Notícias

Clipp 26/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Emoções à flor da pele

Minutos depois de chegar perto das lágrimas, Joel explode de irritação na Gávea

Legenda da foto: O ATACANTE SOUZA deixa o consulado mexicano logo após receber o seu visto

Legenda da foto: JOEL FALA com uma jornalista sul-africana: perguntas o deixaram irritado e o fizeram disparar contra a imprensa brasileira

Carlos Eduardo Mansur

Aincrível trajetória recente de Joel Santana no Flamengo alçou o treinador à condição de ídolo. No dia-a-dia, lida com um assédio similar ao de jogadores de peso. Às vésperas de sua última decisão antes de deixar a Gávea, a emotividade de Joel salta aos olhos. Sente, por antecipação, saudades de um clube em que é querido. Sonha coroar com um título um trabalho que começou com a recuperação de um time condenado ao rebaixamento. E vive a ansiedade por descobrir um mundo novo na África do Sul, disputar sua primeira Copa do Mundo. Emoções que ontem o deixaram perto das lágrimas e, logo em seguida, o levaram a explodir de irritação.

Os olhares estavam voltados para Joel. Cercado pela imprensa, se emocionou ao falar do que poderá ser seu penúltimo jogo no Maracanã nesta passagem pelo Flamengo.

- Como diz a música do Roberto Carlos, são tantas emoções... Já estive dos dois lados, nos dois túneis do Maracanã. Vivi muita coisa. Agora, vou representar meu povo, meu país, ter a chance de ir a uma Copa do Mundo. Isto está sendo o máximo para mim. Parece presente antecipado de Papai Noel - disse Joel.

Mais tarde, o assédio viria de jornalistas sul-africanos. O técnico teve que responder sobre temas mais delicados, como eventuais dificuldades com o idioma. Ao terminar, parecia transformado. Nervoso e num tom de voz alto, acusava a imprensa brasileira de denegrir sua imagem no exterior e fomentar os questionamentos feitos a ele.

- Para colocar para cima, não aparece ninguém - disparou.

Quem convive com Joel, relata que a final com o Botafogo parece ter ganho um significado especial para o técnico. Como se fosse a chance de recompensar o Flamengo por sua saída em meio à Libertadores. Como se fosse, ainda, a chance de encerrar com um título a caminhada iniciada no ano passado.

- Ele está vivendo tudo intensamente mesmo. É típico de quem está tomando um caminho por circunstâncias da profissão, não por querer - disse o gerente de futebol, Isaías Tinoco.

- Ele está emocionado e ansioso. Vem se entregando muito a estes jogos - emendou Ronaldo Torres, preparador físico e fiel escudeiro.

Joel vem mergulhando em vídeos sobre os próximos adversários, estudando a fundo o Botafogo e se preparando para se aprofundar no América, do México.

- Cheguei com o time em penúltimo no Brasileiro. Depois, colocamos entre os dez primeiros e, no fim, terminamos em terceiro e com vaga na Libertadores. O trabalho veio crescendo. Agora, este grupo merece ser campeão. É o que marca - afirmou Joel, que ainda discute com os sul-africanos a chance de ficar na Gávea até o jogo de volta contra o América, na Libertadores.

Rapidamente, time consegue o visto

Para começar a decidir o Estadual, Joel perdeu Renato Augusto, com dores na perna direita. Ontem, ele comandou um coletivo que praticamente definiu Marcinho como companheiro de Souza no ataque.

Antes do treino, o time acordou às 5h30m para conseguir o visto para a viagem ao México, onde enfrenta o América, na quarta-feira. Às 7h, todos já estavam no consulado, onde foram recebidos antes do horário de atendimento ao público. Em uma hora, todos receberam o visto.

O zagueiro Rodrigo, que deve deixar o clube, além de Éder e Colace, que não vêm sendo usados, treinaram em separado ontem.

Assim como Juan, o presidente Márcio Braga foi denunciado pelo TJD da Federação por críticas à arbitragem da semifinal da Taça Rio.

Basquete

Fla volta à quadra, agora pelo Nacional

Equipe rubro-negra carioca enfrenta o Minas fora de casa

Depois de ter igualado em 2 a 2 com o Regatas Corrientes, da Argentina, a série decisiva do título da Liga Sul-Americana de Basquete, o Flamengo se voltará hoje para a busca de outro título inédito: o do Nacional de Basquete. Às 14h, enfrentará o Pitágoras/Minas, em Belo Horizonte.

O Flamengo é o líder da competição nacional com 35 pontos (17 vitórias e uma derrota), e o Minas é o vice-líder, com 16 vitórias e quatro derrotas). No jogo de ida, no Rio, o Flamengo venceu por 96 a 89.

Equipe do brasileiro Nenê joga hoje pela NBA

Se ganhar, o Flamengo garantirá o primeiro lugar geral, o que lhe dará vantagem nos playoffs. Hoje, além do rival, terá de superar o desgaste emocional causado pela necessidade de ganhar as duas partidas contra o Corrientes no Rio, uma vez que perdera os dois jogos na Argentina.

- Esta última semana foi desgastante, não só fisicamente, mas psicologicamente também. Mas a alegria de termos conseguido empatar a série e levar a decisão para o último jogo, é um fator de motivação enorme - afirmou Marcelinho, do Flamengo, cestinha da competição com 415 pontos.

O Flamengo viaja na segunda-feira a Corrientes, na Argentina, onde enfrenta o Corrientes quarta-feira, às 23h. Quem vencer leva o título.

Na NBA, o Denver Nuggets, do brasileiro Nenê, está perdendo por 2 a 0 nos playoffs contra o Los Angeles. Hoje, os times jogam às 20h30m (de Brasília), em Denver.

TRANSMISSÃO: Sportv

Ancelmo Gois

1 milhão no Maraca

O Maracanã deve bater amanhã, no primeiro jogo da decisão Flamengo x Botafogo, a marca de 1 milhão de torcedores pagantes em 2008.

Em 38 jogos este ano, o estádio recebeu um público, até agora, de 955.525 pessoas.

JORNAL DOS SPORTS

Renato Augusto sente joelho e não enfrenta Bota

Sem o camisa 10, Joel Santana lança Marcinho no ataque ao lado de Souza

Arquivo

Renato Augusto ainda é dúvida para a partida contra o América-MEX, na próxima quarta

O suspense acabou. O apoiador Renato Augusto está fora da primeira partida da final do Carioca, neste domingo, contra o Botafogo, no Maracanã. O jogador chegou a iniciar a atividade do grupo nesta sexta, na Gávea, mas logo sentiu dor no joelho direito e deixou o campo visivelmente chateado.

O camisa 10 conversou com o médico Marcelo Soares, que comentou o problema do atleta.

”Ele sentiu mesmo um problema no joelho direito e resolvemos não forçar para preserva-lo para as próximas partidas”, disse o médico, que em seguida, falou sobre as chances de Renato Augusto atuar contra o América do México, na próxima quarta-feira.

