Notícias

Clipp 26/janeiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Reforços viram quebra-cabeça para Joel no Fla

Técnico tenta evitar que time perca seu poder de marcação

Aos poucos, Joel começa a poder escalar os reforços do Flamengo. Agora, passa a ter uma certeza e uma dúvida. Ele sabe que o time ganhará qualidade técnica, mas teme perder o poder de marcação no meio-campo, principal característica do time em 2007. Para Joel, jogadores como Jônatas, que estreou contra o Cardoso Moreira, e Kléberson, prestes a ter condição de jogo, são mais técnicos, embora menos marcadores do que Jaílton e Cristian, por exemplo.

- O Flamengo aprendeu a marcar. Não quero perder isso. Antes, os times nos seguravam 20 minutos e exploravam nosso desespero. O time se abria. - disse Joel, que tem avisado que, caso o time perca o padrão, voltará ao esquema de antes.

Clube decide adiar estréia de Kléberson

Contra o Cardoso Moreira, Joel começou a preparar a estratégia que usará para reforçar sua defesa. Lançou, no fim do jogo, o zagueiro Rodrigo ao lado de Ronaldo Angelim e Fábio Luciano:

- Em alguns jogos da Libertadores, em especial fora, posso usar três zagueiros.

Joel quase teve que antecipar uma decisão em relação a Kléberson. Para o Flamengo, sua suspensão de quatro meses, imposta pela Fifa, terminaria hoje. Temendo que a CBF entenda que o prazo só conta após o registro do contrato, e não de sua assinatura, o clube pediu um parecer à entidade, que não respondeu. O diretor jurídico do clube, Michel Assef Filho, recomendou que Kléberson não fosse escalado. Ele deve estrear quarta-feira, contra o Macaé. Quanto a Gavilán, o clube enviou ao STJD pedido de conversão em cestas básicas dos 22 dias restantes de sua punição.

Panorama Esportivo

Manto em 3 estilos

O Flamengo lançará em maio sua nova camisa. Na verdade, são três os novos modelos da Nike. O tradicional terá listras em vermelho e preto mais finas e em maior número do que as atuais. Apesar do estilo retrô, a confecção usará o que há de mais moderno em tecnologia. Embora o lançamento não tenha data marcada, a festa está prevista para antes do Campeonato Brasileiro.

As mudanças do uniforme número um não param por aí. O do goleiro Bruno mudará de tom: sai a coloração verde-limão e entra o amarelo, usado por Raul Plasmann, nos anos 80. Exatamente como a camisa de goleiro atual, terá mangas curtas e exibirá uma estreita faixa negra no lado esquerdo, saindo da gola em direção à manga.

Já a segunda camisa, na qual predomina a cor branca, terá alterações pouco significativas.

Mas outra grande novidade ficará por conta do relançamento do uniforme número três, como aconteceu em 1995 - ano do centenário do Flamengo.

Na ocasião, a camisa era chamada de Papagaio de Vintém, remetendo à origem do futebol rubro-negro.

O desenho do modelo a ser lançado em maio é diferente do anterior, cujas cores vermelha e preta apareciam em quadrantes. Na nova camisa, as cores serão divididas horizontalmente. Não terá o "CRF" da camisa oficial e sim o escudo do remo, no qual aparecem dois remos e uma âncora.

Porém, foi difícil aprovar o uniforme número 3. Supersticiosos da diretoria temiam relembrar 1995, ano em que a "camisa do centenário" acabou chamada pelos adversários de "camisa do sem ter nada".

Em razão de o clube não ter triunfado em 1995, houve forte pressão interna para que o Flamengo desistisse de relançar um terceiro uniforme.

Fla entrega o ouro

Sem patrocínio e vivendo de ajuda de custo do Flamengo, a ginasta Jade Barbosa - a melhor atleta do Brasil em 2007 - pode se transferir para o Pinheiros.

O clube paulista ofereceu um contrato, algo que ela jamais teve. Ontem, o pai de Jade, César Barbosa, apresentou uma proposta ao Flamengo. Se não houver acordo, irá para São Paulo.

JORNAL DOS SPORTS

Ibson se defende das más atuações

Joel tem conversado muito com Ibson para entender a queda de rendimento

O apoiador Ibson foi um dos principais responsáveis pela grande recuperação que o Flamengo teve no Campeonato Brasileiro do ano passado. Mas nessa temporada o jogador ainda não apresentou tudo o que se espera dele. Criticado até pelo técnico Joel Santana, que tem conversado muito com ele nos últimos dias para tentar entender o baixo rendimento, o jogador explicou os motivos da sua queda.

