Notícias

Clipp 1/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

De peito aberto para grandes desafios

Fla entra na reta decisiva disposto a vencer o fantasma da altitude e a Taça Rio

Legenda da foto: COM BRAÇOS erguidos, Ibson comemora gol em treino na Gávea

Vaiado pela torcida no empate em 0 a 0, sábado, com o Madureira, o apoiador Ibson não deve ser pego para Cristo. A provação que o Flamengo terá pela frente é coletiva. Seja na semifinal e na final da Taça Rio ou na finalíssima do Carioca, precisará de dois domingos para celebrar o bicampeonato. Apesar da situação confortável pela conquista da Taça Guanabara, o rubro-negro tem pressa. No planejamento da comissão técnica, o melhor momento para o time gastar suas energias é agora. Diferentemente das partidas da decisão, que podem ser intercaladas por confrontos de ida-e-volta pelas oitavas-de-final da Libertadores, o desfecho do returno acontece sem jogos no meio da semana.

- Agora é a hora da arrancada - decretou o vice de futebol, Kleber Leite, que já conquistou o Estadual por antecipação, em 1996.- Para quem gosta de futebol, o filé mignon da temporada começa agora.

Os últimos dois dias de folga serviram para renovar o fôlego. A partir de hoje na Gávea, os jogadores entram num funil sem saber aonde vão sair daqui a um mês. No clássico de domingo com o Vasco, os titulares serão poupados para o jogo decisivo contra o Cienciano, no dia 9, na altitude de 3.360m de Cuzco. Com um empate na bagagem, o Flamengo desceria embalado para tentar conquistar a Taça Rio.

- É bom ter a semana livre para descansar e fazer ajustes. Ninguém gosta de sair vaiado, mas é sempre o conjunto que determina - disse Ibson.

Para ser forte coletivamente, o Flamengo vai priorizar os jogadores velozes na altitude. Segundo o cardiologista Serafim Borges, nestas condições, a obtenção de energia pelo organismo se dá por meio de um sistema, sem uso de oxigênio. Por isso, os trabalhos de explosão muscular, e os atletas com essa qualidade, se tornam indispensáveis.

- Jogarão aqueles com melhor capacidade para superar o problema- disse Kleber.

Há outras adversidades no caminho. Amanhã, Jônatas, Obina, Bruno e Toró serão julgados por expulsões e agressões cometidas contra o Botafogo. O técnico Joel Santana já deixou transparecer insatisfação com o rigor dos árbitros e com a mobilização de rivais para impedir o título antecipado, que traria prejuízos à competição. Apesar dos temores, o Flamengo não tem do que reclamar.

- O assunto altitude vai ser proibido, só o médico fala - disse Kleber, preocupado em exorcizar também a mania de perseguição no Carioca. - O futebol mudou, nada vai impedir nossa arrancada.

Renato Mauricio Prado

A contratação definitiva de Ibson está condicionada ao sucesso da Fla-TV. Apesar dos problemas técnicos, que infernizavam a vida dos que tentavam se tornar assinantes, o canal rubro-negro na internet é a grande esperança do clube para conseguir novos recursos para o futebol.

- Trocamos a empresa responsável por esta parte do software e as coisas, agora, estão caminhando bem. Temos cerca de 150 mil visitas por dia e, desde a sua criação, a Fla TV já foi acessada por mais de 19 milhões de pessoas. São números expressivos e que nos levam a crer que, agora, superados os problemas técnicos, o projeto vai decolar - diz o vice-presidente de futebol, Kléber Leite.

Após o treino de amanhã, na Gávea, os jogadores serão convidados para uma apresentação sobre o projeto, do qual são "sócios", pois têm participação (de 10%) nos resultados.

- Sanada a questão técnica, da venda e do acesso, faremos uma campanha publicitária forte, para transformar a maioria dos visitantes em assinantes. Se tudo der certo e o projeto decolar, em junho embarco para Portugal, para negociar a compra definitiva do Ibson. É daí, e só daí, que pode vir tal dinheiro - admitiu Kleber.

JORNAL DOS SPORTS

De volta ao trabalho

Depois de dois dias de folga, Flamengo retoma as atividades de olho no Vasco e no Cienciano

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Arquivo/JS

Após descanso de dois dias, Joel Santana iniciará a preparação para a seqüência de jogos decisiva tanto na Libertadores, quanto no Carioca

Após de uma seqüência de três partidas contra clubes considerados pequenos, o período de testes e erros no Flamengo acabou. Ciente de que as próximas três semanas poderão ser desgastantes, o técnico Joel Santana deu dois dias de descanso para o grupo. Agora a moleza acabou.

Hoje, quando voltarem aos treinamentos, os jogadores iniciarão a preparação para as semifinais da Taça Rio e o jogo contra o Cienciano, o qual a diretoria ainda aguarda a confirmação da Conmebol para fazer a programação para a ida até Cusco. Inicialmente, o Flamengo embarcaria para São Paulo no início da tarde da próxima segunda-feira e, de lá, seguiria às 18h50min para Lima, onde ficaria até o dia do jogo, devendo chegar em Cusco poucas horas antes da partida.

