Notícias

Clipp 26/março

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Mulheres no comando de Fla x Friburguense

Trio será exclusivamente feminino. Juíza\ é estreante em jogos de Primeira Divisão\

O Flamengo tenta se aproximar ainda mais das semifinais da Taça Rio hoje, às 21h45m, quando enfrenta o Friburguense, no Maracanã. A grande atração do jogo será um fato inédito no Campeonato Estadual: um trio de arbitragem formado por mulheres.

Simone Xavier de Paula e Silva será a árbitra, auxiliada por Fernanda Lisboa e Lilian Fernandes. A quarta árbitra será Sulanir de Souza, e a observadora, Lúcia Azevedo. Para Simone, será um marco em sua carreira: ela nunca apitara um jogo de Primeira Divisão.

Libertadores: empate deixa o Fla na frente

Para a juíza, de 33 anos, estar entre mulheres ajuda. Concentração, controle e até a vaidade têm lugar na preparação:

- É um marco legal, mais um espaço ocupado pelas mulheres. Estou tentando focar no jogo, na oportunidade que ganhei, e tentando controlar a ansiedade - disse Simone, enquanto se preparava para fazer o cabelo. - Boa apresentação faz parte da preparação.

O técnico Joel Santana aprovou a novidade.

- Mulheres estão gabaritadas para apitar jogos. Acho maravilhoso. Encanta mais o ambiente - disse o treinador.

Na Gávea, a preocupação ontem era com o impacto que o indiciamento dos rubro-negros pode ter no time na fase decisiva do Estadual. O julgamento de Bruno, Jônatas, Toró e Obina deve ser a 2 de abril, na última semana da Taça Rio. Joel tentou evitar o tema, mas se mostrou incomodado:

- Tem coisas que gostaria de falar. Mas aqui, vírgula vira frase e frase vira livro. Já estive no tribunal e minha família sofreu. O futebol do Rio está muito rígido. Deixo por conta dos advogados.

Joel garante que também está agindo junto aos atletas.

- Toró não devia ter feito aquilo (o chute em Castillo). Mas não é marginal. Se um filho erra, não vou chicotear. Mas se insistirem no erro, tomo providências - disse.

O jogo contra o Friburguense pode inaugurar um novo comportamento. Souza lembra que, hoje, a TV obriga o jogador a ter cuidado, poia tudo é filmado.

Torcedores fizeram uma bandeira - em homenagem a Ibson - que só será estendida no Maracanã quando ele renovar contrato com o Flamengo.

Pela Libertadores, no Peru, Cienciano e Coronel Bolognesi empataram (0 a 0). O resultado beneficiou o Flamengo, que divide a liderança do grupo 4 com o Cienciano (sete pontos), mas perde a liderança no saldo de gols. O Nacional, do Uruguai, tem 6 pontos.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Cristian, Ibson, Toró e Renato Augusto; Marcinho e Souza. Friburguense: Adriano, Éverton, Cadão, Felipe Marques e Gílson; Elan, Cassiano, Vitor Hugo e Guido; Alex e Léo Andrade. Juíza: Simone Xavier de Paula e Silva.

TRANSMISSÃO: Rede Globo, Premiere e Rádios Globo e CBN

Basquete

Fla chega às semifinais da Liga Sul-Americana

Rubro-negro vence Sol de América por 108 a 76 e agora espera Boca Juniors ou Libertad

Claudio Nogueira

Mais do que confirmar sua ótima fase na temporada, com 20 vitórias nas últimas 20 partidas, a equipe masculina de basquete do Flamengo fez história ontem à noite, no ginásio do Tijuca Tênis Clube. Confirmando seu favoritismo, o time de Paulo Chupeta derrotou o Sol de América, do Paraguai, com facilidade, por 108 a 76, pela Liga Sul-Americana. O resultado garantiu o rubro-negro pela primeira vez nas semifinais da competição.

O cestinha do jogo foi o ala Duda, com 29 pontos. Após a vitória de ontem, o time carioca aguarda agora o vencedor do duelo argentino entre Boca Juniors e Libertad Sunchalles para conhecer seu adversário nas semifinais.

- Queremos mais ainda. Esse elenco foi formado para lutar pelo título. Fazer história é importante, mas só estaremos satisfeitos se formos campeões - disse Duda.

Sempre à frente no placar, o rubro-negro não teve problemas para abrir boa vantagem logo no primeiro quarto da partida. E dava espetáculo para a torcida, como numa enterrada de Coloneze, pouco antes de fechar a etapa com 28 a 14 no marcador.

No segundo, Paulo Chupeta fez mudanças, lançando Amiel, Wagner e Fernando. O time caiu, mas sem ser ameaçado. Com a volta de Duda, o domínio aumentou. No fim do primeiro tempo, 48 a 30.

O segundo tempo também foi todo do Flamengo. Faltando pouco mais de cinco minutos para o fim, a vantagem chegou a estar em 27 pontos, após dois lances livres de Hélio: 61 a 34. Paulo Chupeta pôde até se dar ao luxo de lançar o jovem Marcellus, recém-promovido dos juniores. E fechou o terceiro quarto com 74 a 51.

Na etapa decisiva, com a torcida em festa, o Flamengo apenas valorizou a posse de bola e garantiu sem problemas a inédita classificação.

Flamengo: Hélio (18), Duda (29), Marcelinho (13), Alírio e Coloneze (14). Entraram: Amiel (13), Wagner, Maicon (4), Fernando (12), Marcellus (5). Sol de América: Viveros (6), Paniagua (3), Ocampo (3), Orr (15) e Kiganya (28). Entraram: Ramoa (11), Lopez (10) e Vairoletto.

