Notícias

Clipp 20/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Pela tabela original, Fla não passaria sufoco

Sem os adiamentos do Pan, rubro-negro poderia ter vivido seu Brasileiro mais tranqüilo dos últimos anos

Carlos Eduardo Mansur

Foram 15 rodadas na zona de rebaixamento, o que fez do Campeonato Brasileiro um drama para o Flamengo. Mas a realidade poderia ter sido diferente se o time tivesse disputado a competição com sua tabela original. O Flamengo teve que adiar quatro jogos (Vasco, Juventude, Fluminense e Cruzeiro) e inverter o mando de campo das partidas com o São Paulo, por causa dos Jogos Pan-Americanos. O Flamengo ganhou todos os jogos remanejados. Se os jogos tivessem ocorrido nas datas originais, o time teria passado 80% do Brasileiro na metade superior da tabela. Teria ficado uma rodada na zona da Libertadores e só uma na de rebaixamento.

Além de ter ficado com até quatro jogos a menos do que os adversários, o Flamengo teve que fazer 11 dos seus 14 primeiros jogos fora do Rio. Os adiamentos deram ao clube tempo de reforçar a equipe, mas criaram forte pressão. O time caiu ao penúltimo lugar e teve que jogar 13 vezes 40 dias.

- Ganhamos todos os jogos adiados sob muita pressão. Jogamos de três em três dias, quebrando vários jogadores. Fiquei até sem atacante. Só superamos graças à torcida - diz o técnico Joel Santana.

Jogos nas datas originais afastariam zona de risco

Na sexta rodada, ainda sem adiamentos, o Flamengo entrou na zona do rebaixamento após empate com o Internacional, que o colocou em 17º lugar. Na sétima rodada, enfrentaria o Vasco. O jogo foi adiado e só realizado na última quinta-feira. Sem jogar, o Flamengo manteve sua posição. Se tivesse jogado e vencido como na última quinta, terminaria a sétima rodada em 13º. Na oitava rodada, foi adiado o jogo contra o Juventude, que seria no dia 30 de junho. O time caiu para 18º, já com dois jogos a menos. Se jogasse, considerando a goleada de 4 a 0 obtida no Maracanã, no dia 23 de agosto, quando o jogo aconteceu, terminaria a rodada em 10º.

Na 10ª rodada, o Flamengo receberia o São Paulo. A CBF inverteu o mando e realizou a partida do returno, no Morumbi (0 a 0). No dia 4 de outubro, foi jogada a partida adiada, no Maracanã, e o Flamengo venceu por 1 a 0. Se as partidas fossem nas datas originais, os resultados colocariam o time em 7º lugar ao final da 10ª rodada. Na ocasião, era o 18º.

A 11ª rodada previa um Fla-Flu, só disputado 35 dias depois com vitória do Flamengo por 1 a 0. O time, que na 11ª rodada era 18º lugar, com três jogos a menos, seria o 4º, na zona da Libertadores, pela tabela original. Na 16ª rodada, o Flamengo chegou a quatro jogos a menos e ao 19º lugar ao não enfrentar o Cruzeiro. O jogo passou para 12 de setembro e o Flamengo venceu por 3 a 1, o que deixaria o time em 5º, pela tabela original.

Obina: Vasco não medirá esforços contra escalação

Obina acertou a trave contra o Vasco. A bola não entrou, mas a sua escalação no time do Flamengo, no jogo de quarta-feira, teve o efeito de uma goleada em São Januário. O atacante teve a pena reduzida para cinco jogos e atuou beneficiado por uma liminar. Ontem, a presidência interina do clube decidiu que vai até as últimas conseqüências para recorrer e tentar reverter nos tribunais a derrota de 2 a 1 para o rubro-negro.

O vice-presidente jurídico do clube, Paulo Reis, avalia que o Flamengo pode ser punido com a perda de nove pontos. O dirigente também acredita que o rubro-negro possa ser rebaixado.

FESTA: Obina completa 100 jogos

Fenômeno de empatia com a torcida, Obina completa contra o Grêmio 100 jogos pelo Flamengo. Ele usará amanhã uma camisa personalizada: "Vou guardar a camisa com carinho, para lembrar os bons momentos que passei aqui. A semana foi muito especial. Ouvi a torcida gritando meu nome no jogo da seleção, voltei a jogar, vencemos o Vasco e agora comemoro esta marca tão importante". Já Rômulo vive momento oposto: rompeu ligamentos do joelho direito, será operado e pára seis meses.

Panorama Esportivo

Obina não viu

Obina nem viu os torcedores gritando seu nome durante a goleada da seleção brasileira sobre o Equador por 5 a 0, quarta-feira, no Maracanã. Uma pane no sistema de TV do Hotel Windsor, na Barra, onde a delegação do Flamengo estava concentrada, deixou o time rubro-negro e todos os hóspedes sem transmissão do jogo do Brasil.

Jornal dos Sports

Engenhão, o plano B de Marcio Braga

Fla deve propor ao Botafogo administração conjunta caso perca o Maracanã para a CBF

nathan de lima e Sérgio Mello

Marcio Braga pretende propor parceria ao Botafogo para administrar o Engenhão se não conseguir o Maracanã

Um caminho com duas vias. O presidente Marcio Braga, ontem, numa entrevista coletiva na Gávea, foi categórico ao afirmar o desejo de que o Flamengo possa vencer a licitação para administrar o Maracanã. Mas... se não for possível, a idéia é procurar outras opções como uma parceria com o Botafogo para gerenciar o Estádio João Havelange, o Engenhão.

“O Flamengo vai participar efetivamente da luta de ficar com o Maracanã. Quando soubermos como será a licitação, faremos uma análise mais profunda para saber quais as nossas reais chances de vencer ou não. Agora, se não for possível, o Engenhão é um caminho natural. Poderíamos compartilhá-lo com o Botafogo e  ampliar sua capacidade de 45 para 60 mil pessoas”, disse Marcio Braga.

Espanto

Sobre o interesse da CBF em disputar a licitação do Maracanã, Marcio recebeu a informação com espanto.

"Confesso que ao saber que estádio poderia ser a casa da CBF achei estranho. É um ou outro! Não vou ficar pagando aluguel à CBF! Afinal, se fosse dessa forma, preferia continuar pagando a Suderj. Não vou ficar investindo em estudos à toa. Se o Flamengo ganhar a licitação, a CBF será recebida de braços abertos", afirmou de forma enfática.

Edital

O edital de privatização do Maracanã deve ser divulgado ainda este mês. Como um se fosse um candidato, Marcio Braga explicou o porquê de o Flamengo merece sair vitorioso da licitação.

"O Maracanã terá que ser administrado por uma empresa em conjunto com o Flamengo. Para ter um planejamento financeiro para a licitação do estádio, o Flamengo é primordial. Somos a maior força viva do futebol brasileiro. Entendo que o Flamengo é uma peça indispensável nesse processo, pois este ano já colocamos mais de 1 milhão e 200 mil pessoas no estádio", explicou Marcio, acrescentando:

"O Flamengo tem público para encher o Maracanã. Estamos jogando nele há 57 anos".

Um presente natalino na Gávea

No alto astral da Gávea, Joel diz que vitória sobre Grêmio coloca o Fla na porta da Libertadores

Nathan de lima e Sérgio Mello

Para Joel Santana, após a vitória sobre o Vasco, o Flamengo chegou à ‘porta do céu’

Alegria, alegria, Flamengo! Após conquistar uma importante vitória sobre o arqui-rival Vasco, o clube da Gávea entrou de vez na briga uma vaga na Copa Libertadores. E o próximo adversário é perfeito para as pretensões rubro-negras, já que, vencendo o Grêmio, que ocupa o quarto lugar com 51 pontos, o Fla estaria na zona limite de classificação.

Com 46 pontos, uma vitória do Flamengo o colocaria de vez na luta para disputar a principal competição da América do Sul, ao lado de outro clube carioca, o Fluminense.

Apesar do tempo chuvoso, ontem à tarde, na Gávea, os jogadores se reapresentaram em clima de alto-astral. Os torcedores também não se intimidaram e compareceram para prestigiar os seus ídolos. Mas a festa não se limitou o apoio aos jogadores.  Dos 79.064 ingressos colocados à venda, 32 mil ingressos da promoção de uma empresa de alimentos já foram vendidos (40,5% do total) para o jogo de amanhã, às 18h10min, no Maracanã.