Última rodada

Mas antes de tudo isso, ainda tem o clássico com o Vasco, no próximo domingo. Por mais que a partida não tenha tanta importância, afinal as duas equipes já estão classificadas, estará em jogo a rivalidade habitual e a definição dos confrontos nas semifinais. O treinador rubro-negro já adiantou que ainda vai estudar se irá escalar os reservas contra o clube cruzmaltino. Ele também não teme que aconteça o mesmo do Fla-Flu, quando optou por poupar os titulares e acabou sendo goleado por 4 a 1.\ "Vamos ter um jogo decisivo na Libertadores e a fase final da Taça Rio. Precisamos nos preparar para isso. Dei folga de dois dias para eles curtirem a família, porque depois a maratona será puxada. Este grupo foi formado no ano passado e lembro de poucas derrotas. Eles merecem um crédito de confiança. Agora, teremos que provar se é um elenco bom o suficiente para entrar para a história do Flamengo. Mantemos uma forte amizade, mas com disciplina e responsabilidade acima de tudo", explicou o treinador.\

Dúvida

Com o time titular praticamente definido, Joel guarda apenas uma dúvida: Kleberson ou Toró no meio-de-campo. Mesmo que escale os reservas contra o maior rival, é bem provável que o técnico coloque na partida pelo menos um deles desde o início.

Permanência de Ibson depende de acerto entre Fla e Porto

Arquivo/JS

Ibson está magoado com vaias recebidas no último sábado, contra o Madureira

O agente do apoiador Ibson, Eduardo Uram, fez questão de esclarecer, nesta segunda-feira, que ainda é muito cedo para que haja uma definição sobre o futuro do jogador. Ele explicou que o apoiador terá que aguardar a possibilidade de um acordo entre o Flamengo e o Porto e que sua permanência não dependerá apenas de sua vontade. O contrato de empréstimo de Ibson ao clube rubro-negro termina no dia 30 de junho e somente após esta data as partes poderão se pronunciar sobre o desfecho do caso.

“Quando ele veio para o Flamengo, as pessoas sabiam que já havia um prazo para a sua permanência no clube, que era de um ano. Essas especulações aconteceram de forma prematura e, nesse momento, nem o Flamengo e nem o Porto iniciaram as negociações sobre o futuro do jogador. O contrato de Ibson termina no fim de junho e, como acordado no contrato de empréstimo, nenhuma das partes se pronunciará sobre o assunto antes da data. Todas as possibilidades estão em aberto, mas o desfecho desse caso não passará pelo Ibson”, frisou Eduardo Uram, ressaltando que o contrato de Ibson com o Porto só terminará em junho de 2011.

O agente disse ainda que a única vez que o apoiador Ibson pôde fazer valer a sua vontade foi quando escolheu voltar ao Brasil e ao Flamengo para disputar o Campeonato Brasileiro no ano passado. O jogador tinha propostas de clubes brasileiros e do exterior, mas preferiu retornar ao clube que o revelou, abrindo mão, inclusive, do lado financeiro.

“Precisamos aguardar para saber quais serão os planos do Porto em relação ao Ibson. Se o clube português aceitar negociá-lo realmente, teremos que ver ainda se o Flamengo terá condições financeiras para contratar o jogador”, afirmou Uram.

Mengão sem medo do Boca Juniors

Técnico Paulo Chupeta conhece bem o rival das semifinais da Liga Sul-Americana de Basquete

Pedro Ivo Almeida

Após ser eliminado na Liga das Américas, em dezembro, onde foi derrotado em um dos jogos pelo Boca Juniors (77 a 76), o Flamengo se prepara para dar o troco na equipe argentina em uma competição internacional. O time do técnico Paulo Chupeta entra em quadra na  quinta-feira, no ginásio La Bombonerita, pela primeira partida da série melhor de três da semifinal da Liga Sul-Americana de basquete.

A partida ganhou ares de revanche, principalmente após a confusão envolvendo o ala Marcelinho, na última partida entre as duas equipes. Após a discussão, o ala foi suspenso automaticamente do jogo seguinte e desfalcou o time na partida decisiva da competição contra o Peñarol.

Adversário da próxima quinta-feira, o Boca Juniors é velho conhecido do basquetebol brasileiro. Em 1999, quando o Vasco tornou-se o primeiro clube do país a conquistar a competição, o time argentino foi o adversário da final. Jogando em um Maracanãzinho lotado, a equipe comandada na época pelo craque Montechia, perdeu por 76 a 68 ficando com o vice-campeonato.

Na atual equipe, que bateu o Libertad nas quartas-de-final, o grande destaque é o ala/pivô Léo Gutiérrez, de 29 anos, campeão olímpico em Atenas-2004 pela seleção argentina. Chupeta, garante já estar preparando uma defesa especial com atenções voltadas para o jogador.