Baby, pivô de seleção, é operado em São Paulo

Em São Paulo, o pivô Rafael "Baby" Araújo, da seleção brasileira, foi submetido a uma artroscopia no joelho direito anteontem, no Hospital Israelita Albert Einstein. Segundo o chefe da equipe médica das seleções masculinas, Carlos Vicente Andreoli, o pivô deve voltar à quadra de quatro a seis semanas. Baby se lesionara em uma partida doo Spartak St. Petersburg, da Rússia, há três meses. Ele está cotado para jogar o Pré-Olímpico da Grécia, em julho.

Começa corrida contra o tempo

Diego Hypólito quer treinar em um mês

COM O JOELHO enfaixado, Diego Hypólito acena na saída do hospital onde, ontem, foi operado no Rio

Sanny Bertoldo

Longe dos exercícios no solo, Diego Hypólito começa hoje o processo de reabilitação do joelho direito, submetido, ontem, a uma cirurgia, no Rio. A artroscopia, realizada por causa de uma lesão no menisco medial, foi considerada um sucesso pelo ortopedista e coordenador médico do Comitê Olímpico Brasileiro, João Granjeiro, responsável pela cirurgia, e pelo médico do atleta, Robson de Bem. Diego foi operado de manhã e, ontem mesmo, deixou o hospital mancando, mas sem auxilio de muletas ou cadeira de rodas.

- Ainda estou com receio de andar, mas não estou sentindo dor, não. A artroscopia foi feita na hora certa. Se eu continuasse treinando, a lesão poderia se tornar grave. Agora, é começar a recuperação. Apesar de não ter sido uma cirurgia complicada, tenho que me cuidar e seguir toda a programação médica - disse o ginasta, que, em 2005, depois de passar por uma cirurgia por conta de uma fratura na tíbia da perna direita, desobedeceu orientações médicas e voltou a treinar antes do prazo, causando uma nova fissura no local. - Eu estou seguro e confiante. Treino há quatro anos para chegar bem nas Olimpíadas e um mês não vai atrapalhar, não.

Ginasta confia que\ estará 100% em Pequim\

Segundo Granjeiro, nas primeiras 24 horas Diego fará repouso da articulação, sem qualquer tipo de carga no joelho, e tratamento à base de gelo. Ainda esta semana, ele dará início ao trabalho de fisioterapia. Na próxima semana, o ginasta começará os exercícios de fortalecimento da musculatura, que aumentarão de intensidade até a quarta semana, quando ele poderá iniciar os movimentos específicos do esporte.

Normalmente, o tempo de recuperação em casos de artroscopia é de quatro a seis semanas; mas, para Robson de Bem, ele deve estar pronto para voltar ao treinamento normal no tempo mínimo previsto.

- Conhecendo o Diego como conheço há dez anos, acredito que ele não vai precisar mais do que um mês para estar recuperado. Ele tem uma capacidade de superação muito grande - afirmou o médico.

O ginasta foi acompanhado pelo pai, Walter, e pela mãe, Geni, o tempo todo. Segundo dona Geni, ele até ficou um pouco nervoso antes da cirurgia, mas, na hora de ir para a sala de operação, estava tranqüilo. Para o pai, o pior já passou:

- Foi um susto, mas tinha que ser feito. E ainda falta bastante tempo para as Olimpíadas de Pequim. Ele é muito forte, otimista, e já queria sair andando assim que voltou para o quarto. Por isso, não tenho dúvidas de que vai voltar a treinar logo.

Pega de surpresa com a notícia, a irmã, Daniele, que treina com a seleção feminina em Curitiba, não mostrou preocupação com a recuperação do irmão:

- Tenho certeza de que ele vai se recuperar muito rápido. Ele fez a cirurgia no tempo certo e, além disso, é um problema simples. Para Diego, trinta dias não são nada.

De qualquer forma, a cirurgia, que durou 1h20m, tira Diego da etapa da Copa do Mundo de Cottbus, na Alemanha, entre 11 e 13 de abril. Ele só deve voltar à competições na etapa de Moscou, na Rússia, em maio. Mesmo assim, o ginasta não demonstra abatimento. Concentrado nesta que será sua primeira participação olímpica, ele sabe que está muito próximo de fazer história, tornando-se o primeiro ginasta brasileiro a subir ao pódio nos Jogos Olímpicos. Bicampeão mundial, ele é favorito ao ouro no solo.

- Se eu não for campeão, não será porque não tive tempo. Peço às pessoas que fiquem tranqüilas e torçam por mim, pois tenho certeza de que tudo vai dar certo - disse ele mais uma vez, confiante de que estará 100% nas Olimpíadas de Pequim, em agosto.

JORNAL DOS SPORTS

Time dorme tarde para secar o Bolognesi

Os jogadores do Flamengo dormiram tarde, mas por um nobre motivo. Isso porque, Coronel Bolognesi e Cienciano se enfrentaram em Tacna, na madrugada de ontem para hoje. Os dois clubes estão no mesmo grupo dos rubro-negros na Copa Libertadores e uma vitória do Bolo poderia facilitar a classificação dos cariocas para às oitavas-de-final da competição.

"Não custará nada assistir a este jogo, até porque nossa partida é só amanhã (hoje) à noite. Vamos dar uma 'secada' neles e aproveitar para fazer uma análise dos adversários", explicou Souza.