Presente de Natal

Se nas arquibancadas a promessa é de casa cheia, no campo o técnico Joel Santana espera não decepcionar e afirmou que o seu objetivo é dar um natal feliz à nação rubro-negra. Nascido no dia 25 de dezembro, o segundo nome de Joel Santana é Natalino. Além dessas coincidências, nos últimos dois jogos, o treinador vem utilizando uma camisa vermelha, como a de Papai Noel. Só faltam os cabelos longos e a barba branca.

Porta do céu\ "Estamos na porta do céu, mas ainda não entramos. Por isso não quero iludir ninguém, mas apenas viver a realidade. Temos sete jogos e vamos buscar os 21 pontos, para que a nossa torcida possa ter um natal feliz. Já usei a camisa vermelha duas vezes e vou repetir novamente. Assim que cheguei em casa, coloquei a camisa para lavar", afirmou Joel.\

Para cumprir a promessa, o primeiro passo é vencer o time gaúcho e Joel Santana traçou as metas daqui para frente: "Respeitamos o Grêmio, mas a vitória é fundamental para as nós. O primeiro objetivo são os 50 pontos. O segundo é a vaga para a Libertadores."

Leonardo está com os dias contados na Gávea

Quando chegou ao Flamengo, após uma boa passagem pelo Paraná, o atacante Leonardo (foto) tinha tudo para ser uma das grandes armas do Rubro-Negro para esta temporada. Mas uma seqüência de pequenas lesões fizeram com que o jogador fosse pouco aproveitado pelo técnico Joel Santana. Lesionado e sem treinar há quase um mês, a passagem do jogador pelo clube mais popular do país pode estar bem próxima do fim.

Após o treino de ontem na Gávea, o médico do clube e da Seleção Brasileira José Luiz Runco, aparentemente irritado com o jogador e já tendo todos os resultados da bateria de exames a que o jogador foi submetido, disse não conseguir entender a dor do atleta.

"Esse jogador ainda vai levar mais um mês para que saibamos algum resultado. A dor dele anda pelo corpo todo. Já foi no tornozelo, na canela e vai andando. Estou procurando o foco desta dor em uma série de exames e ainda não achei. Mas acredito no meu paciente", disse Runco.

Com o contrato acabando no final do ano, o atacante Leonardo dificilmente continuará no clube para a próxima temporada. O dirigente do clube Marcos Braz falou com exclusividade ao JORNAL DOS SPORTS que uma possível rescisão de contrato ainda não está em pauta no Flamengo, mas que após o jogo de amanhã contra o Grêmio, quando o time terá uma semana cheia e jogará fora de casa, contra o América-RN, a situação do jogador pode ser discutida.

"Ainda não conversamos nada sobre este assunto. E se tivéssemos interesse em rescindir o contrato dele, não é hora para conversar sobre isso. Nosso pensamento agora é o Grêmio. Se formos pensar em alguma coisa será na próxima semana", disse Marcos Braz.

Além do Leonardo, outro jogador que parece está com os dias contados na Gávea é o argentino Hugo Colace. Após a expulsão boba do cabeça-de-área no clássico com o Vasco, os dirigentes e a torcida rubro-negra começam a pegar no pé do jogador.

Roger é relacionado, mas fica no banco

Nina Lima

Roger prova no treino que está recuperado e fica no banco

O técnico Joel Santana confirmou ontem, após o chuvoso treino na Gávea a presença do apoiador Roger, que se recuperou das dores que sentia em sua coxa direita, no banco de reservas na partida contra o Grêmio. O jogador participou normalmente do treino recreativo e fez belas jogadas, mostrando estar em condições de ajudar os companheiros a derrotar o time gaúcho.

Bem-humorado e satisfeito após a vitória por 2 a 1 no clássico com o Vasco, Joel Santana disse que levará até 20 jogadores para a concentração e só definirá o time momentos antes da partida.

"Vou levar todo mundo para este jogo. Vou levar uns 20 jogadores. O Roger vai ficar concentrado, mas deve ficar no banco. Só vou decidir meu time momentos antes da partida", disse Joel Santana, que ainda não definiu quem entra no lugar do machucado

Rômulo, mas garantiu o jovem Egídio na vaga deixada por Juan, que recebeu o terceiro cartão amarelo.

"Ainda tenho dúvida e não sei quem vou colocar no lugar do Rômulo. Tenho de descobrir uma solução para mais este problema. No lugar do Juan joga o Egídio", disse o treinador.

Outro problema que aflige o treinador rubro-negro é a diferença de desgaste entre as duas equipes, já que ao contrário do Fla, o Grêmio não jogou durante a semana.

"Estou preocupado porque o time deles descansou e está nos esperando há uma semana. Já tivemos esta experiência após a vitoria contra o São Paulo e acabamos perdendo para o Fluminense", completou Joel Santana.

Lesão no joelho afasta Rômulo por seis meses

Uma jogada no início do clássico com o Vasco acabou com o ano de 2007 para Rômulo. O cabeça-de-área do Flamengo sofreu ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará cerca de seis meses fora dos gramados. Ontem, o jogador chegou à Gávea bastante abatido e de muletas. Ele será operado pela equipe do médico do Fla e da Seleção, José Luiz Runco.

"É uma lesão igual à que o Obona sofreu no primeiro semestre. Infelizmente, o Rômulo rompeu o ligamento e precisará ser submetido à cirurgia. A previsão é de que volte a jogar em seis meses", declarou Runco.

Revelado nas divisões de base do Flamengo, Rômulo tornou-se titular do Flamengo apenas após a chegada de Joel Santana. Antes, estava treinando à parte em Vargem Grande. O jogador soube aproveitar a chance e participou dos últimos 17 jogos da equipe rubro-negra.

Com a saída de Rômulo, Joel Santana deve escalar Toró mais recuado e Ibson como principal organizador de jogadas. Além deles, o setor terá Cristian e Jaílton, que treinou ontem e praticiamente garantiu escalação na partida com o Grêmio. O argentino Colace cumprirá suspensão.

Empate heróico na Gávea

Depois de estar perdendo por 4 a 1, Flamengo consegue igualar o jogo com o Macaé: 7 a 7

Rafael Oliveira e Mariana Land

Gabriel, do Flamengo, foi responsável por três gols. Já o ala Eric, do Macaé, também ajudou muito no empate

O ginásio Hélio Maurício, na Gávea, foi palco ontem de uma festa envolvendo Basquete e Futsal. No esporte das cestas, o Flamengo venceu, mas o empate no salão empolgou tanto quanto a vitória anterior. Um 7 a 7 eletrizante com o Macaé, que manteve a equipe da casa na vice-liderança do grupo B.

O primeiro tempo começou com um Flamengo motivado. E foi justamente na base da raça que o rubro-negro abriu o placar com um gol de Gabriel. Mas a alegria dos flamenguistas durou pouco. Aos oito minutos Alexandre mandou uma bomba e igualou o marcador. O empate deixou os rubro-negros desconcertados. Principalmente o goleiro Breno, que aos dez, se atrapalhou sozinho com a bola e fez gol contra que deixou os visitantes em vantagem.

O inusitado gol acordou o time da Gávea. A equipe se lançou ao ataque e, por pelo menos duas vezes, quase chegou ao empate. Mas como já dizia o ditado popular, após tantas chances perdidas, o Flamengo acabou sofrendo mais gols.

Aos 14, o ex-rubro-negro Leco ampliou para seu atual clube após chute cruzado pela direita. O gol contou com a colaboração de Breno, que voltou a falhar. Desesperado, o Flamengo começou a abusar das faltas para não tomar mais gols. Só que o plano acabou dando errado. A equipe ultrapassou o limite de cinco faltas por tempo e permitiu ao Macaé um tiro de sete metros. Édson cobrou com categoria e os visitantes foram para o intervalo vencendo por 4 a 1.

Tudo indicava que a torcida rubro-negra, que já havia feito a festa antes com a vitória da equipe de basquete, sairia de quadra sem comemorar no futsal. Mas ainda haviam mais 20m de bola rolando e, consciente disso, os jogadores do clube da casa colocaram o coração na mão e correram atrás do resultado.

O empate, que parecia impossível, aconteceu. Com um gol de Michel e dois de Gabriel, o Flamengo igualou a partida. Com mais três gols de cada lado, a torcida assistiu a uma partida que mesmo sem um vencedor foi uma das mais empolgantes do campeonato.

Flamengo detona o Campos

Flamengo e Campos realizaram ontem uma partida de muito equilíbrio na rodada do Estadual de basquete. O Rubro-negro venceu por 91 a 79 e fez a Gávea tremer.