"Já conversei com os  jogadores, sabemos da importância do Gutiérrez dentro do Boca e vamos montar uma defesa especial. Temos que evitar que a bola chegue nele, afinal todas as bolas decididas são arremessadas ou passam na mão dele. É um jogador experiente, campeão olímpico, temos que ter uma atenção redobrada", disse o técnico.

Fred é dúvida

Desfalque nas últimas três partidas do Flamengo duas no Nacional e uma na Sul-Americana), o armador Fred ainda é dúvida para o jogo da próxima quinta-feira. O atleta ainda não sabe nem se viaja com o grupo para a Argentina. As partidas de volta serão realizadas nos dia 7 e 8 de abril, no Rio.

O DIA

Fla não quer Romário

Márcio Braga veta jogo de despedida e atacante curte aposentadoria no Caribe

Marluci Martins

Rio - No primeiro dia de aposentadoria, uma notícia com a qual Romário não contava: o Flamengo desistiu de promover seu jogo de despedida e nem mesmo vai convidá-lo tão cedo para algum projeto. Prevaleceu a vontade do presidente Márcio Braga, que nunca foi simpático à idéia de repatriar o Baixinho por um jogo que fosse.

Romário fez o que o ‘Ataque’ antecipara com exclusividade na edição de sexta-feira: ontem, primeiro dia de aposentadoria, viajou para Curaçao, no Caribe, com a família e um grupo de amigos. A viagem vai durar 10 dias e, na volta, o atacante ficará à espera de um convite de algum clube para fazer um ou dois jogos de despedida.

Não será a camisa do Flamengo a que ele vai vestir. Após uma conversa com o presidente Márcio Braga, o vice de futebol Kléber Leite, idealizador da idéia, acabou sendo convencido de que não era um bom momento para pensar em festa de despedida para o ex-ídolo.

“Entendemos que o momento não é oportuno para qualquer tipo de marola. Temos o Estadual e a Libertadores. Está tudo muito trepado. Não podemos perder o foco”, disse o dirigente, sem descartar a possibilidade de fazer uma festa para Romário num futuro bem mais distante.

Plínio Serpa Pinto, colaborador do futebol do Flamengo, foi o encarregado de dar a triste notícia a Romário, por telefone. No Aeroporto, o Baixinho só soltou uma frase: “Não vou falar”.

Mengão vai de pulmão, mente e raça

Martha Esteves

Há quase um mês os soldados rubro-negros estão sendo preparados para a batalha de Cuzco. Vai ser preciso muito fôlego, coração e mente para superar a altitude de 3.360m acima do nível do mar, e a pressão para vencer e garantir a vaga nas oitavas-de-final da Libertadores.

O preparador físico Ronaldo Torres vai conversar com Joel e sugerir que os titulares sejam poupados contra o Vasco, domingo, porque no dia seguinte o grupo vai embarcar para Lima.

“Não seria bom correr o risco de perdermos jogador por contusão. E depois de um jogo, eles precisam de até 72 horas para se recuperar”.

Segundo Ronaldo, os jogadores estão com boa capacidade respiratória. Mas hoje todos serão submetidos a um teste para avaliar a potência muscular, o índice de fadiga e o fôlego. Serão feitos seis tiros de corridas de 35m, em velocidade máxima, com recuperação de apenas 10s.

O preparador físico conta que há quase um mês vem fazendo condicionamento respiratório dos jogadores na piscina. O lateral Juan é quem teve a melhor evolução. No primeiro treino, ficou apenas 40s submerso. Agora, é capaz de ficar até 2min50s. Fábio Luciano tem a segunda melhor evolução e hoje consegue ficar até 2min10s sem respirar embaixo d’água.

Já Renato Augusto, que passou muito mal, ano passado, em Potosí (precisou usar balão de oxigênio), causa certa preocupação porque ficou quase 50 dias sem jogar, após cirurgia no rosto.

Pai de Ibson afirma: 'Ele ama mais o Flamengo que o Flamengo o ama'

Seu Laís sai em defesa do filho

Rio - A novela envolvendo a permanência de Ibson, cujo contrato termina 30 de junho, na Gávea ainda não tem data para terminar. Mas notícias de que Ibson estaria desejando voltar para o Porto (o jogador está no Fla por empréstimo) fez com que o pai do jogador, Laís Silva, se manifestasse em defesa do filho.

Seu Laís advogou em favor do meia, aproveitando para alfinetar o clube rubro-negro:

"Colocaram que ele queria voltar para o Porto. Ele fez um esforço para voltar ao Flamengo. O Flamengo não gastou nada para trazer ele de volta. Gastou com o Kleberson, Jônatas. Para vir, o Ibson teve que prorrogar seu contrato por mais dois anos", afirmou em entrevista à Rádio Brasil.

