Notícias

Clipp 22/março

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Flamengo inicia uma corrida contra o tempo

Time enfrenta a Cabofriense e quer garantir vaga na semifinal antes de voltar à Libertadores

Legenda da foto: FÁBIO LUCIANO e Juan jogam ovos em Rodrigo Arroz, que completou 24 anos ontem, após o descontraído treino recreativo do Flamengo

Carlos Eduardo Mansur

O jogo que o Flamengo disputa hoje, às 16h, é contra a Cabofriense, pelo Campeonato Estadual. No entanto, a partida tem ligação direta com a luta rubro-negra para seguir adiante na Libertadores. O time inicia uma série de três jogos contra pequenos no Maracanã que podem garantir sua classificação para as semifinais da Taça Rio. O objetivo é chegar classificado ao jogo com o Vasco, marcado para a véspera da viagem a Cuzco, onde o Flamengo pode decidir seu futuro na competição sul-americana contra o Cienciano.

Após o jogo de hoje, o rubro-negro enfrentará o Friburguense, na quarta-feira, e o Madureira, no dia 28. Para iniciar bem a seqüência, o técnico Joel Santana decidiu escalar o time titular, poupando apenas os zagueiros Fábio Luciano e Ronaldo Angelim.

- Não preciso gastar tanto os dois - afirmou Joel. - Estes três jogos decidem nossa classificação.

Jornal português diz\ que Ibson quer voltar\

Joel quer evitar perder Fábio Luciano e Ronaldo Angelim por lesão para os jogos decisivos da Libertadores e do Estadual. Em quatro jogos sem a dupla, o Flamengo levou dez gols, média de 2,5 por jogo. Com ao menos um dos dois em campo, foram nove gols sofridos em 13 jogos, média de 0,7 gol por partida. Leonardo e Thiago Sales serão os titulares hoje.

Leonardo Moura, que cumpriu suspensão na Libertadores, volta ao time. Já Toró é a dúvida de Joel Santana, que vai decidir entre ele e Kléberson. Jônatas está suspenso, assim como Obina, que fez ontem um treino especial porque, segundo o treinador, está novamente acima do peso.

Em entrevista publicada por um site português, o meia Ibson diz estar "feliz por regressar" ao Porto após o fim do empréstimo ao Flamengo, em junho. Manter o jogador é assunto tratado como prioridade absoluta pela diretoria rubro-negra, que quer comprá-lo em definitivo no meio do ano. No entanto, os dirigentes avisam que vão tratar do assunto no meio do ano.

O Flamengo foi procurado por duas fornecedoras de material esportivo: a Adidas, que oferece R$17 milhões anuais, e a Olympikus, com proposta de R$20 milhões. A proposta de renovação da Nike, atual fornecedora, não chega à metade destes valores mas, pelo contrato em vigor, o Flamengo é proibido de negociar com outra empresa até março de 2009, a três meses do fim do atual contrato. Assim, o clube enviou notificação à Nike afirmando que ela rompeu o contrato ao lançar um uniforme de basquete sem autorização. O Flamengo reclama, ainda, da falta de uniformes para os atletas, inclusive do futebol, da falta de material para venda nas lojas e se mostra disposto a encerrar a parceria. Na segunda-feira, na Gávea, a Nike lança o novo terceiro uniforme do Flamengo.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Leonardo, Thiago Salles e Juan; Cristian, Ibson, Kléberson (Toró) e Renato Augusto; Marcinho e Souza. Cabofriense: Flávio, Róbson, Leandro Amaro, Douglas Assis e Vânderson; Marcão, Marcos Marins, Julinho e Teti; Fabinho e Wesley. Juiz: Adriano Pereira Machado.

FLAMENGO VENCE DE NOVO

O Flamengo venceu, ontem, em Vila Velha (ES), o Cetaf, por 80 a 78 (46 a 42), mantendo a liderança invicta do Campeonato Nacional Masculino de Basquete, com 14 vitórias. A equipe continua no Espírito Santo onde, amanhã, enfrentará o Saldanha da Gama, às 11h.

Ancelmo Gois

Fla-Flex

O Flamengo negocia com a Flex (a velha Varig) o frete do único avião da empresa para levar o time ao jogo contra o Cienciano, em Cuzco, no Peru, dia 9 de abril, pela Taça Libertadores.

JORNAL DOS SPORTS

Ibson com os dias contados na Gávea

Wallace Teixeira/JS

Ibson (D) pode deixar à Gavea e retornar ao Futebol Clube do Porto

Contratado por empréstimo até junho, o apoiador Ibson está empolgado para jogar hoje contra a Cabofriense e ajudar o Flamengo a recuperar a liderança do Grupo A da Taça Rio. Porém, o site português "Mais Futebol" divulgou ontem, uma entrevista com o atleta em que ele afirmava que estaria com vontade de voltar a atuar no Porto, clube com o qual ainda tem contrato.

"Vou voltar para jogar e jogar bem. O importante não é ser sempre titular, mas sim ser útil e utilizado com regularidade. Penso que vou regressar ao Porto com mais moral. Não fui muito aproveitado no último ano em Portugal, mas fico muito feliz por poder regressar, afirmou o jogador ao site.

Ibson veio sem custos para o Flamengo e por isso é bem difícil que a diretoria rubro-negra consiga mantê-lo por muito tempo na Gávea. No final do ano passado, o empresário do atleta disse que seria até ruim para o Flamengo tentar prorrogar o empréstimo do jogador. O maior problema de Ibson no Porto era o treinador Jesualdo Ferreira, que teria lhe dito, que ele não se encaixava no esquema tático da equipe. Mas segundo o site, Ibson também minimizou o seu problema com o técnico português. Com isso, é bem provável que o camisa 7 da Gávea volte a jogar em Portugal.

Enquanto não volta, Ibson segue tentando ajudar o Flamengo. Para o jogo de hoje, o jogador prometeu muita motivação e raça da equipe.

"Nosso espírito para este jogo é o de vencer. Estamos em segundo na chave e queremos nos classificar. Temos que conseguir pensar somente no Carioca. Vasco ou Cabofriense, a motivação é sempre a mesma", disse.

Chuva de ovos na Gávea

No treinamento recreativo realizado ontem, na Gávea, os jogadores do Flamengo pareciam estar bastante aliviados. A vitória sobre o Nacional, do Uruguai, na última quarta-feira tirou dos jogadores rubro-negros o peso da pequena pressão que já estavam sentindo após a derrota para o mesmo Nacional, lá em Montevidéu. Após a animadíssima atividade, os jogadores imobilizaram o zagueiro Rodrigo Arroz e comemoraram seu aniversário com a já tradicional "ovada".

O que era para ser só uma brincadeira com o zagueiro, acabou se estendendo a todos, e o gramado da Gávea ficou parecendo uma batalha campal. Depois de vários ovos sendo arremessados por tudo quanto é canto, um duelo em especial chamou a atenção.

Suspensos por serem expulsos na partida contra o Botafogo, Jônatas (chamado de Zidane por seus companheiros durante toda a recreação) e Obina se perseguiram até dentro do vestiário. A brincadeira só acabou quando ambos foram atingidos pelos ovos.

