Notícias

Clipp 22/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

O sonho agora é realidade

Melhor do Rio, Fla vence o Grêmio e está a três pontos da zona da Libertadores

Ser o melhor do Rio, agora, passou a ser secundário. Com uma atuação empolgante e a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, ontem, no Maracanã, diante de novo recorde de público do Campeonato Brasileiro - 63.189 pagantes e quase 74 mil presentes -, o Flamengo chegou a 49 pontos e entrou de vez na briga por uma vaga na Libertadores. O rubro-negro assumiu a sexta posição, ultrapassando o Fluminense (48), e ficando a dois pontos do Grêmio, quinto colocado, e a três do Santos, é o quarto, ainda no grupo dos classificados para a competição sul-americana, com 52.

- Dá prazer jogar aqui no Maracanã - disse Leonardo Moura, destaque do jogo com Ibson.

O técnico Joel Santana, no entanto, mantém sua cautela ao falar de Libertadores.

- Falei que precisávamos de 50 pontos (para afastar totalmente o rebaixamento) e temos 49. Não vou ficar visualizando um horizonte ainda um pouco distante. Mas estamos encostando e os adversários já estão olhando um pouco para trás - afirmou Joel Santana. - Vamos enfrentar o América-RN, Corinthians e, depois, o Cruzeiro, adversário direto. Depois destes três jogos, vamos ver a situação.

O clima que antecedeu a partida foi pesado. Torcedores do Grêmio que vieram de ônibus do Rio Grande do Sul reclamaram da violência da Polícia Militar. Dentro do estádio, houve tumulto na torcida rubro-negra. Quando a bola rolou, centenas de pessoas ainda se acotovelavam na bilheteria na luta por ingressos.

Com mais posse de bola, o Flamengo procurava sair em velocidade, mas faltava acertar o último passe. Ainda assim, empurrado pela torcida, esbanjava confiança e, na primeira vez que, de fato, ameaçou o gol de Saja, marcou. Aos 25 minutos, após boa enfiada de Toró, Cristian cruzou para Souza, que girou o corpo e emendou: 1 a 0.

- Sei que vinha jogando bem, mas estou feliz e aliviado por ter feito o gol. Vamos pensar menos em rebaixamento e voar mais alto - disse Souza, que não marcava desde o dia 12 de setembro.

Time perde chance de dar uma goleada

Com o gol, o Grêmio se lançou à frente, mas não levou tanto perigo. No fim do primeiro tempo, numa tabela entre Ibson e Maxi, Anderson Pico cortou mas quase fez contra.

O segundo tempo começou mais equilibrado, com o Grêmio parando nas mãos de Bruno, que evitou o empate fazendo grande defesa em cabeçada de Jonas, aos dez. Cinco minutos depois, Ibson iniciou jogada pela esquerda, Maxi passou como quis por William e rolou para Ibson. Com um toque de lado, ele deslocou Saja, que ainda tocou na bola mas não impediu o segundo gol.

O Flamengo, então, passou a ser o senhor da partida, ainda que, aos 28, Bruno tenha salvado um chute à queima-roupa de Tcheco. Tocando a bola com extrema facilidade, o time dava a impressão de que ampliaria. Aos 30, pouco antes de dar lugar a Obina, Souza cabeceou no travessão. Aos 33, Obina chutou cruzado, obrigando Saja a se esticar todo. Aos 36, de frente para o gol, Renato Augusto esbarrou no goleiro. No fim das contas, ficou barato.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Egídio; Jaílton, Cristian (Léo Medeiros), Ibson e Toró; Maxi (Renato Augusto) e Souza (Obina). Grêmio: Saja, Patrício, Léo, William e Anderson Pico; Nunes (Sandro Goiano), Marcelo Labarthe, Diego Souza (Danilo Rios) e Tcheco; Jonas (Marcel) e Tuta. Juiz: Sálvio Fagundes Filho. Cartões amarelos: Fábio Luciano, Souza, Cristian, Marcelo Labarthe e Sandro Goiano. Público: 63.189 pagantes (73.871 presentes). Renda: R$617.873,00.

FLAMENGO

BRUNO: Fez duas grandes defesas, em cabeçada de Jonas e chute de Tcheco. 7.

LEONARDO MOURA: Preso à marcação no início, teve atuação sensacional no segundo tempo, quando ignorou o lado esquerdo da defesa gaúcha. 8.

FÁBIO LUCIANO: Jogou duro, ganhando a maior parte das disputas. 7.

RONALDO ANGELIM: Discreto, soube conter as investidas do Grêmio e fez bem a cobertura de Egídio. 6,5.

EGÍDIO: Apesar de jovem, atuou como um veterano. No segundo tempo, foi uma das melhores opções do time. 7,5.

JAÍLTON: Deu cobertura aos laterais e protegeu bem a zaga. Tímido na saída de bola. 6.

CRISTIAN: Marcou, fez a ligação entre meio e ataque e apareceu bem na direita para cruzar no lance do primeiro gol. 7. LÉO MEDEIROS entrou e manteve o nível nos minutos finais. 6.

IBSON: Ajudou a marcação, deu velocidade à saída de bola e criou ótimas jogadas, além de ter feito o gol que selou a vitória. 8,5.

TORÓ: Facilitou a vida dos apoiadores, roubando a bola e a entregando limpa. 7.

MAXI: Com movimentação constante, abriu espaços na defesa do Grêmio. Fez grande jogada no lance do segundo gol. 7. RENATO AUGUSTO entrou e quase faz o seu, mas, livre, chutou em cima de Saja. 6.

SOUZA: Oportunista, fez um bonito gol e acertou uma cabeçada no travessão. Agora, parece estar em forma. 7,5. OBINA o substituiu e, com boa movimentação, levou perigo em duas jogadas. 6.

JOEL SANTANA: Com ótima condição física, o time exibiu volume de jogo e consistência tática. 7.

GRÊMIO

Tcheco, que tentou organizar o time, foi o melhor. O goleiro Saja fez duas grandes defesas.

ARBITRAGEM

O paulista Sálvio Espínola inverteu faltas mas não influiu no resultado.

Clube usa jogo para campanha pelo Maracanã

Mesmo que involuntariamente, os 74 mil rubro-negros presentes ao Maracanã reforçaram a campanha que virou um dos focos principais da diretoria do Flamengo: a disputa pelo Maracanã.

Ontem, o clube colocou quatro faixas no gramado com os dizeres "O Maracanã é do Flamengo". Segundo o presidente do clube, Márcio Braga, uma reação frente à aproximação recente entre Eduardo Paes, presidente da Suderj, e a CBF.

- O secretário de estado que vai conduzir a licitação não pode dizer que torce pela CBF. Não pode haver cartas marcadas - disse Márcio. - Já conversei com ele e vou à CBF dizer que, se ganharmos a licitação, ela pode considerar o Maracanã a casa da seleção. Nós oferecemos o estádio.

Márcio disse haver estudos de uma empresa contratada pelo Governo do Estado mostrando que 70% das receitas do Maracanã ligadas a jogos de futebol envolvem o Flamengo.

FLA ENFRENTA MACAÉ

Líder do Campeonato Estadual masculino de basquete após quatro partidas, o Flamengo volta à quadra hoje para encarar o Macaé, às 19h, no ginásio Hélio Maurício, na Gávea. A partida é válida pela quinta rodada da competição.

Fernando Calazans

Fla de verdade

Festa completa do Flamengo no Maracanã - no campo e na arquibancada. Completa e merecida, mais do que merecida. No campo, com consciente e convincente vitória de 2 a 0 sobre o Grêmio. Na arquibancada, com cantos, bandeiras desfraldadas, um festival de alegria e nova quebra de recorde de público do campeonato, dele, Flamengo, que já tinha quebrado uma vez no clássico Fla-Flu.

Na rodada de ontem, houve algo interessante a propósito de público: por cerca de duas horas, São Paulo 1 x 0 Cruzeiro foi o jogo detentor do recorde. Mas, logo em seguida, Flamengo x Grêmio assumiu o primeiríssimo lugar, graças à torcida rubro-negra que tomou o Maracanã. Pois é: Flamengo é sempre Flamengo quando o time corresponde dentro de campo.

E ontem correspondeu plenamente. Não por uma qualidade extraordinária de futebol, porque isso não existe, hoje, em nenhum time do Brasil, nem no São Paulo, que será campeão daqui a poucas rodadas.