O Fla começou falhando bastante na defesa e no ataque, errando bastante os lançamentos, principalmente os de 3 pontos. O Campos por sua vez, se aproveitou da situação de acabou o primeiro quarto na frente, por 22 a 18.

Mas logo no segundo quarto, o rubro-negro conseguiu arrumar a defesa e armar o ataque, virando antes do intervalo. Destaque para os jogadores Fernando Mineiro e Hélio, que comandaram as ações do time.

"Não vinha tendo um bom desempenho nas partidas, mas hoje consegui ir melhor nos arremessos, principalmente de 3", disse Hélio.\ Nos dois últimos quartos, o Flamengo conseguiu manter a vitória, apesar do Campos ter estado sempre próximo no marcador.\

"O Fla mereceu ganhar, afinal eles têm um elenco melhor que o nosso, mas eu saio satisfeito porque fizemos uma boa partida. Eles nunca estiveram confortáveis durante o jogo, sempre preocupados conosco. O fato de termos causado essa preocupação neles já me deixa orgulhoso", afirmou Luiz Felipe, técnico do Campos.

Flamengo: Marcelinho (8), Hélio (19), Vágner (10), Fernando Mineiro (21), Duda (13), Amiel (3), Coloneze (8) e Alírio (6)

Campos: Omar (12), Márcio (4), Gustavo (6), Mutombo (13), Lúcio (6), Felipinho (18), Manuil (16), João Gabriel (4)

O Dia

Flamengo: Nem tudo é alegria na Gávea

Joel diz que foi uma perda irreparável: joelho ‘estoura’ e Rômulo pára de 4 a 6 meses

Marluci Martins

Rio - O Flamengo venceu o Vasco por 2 a 1, mas perdeu um jogador até o fim do Brasileirão. O cabeça-de-área Rômulo sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, será submetido a uma cirurgia na semana que vem e ficará de quatro a seis meses parado.

Para Joel Santana, a perda é irreparável. “Ele acertou a nossa defesa. O Rômulo joga para o treinador. É um operário”, afirmou o técnico do Flamengo.

Obina, que passou pelo mesmo drama, deu uma força ao companheiro: “Daqui a pouco, ele estará de volta para ajudar a gente”.

Ao saber ontem do resultado da ressonância magnética, Joel levou um susto. Sem poder contar mais com Rômulo no restante da temporada, ele não soube dizer quem será seu substituto, amanhã, no jogo contra o Grêmio, no Maracanã.

“Não sei se promovo a volta do Jaílton, que está com aquele pé esquisito, ou se recuo o Cristian. Vou ver o que devo fazer para errar pouco”, disse, desanimado.

Joel não poderá contar também com Juan, domingo. O jogador, suspenso, será substituído por Egídio. E Roger terá mais uma chance contra o Grêmio. Começará no banco de reservas.

EM MAUS LENÇÓIS

O atacante Leonardo já não está sendo visto com bons olhos na Gávea. Queixando-se de uma dor misteriosa e persistente na canela, o jogador não conta mais com a paciência do departamento médico.

Ao ser questionado sobre o resultado dos exames a que Leonardo foi submetido, o médico José Luiz Runco reagiu com ironia.

“O exame desse aí vai demorar um mês e meio”, afirmou Runco, em tom irônico, retirando-se em seguida, para não entrar em detalhes.

Márcio Braga já pensa no Engenhão

A possibilidade de a CBF entrar na licitação do Maracanã já está fazendo o Flamengo buscar alternativa. Em entrevista coletiva na Gávea, o presidente Márcio Braga admitiu que há chance de o clube fazer uma parceria com o Botafogo, para administrar o Engenhão.

“Se o Flamengo tiver problemas nesse percurso, vai se juntar ao Botafogo no Engenhão. É um estádio que pode facilmente ser ampliado para 60 mil pessoas. Mas a prioridade nossa é o Maracanã”, afirmou o dirigente.

Márcio não digeriu bem o flerte da Suderj com a CBF: “Essa notícia de o estádio ser a casa da CBF nos provocou muita estranheza. Não vou ficar pagando aluguel à CBF. Se fosse assim, preferia continuar pagando à Suderj. Dá no mesmo. Se o Flamengo ganhar a licitação, a Seleção será sempre recebida de braços abertos”.

O edital deverá ser divulgado no fim deste mês. Segundo um levantamento da Suderj, os jogos do Flamengo geram 70 por cento da arrecadação do estádio.

“Para ter um planejamento financeiro para a licitação do estádio, o Flamengo é primordial. Somos a maior força viva do futebol brasileiro”, destacou Márcio Braga.

O presidente também esclareceu as divergências de opinião com o Clube dos 13. Ele disse que o Flamengo não se desligou do grupo, mas reiterou que tem o apoio de Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG e São Paulo para buscar uma nova forma de comando: “Não saímos do Clube dos 13, mas a partir de agora vamos tratar dos nossos assuntos diretamente com os interessados. Podemos chamar o grupo de G-5”.

Leonardo Moura: "O Vasco é vice mesmo"

Rio - Depois de vencer o Vasco nesta última quinta-feira, no Maracanã, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro (a partida foi remarcada em função da realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro), o lateral-direito Leonardo Moura não quis saber de politicagem e tratou de tirar um sarro dos vascaínos.

Além de mais três pontos no Brasileirão, estava em jogo a conquista da Taça Souza Aguiar, em comemoração pelos 100 anos do hospital.

"Lá eles não falam que Flamengo e Vasco é um campeonato à parte? Então, somos campeões e eles vice de novo. É vice de novo!", disse o camisa 2 do Flamengo, enquanto erguia o troféu simbólico.

Para o apoiador Ibson, as declarações dos vascaínos no empate do segundo turno (1 a 1) serviram para motivar todo o grupo rubro-negro. Na ocasião, os jogadores do Vasco deixaram o campo afirmando que o empate ficou barato para o Flamengo, pois ele poderia ter goleado o rival.

"Alguns jogadores ficaram chateados com as declarações deles. Isso nos ajudou muito neste confronto", disse.

Gazeta Esportiva

Presidente do Fla anuncia saída de cinco times do Clube dos 13

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar das declarações do presidente do Clubes dos 13, Fábio Koff, que acreditava em uma reconciliação, o Flamengo anunciou nesta sexta-feira que ele, assim como São Paulo, Botafogo, Atlético Mineiro e Cruzeiro, vão se afastar da entidade. Irritados com a manutenção do estatuto e com o modelo de distribuição de verbas, o presidente do Rubro-negro carioca, Márcio Braga, deixou claro que a partir de agora esses clubes passarão a tomar certas medidas entre eles.\ O racha teve um episódio importante na última terça-feira, quando o C13 optou por negar uma mudança proposta pelos times em questão, que tinham o objetivo de fazer uma entidade mais democrática. Após isso, essas equipes publicaram uma nota de repúdio ao Clube dos 13.\

Para Márcio Braga, a instituição vem tomando medidas autoritárias. “Queríamos adaptar o estatuto, que mudou muito pouco desde 1987, ao novo Código Civil brasileiro. Nossa proposta não foi nem discutida, portanto nos retiramos. Além disso, o Clube dos 13 deixou de ser o foro de debate sobre os nossos problemas”, declarou. “Tivemos graves crises no futebol brasileiro, como o escândalo de arbitragens em 2005 e nada foi feito Achamos que a entidade deveria ser mais representativa dos clubes”.

De acordo com o presidente do Fla, a redistribuição das verbas também não leva em conta o tamanho das equipes e sua representatividade. “O Fábio Koff é um senhor ultrapassado. Há anos que não sabe o que é dirigir um grande clube. O pay-per-view, por exemplo, é dividido igualmente entre todos os times, sendo que a maior venda de pacotes está no Rio e, claro, por causa do Flamengo. É justo eu ficar sustentando Juventude, Figueirense, Sport?”, disparou.

Insatisfeito, o dirigente explicou que não se submeterá aos acordos firmados pelo C13. “É por isso que estamos quebrados. A partir de agora, quem negociará o futuro contrato com a Globo ou com qualquer outra emissora seremos nós. O Clube dos 13 não nos representa mais. Ele já acabou há muito tempo”, afirmou.

Márcio Braga ainda ressaltou que os cinco clubes estudam criar uma organização entre eles, batizada de G-5, como uma forma de aproximar as equipes e tomar decisões em conjunto. Mesmo assim, ele avisou que Atlético, Flamengo, Botafogo, São Paulo e Cruzeiro continuarão participando da vida política do C13.