“A evolução da dor nos últimos cinco dias foi bastante boa. Ainda é cedo para avaliar, mas estamos trabalhando para isso”, afirmou Marcelo Soares em entrevista à Rádio Globo.\ Renato Augusto se machucou na semifinal da Taça Rio, dia 13 de abril, contra o mesmo Botafogo.\

Desta maneira, o time de Joel Santana para este domingo será o seguinte: Bruno, Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kleberson, Ibson e Toró; Marcinho e Souza.

Renato Augusto pode desfalcar também contra América-MEX

Se o Botafogo tem quatro desfalques para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, o que o Flamengo mais temia aconteceu ontem. Por mais que já fosse esperado, o veto a Renato Augusto, em razão das dores no joelho direito, ontem, quando ele entrou no gramado para tentar participar do coletivo em que os titulares derrotaram os reservas por 2 a 1, um fio de esperança ressurgiu.

No entanto, a expectativa durou pouco. Ao tentar dar um passe ainda na roda de bobo, ele sentiu novamente  as dores. O médico José Luiz Rundo confirmou que ele está  fora do jogo de amanhã e, talvez, da viagem ao México.

"O Renato ainda está com certa dificuldade para bater na bola e continuará treinando. Mas não tem condições de jogo. Houve evolução nos últimos cinco dias, mas ainda iremos decidir se ele irá para o México", adiantou Runco.

Indiciado

O presidente Marcio Braga foi indiciado no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) pelas críticas feitas ao árbitro Péricles Bassols na derrota para o Botafogo na semifinal da Taça Rio. Se condenado, ele pode ser suspenso de seu cargo por mais de um ano de suspensão.

Zagueiro Rodrigo pode ir para o São Paulo

Contratado a peso de ouro para formar dupla com Fábio Luciano, o zagueiro Rodrigo pode estar com os dias contados no Flamengo e acabar parando no São Paulo. Ele se recupera de uma fratura no braço e estaria insatisfeito por não estar recebendo os direitos de imagem.

O empresário do zagueiro, Giuseppe Dioguardi, disse há alguns dias que o pagamento não acontecia porque o Flamengo aguardava a emissão das notas fiscais de uma empresa do jogador. Porém, desde que recebeu estes documentos, o clube estaria inadimplente, o que fez aumentar a indignação de Rodrigo. Por isso, o representante viajou esta semana até a Ucrânia para conversar com os dirigentes do Dinamo de Kiev, detentores dos seus direitos, para renegociar o empréstimo, que expira no meio do ano. A intenção é manter Rodrigo emprestado a um clube brasileiro até dezembro. No São Paulo é dada como certa a contratação de Rodrigo.

Sem inscrição

Uma vez não inscrito na Libertadores, Rodrigo estaria liberado para atuar em outra equipe pela competição. O vice-presidente de Futebol, Kleber Leite, não quis falar sobre o caso para não tirar a atenção do clube das finais do Carioca.

O desabafo sentido de papai Joel

Críticas feitas a sua contratação deixaram o técnico do Flamengo irritado

Thiago Bokel e Pedro Chiaverini

Nina Lima

Após o treino, Joel Santana reuniu os jornalistas e rebateu as críticas feitas, principalmente, pela Imprensa da África do Sul a sua contratação

A semana começou conturbada para o técnico Joel Santana. Em plena segunda-feira, quando começariam os preparativos para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, o vice-presidente de Futebol do Flamengo, Kleber Leite, anunciava que o treinador estava deixando o clube para treinar a Seleção da África do Sul. Desde então, ele não teve mais paz.

As críticas vindas da Imprensa sul-africana, dando conta de que ele não tinha experiência internacional, que não falava inglês e que ainda usava prancheta, irritaram Joel, que atacou os que não apóiam a sua decisão.

"Estão falando que não sei falar inglês, que uso prancheta e não valorizam o fato de eu ter sido chamado para representar um povo numa Copa do Mundo. Salário não é tudo nessa vida. A Diretoria, os jogadores e a torcida entenderam a minha decisão, pois uma oportunidade dessas é única na vida. Depois vão dizer que estou nervoso por causa da semana da final, mas não é verdade. Estou muito tranqüilo. Esse é o tipo de coisa que me irrita.”

Voltando a falar de decisão, o treinador não enxerga o primeiro jogo da final como o decisivo para que o Flamengo seja o campeão carioca. Mesmo a desgastante viagem para o México, para enfrentar o América na próxima quarta-feira não prejudicará seu time.\ "Estão muito preocupados com isso, mas são 180 minutos para definir quem ganhará essa decisão. O equilíbrio nos dois jogos será fundamental para se ganhar", avisou o treinador, que não se sente mais nervoso pelo fato de fazer seu penúltimo jogo no Maracanã amanhã: "Como diz aquela música do Roberto Carlos, 'São tantas emoções...” Estou há nove meses no comando desse grupo maravilhoso que conquistou uma vaga na Libertadores e a Taça Guanabara. A minha sensação é de dever cumprido", confessou.\

Para Joel ficar mais calmo só uma coisa seria capaz: uma despedida em grande estilo, com o título carioca.

O pé-quente que trocou de clube

Toró já disputou duas finais pelo Flamengo e ganhou as duas. Ele quer manter a escrita

Fábio Lacerda e Pedro Chiaverini

Wallace Teixeira/

Toró mudou de posição e de clube. Mas não quer mudar a sua história e ser campeão

Uma das maiores promessas das divisões de base do Fluminense se transformou em realidade no Flamengo. Além das mudanças de camisa e de bairro - Laranjeiras pela Gávea -, a maior dificuldade foi deixar de jogar de atacante para desempenhar uma função um tanto estranha para ele, acostumdo a decidir as partidas.

Foi um período de adaptação para Toró. Os primeiros dias, até se acostumar com a posição, foram estranhos. Mas hoje, ele é uma referência no meio-de-campo do Flamengo e titular da equipe comandanda por Joel Santana.

"Tive muitas dificuldades de correr para ajudar na marcação, apesar de centroavante também precisar marcar. A minha adaptação para jogar à frente da defesa foi complicada. E por ter característica de jogar avançado, o Ney Franco me colocou para jogar de volante e aproveitar minha saída de bola para o ataque. Depois veio o Joel e me deu condicionamento e moral para eu desempenhar esta função", lembra Toró.

Com o tempo, Toró passou a ser o xodó de Joel Santana. E, por isso, antes mesmo da partida do técnico para a África do Sul, viagem prevista para o início do próximo mês, Toró já imaginou as saudades que ele vai deixar na Gávea.

"Não vai ser só para mim, mais para todo o elenco. Vamos sentir falta do Joel. Eu só tenho a agradecer o carinho e a demonstração de confiança que ele transmitiu para mim. Tenho certeza de que não será um adeus e quando ele retornar esperamos estar aqui de braços abertos. Além de técnico, é um grande amigo e conselheiro. Um paizão de verdade", disse ele.

Além de ser tratado com muito afeto pela comissão técnica, Toró é pé-quente. Há dois anos na Gávea, o jogador pode conquistar seu terceiro título pelo Flamengo. Em 2006, foi campeão da Copa do Brasil e ano passado, campeão carioca sobre o rival, com o qual vai duelar a partir de amanhã, no Maracanã.