Já o técnico Joel Santana tentou minimizar a importância da partida. Para ele, o Flamengo não pode ficar dependendo de outros resultados:

"Temos de nos preocupar em nos classificarmos pelos nossos próprios méritos. No Flamengo, tudo é difícil, principalmente quando se quer uma ajuda dos adversários", admitiu Joel.

Dúvida

Durante o treino recreativo de ontem, na Gávea, o atacante Diego Tardelli sofreu uma entorse no tornozelo direito. Ele será reavaliado hoje para saber se poderá ficar no banco contra o Friburguense.

Ibson, agora, é bandeira dos torcedores

Mesmo com a indefinição sobre sua permanência no Flamengo, ao término do contrato, em 30 de junho, Ibson recebeu uma homenagem da torcida do Flamengo. Alguns integrantes de uma facção organizada o presentearam ontem com uma bandeira com seu rosto estampado. Lisonjeado, ele não conseguiu conter a emoção. No entanto, a bandeira só irá para o Maracanã, quando o jogador fizer sua parte: renovar o vínculo com o clube.

"Vou tentar convencê-los de colocar a bandeira antes de assinar a renovação. O coração está triste por não ter resolvido ainda esta pendência, porém, feliz pelo reconhecimento. Mas sou mais bonito do que essa pintura", brincou o jogador, que negou também que o São Paulo estivesse interessado novamente em contratá-lo.

Depois de homenagear Ibson e o goleiro Bruno, os torcedores agora encerrarão a série das bandeiras de jogadores do atual elenco, com Souza.

"Me identifico muito com o Flamengo, sou torcedor do clube desde criança e procuro me entregar ao máximo em todos os jogos", disse ele, que aproveitou para ver o lado positivo pela escolha dos torcedores: "Isso é bom também para mostrar um lado bom do Souza, Eu mudei, não quero mais ser o vilão", afirmou.

Zico

O maior ídolo da história do Flamengo tornou-se avô. Nasceu na madrugada de ontem, Felipe, filho de Bruno Coimbra. O Galinho não pôde estar presente ao nascimento do neto por se encontrar na Turquia.

Adidas ameaça acordo com a Nike

Ainda não é oficial. Mas pela primeira vez, um dirigente do Flamengo admite que o relacionamento com a Nike, fornecedora de material esportivo do clube está, no mínimo, estremecido. Ontem, o vice-presidente Jurídico, Adalberto Ribeiro, confirmou que o clube busca a rescisão de seu contrato e que a empresa já foi notificada sobre o interesse de que o compromisso entre as partes seja encerrado.

“O Flamengo está querendo rescindir o contrato em face do descumprimento de algumas cláusulas”, explicou Adalberto Ribeiro. Entretanto, apesar da insatisfação, ele deixou no ar a possibilidade de uma reviravolta no caso. “Hoje a situação entre as duas partes é litigiosa, mas isso não impede que as partes retomem o diálogo”.

Também, ontem, em São Paulo, surgiu a notícia, veiculada pelo repórter Thales Calipo, do site Máquina do Esporte, de que a Adidas, fábrica alemã e grande adversária comercial da Nike, estaria interessada em se tornar a fornecedora do Flamengo e do Corinthians. E que já teria feito uma proposta formal aos dois clubes. O tempo de contrato e os valores, que poderiam ser até o dobro dos pagos atualmente pela empresa norte-americana, ainda são tratados em sigilo, assim como a aproximação, que não é confirmada por ninguém.

Apesar de adotar um discurso diplomático publicamente, o Flamengo está insatisfeito com diversos pontos do contrato e por isso não descarta a troca de parceiro. A Nike, por sua vez, informa que não comenta detalhes contratuais de seus patrocinados. Diz ainda ter um longo relacionamento com o clube e que quer mantê-lo.

Para se garantir na semifinal

Joel Santana manda a campo hoje o que o Fla tem de melhor contra o Friburguense, no Maracanã

Diego Marrul e Thiago Bokel

Fotos de Nina Lima

Ibson, Souza e Léo Moura comemoram o gol na pelada que serviu de apronto para o jogo de hoje

Com o objetivo de garantir antecipadamente a classificação para as semifinais da Taça Rio, o Flamengo terá dois jogos importantes pela frente. O primeiro será hoje, às 21h45min, contra o Friburguense, no Maracanã, e o segundo contra o Madureira, no sábado. Mesmo já assegurado na final do Campeonato Carioca, por ter conquistado a Taça Guanabara, a intenção de todos no clube é ganhar o segundo turno para evitar as duas partidas da final.

Isso porque, estes jogos seriam intercalados com os das oitavas-de-final da Copa Libertadores. Para evitar esse desgaste, o técnico Joel Santana não quer saber de poupar jogadores. Ontem, após o treino, na Gávea, ele confirmou que colocará o que tem de melhor em campo esta noite, inclusive com Fábio Luciano e Ronaldo Angelim, que desfalcaram a equipe na vitória sobre a Cabofriense. A outra alteração é a entrada de Toró no lugar de Kleberson, suspenso. O jogador aliás, tem passado por dias difíceis e, por isso, vem ganhando uma atenção especial do treinador.

"Estão tentando transformar o Toró em um marginal, coisa que não é verdade. É um rapaz íntegro, mas que errou e pagará por isso se for necessário. Minha função aqui é dar conselhos. Não passo a mão na cabeça de ninguém, apenas mostro o caminho sobre o que é certo", explicou Joel, que fez questão de elogiar o adversário de hoje. "Será um jogo complicado. O Friburguense dificultou muito a partida contra o Fluminense e só ficou atrás no placar após ter um jogador expulso. Mesmo perdendo para o Caxias na última partida, eles tiveram o melhor jogador em campo e desperdiçaram uma penalidade", enalteceu.