Além de correr para fugir de Jônatas, o atacante Obina teve que dar ao final de tudo, varias voltas em torno do campo para readquirir a forma física. O técnico Joel Santana disse que apesar do forte calor, o xodó da torcida tinha que se exercitar para perder os quilinhos a mais que ganhou recentemente.

"O Obina está lá correndo e tem que correr mesmo. Sei que o calor está muito forte, mas ele precisa perder uns quilinhos que ganhou recentemente", completou Joel Santana.

Léo Moura confiante numa boa atuação

A partida de hoje contra a Cabofriense marca a volta do lateral direito Léo Moura à equipe do Famengo. Suspenso na última partida contra o Nacional, de Montevidéu, na última quarta-feira, o lateral ficou muito chateado com a jogada, que lhe rendeu o cartão vermelho. Já recuperado, Léo disse ontem, após o treino recreativo realizado, na Gávea, que superou tudo o que aconteceu lá no Uruguai e que agora está novamente pronto para assumir a camisa 2 do Flamengo.

"Aquele jogo contra o Nacional já passou, infelizmente eu fui expulso lá e não pude participar, mas já refleti e sei que aquela jogada mais forte que eu dei não faz parte das minhas características. Vamos para o jogo contra a Cabofriense para jogar bem e vencer", disse o lateral, que recentemente ficou fora da convocação da Seleção Brasileira.

Ao contrário do jogo da última quarta-feira, o Maracanã deve estar vazio hoje, pois o alto preço dos ingressos e o desinteresse do torcedor rubro-negro na Taça Rio, vem afastando a Nação do estádio. Porém, Léo Moura acha que independente do público de logo mais, os jogadores vão se empenhar da mesma forma.

"É claro que quanto mais gente nos apoiando é melhor. É muito mais gostoso entrar em um estádio lotado, com 80 mil pessoas do que jogar para 10 mil. Respeitamos nossos torcedores e por isso mesmo  iremos nos esforçar para honrar aquele dinheirinho que eles guardam para nos ver", avisou o lateral.

Maratona começa hoje!

Fla inicia seqüência de três jogos decisivos na Taça Rio: o primeiro deles é contra a Cabofriense

Nathan de Lima

Arquivo/JS

Toró foi confirmado no time titular. O técnico não definiu quem sai da equipe

Após a boa vitória por 2 a 0 sobre o Nacional, do Uruguai, na Libertadores, chegou a hora do Flamengo voltar todas as suas atenções para a Taça Rio. Nessa semana, a  equipe rubro-negra disputará três jogos decisivos que provavelmente definirão o futuro do time na competição. O primeiro desafio é a Cabofriense, hoje, às 16h, no Maracanã. Em seguida pega o Friburguense e termina na partida contra o Madureira.

O técnico Joel Santana afirma que se o Flamengo conseguir fazer bem a lição de casa e passar sem problemas pelos três times, enfrentará o Vasco já classificado.

"Vamos ter pela frente uma semana decisiva, se vencermos os três jogos já estaremos classificados e vamos enfrentar o Vasco com calma e tranqüilidade. Essa semana vai ser muito difícil. A Cabofriense é uma boa equipe, o Madureira tem jogadores muito experientes e o Friburguense tem bons jogadores", disse o treinador.

Joel escala time titular

Para conseguir adoçar a boca de seus torcedores, Joel Santana resolveu manter a base que venceu o Nacional-URU, na última quarta-feira e a única mudança, além da dupla de zaga, é o provável retorno de Léo Moura e Toró.

"O time que vai enfrentar a Cabofriense é a base que enfrentou o Nacional. Estou só mudando os meus zagueiros e estou vendo se volto com Toró. Vou conversar com meus jogadores e ver com eles quem quer jogar e quem está melhor fisicamente. O Fábio Luciano e o Angelim estão jogando muito então é um bom momento para poupa-los", disse Joel, que ainda não definiu quem sai para a entrada de Toró. É bem provável, que Marcinho, autor dos dois gols contra o Nacional, volte para o banco de reservas.

Ultimamente é normal, que todos os times quando vão enfrentar o Flamengo no Maracanã, atuem com duas linhas de quatro jogadores, mas Joel já sabe a receita para furar esse tipo de esquema.

"As equipes consideradas pequenas estão vindo jogar contra a gente com duas linhas de quatro e para superar esse tipo de marcação temos que ir bem na hora dos passes", completou.

Joel justifica utilização da zaga reserva contra a Cabofriense

Com o desgaste do ritmo de jogos, o técnico Joel Santana resolveu escalar a zaga reserva para a partida deste sábado contra a Cabofriense. O comandante rubro-negro justificou a ausência de Fábio Luciano e Ronaldo Angelim.

“Não precisa gastar tanto os dois. O Fábio está com uma dorzinha no tendão. Como semana que vem, teremos esse esquema de jogo quarta e sábado, vou poupá-los. E também quero dar ritmo ao Leonardo e ao Thiago Sales que, quando entra, sempre vai bem”, disse Joel em entrevista à Rádio Tupi.

O Flamengo deve ir a campo com a seguinte formação: Bruno, Léo Moura, Leonardo, Thiago Sales e Juan; Cristian, Ibson, Toró e Marcinho; Renato Augusto e Souza

Mengão vence na disposição

CBB/Divulgação

O ala Marcelinho teve grande atuação e ajudou o Flamengo a vencer

Vila Velha, ES — Numa partida muito equilibrada e emocionante, o Flamengo derrotou o Cetaf/Garoto/UVV (ES) por 80 a 78 (46 a 42),  ontem, no ginásio do Colégio Marista, em Vila Velha. O cestinha da partida foi o ala Jefferson Sobral, do Cetaf, com 28 pontos marcados.\ O principal pontuador da equipe carioca foi Duda, com 22 pontos. Com esse resultado, o Rubro-Negro segue na liderança invicta com 100% de aproveitamento em 14 jogos (14 vitórias) na fase classificatória do Nacional Masculino de Basquete.\

O próximo desafio do Flamengo será contra o Saldanha da Gama, amanhã, às 11 horas, em Vitória.

Mais uma vez o Flamengo fez da defesa forte e do equilíbrio do grupo a força para superar mais um adversário aguerrido, que mantém o ritmo forte em todos os quartos. A equipe capixaba deu trabalho, mas não resistiu à consistência dos comandados do técnico Paulo Chupeta.  Foi necessário jogar com inteligência e selecionar bem os arremessos para sair com mais uma vitória.

Destaque

O ala Marcelinho voltou a se destacar nos arremessos:

“Foi uma partida emocionante. Nós sabíamos que ia ser difícil e o time está de parabéns pela vitória. No Rio ganhamos com uma diferença de 36 pontos e aqui em Vila Velha a vantagem foi só de dois pontos. Isso prova que cada jogo tem sua história”, comentou o ala Marcelinho do Flamengo, que anotou 20 pontos.

O técnico Paulo Chupeta teve que trabalhar com inteligência o banco de reservas, porque, além do Nacional, a equipe luta pelo título da Liga Sul-Americana. Já na terça-feira enfrentará o Sol de América, no ginásio do Tijuca. Uma vitória garante a equipe carioca nas semifinais da competição.