“Quando cheguei no Flamengo, levei uns três jogos para poder render o esperado. Não quero usar isso como desculpa, mas também tem o problema da bola, que mudou. A do Carioca é bem pior do que a do Brasileiro. No primeiro jogo eu não fui bem e cheguei a ficar chateado com meus erros, no segundo, já melhorei, consegui desenvolver melhor meu trabalho e até fiz um gol”, disse Ibson.

Sobre o Duque de Caxias, adversário de amanhã, o apoiador mostrou conhecer bem as dificuldades que o time encontrará.

“O Duque de Caxias é uma equipe que surpreendeu o Fluminense, mas vacilou e acabou permitindo a virada. Todos que vêm enfrentar o Flamengo tentam mostrar trabalho. Eles querem provar que podem jogar um dia aqui também. Por isso temos que estar atentos. O importante é conseguir os três pontos. Na primeira partida não fomos bem, mas vencemos. Contra o Cardoso Moreira já fomos um pouco melhor e conseguimos um resultado mais largo. A cada dia estamos evoluindo mais e daqui a três jogos estaremos voando”, completou o apoiador.

Juan comemora a boa fase

Um dos destaques do Flamengo na goleada sobre o Cardoso Moreira, o lateral Juan, assim como no início da temporada passada, vem chamando a atenção pelo bom futebol apresentado.

Com boa visão de jogo e belos passes, ele deixou a humildade de lado e disse que teve uma atuação perfeita contra a equipe Norte Fluminense.

"Dessa vez não faltou nada. Fiz um gol e participei dos outros três. Tive uma excelente atuação e espero continuar melhorando. O Joel me dá liberdade para atacar, é uma das minhas funções em campo", disse o lateral.

Para ele, falta pouco para o Fla voltar a pegar o ritmo de jogo visto em 2007:

"Estamos encontrando novamente a forma de jogar. Com mais alguns jogos já estaremos no mesmo nível do ano passado", avisou.

Sobre o esperado duelo contra o Fluminense, o lateral foi enfático:

"As duas equipes estão vencendo e prometem fechar essa fase da Taça Guanabara com chave de ouro", completou.

Tardelli só no sábado de carnaval

Quem esperava ver o atacante Diego Tardelli desfilar seu futebol amanhã, no Maracanã, contra o Duque de Caxias, pela terceira rodada da Taça Guanabara, vai ter que aguardar até o sábado de carnaval, quando o Flamengo enfrenta o América.

O atacante, que está concentrado há oito dias, não foi liberado pela comissão técnica do clube para se apresentar em campo para a torcida. Segundo o preparador físico, Ronaldo Torres, ainda faltam alguns retoques para que o ele possa evoluir naturalmente nos jogos.

“No momento, o Tardelli ainda não tem condição de participar de um jogo inteiro e acho que nem de um tempo sequer. Vou iniciar uma espécie de pré-temporada com ele e na próxima quinta-feira vou entregá-lo ao Joel. Isso é necessário,  pois do contrário, lá na frente, ele pode ter problemas”, disse Ronaldo Torres à Rádio Brasil.

Enquanto Tardelli não for liberado, o técnico Joel Santana vai continuar escalando na comissão de frente do time rubro-negro o atacante Souza, que vem fazendo belas participações na equipe.

Sonho adiado

Apoiador Kleberson esperava estrear amanhã, mas, por precaução, clube veta sua escalação

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Úrsula Nery

Kleberson participou ontem do jogo-treino com a Castelo Branco, mas não poderá jogar amanhã

Um dia após a goleada por 4 a 1 sobre o Cardoso Moreira, a ansiedade tomava conta da comissão técnica e de um jogador em especial. O apoiador Kleberson estava na expectativa de estrear pelo Rubro-Negro amanhã, às 18h10min, contra o Duque de Caxias, no Maracanã, mas terá de esperar um pouco mais.

O campeão mundial em 2002 com a Seleção Brasileira, chegou ao clube em setembro do ano passado, mas como havia rompido o contrato unilateralmente com o Besiktas, da Turquia, o caso acabou indo parar na Fifa, que suspendeu o jogador por 120 dias - prazo que entraria em vigor quando ele assinasse com um novo clube.

Como Kleberson virou jogador do Flamengo no dia 26 de setembro de 2007, a expectativa da diretoria era que ele tivesse condições legais de estar em campo amanhã. Para isso, o advogado do clube, Michel Assef Filho, consultou ontem a CBF para saber se poderia escalá-lo. A resposta foi positiva, mas um obstáculo apareceu.