Outro destaque do jogo será o trio de arbitragem, composto somente por mulheres. Para fugir da polêmica, Joel saiu com a seguinte frase: "Isso não me preocupa, é até melhor, dá um brilho maior ao espetáculo", brincou.

Pelo lado do Friburguense, a única alteração em relação à equipe derrotada pelo Duque de Caxias será a entrada do zagueiro Felipe Marques,  no lugar do suspenso Thiago Messias.

Flamengo: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e JuanCristian, Íbson, Toró e Renato Augusto;Marcinho e Souza\ Técnico: Joel Santana\

Friburguense: Adriano, Éverton, Cadão, F. Marcos e Gílson; Elan, Carrano, Victor Hugo e C. Alberto; Alex e Léo Andrade\ Técnico: Cleimar Rocha\

Local: Maracanã\ Horário: 21h45m\ Árbitro: Simone Xavier de Paula e Silva\ Auxiliares: Fernanda Lisboa da Silva e Lilan daSilva Fernandes\ Observadora:  Lúcia de Fátima Azevedo\

Operação de Diego Hypólito é realizada com sucesso

Foto Divulgação

Diego Hypólito deve voltar em breve as grandes competições

O ginasta Diego Hypólito passou por uma operação por causa de uma lesão no menisco medial do joelho direito no hospital Copa D´Or, no Rio de Janeiro e deverá sair ainda ontem por volta das 18 horas, segundo comunicou o ortopedista João Granjeiro logo após a cirurgia. O coordenador médico do Comitê Olímpico Brasileiro acredita em uma rápida recuperação do atleta para a Olimpíada de Pequim, em agosto.

“Há duas semanas, o Diego estava com dificuldades de treinar o que costuma fazer diariamente. Após constatada a lesão posterior no menisco medial do joelho direito, ficou decidido que ele fosse submetido a uma artroscopia. Fiquei muito satisfeito com a cirurgia e posso afirmar que ele voltará a treinar em breve. O importante é que nessas primeiras 24 horas, o atleta faça repouso da articulação, tratamento a base de gelo e poupe qualquer tipo de carga no joelho. Esta semana ainda ele já dará início ao trabalho de fisioterapia e a previsão é de que em quatro semanas ele volte aos treinamentos”, declarou o médico João Granjeiro.

A recuperação de Diego, que manterá os exercícios nos músculos dos membros superiores enquanto estiver debilitado, provavelmente durará cerca de quatro semanas para poder ficar em condições físicas para a disputa dos Jogos Olímpicos.

O médico-chefe da delegação do país em Atenas-2004, Granjeiro, recomenda que Hypólito fique de repouso absoluto no joelho em 48 horas.

Mengão na semifinal

Flamengo vence o Sol de América e agora pega Boca Juniors ou Libertad na Liga Sul-Americana

Pedro Ivo Almeida

Foto Úrsula Nery

O pivô Coloneze enterra com vontade e marca mais dois pontos para o Flamengo na grande vitória

O Flamengo comprovou a sua grande campanha na temporada e não teve dificuldades para vencer ontem por  108 a 76 (48 a 30) o Sol de América, do Paraguai, e se garantir nas semifinais da Liga Sul-Americana de Basquete. Com o resultado, o Rubro-Negro enfrentará na próxima fase o vencedor do confronto Boca Juniors x Libertad Sunchales, ambos da Argentina. Agora, o Flamengo soma 20 jogos invictos, sendo 15 no Nacional e cinco na Liga Sul-Americana.

Com uma grande atuação no primeiro quarto, o Flamengo desmontou toda a estratégia dos paraguaios. O pivô Coloneze comandou com belas infiltrações e assistências para os companheiros. A velocidade de Duda e a precisão de Marcelinho fizeram a diferença chegar logo a nove pontos (18 a 9). Depois, em duas roubadas de bola seguidas, o Rubro-Negro consolidou a sua superioridade e abriu 16 pontos (28 a 12), com direito a enterrada de Coloneze. O Sol de América não tinha entrosamento e seus jogadores cometiam muitos erros primários, como violações e andada.

No segundo quarto, o Sol de América apertou a marcação e esboçou uma reação. O Flamengo, pela primeira vez, se assustou e passou a precipitar os ataques. Mas, aos poucos, o estrategista técnico Paulo Chupeta foi revezando os jogadores e a equipe carioca retomou o domínio da partida. Duda, com bolas de três pontos e uma enterrada acrobática, ajudou a vantagem a 21 pontos (48 a 27). Os roubos de bola foram a grande diferença: 11 para os brasileiros,contra duas dos paraguaios.

"Demos uma caída mesmo. Mas é normal. O importante é recuperar rápido o ritmo", disse Duda, que foi o destaque individual do Flamengo no primeiro tempo.

Disposto a liquidar o jogo, o Flamengo apertou a marcação e encaixou a sua grande arma: o contra-ataque. O ala cubano Amiel acelerou ainda mais o ritmo e a vitória estava praticamente assegurada no terceiro quarto: 74 a 51.

No último quarto, o Flamengo apenas manteve o seu domínio e aproveitou o desespero do Sol de América para garantir uma vitória com folga. “Independente de quem for o nosso adversário na próxima fase, o Flamengo tem que entrar forte e com essa mesma determinação. Temos que jogar sempre forte para conquistar as vitórias”, disse Marcelinho, o craque do Flamengo.