Mas pela armação bem-feita do time, muito bem-feita, pelo técnico Joel Santana, e, sobretudo, pelo comportamento dos jogadores, um exemplo de espírito de competição e espírito de luta. De motivação e vontade, como disse Joel.

O Flamengo bateu o Grêmio naquilo que o Grêmio tem de positivo, o espírito de competição. Até porque, tirando essa virtude, o Grêmio não tem mais nada. Futebol é que ele não tem.

No futebol, o Flamengo também foi melhor, com atuação esplêndida de Ibson, que Paulo César Vasconcellos definiu com perfeição, na tevê, como uma "atuação de maestro".

E, acrescentaria eu, muito bem secundada por seu companheiro de meio de campo Cristian, que fez a jogada do primeiro gol, de Souza. A dupla Ibson e Cristian é, hoje, o ponto alto do Flamengo, mas falta a esse meio de campo, ainda, um criador, um armador, que certamente não é Toró, embora Toró possa ter outras utilidades.

O jogo foi morno no primeiro tempo e altamente movimentado no segundo, um dos melhores que vi neste campeonato escasso de bons jogos. Um segundo tempo repleto de boas jogadas ofensivas, em que os dois goleiros, Bruno e Saja, evitaram placar maior. Como prêmio, Ibson fez o segundo gol do Flamengo, em ótima jogada de Maxi.

Um Fla de verdade.

Ruim mesmo foi o juiz Sálvio Spínola, omisso nos lances mais violentos, e assim desobedecendo às ordens do seu superior, o presidente da comissão de arbitragem, Sérgio Corrêa, que, ao que parece, não está ligando para isso.

Jornal dos Sports

Ibson comanda a vitória do Fla em dia de recorde de público

Pedro Ivo Almeida pialmeida@jsports.com.br

Em um dia tipicamente carioca, Domingo de muito sol, muito calor, e Maracanã praticamente lotado, o Flamengo venceu mais uma no Campeonato Brasileiro. Foi a terceira vitória consecutiva do time de Joel Santana, 2 a 0 em cima do Grêmio, gols de Souza e Ibson. O time contou ainda com mais uma bela atuação de um dos seus principais jogadores, a torcida flamenguista, que demonstrou mais uma vez ser o 12º jogador, e deu um show à parte nas arquibancadas, incentivando o time do início ao fim.

Os dois times começaram devagar, sem arriscar muito, procurando estudar o adversário. Só aos 15 minutos Diego Souza chutou contra o gol de Bruno, que defendeu sem maiores problemas.

A partir daí a equipe carioca passou a comandar as ações no jogo, e aos 23 minutos o argentino Maxi fez bonita jogada pela esquerda do ataque, mas a zaga do time gaúcho cortou.

Mas o time de maior torcida do Brasil continuava em cima, e o gol não demorou a sair. Aos 25 Cristian chegou pela direita, cruzou para dentro da área, a zaga se enrolou, e a bola sobrou para o sempre oportunista Souza, que chutou forte no canto esquerdo e estufou as redes, sem chances para Saja.

O time da Gávea pressionava, logo em seguida Maxi puxou bom contra-ataque pela direita, cruzou para Léo Moura, mas o lateral não consegui ajeitar para concluir, e a zaga cortou a tempo.

Somente aos 37 da primeira etapa, a equipe do Sul voltou a assustar, depois de bom cruzamento da direita, o atacante Jonas dominou dentro da área, mas a zaga flamenguista, que teve uma atuação muito segura, cortou e evitou o pior. Pouco depois Tcheco bateu falta com perigo, mas a bola saiu por cima do gol de Bruno.

Ainda no final do primeiro tempo quase que o Fla chega ao 2º gol. Após arrancada de Maxi, o lateral Anderson Pico foi cortar e quase faz contra.

O Grêmio pareceu que voltaria com mais atitude para a etapa final de jogo, com 10 minutos de bola rolando, a bola foi levantada na área e Nunes concluiu bem, mas Bruno fez excelente defesa, colocando a bola para escanteio. Mas foi só, assim como no começo do jogo o time rubro-negro tratou de mandar novamente na partida, chegando com perigo ao gol de Saja. O gol era questão de tempo.

E foi o que aconteceu, aos 15 minutos, após excelente jogada pela esquerda, Ibson tabelou com Maxi, recebeu dentro da área e conclui muito bem, marcando o 2º do time e levando a torcida a loucura, que a partir daí começou a gritar: “Libertadores, qualquer dia, estamos aí” referindo-se a possibilidade, ainda que pequena, da classificação da equipe para a principal competição sul-americana.

E o time carioca queria mais, aos 30 minutos, após cobrança de escanteio, Souza escorou de cabeça, acertando o travessão. Foi o último lance do atacante, que no minuto seguinte deu lugar à Obina, o xodó da torcida, que entrou com a camisa 100, em comemoração a sua 100ª partida pelo clube da Gávea.

E o anjo-negro estava com fome de gol, assim que entrou ele recebeu bola em profundidade pela direita do ataque e chutou cruzado para boa defesa de Saja.

O tricolor gaúcho não conseguia sair para o ataque, apenas se defendia, e aos 36, mais um lance perigoso, após lance confuso, a bola sobrou para Renato Augusto, que cara-a-cara chutou em cima do goleiro gremista.

A equipe mandante continuava pressionando, mas foi só. Agora o Flamengo soma 49 pontos e ocupa a 6ª colocação. Já o Grêmio permanece em 5º lugar com 51 pontos. Ambos os times jogam no próximo domingo pela 33ª rodada, o time carioca encara o América-RN, em Natal as 16h, enquanto a equipe gaúcha recebe o Náutico, no mesmo horário, em Porto Alegre.

As duas equipes seguem de olho na vaga da Libertadores, o Santos, 4º colocado, e que hoje estaria classificado, encontra-se com 52 pontos, 3 na frente do Flamengo, e 1 a frente do Grêmio.

Todos os corações do Maraca

Torcida do Flamengo mostra sua paixão pelo clube e bate novamente o recorde de público

Bernardo Peirão

A torcida do Flamengo chega a assustar de tão numerosa que é. Ela lota o Maracanã sempre que o clube do coração precisa de sua força na arquibancada

‘Que torcida é essa?!’ Esse canto do flamenguista traduz de forma clara a força dos 73.871 torcedores presentes no Maracanã . Mais uma vez quebrando o recorde de público do Campeonato Brasileiro, a Nação Rubro-Negra mostrou porque é tão especial e diferente das outras.

Em cada partida, a torcida se supera. No jogo de ontem, também o recorde de público pagante foi batido. Antes, a marca pertencia ao Fla-Flu(61.042), contra 63.189 presentes, ontem, no Maracanã.

Com um show de cantos, gestos e cores, o mar de gente que foi ao estádio dar força ao time, criou uma energia que até os jogadores tecnicamente mais fracos se agigantaram em campo e os adversários mais bravos se amedrontaram como qualquer humano fugindo de um gigante. Gigantesco Maracanã que foi a maior arma para que o time de Joel Santana conseguisse mais uma vitória.

Sentir pulsar o coração do Maraca, é sentir pulsar o coração de milhares de rubro-negros que empurra e bombeia a equipe em campo, para conseguir as vitórias. Os números comprovam o amor da torcida do Flamengo. De acordo com o site oficial da CBF,  nove dos dez maiores públicos deste Brasileiro, sendo os oito primeiros, pertencem a jogos do Flamengo no Maracanã.

Antes da partida, poucas bilheterias abertas e pouco espaço para o acesso dos torcedores ao estádio transformaram a entrada do Maracanã em um verdadeiro campo de refugiados. Mesmo assim, nem a confusão e os empurrões na entrada tiraram o humor de quem adentrava ao estádio, cantando o hino do Flamengo, empurrados por uma caixa de som e um animador que vibrava com a torcida.\ Nem tudo é festa\ Porém, nem tudo foi festa dentro do Maracanã. Incorformada com a atuação do árbitro Sálvio Spínola, torcedores das cadeiras brancas, atiraram fogos e copos em direção ao árbitro quando este se dirigia para os vestiários no intervalo. Spínola deve relatar o incidente na súmula e o Flamengo deverá ser julgado pelo STJD.\

Alegria e confiança entre os rubro-negros

Obina atuou com uma camisa comemorativa a seu centésimo jogo pelo Fla

Novamente o décimo-segundo jogador compareceu e foi decisivo. Apoiado por cerca de 63 mil torcedores, o Flamengo mostrou raça e vontade e venceu o Grêmio. O lateral-direito Léo Moura não escondeu a importância de ter um mar vermelho e preto lotando as dependências do Maracanã e disse que agora o sonho da Copa Libertadores está mais vivo do que nunca.