O Clube dos 13 é uma das entidades mais importantes no futebol brasileiro. Sem contar os cinco times que romperam nesta sexta-feira, a entidade representa 15 clubes e, além de negociar os contratos televisivos, ainda é responsável pela redistribuição de verbas, fato que trazendo problemas para a instituição há alguns anos.

Revelação do Flamengo, Rômulo pára por seis meses\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Em meio às comemorações pela vitória da véspera sobre o Vasco, o Flamengo recebeu uma péssima notícia nesta sexta-feira. Submetido a exames, o volante Rômulo teve confirmada a gravidade de sua lesão no joelho direito e ficará afastado dos gramados pelo período de seis meses.\ Revelado nas categorias de base do Flamengo, Rômulo vinha sendo titular no time comandado pelo técnico Joel Santana. Nos próximos dias, o jogador será submetido a uma cirurgia com o médico José Luiz Runco. “O Rômulo é um garoto muito promissor e que vinha dando muita segurança ao nosso sistema defensivo. Mas se Deus quiser logo ele estará com a gente novamente”, afirmou Joel Santana.\

Enquanto isso, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o presidente rubro-negro, Márcio Braga, confirmou que o Flamengo irá participar da licitação do Maracanã, mas admitiu que caso a CBF fique com o estádio, o clube carioca deverá tentar uma parceria com o Botafogo no Estádio João Havelange (Engenhão).

Flamengo aposta em grande público para ser 'melhor carioca'\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo poderá fechar o final de semana, pela primeira vez neste ano, como o melhor carioca neste Campeonato Brasileiro. Para isso, o Rubro-negro precisa vencer o rival gaúcho e torcer por uma derrota do Fluminense diante do Goiás na véspera. Empolgados com a ascensão rubro-negra na competição, alguns jogadores desabafaram após a vitória da última quinta.\ “Nós éramos o pior time carioca. Agora estamos provando a força e a união desse grupo. Muita gente não acreditou na gente, mas nosso time foi se reforçando ao longo do campeonato e os resultados estão aí. Ainda vamos brigar por esta vaga na Libertadores”, prometeu o meia Ibson, um dos que chegaram ao Flamengo com o Brasileiro já em andamento.\

A empolgação de Ibson também promete contagiar os torcedores. Com uma promoção de alimentos, a previsão é de que o Rubro-Negro consiga quebrar o recorde de público neste Brasileiro na partida contra o Grêmio. Líder na média de torcedores por jogo, os flamenguistas já têm o recorde da competição. No clássico com o Fluminense, 61.042 pagaram para ver o jogo. Neste domingo, no entanto, aproximadamente 80 mil ingressos estarão à disposição.

Fora das quatro linhas - O Flamengo busca alternativas caso a CBF consiga mesmo assumir o controle do Maracanã, como vem sendo especulado nos últimos dias. O Rubro-Negro já voltou a manter conversas com o Botafogo, buscando uma parceria para poder atuar no Estádio João Havelange, o Engenhão, alugado pelo Botafogo pelos próximos 20 anos.

O Flamengo havia manifestado interesse em participar da licitação do Maracanã, mas a concorrência com a CBF seria complicada para o clube que atravessa problemas financeiros.

Joel Santana é obrigado a mudar escalação do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Com o astral ainda mais elevado após bater o seu principal rival na última quinta-feira, o Flamengo se prepara para um desafio direto no seu sonho de chegar à Copa Libertadores de 2008. Com 46 pontos e na sétima colocação do Campeonato Brasileiro, o Rubro-Negro enfrentará, neste domingo, o Grêmio, quarto lugar com 51 pontos.\ Mas para buscar a terceira vitória consecutiva na competição, os flamenguistas terão algumas modificações em relação ao último jogo. A boa notícia fica por conta do retorno do zagueiro e capitão Fábio Luciano, que cumpriu suspensão e entra no lugar de Rodrigo Arroz.\

O técnico Joel Santana, no entanto, será obrigado a mexer em outro setor de seu time. Com três cartões amarelos, o lateral-esquerdo Juan fica de fora e deve ser substituído por Egídio. O treinador também perdeu o volante Rômulo, que sofreu lesão durante o clássico contra o Vasco. O mais provável é Léo Medeiros entre para compor a marcação no meio-campo.

Já o atacante Obina, que conseguiu uma liminar para jogar contra o Vasco após ter sua pena reduzida pelo STJD, deverá mais uma vez figurar como reserva na partida contra o Grêmio, já que Souza teve boa atuação contra o rival carioca. A ameaça dos cruzmaltinos de tentar uma punição ao Flamengo pela escalação do atacante no clássico, foi minimizada pelo departamento jurídico rubro-negro.

“O Vasco está em seu direito de reclamar se acha que está sendo prejudicado. Mas há uma liminar e isso é impossível de ser discutido. E domingo o Obina estará à disposição novamente”, afirmou o advogado Michel Assef Filho.

Com Obina garantido pelo departamento jurídico, a escalação do Flamengo só será definida neste sábado, quando Joel Santana comanda o único treinamento com bola antes do confronto.

PeléNet

Fla relaciona Roger para duelo com Grêmio

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Recuperado de lesão na coxa direita, o meia Roger foi relacionado para o próximo jogo do Flamengo, diante do Grêmio, domingo, às 18h10min (de Brasília), no Maracanã, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jogador não atua pela equipe desde o dia 4 de outubro, quando o Rubro-Negro bateu o líder São Paulo por 1 a 0, também no Rio de Janeiro.

"É um jogo importante e já não poderei contar com alguns jogadores. Por isso, vou levar todo mundo. inclusive o Roger, que se concentra normalmente (a partir das 22h desta sexta-feira) com a gente", disse o técnico Joel Santana.

As ausências a que o comandante se refere são Rômulo, Juan e Hugo Colace. O primeiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e só volta na próxima temporada. O lateral terá de cumprir suspensão automática (terceiro cartão amarelo), assim como o argentino, expulso na vitória sobre o Vasco.

Flamengo manifesta interesse em assumir Maracanã

Da Folhapress\ Em São Paulo\

O Flamengo confirmou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva realizada na Gávea, que é candidato a assumir o controle do estádio do Maracanã.

A decisão foi comunicada à imprensa pelo presidente do clube, Márcio Braga. O edital da licitação deve ser divulgado até o final deste mês, e o clube terá como principal concorrente a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

O dirigente rubro-negro afirmou que já tem um plano alternativo para o caso de não conseguir vencer a licitação. Neste caso, o clube deverá propor ao Botafogo uma parceria para compartilhar a administração do Engenhão.

Segundo Braga, apesar da prioridade flamenguista ser o Maracanã, o estádio João Havelange pode ser facilmente ampliado para 60 mil pessoas.

Rômulo\ O volante sofreu uma contusão no joelho direito nos minutos iniciais da partida contra o Vasco, na quinta, no Maracanã. Após exames realizados hoje pelo departamento médico, foi constatada uma ruptura no ligamento cruzado anterior. De acordo com o médico do clube, José Luiz Runco, Rômulo terá de ficar afastado por pelo menos seis meses.\

Suspenso, Juan desfalca o Flamengo contra o Grêmio

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Em meio à alegria pela vitória sobre o Vasco, nesta quinta-feira, no Maracanã, o técnico do Flamengo, Joel Santana, tinha um motivo para se preocupar. O lateral-esquerdo Juan, uma das principais peças da equipe no Campeonato Brasileiro, recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá atuar contra o Grêmio, domingo, às 18h10 (de Brasília), também no Mário Filho.

Se optar por uma alternativa convencional, Joel escalará o jovem Egídio. Porém, existe a possibilidade de colocar o volante Léo Medeiros, que já atuou improvisado no setor. O técnico rubro-negro, no entanto, só deverá anunciar no treino apronto de sábado, um dia antes do compromisso válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em contrapartida, quem tem retorno garantido é o zagueiro Fábio Luciano. O xerife rubro-negro cumpriu suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo e volta a compor dupla de zaga com Ronaldo Angelim. Rodrigo Arroz, que cumpriu boa atuação contra o Vasco, retorna à suplência.

