Notícias

Clipp 21/maio

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Para evoluir, Renato Augusto sonha com seqüência em sua posição

Ibson, com dores musculares, é dúvida para jogo do Fla contra o Inter

Desde que chegou aos profissionais do Flamengo, Renato Augusto sempre foi diplomático quando perguntado sobre sua preferência entre o ataque ou o meio-campo, sua posição de origem. Após viver dois anos às voltas com constantes mudanças e sendo aproveitado, na maioria das vezes, como atacante, ele deixou claro ontem que sua expectativa, com a chegada de Caio Júnior, é lutar para se firmar como um meia.

Renato Augusto afirmou que, numa necessidade, jogaria no ataque. No entanto, acha que sua evolução vem sendo prejudicada.

- Em quase dois anos, não aprendi nada sobre a minha posição. Não evoluí na minha real função. Se joguei três meses seguidos no profissional como meia foi muito. Até teve um lado bom, porque aprendi a jogar como atacante. E é claro que, num fim de jogo, numa necessidade, você pode quebrar um galho. Mas quero evoluir como meia. Acho que chegou a hora de jogar na minha posição - disse o jogador. - Conversei com o Caio Júnior, disse a ele como prefiro atuar. Mas é ele quem decide.

Incluído na pré-lista de Dunga, técnico de seleção brasileira, para os Jogos Olímpicos, Renato Augusto vê poucas chances de ir a Pequim:

- A contusão no rosto me atrapalhou muito. É difícil, mas tenho este sonho.

Dininho se apresenta hoje\ à tarde, na Gávea\

Por outro lado, o volante Gavilán, embora ainda distante de ser titular, disse que respira novos ares na Gávea.

- Hoje, os que estavam largados são usados nos treinos da mesma forma. Aceitei o tipo de contrato que fiz, sujeitei-me a coisas difíceis para um jogador com currículo, como treinar com os juniores. Tudo porque quero jogar no Flamengo - disse ele, que fez novo contrato de três meses e, ontem, teve longa conversa com Júlio César Camargo, auxiliar de Caio Júnior. - Gosto de aprender com todos. Você pode virar técnico, auxiliar.

Gavilán vem sendo útil nas conversas com os jovens.

- Quando era novo, se não jogava, só pensava em chutar o balde. Hoje tenho uma família por trás. A carreira é curta e, reclamando, ela fica ainda mais curta - disse o jogador, que admitiu aguardar propostas do exterior para definir o futuro.

Com dores musculares nos adutores, os meias Ibson e Kleberson não treinaram ontem. Dos dois, Ibson é quem mais preocupa para o jogo contra o Internacional, sábado, no Maracanã. Kleberson deve voltar a trabalhar com bola amanhã. No treino, houve ríspida discussão entre Jônatas e Tiago Sales.

O zagueiro Dininho, que ontem acertou sua rescisão com o Palmeiras, apresenta-se hoje.

PERDA DE CAMPO

Por causa de decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a CBF anunciou ontem que os times que perderem o mando de campo terão que disputar as suas partidas na distância mínima de 100 quilômetros de sua sede, com a venda normal de ingressos. Na semana passada, o tribunal anulou dois artigos do Regulamento Geral das Competições da CBF. Eles determinavam que as partidas dos times que tivessem perdido o mando de campo fossem realizadas com portões fechados, sem a presença de público.

Fla fica a um passo da final

Rubro-negro sofre, mas bate Joinville na prorrogação e faz 2 a 0 na série

O ALA-ARMADOR Marcelinho faz o arremesso para marcar mais dois de seus 37 pontos na vitória sobre o Joinville, no Tijuca

Não foi uma vitória tranqüila, como a de segunda-feira. Muito pelo contrário. Num jogo dramático, decidido na prorrogação, o Flamengo derrotou novamente o Ciser/Univille/Joinville (SC), ontem à noite, no ginásio do Tijuca, desta vez, por 120 a 113 (100 a 100 no tempo normal). Com o resultado, a equipe rubro-negra abriu 2 a 0 na série melhor de cinco das semifinais e agora depende apenas de mais uma vitória para chegar pela terceira vez em sua história à decisão do Nacional Masculino de Basquete. O próximo duelo acontecerá sexta-feira, em Joinville.

- Foi a vitória mais difícil e a mais emocionante, por estarmos numa semifinal - disse o técnico do Flamengo, Paulo Chupeta.

- Com certeza, faremos 2 a 2 na nossa casa e levaremos a série para o quinto jogo - prometeu o carioca Alberto Bial, técnico do Joinville.

Vice-campeão em 2000 e 2004, o Flamengo está cada vez mais perto do título inédito. Segunda-feira passada, a equipe carioca derrotara o Joinville com folga, por 94 a 72 (56 a 36). Ontem, Marcelinho, do Flamengo, novamente, foi o cestinha do jogo, com 37 pontos.

Convocação das seleções sai hoje

No primeiro quarto, o Joinville marcou Marcelinho, dificultando as ações do Flamengo. O time catarinense abriu 15 a 8, em enterrada de Shilton. E se manteve à frente até 23 a 16, quando o Flamengo iniciou a reação, com Fernando Mineiro em quadra. O time carioca virou para 32 a 25.

No segundo quarto, com um único pivô em quadra, Coloneze, o rubro-negro não se encontrou e deixou o adversário fechar o primeiro tempo com 52 a 51. Na arquibancada, a torcida reclamava contra a escolha do catarinense Cristiano Maranho, do quadro da Federação Internacional de Basquete (Fiba), como um dos três árbitros em quadra.

O segundo tempo começou equilibrado, com o Flamengo retomando a frente. A torcida se empolgou, o time chegou a abrir 74 a 66, mas permitiu a reação. Mas a mão certeira de Marcelinho fez com que a equipe da Gávea fechasse a etapa em 79 a 74.