“A torcida, que a cada jogo tem lotado o Maracanã, está de parabéns. Com eles nos apoiando temos uma ajuda muito importante. Conseguimos uma vitória sobre o Grêmio, e agora colamos neles. Temos que nos preparar, pois se vencermos o América, em Natal, poderemos entrar na zona da Libertadores”, afirmou o lateral.

Autor do segundo gol rubro-negro, o armaor Ibson lembrou que quando o técnico Joel Santana chegou à Gávea, o clube estava na zona de rebaixamento e agora  já é o melhor do Rio no Campeonato Brasileiro.

“Fico feliz em ter ajudado o Flamengo com esse gol. Essa vitória representa muito, porque quando o Joel (Santana) assumiu, éramos os penúltimos colocados e agora já somos o melhor do Rio. Os jogadores estão de parabéns”, disse.

Obina que ontem, completou 100 jogos com a camisa do Flamengo, falou de sua emoção:

“Chegar a cem partidas é uma marca muito importante, principalmente porque durante esse período eu sofri muitas críticas. Estou muito feliz por mais essa vitória.”

Joel não quer euforia na Gávea

Treinador evita clima de otimismo exagerado e não fala em vaga na Libertadores

Nathan de Lima e Sérgio Mello

Após marcar, Ibson beija sua aliança e é cumprimentado por Toró

O clima de euforia pelo bom momento que vive o Flamengo foi rechaçado pelo técnico Joel Santana. O treinador disse que ainda é muito cedo para se pensar na vaga para a Copa Libertadores. O treinador tirou da cartola mais uma das suas frases de efeito para explicar o segredo de ter tirado o time da zona de rebaixamento para estar na briga por um lugar na principal competição da América do Sul.

“Estamos trocando a vaidade pela nobreza, pois no futebol, temos que ser nobres. O Flamengo não pode estar pensando em Libertadores, pois só quando passarmos dos 50 pontos é que pensaremos nisso. Agora, vamos enfrentar o América-RN, lá, o Corinthians desesperado e o Cruzeiro em seu campo”, afirmou Joel Santana, acrescentando:

“Essa recuperação se deve aos jogadores e à nossa torcida, que tem comparecido em grande número para nos apoiar. Os atletas acreditaram no que eu falei, e com isso estamos galgando coisas melhores no campeonato”.

Na saída do Estádio do Maracanã, o zagueiro Fábio Luciano teve o seu nome gritado pela torcida do Flamengo. O jogador agradeceu o apoio e lembrou que, na época em que chegou ao clube, a história era bem diferente.

“Fico feliz em ouví-los gritar o meu nome. É sinal que venho agradando, mas eles também têm provado por são os melhores na arquibancada. Estão de parabéns por essa prova de amor ao time. Quando cheguei aqui, há três meses, o time estava numa situação difícil, mas aos poucos  foi se encontrando e agora vivemos um bom momento na competição", disse Fábio Luciano.

O zagueiro reconheceu a partida contra o clube gaúcho foi complicada:

"Mesmo com algumas dificuldades de passar pelo Grêmio, conseguimos conquistar uma bela vitória que nos deixa vivos na briga pela Libertadores.”

Personagem

Ibson

O camisa 7 rubro-negro está voando. Além de estar vivendo excelente fase na vida pessoal - sua esposa Cynthia está grávida de oito meses de Ibson Júnior - Ibson também vem se destacando dentro de campo. Desde a sua volta ao Flamengo, o setor de meio-de-campo teve uma melhora significativa, junto com a toda a equipe. O jogador desarma e arma com muita eficiência, é o motorzinho do time no Campeonato Brasileiro. Na partida de ontem, mais uma vez ele sobrou em campo e regeu a equipe rubro-negra na vitória por 2 a 0. Roubando bolas, distribuindo o jogo, levando o time ao ataque e mostrando muita disposição, Ibson estava em todos os lados do campo, sendo eleito por unanimidade o melhor jogador da partida. Exemplo disso foi o segundo gol do Flamengo, quando Ibson começou e finalizou o jogada. O jogador deu um belo passe para Maxi e correu para a área para finalizar. O argentino gingou pra cima do zagueiro e encontrou o armador livre na área, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. Para muitos, o jogador vem merecendo uma chance na Seleção Brasileira. Afinal, Ibson não deixa nada a desejar a Josué, Mineiro, Gilberto Silva, Fernando e Cia. O maestro do Flamengo admitiu que espera ser lembrado na próxima convocação de Dunga.

Festa Rubro-Negra na Lagoa

Flamengo vence a segunda Regata e segue na briga pelo título do Estadual de Remo

Rafael Oliveira

O Four Skiff rubro-negro fez a festa na Lagoa e ajudou o clube a levar o título da Segunda Regata

Após o baile vascaíno na abertura do Estadual de Remo, ontem foi a vez dos rubro-negros brilharem e faturarem o troféu da segunda regata. O atletas do clube da Gávea venceram seis das 11 provas do dia e superaram os arqui-rivais por 84 a 77.

Apesar do sucesso de ontem, o cruzmaltino continua tranqüilo na classificação geral. A vantagem sobre os rubro-negros, que antes era de 16 pontos, diminuiu apenas um. Mas ainda restam outras duas regatas (a terceira será no próximo dia 10) e a disputa pelo título promete fortes emoções.

A conquista foi muito festejada pelos rubro-negros, que fizeram questão de dedicar o troféu a Guilherme Buck, técnico que comandou o remo do clube em sua fase mais vencedora.

“Todo este empenho foi em homenagem ao Buck, que, se fosse vivo, teria completado 80 anos ontem (sábado)”, contou o treinador Marcelo Amorim, que ainda acredita na recuperação.

“O Vasco tem um time muito bom. Conta com grandes campeões brasileiros e estrangeiros. Mas a nossa galera está disposta a trabalhar duro para superá-los. Pelo bom desempenho de hoje, já pudemos ver que é possível”, afirmou.

Dentre as vitórias de ontem, uma das mais comemoradas foi no four skiff senior, onde o barco rubro-negro superou o vascaíno, em uma disputa repleta de grandes nomes em ambos os lados. Um deles era Thiago Gomes, que representará o Brasil no Pré-Olímpico, em novembro.

“Só fomos treinar juntos no sábado à tarde, quando a Seleção me liberou. Esta vitória foi conquistada na cara e na coragem”.

Mas a torcida vascaína também teve motivos para comemorar. Teve campeões em quatro provas. Entre elas, as duas últimas (as mais aguardadas). O cruzmaltino venceu tanto no single skiff feminino, com Camila Carvalho, quanto no oito com timoneiro.\ Nesta último, o barco Eurico Miranda manteve a famosa invencibilidade e somou mais um triunfo ao seu vitorioso currículo. Orgulhoso, o presidente entregou as medalhas aos atletas.\

“Não tem jeito. Este barco não perde”, disse Eurico.

Mengão pega o Macaé

Partida é válida pela quinta rodada do Estadual de Basquete

Com quatro vitórias, o Flamengo volta à quadra hoje para enfrentar o Macaé a partir das 19h, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea, pelo Campeonato Estadual Adulto de Basquete. Será o último teste antes de encarar o Vasco.

Para o ala Marcelinho Machado, este será mais um jogo complicado após uma atuação irregular na vitória contra Campos, na última sexta-feira, enfrentando um time que chega com moral elevado após derrotar Campos e Municipal.

“Macaé se reforçou e ganhou muito em qualidade e experiência com a parceria com o Saldanha da Gama. Não podemos cometer erros bobos, porque o Macaé é um time de garrafão forte e que sai em velocidade com o Gianechinni e o Caçamba. Não jogamos bem contra Campos, apesar da vitória, e acho que podemos mostrar mais nessa partida, jogamos em casa e precisamos da vitória “ afirmou o experiente jogador.

