jornais ou ficar sabendo pelos amigos que foi criticado. Eu não gosto, me incomoda. Preciso ter boas atuações pelo Flamengo a partir de agora para mudar esse quadro. Fazendo bons jogos, a crítica vai mudar.\

Você é um jogador considerado talentoso, mas não tem se firmado nos últimos clubes que passou. Isso te preocupa?\ Não, de jeito nenhum. Sou novo ainda. Ainda tenho muito tempo de carreira pela frente.\

E você pensa em permanecer no Flamengo?\ Claro que quero ficar no Flamengo. Tenho contrato até o fim do ano, mas o objetivo é permanecer aqui na próxima temporada.\

Ibson está praticamente fora do jogo

Médico do Fla diz que acha difícil liberar o atleta para enfrentar o Juventude

Márcio Iannacca

O preparador físico do Rubro-negro não acredita que o meia Ibson (de muletas na foto) possa voltar a atuar na partida contra o Juventude, no domingo\ O meia Ibson dificilmente vai participar do jogo de domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul. O médico do Flamengo, Walter Martins, acredita que o atleta ainda não tenha condições de defender o time rubro-negro.\

Ibson levou uma pancada no tornozelo direito do meia Roger, do Internacional, e sofreu uma entorse no local. O jogador chegou a andar de muletas e só agora está entregue aos fisioterapeutas do Flamengo.

- Vou esperar pelo Ibson, mas acho que ele não poderá atuar. O mais certo mesmo é no jogo do outro fim de semana com o Atlético-MG - diz Ronaldo Torres, preparador físico.

Joel começa a desenhar o time na quarta

Maxi, Roger e Ibson são as dúvidas do treinador para o jogo de domingo

Márcio Iannacca

Com muitos desfalques no Fla, Joel tenta escalar o time que enfrenta o Ju

O técnico Joel Santana vai começar a escalar o time do Flamengo para o jogo de domingo, contra o Juventude, em Caxias do Sul, nesta quarta-feira, na Gávea. O treinador está cheio de problemas para montar a equipe rubro-negra.

Joel espera poder contar com os meias Ibson, recuperado de um problema no tornozelo direito, e Roger, que está trabalhando para melhorar o condicionamento físico, e o atacante Maxi Biancucchi, entregue aos preparadores físicos do Flamengo.

- Vou trabalhar a parte tática e técnica na quarta-feira e na quinta. O coletivo será na sexta-feira. O departamento médico vai me passar a situação de jogadores importantes. Vou ter uma noção de quem poderei utilizar no jogo - diz Joel Santana.

Fla tem 'filiais' na Inglaterra

Inspirados por Zico, ingleses montam dois times com o nome e as cores do Mengão

Thiago Dias

Campeão mundial em cima do Liverpool em 1981, o Flamengo de Zico gerou frutos na Inglaterra. Inspirados pelo futebol do Galinho, fãs ingleses do clube da Gávea montaram duas equipes de futebol amador com o nome e as cores do Mengão: Bromley Flamengo FC, de Bromley (perto de Londres), e o Flamengo FC, de Birmingham.

Jogadores do Bromley Flamengo FC: time foi fundado em 2005 por um brasileiro torcedor do Mengão

Bromley Flamengo

O Bromley Flamengo tem até camisas para os fãs. E que torcedoras!

O Bromley Flamengo ficou mais famoso nesta terça-feira, quando o site oficial do time carioca divulgou a existência do clube. Nos últimos dias, o fundador da equipe, William Morris, conversou por e-mail com o GLOBOESPORTE.COM e revelou seu amor por Zico e o futebol brasileiro.

-Eu sou carioca e morei até os sete anos no Brasil, antes de me mudar com minha família para a Inglaterra. Zico é o meu ídolo e cresci gostando do Romário, mesmo ele tendo ido para o Vasco, e o Ronaldo, que nunca jogou no Flamengo mas é rubro-negro de coração - diz.