CETAF: Gustavo (1), Hubner (7), Felipinho (21), Manuil (10) e Jefferson (28). Entraram: Márcio (2), Ederson (2), João Gabriel (4) e Eric (3). Técnico: Luís Felipe

Flamengo: Marcelinho (20), Fred (5), Duda (22), Coloneze (8) e Alírio (2). Entraram: Hélio (5), Fernando (8) e Amiel (10).\ Técnico: Paulo Chupeta\

Local: Ginásio do Colégio Marista de Vila Velha\ Árbitros: F Serpa, W.Domingos e E.Jesus\

O DIA

Flamengo inicia hoje, diante da Cabofriense, seqüência de três jogos contra pequenos

Janir Júnior

Rio - O Flamengo começa hoje contra a Cabofriense, às 16h, no Maracanã, uma seqüência de três jogos contra times considerados pequenos — depois vem Friburguense e Madureira. O plano de Joel Santana é simples: escalar praticamente força máxima para conseguir três vitórias, somar 12 pontos e enfrentar o Vasco, dia 6, com a classificação garantida.

Assim, Joel terá tranqüilidade para decidir se escalará time reserva contra os vascaínos, pois o time embarca no dia seguinte ao clássico para a batalha de Cuzco, quando enfrentará o Nacional, a 3.600 metros de altitude, pela Libertadores.

Hoje, Joel poupará apenas a dupla de zaga formada por Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. “Não precisamos gastar tanto o Fábio e o Angelim, que estão jogando praticamente todos os jogos”, explicou Joel. Os substitutos serão Thiago Sales e Leonardo.

Apesar de a estratégia de Joel ser simples, o treinador não acredita que encontrará facilidade contra os times pequenos. “São três jogos que definirão nossa classificação, mas não será moleza. Cabofriense e Friburguense têm boas campanhas. O Madureira tem um ataque rápido, com jogadores experientes”, analisou Joel.

O treinador explicou sua opção por Marcinho e Renato Augusto que, segundo ele, são capazes de desarmar a retranca adversária. “O time fica mais agressivo, com velocidade”, analisou o técnico, que revelou ontem que a mudança de Diego Tardelli por Marcinho veio depois de uma noite em claro: “Botei Obina e Maxi, levamos três gols. Foi uma tragédia e não consegui dormir. Coloquei o Marcinho e melhorou”.

Ontem, o sambista Diogo Nogueira, que participa de gravações para a TV do clube, esteve na Gávea. Fora de campo, quem corre o risco de sambar é a Nike, atual fornecedora de material esportivo.

Mesmo com a apresentação do uniforme número 3 agendada para segunda-feira, na Gávea, outros patrocinadores já estão sendo escutados pelo clube rubro-negro, entre eles a Adidas, que teria oferecido proposta bem mais vantajosa do que a atual.

É dia de casa vazia

Com os preços salgados dos ingressos e a seqüência de jogos na Taça Rio e Libertadores, a expectativa hoje é de Maracanã vazio, mesmo com muitos titulares em campo. Leonardo Moura lamenta a tendência de as arquibancadas ficarem vazias. “Temos que estar prontos para jogar, independentemente do público. Claro que entrar em um Maracanã lotado é uma emoção especial, diferente”, afirma Léo Moura.

Depois de cumprir suspensão contra o Nacional, pela Libertadores, o jogador está de volta ao time. Apesar de elogiar a atuação de Luizinho, que foi seu substituto, Léo Moura manda um recado: ele não quer mais sair do time.

“Só saio se for uma emergência. Fico feliz de o Luizinho ter jogado bem. Ele mostrou para a torcida que também tem condição de jogar, mas vou lutar para ser sempre titular”.

ÍBSON AFIRMA A SITE QUE VAI VOLTAR AO PORTO

Em entrevista ao site Mais Futebol, de Portugal, Íbson revelou que deixará o Flamengo depois do término do seu contrato, no fim de junho. A diretoria rubro-negra já adiantara que não mediria esforços para manter o jogador na Gávea.

Íbson afirma que voltará ao Porto, clube que detém seus direitos econômicos. “Vou voltar para jogar e jogar bem. O importante não é ser sempre titular, mas sim ser útil e utilizado com regularidade. Penso que vou regressar ao Porto com mais moral. Não fui muito aproveitado no último ano em Portugal, mas fico muito feliz por poder regressar”, afirmou Íbson, em tom de despedida.

Ibson foi emprestado ao Flamengo no ano passado. Na entrevista, o jogador desmentiu que tenha problemas com o técnico Jesualdo Ferreira, que teria motivado a sua saída.

“Nunca tive problema com o Jesualdo, que é um grande treinador. Mas agora vou para o Porto e quero convencê-lo do meu valor”, completou.

Em busca de mais fôlego

Preocupado com jogo em Cuzco, a 3.369m, Fla faz exercícios para enfrentar a altitude, apesar de o técnico Joel não considerar ‘coisa de outro mundo jogar lá em cima’

Janir Júnior

Rio - No simples exercício de prender o fôlego feito pelos jogadores ontem, na piscina da Gávea, ficou clara a dificuldade de ter resistência quando falta ar. Foi apenas um exercício já visando à altitude de 3.369 metros de Cuzco, no Peru, onde o Flamengo terá outro jogo decisivo pela Libertadores, no dia 9, contra o Cienciano.

Apesar de faltarem 20 dias para a partida e quatro jogos pela Taça Rio durante esse período, o fantasma da altitude já assusta. “É lógico que atrapalha muito. Quem esteve ano passado em Potosí (quatro mil metros) sabe a dificuldade”, recordou Renato Augusto, que, na ocasião, recorreu ao balão de oxigênio.

Para não criar clima de tensão, Joel Santana minimizou: “Os nossos jogadores têm que saber que não é coisa de outro mundo jogar lá em cima”.

Enquanto não vai à altitude, o Flamengo trabalha com os pés no chão para enfrentar a Cabofriense, amanhã, às 16h, no Maracanã. Joel escalará um time misto. Com o intervalo de 20 dias até o próximo duelo da Libertadores, a idéia é usar os jogos como laboratórios para definir a equipe, e também lutar pelo título do segundo turno do Estadual.

E o treinador deverá consolidar o esquema do ano passado, repetido contra o Nacional. Cristian aprovou. “É um esquema vitorioso. Faço a proteção à zaga. Mudaram algumas peças, mas a base ajuda a manter o entrosamento”, analisou o jogador, que tenta ainda não pensar em altitude:

“O calendário deu essa brecha na Libertadores, então vamos tentar desligar da competição e pensar na Taça Rio”.

A vitória na Libertadores deixou o clima mais leve na Gávea. Jogadores fizeram questão de dedicar a vitória sobre o Nacional ao psicólogo Paulo Ribeiro, que chegou a ser questionado devido à instabilidade emocional de alguns jogadores.

“Estava a maior pressão, a vitória aliviou. Agradecemos ao Paulo pelo trabalho dele, que também faz parte da nossa vitória”, afirmou Renato Augusto, que se pudesse escolher entraria em campo amanhã.