Souza: 'A revanche é deles'

O Flamengo vai enfrentar o Botafogo em duas partidas pela final do Campeonato Estadual. Entre elas, entretanto, haverá o importante jogo das oitavas-de-final da Libertadores, contra o América do México, em terras 'aztecas'. Uma viagem muito longa que, com certeza, vai influir na segunda partida da final carioca.

O atacante Souza falou sobre o confronto com rival da 'Estrela Solitária'.

"São dois times que estão se acertando e jogando um bom futebol. Vai ser um interessante para os torcedores. Nós vamos precisar de muita atenção para sairmos vitoriosos neste primeiro jogo", afirmou à Rádio Bandeirantes.

Os problemas com os jogadores do Botafogo já fazem parte do passado, segundo o centroavante rubro-negro.

"Tudo isso já passou. Não vai ter nada de errado neste jogo. Mas, a revanche é deles, porque fui campeão estadual, no ano passado, e da Taça Guanabara, neste ano, contra eles", finalizou Souza.

Mengão enfrenta o Minas

Antes de decidir a Liga, o Rubro-Negro tem compromisso hoje pelo Nacional de Basquete

Eduardo Vieira

Apesar de concentrado na decisão da Liga Sul-Americano de Basquete, o Flamengo terá que esquecer o argentino Regatas e voltar as suas atenções para o Nacional. Hoje, às 14 horas, o Rubro-Negro enfrenta o Minas Tênis, em Belo Horizonte, com transmissão da SporTV.

A partida pode valer a primeira posição da fase classificatória, o que significa vantagem nos playoffs. O armador Hélio conhece bem o adversário porque o Minas representou o Fluminense no último Estadual.

“Será uma grande partida, entre dois favoritos ao título. O Minas tem uma equipe muito organizada taticamente, além de rápida. Apesar do Sucatzky ser o principal articulador do time, temos que marcar bem todos os jogadores, pois o conjunto mineiro é bastante forte. Estamos fazendo excelentes partidas e temos que manter esse padrão, jogando com coletividade, tanto na defesa quanto no ataque.”

O Flamengo lidera o Nacional  com 94.4% de aproveitamento em 18 jogos (17 vitórias e uma derrota), enquanto a equipe mineira está em segundo lugar com 80% em 20 partidas (16 vitórias e quatro derrotas). No jogo de ida, no Rio, a equipe carioca  levou a melhor: 96 a 89.

O técnico Paulo Chupeta adotará como sempre uma defesa forte e deve poupar alguns jogadores de acordo com o andamento da partida. A prioridade na Gávea é a conquista da Liga Sul-Americana, mas o grupo está consciente da importância de se garantir o mando de quadra até a decisão do Nacional.

“Esse grupo quer fazer história no Flamengo. E buscar todos os títulos possíveis. Sempre entraremos para ganhar nos jogos”, explicou o estrategista Chupeta.

Flamengo x Minas

Flamengo\ Marcelinho, Hélio, (Fred), Amiel, Coloneze e Alírio\ Técnico: Paulo Chupeta\

Minas\ Sucatzky, Mãozão, Sóro, Wanderson e Johnson\ Técnico: Flávio Denis\

Local: Ginásio do Minas Tênis (14 horas)

O DIA

Marrentinho que não usa ‘chinelinho’

Juan jamais se machucou desde que chegou ao Fla, em 2006. Só não jogou por suspensão

Janir Júnior

Rio - Alguns torcedores questionam a qualidade de Juan, mas nunca poderão rotular o lateral-esquerdo de ‘chinelinho’, turma que passa mais tempo no departamento médico do que em campo.

O ‘Marrentinho’, como é chamado carinhosamente por Joel Santana, tem pouca estatura, mas boa estrutura física, o que o fez atingir marca impressionante: desde que chegou ao Flamengo, em 2006, o jogador não sofreu uma única lesão, ficando fora do time apenas por conta de suspensão.

“Ele é um exemplo de atleta, muito disciplinado. Nunca vi o Juan no departamento médico”, destaca Joel.

O lateral, que abusa da sobriedade, recorda que sua última lesão foi quando sofreu uma pancada na clavícula, em 2004, ainda no Fluminense. Quatro anos se passaram, Juan não se machucou e fez da lateral esquerda do Flamengo seu caminho para tentar acabar com os questionamentos de parte da torcida rubro-negra.

“No Flamengo, sempre existirá muita cobrança”, afirma o jogador, que não se esconde e resume bem o espírito da final de amanhã: “Decisão é sempre muita pressão, estádio cheio, não podemos errar passes bobos. É preciso estar concentrado, confiante e com raça”.

Juan lembra que o clássico de amanhã ganhou um tom maior de rivalidade depois dos últimos confrontos. “É rivalidade em todos os aspectos, entre os times, os jogadores e as torcidas”, afirmou o jogador.

Para ele, será importante conseguir vantagem na partida de amanhã. E o atalho para isso poderá ser a lateral. “Tanto eu como o Leonardo Moura temos liberdade para jogar ofensivamente, mas não podemos nos descuidar nunca da marcação”, analisa o lateral, que é um dos cobradores de falta do time rubro-negro.

Time definido

Sem o meia Renato Augusto, que deve desfalcar o time também contra o América do México, quarta-feira, Joel definiu o time para a final com Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kléberson, Íbson e Toró; Marcinho e Souza.

A hora da verdade

Rio - Joel Santana terá em 180 minutos a resposta que busca desde que conseguiu tirar o Flamengo da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro do ano passado para conseguir a vaga na Libertadores. “São tantas emoções. Chegou a hora de saber se esse grupo está pronto para ser campeão. O título vai coroar um trabalho, e isso é que marca a carreira de um jogador”, afirma Joel.

Ontem, o treinador admitiu a hipótese de dirigir o time também na partida de volta da Libertadores, dia 7, contra o América do México, no Maracanã. O treinador condenou o fato de acreditarem que o Flamengo tem que ‘matar’ a decisão no primeiro jogo: “É um confronto de 180 minutos, precisamos ter equilíbrio. Chegamos na decisão, não podemos pecar”.

Depois do jogo de amanhã, o time se reapresenta segunda à tarde e viaja à noite para o México. A recomendação para os jogadores é repouso absoluto, para superar o desgaste da viagem.

Renato Augusto está fora do primeiro jogo da decisão

Rio - O apoiador Renato Augusto está mesmo fora da primeira partida da final, contra o Botafogo, neste domingo, às 16h, no Maracanã. Segundo o médico do Flamengo, Dr José Luis Runco, o jogador também preocupa para a partida da próxima quarta-feira, contra o América do México, válida pela Copa Libertadores.

"Ele ainda sente um incômodo no movimento da batida da bola, que é um dos mais importantes. Vamos tentar recuperá-lo para a partida desta quarta-feira', explicou em entrevista à Rádio Globo.

Para Runco, uma avaliação hoje sobre uma possível participação de Renato Augusto nas oitavas-de-final é precipitada.