"O Ibson sempre deu mais ao Flamengo do que o Flamengo deu para ele. Ele ama mais o Flamengo do que o Flamengo ama ele. Ele vai dar tudo para ser campeão", completou o pai de Ibson.

Laís revelou que Ibson tinha propostas de outros times, mas optou por voltar ao clube que o criou:

"Ele perdeu dinheiro vindo para o Flamengo. Preferiu vir, mesmo com o time na penúltima colocação do Brasileiro. Ele poderia ter ido para Santos, São Paulo, Werder Bremen ou Olympiacos. A vontade dele é continuar no Flamengo", afirmou.

O pai do meia reiterou que a única possibilidade de Ibson permanecer no Flamengo é se o clube comprá-lo, pois a renovação do empréstimo é praticamente impossível. No entanto, garantiu que, se o time rubro-negro chegar à final da Libertadores, Ibson estará em campo.

"Para ele ficar, o Flamengo teria que comprar o Ibson. Ele já deu sua parte de sacrificio. Se o Flamengo chegar a final da Libertadores o Porto vai liberá-lo. O presidente do Porto falou isso", disse.

Seu Laís ainda comentou sobre a reação de Ibson ao ser vaiado na partida contra o Madureira, neste sábado:

"Ele ficou triste. O Flamengo já está nas semifinais. A torcida tem que ter paciência. O Ibson é aquele jogador que cresce quando joga contra o São Paulo, Vasco, Fluminense. Quando tem a necessidade, a dificuldade, ele cresce", disse.

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo volta aos trabalhos nesta terça-feira de olho no TJD\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O elenco rubro-negro se reapresenta nesta terça-feira, após dois dias de folga. O elenco trabalhará em período integral. O próximo compromisso do Flamengo acontece no domingo, quando o time disputa o clássico contra o Vasco, no Maracanã, pela última rodada da Taça Rio.\ Para o jogo contra o Vasco, o técnico Joel Santana corre o risco de ficar sem alguns jogadores, incluindo titulares e reservas. Isto porque na quarta-feira, o goleiro Bruno, o volante Jônatas, o meia Toró e o atacante Obina serão julgados no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio de Janeiro.\

Os quatro foram indiciados por incidentes ocorridos no último clássico entre o Rubro-Negro e o Botafogo, no dia 16 de março.

No domingo, caso consiga, no mínimo, o mesmo resultado do Fluminense contra o Madureira, o Rubro-Negro assegura a primeira colocação do Grupo A.

Pai reclama de vaias a Ibson: “Ele perdeu dinheiro para voltar”\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Campeão da Taça Guanabara, líder de seu grupo na Taça Rio e em situação estável na Copa Libertadores. Nem todos estes fatores são suficientes para deixar o Flamengo em um clima de tranqüilidade. As vaias dirigidas ao meia Ibson, na partida contra o Madureira, continuam repercutindo na Gávea.\ Nesta segunda-feira, o pai e responsável por cuidar da carreira do atleta, Laís Silva, se mostrou muito irritado com a situação. Ibson passou a ser criticado por alguns torcedores depois que uma entrevista foi publicada recentemente na imprensa portuguesa, onde o jogador confirmava que deveria voltar ao Porto no meio do ano.\

“Não é que o Ibson queira voltar ao Porto. Ele fez um esforço descomunal, perdendo até dinheiro, para voltar ao clube que ama. O Flamengo não desembolsou nada para ter o Ibson. Pelo contrário. Desembolsou para ter o Kléberson, desembolsou para ter o Jônatas e desembolsou para ter o Rodrigo”, recordou em entrevista à Rádio Brasil, pedindo novas atitude dos flamenguistas.

“Infelizmente a gente vê parte dos torcedores vaiando o jogador, que deu seu sangue pelo Flamengo. Espero que os torcedores tenham um pouco mais de paciência com seus ídolos, principalmente aqueles que se doam pelo clube. Ele poderia ter ido para o Santos, poderia ter ido para o São Paulo, poderia ter ido para o Werder (Bremen, da Alemanha) ou para o Olympiakos (da Grécia), mas abriu mão de tudo para voltar ao clube que ama”, revelou.

De acordo com o empresário, no entanto, a situação não faz com que Ibson tenha mudado suas intenções de continuar na Gávea. “Ele está muito triste com esta situação, mas ainda quer muito ficar no Flamengo. Ele sabe que o Porto exigiu a sua volta. O que está no contrato é para ser cumprido. Mas pelo Ibson ele viveria eternamente no Flamengo”, afirmou.

Laís Silva também se mostrou um pouco insatisfeito com o posicionamento da diretoria do Flamengo no caso. O pai de Ibson cobrou uma maior proteção por parte dos cartolas a seu filho diante das críticas de alguns torcedores.