Empurrado pela torcida, o rubro-negro abriu vantagem logo no início do último quarto, chegando a 85 a 76. Mas, novamente, deixou o Joinville reagir, com 85 a 85. Os times com as duas melhores defesas do Nacional tinham dificuldade para marcar e o jogo ficou tenso. Uma bola de três de Fernando Mineiro tirou o Flamengo momentaneamente do sufoco, com 96 a 93. A cinco segundos do fim, o Joinville empatou em 100 a 100, e Duda só acertou o aro no fim.

Na prorrogação, Duda se redimiu com uma bola de três que levantou a torcida e pôs o Flamengo com 113 a 106, sem ser mais ameaçado até garantir a vitória por 120 a 113.

Flamengo: Duda (27), Marcelinho (37), Amiel (10), Alírio (7) e Coloneze (7). Entraram Fernando (17), Wagner (2) e Hélio (13). Joinville: Espiga (7), Viegas (15), WIlliams (35), Shilton (18) e Olívia (11). Entraram Gustavo (8), Thiagão, Jimmy, Cleiton, Augusto, André (5) e Henrique (14).

Na outra semifinal, a série está empatada em 1 a 1. O Pitágoras/Minas, que havia vencido a primeira partida por 98 a 78, segunda-feira, em Belo Horizonte, ontem foi derrotado em casa pelo Universo/BRB/Converse (DF) por 99 a 93.

Hoje, às 16h, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) divulga a relação de convocados das duas seleções brasileiras masculinas. A principal, sob comando do espanhol Moncho Monsalve, tentará a vaga nos Jogos de Pequim no Pré-Olímpico Mundial, de 14 a 20 de julho, em Atenas, na Grécia. A equipe B, treinada pelo rubro-negro Paulo Chupeta, tentará o título no 43º Campeonato Sul-Americano, de 1º a 6 de julho, no Chile.

JORNAL DOS SPORTS

Renato Augusto pede para jogar no meio-campo

Nina Lima/JS

O meia Renato Augusto está na expectativa de começar a partida como titular contra o Internacional, no próximo sábado. O jogador já está praticamente recuperado de uma lesão no joelho esquerdo e inclusive entrou no decorrer do jogo contra o Grêmio, no último domingo.

Renato afirmou que quase não sente mais dores, e que usará essa semana para se preparar. O camisa 10 do Fla revelou que teve uma conversa com o técnico Caio Júnior onde deixou claro que deseja jogar no meio-de-campo, e não como segundo atacante.

"Me senti bem melhor. Ainda tenho uma dor, mas muito pouco. Agora terei mais uma semana para trabalhar e vamos ver se estarei bem. Eu estou pronto para jogar, e ele vai decidir. Eu já falei a posição que eu gosto de jogar e vamos ver o que ele vai fazer. Em toda a minha vida de profissional, se joguei tres meses no meio-de-campo foi muito. Essa é a minha real posição", disse Renato Augusto.

Valor investido não preocupa Kleber

Úrsula Nery/Arquivo JS

Kleberson: investimento que ainda não se justificou

Alto investimento e pouca produtividade. Assim como o JORNAL DOS SPORTS descreveu na edição de ontem, a maioria dos reforços do Flamengo para esta temporada decepcionaram. Até o momento, os US$ 4 milhões investidos ainda não surtiram o efeito, dentro de campo, esperado. Apesar disso, o vice-presidente de Futebol, Kleber Leite, diz que a Diretoria não contrata jogadores pensando se ele vai ser titular e explica que o importante para o Flamengo, no momento, é formar um elenco forte e com muitos jogadores de qualidade.

"O que as pessoas têm de entender é que quem escala o time é o treinador. Nem eu e nem ninguém da Diretoria temos nada com isso. Estamos preocupados com a força do nosso elenco e ele está dando bons frutos. É só ver nossa campanha este ano, que está muito boa. Ou será que alguém vai reclamar dela? Nós investimos para termos um grupo de jogadores forte e competitivo. Quem vai jogar ou não é escolha unicamente do treinador e da sua comissão técnica", explica Kleber Leite.

O problema é que com o elenco profissional muito cheio, alguns jogadores da divisão de base acabam tendo que ser vendidos ou emprestados, porm falta de espaço para demonstrar em cima, todo o futebol que encantavam os torcedores na época da base. Um exemplo do que anda acontecendo no clube ultimamente é a venda do atacante Pedro Beda para um grupo de empresários. Além dele é bem possível que outros jogadores deixem a Gávea em breve sem mesmo estrear com a camisa do time principal.

Dininho será apresentado hoje na Gávea

Dininho será apresentado hoje na Gávea. A informação é do vice-presidente de Futebol, Kleber Leite, divulgada na tarde de ontem. O dirigente não quis entrar em detalhe sobre como seria feita a apresentação, provavelmente para evitar um possível oba-oba. O zagueiro deve ser apresentado após o treinamento.

"O Dininho chega amanhã (hoje) e vai ser apresentado, mas ainda não sei exatamente que horas. Vou ver isso ainda, pode ser que ele seja apresentado durante o treinamento", disse Kleber Leite.

Venda\ Os ingressos para o jogo de sábado, às 18h10min, contra o Internacional, no Maracanã, começam a ser vendidos hoje. No total estão à disposição 67.542 bilhetes. Arquibancadas verdes e amarelas custam R$ 30, brancas R$ 40, cadeiras especiais R$120 e comuns R$ 20. Estudante paga meia-entrada. As vendas acontecem nas bilheterias da Gávea, do Olaria, do Fluminense, do Maracanã e no edifício Hilton Santos (Av. Rui Barbosa 170, no Flamengo), das 11h às 17h.\

Ibson sente músculo e passa a ser dúvida

O técnico Caio Júnior pode ter um grande problema para escalar a o time que vai enfrentar o Internacional, sábado, às 18h10m, no Maracanã: Ibson sentiu o músculo adutor da coxa esquerda.