Um dos setores que estão sendo questionados é o ataque. Souza, que ontem foi liberado do treino para levar a filha ao médico, não tem rendido o esperado. Obina ainda não está na forma ideal. Tardelli e Maxi treinaram ontem entre os possíveis titulares.

Com o time jogando na Taça Rio, mas com a cabeça e o fôlego na Libertadores, Fábio Luciano bateu o recorde ontem de maior permanência com a cabeça imersa na água. Prova de que na zaga sobra gás dentro e fora de campo.

Cienciano estuda processar presidente do Flamengo

Rio - A diretoria do Cienciano, do Peru, estuda entrar com um processo contra o presidente do Flamengo, Márcio Braga, por prejudicar a imagem da cidade de Cuzco com sua campanha para evitar jogos na altitude.

A informação foi confirmada hoje pelo presidente da equipe peruana, Juvenal Silva, que afirmou que recorrerá a instâncias internacionais para denunciar a hipótese de Braga danificar a imagem do Peru em nível mundial ao causar temor entre os turistas que visitam Cuzco, principal destino arqueológico da América do Sul.

"Márcio Braga está errado e o que está pretendendo com suas declarações é um enfrentamento tolo pelo simples temor de jogar em Cuzco. Não se dá conta do dano que faz ao nosso turismo", disse o cartola.

Silva, que também é legislador pelo Partido Nacionalista, afirmou que o dirigente do Flamengo tenta "ganhar protagonismo" e só está criando "um clima anti-Flamengo" entre os cidadãos de Cuzco, em entrevista concedida à agência de notícias Andina.

As duas equipes se enfrentarão na cidade peruana no próximo dia 9 de abril, em jogo válido pelo Grupo 4 da Libertadores da América.

O presidente da equipe peruana afirmou, no entanto, que os brasileiros serão bem recebidos em sua cidade, e disse que a segurança durante a partida "está assegurada".

"Não há nada que temer", afirmou o dirigente, para depois dizer que espera que Braga chegue junto com sua delegação e "constate que a altura não põe em risco sua vida nem a de ninguém".

Na última quarta-feira, o presidente do Cienciano chegou a afirmar que o Flamengo seria multado em US$ 100 mil (R$ 173 mil) se não comparecesse à partida em Cuzco.

As informações são da Agência EFE.

Joel vai mater a base contra o Cabofriense

Rio - O treinador rubro-negro, Joel Santana, anunciou na manhã de hoje, que pretende manter a base do time que derrotou o Nacional do Uruguai, na última quarta-feira, no Maracanã, para enfrentar o Cabofriense, no jogo de sábado.

Em entrevista à Rádio Brasil, Joel disse que só trocará a dupla de zaga. "O time será a base que jogou contra o Nacional. Vou trocar os dois zagueiros de área e uma possível volta do Toró, mas ainda não sei no lugar de quem. O restante, é aquele pessoal que vem jogando, Juan, Leo Moura, Ibson, Souza... Esses que vocês já conhecem" Comentou, o sempre descontraido, Joel Santana.

"Sobre o Renato Augusto, eu vou conversar com ele na concentração. A escalação será de quem estiver com mais saúde e menos desgastado"

O técnico também foi questionado porque trocaria somente a dupla de zagueiros. "Não quero gastar tanto o Fábio Luciano e o Ronaldo Angelim. São os únicos que vem jogando todos os jogos e o Fábio vinha com uma dorzinha. Semana que vem  teremos jogos quarta e sábado e vamos dar ritmo ao Thiago Sales e ao Leonardo" concluiu o treinador.

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo usa mística do Maracanã contra Cabofriense\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Derrotado pelo Botafogo no clássico do último domingo, o Flamengo busca a reabilitação dentro da Taça Rio. Neste sábado, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, o Rubro-negro encara a Cabofriense em partida pela quinta rodada. Com nove pontos, os flamenguistas estão na vice-liderança do grupo A, atrás do Fluminense que soma dez. Já o time da Região dos Lagos tem quatro pontos no grupo B e quer aproveitar os últimos jogos para tentar garantir vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.\ Ao contrário do que vinha fazendo em partidas contra times pequenos neste segundo turno do Carioca, o técnico Joel Santana não irá escalar um time reserva. Poupados neste sábado apenas os zagueiro Fábio Luciano e Ronaldo Angelim, que darão lugar a Leonardo e Thiago Sales.\

“O time é a base que jogou contra o Nacional, do Uruguai. Só estou trocando os dois zagueiros de área e uma possível volta do Toró, mas ainda não decidi no lugar de quem”, afirmou o treinador, que tentou explicar a opção por poupar Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. “Não precisa gastar tanto assim o Fábio e o Angelim, porque eles têm jogado praticamente todos os jogos. Vamos aproveitar para dar ritmo ao Leonardo e ao Thiago, que tem entrado bem sempre”, completou Joel.

Desfalques certos no Flamengo são o volante Jônatas e o atacante Obina. Os dois foram expulsos diante do Botafogo e terão que cumprir suspensão.

Para sair de campo com a classificação mais próxima, o Flamengo confia no bom retrospecto de Joel Santana no Maracanã. Desde que reassumiu o time no segundo semestre do ano passado, o treinador comandou o Rubro-negro 31 vezes no estádio, com 25 vitórias, três empates e três derrotas. “Não fico contando quantas partidas fiz no Maracanã, mas sei que meu aproveitamento é bom”, ressaltou o treinador rubro-negro, que confia nos próximos três jogos para garantir classificação para as semifinais da Taça Rio.

“Vamos dar um tempo na Libertadores, e pensar na Taça Rio. Temos três jogos muitos difíceis pela frente, contra a Cabofriense, Friburguense e Madureira, que podem decidir a nossa classificação para as semifinais”, avaliou Joel, que tenta também antecipar a vaga nas semifinais para ter mais tempo de preparação para a Copa Libertadores.

Na Cabofriense, o técnico Aílton aproveitou a semana livre para tentar corrigir algumas falhas em sua equipe. Sem ninguém suspenso, o treinador deve repetir a formação da última rodada, mas espera um time mais atento em campo. “A equipe esteve bem no último jogo, mas ficou desatenta em alguns momentos, o que acabou sendo fatal. Mas nós já conversamos e tenho certeza que será diferente contra o Flamengo”, garantiu.

Protesto flamenguista contra jogos na altitude irrita dirigente

Cuzco (Peru) - A campanha flamenguista para não jogar contra o Cienciano na altitude de Cuzco, localizada a 3360m acima do nível do mar, na próxima rodada da Copa Libertadores já criou um clima de hostilidade entre as equipes. O presidente do clube peruano, Juvenal Silva, fez duras críticas a Márcio Braga, presidente do clube carioca.\ “Braga está equivocado e o que busca com suas declarações é um enfrentamento bobo pelo simples temor de jogar em Cuzco. Ele não se dá conta do dano que causa a nosso turismo”, afirmou o dirigente às agências internacionais, ao citar a cidade como principal destino arqueológico no Peru.\

Juvenal Silva, que é membro do Partido Nacionalista, chegou a ameaçar recorrer às instâncias internacionais para denunciar o ocorrido. O dirigente afirmou que, desta forma, Márcio Braga está criando um “clima anti-Flamengo” em Cuzco, e acusou o carioca de buscar “protagonismo”.