"A CBF liberou o atleta verbalmente, e disse que não haveria problema para ele atuar. Mas como não haveria tempo hábil para colocar isso no papel achei melhor aconselhar o clube a não colocá-lo em campo no domingo (amanhã)", explicou Michel Assef Filho.

Antes de saber da decisão do advogado, Kleberson se mostrava esperançoso em atuar amanhã.

"Minha expectativa é muito grande. Coloquei na cabeça que terei condições de jogar no domingo (amanhã) e estou trabalhando forte para isso. Se não der, tenho que manter o ritmo e esperar  a oportunidade de mostrar meu futebol. Quero sentir o gostinho de ter o apoio dessa torcida. Até agora só pude ver das arquibancadas, quero sentir isso no campo", desejou o apoiador.

Uma velha raposa do futebol, o técnico Joel Santana preferiu adotar a malandragem que já lhe é costumeira. Para não perder a confiança de quem fosse sair do time, ele declarou:

"Vamos esperar as coisas se concretizarem para não trazer problema para ele, para mim e para quem for sair. Precisamos esperar uma decisão jurídica. Ele está treinando bem e será útil este ano, mas não quero ficar mexendo na equipe", adiantou o treinador.

Com isso, o Flamengo deverá ir a campo com a mesma formação que começou o jogo contra o Cardoso Moreira: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Toró; Marcinho e Souza.

Flamengo em busca da quinta vitória no Nacional Masculino de Basquete

Jair Motta/JS

O ala Marcelinho é o destaque do Flamengo no Nacional de Basquete

O Flamengo entra em quadra neste domingo diante do Iguaçu, às 11h, no Ginásio Hélio Maurício, na Gávea em busca da quinta vitória seguida no Nacional Masculino de Basquete. O Rubro-Negro é líder isolado da competição, com dez pontos. O destaque do time, o ala Marcelinho Machado, espera um jogo com um ritmo muito forte.

“Enfrentamos o Iguaçu pelo Carioca duas vezes e já sabemos mais ou menos como eles jogam. Apesar de ser um time jovem, tem bons jogadores, e usa a velocidade como principal arma. Jogamos em casa, nosso adversário merece respeito, mas nosso foco é a vitória, o nosso objetivo é conseguir mais um bom resultado”, disse Marcelinho através de sua assessoria.

Após enfrentar o Iguaçu, o time do técnico Paulo Chupeta encara o Minas Tênis, no dia 8 de fevereiro.

O DIA

Flamengo: Mimos para o filho querido

Paizão, Joel dá conselhos a Íbson para tentar melhorar rendimento do apoiador

Janir Júnior

Rio - Definido como paizão pelo elenco rubro-negro, Joel Santana tem dado carinho especial a um de seus ‘filhos’. Ontem, assim como aconteceu durante a semana, o treinador conversou particularmente com Íbson. Em questão, as atuações abaixo da média do jogador, que foi criticado por Joel depois da estréia e, contra o Cardoso Moreira, numa autocrítica, reconheceu que não rendeu como no ano passado, quando foi considerado um dos destaques do time da Gávea.

Joel apontou um dos problemas que Íbson tem enfrentado. “Ele entendeu o que eu disse quando falei que ele nunca errara tantos passes como na estréia. Mas estamos tendo jogos onde o meio-campo fica muito congestionado. Para quem é jogador de criação, o grau de dificuldade aumenta”, analisou o técnico, que segue apostando no jogador.

“Sei da qualidade técnica e do caráter do Íbson. Ele é um grande jogador e vai melhorar”. Íbson reconheceu que ainda deve uma boa atuação: “Tive dificuldades nesses dois jogos, sei que posso render mais”.

Para o jogo de amanhã, contra o Duque de Caxias, às 18h10, no Maracanã, Joel adiantou que manterá o time, com Jônatas e Marcinho. Apesar de estar liberado, Diego Tardelli somente fará sua estréia pelo Rubro-Negro no dia 2, contra o América. O técnico voltou a cobrar atenção do time. “Não pode haver desinteresse. Os jogadores têm que comprovar que temos uma equipe competitiva”, disse.

Para Joel, a partida contra o Duque de Caxias será a mais difícil até agora. O treinador lembrou que o veterano Viola merece atenção especial. “Ele é um jogador experiente, um campeão mundial. Temos de ter muito cuidado, porque é aquele tipo de cara que bota a bola para dentro”, afirmou Joel.

Já nas arquibancadas, a torcida esquenta a rivalidade com o Vasco e lançou no último jogo uma música para provocar o Animal. “O Edmundo é um otário,voltou para o Vasco para obedecer ao vovô Romário’.