O médico Walter Martins, explicou que Ibson ainda sente bastante dor e por isso foi poupado até mesmo no treino de ontem à tarde.\ "O Ibson vem sentindo esse incômodo no adutor, e por isso é dúvida. Ele está com uma sensibilidade maior e resolvemos poupá-lo no treinamento da tarde", explicou Walter Martins.\

Igual\ Outro jogador que preocupa a Comissão Técnica é Kleberson. Ele sentiu o mesmo problema de Ibson. Porém, é bem provável que esteja em campo no próximo sábado.\

"O problema do Kleberson é o mesmo do Ibson só que na outra perna. Ele está em uma fase mais avançada e deve jogar. Além de fazer fisioterapia hoje (ontem), ele trabalhou na academia", completou o médico.

Se Ibson realmente não jogar contra o Internacional, é bem possível que o cabeça-de-área Cristian o substitua.

Saída de jogadores novos é lamentada

O maior jogador da história do Flamengo não poupou críticas à atual administração da CBF

Revelado pelo Flamengo, Zico sabe da importância que tem o clube na formação de um jogador. Até por isso, criticou duramente a política da atual Diretoria de se desfazer dos jovens valores, como está acontecendo. Na visão do, agora, treinador, isso acontece porque os clubes já não têm o direito de segurar seus atletas, pois eles acabam sendo aliciados pelos rivais.

“Prefiro crer que esse tipo de atitude seja favorável ao Flamengo, mas não concordo com ela. Os dirigentes atualmente pegam os jogadores na mão grande. É desestimulante. Sou favorável à liberdade de ir e vir acima de tudo, mas é uma realidade encontrada quando só se podem formar contrato com os atletas após os 16 anos. O clube formador, que investe na base, precisa ser ressarcido de alguma maneira. Mas a ética foi perdida e o respeito também”, desabafou.

Outro ponto muito criticado por Zico foi a insatisfação da CBF com a não liberação do apoiador Kaká para os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Segundo ele, não se pode tentar colocar o atleta contra o seu clube.

“Na minha época, a CBF ficava responsável por pagar o salário do jogador enquanto ele estivesse servindo à Seleção. Algumas vezes cheguei a ficar fora das convocações por causa disso. O Kaká já é jogador da Seleção principal e não da olímpica. Queria ver se a CBF pagaria o salário de R$ 1 milhão dele quando estivesse na Seleção por um mês. Não tem essa história de que o jogador não quer ir para a Seleção. O que estão fazendo é colocar a culpa em cima dos atletas, tentando jogá-los contra seus clubes”, comentou Zico.

Muitas críticas ao ‘Papai Joel’

Jogadores preteridos pelo ex-técnico reclamam mais oportunidades no Flamengo

Eduardo Lacombe, Thiago Bokel e Nathan de Lima

Úrsula Nery, Wallace Teixeira/JS

Renato Augusto reclama mais oportunidades no meio de campo; Jônatas não era nem mesmo relacionado para o banco de reservas; Diego Tardelli nunca se conformou em ser reserva do ataque

Enquanto Joel Santana estava no Flamengo, era comum escutar de todos os jogadores milhões de elogios ao Papai Joel.  Foi só o treinador deixar o clube, para dirigirr a Seleção da África do Sul, para aqueles que tanto enalteciam a Família Santana começarem a mudar o discurso. Renato Augusto, o camisa 10 com o antigo técnico, demonstrou ontem, após o treinamento realizado na Gávea, seu descontentamento com os antecessores de Caio Júnior.

"Já falei e todo mundo sabe como eu gosto de jogar. Desde que comecei no profissional do clube, não pude evoluir muito na minha posição original. Tenho dois anos aqui e se joguei três meses como apoiador foi muito. Posso até ser atacante como um quebra-galho, mas há seis meses estou fazendo essa função. Tudo tem seus prós e contras. Posso até ter adquirido uma experiência maior em uma nova posição, mas não melhorei na minha", disse Renato Augusto.

Além do apoiador, recentemente o atacante Diego Tardelli e o cabeça-de-área Jônatas também adotaram discursos de descontentamento com o antigo treinador. Ambos reclamam da falta de oportunidades para demonstrar, em campo, que podem ser titulares.

Outro que reclamou bastante, ontem, foi o cabeça-de-área Gavilan. Ele já criticara Joel por ter-lhe dado poucas oportunidades. Dessa vez, foi além e disse que com o antigo técnico, quem não jogava freqüentemente era abandonado:

"Com a chegada do novo treinador, tudo já mudou bastante. Respeito a opinião do profissional que estava aqui antes, mas posso concordar ou não com ela. Agora, quem está indo para o jogo, ou não, tem trabalho para fazer. Antigamente, quem não jogava, ficava com um ritmo diferente de quem estava jogando", acusou Gavilan.

Mas a falta de oportunidades continua deixando Jônatas irritado. Ontem à tarde, ele - que novamente atuou entre os reservas, mesmo com Ibson e Kleberson poupados das atividades - discutiu em alto tom de voz com o zagueiro Thiago Sales. A briga aconteceu por causa de um erro de posicionamento no time reserva, mas não teve maiores proporções.

Curiosamente, quando Joel Santana assumiu, muitos jogadores criticaram seu antecessor, Ney Franco, exatamente por privilegiar aqueles que ganharam o apelido de República do Pão de Queijo.

Bate-boca no treino do Fla

O volante Jônatas e o zagueiro Thiago Sales discutiram asperamente, durante o treinamento realizado nesta terça-feira na Gávea. O posicionamento do time reserva foi o motivo do bate-boca, que não teve grandes efeitos no restante do treino. Os jogadores continuaram com a atividade.