“Quem deveria sair em defesa do Ibson não sou eu, mas assim como fez o Joel, deveria ser o presidente do Flamengo, senhor Márcio Braga, ou o vice (de futebol) Kléber Leite. Eles sabem que o Ibson veio para o Flamengo sem custar nada ao clube. O Ibson apenas deu uma entrevista para um jornal português dizendo que teria que voltar ao clube. E um jornalista maldoso daqui colocou as coisas de outra forma”, salientou.

Apesar da insatisfação, Laís Silva ainda alimenta pequenas esperanças de que o caso possa ser revertido até o final do empréstimo de Ibson, no meio do ano. “A única forma dele não voltar seria se o Flamengo comprasse os seus direitos federativos. Mas o presidente do Porto é apaixonado pelo Ibson, toda a comissão técnica do Porto é apaixonada pelo Ibson”.

Em tom de desabafo, o pai de Ibson também garantiu que o meia não irá se deixar levar pela pressão. Para Laís, o jogador já até conseguiu um acordo para poder disputar a Copa Libertadores pelo Rubro-Negro, caso este se classifique, mesmo que seu período de empréstimo já tenha se encerrado na época.

“Ele vai dar o máximo para ganhar o Campeonato Estadual, vai dar o máximo para ganhar esta Libertadores. E ele tem a garantia de que se ele chegar à final, o Porto o libera para jogar a final”, confirmou.

PELÉNET

Pai de Ibson desabafa e diz que Porto está esperando pelo jogador

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O pai e procurador de Ibson, Laís Silva, reconheceu nesta segunda-feira que a permanência do jogador no Flamengo está cada vez mais difícil. O apoiador, que pertence ao Porto, de Portugal, deve retornar ao clube europeu ainda neste ano.

Ibson ainda está magoado com vaias no Fla

"O presidente do Porto (Jorge Nuno Pinto da Costa) veio ao Brasil, assistiu ao jogo do Flamengo contra o Volta Redonda (no dia 7 de fevereiro), foi até o vestiário após a partida, presenteou o Ibson com uma camisa do clube com o nome dele e disse que o está esperando de volta", relatou à Rádio Brasil.

O jogador tem contrato por empréstimo até o dia 30 de junho com o Flamengo. Mesmo assim, segundo Laís, o atleta poderá atuar no clube até o final da Copa Libertadores, caso o Rubro-Negro chegue até lá. "O presidente do Porto garantiu que liberaria o Ibson para a fase decisiva da competição sul-americana", assegurou.

Segundo Laís, após este período, só há uma maneira de o jogador continuar no Rubro-Negro. "O Kleber Leite (vice de futebol) precisa convencer o presidente do Porto a vender os direitos federativos do Ibson para o Flamengo", afirmou.

Laís se mostrou aborrecido com as vaias que o jogador recebeu no sábado, após o empate em 0 a 0 do Flamengo com o Madureira, no Maracanã, pela Taça Rio.

"O Ibson ficou muito triste com uma parte da torcida, mas ele sabe que a maior parcela dos torcedores gosta dele. O Flamengo não desembolsou um tostão para tê-lo de volta", revelou, emendando.

"Ele poderia ter ido para o Santos, para o São Paulo ou para o Werder Bremen, que também manifestaram interesse, mas voltou porque é o único clube onde é feliz. O Ibson sempre deu muito mais ao Flamengo do que recebeu de volta", desabafou.

Apesar disso, o pai do jogador negou que a atual fase vá afetar o desempenho do jogador nos momentos decisivos. "O Ibson é um atleta que sempre cresce nas horas importantes, como foi contra o São Paulo, no ano passado. A torcida pode ter certeza de que ele vai dar o máximo na reta final do Estadual e da Libertadores", assegurou.

Situação do apoiador só será resolvida em julho

O empresário de Ibson, Eduardo Uram, afirmou que a situação do atleta em relação ao Flamengo só será definida ao término do contrato do apoiador com o clube da Gávea.

"Quando ele veio, as pessoas sabiam que já havia um prazo para a permanência do Ibson no clube, que era de um ano. Essas especulações aconteceram de forma prematura e, nesse momento, nem o Flamengo e nem o Porto iniciaram as negociações sobre o futuro do jogador. Isso só acontecerá depois de 30 de junho", disse.

Joel escala os titulares contra o Vasco e aposta em Marcinho

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Apesar do compromisso decisivo pela Copa Libertadores da América, no próximo dia 9, em Cusco, diante do Cienciano-PER, o técnico Joel Santana planeja escalar os titulares, neste domingo, contra o Vasco, pelo Estadual.

Artilheiro rubro-negro na temporada com sete gols, Marcinho deve começar jogando ao lado de Souza no ataque. O centroavante se recupera de uma tendinite no joelho esquerdo e já pode ter condições de jogo no final de semana.

O meia-atacante ganhou o status de titular do técnico Joel Santana ao superar os avantes de ofício Obina, ídolo da torcida, e Tardelli, contratado com status de titular incontestável.