O Flamengo vem de vitórias sobre Volta Redonda, Fluminense, Municipal e Campos, e fecha a sua participação no primeiro turno enfrentando o Vasco no próximo domingo, e o Iguaçu, no dia 30. O pivô Alírio pede atenção:

"A Liga Macaense é uma grande equipe, temos que ter atenção redobrada com o Daniel Caçamba, pois ele comanda a armação das jogadas”,  disse Alírio, que tem 2m08 e 29 anos e veio do Brasília.

Flamengo: Duda, Marcelinho, Fernando Mineiro (Amiel), Coloneze e Alírio. Técnico: Paulo Chupeta

Macaé: Daniel Caçamba, Ricardo, Daniel Soares, Edwanderson e Leandro. Técnico: Enio Vecchi

O Dia

Mengão tá chegando à Libertadores

Fla vence o Grêmio por 2 a 0, já é o sexto e se aproxima da competição sul-americana

Raphael Roque

Rio - Os mais de 73 mil torcedores do Flamengo que estiveram no Maracanã, ontem à noite, cantaram: “Ih! Libertadores qualquer dia ‘tamo’ aí”. De fato, com a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, o Rubro-Negro chegou ao sexto lugar no Brasileiro e ficou a apenas três pontos da zona de classificação para o principal torneio sul-americano. Ainda é um sonho, mas cada vez mais perto de se tornar realidade.

A rodada foi favorável, com derrota dos concorrentes diretos na briga pela vaga. O Cruzeiro tem 53 pontos, em terceiro, e o Santos 52, em quarto lugar. O Flamengo chegou aos 49 e ainda enfrentará os mineiros e a equipe da Vila Belmiro.

O jogo começou muito amarrado no meio-campo e a primeira chance só aconteceu aos 15 minutos, em chute de Diego Souza. Mesmo sem Juan, suspenso, o Flamengo voltou a usar muito as jogadas pelas pontas, especialmente pela direita com Cristian e Leonardo Moura.

Foi pelo setor direito que o Flamengo abriu o placar, aos 25 minutos. Cristian recebeu excelente passe e cruzou para Souza. A zaga gremista se atrapalhou e o atacante acertou belo chute de esquerda, de virada: 1 a 0.

A torcida que lotou o Maracanã passou a cantar ainda mais alto, mas o time recuou. O Grêmio começou a rondar a área rubro-negra, embora sem chegar a ameaçar.

O Flamengo voltou melhor no segundo tempo e fez o gol que garantiu a vitória aos 15 minutos. Íbson, o melhor em campo, lançou Maxi, que fez grande jogada e devolveu para o apoiador completar para a rede.

Aos 28 minutos, Bruno salvou em chute à queima-roupa de Tcheco. Nervoso, o time gaúcho se perdeu em campo e o Flamengo teve algumas chances de ampliar o placar, principalmente depois da entrada de Renato Augusto, responsável por puxar os contra-ataques.

Souza cabeceou no travessão aos 30 minutos e em seguida deu lugar a Obina, que quase marcou o terceiro gol, aos 33. Pouco depois, Renato Augusto dominou sozinho na área e soltou a bomba. O goleiro Saja rebateu.

Mas a torcida só tinha o que comemorar e coube ao time tocar a bola até o fim do jogo. Se a Libertadores ainda é uma possibilidade, os torcedores saíram do Maracanã cantando uma certeza: na tabela do Brasileiro, o Flamengo é o melhor do Rio.

Salto que não sobe à cabeça

O Flamengo deu um salto para o sexto lugar do Brasileirão. Mas não tão alto a ponto de fazer subir à cabeça de Joel Santana a euforia pelo time estar tão perto da zona de classificação à CopaLibertadores. Joel ainda não quer falar sobre o assunto.

“Eu disse que, antes, temos de chegar aos 50 pontos. Eu não disse 49”, destacou o técnico. “A gente não está aqui para ficar fazendo promessas”, desconversou. Joel antecipou, porém, que vai aceitar falar sobe Libertadores se o Flamengo vencer seus próximos três jogos, contra América-RN, Corinthians e Cruzeiro.

“Esses nove pontos serão decisivos para as nossas pretensões”, afirmou Joel.\ Comedido, o técnico do Flamengo não é mesmo de cantar a vitória antes do tempo. Não esbanja otimismo nem mesmo em relação ao próximo jogo, domingo, contra o América-RN.\

“Vencer é uma obrigação nossa, mas será um jogo encrencado”, salientou.\ Apontado por Íbson — um dos destaques de ontem — como o responsável pela virada rubro-negra no campeonato, Joel dividiu os méritos com os jogadores e a torcida. E fez um desabafo: “Não comecei o ano legal. Eu estava até meio desgostoso com o futebol”.\

DE BEM COM O GOL

Sem marcar desde o dia 12 de setembro, Souza, que fez ontem as pazes com o gol, também deu crédito a Joel: “Ele vem me dando total apoio. Diz sempre que estou me movimentando bem e abrindo espaços para quem vem de trás. Depois que o Joel chegou, demos uma embalada boa. Agora, o sonho está virando realidade. Estamos próximos do Grêmio e do Santos”.

Souza garantiu ter feito as pazes também com Tcheco, jogador por ele agredido, no primeiro turno: “Nada de guardar mágoas. Eu até conversei com ele”.

Gazeta Esportiva

Flamengo passa pelo Grêmio e vê a Libertadores mais perto

Rio de Janeiro (RJ) - Apoiado por sua torcida, que lotou o Maracanã, o Flamengo chegou à sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro. Com gols de Souza e Ibson, a equipe superou o Grêmio e ficou mais perto da zona de classificação para a Copa Libertadores.\ O resultado deixou o Rubro-negro com 49 pontos na tabela de classificação, dois a menos do que o Tricolor. Na próxima rodada, os cariocas visitam o América de Natal, enquanto os gaúchos, que estão na quinta posição, medem forças com o embalado Náutico.\

O primeiro tempo foi truncado, com os dois times brigando pela posse de bola no meio-campo. Mesmo assim, os visitantes eram mais perigosos e ameaçaram aos sete minutos, quando Anderson Pico tabelou com Diego Souza e chutou de longe, perto da trave do goleiro adversário. Sete minutos depois, Diego Souza arriscou da entrada da área e obrigou Bruno a fazer boa defesa.

Em sua primeira jogada perigosa, os anfitriões mexeram no marcador. Cristian chegou pela direita e cruzou para o meio da área, onde Patrício e Léo se desentenderam, deixando Souza livre para girar e inaugurar o placar aos 25 minutos.

Animados, os donos da casa foram para cima e, aos 34 minutos, tiveram a oportunidade de ampliar em uma cobrança de falta. Egídio bateu com força, porém Saja, atento ao lance, agarrou com tranqüilidade.

Na etapa final, os gaúchos voltaram ao ataque e, no primeiro minuto, quase empataram. Danilo Rios, que havia entrado no intervalo para a saída de Diego Souza, invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, mas o goleiro adversário foi bem no lance e fez a defesa. Bruno voltou a aparecer aos dez minutos, quando espalmou uma cabeçada de Jonas, que recebeu um cruzamento de Tcheco.

Entretanto, os donos da casa voltaram a marcar quando estavam em situação complicada no jogo. Dessa vez, Ibson lançou Maxi, que se livrou de um marcador e, dentro da área, rolou de volta para o volante, que colocou o pé na bola para ampliar a vantagem do seu time aos 15 minutos.

Apesar disso, o Grêmio não desanimou e teve mais uma oportunidade aos 26 minutos, quando Sandro Goiano cruzou para Tcheco, que chutou forte de primeira, mas voltou a parar nas mãos do goleiro flamenguista. Quatro minutos depois, Leonardo Moura cobrou um escanteio da direita e Souza cabeceou no travessão.

Para delírio da torcida, Obina entrou no lugar de Souza, chegando à sua centésima partida pelo clube. Aos 33 minutos, ele foi acionado na direita, invadiu a área e chutou cruzado, porém Saja caiu bem e fez a defesa em dois tempos. O Rubro-negro teve mais uma chance aos 36 minutos, quando Renato Augusto recebeu um passe de Obina e, dentro da área, soltou a bomba em cima do goleiro adversário, que fez a defesa no susto.