Joel avisa: Viola é o cara que "bota para dentro"

Rio - O técnico do Flamengo, Joel Santana, afirmou nesta sexta-feira que o time precisa ter cuidado e atenção com o veterano Viola no confronto deste domingo contra o Duque de Caxias, pela terceira rodada do Campeonato Carioca.

"É um jogador de área, um finalizador, aquele que bota para dentro. Não podemos esquecer que ele é um campeão mundial", disse o treinador, que já trabalhou com o atacante no Vasco.

Viola, 39 anos, marcou um gol na estréia contra o Fluminense e disse que comemorará com uma coreografia inspirada no Carnaval, caso marque contra o Flamengo no Maracanã. "O Carnaval está aí, e com certeza estou preparando uma comemoração".

Para Joel Santana, Viola é um jogador perigoso, mesmo no fim de carreira. "O futebol não é idade, é saúde. Quem sabe não esquece. Tem cara de 42 anos que está em forma. Tem uns de 18 que estão cheios de cupim', brincou.

GAZETA ESPORTIVA

Tardelli é descartado dos próximos jogos\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Contratado para reforçar o Flamengo nesta temporada, o atacante Diego Tardelli terá que esperar um pouco mais para entrar em campo com a camisa rubro-negra. Nesta sexta-feira, o preparador-físico Ronaldo Torres confirmou que o jogador precisará aprimorar a parte física antes de poder ser relacionado pelo técnico Joel Santana.\ Desta forma, Tardelli já está descartado das próximas duas partidas do Flamengo no Campeonato Carioca, contra Duque de Caxias (domingo) e Macaé (dia 30). A estréia pode ocorrer no sábado de carnaval, contra o América-RJ.\

“O Diego Tardelli se apresentou ao Flamengo com uma lesão no tornozelo e ficou sem treinar, apenas fazendo tratamento. Fizemos uma avaliação física ontem (quinta-feira) e ele não tem condições de atuar noventa minutos e, talvez, nem quarenta e cinco minutos. Ele precisa fazer uma pré-temporada, com todos os exercícios que os outros atletas fizeram. Vou entregá-lo ao Joel na próxima quinta”, afirmou Ronaldo, em entrevista à Rádio Brasil.

Se Tardelli terá que esperar para ser relacionado por Joel Santana, o zagueiro Rodrigo pôde estrear contra o Cardoso Moreira, na última quinta-feira, quando entrou no segundo tempo. Porém, Ronaldo Torres ressalvou que o defensor ainda não atingiu a forma física ideal. “O Rodrigo foi um atleta que chegou muito mal ao Flamengo, com percentual de gordura de 18%. Mas a dedicação dele foi muito grande e, hoje, ele está com 13%, quando o ideal normalmente é 12%”.

Quem merece elogios de Ronaldo Torres é o volante Kléberson, que está no Flamengo desde o segundo semestre de 2007, mas só poderá estrear no mês que vem, pois ainda cumpre uma punição imposta pela Fifa, diante de um problema que teve com seu ex-clube, o Besiktas, da Turquia. “Nunca vi alguém com a dedicação do Kléberson. Ele chegou no ano passado e fez todos os treinos com os outros atletas. Ninguém é campeão do mundo por acaso. Ele está pronto para jogar, está ansioso, e com certeza vai ajudar muito o Flamengo”, apostou Ronaldo.

Enquanto Ronaldo Torres se preocupa com a parte física, o técnico Joel Santana tenta ajeitar a sua equipe para os próximos compromissos do Flamengo no Carioca. O treinador se disse satisfeito com a atuação na goleada de 4 a 1 sobre o Cardoso Moreira, mas criticou a desatenção de seu time no gol marcado pelo adversário. “Com todo o respeito ao Cardoso Moreira, mas não podemos tomar um gol quando estamos vencendo por 2 a 0, e com um jogador a mais em campo. Ainda mais na situação em que ocorreu. De falta ou numa jogada de bola parada, tudo bem, mas não daquela forma”, afirmou Joel.

No domingo, o Flamengo vai em busca de sua terceira vitória no Campeonato Carioca. O time enfrentará o Duque de Caxias, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã. Neste sábado pela manhã, Joel comanda a única atividade com bola antes da partida. O treinador não deve mexer no time que iniciou o último jogo.

Fora das quatro linhas, a diretoria do Flamengo desmentiu que o goleiro Bruno esteja sendo negociado com o Milan, como foi especulado nos últimos dias, na Gávea. O jogador estaria nos planos do clube italiano para substituir Dida, a partir do meio do ano. Porém, na última quinta-feira, Bruno foi inscrito pelo Flamengo e estreou no Campeonato Carioca contra o Cardoso Moreira.