O DIA

Fla toma cuidado com câmeras espalhadas no Maracanã

Martha Esteves

Rio - São muitas as orientações que o técnico Joel Santana vai dar na preleção antes do jogo contra o Friburguense, às 21h45, no Maracanã. A mais óbvia é vencer a qualquer custo para dar um passo importante rumo à semifinal da Taça Rio. Outro conselho, em tempos de Big Brother, com várias câmeras espalhadas pelo estádio, é evitar faltas, empurrões, cotoveladas ou qualquer ação mais agressiva.

Tudo para fugir de confusão e dos DVD’s que chegam às mãos do procurador André Valentin, que têm gerado denúncias. Jônatas, Toró, Obina e o goleiro Bruno serão julgados na semana que vem, e correm o risco de pegar suspensão de 120 a 540 dias. Irritado, Joel Santana tentou evitar polêmica.

“O futebol carioca tá muito rígido. A gente faz tudo o que manda o figurino, investe em bons jogadores, treina, concentra, joga, e acontece isso. Nem quero falar muito para não sobrar pra mim. Só quero conseguir pontos dentro de campo”, desabafou o treinador.

O atacante Souza, que se cansou da fama de brigão, comemorou o fato de não ter enfrentado o Botafogo, dia 16. Hoje, ele diz que respira fundo e conta até 10 para não fazer besteira, mas admite que poderia ter se envolvido em alguma confusão no clássico.

“Cansei de ser vilão, mas, de sangue quente, a gente acaba se complicando. E mesmo querendo ajudar, as coisas só pioram. Peguei um gancho de cinco jogos no Brasileirão do ano passado e aprendi a lição. Conversei com os quatro e pedi calma a todos”, conta.

O conselho do volante Cristian é outro: cuidado com as lentes. E acrescenta: ‘melhor não tentar dar uma de malandro e fazer falta sem o árbitro ver’.

“Se o juiz estiver longe da jogada, uma imagem de tevê pode pegar o lance. Fica tudo gravado e a gente precisa ter ainda mais cuidado agora por causa disso”, orienta.

Joel não quer brigas, foge de polêmicas e torce para ninguém seja punido. Mas não abre mão de uma vitória convincente sobre o Friburguense. “Depois a gente pensa no resto”.

Coronel Bolognesi e Cienciano empatam na Libertadores

Lima - O Coronel Bolognesi e o Cienciano, ambos do Peru, não saíram de um empate hoje por 0 a 0, em partida do grupo 4 da Libertadores, o mesmo do Flamengo.

Com o resultado, o Cienciano lidera o grupo, com sete pontos em quatro jogos, a mesma pontuação do Flamengo, que ocupa a vice-liderança em função dos critérios de desempate.

Já o Coronel Bolognesi segura a lanterna do grupo, com apenas dois pontos em quatro partidas.

Na próxima rodada, o Coronel Bolognesi enfrenta o Nacional no Uruguai, na quinta-feira da próxima semana.

Já o Cienciano recebe o Flamengo, no dia 9 de abril, em duelo que vale a liderança do grupo.

Com informações da EFE

Joel defende Toró: ‘Ele não é marginal’

Rio - O técnico Joel Santana não esconde que usa e abusa do estilo paizão. Ontem, mais uma vez, saiu em defesa do apoiador Toró, vítima de uma chuva de críticas por seu comportamento agressivo em campo. O apoiador revelou que enfrenta problemas particulares e não quer mais tocar no assunto.

Irritado, Joel pediu uma trégua ao jogador, e disse que, apesar do estilo ‘paizão’, sabe reconhecer os erros e chamar a atenção dos jogadores na hora certa.

“O Toró é um bom menino. Não é marginal para ser tratado assim! O rapaz errou, pode ser punido, mas temos de ir devagar. Quando os rapazes erram, eu não passo a mão na cabeça, não! Mas também não vou dar chicotada em ninguém”.

Longe da polêmica, o apoiador Íbson pensa apenas em ajudar o time enquanto ainda tem contrato com o clube (até dia 30 de junho). Ontem, ele ganhou bandeira com seu rosto de uma torcida organizada. Mas a novidade só irá para a arquibancada se o jogador renovar seu contrato.

O apoiador disse que ‘está com o coração triste’, porque sabe que as negociações com o Porto, clube de Portugal, são muito complicadas.

“Eu gostaria que a torcida tremulasse essa bandeira antes de eu renovar. Queria resolver logo essa situação porque vivo muito ansioso com tudo isso”.

Nasce o primeiro neto de Zico

Rio - O eterno ídolo da Nação Rubro Negra agora é avô. Nasceu Felipe, filho de Bruno Coimbra e neto de Zico. O Galinho de Quintino ainda não conhece o mais novo membro da família, já que está fora do país, treinando o Fenerbahce, da Turquia.

Bruno Coimbra é o filho do meio de Zico e já teve um grupo de pagode chamado Só no Sapatinho.

Danúbia, esposa de Bruno, deu à luz na madrugada desta terça-feira, no hospital Barra Dor, na Barra da Tijuca, no Rio. O avô coruja escutou o primeiro chorô do neto por telefone, de Istambul.