"A evolução da dor foi bastante boa, tem diminuído, mas temos que esperar. Hoje seria precipitado dar um aval", finalizou.

Fla está escalado para a decisão de Juniores

Rio - O Flamengo enfrenta o Fluminense, domingo, às 13h45m, no Maracanã, no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca de Juniores. O confronto será a preliminar da final dos profissionais, entre Flamengo e Botafogo.

Depois de vencer a Taça Rio, a garotada rubro-negra vai em busca do inédito tetracampeonato da categoria. O técnico Adílio deve mandar a campo o Flamengo com: Marcelo, Davidson, Anderson Bamba, Wellinton e Léo; Aírton, Antônio, Erick Flores e Renan; Paulo Sérgio e Pedro Beda.

GAZETA ESPORTIVA

Renato Augusto volta a sentir lesão e não joga domingo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - No coletivo que comandou na tarde desta sexta-feira, na Gávea, o técnico Joel Santana teve a confirmação de que não poderá contar com o meia-atacante Renato Augusto, na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, domingo, contra o Botafogo. O jogador tentou participar da atividade, mas voltou a sentir uma lesão na perna direita e teve que deixar o campo do Flamengo.\ Sem Renato Augusto, o técnico Joel Santana confirmou que Marcinho será mantido ao lado de Souza, assim como já havia acontecido na última quarta-feira, na partida contra o Coronel Bolognesi, do Peru, pela Libertadores.\

A expectativa da comissão técnica do Flamengo é que Renato Augusto possa se recuperar a tempo de viajar para o México, onde o time enfrenta o América-MEX na próxima quarta, na partida de ida das oitavas-de-final da Libertadores.

Fla tem problemas burocráticos antes de viagem ao México\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã desta sexta-feira, o elenco do Flamengo acordou cedo para ir ao Consulado do México, onde os jogadores foram tirar o visto para entrar no país México. Isto porque, na próxima quarta-feira, os rubro-negros enfrentam o América-MEX na partida de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores.\ Diante de tal desgaste, a comissão técnica do time carioca decidiu cancelar a viagem que o grupo faria para Teresópolis. Ao invés da Granja Comary, o grupo concentrou sua preparação para a decisão do Estadual na Gávea. Na manhã deste sábado, os rubro-negros realizam um recreativo, a última atividade antes do duelo com o Botafogo.\

Para a segunda fase da Libertadores, o Fla já confirmou que fará uma modificação na lista de inscritos. O meia Léo Medeiros, que se transferiu para o Atlético-PR, sai e entra o jovem Airton, promovido recentemente pelo técnico Joel Santana para o elenco profissional. O jogador atuou como titular no clássico contra o Vasco, no início do mês.

O Flamengo só viaja para o México na segunda-feira. O retorno da delegação rubro-negra está marcada para sexta pela manhã, quando o grupo chega ao Rio de Janeiro e se concentra para o segundo jogo da final do Carioca, que acontece dois dias depois. Quem está fora da viagem para o México é o zagueiro Rodrigo, que ainda se recupera de uma lesão no braço.

Nos bastidores, especula-se que o jogador estaria disposto a deixar a Gávea para atuar pelo São Paulo. Rodrigo está emprestado pelo Dínamo de Kiev até o meio do ano e pouco atuou pelo clube carioca. A diretoria rubro-negra garante que só se manifestará sobre o assunto após a decisão do Campeonato Carioca.

Justiça - Fora dos campos, o presidente do Flamengo, Márcio Braga poderá enfrentar problemas no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O dirigente foi indiciado após criticar o árbitro Péricles Bassols Cortez, que apitou a semifinal da Taça Rio entre o Rubro-Negro e o Botafogo, partida que o Alvinegro venceu com facilidade por 3 a 0.

Antes de Márcio Braga, o lateral-esquerdo Juan também já havia sido indiciado por também criticar o árbitro do jogo contra o Botafogo. O jogador será julgado na próxima semana, na quarta-feira, dia 30.

Souza espera Botafogo com sede de vingança\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Nas últimas duas vezes em que enfrentou o Botafogo, o Flamengo saiu de campo derrotado. Mas levando-se em conta apenas as finais, o Rubro-negro levou a melhor sobre o rival no Campeonato Carioca de 2007 e também na Taça Guanabara deste ano. Por isso, os jogadores flamenguistas esperam um Alvinegro mordido para a decisão estadual que começa neste domingo, no Maracanã.\ “Eu fui campeão em cima deles no ano passado e também na Taça Guanabara deste ano, e sei que eles querem a revanche. Mas nós estamos preparados para fazer dois bons jogos e tentar buscar mais um título”, afirmou o atacante Souza.\

E diante dos jogos decisivos que protagonizaram recentemente, Flamengo e Botafogo também viram acirrar a rivalidade dentro de campo. Em alguns jogos, jogadores das duas equipes chegaram a trocar agressões. Pivô de uma destas brigas, Souza espera por uma história diferente neste domingo.

“Acho que isso já passou e espero que possa não ocorrer nenhum tipo de violência neste jogo” salientou o atacante, que chegou a provocar o Botafogo após a final da Taça Guanabara, simulando um choro no jogo seguinte do Flamengo, ironizando as reclamações do adversário contra a arbitragem.

Desta vez, no entanto, o flamenguista tenta evitar qualquer tipo de provocação e prefere elogiar o adversário da decisão do Carioca. O atacante rubro-negro não aponta nenhum favorito a ficar com o título estadual.

“Os dois times estão em um bom momento. O Botafogo vem bem na Copa do Brasil e é um time bem armado. Quem ganha com isso é o torcedor, que poderá ver dois grandes jogos no Maracanã”, ressaltou Souza.

PELÉNET

Renato Augusto desfalca o Flamengo no primeiro jogo da final

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

O técnico do Flamengo, Joel Santana, bem que tentou despistar, mas Renato Augusto, com um problema no joelho direito, está mesmo fora do clássico com o Botafogo, domingo, no Maracanã, na primeira partida final do Campeonato Estadual.

Renato Augusto sentiu dores na coxa direita e foi poupado do coletivo nesta sexta

Quem confirmou a ausência do meia foi o médico do clube rubro-negro José Luiz Runco.

O jovem apoiador ainda tentou treinar nesta sexta-feira, na Gávea, mas logo sentiu a lesão e voltou ao vestiário. O coletivo foi vencido pelos titulares por 2 a 1.

"Ele não sente dor para correr, mas sente para chutar. Por isso, não tem condições de jogo. Nem no banco irá ficar", explicou Runco.

Desta maneira, Marcinho herdará a vaga do camisa 10, atuando na linha de frente ao lado de Souza. O restante da equipe não terá novidades.

Sendo assim, o Flamengo entra em campo com: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Kléberson, Toró e Ibson;

Joel elogia a postura profissional do lateral-esquerdo Juan

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

Juan tem sido uma das principais armas do Flamengo na atual temporada. O lateral-esquerdo é presença constante quando a equipe rubro-negra chega ao campo de ataque, além de cuidar bem do seu setor. Por causa dessas qualidades, o técnico Joel Santana mostrou, nesta sexta-feira, toda sua admiração pelo jogador.