Se a Fifa ou a Comenbol não alterarem as especificações da partida, Cienciano e Flamengo se enfrentam em 9 de abril, em Cuzco, no Peru, pela quinta rodada do grupo 4 da Copa Libertadores.

PELÉNET

Ibson admite deixar o Flamengo e retornar ao Porto-POR

Alexandre Soares\ No Rio de Janeiro\

Ibson está com as atenções dividas entre a Copa Libertadores, Campeonato Estadual e o Porto, de Portugal. Isso porque, em entrevista ao site português Mais Futebol, o jogador confessou que está pronto para retornar ao clube azul e branco. O volante tem contrato com o Rubro-Negro até o meio deste ano.

Ibson admite deixar o Flamengo, após o término do contrato, e retornar ao Porto

Na entrevista, Ibson afirmou que foi importante seu retorno ao Flamengo e torce para que, Jesualdo Ferreira, técnico do Porto, esteja ligado nas suas atuações com a camisa rubro-negra.

"Espero que o professor Jesualdo tenha visto alguns jogos pelo Flamengo. Talvez isso me ajude no futuro", disse Ibson, que não foi muito aproveitado pelo técnico.

"Nunca tive qualquer problema com o Jesualdo, que é um grande treinador. Mas agora vou para o Porto e quero convencê-lo do meu valor", emendou o cabeça-de-área rubro-negro.

Entretanto, seu presente é o Flamengo e a partida deste sábado, contra a Cabofriense, às 16h, no Maracanã, pela quinta rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.

"Estamos com o espírito de vencedor, como não podia ser diferente no Flamengo. Estou concentrado e à disposição de Joel Santana. Sempre estou querendo jogar, mas isso é com o treinador", frisou, após o treinamento desta sexta-feira, na Gávea.

Derrota no Uruguai quase derruba planejamento do Flamengo

Alexandre Soares\ No Rio de Janeiro\

A derrota para o Nacional-URU, por 3 a 0, em Montevidéu, pela Copa Libertadores da América, quase colocou em risco o planejamento da temporada. Segundo o técnico Joel Santana, tem coisas que não se explicam no futebol.

"Estamos fazendo uma temporada como manda o figurino, desde o início, na Granja Comary (Teresópolis). Porém, uma partida quase mudou todo o conceito, comprometendo o trabalho do fisiologista e do preparador físico. Mas conseguimos superar com a ajuda do psicólogo. Há coisas que não tem explicação", disse.

Segundo Joel Santana, a derrota fez a equipe mudar de atitude nos últimos dias. "Tivemos duas semanas de cobranças e nos sacrificamos para melhorar. O comprometimento que tenho com o clube supera tudo. O tipo de relação com dirigentes, jogadores e torcida me traz uma tranqüilidade que nunca existiu em outros lugares", avaliou.

Um exemplo da boa relação pôde ser visto no treino desta sexta-feira, na Gávea. Enquanto todos deixavam o clube e Joel Santana dava entrevista, Obina permanecia aprimorando a forma física.

"Ele passou um pouco do peso que gostaríamos e está correndo neste calor tremendo. E tem que correr mesmo e não reclamou por isso", encerrou o comandante rubro-negro, que não aproveitará o atacante na partida deste sábado, contra a Cabofriense, pois está suspenso.

Joel Santana poupa zagueiros do Flamengo para sábado

Alexandre Soares\ No Rio de Janeiro\

Após o trabalho desta sexta-feira, na Gávea, o técnico Joel Santana confirmou que os dois zagueiros titulares (Fábio Luciano e Ronaldo Angelim) serão poupados no Flamengo para o compromisso deste sábado, contra a Cabofriense, às 16h, no Maracanã, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Leonardo e Thiago Sales são os substitutos.

O lateral-direito Leonardo Moura e o meia Toró, que não atuaram diante do Nacional-URU, na última quarta-feira, pela Copa Libertadores, retornam ao time normalmente.

No ataque, Renato Augusto, se estiver desgastado fisicamente, fica de fora. Joel Santana ainda vai conversar com o apoiador, mas a tendência é de que o jogador seja confirmado.

Desta maneira, o Flamengo deve entrar em campo com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Leonardo, Thiago Sales e Juan; Cristian, Ibson, Toró e Marcinho; Renato Augusto e Souza.

GLOBOESPORTE

Cienciano ameaça processar Marcio Braga

Dirigente do clube peruano diz que ações do rubro-negro prejudicam a cidade de Cuzco

Márcio Braga já foi até à ONU para tentar combater os jogos na altitude

A diretoria do Cienciano, do Peru, estuda processar o presidente do Flamengo, Marcio Braga, por prejudicar a imagem da cidade de Cuzco. O motivo seria a ação do dirigente rubro-negro para tentar evitar jogos na altitude. O presidente do clube peruano, Juvenal Silva, revelou que o Cienciano pode tomar providências contra o brasileiro.

O dirigente afirmou que pretende recorrer a instâncias internacionais para denunciar o suposto dano à imagem do Peru. Segundo Silva, as palavras do presidente rubro-negro podem causar temor entre os turistas que visitam Cuzco, principal destino arqueológico da América do Sul.

- Marcio Braga está errado e a única coisa que está pretendendo com suas declarações é um enfrentamento tolo pelo simples temor de jogar em Cuzco. Não se dá conta do dano que faz ao nosso turismo - declara o peruano.

Silva disse, na quarta-feira, que o Flamengo seria multado em US$ 100 mil se não comparecesse à partida contra o Cienciano, em Cuzco. Apesar da contrariedade, o presidente da equipe peruana declarou que os brasileiros serão bem recebidos em sua cidade e garantiu que a segurança durante a partida "está garantida".

- Não há nada que temer. Espero que Braga e sua delegação constatem que a altura não põe em risco a vida de ninguém - afirma.

Cienciano e Flamengo se enfrentarão em Cuzco no dia 9 de abril, pelo grupo 4 da Taça Libertadores.

Ibson comenta indefinição sobre o futuro

Jogador, que tem contrato com o Porto até 2011, diz que não foi procurado para negociar\ Fred Huber\

Ibson quer esquecer as incertezas e continuar o seu trabalho no Fla

Ibson retornou ao Flamengo em julho de 2007 e, no Campeonato Brasileiro, foi um dos principais responsáveis pela incrível reação do time na competição, que resultou na conquista de uma das vagas para a Libertadores deste ano. Agora, com a aproximação do fim do empréstimo do jogador (30 de junho), a torcida teme perder o camisa 7. Em entrevista ao site "Mais Futebol", de Portugal, ele falou em tom de despedida, e comentou a expectativa pelo retorno ao Porto, com quem tem contrato até 2011.

Ibson disse que os dirigentes do Fla e do clube português ainda não o procuraram para conversar sobre uma possível negociação. Em janeiro, o vice de futebol Kléber Leite disse que a permanência do camisa 7 era uma prioridade, e avisou que o lucro da Fla TV ajudaria na empreitada. Na ocasião, ele afirmou que o assunto seria tratado mais próximo do fim do empréstimo do atleta. O Porto avalia os direitos econômicos do jogar em R$ 10,5 milhões (4 milhões de euros), e, em princípio, só estaria interessado em negociar Ibson em definitivo.