O técnico Caio Júnior, conhecido por seus métodos diferentes de trabalho, escalou dois times com 11 jogadores de linha no treinamento. Os titulares formaram com: Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Jaílton, Cristian, Toró, Renato Augusto, Marcinho, Diego Tardelli e Souza.

Vitória na raça e na prorrogação

Rubro-Negro derrota de novo o Joinville e abre 2 a 0 na série melhor de cinco das semifinais

Pedro Ivo Almeida Eduardo Vieira

Nina Lima/JS

O ala Duda se livra da marcação para tentar o arremesso na partida de ontem no ginásio do Tijuca

Na raça e no coração, o Flamengo venceu por 120 a 113 o Joinville, na prorrogação, após empate em 100 a 100 no tempo normal, ontem, em partida realizada no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Com o resultado, o Rubro-Negro abriu 2 a 0 na série e está a uma vitória da decisão do Nacional Masculino de Basquete, que seria a terceira de sua história.

A próxima partida será na sexta-feira, às 18h, em Santa Catarina.

Ao contrário da primeira partida, o Flamengo não teve muita facilidade e encontrou um Joinville muito bem posicionado. E a torcida teve que empurrar a equipe rubro-negra, que mesmo assim saiu atrás no marcador após o segundo quarto: 51 a 52.

No terceiro quarto, o Flamengo iniciou uma reação fulminante e conseguiu abrir uma boa diferença e quando chegou a seis pontos (72 a 66) a torcida fez a festa. Porém, a equipe catarinense não desanimou e manteve-se viva na partida. Tanto equilíbrio só podia resultar em empate de 100 a 100 e prorrogação.

O Flamengo voltou bem determinado e teve amplo domínio e acabou fechando o jogo em 120 a 113. O período foi um duelo entre os cestinhas Marcelinho (37 pontos), do Flamengo, e Williams (35), do Joinville. Mas o catarinense acabou saindo com a quinta falta e a partir daí o Rubro-Negro teve amplo domínio.

O técnico Paulo Chupeta, do Flamengo, saiu empolgado: "O fator torcida fez a diferença na partida de hoje (ontem), pois a partida não esteve bem, e os torcedores fizeram muita pressão. Jogando lá eu espero uma partida tão complicada quanto esta aqui. Mas o Flamengo tem a vantagem de ter três chances de se garantir na final, coisas que eles não têm".

Na outra série o Universo/BRB/Converse (DF) derrotou o Pitágoras/Minas (MG) por 99 a 93 (47 a 42 ), no ginásio do Minas TC, em Belo Horizonte, e empatou em 1 a 1 a série.

Flamengo: Marcelinho (37), Duda (27), Amiel (10), Coloneze (14) e Alírio (12). Entraram: Hélio (13) e Wagner (2).\ Técnico: Paulo Chupeta\

Joinville: Viegas (15), Shilton (18), Espiga (7), Olívia (11) e Williams (35). Entraram: Gustavo (8), Henrique (14) e André (5).\ Técnico: Alberto Bial\

Local: Ginásio do Tijuca

O DIA

Renato Augusto quer jogar no meio-de-campo

Rio - Desde que subiu para o time profissional do Flamengo, Renato Augusto foi utilizado em varias posições no time rubro-negro. Agora, com técnico Caio Júnior, espera se firmar na sua posição de origem, o meio-de-campo.

“Falei para o Caio Júnior como prefeito atuar. Se joguei três meses na minha posição foi muito. Ainda não consegui evoluir na minha posição desde que subi para o profissional há dois anos. Já assumi essa função antes, de ligar o meio com o ataque.

Depois joguei em outras posições, ganhei experiência, mas acho que com dois anos de profissional chegou o momento de me firmar onde gosto de jogar. Estou jogando como atacante há seis meses. Vou precisar de um tempo para me readaptar, mas espero render bem na minha real posição”.

Com apenas 20 anos, Renato Augusto espera por uma chance na Seleção Brasileira Olímpica, que vai disputar os jogos na China.

"Acho difícil ser lembrado para a Olimpíada, até porque joguei pouco este ano. Mas tenho a esperança de poder ajudar o Brasil na China".

Ibson e Kleberson podem desfalcar o Fla contra o Inter

Rio - O Flamengo pode ter dois desfalques para o jogo do próximo sábado, contra o Internacional, no Maracanã. Os meias Ibson e Kleberson, ambos com dores na coxa, foram poupados do treino desta terça-feira e serão reavaliados nesta quarta.

De acordo com o médico do clube, Walter Martins, Ibson preocupa mais, enquando Kleberson, que já faz trabalhos de fisioterapia, deve voltar as atividades primeiro.

Dininho aprova reencontro com Caio Júnior

Rio - O zagueiro Dininho, que acertou sua transferência para o Flamengo, aprova o fato de novamente trabalhar com Caio Júnior, técnico que o comandou no Palmeiras e indicou sua contratação.

"Foi uma coisa muito boa que aconteceu para mim. Voltar a trabalhar com o Caio Junior sempre é muito bom e eu espero que possa permanecer no Flamengo por um longo período", destacou o ex-palmeirense à Rádio Jovem Pan.

O defensor, que não vinha sendo utilizado por Vanderlei Luxemburgo no Palmeiras e chega à Gávea para substituir Rodrigo, ficou surpreso com a notícia de que poderia se transferir para a equipe rubro-negra.

"Foi uma surpresa. Todo jogador tem vontade em jogar no Flamengo. Era um dos meus objetivos desde o começo da carreira e vem sendo um momento de muita alegria para mim", acrescentou o jogador, que disse não guardar mágoas de sua passagem pela equipe paulista.