Lateral-esquerdo Juan, um dos destaques do Fla, foi elogiado por Joel Santana

"O Juan é um jogador muito importante para o grupo. Ele é chamado de marrentinho, mas é um apelido carinhoso. Não tenho nenhuma reclamação sobre sua postura profissional, pois ele é correto e disciplinado. Nunca vi este jogador no departamento médico", analisou o treinador.

O fato de Juan não "treinar" com os médicos do Flamengo foi bem observado por Joel Santana. O lateral-esquerdo revelou que sua última lesão foi há quatro anos, quando ainda defendia as cores do Fluminense.

"Isso aconteceu em 2004. Eu tive a infelicidade de levar uma pancada no ombro direito e infelizmente fiquei alguns dias sem treinar", relembrou.

Prestes a conquistar seu terceiro título com a camisa do Flamengo, nada tira o lateral-esquerdo do sério, nem mesmo a possibilidade de ser punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), no julgamento da próxima quarta-feira, dia 30.

O jogador, que reclamou de forma dura do árbitro Péricles Bassols Cortez na final da Taça Rio contra o Botafogo (derrota por 3 a 0), foi enquadrado no artigo 251 (reclamar, por gestos ou palavras, contra as decisões da arbitragem). A punição para este tipo de caso varia de um a quatro jogos de suspensão.

"Estou tranqüilo. Tenho consciência do que falei. Acredito que não quis desacatar o árbitro", encerrou o lateral-esquerdo rubro-negro.

Joel afirma que trabalho do ano terá "prova de fogo" nesta final

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

Após a final do Campeonato Estadual, Joel Santana vai trocar o Flamengo pela seleção da África do Sul (substituirá Carlos Alberto Parreira). Desta maneira, segundo o treinador rubro-negro, todo o trabalho de 2008 será posto em prática nos dois próximos domingos, contra o Botafogo.

Técnico Joel Santana vê a final do Estadual como uma "prova de fogo"

"O título não é decidido apenas na última semana. Engana a pessoa que pensa assim. Vamos tentar colocar em prática todo o trabalho desenvolvido desde a pré-temporada. Tentaremos mostrar para toda a opinião pública e torcedores que estamos prontos para o título", afirmou.

A confiança de Joel Santana é tão grande que ele preferiu não citar um jogador capaz de decidir partidas tão disputadas, como são os clássicos. O treinador aproveitou a oportunidade e fez um elogio geral.

"Os trinta jogadores são importantes para o Flamengo. Não apenas um ou dois. Gosto deste grupo, pois todos estão sempre motivados. Não preciso explicar o motivo de utilizar este ou aquele atleta", disse.

Neste clima de "fim de festa", Joel Santana, mais uma vez, falou sobre a sua saída do Flamengo. Na entrevista coletiva desta sexta-feira, na Gávea, o treinador demonstrou certa emoção.

"Como diria a música do Roberto Carlos, são tantas emoções. Defendi muitos clubes e não tenho uma paixão especial por nenhum. Esta é minha quinta passagem pelo Flamengo. Estou feliz com a oportunidade dada pelos sul-africanos para defender o país da Copa do Mundo de 2010. É importante para a minha vida profissional. Espero que tenha a mesma sorte e reconhecimento do Flamengo", encerrou.

GLOBOESPORTE

Joel magoado com imprensa, diz jornal

Técnico rubro-negro cansado das críticas: ‘Para colocar para cima, não aparece ninguém’

Joel Santana realmente estava cheio de “emoções” na última sexta-feira.Após uma entrevista na qual por pouco não foi às lágrimas, o técnico rubro-negro, ao falar com jornalistas sul-africanos, mostrou mágoa com a imprensa brasileira.

- Para colocar para cima, não aparece ninguém – disse Joel Santana em declarações publicadas pelo jornal “O Globo”.

De acordo com a publicação, Joel acusa os jornalistas tupiniquins de denegrirem sua imagem no exterior e de fomentarem os questionamentos feitos a ele.

A princípio, o treinador deixa a Gávea após a segunda decisão do Campeonato Carioca, dia 4 de maio, e se apresenta à África do Sul. Mas há um esforço para prorrogar a permanência dele até o segundo jogo das oitavas-de-final da Taça Libertadores, dia 7.

Fla e Bota iniciam decisão em clima 'light'

Equipes esquecem brigas de duelos passados na primeira partida da final do Carioca

Eduardo Peixoto e Fred Huber

O goleiro Bruno e o artilheiro Wellington Paulista vivem grandes fases e disputam um duelo particular no clássico de domingo no Maracanã

O chororô e afins estão, até segunda ordem, aposentados. Botafogo e Flamengo começam a decidir o Campeonato Carioca neste domingo sob uma atmosfera que nem de longe se assemelha ao clima de guerra de outrora. O clássico no Maracanã terá início às 16h, com transmissão ao vivo da Rede Globo e em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM.

Raio-X: confira os pontos fortes e fracos das duas equipesPreocupados em não melindrar ou motivar o adversário com declarações desastradas, os jogadores das duas equipes adotaram um discurso ameno na semana que antecedeu ao duelo. Protagonistas de um duelo verbal pós-final da Taça Guanabara, Túlio e Souza esquecem o clima de guerra.

- Não tem sentimento de vingança. Perdemos o ano passado e temos que pensar em ser campeões agora - diz o alvinegro.

O atacante do Fla completa o clima "bandeira branca":

- Aquilo lá passou. Estou tranqüilo e preparado para esta final.

Raio-X: conheça os pontos fortes e fracos dos dois times

Os dois times titulares se encontraram duas vezes no Estadual-2008 e houve uma vitória para cada lado. O Flamengo venceu na final da Taça Guanabara por 2 a 1, em um jogo marcado por polêmicas e discussões(relembre no vídeo ao lado). O troco alvinegro veio na semifinal da Taça Rio: 3 a 0 para o Bota. Ocorreu ainda um jogo entre os titulares alvinegros contra um time misto do rival (na Taça Rio), e os comandados de Cuca venceram por 3 a 2.

Nos três confrontos, Wellington Paulista deixou sua marca. O artilheiro do torneio (14 gols) sorri e diz que tem sorte contra o Fla. Modéstia. O novo carrasco causa preocupação na Gávea.

- O centroavante deles está em boa fase e faz muitos gols - diz Marcinho.

Por falar em bom momento, Bruno também vive o seu. O goleiro marcou de falta na última quarta-feira contra o Coronel Bolognesi e ratificou a condição de ídolo da torcida rubro-negra.

- Posso dizer que me sinto muito seguro no Flamengo, como se eu estivesse em casa. Percebo diariamente que a torcida confia muito em mim - diz o camisa 1.

Renato Augusto deixa o treino do Flamengo. O jogador está vetado

A decisão ainda nem começou e as perspectivas para o segundo jogo favorecem ao Botafogo. Afinal, o adversário embarca na segunda-feira para a Cidade do México, onde disputa a partida de ida das oitavas-de-final da Taça Libertadores dois dias depois. Por causa da longa viagem, há um consenso na Gávea de que o time entrará em desvantagem.