"Fico feliz com a confiança que o treinador vem depositando no meu futebol. Espero retribuir o carinho de todos dentro de campo", disse.

O maior problema do treinador, porém, está fora de campo. Nesta quarta, Obina, Toró, Bruno e Jônatas serão julgados pelo TJD pelos episódios na partida contra o Botafogo no último dia 16.

O procurador André Luís Valentim já admitiu que o atacante Obina é o que corre o maior risco de pegar uma punição mais pesada. O avante responderá pelos artigos 253 (agressão) e 254 (jogada violenta).

Flamengo aguarda decisão da Conmebol, mas já planeja ida a Cusco

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo já planeja a viagem da delegação a Cusco, para a partida contra o Cienciano-PER, válida pela Copa Libertadores da América, no próximo dia 6. Nesta quinta-feira, haverá uma reunião na Conmebol para avaliar a determinação da Fifa de proibir jogos a 2.750 metros acima do nível do mar, sem adaptação mínima de uma semana. Apesar disso, a diretoria já considera a possibilidade de jogar na cidade situada a 3.360 metros de altitude.

Com isso, o gerente de futebol do clube, Isaías Tinoco, já programa a viagem ao Peru. Segundo o dirigente, a diretoria aguarda a decisão da Conmebol para confirmar a logística de viagem.

Caso seja ratificado o local do encontro, a equipe embarca na próxima segunda e chega a Cusco sete horas antes do jogo, para evitar maiores efeitos da altitude. O retorno está previsto para a manhã seguinte à partida.

Somando sete pontos em quatro jogos no grupo 4, o Flamengo garante a classificação antecipada com uma vitória. O último compromisso da equipe na primeira fase será no próximo dia 23, contra o Coronel Bolognesi, no Maracanã.

GLOBOESPORTE

Empresário pede calma no caso Ibson

Assim como Kléber Leite, Eduardo Uram também acha que é cedo para falar em renovação

Novela 'quem vai ficar com Ibson' está em cartaz e prejudica o jogador

O contrato de Ibson com oFlamengo termina no dia 31 de junho. Mas, três meses antes, a situação ganhou as manchetes e trouxe prejuízos ao jogador. Diariamente, as informações sobre o assunto pipocam em Portugal e no Brasil e o próprio volante admitiu que está ansioso.

Tal sentimento, somado a atuações irregulares, fizeram parte da torcida rubro-negra questioná-lo no último jogo. O resultado foram as primeiras vaias. Nesta segunda-feira, o empresário de Ibson, Eduardo Uram, fez coro ao vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, e pediu calma.

- Quando ele veio para o Flamengo, as pessoas sabiam que já havia um prazo para a sua permanência no clube, que era de um ano. Essas especulações aconteceram de forma prematura e, nesse momento, nem o Flamengo e nem o Porto iniciaram as negociações sobre o futuro do jogador. Todas as possibilidades estão em aberto, mas o desfecho desse caso não passará pelo Ibson - declara o agente.

Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o Porto provavelmente venderá o argentino Lucho Gonzalez em junho e pretende que Ibson ocupe este lugar. A volta dele para a pré-temporada é considerada certa e um novo empréstimo praticamente inviável. Para continuar com o jogador, o Fla teria de pagar os R$ 10 milhões da multa rescisória.

Para pai, Fla não ama tanto Ibson

Laís Silva volta a defender o filho e avisa que cota de sacrifício do jogador chegou ao fim

Ibson não sai das manchetes do Fla

Assim como fez no último sábado, Laís Silva, pai do meio-de-campo Ibson, voltou a posicionar-se como advogado do jogador do Flamengo. Segundo seu Laís, Ibson disse que, por contrato, teria de voltar Porto no meio do ano e não afirmou em momento algum que seu desejo era esse.

- Mas colocaram que ele queria voltar para o Porto. Ele fez um esforço para voltar ao Flamengo. O clube não gastou nada para trazê-lo de volta. Gastou com o Kleberson, Jônatas. Para vir, o Ibson teve que prorrogar seu contrato por mais dois anos - afirmou seu Laís à "Rádio Brasil".

Ele também falou que Ibson tinha propostas de outros clubes, mas preferiu o clube que o criou.

- Ele perdeu dinheiro vindo para o Flamengo. Preferiu vir, mesmo o time na penúltima colocação do Brasileiro. Ele poderia ter ido para Santos, São Paulo, Werder Bremen ou Olympiacos. A vontade dele é continuar no Flamengo.

No entanto, Laís comentou que a única possibilidade de Ibson permanecer é se o clube comprá-lo. A renovação do empréstimo é praticamente impossível. Mas afirmou que se o Rubro-Negro chegar a final da Libertadores, Ibson estará em campo.

- Para ele ficar, o Flamengo teria que comprar os direitos econômicos. Ele já deu sua parte de sacrificio. Se o Flamengo chegar à final da Libertadores o Porto vai liberá-lo. O presidente do Porto falou isso - declara.