Eduardo Paes procura Marcio Braga para conversar sobre Maracanã

Marcio Braga quer o Flamengo na gestão do Maracanã

Alertado pela vereadora e dirigente do Flamengo, Patrícia Amorim, da insatisfação da direção do clube rubro-negro com a notícia de que o processo de privatização do Maracanã estaria definido em favor da CBF e da empresa inglesa IMG, o Presidente da Suderj, Eduardo Paes, ligou no final da manhã desta sexta-feira para o presidente Marcio Braga. Na conversa Eduardo Paes garantiu que o Flamengo é parte fundamental do futuro do Maracanã . Ele esclareceu que está procurando obter o melhor resultado possível deste processo, que está conversando com todos os interessados, mas que reconhece que não há solução para o estádio que não passe pelo Flamengo. Semana passada Paes recebeu técnicos da IMG para tratar do assunto.

A direção do Flamengo recebeu com surpresa e decepção a nota publicada na última quarta-feira pela coluna do jornalista Ancelmo Góis de "O Globo" que garantia que a CBF e a empresa internacional de organização de eventos esportivos IMG seriam as vencedoras do processo de licitação do Maracanã.

O presidente Marcio Braga dará entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira para se assegurar que o Flamengo pretende participar da administração do estádio e que não abrirá mão da defesa de seus interesses.

GloboEsporte

Torcida merece mais presentes

Joel Santana fala em posição honrosa no fim do Brasileiro para homenagear a Nação

Eduardo Peixoto

Meses e meses de agonia na zona de rebaixamento. A vida da torcida do Flamengo neste Campeonato Brasileiro não foi fácil. Mas parece que a turbulência passou. A equipe está em sétimo lugar, com 46 pontos, e de acordo com os cálculos da comissão técnica, precisa de mais quatro pontos para livrar-se de qualquer risco de cair para Segunda Divisão.

Porém, há a corrente que defende a luta aberta por uma vaga na Taça Libertadores. O treinador Joel Santana proibiu o assunto. Modesto, ele promete apenas uma posição digna no fim do Brasileirão.

- Queremos um lugar honroso para dar um presente de Natal à torcida. Eles sofreram tanto nos últimos meses - explica o técnico.

Se o Rubro-Negro subiu de produção a partir de agosto, muito se deve ao apoio das arquibancadas. Em quase todos os jogos no Maracanã, a torcida compareceu em peso e funcionou como fator de desequilíbrio pró-Flamengo (assista ao vídeo acima).

- Essa reação foi somente para eles. Os torcedores dão show e nos ajudam muito. Entramos com muito mais vontade - diz Obina.

O meio-campo Toró concorda:

- O mais importante disso tudo que está acontecendo com a gente é a torcida. Eles são o nosso 12º jogador.

Na partida de domingo, contra o Grêmio, novamente o Maracanã estará cheio. Até o fim desta sexta-feira, 43 mil ingressos foram vendidos.

Torcidas tentam quebrar recorde de público\ Procura por ingressos aumenta a expectativa de estádios lotados no Campeonato Brasileiro\

Site Oficial do Atlético-MG\ Torcida do Atlético-MG com a faixa no Mineirão. Mais de 40 mil vendidos\ As torcidas prometem agitar a rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro. A disputa pelas primeiras posições na tabela de classificação e a luta para fugir da zona do rebaixamento motivaram a procura por ingressos nos estádios pelo Brasil.\

Clube Vendidos Carga de ingressos\ Atlético-MG 41.794  55 mil\ Flamengo 43 mil  79.064\ São Paulo 45.897  64.841\

Em Minas Gerais a massa atleticana vai sacudir o Mineirão, contra o Vasco da Gama, no próximo domingo. Segundo a assessoria de imprensa do clube já foram vendidos cerca de 41.794 ingressos dos 55 mil colocados à venda. O público do jogo será o recorde do clube na competição. O maior, até agora, foi o de 37.038 pagantes na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, pela 30ª rodada.

O Flamengo, que tem o recorde do Campeonato Brasileiro com 61.042 pagantes no clássico com o Fluminense, também contará o apoio de sua torcida. Até a tarde desta sexta-feira, foram vendidos 43 mil bilhetes para a partida, contra o Grêmio, no domingo. Um carga de 73 mil foi colocada a disposição.

No Morumbi, para o jogo do líder São Paulo e o vice Cruzeiro, foram colocados à venda pela diretoria tricolor 64.841 ingressos. A expectativa é que mais de 50 mil são-paulinos compareçam ao estádio. Até à tarde desta sexta-feira já tinham sido vendidos 45.897 bilhetes.

No site de relacionamentos “Orkut” os torcedores se mostram animados com a possibilidade de ver os estádios lotados nas partidas dos times do coração. Na comunidade do Galo, os atleticanos apostam num público com cerca de 50 mil pagantes.

Veja a lista dos 10 maiores públicos do Brasileirão:

Partida Pagantes Data\ Flamengo/ RJ 0 x 2 Fluminense/ RJ 61.042 07/10\ Flamengo/RJ 1 X 0 São Paulo/SP 59.098 04/10\ Flamengo/RJ 1 X 1 Sport/PE 51.552 01/09\ Fluminense/RJ 0 X 1 Flamengo/RJ 49.828 16/08\ Flamengo/RJ 1 X 1 Vasco/RJ 49.495 16/09\ Botafogo/RJ 1 X 1 Flamengo/RJ 45.445 29/08\ Flamengo/RJ 3 X 1 Goiás/GO 44.920 26/08\ São Paulo/SP 2 X 0 Figueirense/SC 43.783 22/09\ Flamengo/RJ 1 X 0 Atlético/MG 41.783 29/09\ Fluminense/RJ 1 X 1 Vasco/RJ 40.871 02/09\

Mano diz que Fla ganhou benefício da CBF

Treinador critica o fato de a organização ter adiado jogos da equipe carioca

O técnico Mano Menezes, do Grêmio, esquentou o clima do jogo de domingo contra o Flamengo, no Maracanã. Ele afirmou que, ao contrário de seu time, o Rubro-Negro tem sido beneficiado pela CBF.

Mano lembrou o equilíbrio do jogo no primeiro turno. Relembre os melhores momentos\ - O Flamengo teve um tratamento especial por parte da CBF, que empurrou seus jogos para a frente, para quando o time estivesse num momento melhor - acusa.\

Segundo ele, o Grêmio pleiteou uma situação parecida, mas não teve esse benefício.

- O Flamengo não quis jogar fora do Maracanã, que estava cedido ao Pan, e foi atendido. O Grêmio gostaria de ter adiado seu jogo do turno contra o Cruzeiro, pois disputava as finais da Libertadores. Mas a CBF alegou que não tinha datas. Tivemos que jogar com os reservas e perdemos. Nós também gostaríamos de estar enfrentando o Cruzeiro hoje, o que seria bom, dado o momento das duas equipes - compara o técnico gremista.

Na parte final de sua entrevista, Mano baixou o tom, prevendo um confronto equilibrado contra o Flamengo.

- Aliás, como no primeiro turno. Ambos estavam mal. Vencemos por 1 a 0 com gol contra, e até brinquei, dizendo que havíamos batido nosso recorde, ganhando sem fazer gol. Agora os dois times estão em alta, e certamente farão uma grande partida - diz.

Joel pede para Mano cuidar do Grêmio

Técnico gremista disse que Flamengo foi beneficiado com adiamento de jogos no Brasileiro

Eduardo Peixoto

Joel Santana manda recado para Mano

Joel Santana jurou que não iria entrar em polêmica com Mano Menezes. Porém, mesmo fugindo do combate, o treinador do Flamengo não deixou de criticar a postura do colega gremista.

Nesta sexta, Mano declarou que o Rubro-Negro foi beneficiado com o adiamento dos jogos durante os Jogos Pan-Americanos.

- Não vou ficar respondendo. Respeito o Grêmio e o treinador deles. Eu cuido do Flamengo e o Mano cuida do time dele. É melhor assim - diz o técnico do Fla.

Depois, Joel fez questão de dizer que não houve qualquer lucro com os jogos remarcados:

- Jogamos praticamente de três em três dias para nos igualarmos aos demais competidores. Por causa desse desgaste, perdemos diversos jogadores com lesões graves. Agora que conseguimos os pontos é fácil dizer que fomos beneficiados.