- Seria muito bom abrir logo uma boa vantagem por causa dessa ida ao México. Essa é a nossa vontade, mas não quer dizer que vamos conseguir. É muito difícil - diz o lateral-esquerdo Juan.

Mesmo com o esperado desgaste do oponente,  Cuca joga o favoritismo para o lado rubro-negro.

- O Flamengo é favorito, não podemos negar. Nós temos desfalques para esta partida, e eles vão praticamente completos - diz o técnico do Bota.

Um desfalque no Fla

O único problema do técnico Joel Santana para a decisão é Renato Augusto. O jogador sente dores no joelho direito e foi vetado pelo departamento médico. Marcinho o substitui. De saída para a seleção da África do Sul, o treinador rubro-negro aposta novamente na sua "tropa de elite" no meio-campo, com Cristian, Toró, Kleberson e Ibson.

....e muitos no Bota

No Botafogo, o que não faltam são problemas para o técnico Cuca escalar a equipe. Ele não vai poder contar com o goleiro Castillo e o lateral-esquerdo Triguinho, que estão com lesões musculares graves na coxa direita. Além destes, Alessandro e Jorge Henrique, suspensos, não estarão em campo. Nesta sexta, o treinador comandou um coletivo e fez um esboço do time, mas preferiu não divulgar a escalação completa, mas confirmou as presenças de Renan no gol e Fábio no ataque. A escalação do goleiro foi muito debatida, já que o arqueiro, de 18 anos, falhou na partida contra a Portuguesa, quarta, pela Copa do Brasil.

Renan, 18, tem a responsabilidade de substituir o uruguaio Castillo

Cuca assegurou que o Bota, apesar de não estar completo, não vai se fechar no campo de defesa, e falou da expectativa para mais esse duelo contra os rubro-negros.

- Não é característica nossa jogar fechado, vamos para cima do Flamengo também. São duas equipes que estão chegando sempre nas finais, o Botafogo respeita muito o Flamengo, mas sabemos que eles nos respeitam muito também. Adoro disputar clássicos, se pudesse, todos jogos seriam assim.

O meia Lucio Flavio, no entanto, ressaltou a importância do time não se expor muito e correr o risco de deixar o Flamengo abrir vantagem para o segundo jogo.

- Temos quatro desfalques importantes, diferente do Flamengo. Temos que ter o cuidado de não deixaramos eles abrirem uma vantagem grande para a finalíssima. Confiamos nos jogadores que vão entrar e vamos com o pensamento de conseguir a vitória - diz.

Cuca: 'Fla é o favorito, não posso negar'

Treinador não confirma a escalação dos 11 titulares para a final de domingo

Fred Huber

Cuca no comando do treino do Botafogo

Apesar da grande campanha que faz no Carioca e de ter vencido o Flamengo no último confronto por 3 a 0, o técnico Cuca acredita que o rival é o grande favorito para este primeiro jogo da final do Carioca, domingo, no Maracanã. O treinador se baseia no fato de que o Botafogo vai entrar em campo se quatro dos seus titulares (Castillo, Alessandro, Triguinho e Jorge Henrique), enquanto o Fla só não contará com Renato Augusto.

Nesta sexta, Cuca comandou um coletivo no Caio Martins, em Niterói. Após a atividade, ele preferiu não confirmar a escalação de Túlio Souza e Leandro Guerreiro, mas disse que Renan e Fábio vão para o jogo. O treinador disse que vai aproveitar o treino deste sábado para fazer observações, como a entrada de Eduardo na equipe.

- O Flamengo é favorito, não podemos negar. Nós temos desfalques para esta partida, e eles vão praticamente completos. Sobre a ausência do Renato Augusto eu não comento, só cuido do meu time. Estou cheio de problemas, mas sei que tenho soluções. Ainda não terminei o meu trabalho para esta partida, não tenho o time definido. Temos um treino amanhã (sábado) e pretendo observar algumas situações, como a entrada do Eduardo. Se eu mexer no time para domingo, não quero que depois venham dizer que não treinei a formação. Não é questão de fazer mistério, não temos nada a esconder - garante.

Cerca de trinta torcedores foram ao estádio acompanhar o treinamento. O técnico Cuca não gostou quando um deles incentivou os atletas a se empenharem mais nas jogadas.

- Um torcedor começou a gritar: "Vai, pega!". Aí cheguei para ele e disse para ficar mais tranqüilo, que o jogo era só no domingo. Ele viu que a adrenalina dele estava alta demais e saiu sozinho, sem problemas - conta.

Joel diz que não sai por dinheiro

Emocionado, técnico pede para time mostrar que é capaz de ser campeão do Carioca

Eduardo Peixoto

Joel Santana se emociona com despedida

A despedida de Joel Santana está próxima. Durante as entrevistas, constantemente, ele fala no legado que deixará para o seu sucessor. Lembra que assumiu em um momento que o Flamengo era desprezado e ajudou o clube a recuperar seu prestígio com boas campanhas no Brasileiro, na Libertadores e no Carioca. Nesta sexta-feira, ele se emocionou ao recordar que vive os últimos dias na Gávea.

A princípio, o treinador deixa a Gávea após a segunda decisão do Campeonato Carioca, dia 4 de maio, e se apresenta à África do Sul. Mas há um esforço para prorrogar a permanência dele até o segundo jogo das oitavas-de-final da Taça Libertadores, dia 7. Para responder, o técnico preferiu o inglês e o discurso evasivo.

- May be (pode ser) - diz, sorrindo.

'Tantas emoções'

Mas nem só de sorrisos foi a entrevista de Joel. Em alguns momentos, ao lembrar que está no fim de sua quinta trajetória no Fla, ele ficou com os olhos cheios d'água.

- São tantas emoções - afirma, parodiando o cantor Roberto Carlos. Depois completou:

- Não saí do Flamengo por causa de dinheiro. As pessoas têm de parar com isso. O país-sede da próxima Copa chamou o Joel Santana para dirigi-los. Vou lá levar o nome do meu povo. Foi um presente fora de época que ganhei de Papai Noel.

Apesar dos méritos, o treinador acha que chegou a hora de os jogadores provarem que formam uma equipe vencedora. Por isso, ele acredita e mantém a base que carrega desde 2007.

- Foi um trabalho longo, feito detalhe por detalhe. Como vou mudar um grupo que chegou a todas as finas? Estamos juntos há nove meses e agora vamos dizer para o torcedor se estamos preparados para ser campeão - declara Joel

'Bota é o maior rival atualmente', diz Juan

Lateral-esquerdo lembra dos confrontos recentes e diz que as equipes já se conhecem

Eduardo Peixoto

Vasco e Fluminense ficaram para trás no termômetro que mede a rivalidade. Pelo menos na opinião de Juan. O lateral-esquerdo do Flamengo elegeu o Botafogo como o principal oponente na atualidade. As duas equipes decidiram o Estadual de 2007, repetiram a final na Taça Guabanara deste ano e se enfrentam novamente domingo pelo primeiro jogo da decisão do Carioca.