Repúdio às vaias

O pai do volante também falou da irritação de Ibson ao ser vaiado na partida contra o Madureira.

- Ele ficou triste. O time está nas semifinais. A torcida tem que ter paciência. O Ibson é aquele jogador que cresce quando joga contra o São Paulo, Vasco, Fluminense... Quando tem a necessidade, a dificuldade, ele cresce. O Ibson sempre deu mais ao Flamengo do que o Flamengo deu para ele. Ele ama mais o Flamengo do que o o contrário. Ele vai dar tudo para ser campeão - diz.

Relembre

No fim de novembro, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Ibson falou sobre sua paixão pelo Flamengo.

- Se eu pudesse ficar até o fim da minha carreira, permaneceria com o maior orgulho. Aqui é minha casa, onde fui criado e passei a infância e a adolescência. Para jogar no Flamengo tem que amar esse clube - disse, à época.

Fla ainda não decidiu viagem a Cuzco

Diretoria espera decisão da Conmebol. Mas logística inclui viagem no dia do jogo

Eduardo Peixoto

Fla passou por dificuldade em Potosí

O Flamengo aguarda a posição oficial da Conmebol sobre jogos em altitudes elevadas para confirmar a viagem a Cuzco. No próximo dia 3 de abril haverá uma reunião para tratar sobre a recomendação da Fifa de proibir jogos acima de 2.750 metros sem período de aclimatação.

De acordo com a tabela da Taça Libertadores, o Fla enfrenta o Cienciano no dia 9 de abril a 3.360 metros acima do nível do mar. Segundo a imprensa peruana, a Conmebol não deve alterar a tabela. Mesmo assim, a diretoria carioca prefere aguardar.

- Temos uma logística de viagem, mas ela só será confirmada no dia 3. Isso se o jogo for mesmo em Cuzco - diz o gerente de futebol do Flamengo, Isaías Tinoco.

Na programação rubro-negra, o time embarca para São Paulo no início da tarde de segunda-feira. De lá, pega um vôo para Lima às 18h50m. A chegada à capital peruana será às 21h do horário local.

Como os médicos e fisiologistas do clube consideram mais adequado chegar à altitude no dia da partida, a delegação do Flamengo treinará terça-feira em Lima e chega em Cuzco às 12h45m do horário local. Ou seja, sete horas antes de o jogo começar. O retorno acontece na manhã do dia seguinte.

Anteriormente contrário à ida a Cuzco, o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, mudou o discurso.

- Temos de ir lá e jogar, sem desculpas - diz.

Na vice-liderança do Grupo 4, com sete pontos, o Flamengo garante a classificação de forma antecipada se vencer o jogo.

Em 2007, o Flamengo encarou os quase 4.000 metros de Potosí e sofreu. Todos os jogadores precisaram de balões de oxigênio. Depois do episódio, a diretoria iniciou uma cruzada na Fifa contra jogos acima de 2.750 metros. Por enquanto, a vitória ainda não se materializou em vantagem à equipe.

LANCE

Permanência de Ibson será decidida em junho

Empresário ressalta o esforço que o jogador fez para voltar à Gávea

Futuro de Ibson longe de ser resolvido (Crédito: Gilvan de Souza)

LANCEPRESS!

A permanência do apoiador Ibson no Flamengo só será definida depois de o dia 30 de junho, data que termina o contrato de empréstimo do jogador com o Rubro-Negro, que terá de fazer acordo com o Porto-POR. Quem garante é Eduardo Uram, empresário do camisa 7 do Fla.

- Quando ele veio para o Flamengo, as pessoas sabiam que já havia um prazo para a sua permanência no clube, que era de um ano. Essas especulações aconteceram de forma prematura e, nesse momento, nem o Flamengo e nem o Porto iniciaram as negociações sobre o futuro do jogador. O contrato de Ibson termina no fim de junho e, como acordado no contrato de empréstimo, nenhuma das partes se pronunciará sobre o assunto antes da data - declarou Eduardo Uram, complementando que o contrato de Ibson com o Porto só terminará em junho de 2011.

O empresário garantiu que a única oportunidade que Ibson fez valer a sua vontade foi na sua volta ao Brasil e ao Flamengo para disputar o Campeonato Brasileiro no ano passado. O jogador foi procurado por Santos e São Paulo, além de alguns clubes do exterior.

- Precisamos aguardar para saber quais serão os planos do Porto em relação ao Ibson. Se o clube português aceitar negociá-lo realmente, teremos que ver ainda se o Flamengo terá condições financeiras para contratar o jogador - afirmou Uram.

Flamengo enfrenta o Madureira pelos juniores

Rubro-Negro lidera o Grupo A da Taça Rio com 16 pontos

LANCEPRESS!

Líder do Grupo A da Taça Rio com 16 pontos, o time de juniores do Flamengo volta a campo nesta terça-feira para enfrentar o Madureira, às 16h, no Estádio Conselheiro Galvão.