"Não saio chateado, não. Só tenho a agradecer a diretoria pela amizade e compreensão nesse período. Eles podem ter certeza de que vou ficar torcendo por eles mesmo de longe", assegurou Dininho, que admitiu ter perdido espaço no time, onde recebia um alto salário - o que, se especula, teria sido um dos motivos de sua liberação.

Dininho, no entanto, garantiu que a diretoria palmeirense nunca comentou sobre o assunto. "Não falo isso. A diretoria nunca me chamou para falar isso. Vi a imprensa dizendo que o principal motivo foi esse, mas posso dizer que ganho quanto eu mereço", concluiu o novo reforço flamenguista.

GAZETA ESPORTIVA

Com dores musculares, Ibson pode ficar fora no sábado\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Ausente das atividades realizadas em período integral pelo Flamengo nesta terça-feira, o meia Ibson poderá desfalcar o time no sábado, no duelo com o Internacional pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador vem se queixando de dores musculares na coxa direita.\ Ibson vem sendo acompanhado de perto pelo médico Walter Martins, que admitiu a possibilidade de o meia ficar de fora do jogo contra o Colorado.\

A ausência de Ibson poderá ser suprida por Renato Augusto, que reafirmou nesta terça-feira sua vontade de atuar no meio-campo, posição em que começou sua carreira.

Zico descarta possível chance de treinar Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Zico vem enfrentando dificuldades para renovar seu contrato com o Fenerbahce, no qual trabalha desde 2006. No entanto, uma eventual saída do Galinho de Quintino do clube turco não deve animar a torcida do Flamengo, que praticamente não tem chances de ver o ídolo novamente no banco do time.\ Zico descartou pessoalmente a possibilidade de ser técnico do Rubro-negro algum dia. No entanto, o maior nome da história do clube não descarta um possível à Gávea no futuro, desde que para exercer um outro cargo no Fla.\

“A última coisa que eu quero é ser técnico do Flamengo. A minha relação como jogador do Flamengo extrapolou qualquer outra coisa. Não gostaria de misturar as coisas. Voltaria em qualquer outra função, mas não como treinador”, afirmou Zico.

Com a camisa do Flamengo, Zico marcou mais de 500 gols e liderou o clube na conquista de seus títulos mais importantes: a Copa Libertadores e o Mundial de 1981. Como técnico, o ex-jogador também já treinou o Kashima Antlers-JAP e a seleção japonesa.

Flamengo se reapresenta e pode mudar contra Inter\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã desta terça-feira, os titulares do Flamengo se reapresentaram na Gávea para realizar atividades físicas. Eliminado da Copa Libertadores, o time se prepara para seu próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro – neste sábado, contra o Internacional, no Marcanã. No entanto, o técnico Caio Júnior pode ser obrigado a mexer no time que empatou com o Grêmio por 0 a 0 no domingo.\ O atacante Obina, que melhorou de um problema no tornozelo, participou normalmente das atividades com o elenco. Já os meias Ibson e Kléberson, com dores musculares, fizeram exercícios na piscina. Com problemas pessoais, o zagueiro Fábio Luciano foi liberado dos treinos da manhã e permaneceu em São Paulo.\

Enquanto isso, um jovem pode ganhar uma chance em breve no setor de criação do Flamengo. Incorporado ao elenco de profissionais nesta semana, o meia Erick Flores não esconde a felicidade, mas descarta qualquer tipo de deslumbramento.

“É um salto muito grande entre os profissionais e os juniores, mas a base do Flamengo trabalha muito bem essa transição. Além disso, tenho a cabeça muito boa e não vou deixar a fama subir à cabeça”, disse Erick.

Renato Augusto desabafa: quer jogar no meio\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Recuperado das lesões que o deixaram muito tempo no departamento médico do Flamengo neste início de ano, Renato Augusto luta agora para reconquistar um espaço entre os titulares. Com os técnicos Joel Santana e Ney Franco, o jogador costumava ser escalado como atacante; porém, com Caio Júnior no comando do Rubro-negro, Renato Augusto esperar ser aproveitado em sua posição de origem, como meia de ligação.\ “Será ele quem vai decidir em que posição eu vou jogar. Conversei com ele e falei aonde gosto de jogar, mas cabe a ele decidir. Se eu joguei três meses no meio, desde que subi para os profissionais, foi muito. Eu quero evoluir na minha posição de origem, pois ainda não consegui evoluir como meia desde que subi para os profissionais. Evoluí como jogador profissional, mas não na minha posição”, desabafou Renato, na manhã desta terça-feira, em conversa com a imprensa.\

No último domingo, Renato Augusto entrou no segundo tempo do jogo contra o Grêmio e teve sua primeira experiência sob o comando de Caio Júnior. O jogador admite que ainda precisa de mais ritmo. “Foi bom entrar, a dor praticamente sumiu, já não me atrapalha tanto”, comentou.

Mas enquanto Renato Augusto busca uma oportunidade em sua posição de origem, um outro jogador do Flamengo quer novamente o seu lugar no ataque do Flamengo. Recuperado de uma lesão no tendão de Aquiles, Souza já voltou a treinar com os companheiros e espera ser escalado contra o Internacional, no próximo sábado, no Maracanã.

Será mais uma oportunidade para o jogador quebrar um jejum de gols que vem desde março. “Na partida contra o Grêmio, sofri muito torcendo pela televisão. Quero voltar a ajudar contra o Inter. E acho que nunca passei tanto tempo sem marcar gols”, afirmou Souza, que vem sendo contestado pelos torcedores do Flamengo.