PELÉNET

Tardelli só poderá estrear pelo Fla na quinta rodada do Estadual

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo recebeu do São Paulo, nesta quinta-feira, a documentação referente à transferência de Diego Tardelli. Contudo, contrariando previsões iniciais, o atacante não fará sua estréia no jogo de domingo, diante do Duque de Caxias, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

Diego Tardelli ainda está sem condições físicas de fazer a primeira 1ª pelo Flamengo

Ainda fora do condicionamento ideal, Tardelli foi vetado pelo preparador físico rubro-negro, Ronaldo Torres, que estipulou novo prazo para o avante voltar a atuar: quinta-feira. Com isso, ele estará à disposição do técnico Joel Santana somente no duelo com o América, dia 2 de fevereiro.

"Ele chegou em uma condição não ideal, pois só teve uma semana de treinos no São Paulo e ainda estava com um problema no tornozelo. Até agora demos mais ênfase à parte muscular. No momento, ele não tem condição de participar de noventa e acho que nem de quarenta e cinco minutos de jogo", avaliou Ronaldo, em entrevista à Rádio Brasil.

"É necessário que ele faça uma pré-temporada. Não muito longa, mas tem de fazer todos os trabalhos físicos que os outros jogadores fizeram. Senão pode ter problemas no futuro. A partir de hoje (sexta-feira), o Diego começará esse trabalho. Dentro do meu planejamento, entrego ele ao Joel na quinta-feira que vem", acrescentou.

Ronaldo destacou ainda a evolução física de outros atletas recentemente contratados pelo Rubro-Negro: o zagueiro Rodrigo, o volante Jônatas e o meia Marcinho, estes dois últimos titulares na goleada por 4 a 1 sobre o Cardoso Moreira, nesta quinta, no Maracanã.

"O Rodrigo chegou aqui muito mal, com dezoito por cento de gordura no corpo e agora já está com treze. Perto do ideal que considero, que é de onze. O Marcinho e o Jônatas me surpreenderam no jogo de ontem (quinta-feira). Não esperava que eles rendessem tão bem", disse o preparador.

Flamengo não terá Kléberson na partida deste domingo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo decidiu não arriscar. Sendo assim, Kléberson está fora da partida deste domingo, contra o Duque de Caxias, às 18h10 (horário de Brasília), no Maracanã, pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

OUTRO REFORÇO FORA

O Flamengo recebeu do São Paulo, nesta quinta-feira, a documentação referente à transferência de Diego Tardelli. Contudo, contrariando previsões iniciais, o atacante não fará sua estréia no jogo de domingo, diante do Duque de Caxias, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

A situação de Kléberson é bem simples. Suspenso pela Fifa, após quebra de contrato com o Besikitas, da Turquia, o volante estaria à disposição a partir de 26 de janeiro. Porém, o departamento jurídico rubro-negro não recebeu qualquer documento oficial da CBF.

Aliás, a entidade máxima do futebol brasileiro deu apenas um "ok" verbal. Os dirigentes do Flamengo, então, acharam melhor deixar o jogador de fora desta partida.

Sendo assim, a tendência é de que o técnico Joel Santana conte com Kléberson somente para o duelo da próxima quarta-feira, dia 30 de janeiro, contra o Macaé, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Kléberson chegou ao Flamengo em setembro do ano passado, durante a disputa do Campeonato Brasileiro. O volante, mesmo um bom período longe dos gramados, possui um dos melhores condicionamentos físicos do grupo.

"O Kléberson treina como ninguém e está muito ansioso para atuar. É um excelente profissional. Caso contrário, jamais seria um atleta campeão do mundo com a Seleção Brasileira (2002)", elogiou o preparado físico rubro-negro Ronaldo Torres.

Flamengo tenta converter pena de Gavilán em serviços sociais

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Ainda sob suspensão de 120 dias imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o volante paraguaio Gavilán não tem condições de estrear pelo Flamengo. Por isso, nesta sexta-feira, dia em que o jogador cumpre seu 98º dia de "gancho", o vice-presidente jurídico rubro-negro, Michel Assef Filho, entrou com um pedido de conversão de pena para serviços sociais.

De acordo com nota divulgada no site do STJD, a solicitação será encaminhada para o presidente do Tribunal, Rubens Approbato Machado, que poderá ou não acatar.

"Aleguei no pedido que o jogador está com o intuito de se tornar um ídolo do Flamengo e que o estilo de jogo no sul, onde jogava, é diferente do estilo carioca. A marcação lá é mais dura e aqui no Flamengo, ele jogará de um modo mais brando", disse Michel Asseff Filho, em entrevista ao site Justicadesportiva.com.br.