- Tenho contrato com o Porto até 2011. Estou emprestado ao Flamengo até o dia 30 de junho e, após essa data, tenho que me apresentar lá. Ninguém me procurou ainda para negociar uma possível permanência no Flamengo. O que sei até agora é isso - afirma ao GLOBOESPORTE.COM.

O jogador não teme que os torcedores, caso ele vá mal em alguma partida, peguem em seu pé dizendo que ele está com a cabeça em Portugal.

- Não temo isso, só me preocupo em continuar a fazer o meu trabalho. Deixo essa questão para o meu pai (Laís Silva), que me representa e cuida dos meus interesses junto com o meu empresário (Eduardo Uram) - diz.

De ânimo renovado, Fla encara Cabofriense

Sem a zaga titular, Joel Santana tenta voltar o foco do time para o Campeonato Carioca\ Fred Huber\

Ibson lembra que o Fla, se vencer, pode terminar a rodada na ponta do grupo

Depois do alívio de vencer o Nacional, quarta-feira, pela Libertadores, o Flamengo volta suas atenções para a disputa da Taça Rio. Neste sábado, às 16h, no Maracanã, o time enfrenta o Cabofriense e luta para somar três pontos para seguir firme na luta pela classificação para as semifinais. O Fla está na segunda posição do Grupo A, com nove pontos, um atrás do Fluminense, que, no domingo, encara o Vasco. O time de Cabo Frio está em quinto no B, com quatro pontos.

O Rubro-Negro entra em campo com praticamente todo o time titular. O técnico Joel Santana só vai poupar os zagueiros Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. No retrospecto deste confronto em Cariocas, o Fla leva ampla vantagem. Em 14 jogos, foram nove vitórias, três empates e duas derrotas.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real e o canal Premiere transmite ao vivo todas as emoções, direto do Maracanã.

Joel Santana deverá promover a volta de Leo Moura e Toró ao time

O técnico Joel Santana confirmou que Thiago Salles e Leonardo vão formar a zaga contra o time de Cabo Frio. Leo Moura e Toró, que não aturaram contra o Nacional porque estavam suspensos, devem retornar à equipe. Kléberson corre o risco de perder a vaga entre os 11. O treinador não terá à disposição o atacante Obina e o volante Jônatas, expulsos no clássico contra o Botafogo.

Joel ressaltou a importância de uma vitória neste e nos próximos dois jogos do Fla. O comandante rubro-negro espera chegar no clássico contra o Vasco, dia 6 de abril, já classificado. Assim, ele poderia planejar mais facilmente o jogo contra o Cienciano, no dia 9.

- Até o dia 9 de abril vamos dar uma respirada de Libertadores. A cobrança estava muito forte em cima dos jogadores depois daquele bendito jogo contra o Nacional, no Uruguai (derrota rubro-negra por 3 a 0). Temos três jogos para conseguir a classificação e chegarmos no clássico com o Vasco tranqüilos - afirma.

O volante Ibson lembrou que, caso o time consiga somar os três pontos, tem a chance de terminar a rodada como líder do grupo, na frente do Fluminense, que, domingo, encara o Vasco.

- Se vencermos o jogo, podemos assumir a liderança. Estamos um ponto atrás do Fluminense, que tem um clássico contra o Vasco. Temos de vencer estes três próximos jogos contra os pequenos para chegarmos à semifinal. Um resultado positivo daria mais tranqüilidade ao time para as próximas partidas – diz.

Defender e congestionar

O experiente volante Marcão, ex-Flu, será um dos responsáveis pela marcação

No Cabofriense, o técnico Aílton vai escalar três zagueiros para tentar frear o ataque rubro-negro. O lateral-direito Oziel está entregue ao departamento médico e vai desfalcar o time novamente. A idéia do treinador é congestionar o meio-de-campo e dificultar a vida do Fla.

- Vou optar por um esquema com três zagueiros. Vou colocar um meio-campo como ala-direito e tentar diminuir os problemas que acontecem com a ausência de um especialista. Com essa formação, vamos aumentar o número de jogadores no meio-de-campo e reforçar as laterais para tentar anular as jogadas que o Flamengo faz por esses setores - diz.

O atacante Charles Chad, artilheiro do time com quatro gols, que estava no elenco do Flamengo em 2004, reconhece o favoritismo do adversário, mas sonha com uma surpresa no Maracanã.

- O Flamengo é um time de muita qualidade, que se preparou para disputar a Libertadores e armou um elenco muito forte. Independentemente de quem for jogar, esperamos por um jogo difícil. Vamos fazer o impossível para vencer – afirma.

De volta, Leo Moura não quer sair mais

Lateral-direito elogia a atuação de Luizinho, seu substituto no jogo contra o Nacional\ Fred Huber\

Leo Moura retorna ao time do Fla depois de cumprir suspensão

O lateral-direito Leo Moura assistiu à vitória do Flamengo sobre o Nacional por 2 a 0, quarta-feira, pela Libertadores, na cadeira especial do Maracanã. Suspenso por ter sido expulso na partida anterior, ele viu Luizinho, seu substituto, fazer uma ótima partida e contribuir diretamente para o time conseguir o triunfo. Leo fez questão de elogiar o companheiro, mas não se mostrou muito animado com a possibilidade de fazer alguma função no meio-campo, caso Joel queira lançar Luizinho.

- Só se for uma emergência. Fico feliz de o Luizinho ter ido bem nesta partida, sempre que entra, ele corresponde. Mostrou para a torcida que também tem condição de jogar - afirma.

Contra o Cabofriense, neste sábado, Leo Moura volta ao time. Ele acredita que o adversário vai jogar fechado, o que poderá dificultar as ações do Fla.

- Os times pequenos normalmente não dão espaço, jogam mais fechados, diferente de quando é um clássico. Eles sempre vão para o jogo tentar roubar um pontinho - diz.

Diferentemente da partida contra o Nacional, quando cerca de 50 mil rubro-negros foram ao Maracanã, a expectativa de público para este sábado é de casa vazia. Nada que, segundo Leo Moura, vai atrapalhar a motivação da equipe.

- Temos que estar prontos para jogar, independentemente do público. Claro que jogar em um Maracanã lotado é uma emoção especial para todo jogador - finaliza.

Ibson garante time motivado neste sábado

Volante rubro-negro acredita que os jogadores conseguirão deixar a Libertadores de lado\ Fred Huber\

Ibson diz que o Fla está focado no objetivo de classificar para as semifinais

Após a vitória sobre o Nacional, quarta-feira, pela Libertadores, o sentimento de dever cumprido tomou conta dos jogadores do Flamengo. Antes do próximo compromisso na competição mais importante do continente, dia 9 de abril, contra o Cienciano, em Cuzco, o Fla tem quatro jogos pela Taça Rio. O primeiro deles acontece neste sábado, às 16h, contra o Cabofriense, no Maracanã. O volante Ibson garante que a equipe vai entrar em campo motivada, focada no objetivo de se classificar para as semifinais.