O Tricolor gaúcho ainda tentou diminuir aos 43 minutos, em uma dividida de Tuta com a zaga adversária. Entretanto, Bruno saiu bem do gol e ficou com a bola, ajudando sua equipe a sair do Maracanã com mais três pontos.

Artilheiros da noite elogiam Joel e vêem Libertadores mais perto

Rio de Janeiro (RJ) - Após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, Ibson e Souza elogiaram o treinador do Flamengo, Joel Santana. Para eles, o técnico foi fundamental na recuperação do Rubro-negro carioca no Campeonato Brasileiro.\ Quando Joel assumiu o cargo, o time da Gávea estava na zona de rebaixamento e era o pior carioca na competição. De lá para cá, a equipe subiu para a sexta posição, com 49 pontos, três atrás da zona de rebaixamento. “O Joel representa muito. Estávamos em uma situação complicada quando ele assumiu e agora estamos aí”, declarou Ibson.\

Para o meio-campista, o comandante soube trabalhar com todos de maneira igual. “O Joel é um grande profissional. Ninguém pode criticá-lo. Ele dá oportunidades para todos. É uma peça fundamental no elenco do Flamengo”, afirmou.

Já Souza ressaltou que a confiança passada pelo treinador o ajudou a marca o gol deste domingo. “Não vinha marcando e o Joel me falou que eu estava bem e ajudando meus companheiros”, explicou. “Fico feliz de ter feito o gol e ajudado meus companheiros a sair com a vitória”.

O centroavante ainda se mostrou otimista com relação a obtenção de uma vaga para a Copa Libertadores do ano que vem. “O sonho virou realidade. É difícil, mas não impossível”, resumiu.

Para Joel, torcida é responsável pela reação do Flamengo

Rio de Janeiro (RJ) - Após a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, o treinador do Flamengo, Joel Santana, elogiou o comportamento da torcida e dos jogadores desde que ele assumiu o time. Segundo o técnico, a subida de produção da equipe tem a ver com a confiança depositada pelos torcedores no elenco rubro-negro.\ “Duas coisas fizeram o Flamengo reagir dessa maneira: o comportamento dos jogadores e o movimento dos torcedores de acreditar na equipe”, declarou o comandante, que ainda destacou a evolução dos atletas. “Estamos crescendo. Não é um ou outro jogador. O Toró, o Ibson, o Cristian, todos eles estão melhorando”, afirmou.\

Com 49 pontos no Campeonato Brasileiro, o Flamengo está na sexta posição duas abaixo da zona de classificação para a Copa Libertadores. Apesar disso, Joel preferiu ter cautela ao comentar sobre as possibilidades de seu time conseguir uma vaga na competição. “O torcedor quer uma vaga na Libertadores, os jogadores querem e o Joel também quer, mas não vou prometer nada”, explicou.

De acordo com o treinador, o Rubro-negro precisa antes entrar no G-4. “Primeiro nós temos que chegar lá. Vamos manter a seriedade e a postura de agora para tentar ter essa condição”, analisou. “Nós saímos lá de trás e temos adversários diretos. Vamos ver onde chegaremos”.

Até o final do Brasileirão, o time carioca encara América de Natal, Corinthians, Cruzeiro, Santos, Atlético Paranaense e Náutico.

PeléNet

Com recorde de público, Flamengo vence o Grêmio e já mira G-4

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

O que parecia impossível no início do Brasileiro começa a se tornar realidade. No dia em que o Maracanã recebeu o maior público pagante da competição (63.189 torcedores), o Flamengo levou a melhor sobre o Grêmio, venceu o duelo por 2 a 0, neste domingo, e aumentou seu sonho de alcançar uma das vagas para a Taça Libertadores de 2008. Não bastasse isso, se aproxima do time do Sul, que encerra a 32º rodada fora da zona de classificação para a o torneio continental

Apesar de ainda distante, o Flamengo acumula três vitórias seguidas (antes, venceu o Vasco e o Paraná) e chega ao sexto lugar, agora aos 49 pontos, apenas três a menos que o Santos, quarto colocado e que perdeu para o Figueirense, em Florianópolis. Entre as duas equipes aparece o Grêmio, que estaciona nos 51 pontos.

O que pode deixar o elenco rubro-negro mais otimista são seus jogos até o final do Brasileiro. No próximo domingo (28), terá pela frente o já rebaixado América-RN, em Natal. Depois, mais cinco partidas, sendo três no Maracanã, inclusive contra o Santos, que deve ser um rival direto por essa vaga. Já o Grêmio tentará voltar ao G4 diante do ameaçado Náutico, em casa, também no domingo.

Assim como ocorreu nos últimos jogos que fez no Maracanã, o Flamengo contou com a força de sua torcida, que não parou de cantar um minuto sequer. Desta vez, quebrou o recorde do Nacional e colocou mais 70 mil torcedores no estádio (63.189 pagantes).

Na quinta-feira, mais de 40 mil viram o triunfo sobre o Vasco. Até então, o maior público do Brasileiro também tinha a presença do time carioca. Foi na derrota para o Fluminense por 2 a 0, no início deste mês (61.042 torcedores).

O confronto desta noite também marcou a 100ª partida do atacante Obina pelo Flamengo. O atacante, que entrou no segundo tempo com a camisa de número 100, já anotou 32 gols em sua passagem pelo clube.

O duelo deste domingo recebeu um toque de provocação ao longo da semana, quando o técnico do Grêmio, Mano Menezes, afirmou que, ao contrário de seu time, o Flamengo havia sido beneficiado pela CBF. Para o treinador, o time carioca não quis jogar fora do Maracanã, durante o Pan, e foi atendido pela entidade.

Por isso, a partida começou equilibrada. As oportunidades de gol foram raras. O que se via era um duelo truncado, em que setor defensivo das equipes quase sempre levava vantagem sobre os atacantes. Num das poucas falhas, o Flamengo abriu o placar.

Aos 25min, após cruzamento do Cristian, a defesa gremista se atrapalhou. A bola sobrou para o atacante Souza, que chutou com o pé esquerdo. O goleiro Saja nada pode fazer. A partir daí, o time de Joel Santana passou a dominar o jogo.

No segundo tempo, o meio-campo flamenguista era eficiente. O Grêmio, por sua vez, demonstrou afobação e fragilidade em setor defensivo. Foi assim que sofreu o segundo gol, aos 15min. Com facilidade, o argentino Max Biancucchi entrou pela esquerda e rolou para Ibson, que teve apenas o trabalho de chutar.

Joel credita bom momento a sintonia entre torcida e elenco

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

Quando assumiu o Flamengo, no início em agosto, o técnico Joel Santana encontrou um time com apenas nove pontos em 12 jogos e entre os piores do Campeonato Brasileiro.

De lá para cá, o time, apesar de alguns obstáculos, reagiu, venceu seis dos seus nove últimos jogos e agora mira uma vaga na Libertadores.

Para o treinador, a explicação para tal evolução se deve a alguns fatores. A começar pela sintonia de elenco e torcida.

"Hoje dá gosto de ver uma partida do Flamengo. Temos um elenco com força de vontade e que não existe nenhum tipo de vaidade. Some a isso, uma torcida apaixonada pelo seu clube", admite o treinador.

Como exemplo, hoje a torcida flamenguista lotou mais uma vez o Maracanã e quebrou o recorde de público pagante no Brasileiro (63.189 pagantes).

Na quinta-feira, mais de 40 mil viram o triunfo sobre o Vasco. Até então, o maior público da competição também tinha a presença do time carioca. Foi na derrota para o Fluminense por 2 a 0, no início deste mês (61.042 torcedores).

Para Joel Santana, essa combinação também é um dos reflexos do fim de uma certa desconfiança de boa parte dos jogadores com o seu trabalho.

O técnico até lembrou de seu começo na competição. Nas duas primeiras partidas, o time carioca conheceu duas derrotas (Santos e Atlético-PR).

"É difícil uma mudança de comando. Isso também aconteceu aqui. É até natural alguns jogadores estranharem a minha forma de trabalhar. Mas aos poucos conseguimos encaixar um método e eles aceitaram. Esse excelente desempenho na reta final do Brasileiro é um dos resultados", comentou.

Para flamenguistas, agora dá para pensar em Libertadores

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

Engana-se quem imagina que os jogadores do Flamengo entraram em campo neste domingo com o pensamento voltado a uma vaga na Libertadores. Para os principais nomes do time carioca, o objetivo era afastar de vez o temor do rebaixamento. Com a primeira meta praticamente alcançada após o triunfo por 2 a 0 diante dos gremistas, agora é possível sonhar com uma vaga no torneio continental no próximo ano.