- Botafogo é o nosso maior rival nos últimos anos. Por causa dos repetidos jogos os times se conhecem muito bem - diz o jogador do Fla.\ Por causa dos desfalques do Alvinegro e da longa viagem que o Flamengo enfrentará na próxima semana há uma corrente que imagina uma possível vitória por boa margem de gol dos rubro-negros como única chance de título. Juan pensa parecido.\

- Seria muito bom abrir logo uma boa vantagem por causa dessa ida ao México. Essa é a nossa vontade, mas não quer dizer que vamos conseguir. É muito difícil - afirma o lateral-esquerdo.

Fla tenta selar a liderança contra o Minas

Antes da decisão da Sul-Americana, Rubro-Negro pode garantir ponta na1ª fase do Nacional

O Fla vem de duas vitórias na série decisiva da Liga Sul-Americana

A final da Liga Sul-Americana contra o Corrientes da Argentina vai ficar um pouco de lado neste sábado para o Flamengo. O Rubro-Negro vai tentar garantir o primeiro lugar da fase regular do Nacional Masculino contra o Minas, na casa do adversário, em Belo Horizonte, com transmissão ao vivo do SporTV às 14h. Os cariocas têm a melhor campanha, com 17 vitórias e apenas uma derrota, e os mineiros vêm na segunda posição, com 16 vitórias e quatro derrotas.

Mas a preocupação diante dos jogadores argentinos não ficará à parte, já que o Minas conta com o armador Sucatzky em grande fase, líder isolado em assistências, com média de 10,7 por partida. Na verdade, as duas equipes se conhecem muito bem, já que os atletas do Minas defenderam o Fluminense no Carioca deste ano.

- Essa última semana foi desgastante, não só fisicamente, mas psicologicamente também. Mas a alegria de termos conseguido empatar a série e alcançado o nosso objetivo, que era levar a decisão para o último jogo, é um fator de motivação enorme. Temos um jogo muito importante contra o Minas, um jogo que vale uma tranqüilidade maior para a nossa equipe, porque podemos garantir o primeiro lugar. Já jogamos contra o Minas algumas vezes esse ano e conhecemos bem o time deles, e, além do bom jogo de garrafão e do poder ofensivo que eles têm na linha dos três, sabemos que o Sucatzky não pode ter liberdade - afirma o ala Marcelinho, cestinha da competição com média de 24,4 por partida.

Rubro-negros estão de olho em Sucatzky

No jogo de ida, no Rio de Janeiro, o Flamengo levou a melhor: 96 a 89. Os dois times já se enfrentaram 20 vezes na história do Nacional (1990 a 2008), com 11 vitórias dos mineiros contra nove dos cariocas. O Flamengo tem o ataque mais positivo e a defesa menos vazada do Nacional 2008 com as médias de 93.9 e 71.4 pontos, respectivamente. Já o Minas possui o segundo melhor ataque com a média de 89.6 pontos e a sexta defesa menos vazada com 76.8 pontos.

- Precisamos vencer para nos mantermos em segundo lugar e continuar sonhando com a primeira posição na tabela na fase de classificação. Por isso, a defesa será fundamental, pois o Flamengo tem um poder ofensivo impressionante e temos que diminuir o aproveitamento deles com uma boa marcação - diz o pivô Mãozão, do Minas.

Liga Sul-Americana

Depois de vencer duas vezes no Maracanãzinho e empatar a série em 2 a 2, o Flamengo vai até Corrientes (Argentina) na próxima quarta-feira para enfrentar o Regatas, na quinta e decisiva partida da série melhor-de-cinco das finais da Liga Sul-Americana 2008. O jogo começa às 23h (horário de Brasília) e, quem vencer, fica com o título inédito.

Fla-Flu: decisão fica por conta da garotada

Tricolores e rubro-negros se enfrentam no Maracanã por hegemonia no Estadual de juniores

Cahê Mota e Eduardo Peixoto

Campeão da Taça Rio de juniores, Fla decide o Estadual contra o Tricolor

As contratações de peso e a expectativa pela disputa da Libertadores fizeram do Fla-Flu o clássico mais esperado do Campeonato Carioca deste ano. A rivalidade aflorada e equipes de qualidade eram os ingredientes que faziam toda a crítica prever um duelo de pegar fogo entre tricolores e rubro-negros numa suposta decisão do campeonato. Quatro meses se passaram e quem decide a competição com o time da Gávea é o Botafogo, mas nem por isso o domingo de Maracanã ficou sem Fla-Flu. Os garotos de Flamengo e Fluminense fazem, a partir das 13h15m, a decisão do Estadual de Juniores, e prometem manter a tradição do clássico que começou 'cinco minutos antes do nada', como diria Nelson Rodrigues. Os portões serão abertos às 13h.

Campeão da Taça Guanabara, o Fluminense aposta no embalo da garotada de Xerém, que já conquistou esse ano o Torneio de Dubai, para colocar um ponto final na hegemonia rubro-negra, que já dura três anos, e manter-se tranqüilo no ranking de conquistas da competição, 30 a 28 é o placar de momento. Do lado do Flamengo o embalo vem pela conquista da Taça Rio no último fim de semana sobre o Macaé. Em busca do inédito tetra, os rubro-negros querem inflamar desde cedo uma torcida que irá preparada para apoiar os profissionais.

Na única vez que se enfrentaram na competição, deu Flamengo no primeiro turno: 1 x 0, em um 'amistoso' onde os rubro-negros já estavam eliminados e o Tricolor classificado para a semifinal.

'Reforços' e descanso, trunfo do Tricolor

Relaxado com a conquista da Taça Guanabara, o Fluminense sequer se classificou para as semifinais da Taça Rio. No entanto, engana-se quem acha que a impossibilidade de conquista antecipada abalou o elenco. Concentrado, o Tricolor aproveitou a 'folga' para treinar intensivamente para a decisão. O treinador Edgar Pereira, que faz mistério quanto a escalação, confia no retrospecto na temporada para superar o Rubro-Negro.

Campeões em Dubai, juniores do Flu vão decidir o Estadual contra o Fla

- Treinamos muito durante os últimos 15 dias e o time está muito bem entrosado. Temos um conjunto forte e provamos isso este ano, quando conquistamos a Taça Guanabara e o Torneio Internacional dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, onde derrotamos grandes equipes como o Liverpool, Atlético de Madrid e Genoa - diz, através da assessoria de imprensa.

Integrantes do elenco profissional, o zagueiro Anderson e o atacante Alan foram liberados por Renato Gaúcho para disputarem a final e reforçam a equipe. Com sete gol, Maicon, que também já jogou no time de cima, é o artilheiro tricolor na competição.

Fla joga 'em casa'

Na teoria, o time rubro-negro tem uma vantagem: jogará ao lado de sua torcida, já que o jogo é preliminar da decisão entre Fla e Botafogo. Porém, o trunfo pode transformar-se em problema na opinião do técnico Adílio.

- Lógico que os jogadores comentam, ficam eufóricos por jogarem no Maracanã lotado. Mas também é perigoso. Eles podem se empolgar, tentar um drible a mais e isso prejudicaria a equipe. Converso diariamente com os meninos para evitar que isso aconteça - diz.