Simone já levou cantada em jogo e arma na cara

Vaidosa, árbitra não tem medo de pressão e revela que jamais posaria nua: ‘Sou evangélica’

Rodrigo Lima

Rio - O batom e a maquiagem já estão prontos e esperando no vestiário do Maracanã. O apito também. O sexo frágil vai driblar o machismo hoje novamente quando a professora de Educação Física Simone Xavier de Paula e Silva, de 33 anos, assumir arbitragem da partida entre Flamengo e Friburguense, pela Taça Rio.

Será a primeira vez na história que um trio de mulheres vai comandar uma partida do time rubro-negro, já que Simone terá o apoio de Fernanda Lisboa e Lilian Fernandes Bruno como auxiliares.

As arbitragens femininas estão cada vez mais na moda, mas continuam sob o olhar desconfiado dos marmanjos. Porém, Simone, que também é filha de militar e tenente do Exército, afirma não ter medo de cara feia. “Já apitei jogo em várzea na Baixada Fluminense e até em favelas. Puxaram até arma para mim e tentaram me agredir. Não posso ter medo de nada”, conta a ex-fundista. “Isso me ajuda na preparação física”, diz.

Simone admite que estar nervosa e ansiosa pela sua primeira arbitragem da divisão principal do Estadual. “É uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que um jogo desse pode me projetar, também posso ganhar uma ‘geladeira’ e ficar afastada se fizer algo errado”, ressalta a árbitra, lembrando da bandeirinha Ana Paula Oliveira, que levou um gancho da CBF e da Federação Paulista por cometer erros e só voltou no fim de semana passado a atuar em jogos da elite paulista.

A comparação com a bandeirinha mais famosa do país é inevitável, mas Simone, que também admite ter levado várias cantadas e recusado jantares durante a carreira, revela: “Jamais posaria nua. Sou evangélica e não compartilho desse tipo de trabalho. Até porque isso prejudicou a imagem dela”, conta a juíza, elogiando o desempenho de Ana Paula em campo. “Ela abriu portas para todas nós. Mas ainda sofro com preconceito dos próprios companheiros de apito”.

Vaidosa, durante a reportagem o celular não parou de tocar. Era sua cabeleireira preparando um novo visual para hoje. “Preciso arrasar também na telinha”, brinca a árbitra, que não dispensa também a maquiagem e o batom e sonha em chegar ao quadro da Fifa. “Chegou a vez de uma mulher apitar uma partida de Copa do Mundo”.

Primeira árbitra mulher foi em 2005

Rio - Apesar da estréia feminina no apito de um jogo do Flamengo, não é a primeira vez que uma mulher comanda um jogo do Estadual. Em fevereiro de 2005, a professora de Educação Física Marta Vasconcelos, de 35 anos, apitou o jogo entre Botafogo e Volta Redonda pela Taça Guanabara. A juíza teve uma atuação incontestável na vitória do Alvinegro por 2 a 1, que classificou o Botafogo para as finais da Taça GB.

Ontem, Simone Xavier de Paula e Silva ganhou o apoio dos rubro-negros. “Não tenho nada contra arbitragem feminina. Acho válida a experiência. Desejo sorte a ela”, disse o técnico Joel Santana.

Já Leonardo Moura afirmou que será melhor ter uma mulher no apito. “O jogo fica mais tranqüilo, pois ninguém reclama acintosamente, gritando com o árbitro”, ressaltou o lateral, tendo o apoio de Cristian. “As mulheres já mandam em tudo, porque não no futebol?”, indagou.

25/3/2008 16:38:00

Flamengo irá à Justiça contra a Nike

Rio - O que antes era rumor, virou fato: O Flamengo está disposto a rescindir o contrato com a Nike, sua fornecedora de material esportivo e patrocinadora do clube. O Rubro-Negro alega quebra de contrato por parte da empresa, que apresentou problemas no fornecimento ao clube, inclusive de camisas do Flamengo para venda nas lojas. Informações dão conta de que o Flamengo estaria com propostas de outras duas empresas de material esportivo em mãos com valores bem superiores ao pago pela Nike. No entanto, o atual contrato determina que o clube rubro-negro só possa fazer negociações com outras empresas apenas quando o contrato estiver a três meses do fim, o que só acontecerá em março de 2009. Para se livrar do compromisso com a empresa, o Flamengo irá a Justiça.

O vice-jurídico da Gávea, dr. Adalberto Ribeiro, explicou a situação:

"O Flamengo está com a pretensão de ter esse contrato rescindido, por isso o clube tomou a providência de fazer uma notificação à Nike alegando o descumprimento do contrato, houve aspectos contratuais não cumpridos. Houve atraso da entrega de material, que levou até o time de basquete, em uma certa ocasião, a jogar com outro uniforme", declarou em entrevista à Rádio Brasil.

O advogado revelou que, pelo fato de a Nike não se mostrar muito disposta a resolver os problemas, o Flamengo entrará na justiça privada,  procedimento previsto em contrato:

"Não vejo má vontade nem boa vontade da Nike em resolver o caso. O Flamengo fez uma notificação, mas a Nike respondeu dizendo que o contrato foi cumprido. Diante desse conflito, não vai haver solução a não ser acionar a justiça. No caso desse contrato, não se pode ir para uma justiça pública, mas é possível ir para um tribunal arbitral, justiça privada, que é o que vamos fazer", explicou.

Ribeiro preferiu não estipular um prazo para que o imbróglio seja resolvido:

"Em tese, a arbitragem é bem mais rápida que a justiça pública convencional, mas é dificil estimar um prazo. É uma questão complexa. Não acredito que haja um desfecho num prazo curto. Acho que alguns meses, pelo menos, vão ser necessários para que o tribunal se instale e venha tomar uma decisão a respeito dessa matéria" informou.