Com o encerramento da 32ª rodada, o Flamengo subiu para a sexta colocação, com 49 pontos, apenas três atrás do Santos, que ocupa a quarta colocação e foi derrotado neste domingo pelo Figueirense por 1 a 0, em Florianópolis. Para os ameaçados pelo descenso, o time carioca abriu 11 pontos do Corinthians, 17º e primeira posição da zona de rebaixamento.

"Nosso primeiro objetivo era encerrar o fantasma do rebaixamento. Acredito que agora estamos mais distantes. Agora nossa briga é diferente. Vamos buscar uma vaga na Libertadores", disse o zagueiro Fábio Luciano.

Um fator que deixa o elenco rubro-negro otimista são seus jogos até o final do Brasileiro. No próximo domingo (28), terá pela frente o já rebaixado América-RN, em Natal. Depois, mais cinco partidas, sendo três no Maracanã, inclusive contra o Santos. Também enfrentará o Cruzeiro, outro rival direto por essa vaga e que não vence há cinco partidas.

"Já nos distanciamos dos quatro piores, entramos na zona de classificação à Sul-Americana. Restam seis jogos e agora sabem que podemos alcançar uma vaga na Libertadores. Sabemos que é difícil, mas não impossível", destaca o meia Ibson, que fez um dos gols da vitória sobre o Grêmio.

Para o zagueiro Ronaldo Angelim, a Libertadores poderia ser algo mais próxima, caso o time não tivesse um início tão irregular de competição. "Ficamos muito tempo entre os piores. Agora a situação é outra, principalmente porque estamos num bom momento."

Nos últimos nove jogos, o Flamengo venceu seis vezes, empatou duas vezes e perdeu apenas uma.

GloboEsporte

Com Maraca lotado, Fla vence e sonha alto

Rubro-Negro bate o Grêmio com recorde de público e agora é o sexto colocado na tabela

Eduardo Peixoto

A cada jogo, o Flamengo mostra, como canta sua torcida, que é time de raça, amor e paixão. Neste domingo, diante de um Maracanã tomado por 73 mil rubro-negros (63.189 pagantes, o recorde do Brasileirão), a equipe derrotou o Grêmio por 2 a 0 e confirma que sim, é possível, chegar à Taça Libertadores.

Seja por causa da força das arquibancadas ou da chegada dos reforços em agosto, o fato é que o Fla saiu da vergonhosa penúltima posição para a sexta, com 49 pontos.

Se antes era motivo de chacota no Rio, agora os torcedores se entitulam, com razão, como "melhores do Rio". Com a derrota do Santos para o Figueirense, a distância para o G4 caiu para três pontos. Os gols do triunfo deste domingo foram marcados por Souza e Ibson (assista no vídeo ao lado).

Por sua vez, o Grêmio pára nos 51 pontos, fica em quinto e ganha um novo concorrente na briga por uma vaga na Libertadores.

PRÓXIMOS JOGOS\ 28/10 Améria-RN x Flamengo, em Natal\ 28/10  Grêmio x Náutico, em Porto Alegre\

Fla 'espera' torcida para marcar

O Maracanã ainda não estava totalmente cheio quando o jogo começou. Nas bilheterias, os torcedores brigavam por ingressos e em campo o Flamengo iniciava em ritmo lento. Talvez esperando pela chegada de todos os espectadores.

Enquanto isso, o Grêmio ameaçou em chutes fracos de fora da área. Aos 25 minutos, já com o estádio quase inteiramente tomado, Leonardo Moura encontrou Cristian na ponta direita. O elemento-surpresa cruzou, Willian e Leo se enrolaram e Souza virou para marcar.

Após o gol, o Rubro-Negro recuou e foi pressionado pelo Grêmio até o fim da etapa inicial. Entretanto, os gaúchos pouco chutaram a gol. A melhor chance foi uma cobrança de falta de Tcheco, aos 38 minutos, que passou por cima do gol de Bruno.

Ibson decide de novo

Torcida do Fla gritou 'olé' para comemorar a vitória e mais um recorde de público

No início do segundo tempo, Danilo, que entrou no lugar de Diego Souza, chutou rasteiro e Bruno mergulhou para defender. Enquanto o Flamengo preocupava-se com a péssima atuação de Sálvio Spínola, os visitantes chegaram perto do empate.

Aos 10 minutos, Tcheco levantou na área, Jonas cabeceou e Bruno se esticou para espalmar. No minuto seguinte, o mesmo Jonatas aproveitou-se de contra-ataque, driblou Angelim e chutou para fora.

Quando a igualdade parecia iminente, Ibson, o melhor jogador do Flamengo em campo, desequilibrou. Aos 15 minutos, ele fez linda tabela com Maxi na ponta esquerda e recebeu dentro da área. O chute foi no canto esquerdo de Saja, que chegou a tocar na bola.

Com o Maracanã em festa, o Rubro-Negro controlou o Grêmio. Mas aos 29 minutos, Tcheco só não diminuiu porque Bruno fez defesa excepcional. O susto acordou os anfitriões e aos 30 minutos, Souza cabeceou no travessão.

Logo depois, o atacante deu lugar a Obina. O camisa 100 - homenagem ao centésimo jogo dele pelo Fla - quase marcou aos 33, mas Saja defendeu. O goleiro argentino salvou o Grêmio novamente aos 36, em chute à queima-roupa de Renato Augusto.

A torcida comemorou o recorde de público do Brasileiro e dentro de campo o Flamengo sufocou o Tricolor gaúcho nos minutos finais. Para coroar, os rubro-negros deram "olé".

Ibson vira artilheiro por acaso

Volante do Flamengo chega a cinco no Brasileiro e comemora momento iluminado

Eduardo Peixoto

Nos últimos dois jogos, Ibson foi não apenas o melhor jogador do Flamengo em campo. Tanto diante do Grêmio como contra o São Paulo, ele fez gols. A boa performance o fez chegar à artilharia do time no Brasileiro, com cinco, ao lado de Juan e Leonardo Moura.

Porém, ao contrário dos laterais, o volante rubro-negro estreou apenas em agosto no campeonato. A freqüência de gols o deixa surpreso.

- Minha função é tocar a bola e deixar os atacantes na cara do gol. Mas estou sendo iluminado e conseguindo fazer os gols - diz Ibson.

Em 93 jogos pelo Flamengo, o jogador marcou 16 gols.

'O sonho virou realidade', diz Souza

Atacante do Flamengo lembra que há dois meses só se falava em rebaixamento

Eduardo Peixoto

O Flamengo vive uma nova realidade no Campeonato Brasileiro. De ameaçado a cair para a Segunda Divisão, a equipe agora é postulante a uma vaga na Libertadores. Se a torcida já sabia disso, os jogadores também confirmam a mudança de objetivo.

- Há dois meses estávamos lutando contra o rebaixamento e agora a Libertadores, que era um sonho, virou realidade. Vamos fazer o máximo para conseguir - diz o atacante Souza, autor do primeiro gol no 2 a 0 sobre o Grêmio (assista no vídeo ao lado).

Restando seis jogos para o fim da competição, o Rubro-Negro está em sexto lugar, com 49 pontos. A distância para o Santos, quarto colocado, é de três pontos. Prudente, o técnico Joel Santana foge do assunto:

- Não dá. Falei quer queria fazer 50 pontos e não 49. É claro que estamos encostando, mas este horizonte (Libertadores) ainda está distante.

Joel destaca união com a torcida

Técnico diz que confiança mútua é a responsável pela melhora de rendimento da equipe

Eduardo Peixoto

Desde agosto, Flamengo no Maracanã é quase certeza de estádio lotado. Neste domingo, contra o Grêmio, mais de 73 mil pessoas empurraram o time para a vitória por 2 a 0 no Campeonato Brasileiro. A química entre time e torcida é apontada pelo técnico Joel Santana como fator primordial para a arrancada da equipe na competição.

Contra os gaúchos, os rubro-negros bateram mais um recorde de público: 63.179 pagantes. O treinador diz que está dando "gosto" ver o time entrar em campo.