Mengão faz as contas para chegar ao G4

Segundo matemático, time fica perto da vaga com cinco vitórias e dois empates

Depois da vitória sobre o Vasco, rubro-negros correm para chegar ao G4\ Finalmente em igualdade de condições com os adversários no Campeonato Brasileiro, o Flamengo vê a zona de rebaixamento cada vez mais distante e já começa a traçar planos mais ambiciosos. Sétimo colocado, com 46 pontos, os rubro-negros estão a cinco do G4 e a oito da zona perigosa. Na Gávea, o téncico Joel Santana proibiu qualquer tipo de declaração sobre chegar a Libertadores, mas nas ruas do Rio de Janeiro a calculadora passa a ser a maior companheira do torcedor, que acredita na entrada do time na zona de classificação para a maior competição de clubes das América já nas próximas rodadas.\

A favor do Flamengo está o fato de ainda ter pela frente três dos quatro concorrentes diretos por uma das vagas no G4. No próximo domingo, o rival é o Grêmio, quarto colocado, com 51 pontos, no Maracanã. Na 35ª rodada, os cariocas podem descontar a diferença para o Cruzeiro, no Mineirão, e na partida seguinte encaram o Santos, em casa. Caso vença todas as partidas até o fim do Brasileirão, o Rubro-Negro terá vai precisar de 'apenas' um empate de dois de seus concorrentes.

Para chegar ao G4, o time da Gávea poderá contar com uma mãozinha dos arqui-rivais cariocas. Nas próximas sete rodadas, Fluminense, Vasco e Botafogo têm confrontos contra as equipes que estão acima do Mengão. O Tricolor encara o Palmeiras e o Santos, os botafoguenses jogam com o Cruzeiro e os vascaínos recebem o Palmeiras.

Com base na projeção do matemático Tristão Garcia, que crava em 64 a pontuação necessária para confirmar a classificação para a Libertadores, o GLOBOESPORTE.COM analisa o caminho de quem ainda briga pela vaga.

Cruzeiro\ Com 83% de chances de classificação, os mineiros podem se complicar já na próxima rodada, quando encaram o líder São Paulo, fora de casa. Há quatro rodadas sem vencer, o time de Dorival Júnior pode terminar a rodada com apenas três pontos de vantagem sobre o Fla, ainda faltando o confronto direto. O Cruzeiro precisa de 11 pontos em 21 que ainda serão disputados e tem pela frente São Paulo (fora), Atlético-PR (casa), Botafogo (f), Flamengo (c), Internacional (f), Sport (f) e América-RN (c).\

Santos\ Os 75% de chances do time de Vanderlei Luxemburgo podem crescer consideravelmente se levarmos em conta que terá pela frente cinco equipes que lutam contra o rebaixamento, além do Fluminense, que só pensa em terminar o campeoanto de forma digna. No entanto, o caminho do Santos pode se complicar pelo fato do time fazer quatro dos próximos sete jogos fora de casa, um deles no Maracanã, contra o Flamengo. O Peixe precisa de quatro vitórias para confirmar a vaga e jogará ainda contra Figueirense (f), Goiás (c), Náutico (f), Atlético-MG (c), Flamengo (f), Paraná (f) e Fluminense (c).\

Palmeiras\ A favor do Verdão o fato de ter 67% de chances de ficar com a vaga e fazer quatro dos últimos sete jogos em casa. Contra o time do Palestra Itália a irregularidade comprovada em partidas como o empate diante do América-RN. Para o primeiro time fora do G4, é preciso vencer quatro e empatar uma partida para voltar à Libertadores. Os próximos adversários são: Paraná (c), Vasco (f), Juventude (c), Sport (f), Fluminense (c), Internacional (f) e Atlético-MG (c).\

Grêmio\ Os gaúchos querem de qualquer forma tirar pontos do Flamengo no Rio de Janeiro para eliminarem de vez os cariocas da disputa por uma das vagas. Quarto colocado, com 51 pontos, eles podem ver suas chances de  54% caírem ainda mais em caso de derrota no próximo domingo e passarão a ter o Rubro-Negro colado na tabela. Contra os comandados de Mano Menezes há também os confrontos duríssimos contra o líder São Paulo e o desesperado Corinthians, fora de casa, além da visita ao Atlético-PR, na Arena da Baixada. Os jogos que restam são: Flamengo (f), Náutico (c), Atlético-PR (f),  Figueirense (c), São Paulo (f), América-RN (f) e Corinthians (c).\

Flamengo\ Com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, o Flamengo precisa manter o ritmo nas próximas sete rodadas para disputar a segunda Libertadores consecutiva. Ocupando a sétima posição, com 46 pontos, os cariocas têm apenas 14% de chance de ficarem com a vaga. Para obterem tal feito, precisam fazer o dever de casa nas quatro partidas que ainda farão no Maracanã e buscar seis pontos em nove a serem disputados fora de casa, três deles contra o América-RN, em Natal. O Mengão ainda joga contra  Grêmio (c), América-RN (f), Corinthians (c), Cruzeiro (f), Santos (c), Atlético-PR (c) e Náutico (f).\

Se ficar sem Maraca, Fla busca Engenhão

Márcio Braga vê com 'estranheza' interesse da CBF e pensa em alternativas

Eduardo Peixoto

Seleção lotou o Maracanã para o jogo com o Equador pelas eliminatórias na quarta\ O Flamengo quer o Maracanã como sua casa. Entretanto, caso não consiga vencer a licitação do estádio, o clube começa a buscar alternativas. E a principal delas é uma parceria com o Botafogo para gerenciar o Engenhão.\ Nesta sexta-feira, em entrevista coletiva na Gávea, o presidente Márcio Braga disse que vê com estranheza o interesse de a CBF tomar posse do Maracanã.\

- Essa notícia de o estádio ser a casa da CBF nos provocou estranheza. Ou a CBF ou o Flamengo... Não vou ficar pagando aluguel a CBF, se fosse assim preferia continuar pagando a Suderj. Dá no mesmo. Não vou ficar investindo em estudos à toa. Se o Flamengo ganhar a licitação, a CBF será recebida de braços abertos - declara o dirigente do Fla.

A divulgação do edital deve sair no fim deste mês. De acordo com estudos feitos pela Suderj, os jogos do clube rubro-negro geram 70% da arrecadação do estádio. O dado deixa Márcio Braga otimista:

- Para ter um planejamento financeiro para a licitação do estádio, o Flamengo é primordial. Somos a maior força viva do futebol brasileiro.

O presidente do Flamengo ignorou a concorrência do Fluminense para gerir o Maracanã. A preocupação é somente com a CBF. Por isso, caso perca a queda de braço, ele aceita unir-se ao Botafogo para administrar o Engenhão.

- Se o Flamengo tiver problemas neste percurso, vai se juntar ao Botafogo no Engenhão. É um estádio que pode facilmente ser ampliado para 60 mil pessoas. Mas a prioridade é o Maracanã - afirma Márcio.

Nesta sexta-feira, o presidente da Suderj, Eduardo Paes, garantiu que se o Maracanã realmente for entregue à CBF os grandes clubes cariocas continuarão jogando no estádio normalmente.

Paes fala sobre a licitação do Maracanã

Mesmo com CBF no comando, clubes do Rio de Janeiro não vão deixar de usar o estádio

Márcio Iannacca

O presidente da Suderj, Eduardo Paes, afirmou nesta sexta-feira por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM, que os clubes não precisam ficar preocupados porque continuarão jogando no Maracanã, mesmo que a CBF vença a licitação para comandar o estádio. Segundo ele, clubes como o Flamengo não conseguem viver sem o local e vice-versa.

- Falei com o Márcio Braga (presidente do Flamengo) que não tinha motivo para se preocupar. Recebi com muita honra e orgulho a notícia de que a seleção quer ficar com o Maracanã em definitivo.

Mas, por exemplo, o Maracanã não vive sem o Flamengo e vice-versa. Não tenho dúvida de que é viável a CBF ter o Maracanã, sem prejudicar os clubes. Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense poderão jogar no estádio – explica Paes, para logo depois acrescentar.

- O Ronaldinho, o Robinho e o Kaká vão jogar três, quatro vezes por ano no estádio. As coisas não são excludentes. Essa situação só vai valorizar ainda mais o Maracanã – explica.

O processo de licitação do Maracanã ainda não tem data para acontecer. A previsão era de que os candidatos, Flamengo e Fluminense, começassem a se movimentar já no final deste mês. Porém, o presidente da Suderj ainda não sabe quando acontecerá o processo.

- Não tem nada definido ainda – diz Eduardo Paes, que também é secretário de esportes, turismo e lazer do Rio de Janeiro.

Schimidt: 'Punição ao Fla é improvável'

Procurador geral do STJD afirma que não teria sentido Obina cumprir sexto jogo

Cahê Mota

A polêmica envolvendo a escalação de Obina (assista ao vídeo ao lado com os lances do atacante) no clássico contra o Vasco não deve sequer chegar ao STJD. Pelo menos é o que garante o procurador geral da entidade, Paulo Schimidt. Ele acredita que o Flamengo não corre risco de ser punido por irregularidade alguma, como supôs nesta sexta-feira o vice-presidente jurídico vascaíno, Paulo Reis.