No entanto, o advogado ainda não descarta um possível acordo com a empresa:

"Hoje, há uma relação litigiosa, um conflito instaurado. Mas isso não impede que, no curso do processo que está já em andamento, as partes retomem diálogo e que resulte disso um novo contrato", opinou.

Ao ser perguntado sobre o valor da multa recisória que o Flamengo seria obrigado a pagar por quebra de contrato, Ribeiro não soube informar o valor, mas ressaltou que o clube não terá de pagá-la:

"De fato, a multa é elevada, mas eu não sei responder assim, de pronto, porque tem que fazer um cálculo. A multa varia de acordo com o período de contrato: o valor vai se reduzindo de acordo com o tempo de contrato cumprido. Mas se é que teria multa, isso é discútivel. Teria multa se o Flamengo quisesse quebrar pura e simplesmente o contrato, o que não é o caso. O Flamengo tá querendo rescindir o contrato com base no descumprimento do mesmo pela Nike", encerrou.

GAZETA ESPORTIVA

Diego é operado e deve ter alta no início da noite

Rio de Janeiro (RJ) - Submetido a uma artroscopia no joelho direito nesta manhã, o ginasta brasileiro Diego Hypólito tem previsão de alta ainda para esta terça-feira. Ele deve sair do Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, por volta das 18 horas (de Brasília).\ A intervenção no atleta foi realizada por conta de uma leve ruptura no menisco medial, que lhe causava dores e o impedia de treinar normalmente. O menisco funciona no joelho como uma espécie de amortecedor.\

De acordo com o médico João Granjeiro, membro do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a cirurgia em si durou 80 minutos. Considerando-se o tempo dos procedimentos pré e pós-operatório, como anestesia e reanimação, a intervenção durou cerca de duas horas e foi bem-sucedida.

Nas primeiras 48 horas após a cirurgia, Diego precisará de uma bengala para se movimentar, pois não pode fazer qualquer peso sobre o joelho direito. Após esse período, o atleta iniciará a fisioterapia.

Dentro de quatro semanas, o ginasta ele deve estar plenamente apto para retomar seus treinamentos visando a participação nas Olimpíadas da China. O bicampeão mundial da prova do solo, porém, não poderá competir na etapa de Cottbus (Alemanha) da Copa do Mundo de Ginástica, entre 11 e 13 de abril. Seria a primeira competição do atleta em 2008.

Como prevenção, todo o joelho de Diego foi analisado na mesa de cirurgia e nenhum outro problema foi encontrado. “O joelho do Diego está ótimo, íntegro, apesar de sua forte carga de treinamento”, garantiu Granjeiro, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, que participou das Olimpíadas da Rússia.

“Há duas semanas, o Diego estava com dificuldades de treinar o que costuma fazer diariamente. Após constatada a lesão posterior no menisco medial do joelho direito, ficou decidido que ele fosse submetido a uma artroscopia. Fiquei muito satisfeito com a cirurgia e posso afirmar que ele voltará a treinar em breve. O importante é que nessas primeiras 24 horas, o atleta faça repouso da articulação, tratamento a base de gelo e poupe qualquer tipo de carga no joelho. Esta semana ainda ele já dará início ao trabalho de fisioterapia”, emendou o médico.

Após a cirurgia, ainda no hall do andar vip onde Diego está internado, Granjeiro telefonou para o presidente do Conitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, tranquilizando-o quanto à cirurgia e as possibilidades de recuperação completa do ginasta, que está acompanhado pela família.

Flamengo pega Friburguense para se aproximar da semifinal\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - No segundo de seu terceiro duelo seguido contra um clube pequeno, o Flamengo encara o Friburguense nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), pela sexta rodada da Taça Rio. Após bater a Cabofriense no última final de semana, o Rubro-negro espera por mais um resultado positivo para se aproximar da classificação para as semifinais do segundo turno, o que pode se confirmar no sábado, diante do Madureira.\ Os flamenguistas têm 12 pontos e estão na segunda colocação do grupo A, enquanto o time de Friburgo soma sete pontos e ainda sonha com uma das vagas no grupo B. “Será um jogo importantíssimo para o Flamengo, pois se vencermos ficaremos muito perto da classificação. Sabemos que é uma motivação diferente dos jogos da Libertadores, mas temos que entrar sempre com tudo quando vestimos esta camisa”, afirmou o meia-atacante Marcinho.\

Assim como aconteceu em seu último compromisso, o Flamengo deve novamente explorar a força de seus laterais. Na vitória por 2 a 0 sobre a Cabofriense, o ala esquerda Juan iniciou a jogada dos dois gols rubro-negros.

“Estou muito contente de poder ajudar o Flamengo. Venho tendo boas atuações desde o ano passado, e espero crescer cada vez mais. Procuro me dedicar ao máximo nos treinamentos para chegar bem fisicamente e tecnicamente na hora do jogo”, comentou o lateral rubro-negro.

Poupados no último final de semana, os zagueiros Fábio Luciano e Ronaldo Angelim estão de volta ao time rubro-negro, que terá apenas um desfalque: com três cartões amarelos, o meia Kléberson dará lugar a Toró, que ganha mais uma chance de tentar provar que não é um jogador violento, apesar dos recentes casos envolvendo o jogador.