- Dá vontade de ver o Flamengo jogar pela vontade que a equipe coloca em campo junto com a torcida. Quando há confiança dos dois lados, jogadores e torcida se motivam mais.

Quando Joel Santana chegou, em julho, o Fla estava na penúltima colocação, com 12 pontos. Agora, a equipe respira tranqüilamente com 49. Porém, o técnico acha prematuro fazer uma auto-crítica de seu trabalho.

- Ainda é cedo para falar do meu trabalho. Devo a melhora da equipe a dois fatores: movimento da torcida de acreditar na equipe e foco do grupo. Passamos dois meses concentrando em casa e morando na concentração.

Torcida do Fla bate o recorde. De novo

Partida com o Grêmio é visto por 63.189 torcedores pagantes no Maracanã

Torcida do Flamengo está oito vezes entre os dez maiores públicos\ Os torcedores de São Paulo e Atlético-MG se esforçaram, mas não conseguiram superar os do Flamengo. Mais uma vez, os rubro-negros bateram o recorde de público do Campeonato Brasileiro de 2007: neste domingo, 63.189 pessoas pagaram ingresso para o jogo com o Grêmio no Maracanã (no total, havia 73.871 pessoas no estádio).\

O Flamengo é dono também das outras duas melhores marcas da competição. O recorde anterior era do Fla-Flu, com 61.042 pagantes, no dia 7 de outubro.

Neste domingo, o São Paulo venceu por 1 a 0 o Cruzeiro com 60.378 pagantes. Este público passa a ser o terceiro maior do Brasileirão.

No Mineirão, o Atlético-MG conseguiu vender 48.704 ingressos para a partida com o Vasco, vencida por 1 a 0 pelo Galo.

Torcida do Fla atira fogos e copos no árbitro

Atuação de Sálvio Spínola provoca ira no intervalo. Time carioca pode ser punido

Eduardo Peixoto

A inversão de faltas fez a torcida do Flamengo perder a cabeça com o árbitro Sálvio Spínola no primeiro tempo do jogo com o Grêmio neste domingo, no Maracanã. Quando o paulista se dirigia a ao vestiário, torcedores atiraram fogos e copos no campo. O auxiliar de Sálvio pegou os objetos.

De acordo com o comandante do Gepe, major Marcelo Pessoa, os torcedores que soltaram os fogos foram os presos e estavam nas arquibancadas brancas do estádio.

Sálvio Spínola deve relatar o incidente na súmula e o Flamengo irá a julgamento no STJD.

Torcida avisa: 'Maracanã é do Flamengo'

Antes do jogo com o Grêmio, rubro-negros exibem faixa no gramado do Maracanã

Eduardo Peixoto

O Flamengo e a CBF iniciaram uma luta informal pelo Maracanã. E, neste domingo, com apoio da diretoria, a torcida mostrou que se considera dona de direito do estádio.

Antes de o jogo contra o Grêmio começar, quatro faixas com os dizeres "O Maracanã é do Flamengo" foram exibidas no gramado. Presente no estádio - fato raro - o presidente Márcio Braga concordou com a frase:

- A casa do Flamengo é o Maracanã. Eles (CBF) queriam implodir isso aqui e agora mudaram de idéia, né?

O edital de licitação do estádio ainda não tem data para sair. O Flamengo avisou que não pretende pagar aluguel à CBF e ameaçou juntar-se ao Botafogo na administração do Engenhão.

Torcida do Fla ironiza o Vasco

Maracanã lotado canta que vaga na Libertadores será do Rubro-Negro

Torcida do Fla bateu recorde de público: 63.189 pagantes no jogo com o Grêmio\ O Vasco passou boa parte do Campeonato Brasileiro sonhando com a Taça Libertadores. Entretanto, em uma arrancada espetacular, o Flamengo já está seis pontos à frente do rival e agora é candidato sério a uma vaga na competição sul-americana.\

Diante do novo panorama, a torcida rubro-negra não perdoou. Durante a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, não faltou ironia ao Vasco.

"Chora vascaíno, o sonho acabou, Libertadores sou eu que vou" foi o hit da partida. A canção é no ritmo da música que fez sucesso entre os cruzmaltinos neste Brasileiro, com o trecho "Vou torcer pro Vasco ser campeão, São Januário meu caldeirão".

- Podemos sonhar, sim. Os resultados nos colocam em uma posição legal e a torcida tem o direito de imaginar uma vaga na Libertadores - diz o zagueiro Fábio Luciano.

O Flamengo ocupa a sexta posição na tabela, com 49 pontos e está a três do Santos, quarto colocado.

Fábio Luciano jogou 'vetado'

Zagueiro rubro-negro revela que sentiu dores na perna direita no treino de sábado

Eduardo Peixoto

Fábio Luciano sentiu dores na coxa direita no treino de sábado

Quando Joel Santana diz que os jogadores demonstram vontade de vestir a camisa do Flamengo não está brincando. Na partida deste domingo, contra o Grêmio, o capitão Fábio Luciano jogou no sacrifício.

Durante o treino de sábado, ele sentiu dores na coxa direita e foi desaconselhado a jogar pelos médicos rubro-negros.

- No rachão, senti uma dor na coxa direita e os médicos acharam melhor me vetar para o jogo. Mas neste momento, vale o sacrifício.

Fábio Luciano estreou no Flamengo contra o Náutico, em agosto. Desde então, o time iniciou a arrancada que o tirou da zona de rebaixamento e o colocou em condições de brigar por uma vaga na Libertadores.

- A chegada de um jogador experiente como o Fábio Luciano foi importante. Porque jogar no Flamengo é complicado e nem todo mundo se adapta rápido. Mas ele chegou muito bem, com tranqüilidade e passou confiança aos mais jovens - analisa o volante Ibson.

O contrato de Fábio Luciano termina no fim deste ano e a diretoria se movimenta para renová-lo.

Libertadores: o sonho pode virar realidade?

GLOBOESPORTE.COM mostra as possibilidades de cada equipe nos próximos seis jogos

Cahê Mota

Se no topo da tabela o título do São Paulo pode ser decretado já na próxima rodada, a briga pela Libertadores está cada vez mais emocionante. Com as derrotas de Cruzeiro, Santos e Grêmio na 32ª rodada do Brasileirão (assista ao vídeo ao lado com todos os gols da rodada), a disputa por uma vaga no G4 está aberta e ampla. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Info Bola, onze equipes podem sonhar com a maior competição entre clubes das Américas, mesmo que para isso algumas tenham que confiar muito nos números.

- Do Atlético-PR para baixo as chances são apenas matemáticas, mas dificilmente irão se concretizar. É preciso vencer todos os jogos e ainda torcer por derrotas de três dos cinco candidatos mais fortes. No entanto, enquanto há possibilidade, tem que haver esperança - declara Tristão.

Faltando seis rodadas para o término da competição, 18 pontos estão em disputa e a diferença entre o vice-líder Palmeiras e o Atlético-MG, décimo-terceiro, é de 11. Décimo-segundo colocado, o Vasco não tem chances, segundo o matemático, por conta da série complicada de jogos que tem pela frente.

- O momento das equipes, os adversários que terão pela frente e o local dos jogos são levados em conta nos cálculos. Uma vitória na última rodada tem um peso muito maior do que a que aconteceu há um mês atrás, por exemplo. Por isso, um time pode ter mais chances até mesmo do que um que esteja acima na tabela - explica Tristão Garcia.

O também matemático Marcelo Arruda, do site Chance de Gol, reforça as palavras do companheiro de profissão.

- Os confrontos diretos e contra adversários em baixa na competição são relevantes neste momento. É o caso do Flamengo, que encara Santos e Cruzeiro e tem pela frente já na próxima rodada o América-RN.