Adílio está à frente do time de juniores do Flamengo desde 2005. Venceu todos que disputou. Agora, pode conseguir o inédito tetracampeonato. A equipe não tem qualquer problema médico ou de suspensão. Entretanto, Joel Santana "puxou" o volante Aírton para os profissionais nesta semana e a escalação dele é incerta. Durante os treinamentos, Vinícius Colombiano o substituiu.

Para chegar à final, o Rubro-Negro foi campeão da Taça Rio ao vencer o Macaé por 1 a 0, gol de Paulo Sergio. O atacante é o artilheiro do campeonato com 17 gols em 15 jogos.

Escalação do Fla: Marcelo; Davidson, Anderson Bamba, Wellinton e Leo; Vinícius Colombiano, Antônio, Erick Flores e Renan; Paulo Sergio e Pedro Beda. Técnico: Adílio

Escalação do Flu: Léo; Anderson, Bryan, Arthur e Matheus; Isaías, Augusto, Ferreira e Anderson Gaúcho; Alan e Dori. Técnico: Edgar Pereira

Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães

Auxiliares: Daniel do Espírito Santo Parro e Sergio Mantovani Cerqueira

LANCE

Runco: 'Renato Augusto está fora do jogo de domingo'

Apoiador é dúvida para quarta-feira e pode nem viajar para o México

Renato Augusto não joga no próximo domingo

LANCEPRESS!

Ao fim do treinamento desta sexta-feira, na Gávea, o médico do Flamengo José Luiz Runco descartou qualquer possibilidade de Renato Augusto atuar na primeira partida da final do Carioca contra o Botafogo, no domingo.

- Renato Augusto está fora do jogo de domingo. Ele ainda sente dor quando bate na bola. Os outros movimentos ele consegue fazer normalmente - disse o médico a respeito do jogador, que tem um edema na perna direita.

Runco ainda adiantou que o apoiador é dúvida para a partida de quarta-feira, contra o América do México, válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, e pode nem viajar com a delegação rubro-negra.

- Para quarta ele é dúvida. Será decidido aqui no Brasil se ele tem condição ou não. Se ele não tiver condição, nem viaja - finalizou Runco.

Renato Augusto tentou, nesta sexta, pela primeira vez treinar com bola desde que se lesionou na semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo. Logo no início das atividades, o jogador sentiu a lesão e foi para o vestiário sem sequer participar do coletivo.

Juan quer vantagem no primeiro jogo da final

Lateral se diz confiante para cobrar faltas depois do gol contra o Cienciano

LANCEPRESS!

Ciente do desgaste provocado pela viagem ao México, onde o Flamengo disputa a primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores na próxima quarta-feira, Juan se mostrou receptivo à idéia do Flamengo abrir logo uma boa vantagem na primeira partida da final do Carioca, no próximo domingo, contra o Botafogo.

O lateral-esquerdo acredita que um resultado positivo na próxima partida daria até mesmo uma segurança maior para a equipe para a partida contra o América-MEX.

- Seria muito bom abrir vantagem contra o Botafogo. Nos daria uma segurança maior até pela viagem longa que faremos e pelo próprio jogo de lá que não sabemos o que vai acontecer. Sabemos que é difícil conseguir uma vantagem lá, mas se conseguirmos será ótimo. Temos que jogar com inteligência - receitou.

O lateral, inclusive, marcou gol de falta na última partida do Flamengo fora de casa, pela Libertadores - Flamengo 3 a 0 Cienciano. Apesar de não ter o costume de cobrar faltas perto da área, Juan se mostrou empolgado com a novidade em sua carreira.

- Estou muito confiante. O gol que fiz no Cienciano aumentou ainda mais a minha confiança. Se tiver uma oportunidade no domingo vou arriscar - prometeu.

Em 1992, Fla decidiu título no primeiro jogo

Rubro-Negro derrotou Botafogo por 3 a 0 na decisão do Brasileirão

LANCEPRESS!

Flamengo e Botafogo, em 1992, decidiram o Campeonato Brasileiro. E como esperam muitos rubro-negros para a decisão do Campeonato Carioca deste ano, na ocasião, o Flamengo definiu a final ainda na primeira partida.

Sem tomar conhecimento do adversário, o Rubro-Negro, com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho, atropelou o Botafogo e ficou a um passo do que seria seu quinto título nacional.

Joel Santana rasga elogios a Toró e Juan

Jogadores são titulares absolutos no time do Flamengo e jogam no próximo domingo\ LANCEPRESS!\

Se Toró é conhecidamente o grande xodó de Joel Santana, Juan é outro jogador no elenco rubro-negro que goza de grande prestígio com o treinador. Titulares absolutos no comando de Joel, os dois são tidos pelo técnico como jogadores importantes para o funcionamento do esquema tático rubro-negro.

- Temos uma maneira para o Toró jogar. Ele é o chamado operário. Ele ganhou seu espaço pela sua vontade e seu comportamento e é muito importante para gente. O Juan, por sua vez, é um atleta correto e disciplinado. Está sempre de bem com a vida e é muito importante para gente. É um jogador que nunca vi no departamento médico - afirmou Joel.

Marcinho ressalta importância do Carioca

Apoiador quer agarrar nova oportunidade no time titular do Flamengo\ LANCEPRESS!\

Mais uma chance no time titular do Flamengo, mais uma chance de se firmar. Com a lesão de Renato Augusto, Marcinho é nome praticamente certo no time que entrará em campo na primeira partida da final do Carioca, no próximo domingo, contra o Botafogo.

Embora apenas começando sua carreira na Gávea, o apoiador sabe o quanto é importante o título regional e o quanto ele pode ser decisivo para a sequência do ano rubro-negro.

- Ano passado o título carioca foi muito importante para o Flamengo e este ano não será diferente. Se conquistarmos o campeonato, isso será importante para nossa sequência no ano. Todos sabem da importância deste Estadual. Tudo será jogado nesta partida, os quatro meses do ano - afirmou.

O jogador também lembrou que vem seguidamente entrando bem na equipe de Joel Santana e que vai seguir buscando espaço no time titular do Flamengo.

- Venho jogando bem e fazendo gols, mas o mais importante é contribuir com a equipe. Venho trabalhando para quando tiver chance agarrar. Até porque em um grupo de qualidade como o do Flamengo não dá para desperdiçar as chances - explicou.

Joel tira pressão do primeiro jogo da final

Técnico rubro-negro discorda de que o Flamengo precisa decidir logo na primeira partida\ LANCEPRESS!\

O técnico Joel Santana discorda daqueles que acham que o Flamengo deve abrir logo boa vantagem sobre o Botafogo no primeiro jogo da final do Carioca por conta de sua viagem ao México. Segundo o treinador, a final tem 180 minutos e não será decidida antecipadamente.

- Já estão começando a criar uma situação de que, se não definirmos no primeiro jogo, ficará difícil. A decisão terá 180 minutos e não tem isso de que a primeira partida é decisiva - afirmou à Rádio Tupi.