Grato ao Palmeiras, Dininho quer se firmar no Fla

São Paulo (SP) - Confirmado como novo reforço do Flamengo na noite desta segunda-feira, o zagueiro Dininho não guarda mágoas do Palmeiras, onde estava sendo pouco aproveitado pelo técnico Wanderley Luxemburgo, e se diz realizado por ter a chance de defender o rubro-negro carioca.\ “Foi muito bom ter acertado com o Flamengo e ter a chance de voltar a trabalhar com o Caio Júnior. Minha expectativa é de fazer um bom campeonato”, comentou o defensor à rádio Jovem Pan. Caio, que comandou Dininho no Verdão ano passado, indicou a contratação do zagueiro à diretoria do Fla.\

Satisfeito, Dininho admitiu ter ficado surpreso com a chance de defender o time carioca. “Todos os jogadores têm vontade de jogar no Flamengo desde o começo da carreira. Consegui isso agora, com 32 anos, e, mesmo estando em forma, foi uma surpresa para mim”, reconheceu.

Depois de começar o ano como titular, Dininho se machucou e depois de recuperado teve poucas oportunidades com Luxemburgo no Verdão. Mesmo assim, garante não deixar o time chateado e até deseja sorte ao Palmeiras – exceto quando encarar a sua nova equipe.

“Agradeço à diretoria do Palmeiras pela oportunidade de defender o clube, onde fiz grandes amizades. Fica a saudade e torço pelo sucesso do time, menos contra o Flamengo”, brincou o novo zagueiro do Fla.

PELÉNET

Jônatas discute com Thiago Sales em treinamento do Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A maré não é boa mesmo para o volante Jônatas. No treinamento desta terça-feira, na Gávea, o apoiador teve uma discussão ríspida com o zagueiro Thiago Sales. Ambos trocaram ofensas por causa de um erro de posicionamento da equipe reserva.

Meio-campo Jônatas discutiu com o jovem zagueiro Thiago Sales nesta terça-feira

Após a diretoria rubro-negra lutar com "unhas e dentes" para repatriar o volante, que não estava sendo aproveitado pelo Espanyol-ESP, Jônatas teve poucas chances na equipe titular do Flamengo e caiu em desgraça.

Um indício claro deste desprestigio é o fato do jogador sequer ter sido escalado na equipe principal nesta terça, apesar das ausências de Ibson e Kleberson, ambos machucados.

Ibson sente dores na coxa esquerda. Kleberson vem reclamando do mesmo problema, porém, na outra perna. Caso não possam participar do embate, Diego Tardelli e Cristian devem ser aproveitados.

Na terceira posição, com quatro pontos, o Flamengo volta a campo neste sábado, contra o Internacional, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Renato Augusto desabafa e diz que espera evoluir em sua posição

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Usando de extrema sinceridade, Renato Augusto afirmou que espera evoluir não só no futebol, mas também dentro de sua especialidade. O jogador revelou a intenção em ser aproveitado na posição no qual se sente mais à vontade para ajudar o time do Flamengo na seqüência desta temporada.

AFP

Apoiador Renato Augusto espera ter chance no meio campo com o técnico Caio Júnior

Muito utilizado pelo antes técnico Joel Santana como atacante, Renato Augusto espera vida nova com a camisa do Flamengo sob a tutela do treinador Caio Júnior.

"Em dois anos como profissional, não evolui muito na minha posição. A esperança é claro de jogar como meia. Desde que me profissionalizei, se joguei três meses na minha posição de origem, foi muito", disse.

Recuperando-se de um problema no joelho, Renato Augusto reapareceu de forma mais efetiva na equipe rubro-negra no empate em 0 a 0, com o Grêmio, domingo, no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro.

Sendo assim, o meio-campo pode ser relacionado na equipe que enfrentará o Internacional, sábado, no Maracanã, pela terceira rodada da competição nacional.

Como esperado, Dininho acerta com o Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O "namoro" foi recente e o acerto foi rápido. Após reunião com o vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, o zagueiro Dininho sacramentou a sua transferência para defender o clube da Gávea. Seu contrato será até o final deste ano com opção de renovação por mais um.

Sem espaço no Palmeiras, Dininho vai defender o time carioca até final do ano

Além do dirigente rubro-negro, estiveram presentes no encontro o procurador do atleta e o técnico Caio Júnior, que foi o responsável por indicar o nome do ex-jogador do Palmeiras para o Flamengo.

Os dirigentes do Alviverde já haviam deixado claro que não contavam com o futebol de Dininho para a seqüência desta temporada. Sendo assim, Kleber Leite acredita que o jogador não terá maiores problemas para se desvincular com o clube paulista, com quem tem contrato até o meio deste ano.

"Nesta terça, o Dininho acertará a sua situação com o Palmeiras e espero que tudo dê certo. Temos a expectativa de apresentar o jogador para a torcida já na quarta-feira", disse o dirigente.

Irondino Ferreira Neto, de 32 anos, o Dininho, chega a Gávea com a "missão" de substituir o também zagueiro Rodrigo, que foi contratado para assumir o posto de titular do time. Porém, devido a uma série de contusões, o defensor não teve grande oportunidades no Flamengo.

Jogadores do Flamengo treinaram nesta manhã na Gávea

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Os atletas do Flamengo participaram de um treinamento na manhã desta terça feira, na Gávea, visando a partida de sábado, contra o Internacional, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

A única ausência da movimentação ficou por conta do capitão Fábio Luciano, que está em São Paulo acompanhando o seu pai, que vem passando por um problema de saúde. O defensor é esperado ainda nesta terça para participar da movimentação desta tarde.

Pela manhã, Obina e Souza participaram normalmente do treino e estão à disposição do técnico Caio Júnior. Apesar do jejum de gols e do momento delicado perante a torcida do Flamengo, a tendência é que o último forme a linha de frente com Marcinho.

GLOBOESPORTE

Fla se prepara para reencontro com a torcida depois' da 'tragédia'

Renato Augusto reconhece que torcedores estão decepcionados. Marcinho pede repetição da união que ajudou o Rubro-Negro em 2007

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Marcinho (esq.) quer repetição de 2007

As feridas ainda não estão cicatrizadas. Mas o futebol não permite adiamentos. Desta forma, depois de 17 dias da traumática eliminação da Taça Libertadores, torcida e time do Flamengo têm um novo encontro marcado: sábado, no Maracanã.

Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o time rubro-negro jogou contra o Santos com o estádio fechado, por causa de punição do STJD. O desafio seguinte foi contra o Grêmio, no Olímpico. A próxima página da caminhada tem uma enorme interrogação.

De que forma os torcedores vão receber os jogadores? O elenco sabe que não está livre da pressão.

- Claro que a torcida está decepcionada, assim como nós também estamos. Temos de trazê-los de volta para o nosso lado - diz Renato Augusto.

Na partida contra os mexicanos, Souza foi um dos mais vaiados. Ele deve ser titular contra o Internacional e pede calma aos demais companheiros para que a possível impaciência das arquibancadas não atrapalhe o rendimento.

- Os torcedores vão exigir. Seremos cobrados para vencer e conseguir o título brasileiro. Mas não podemos cair na pressão - alerta o centroavante, que não marca há oito jogos.

Relembrar 2007

No último Campeonato Brasileiro, a união entre time e torcida foi fundamental para a arrancada que tirou o Fla da penúltima colocação e o colocou em terceiro lugar. Marcinho não estava na Gávea no período. Mesmo assim, pede a repetição da história de sucesso.

- Teremos a oportunidade de jogar perto da torcida novamente. Espero que ela compareça e nos apóie, como no ano passado. Serão quatro jogos decisivos no Maracanã - diz Marcinho.

Depois do Inter, o Flamengo terá outros três compromissos diante dos rubro-negros contra Fluminense, São Paulo e Figueirense. Oportunidade de ouro para melhorar a imagem.

Gavilán diz que atletas 'largados' por Joel Santana estão mais motivados

Volante rubro-negro diz que passou por situações complicadas no Flamengo, como assistir a treino ao lado do campo

GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias No Rio de Janeiro

Gavilán diz que chegada de Caio 'mudou muito' o Flamengo

Gavilán continua à espera de uma chance no Flamengo. Depois de ter desabafado na última semana, o paraguaio voltou a comebntar sobra a sua situação na Gávea. O volante, desta vez, elogiou a chegada de Caio Júnior e aproveitou para criticar indiretamente Joel Santana.

- Mudou muito. Estou treinando melhor, tendo mais atenção do que antes. Os jogadores "largados", que não eram relacionados, estão tendo mais motivação e trabalhando para estarem prontos quando precisar - afirma.

Gavilán voltou a dizer que não sabe qual será o seu futuro no Flamengo. Com contrato até 23 de julho, o paraguaio espera poder jogar e continuar no clube.

- Se vou ou não ficar depende de uma proposta. O Flamengo pesa muito na hora de uma proposta, e somente vale a pena sair se for para algum lugar no mínimo igual. Já passei por muitas coisas aqui, como ver um treino do canto do campo e treinar com os juniores. Fiz tudo isso e continuo esperando por uma oportunidade - declara.

As críticas ao modo como Joel Santana conduzia parte do elenco tornaram-se freqüentes desde a saída do treinador. Diego Tardelli reconheceu que o antigo treinador privilegiava os jogadores que estavam no clube em 2007. Já o atacante Éder surpreendeu ao garantir que jamais conversara com Joel.

Fora do time titular, Jônatas bate boca com Thiago Sales em treino

Caio Júnior arma equipe com 11 jogadores na linha e nem assim inclui o volante. Ibson pode desfalcar Fla no sábado

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Jônatas vive momento difícil no Fla

O mau momento de Jônatas no Flamengo refletiu-se no humor do volante nesta terça-feira. Durante o treino tático, o volante discutiu em alto tom de voz Thiago Sales. O bate-boca ocorreu por causa de posicionamento no time reserva e não ganhou maiores proporções.

O estresse do volante tem muito a ver com a falta de oportunidades na equipe. Depois de sofrer uma lesão muscular na partida contra o Friburguense, dia 26 de março, ele não entrou mais em campo.

Nesta terça, mais uma demonstração da queda de prestígio do jogador. Sem Ibson e Kleberson, machucados, Caio Júnior escalou 11 jogadores na linha e nem assim colocou Jônatas na equipe principal.

O meio-campo superpopuloso teve Cristian, Toró, Jaílton, Renato Augusto e Diego Tardelli. Na frente, Souza e Marcinho. A zaga teve Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan.

De acordo com o médico Walter Martins, Ibson preocupa para a partida de sábado, contra o Internacional. Ele sente dores no adutor da coxa esquerda. Kleberson tem a mesma queixa, porém, na outra perna.

- Ibson está com uma sensibilidade maior e ficou parado na parte da tarde. Já o Kleberson está numa fase melhor e fez além da fisioterapia, trabalhou na academia - diz.

Elenco dá ao Fla status de favorito ao título brasileiro, na opinião de Marcinho

Jogador diz que não será surpresa alguma se o time for campeão. Ele elogia a qualidade de seus companheiros de ataque

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Na última semana, Ronaldo Angelim afirmou que o Flamengo tinha time para ganhar a Taça Libertadores. Mas a eliminação para o América-MEX tornou o sonho impossível. Nesta terça-feira foi a vez de outro jogador avaliar a equipe positivamente. Na opinião de Marcinho, por causa do elenco amplo, o Rubro-Negro é favorito ao título brasileiro.

- Isso não é novidade e nem surpresa para ninguém. O Flamengo, pela qualidade de seus jogadores e não apenas do time titular, é um dos grandes favoritos - diz.

Em duas rodadas, o Flamengo somou quatro pontos e agora encara uma seqüência de quatro partidas no Maracanã para manter-se na parte superior da tabela.