E você torcedor? Aposta que as vagas ficarão com quem? Clique e vote!\ A situação ainda está mais favorável para palmeirenses, cruzeirenses, santistas e gremistas, principalmente pelo número de vitórias (primeiro critério de desempate) que os clubes possuem. Porém, tudo pode acontecer. Com base nos duelos das próximas rodadas, o GLOBOESPORTE.COM faz um levantamento do que precisa acontecer para que cada torcida possa comemorar a classificação no dia dois dezembro.\

Palmeiras\ Além do São Paulo, foi o único membro do G4 que venceu na rodada. A vitória sobre o Paraná deixou o time de Caio Júnior em situação excelente. Precisa somar dez pontos para carimbar o passaporte para a Libertadores e tem pela frente uma série de jogos não tão complicada. Apesar de encarar o ameaçado Vasco no caldeirão de São Januário, recebe em seu estádio o quase rebaixado Juventude, o Fluminense, que não aspira mais nada na temporada, e o Atlético-MG na última rodada, quando, ao que tudo indica, o Galo apenas cumprirá tabela.\

Aproveitamento no Brasileirão: 56%\ Chances de classificação: 81%\ Próximo jogos: Vasco (f), Juventude (c), Sport (f), Fluminense (c), Internacional (f) e Atlético-MG (c).\

Cruzeiro\ Em queda livre no Brasileirão, a Raposa corre sério risco de ver o sonho da Libertadores ter o mesmo fim que o do título. Com três derrotas e dois empates nas últimas cinco rodadas, os mineiros têm uma seqüência complicada pela frente. Recebem o Furacão e o Flamengo, que ainda sonham com o G4, no Mineirão, e viajam para encarar os também postulantes a uma classificação Botafogo e Internacional. Caso tenham um bom aproveitamento nestas partidas, têm grandes chances de conquistar vitórias fáceis diante do tranqüilo Sport e do rebaixado América-RN. Precisa somar 11 pontos.\

Aproveitamento no Brasileirão: 55%\ Chances de classificação: 76%\ Próximos jogos: Atlético-PR (c), Botafogo (f), Flamengo (c), Internacional (f), Sport (f) e América-RN (c).\

Santos\ Mesmo com a inesperada derrota para o Figueirense no Scarpelli, Vanderlei Luxemburgo caminha para terminar mais um Brasileirão entre os líderes. O Peixe recebe os irregulares Goiás e Atlético-MG na Vila e tem uma parada dura contra o Náutico, nos Aflitos, nas próximas rodadas. Caso vença, fica numa boa para confirmar a vaga diante de um provável rebaixado Paraná e um Fluminense que já pensa em 2008, por outro lado, caso tropece, faz um jogo de vida ou morte contra o Flamengo no Maracanã, dia 11 de novembro. Precisa de quatro vitórias.\

Aproveitamento no Brasileirão: 54%\ Chances de classificação: 67%\ Próximos jogos: Goiás (c), Náutico (f), Atlético-MG (c), Flamengo (f), Paraná (f) e Fluminense (c).\

Grêmio\ A derrota para o Flamengo, no Maracanã, coloca o Náutico novamente como um adversário decisivo para o Grêmio. A batalha dos Aflitos de 2005 será reeditada como a batalha do Olímpico na próxima rodada. Uma vitória é fundamental para levantar o moral do Tricolor que em seguida pega o Atlético-PR fora de casa, onde não tem bom aproveitamento. Os gaúchos têm como pontos negativos na tabela também um duelo contra o São Paulo, no Morumbi, e um Corinthians desesperado na última rodada. Com quatro vitórias e um empate o Imortal estará na Libertadores.\

Aproveitamento no Brasileirão: 53%\ Chances de classificação: 43%\ Próximos jogos: Náutico (c), Atlético-PR (f), Figueirense (c), São Paulo (f), América-RN (f) e Corinthians (c).\

Flamengo\ A torcida rubro-negra está empolgada, o time está em uma crescente no Brasileirão, mas a situação do time da Gávea ainda é complicada quanto a vaga na Libertadores. Apesar de ter a favor a possibilidade de tirar a diferença para Santos e Cruzeiro em confrontos diretos, o Flamengo tem que vencer cinco dos seis jogos que tem a fazer para conseguir a classificação. Resta de alento para os flamenguistas o retrospecto nas últimas seis rodadas, justamente cinco vitórias e uma derrota. Encarar o rebaixado América-RN, em Natal, na próxima rodada, é um ponto positivo para alcançar a meta traçada.\

Aproveitamento no Brasileirão: 51%\ Chances de classificação: 24%\ Próximos jogos: América-RN (f), Corinthians (c), Cruzeiro (f), Santos (c), Atlético-PR (c) e Náutico (f).\

Atlético-PR, Botafogo e Figueirense\ Aliviados com a fuga do rebaixamento, paranaenses, cariocas e catarinenses se agarram nas chances matemáticas para seguirem motivados no restante do Brasileirão. Com as vitórias na 32ª rodada, o trio precisa de uma combinação de resultados para conseguir a vaga na Libertadores. Em festa graças ao reecontro com as vitórias na Arena da Baixada após a chegada de Ney Franco, o Furacão acredita em vitórias sobre Cruzeiro, Grêmio e Flamengo para se aproximar do G4. O ponto negativo é que apenas o jogo contra os gremistas é em Curitiba.\

Para o Botafogo a tabela é complexa. Se o time de General Severiano pode vibrar com o fato de ter pela frente os 'rebaixados' Juventude, Paraná e América-RN, há também paradas indigestas pelo caminho, como São Paulo, fora de casa, o Cruzeiro e o carrasco Figueirense. No entanto, como há coisas que só acontecem com o Botafogo, o torcedor pode acreditar. Difícil mesmo está a situação para o Figueira que em cinco dos seis jogos que restam encara times com alguma aspiração no Brasileirão.

Aproveitamento do trio no Brasileirão: 47%\ Chances de classificação: 2%\ Próximos jogos:\

Atlético-PR - Cruzeiro (f), Grêmio (c), Corinthians (f), Sport (c), Flamengo (f) e São Paulo (c).\ Botafogo - Juventude (f), Cruzeiro (c), América-RN (f), Paraná (c), São Paulo (f) e Figueirense (c).\ Figueirense - Corinthians (f), Fluminense (c), Grêmio (f), Vasco (c), Náutico (c) e Botafogo (f).\

Internacional, Náutico e Atlético-MG

Com muita fé e boa vontade, Inter, Timbu e Galo precisam de poucos pontos para que se garantam na Séria A, e de muitos para chegarem a Libertadores, mais precisamente de 18, ou seja, seis vitórias nos próximos seis jogos. E o caminho deles não é nada simples, todos os três ainda encaram pelo menos dois dos seis primeiros colocados na competição. Só com muito trevo de quatro folhas e pé de coelho.

Aproveitamento no Brasileirão: 45%\ Chances de classificação: 1%\ Próximos adversários:\

Inter - Paraná (f), Sport (c), Vasco (f), Cruzeiro (c), Palmeiras (c) e Goiás (f).\ Náutico - Grêmio (f), Santos (c), Fluminense (f), América-RN (c), Figueirense (f) e Flamengo (c).\ Atlético-MG - Fluminense (f), Paraná (c), Santos (f), Juventude (c), Goiás (c) e Palmeiras (f).\

Souza quebra jejum de 39 dias

Atacante rubro-negro se diz aliviado com fim do longo período sem fazer gol

Eduardo Peixoto

O chute certeiro no canto esquerdo de Saja, aos 25 minutos do primeiro tempo, quebrou um longo jejum de Souza (assista ao gol no vídeo ao lado). O atacante do Flamengo não fazia gol desde o dia 12 de setembro, na partida contra o Cruzeiro.\ - Deu alívio. Joel conversou comigo durante a semana e disse que eu estava bem, mas foi importante conseguir o gol - declara Souza.\

Artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2006, com 17 gols, ele marcou apenas quatro vezes nesta edição. Porém, o atacante tem importância fundamental na reação do Flamengo no Brasileiro. Constantemente, o técnico Joel Santana elogia o papel de pivô de Souza.

Com o gol que fez contra o Grêmio, o centroavante chegou ao 13º neste ano. Ele igualou-se assim ao apoiador Renato, que deixou o clube em julho para atuar no Al-Nasr, dos Emirados Árabes.

Drogas e armas em ônibus com gremistas

Polícia Militar encaminhou alguns torcedores para prestar depoimento no Rio

Uma quantidade não revelada de maconha, facas e uma arma de fogo foi encontrada nos dois ônibus com torcedores gremistas que tiveram de retornar do Rio de Janeiro para Porto Alegre. Alguns torcedores gremistas foram encaminhados pela Polícia Militar do Rio de Janeiro para prestar depoimento. As informações são do ClicRBS.

Os ônibus tiveram de voltar para o Rio Grande do Sul porque alguns torcedores não tinham ingressos e porque teria havido confronto entre a torcida gremista e a do Flamengo.