- Nosso espírito para este jogo é o de vencer. Tenho certeza que vamos entrar bem e fazer um bom jogo. Estamos em segundo na chave e queremos classificar. Estamos focados neste objetivo de chegar nas semifinais da Taça Rio. Temos que conseguir pensar somente no Campeonato Carioca. Vasco ou Cabofriense, a motivação é sempre a mesma - afirma.

Ibson acredita que os jogadores vão conseguir, diferentemente de antes da partida contra o Nacional, esquecer momentaneamente a Libertadores.

- Com o Nacional foi mais por causa da derrota no Uruguai. Agora a ansiedade passou e temos que pensar na Taça Rio - diz.

Flamengo mantém invencibilidade

Equipe rubro-negra derrota o Vila Velha em jogo dramático e segue firme na competição

Em jogo muito dramático e decidido apenas nos minutos finais, o Flamengo venceu o Vila Velha por 80 a 78, fora de casa. Foi a 14ª vitória consecutiva da equipe rubro-negra, que continua invicta no Campeonato Masculino de Basquete.

O Flamengo conseguiu abrir oito pontos de vantagem e levá-la até o fim da partida. Porém, nos minutos finais, a equipe de Vila Velha encostou no placar deixando a diferença em apenas dois pontos. Com a posse de bola, a equipe da casa tentou armar o ataque que levaria o jogo ao empate. Contudo, a defesa carioca funcionou, impedindo que a bola caísse na cesta.

- O jogo foi emocionante. O time está de parabéns. Cada jogo é um jogo e lá (no Rio de Janeiro) vencemos por 40 pontos, e aqui só por dois. Mas o importante é a vitória – afirma Marcelinho Machado, do Flamengo, em entrevista ao SporTV.

LANCE

Terror dos pequenos, Flamengo pega a Cabofriense

Rubro-Negro é o vice-líder do Grupo A da Taça Rio, com nove pontos

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Ainda sem ter perdido sequer um ponto para os clubes considerados pequenos, o Flamengo enfrenta neste sábado a Cabofriense, às 16h, no Maracanã. O Rubro-Negro vai com o time quase completo e só não terá sua zaga titular, poupada por Joel Santana em razão dos muitos jogos que Fabio Luciano e Ronaldo Angelim disputaram. A partida é válida pela quinta rodada da Taça Rio.

O Flamengo é o vice-líder do Grupo A da Taça Rio, com nove pontos, um a menos que o Fluminense. O Cabofriense, com quatro pontos, é o quinto colocado no Grupo B e está praticamente eliminado do Estadual.

Leonardo Moura se mostrou preocupado com o jogo, considerando os confrontos com os times pequenos como os mais difíceis. Léo ainda usou a eliminação do Botafogo da Taça Guanabara de 2007 na primeira fase como exemplo.

- Eles vêm para não deixar jogar, fechadinhos. Sempre beliscam um pontinho ou outro. No ano passado, o Boavista venceu o Botafogo, eliminando-os (na última rodada da Taça Guanabara). Acabamos classificados por este resultado. O Joel sempre conversa isso conosco e devemos ficar atento - pregou.

Ambos os clubes vêm de derrotas. No ultimo domingo, o Flamengo perdeu por 3 a 2 para o Botafogo, enquanto a Cabofriense perdeu para o Duque de Caxias (2 a 1).

O último duelo entre Flamengo e Cabofriense se deu em 2007, na estréia dos clubes no Estadual daquele ano. Renato e Obina fizeram os gols do jogo.

Cienciano estuda processar Marcio Braga

Para presidente do clube, dirigente brasileiro danificou imagem do Peru

AGÊNCIA EFE

O Cienciano, do Peru, estuda processar o presidente do Flamengo, Marcio Braga, por prejudicar a imagem da cidade de Cuzco com sua campanha para evitar jogos na altitude, anunciou nesta sexta-feira o presidente da equipe peruana, Juvenal Silva.

O dirigente afirmou que inclusive recorrerá a instâncias internacionais para denunciar a hipótese de Marcio Braga danificar a imagem do Peru em nível mundial ao causar temor entre os turistas que visitam Cuzco, principal destino arqueológico da América do Sul.

- Marcio Braga está errado e o único que está pretendendo com suas declarações é um enfrentamento tolo pelo simples temor de jogar em Cuzco. Não se dá conta do dano que faz ao nosso turismo - declarou.

Silva, que também é legislador pelo Partido Nacionalista, afirmou que o dirigente do Flamengo tenta "ganhar protagonismo" e só está criando "um clima anti-Flamengo" entre os cidadãos de Cuzco, em declarações à agência oficial de notícias "Andina".

Cienciano e Flamengo jogarão em Cuzco em 9 de abril próximo, pelo Grupo 4 da Copa Libertadores da América.

O presidente da equipe peruana declarou, no entanto, que os brasileiros serão bem recebidos em sua cidade, e disse que a segurança durante a partida "está assegurada".

- Não há nada que temer - destacou, para depois dizer que espera que Braga chegue junto com sua delegação e "constate que a altura não põe em risco sua vida nem a de ninguém".

Silva disse na quarta-feira passada que o Flamengo seria multado em 100 mil dólares (cerca de R$ 710 mil) se não comparecesse à partida contra o Cienciano em Cuzco.

Meia-atacante Marcinho ganha força com Joel Santana

Técnico o vê como o único que atua pela esquerda do meio-de-campo

O meia Marcinho ganha força com o técnico Joel Santana (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Não só os gols marcados na vitória por 2 a 0 do Flamengo contra o Nacional fizeram com que Marcinho ganhasse força no elenco, mas também seu posicionamento dentro de campo, de acordo com Joel Santana.

- O Marcinho é o único jogador que sabe jogar pelo lado esquerdo do meio-de-campo. Precisávamos preencher aquele lado e ele se encaixou bem - elogiou.

Joel julga que a entrada de Marcinho no lado esquerdo da ligação entre defesa e meio-de-campo promoveu uma combinação perfeita com Renato Augusto.

- Eles nos dão volume de jogo. Marcinho entrou bem pela esquerda. E, pela direita, tenho o Renato Augusto, que é titular da posição - encerrou.

Rodrigo fala de sua volta ao Flamengo

Zagueiro fez bateria de exames e está ansioso para jogar\ LANCEPRESS!\

O zagueiro do Flamengo Rodrigo, afastado dos campos com uma lesão no braço, demostrou boa recuperação em um exame feito há duas semanas, e, por volta de meados de abril, deve estar pronto para defender o Rubro-Negro novamente.

tv l! - Minha estréia está guardada. Ficarei mais feliz do que quando peguei meu contrato do Flamengo - revela o jogador, ansioso para voltar aos gramados. (Clique e ouça).

Depois de assumir a liderança do Grupo 4 da Taça Libertadores, o Flamengo foca suas atenções para o Campeonato Carioca, já que no sábado, a equipe rubro-negra enfrenta o Cabofriense, às 16h, no Maracanã. Rodrigo continuará esperando sua recuperação para ser escalado.

Andre Luís Valentin: 'Estou dentro do prazo'

Procurador do TJD diz ter viajado e não ter ouvido as críticas de Montenegro\ Danilo Santos RIO DE JANEIRO\

As críticas do colaborador do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro, não abalam o procurador do TJD-RJ, Andre Luís Valentin. Principalmente porque ele diz ter viajado e estar por fora das notícias. Montenegro o chamou de cara-de-pau e de palhaço, por ainda não ter apresentado as denúncias referentes ao clássico entre Botafogo e Flamengo.