Titular da equipe nos dois jogos, Marcinho assistiu à troca de seu parceiro de ataque. Souza, com dores no pé direito, desfalcou a equipe contra o Grêmio e foi substituído por Diego Tardelli. Há ainda Obina, que também recupera-se de um problema no tornozelo.

A variedade de opções e a qualidade dos colegas animam Marcinho.

Obina, Souza e Tardelli têm características diferentes e temos tudo para fazer com que nosso ataque faça gols. Tardelli é rápido, dá opção nos contra-ataques. Obina e Souza ficam mais fixos na área, e eu gosto de criar e finalizar, mas quem decide é Caio Júnior. Todos têm condição de jogar - garante.

O Flamengo volta a campo no próximo sábado, no Maracanã contra o Internacional. A seqüência de jogos no estádio será contra Fluminense, São Paulo e Figueirense.

Renato Augusto: 'Em quase dois anos, não aprendi nada sobre a minha posição'

Desde que subiu ao time profissional do Fla, jogador era improvisado como atacante. Caio Júnior pretende utilizá-lo no meio-campo

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Que Renato Augusto é apoiador e prefere jogar como tal não é novidade. Mas na manhã desta terça-feira, o jogador demonstrou toda a frustração por, em quase dois anos como profissional do Flamengo, ter conseguido poucas oportunidades na sua posição de origem.

Desde que foi lançado aos profissionais em julho de 2006, quando o técnico era Ney Franco, ele se vê constantemente improvisado no ataque. Com Joel Santana não foi diferente. Mas parece que, enfim, a situação vai tomar outro rumo. Caio Júnior falou diversas vezes que pretende aproveitar o atleta na criação de jogadas. A teoria não empolga Renato. Pelo menos por enquanto. No discurso, ele parece cético e quer ver as mudanças na prática.

- Em dois anos nos profissionais do Flamengo, se joguei três meses na minha posição foi muito. Não aprendi nada sobre minha função, que é apoiador, desde que subi. Uma coisa é quebrar um galho, outra é jogar de atacante sempre. Fui prejudicado, embora tenha aprendido a jogar em outras posições - diz o jogador.

Novamente titular?

O início desta temporada foi complicado para o flamenguista. Primeiro, uma grave fratura na face o afastou dos campos por mais de 50 dias. Posteriormente, uma insistente dor no joelho o atrapalhou por mais de um mês. Livre do problema, ele tem possibilidade de ser titular na partida de sábado, contra o Internacional. E como apoiador.

- Estou preparado para jogar. O Caio vai decidir qual será a função - diz.

A falta de seqüência de jogos também fez com que Renato Augusto praticamente desistisse das Olimpíadas de Pequim. Aos 20 anos, ele está na pré-lista de Dunga para os Jogos.

- É difícil porque joguei pouco. Mas ainda tenho uma esperança - diz, sem muita convicção.

Treino

Na manhã desta terça-feira o Flamengo realizou um trabalho físico debaixo de sol forte na Gávea. Os jogadores que enfrentaram o Grêmio no domingo, porém, fizeram o trabalho na piscina.

LANCE

Início promissor do Fla no Campeonato Brasileiro

Flamengo busca o melhor começo da era dos pontos corridos e esperança pelo hexa começa a surgir

Flamengo empolgado

LANCEPRESS!

A campanha do Flamengo no início do Brasileirão vem animando torcedores e o próprio técnico Caio Junior, que declarou que o time vai brigar pelo título.

Caso não perca para o Internacional no Maracanã, sábado, o time terá uma sequência de três jogos invictos, fato que só ocorreu uma vez desde o começo do campeonato por pontos corridos, em 2003 - neste ano o time ficou quatro jogos sem perder.

Mas a lembrança de 2003 não é tão boa quanto se imagina. No fim da competição o time terminou na oitava colocação, não atingindo a vaga na Libertadores, sonho do atual elenco. Na largada do Brasileirão daquele ano, o Flamengo empatou com o Coritiba, venceu Bahia e Fluminense e voltou a empatar com o São Caetano. A primeira derrota veio contra o Santos, 2 a 1.

Outra coincidência entre 2003 e 2008, nas primeiras cinco rodadas dos dois anos o Rubro-Negro enfrentou Santos e Fluminense. Neste ano o jogo contra o Tricolor será na quarta rodada. O Santos já foi batido no primeiro jogo do Brasileirão, 3 a 1.

A maior série invicta do Fla foi em 1974. O time, que contava com Zico, atingiu a incrível marca de 15 jogos sem perder. No final da década de 70 e início dos anos 80, o Flamengo ainda manteve um bom retrospecto. Nesses anos, o clube conquistou três campeonatos nacionais (80, 82, 83).

Gavilán alfineta Joel e espera por uma chance

Paraguaio diz que jogadores 'esquecidos' estão tendo mais atenção\ LANCEPRESS!\

Gavilán continua à espera de uma chance no Flamengo. Depois de ter desabafado smeana passada, o paraguaio voltou a comebntar sobra a sua situação na Gávea. O volante, desta vez, elogiou a chegada de Caio Júnior e aproveitou para alfinetar Joel Santana.

- Mudou muito. Estou treinando melhor, tendo mais atenção do que antes. Os jogadores "largados", que não eram relacionados, estão tendo mais motivação e trabalhando para estarem prontos quando precisar - afirmou.

Gavilán voltou a dizer que não sabe qual será o seu futuro no Flamengo. Com contrato até 23 de julho, o paraguaio espera poder jogar e continuar no clube.

- Se vou ou não ficar depende de uma proposta. O Flamengo pesa muito na hora de uma proposta, e somente vale a pena sair se for para algum lugar no mínimo igual. Já passei por muitas coisas aqui, como ver um treino do canto do campo e treinar com os juniores. Fiz tudo isso e continuo esperando por uma oportunidade - desabafou.