Incurso no artigo 253 (agressão) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), Gavilán foi punido ainda nos tempos de Grêmio, após desferir um soco nas costas do meia Valdívia, do Palmeiras, em partida disputada dia 6 de outubro de 2007, no Palestra Itália, e válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, os alviverdes acabaram vencendo por 2 a 0.

Enquanto o paraguaio ainda estava sob contrato com o Grêmio, os advogados do Tricolor entraram com pedido de efeito suspensivo, mas acabaram derrotados por 4 votos a 2.

Joel alerta time do Flamengo sobre perigos de Viola

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Aos 39 anos, Viola ainda é capaz de tirar o sono de muito treinador experiente. Após o belo gol anotado na derrota por 3 a 2 do Duque de Caxias para o Fluminense, quarta-feira, o atacante deixou o tarimbado Joel Santana com uma "pulga atrás da orelha". Precavido, o treinador alertou a todos no Flamengo. E para isso usou de seu típico jeito "boleiro".

O Rubro-Negro encara o time da baixada no domingo, às 18h10 (de Brasília), pela terceira rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.

"Ele é um grande finalizador, campeão do mundo (1994) e toda atenção é pouca. Idade no futebol não quer dizer nada, tem jogador de 42 anos que exibe saúde e tem outros de 18 que estão todos ocos, cheios de cupim", salientou.

O veterano goleador é uma das atrações do Estadual, ao lado de nomes não menos expressivos como Edmundo e Romário, ambos no Vasco, e Válber, no América.

GLOBOESPORTE

Jade Barbosa pode deixar o Flamengo

Ginasta, que vive de ajuda de custo no clube carioca, tem proposta do Pinheiros-SP

GLOBOESPORTE.COM

Jade Barbosa está sem patrocínio

A ginasta Jade Barbosa, uma das maiores esperanças de medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim poderá deixar o Flamengo e ir para o Pinheiros, de São Paulo, do qual tem proposta para assinar contrato, algo que nunca teve. A melhor atleta brasileira em 2007 está sem patrocínio e vive atualmente apenas com uma ajuda de custo do clube rubro-negro, informa a coluna "Panorama Esportivo", do jornal "O Globo".

O pai de Jade, César Barbosa, apresentou uma proposta ao Flamengo nesta sexta-feira. Caso não haja acordo, o clube rubro-negro perderá sua jóia.

Fla busca 'gordura' contra o Caxias

Rubro-Negro tenta a terceira vitória consecutiva já visando à estréia na Taça Libertadores

Joel Santana vai tentar aumentar a 'gordurinha' do time neste domingo

A estréia passou, o segundo jogo também. E o Flamengo continua ileso no Campeonato Carioca. Com 100% de aproveitamento e na liderança do Grupo A, a equipe enfrenta o Duque de Caxias neste domingo, às 18h10m, no Maracanã. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, e o canal Premiere transmite a partida ao vivo para todo Rio de Janeiro.

A arrancada positiva estava nos planos da comissão técnica. Afinal, o objetivo é chegar à última rodada da Taça Guanabara, contra o Fluminense, com a classificação às semifinais garantida. E conseguir "gordurinha" em forma de vitória, neste momento, é essencial.

- O Joel conversou com a gente sobre isso, mas temos de vencer jogo a jogo. Não adianta pensar lá na frente sem vencer este jogo de domingo - diz o lateral-esquerdo Juan.

O Duque de Caxias estreou massacrando o América. Na rodada seguinte, abriu 2 a 0 no Fluminense, mas permitiu a virada. Depois de derrotar Boavista e Cardoso Moreira sem muita dificuldade, a expectativa é por uma partida mais complicada.

- Pelo o que eles fizeram nas primeiras rodadas, acho que será o nosso adversário mais difícil até o momento - afirma o volante Ibson.

Viola é o destaque do time de Caxias

O camisa 7, por sinal, não fez bons jogos no início deste Carioca. Mas ele conversou com o técnico Joel Santana e ouviu incentivos. Por outro lado, o atacante Souza iniciou o ano com média de um gol por jogo. Mas como nem tudo é perfeito, ele também recebeu dois cartões amarelos.

Sem poder contar com Kléberson, que ainda cumpre suspensão, Gavilán, Diego Tardelli e Renato Augusto, o técnico Joel vai manter o time da rodada anterior, com Jônatas e Marcinho no meio-campo.

Em quarto lugar na chave A, com três pontos, o Duque de Caxias tem como principal destaque o tetracampeão Viola. Mas o artilheiro da equipe é Edivaldo, com três gols. A equipe da Baixada Fluminense, que até então jamais havia jogado no Maracanã, vive uma situação inusitada e joga no estádio pela segunda vez em menos de quatro dias.