A idéia de fazer um time surgiu em outubro de 2005, depois de ter jogado futebol na universidade e em uma liga amadora.

-  O time que eu defendia tinha um estilo muito inglês, e eu não gostava disso. Então, me reuni com alguns amigos e fizemos o Bromley Flamengo, já que eu torcia pelo Fla no Brasil. Meu objetivo é ver a equipe jogando como o estilo brasileiro, com diversão - conta.

No último domingo, o time estreou na primeira divisão da liga Orpington & Bromley District (OBDSFL). Segundo William, é a liga amadora mais famosa da Inglaterra. O Bromley Flamengo venceu por 3 a 2 o Coney Hall, que foi o campeão da Série B na temporada passada.

Flamengo de Birmingham

Escudo do Flamengo de Birmingham

A história do Flamengo FC, de Birmingham, começou há cinco anos. Também inspirada por Zico. Quem conta é Christopher Bloore, secretário da equipe:

- Somos um grupo de amigos que jogava em ligas amadoras e times semi-profissionais. Queríamos fazer um time baseado no que víamos na televisão, como o Flamengo do Zico - diz, por e-mail, ao GLOBOESPORTE.COM.

O símbolo da equipe é muito parecido com o do Flamengo carioca. Assim como o de Bromley, adotou o uniforme rubro-negro. E mais: o apelido da equipe é "Mengao", também em homenagem ao clube da Gávea.

O Flamengo FC começou a jogar na 11ª divisão da liga amadora de Birmingham. O time foi campeão tão facilmente que foi promovido direto para a 5ª divisão. Segundo Chris, a equipe usa os mesmos jogadores desde que foi fundada.

- Somos famosos por jogar ofensivamente, sempre. Temos jogadores muito habilidosos. A maioria já recusou propostas de receber para jogar, mas prefere continuar no time - afirma.

Apesar do carinho por Zico, os rubro-negros de Birmingham sabem que a situação do Flamengo no Brasil hoje é bem diferente de 1981:

- Acompanho jogos do Campeonato Brasileiro. Sabemos que o Flamengo está mal, mas isso já aconteceu também com grandes clubes ingleses.

Flamengo x Flamengo?

Os Flamengos de Bromley (foto) e de Birmingham usam uniforme rubro-negro

Os dois Flamengos ingleses compartilham um sonho: viajar ao Brasil e conhecer o Flamengo original. De acordo com Chris, o time de Birmingham está buscando patrocínio para tentar viajar ao Rio em janeiro.

Wlliam diz que este também é o objetivo do Bromley Flamengo, que costuma receber em seu site oficial mensagens de torcedores brasileiros. Ao saber que há outro Flamengo na Inglaterra, William se empolgou:

-  Não sabia disso. Vou tentar marcar um amistoso com eles!

Flamengo x Flamengo? Só na Terra da Rainha.

Lance

Obina é suspenso por 120 dias pelo STJD

Atacante é punido por cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional

Obina fora do Mengão de novo (Crédito: Hugo Perruso)

Hugo Perruso

Em julgamento realizado nesta terça-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o atacante Obina foi punido por 120 dias por ter dado uma cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional.

O jogador foi julgado por ter infringido o artigo 253 (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Na ocasião, o Flamengo saiu derrotado do Beira-Rio por 3 a 0 e Obina, no lance da cotovelada, não recebeu sequer cartão amarelo.

Beijoqueiro vai a julgamento de Obina

Figura folclórica deixa seu recado em cartazes no STJD

Beijoqueiro (ao fundo, à esq.) acompanha julgamento de Obina (Crédito: Fotos: Hugo Perruso)

Cartazes deixados na entrada do STJD

Agradecimento por absolvição de Fla

LANCEPRESS!

No julgamento desta terça-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Obina teve o apoio de uma figura conhecida. José Alves de Moura, o Beijoqueiro, compareceu ao STJD para acompanhar o julgamento do atacante do Flamengo e também para deixar seu recado.