- Ele falou isso mesmo? Onde? Sinceramente, não sei de nada, nem internet tenho aqui. Vou procurar saber. Estou em Araruama por causa de um processo, só volto para o Rio neste sábado. Prefiro ficar quieto na minha. Ainda mais porque estou dentro do meu prazo, que é até esta segunda - explicou.

Valentin afirmou ainda que tem de estudar se há como punir Carlos Augusto Montenegro, caso ache necessário. O fato de ele ser um colaborador, não ter um cargo oficial como dirigente do Botafogo, pode impedir.

A polêmica se deu por causa da final da Taça Guanabara. Após ela, Andre Luis Valentin se disse flamenguista e avisou ao Botafogo para "pôr as barbas de molho". O procurador denunciou sete do Alvinegro (Cuca, Castillo, Ferrero, Diguinho, Lucio Flavio, Zé Carlos e Jorge Henrique) e apenas Souza, do Flamengo.

Depois da vitória por 3 a 2 no último domingo, o Botafogo espera punição aos rubro-negros, por isso a irritação. Segundo eles, Bruno, Jônatas, Toró e Obina merecem ser denunciados e ir a julgamento

Charles Guerreiro: 'Marcinho veste a camisa'

Ex-jogador do Flamengo não economiza elogios ao seu 'sucessor'\ LANCEPRESS!\

Charles Guerreiro foi lateral do Flamengo de 1991 a 1995 e, neste período, o ex-jogador colecionou títulos pelo clube. Depois do jogo da última quarta-feira, no Maracanã, em que o Rubro-Negro enfrentou novamente o Nacional (URU), Charles não poupou elogios ao destaque do jogo, o atacante Marcinho.

radio l! Charles Guerreiro faz elogios a Marcinho

Marcinho vem salvando o Flamengo na Copa Libertadores. Foi autor dos dois gols contra o último embate e fez o único no primeiro confronto com o Nacional(URU).

Meia-atacante Marcinho ganha força com Joel Santana

Técnico o vê como o único que atua pela esquerda do meio-de-campo

O meia Marcinho ganha força com o técnico Joel Santana (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Não só os gols marcados na vitória por 2 a 0 do Flamengo contra o Nacional fizeram com que Marcinho ganhasse força no elenco, mas também seu posicionamento dentro de campo, de acordo com Joel Santana.

- O Marcinho é o único jogador que sabe jogar pelo lado esquerdo do meio-de-campo. Precisávamos preencher aquele lado e ele se encaixou bem - elogiou.

Joel julga que a entrada de Marcinho no lado esquerdo da ligação entre defesa e meio-de-campo promoveu uma combinação perfeita com Renato Augusto.

- Eles nos dão volume de jogo. Marcinho entrou bem pela esquerda. E, pela direita, tenho o Renato Augusto, que é titular da posição - encerrou.

Léo Moura feliz com a boa atuação de Luizinho

Lateral reconhece o empenho de seu reserva por uma espaço no clube\ Fred Gomes RIO DE JANEIRO\

A atuação do lateral-direito Luizinho na vitória por 2 a 0 do Flamengo contra o Nacional, pela Libertadores, encheu os olhos de Leonardo Moura, titular da posição. Léo ainda elogiou o fato de seu reserva não desistir de lutar por um espaço no time.

radio l! - Fico feliz por ele ter jogado bem. Ele é um cara que está buscando seu espaço. No Flamengo, é difícil você substituir um cara como eu, pois jogo quase sempre - explicou.(clique e ouça)

Questionado sobre a possibilidade de atuar no meio-de-campo, deixando a lateral direita para Luizinho, Léo Moura descartou.

- Isso não. Só numa emergência mesmo - limitou-se a dizer

Joel explica dupla Marcinho e Renato Augusto

Treinador crê que ganha em agressividade com os dois em campo\ Fred Gomes RIO DE JANEIRO\

A opção por escalar Renato Augusto e Marcinho juntos como titulares contra o Nacional foi vista por Joel Santana como uma forma de tornar o Flamengo mais agressivo. O técnico acredita que, com os dois, o time fica preparado para destruir retrancas.

- Com Renato Augusto e Marcinho, o time fica mais agressivo. Em 15 minutos de coletivo na véspera do jogo contra o Nacional, pus os dois juntos e o meu time criou quatro oportunidades claras de gols e pôs duas bolas na trave. Já tava bom. Por isso, terminei o treinamento rapidamente e algumas pessoas não entenderam. Sabíamos que o Nacional viria fechado, bem com os times pequenos, e essa agressividade deles é importante para desarmar retrancas - explicou.

Joel aponta que chegou a ter insônia antes do jogo contra o Nacional, depois de ter feitos vários testes no coletivo da segunda-feira passada.

- Botei Obina e Maxi, levamos três gols. Foi uma tragédia e não consegui dormir. Tive de conversar com o Ronaldo Torres (preparador físico) na concentração e, na terça, fiz os ajustes necessários, precisando só de 15 minutos para resolver meu time - concluiu.

Cristian: brigas fazem parte do passado

Depois de ótima atuação pelo time, volante elogia os companheiros\ LANCEPRESS!\

Com um desempenho exemplar em campo contra o Nacional (URU), na última quarta-feira, no Maracanã, pela Libertadores, o volante do Flamengo Cristian declarou que as brigas ficaram para trás e parabenizou a atuação de todo o elenco.

radio l! - Depois do primeiro jogo contra o Nacional (URU), algumas pessoas falaram que o nosso time estava pedendo a cabeça, que havia muita discussão, muita briguinha, que éramos desunidos. Mostramos no último jogo que não tem nada disso, se nos concentrarmos no jogo e não perdermos nenhum jogador, com certeza saíriamos com a vitória e foi isso que aconteceu. Fizemos um bom jogo, todo mundo jogou bem e lutou. Estamos todos de parabéns - elogiou o jogador. (Clique e ouça)

E a nação segue firme na torcida pela Libertadores. Com sete pontos e liderando o Grupo 4, o Mengão enfrenta o Cienciano, em Cuzco, no Peru. Já pela Taça Rio, será a vez do Cabofriense enfrentar o time no Maracanã, neste sábado

Flamengo faz treino rachão com direito a ovada

Zagueiro Rodrigo Arroz comemora 24 anos nesta sexta-feira

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

O treino rachão realizado na Gávea nesta sexta-feira pela manhã, como de costume, foi marcado pela animação e brincadeiras entre os jogadores do Flamengo. E desta vez, a alegria foi maior pelo aniversário de Rodrigo Arroz, que completa 24 anos nesta sexta. Os atletas não deixaram barato e deram um banho de ovos no zagueiro.

Na atividade, o time de Obina levou a melhor sobre o de Juan, 5 a 2. Vale lembrar que os dois são os goleiros de seus respectivos times. Os gols do time do xodó rubro-negro foram marcados por Diego Tardelli, Souza, duas vezes, Ibson e Egídio. Toró fez os gols para a equipe de Juan.