- O Flamengo conseguiu a liminar em medida cautelar. Não teria sentido a redução da pena valer apenas a partir do dia seguinte, se isso acontecesse o jogador estaria cumprindo um sexto jogo de suspensão. Acho que não há risco nenhum do clube ser punido, mas se o Vasco se achar no direito...

O procurado geral explica ainda o artigo 233 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz que o resultado do julgamento só entra em vigor em 24 horas.

- Há uma regra geral no código para que a decisão passe a vigorar após 24 horas, mas isso não impede que passe a valer de imediato. Quando o julgamento é em primeira instância, como o caso do Gavilán nesta sexta, por exemplo, o jogador é liberado para jogar no mesmo dia, independentemente do resultado. O STJD busca beneficiar o réu, já que presume-se que ele seja sempre inocente. Não há intenção de prejudicar um profissional que está treinando. Foi o que ocorreu, foi desqualificada a punição, a pena caiu para cinco partidas, e o Obina já havia cumprido.

Vasco não se beneficiará com o caso

Paulo Schimidt lembra também que, mesmo que a reclamação venha a ser considerada procedente, o Vasco não terá benefício algum.

- Não sei o que pretende o Vasco da Gama, mas a conseqüência de uma participação irregular de um atleta é a perda de seis pontos e uma multa para o clube. O adversário não ganha nada. No entanto, repito que neste caso uma punição é muito pouco provável - diz Schimidt, que garante que a procuradoria não fará denúncia alguma referente ao caso e explica o processo para que a liminar seja concedida.

- O presidente Virgílio Val tinha o poder de conceder a liminar e ainda assim colocou em votação no tribunal. Com quatro votos de seis o Flamengo conseguiu o direito. Não foi uma decisão dele sozinho, apesar disso ser possível.

Reis: escalação de Obina é questionável

Para vice jurídico, cabe discussão se Fla teria que esperar 24 horas para liberar atacante

Joana Tiso

O vice-presidente jurídico do Vasco, Paulo Reis, vai conversar com o presidente Eurico Miranda e analisar a liberação do atacante Obina (assista ao vídeo ao lado com os lances do jogador na partida) para o Clássico dos Milhões, nesta quinta-feira. Horas antes do jogo, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aceitou parcialmente o recurso do Rubro-Negro e reduziu a pena de suspensão do jogador de 120 dias para cinco partidas, já cumpridas.

Porém, o artigo 233 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva diz que o resultado do julgamento só entra em vigor em 24 horas. Para que Obina tivesse condição legal de jogo, o Fla pediu ao STJD que o resultado fosse aplicado imediatamente.

- A matéria é tão questionável que o Flamengo teve que correr atrás de uma liminar para escalar o jogador. A discussão é se o clube teria que esperar 24 horas da decisão para liberar Obina ou não -­ afirma Reis, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

O dirigente cruzmaltino garantiu que ainda não há uma estratégia para questionar o assunto, que será avaliado com cuidado pelo Gigante da Colina. Porém, Reis informou que o Fla corre risco de perder de três a nove pontos caso tenha escalado ilegalmente o jogador.

Rubro-Negro tranqüilo

A ameaça do Vasco, no entanto, não causa termor na Gávea. O advogado do clube, Michel Assef Filho, garante que o clube não corre risco de perder pontos.

- Não há risco nenhum. Temos uma liminar que não pode ser cassada. Foi tudo normal

O Flamengo conseguiu uma sessão extraordinária após todos os julgamentos do dia e, por quatro votos a dois, os auditores permitiram que o Obina jogasse.

Joel relaciona Roger contra o Grêmio

Mas treinador ainda não decidiu se vai colocá-lo no banco de reservas

Eduardo Peixoto

Joel Santana dá nova chance a Roger

Na tarde chuvosa desta sexta-feira, o apoiador Roger participou normalmente dos treinos dos reservas, na Gávea. Ele está recuperado das dores na coxa direita e o técnico Joel Santana decidiu relacioná-lo para o jogo do Flamengo contra o Grêmio, domingo, no Maracanã.

- Vou levar todo mundo para este jogo. O Roger fica concentrado - declara o treinador.

O período de concentração do Rubro-Negro começa às 22h desta sexta. Roger não entra em campo desde o jogo contra o São Paulo, dia 4 de outubro. Depois, ele realizou diversos exames médicos, nada foi constatado e o departamento médico decidiu liberar o apoiador.

Na vaga de Rômulo, que terá de operar o joelho, Joel ainda não sabe o que fazer:

- Não sei quem vou colocar. Tenho de descobrir uma solução. Ou coloco o Jaílton, que está voltando, ou puxo o Cristian.

Na lateral esquerda, Egídio entra na vaga do suspenso Juan. Fábio Luciano volta à equipe na vaga de Rodrigo Arroz.

Rômulo está fora do Brasileiro

Volante do Fla rompe ligamento do joelho direito e fica seis meses fora dos campos

Eduardo Peixoto

Cabisbaixo, Rômulo deixa a Gávea de muletas. Ele só volta a jogar em 2008

Um lance casual durante o clássico contra o Vasco acabou com o ano de Rômulo. O volante do Flamengo sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará cerca de seis meses fora dos gramados.

Nesta sexta-feira, o jogador chegou à Gávea bastante abatido e de muletas. Ele será operado pela equipe do médico do Fla e da seleção, José Luiz Runco.

- É uma lesão igual à do Obina. Infelizmente, o Rômulo rompeu o ligamento e precisará ser submetido à cirurgia. A previsão é de que volte em seis meses - declara Runco.

Revelado nas divisões de base do Flamengo, Rômulo tornou-se titular do Flamengo apenas após a chegada de Joel Santana. Antes, estava treinando à parte em Vargem Grande.

O volante soube aproveitar a chance e participou dos últimos 17 jogos do Rubro-Negro. Ao deixar a Gávea, ele foi consolado por vários companheiros, como Maxi, Colace e Thiago Sales. O técnico Joel Santana ficou emocionado com a notícia da lesão de Rômulo:

- Muito chato, desagradável. Fiquei emocionado porque o tirei da base em um momento em que ele estava esquecido. Ele é um atleta que joga para o técnico e acertou a nossa defesa.

Fla e Grêmio: duelo pela Libertadores

Adversárias deste domingo, equipes sonham com vaga no torneio sul-americano de 2008

Entre Flamengo e a Taça Libertadores de 2008 há uma tímida troca de olhares. O Grêmio, por sua vez, namora a competição sul-americana praticamente desde o início do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, os concorrentes se enfrentam às 18h10m, no Maracanã.

O GLOBOESPORTE.COM transmite a partida, em Tempo Real, a partir de 17h55m. O SporTV (exceto para Rio e São Paulo) e o Premiére também acompanham o confronto.

Em busca da América, cada um aposta em armas diferentes de conquista. O charme principal rubro-negro está nas arquibancadas. Em lua-de-mel com a equipe, a torcida promete quebrar o recorde de 61 mil pagantes da competição - que pertence aos rubro-negros, por sinal.

O entrosamento time-torcida é o principal responsável pela arrancada que tirou o Flamengo da penúltima posição em julho e o colocou em sétimo lugar, com 46 pontos. Para seguir sonhando com a - até então improvável - vaga na Libertadores, a vitória sobre o Grêmio é vital.

Joel e Mano fazem um duelo à parte

Mas o desgaste do clássico contra o Vasco, na quinta-feira, preocupa bastante o técnico Joel Santana. Ele, aliás, continua com o objetivo de fugir da zona de rebaixamento.

- Da última vez que jogamos na quinta (contra o São Paulo) chegamos desgastados contra o Fluminense e perdemos. Temos de tirar lições daquela experiência. Temos 46 pontos e precisamos de mais quatro para fechar o primeiro objetivo: fugir da Segunda Divisão - avisa o técnico do Flamengo.

Para conquistar a Libertadores, o Grêmio aposta na assiduidade com que sempre a cortejou. Na maioria da rodadas, o time gaúcho esteve em os dez primeiros e em sete delas integrou o G-4. Atualmente, é o quarto lugar no Brasileiro, com 51 pontos.