Beijoqueiro mandou vários recados para personalidades por meio de cartazes que foram colocados em frente à entrada do Tribunal. Um deles foi dedicado ao julgamento de segunda-feira, quando o Flamengo foi absolvido pela invasão do próprio Beijoqueiro.

Além do STJD, Beijoqueiro agradeceu ao advogado do Flamengo Michel Assef Filho por ter conseguido a absolvição do clube. E também contava com a de Obina: "Parabéns por terem feito justiça ao absolver o Flamengo e o xodó da Torcida mais querida do mundo. Obrigado e parabéns ao dr. Michel Assef Filho... Beijoqueiro".

Apesar da torcida, Obina não conseguiu se livrar da pena de 120 dias pela cotovelada em Índio, do Internacional. Mas não faltou a marca registrada na saída do Tribunal: beijo no advogado e em um radialista.

Joel despreocupado com saída de bola do time

Treinador rubro-negro diz que equipe tem bom passe

LANCEPRESS!

O esquema com pelo menos três volantes deu certo contra Cruzeiro e Vasco. Nestes jogos, porém, o Flamengo sofreu com a saída de bola e deu muitos chutões da defesa para o ataque. Mesmo assim, Joel Santana não se mostrou preocupado com essa questão.

- Saída de bola é muito relativo. Tem time que deixa jogar e tem time que marca pressão. Nós temos um bom passe vindo de trás - disse Joel, citando Ronaldo Angelim como exemplo disso.

Juan prevê jogo difícil no Sul

LANCEPRESS!

O lateral-esquerdo do Flamengo Juan não tem boas recordações dos últimos jogos em Caxias do Sul, mais precisamente no Estádio Alfredo Jaconi onde o Rubro-Negro enfrentará o Juventude pelo Campeonato Brasileiro. Para o jogador, será uma partida muito difícil já que o time Alviverde luta contra o rebaixamento. Juan lembra ainda de sua única vitória no Sul

radio l! - Não tenho boas recordações só ganhei uma vez. O Juventude sempre foi muito forte jogande em casa. Com certeza será um jogo muito difícil. Temos que nos impor e tentar vencer na casa do adversário - afirma. (Clique e ouça)

Juan ainda não renovou com Flamengo

Mas lateral tranqüiliza torcida dizendo que só falta assinar

LANCEPRESS!

Com a suspensão do atacante Obina por 120 dias, o Flamengo vai precisar ainda mais do seu lateral-artilheiro Juan. Só que o lateral-esquerdo do Flamengo, que já fez um acordo verbal com o clube até 2010, ainda não assinou o seu contrato de renovação com o clube.

Mas Juan tratou de tranqüilizar a torcida rubro-negra, afirmando que está tudo encaminhado.

- Está só faltando conferir o contrato e assinar. Ainda não assinei porque estava concentrado para a partida contra o Vasco - afirmou o jogador à Rádio Tupi.

O lateral também explicou o que pesou para renovação do seu contrato com o Flamengo até 2010.

- Estou gostando de jogar aqui, tenho a confiança dos torcedores e o reconhecimento dos diretores do Flamengo. Isso é muito importante - completou Juan.

Fla começa semana com trabalho na praia

Principais jogadores ficaram fazendo musculação na Gávea

Rafael Ximenes

O treinamento desta terça-feira do Flamengo não cumpriu a programação inicial. Os jogadores fizeram um trabalho físico na praia do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O preparador físico, Ronaldo Torres, pegou pesado.

Vinte atletas participaram da atividade, mas sete ficaram na Gávea. Bruno, Fábio Luciano, Roger, Maxi e Obina ficaram fazendo musculação. Ibson e Renato Augusto fizeram tratamento, pois ainda se recuperam de lesões. Ibson sente dores no tornozelo direito e Renato está com um estiramento grau 2 na coxa direita.