Serviço:

Ingressos: Arquibancada Verde/Amarela: R$ 30; Arquibancada Branca: R$ 40; Cadeira Especial: R$ 120; Cadeira Comum: R$ 20\ Onde comprar: Sede do Flamengo, na Gávea; sede do Botafogo, em General Severiano; sede do Fluminense, em Laranjeiras; bilheteria do Caio Martins, em Niterói; bilheteria 8 do Maracanã; bilheteria Norte do Engenhão\

Kléberson não joga neste domingo

Flamengo recebe autorização verbal da CBF, mas não acha suficiente e veta o jogador

Eduardo Peixoto

Kléberson só estréia na quarta rodada

Kléberson chegou a dar entrevista sobre a possibilidade de estrear domingo, contra o Duque de Caxias. Mas, no trajeto até sua casa, o jogador do Flamengo soube que estaria fora do confronto válido pela terceira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.

O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, recebeu da CBF o "ok" sobre o fim da suspensão de 120 dias do jogador. Porém, não achou suficiente.

- Queria algo por escrito, mas eles só podem fazer isso na segunda. Apesar de terem liberado o Kléberson verbalmente, achei melhor deixá-lo fora da partida - explica Assef Filho, por telefone.

Kléberson foi suspenso por quebra unilateral de contrato com o Besiktas, em 2007. Ele está na Gávea desde outubro do último ano, mas ainda não teve condições de jogo. A tendência é que ele entre em campo na quarta-feira, contra o Macaé.

Preparador breca estréia de Tardelli

Jogador só será liberado para Joel Santana no jogo contra o América, dia 2

Diego Tardelli só vai poder vestir a camisa rubro-negra no Carnaval

A estréia de Diego Tardelli no Flamengo será entre confetes e serpentinas. Mas a festa, não necessariamente, será pelo atacante. De acordo com o preparador físico do Rubro-Negro, Ronaldo Torres, o jogador só será liberado para jogar na partida contra o América, marcada para o sábado de Carnaval - dia 2 de fevereiro - no Engenhão.

Há oito dias na Gávea, Tardelli pretendia fazer a primeira partida neste domingo, contra o Duque de Caxias. Porém, ele acabou de se recuperar de um problema no tornozelo direito e está longe da melhor forma.

- No momento, ele não tem condição de participar de noventa e acho que nem de quarenta e cinco minutos de jogo. Vou iniciar uma espécie de pré-temporada com o Diego e na próxima quinta-feira o entrego ao Joel. Isso é necessário porque senão, lá na frente, ele pode ter problemas - diz o preparador físico do Fla, em entrevista à "Rádio Brasil".

Sem Tardelli, o técnico Joel Santana deve manter Souza como único atacante do Flamengo no jogo de domingo.

Joel aprova Jônatas e Marcinho

Comandante do Fla ressalta o espírito de luta demonstrado pelo meia na partida de quinta

Fred Huber

As duas novidades do time do Flamengo em relação ao jogo da estréia, Jônatas e Marcinho, foram aprovados pelo técnico Joel Santana na vitória contra o Cardoso Moreira por 4 a 1 (assista aos melhores momentos ao lado), quinta-feira, no Maracanã. Sobre o meia, o treinador elogiou o espírito coletivo do jogador ao auxiliar na marcação, sobre o volante, apesar do tempo inativo, Joel considerou que ele teve um bom rendimento.

- O Marcinho foi muito bem, tanto no ataque quanto na ajuda na hora de marcar. Ele já entendeu o que eu quero, se adaptou ao time. O Jônatas foi bem também, mas estava muito tempo parado. É um jogador aguerrido, de bom toque de bola, mas ainda falta um pouco para ele chegar naquele nível que a gente conhece - analisa.

Joel ainda tem alguns jogadores para testar na equipe. O zagueiro Rodrigo, por exemplo, já entrou no decorrer da partida desta quinta. Kléberson, Gavilán e Diego Tardelli são outras alternativas para o comandante rubro-negro analisar. Tardelli, por exemplo, foi regularizado e, dependendo da avaliação do preparador físico Ronaldo Torres, tem chance de ser relacionado para a partida de domingo, contra o Duque de Caxias. Joel, no entanto, deixa claro que, caso os contratados não correspondam, vai voltar ao esquema vencedor de 2007.