Reencontro

No primeiro turno, o Tricolor venceu por 1 a 0, gol contra de Irineu (confira os melhores momentos no vídeo acima). Porém, a polêmica do jogo ficou por conta da briga entre Souza e Tcheco. O atacante flamenguista foi expulso e pegou sete jogos de suspensão.

Antes do jogo deste domingo, os personagens mudaram. O duelo ficou restrito ao banco de reservas. Primeiro, Mano Menezes afirmou que o Flamengo foi beneficiado com o adiamento de jogos por causa do Pan do Rio. Segundo o técnico gremista afirmou que, ao contrário de seu time, que teve negado o pedido de adiamento de alguns jogos, o Rubro-Negro teria sido beneficiado pela CBF nesta questão (assista ao vídeo ao lado com a declaração).

- O Flamengo não quis jogar fora do Maracanã, que estava cedido ao Pan, e foi atendido. O Grêmio gostaria de ter adiado seu jogo do turno contra o Cruzeiro, pois disputava as finais da Libertadores. Mas a CBF alegou que não tinha datas. Tivemos que jogar com os reservas e perdemos - diz Mano.

Joel Santana devolveu pedindo para o colega cuidar apenas do Grêmio:\ - Não vou ficar respondendo. Respeito o Grêmio e o treinador deles. Eu cuido do Flamengo e o Mano cuida do time dele. É melhor assim.\

Volta do xerife

O Rubro-Negro terá a volta do zagueiro Fábio Luciano, que cumpriu suspensão contra o Vasco. Ele entra na vaga de Rodrigo Arroz. Na lateral esquerda, Juan recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Egídio.\ O principal desfalque será o volante Rômulo. Ele rompeu o ligamento do joelho direito e ficará seis meses longe dos gramados. Jaílton e Leo Medeiros disputam a vaga.\

Diego Souza confirmado

Dentro de campo, com a confirmação da presença do meia Diego Souza, que ja defendeu o Fla, a equipe que enfrenta os cariocas foi confirmada com Marcelo Labarthe na vaga de Sandro Goiano, que apesar de absolvido, fica à disposição no banco. Leo está de volta à zaga, e Mano confirmou Nunes como dono da primeira função no meio, no lugar de Gavilán, suspenso por 120 dias por ter dado um soco no meia Valdivia, do Palmeiras.

Lance

Roger tem boa chance de enfrentar o Grêmio

Apoiador está à disposição de Joel para jogo contra o Tricolor Gaúcho

Roger deve atuar não mais do que 30 minutos (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

Liberado pelo departamento médico e pelo preparador físico Ronaldo Torres, o apoiador Roger está à disposição de Joel Santana. O treinador disse nesta sexta-feira que o jogador estará relacionado para a partida de domingo, quando o Flamengo recebe o Grêmio no Maracanã, às 18h10min (de Brasília).

Para Ronaldo Torres, Roger ainda não está na condição física ideal. Por isso, o apoiador deve jogar no máximo 30 minutos diante do Tricolor Gaúcho.

Quem também pode voltar é o volante Jaílton, que ficou fora das duas últimas partidas devido a uma contusão no pé direito.

Flamengo vence o ACF/Campos pelo Estadual Masculino

Equipe rubro-negra segue invicta e na liderança da competição regional

O Flamengo venceu o ACF/Campos por 91 a 79, nesta sexta-feira, em partida válida pelo Campeonato Estadual de Basquete, e manteve a sua invencibilidade na competição. Com o resultado, a equipe rubro-negra acumula quatro vitórias em quatro jogos e segue na liderança.

O destaque do Flamengo na partida foi o ala Fernando Mineiro, com 21 pontos. A grande contratação para o campeonato, o campeão pan-americano Marcelinho Machado, marcou apenas oito pontos. Pelo lado do ACF/Campos, o principal nome foi Felipinho, com 18 pontos.

A próxima partida do time rubro-negro será na segunda-feira, dia 22, às 19 horas (de Brasília), contra a Liga Macaense no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

Marcio Braga solta o verbo contra Clube dos 13

Presidente rubro-negro espera que clubes ganhem mais autonomia

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, revelou ontem em entrevista coletiva na Gávea que considera o Clube dos 13 um balcão de negócios do futebol brasileiro:

– Eles só estão administrando contratos de TV. O Flamengo é quem mais vende Pay Per View e recebe a mesma cota dos outros.

O dirigente rubro-negro também cobra mais autonomia aos clubes no momento de negociar o direito de imagem. O Flamengo já tem o apoio de São Paulo, Cruzeiro, Botafogo e Atlético-MG e todos buscam seus direitos.

- É um problema grave que queremos resolver. Vamos nos reunir para discutir a cota de 2009, que ainda não foi divulgada. Esses cinco clubes querem negociar sem a participação do Clube dos 13 - declarou.

Rômulo passará por cirurgia no joelho direito

Volante do Flamengo se contundiu contra o Vasco e não jogará mais neste ano

Recuperção de Rômulo será de quatro a seis meses (Crédito: Cléber Mendes)

O Flamengo terá uma grande perda para a seqüência do Campeonato Brasileiro. O volante Rômulo sofreu uma torção no ligamento cruzado anterior do joelho direito durante o clássico e terá de se submeter a uma cirurgia.

Segundo o médico do Flamengo José Luís Runco, a operação será realizada na próxima semana e jogador ficará fora dos gramados de quatro a seis meses.

Rômulo sofreu um choque com Marcelinho logo no início do clássico de quinta-feira contra o Vasco e teve de ser substituído. A lesão do jovem volante é semelhante à que Obina teve em fevereiro, também contra o Vasco, mas pelo Estadual.

Flamengo participará da licitação do Maracanã

Rubro-Negro vai esperar sair o edital para saber se assumirá o estádio

HUGO PERRUSO

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, anunciou em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, na Gávea que o Flamengo participará da licitação do Maracanã na tentativa de assumir o estádio.

Caso não dê certo esta investida, o dirigente admitiu a possibilidade de dividir o Engenhão com o Botafogo, com quem o Rubro-Negro tem ótimo relacionamento.

- O Flamengo participará da licitação. Mas para fazer a análise é preciso esperar o edital. Sem isso não podemos dizer se vamos assumir ou não o estádio. Caso não dê certo, estudaremos a hipótese de compartilhar a administração do Engenhão com o Botafogo. Sempre conversamos isso com Bebeto. Seria bom para o Botafogo e ótimo para nós.

Sobre a chance de a CBF assumir o Maracanã, o presidente rubro-negro considera um retrocesso para o estádio. No entanto, ele afirma que em termos de administração poderia ser uma boa para o Rio de Janeiro.

- Não sei se a CBF entrará na briga. Para mim, ela não é uma entidade prática. O Flamengo joga sempre no Maracanã e Seleção Brasileira, só de vez em quando. Mas seria bom ter a CBF ao nosso lado. O problema é que queremos ser os donos e não os locatários. Não será interessante pagar aluguel à CBF assim como fazemos atualmente com a Suderj.

Dia de treino leve e tranqüilidade na Gávea

Vitória sobre o Vasco por 2 a 1 alegrou o ambiente no Flamengo

O dia após a vitória de 2 a 1 no clássico contra o Vasco foi de tranqüilidade absoluta e trabalho na Gávea. Os jogadores que começaram a partida fizeram apenas uma atividade de musculação na academia do Clube.

O objetivo é a recuperação física dos atletas, já que no domingo, o time volta a campo para enfrentar o Grêmio, às 18h10, no Maracanã.

O restante do elenco participou de um coletivo em campo reduzido. O auxiliar técnico Andrade comandou a atividade, que teve participação de Obina, Maxi e Colace, que atuaram pouco tempo no clássico.

Fábio Luciano vê clássico das cadeiras

Suspenso, zagueiro vive experiência de ser torcedor no Maracanã

Fábio Luciano sofre na vitória do Flamengo por 2 a 1 no clássico (Crédito: Reprodução da TV)

O zagueiro Fábio Luciano sofreu no clássico entre Flamengo e Vasco, na última quinta-feira. Suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo, o jogador teve que assistir a vitória do Rubro-Negro por 2 a 1 das cadeiras especiais do Maracanã. Apesar do desconforto de não poder dar apoio aos companheiros, ele recomenda a experiência de ser apenas torcedor:

- Jogador tem de assistir pelo menos um ou dois jogos junto à torcida, para saber o que eles sofrem e passam. É muito melhor estar lá dentro, sofremos muito mais aqui - afirma.

Para a partida deste domingo, contra o Grêmio, às 18h10min, no Maracanã, o capitão do