O adversário do Rubro-Negro na semifinal ainda está indefinido, mas Botafogo, Resende, Americano, Cabofriense e Madureira têm chances de classificação.

Quem conquistar a Taça Rio enfrentará o Fluminense, campeão da Taça Guanabara, na decisão do Campeonato Carioca de juniores.

Juan é campeão de assistências do Fla no ano

Lateral-esquerdo já deu oito passes para gols rubro-negros em 2008

Juan é uma das peças-chave do esquema de Joel (Crédito: Gilvan de Souza)

Cassius Leitão NO RIO

Um dos jogadores mais regulares do Flamengo nesta temporada, o lateral-esquerdo Juan tem se destacado também pelo número de assistências em 2008. Dos 44 gols rubro-negros no ano, oito deles partiram dos pés do camisa 6 da Gávea.

Ele é quem mais deu passes para gol de todo elenco, seguido de Leonardo Moura, que tem a exatamente a metade de assistências: quatro.

O mais impressionante desses dados é que nos últimos seis gols marcados pelo Flamengo, quatro partiram de jogadas de Juan. Quem mais se beneficiou da qualidade do lateral foi o apoiador Marcinho, que anotou três desses gols. O outro foi convertido pelo centroavante Souza.

Além destas freqüentes partcipações decisivas, Juan já fez três gols neste ano (contra Cardoso Moreira, América e Volta Redonda – todos eles no Campeonato Carioca – e tem sido figura constante nas principais jogadas ofensivas do esquema montado pelo técnico Joel Santana.

Joel: 'Para Vasco e Flamengo até moeda vale'

Treinador ainda tem dúvidas para o clássico contra o rival

LANCEPRESS!

A única coisa que o clássico contra o Vasco, na última rodada, pode definir é a colocação de cada time e, conseqüentemente, os confrontos na semifinal da Taça Rio. Mas o técnico Joel Santana sabe que em se tratando do rival da Colina, a coisa é sempre diferente.

– Para Vasco e Flamengo, até moeda vale – brincou Joel.

Para o confronto, o treinador ainda possui algumas dúvidas. As que mais o preocupam são em virtude do julgamento dos jogadores que se envolveram na confusão contra o Botafogo, na 4ª rodada.

– Tenho dúvida em um ou outro jogador, e isso depende da maneira que formos jogar: 95% está pronto. Também vamos depender desse julgamento (de Bruno, Obina, Toró e Jônatas). Quarta ou quinta eu tenho uma definição – garantiu Joel.

Joel ainda pede paciência com Kleberson

Treinador exalta que o pentacampeão tem muito a dar ao Flamengo

LANCEPRESS!

Uma das principais contratações do Flamengo para esta temporada, o volante Kleberson ainda não correspondeu às expectativas desde que chegou à Gávea. Em 13 partidas pelo Rubro-Negro, ele fez apenas um gol e deu uma assistência.

A pouca expressão dos números de Kleberson não incomodam o técnico Joel Santana, que ainda acredita que o pentacampeão pela Seleção pode brilhar com a camisa rubro-negra.

- Ele esteve muito tempo sem jogar. Ficou só treinando. Teve dificuldades na Turquia e na Inglaterra. Ele está entrando num time que já tem uma maneira de jogar, mas está melhorando a cada partida - declarou..

Juan: 'Pré-temporada me ajudou muito'

Jogador acredita que está 'voando' em razão dos treinamentos

LANCEPRESS!

O lateral-esquerdo Juan, do Flamengo, vive grande fase no Flamengo. O jogador atribue esse bom momento a pré-temporada realizada pelo time.

- A pré-temporada me ajudou muito. Por isso estou vivendo este grande momento - disse ao programa Bem, Amigos, do SporTV.

Thiago Sales espera jogar mais um Fla x Vasco

Zagueiro teve bom retrospecto no clássico nas categorias de base

LANCEPRESS!

Joel Santana ainda não confirmou que vai utilizar os reservas no clássico contra o Vasco, mas o zagueiro Thiago Sales, caso seja escalado, confia em seu bom retrospecto diante do rival.

Em 2007, ainda pelos juniores do Rubro-Negro, Thiago Sales marcou na final em pleno estádio de São Januário. Na ocasião, o Flamengo derrotou o Vasco por 1 a 0.

- Eu fiz o gol lá dentro. Foi muito emocionante, mas o Joel ainda não falou nada para a partida deste domingo. Caso eu jogue e ainda faça outro gol no Vasco, eu ficaria muito feliz – disse o jovem zagueiro.

Outra partida especial para o zagueiro foi a preliminar do clássico entre Flamengo e Vasco, em que Romário quase marcou o milésimo gol de sua carreira. Na preliminar, o Flamengo derrotou o Vasco.

- Esse dia foi muito bom. Vencemos por 4 a 1 a preliminar e eu ainda fiz um gol - encerrou.