- Vamos colocando as peças aos poucos, e, se não de certo, vamos voltar ao que era antes - afirma

LANCE

Gavilán e Kleberson não jogam neste domingo

Fla ainda não poderá contar com os reforços. Respostas sobre situações de ambos só na segunda

Fred Gomes RIO

O diretor jurídico do Flamengo, Michel Asseff Filho, explicou o caso de Kleberson, adiantando que o volante não jogará contra o Duque de Caxias, neste domingo, no Maracanã:

– Ontem (quinta-feira), eu mandei um ofício à CBF, questionando a respeito do cumprimento da suspensão do Kleberson, imposta pela Fifa. Fiquei aguardando hoje (sexta-feira) por uma resposta, mas apenas na segunda-feira eles poderão fazê-la por escrito. Então, recomendei que ele não seja relacionado..

Quem também está fora da partida é o paraguaio Gavilán, suspenso por 120 dias pelo STJD em 2007, quando atuava pelo Grêmio,\ depois de uma agressão em Valdívia. O volante já cumpriu 98 dias e o Rubro-Negro tenta abrandar o restante da pena. No entanto, Asseff firma que esta redução não poderá ser feita antes do jogo contra o time da Baixada Fluminense.\

- Como foi registrado apenas ontem (quinta-feira) no Flamengo, só hoje pude fazer o pedido - de redução da pena - e este deve estar chegando nas maos do presidente do STJD hoje mesmo, ou até, no máximo, segunda-feira. Hoje (sexta-feira), ele está cumprindo seu 98º dia de suspensão. Estou pedindo que estes 22 dias restantes sejam convertidos no pagamento das cestas básicas. Apesar de tudo, ele também não joga - encerrou.

Juan vê atual Fla mais forte que o de 2007

Lateral-esquerdo diz que Rubro-Negro teve bela atuação contra o Cardoso

LANCEPRESS!

As duas vitórias do Flamengo no Campeonato Estadual, sobre Boavista e Cardoso Moreira, empolgaram o lateral-esquerdo Juan, que acredita que a equipe montada para a temporada de 2008 é superior à do ano passado.

- Teoricamente, o time de 2008 é melhor do que o do ano passado, mas só os resultados comprovarão. Chegou muita gente de qualidade, como Kleberson, Rodrigo e o Jônatas - comemora o camisa 6 da Gávea.

Em relação à goleada por 4 a 1 sobre o Cardoso Moreira, Juan, que marcou um dos gols, julgou a atuação rubro-negra como excelente:

- Não faltou nada, foi um excelente atuação, não só minha como do time também. Tomara que possamos manter isso de agora em diante.

Ibson vê um perigoso Duque de Caxias

Volante destacou a atuação dos caxienses contra o Fluminense

LANCEPRESS!

O jogo duro que o Duque de Caxias fez contra o Fluminense - o Tricolor venceu por 3 a 2, de virada - é alvo da preocupação de Ibson, volante do Flamengo. O jogador ainda agregou a falta de entrosamento a possíveis problemas que o Rubro-Negro possa ter no próximo domingo, quando encara o time da Baixada Fluminense.

- Precisamos ter cuidado, pois eles (Duque de Caxias) foram bem contra o Fluminense. O jogo é difícil, os reforços estão entrando e o entrosamento virá aos poucos. A tendência é melhorar com a seqüência de jogos - explicou.

A cautela pregada por Ibson, no entanto, não impede o jogador de fazer elogios aos triunfos conquistados pelo time contra Boavista (2 a 0) e Cardoso Moreira (4 a 1).

- Foram vitórias boas, mas ainda estamos tentando encontrar o melhor futebol. No segundo jogo, melhoramos, mas ainda falta alguma coisa - concluiu.

Joel deve contar com Tardelli na quinta rodada

Atacante deverá estar em forma na partida contra o América, no Engenhão

Tardelli só deverá estreiar no Flamengo na quinta rodada contra o América-RJ (Crédito: Paulo Sergio Guimarães)

LANCEPRESS!

O atacante Diego Tardelli fez apenas uma semana de pré-temporada no São Paulo, antes de ser contratado pelo Flamengo. Para garantir o jogador em forma, o preparador físico do clube, Ronaldo Torres, iniciará a programação com os trabalhos físicos do jogador nesta sexta feira.

- Talvez ele ainda não tenha condição de jogar nem 45 minutos de um jogo. É necessário que ele faça uma pré-temporada e todos o trabalhos que os outros jogadores já fizeram - afirmou à Rádio Brasil.

Ronaldo também adiantou que a partir de quinta-feira que vem, Tardelli estará à disposição do técnico Joel Santana e que não pretende queimar etapas.

- Temos um jogo na quarta, mas eu teria que excluir várias etapas do treinamento físico caso ele jogasse, e isso prejudicaria o atleta, que precisa realizar o trabalho que o grupo já fez - concluiu.