“Parece que esqueceram tudo de bom que já fiz por aqui, os títulos que ganhei. Mas não vou questionar ninguém. Vou trabalhar para dar a volta por cima, como sempre fiz”, afirmou o meia que, no início da semana fora defendido por Joel Santana.

Reservas, o volante Jônatas e o atacante Obina cumpriram suspensão e ficarão no banco nesta quarta, já que ainda não foram julgados pela expulsão contra o Botafogo, o que só deve acontecer no dia 2 de abril.

No lado do Friburguense, o técnico Cleimar Carvalho pediu que o time esquecesse a derrota para o Duque de Caxias, no último domingo. O treinador esperar surpreender o Flamengo nesta quarta para tentar aproximar sua equipe de uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro.

“A derrota para o Duque de Caxias não estava nos nossos planos, mas temos que levantar a cabeça e buscar a recuperação nestes jogos que nos restam”, afirmou Cleimar, que não tem nenhum jogador suspenso para esta quarta.

Uma das novidades no jogo será o trio de arbitragem feminino sorteado para o confronto. Simone Xavier de Paula e Silva apitará a partida, tendo como assistentes Fernanda Lisboa da Silva e Lilian da Silva Fernandes.

Flamengo confirma interesse em mudar de fornecedor\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Um dia depois de lançar um terceiro uniforme, o Flamengo confirmou que está buscando a rescisão de seu contrato com a Nike. Vice-presidente jurídico rubro-negro, Adalberto Ribeiro, afirmou que a empresa já foi notificada sobre o interesse de que o compromisso entre as partes seja encerrado.\ “O Flamengo está querendo rescindir o contrato em face do descumprimento de algumas cláusulas previstas no contrato”, afirmou Adalberto, nesta terça-feira, em entrevista à Rádio Brasil.\

Apesar da insatisfação, o dirigente deixou no ar a possibilidade de uma reviravolta no caso. “Hoje a situação entre as duas partes é litigiosa, mas isso não impede que as partes retomem o diálogo”.

Nos bastidores, a informação é de que o Flamengo recebeu propostas mais vantajosas de outras duas fornecedoras de material esportivo: Adidas e Puma.

PELÉNET

Contrato da Nike com o Fla pode ser rompido nos próximos meses

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O compromisso entre Flamengo e Nike parece estar com os dias contados. Pelo menos é o que assegura o vice-presidente jurídico do clube, Adalberto Ribeiro. O Rubro-Negro ainda tem um ano de contrato com a empresa de material esportivo.

Jogadores do Fla apresentaram o terceiro uniforme na Lagoa Rodrigo de Freitas, 2ª

"Temos um contrato com a empresa até 30 de junho de 2009. O Flamengo está com a pretensão de ter o seu contrato rescindido antes deste prazo", disse Ribeiro, que explicou o principal motivo do rompimento unilateral do compromisso.

"Vamos fazer isso, pois tivemos cláusulas contratuais que não foram cumpridas. Um exemplo aconteceu com relação a entrega de material esportivo. O time de basquete, por exemplo, já teve de jogar com outro uniforme", afirmou o dirigente.

Um sinal de que vínculo pode estar chegando ao fim é que, na segunda-feira, durante a festa de lançamento do terceiro uniforme do time de futebol do clube, a logomarca da empresa de material esportivo não foi vista na divulgação do evento. Mesmo assim, Adalberto disse que existe uma remota possibilidade das duas partes chegarem a um acordo.

"Há um conflito instaurado entre Flamengo e Nike, mas isso não impede que as partes retornem o diálogo. Nosso clube fez uma notificação dizendo que o contrato não foi cumprido e a empresa retrucou dizendo que fez a sua parte", afirmou o vice-jurídico, em entrevista à Rádio Brasil.

Caso as duas partes não cheguem a um consenso, a solução pode vir no Tribunal Esportivo. Porém, existe uma multa muito alta estipulada se o contrato for rompido.

Se for concretizada a rescisão contratual, duas empresas têm chances de chegar a um acordo com o Flamengo: a Adidas e a Olympikus. A primeira, inclusive, já teve conversas com a diretoria rubra-negra e com o Corinthians, que também está insatisfeita com a Nike.

Técnico Joel Santana, mais uma vez, sai em defesa de Toró

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Já virou rotina. Assim como aconteceu no sábado, após o jogo do Flamengo com a Cabofriense, Joel Santana, nesta terça-feira, saiu em defesa do apoiador Toró. Segundo o treinador rubro-negro, o jogador vem sendo muito atacado pela imprensa.

"Eu não passo a mão na cabeça de jogador. Mostro apenas o que é certo e errado. Alguns veículos de imprensa estão transformando um rapaz direito em um marginal. Isto não está certo", afirmou o treinador.

Diante da Cabofriense, Toró levou cartão amarelo com apenas dois minutos em campo. O jogador substituiu Kléberson no segundo tempo da partida, vencida pelo Flamengo por 2 a 0. "Não vi fazendo nada para ser punido", enfatizou Joel Santana.

Não foi a primeira vez que o jovem atleta teve seu comportamento questionado. Toró foi expulso na partida contra o Nacional-URU, em Montevidéu, pela Libertadores, após empurrar um gandula. No dia 16 de março, no clássico contra o Botafogo, Toró foi flagrado pelas câmeras de televisão dando um chute na cabeça do goleiro Castillo.

Aliás, Toró, na segunda-feira, foi denunciado pelo procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), André Luís Valentin, em função dos problemas neste clássico. Além do meia, foram "enquadrados" o goleiro Bruno, volante Jônatas e atacante Obina.

"Estão pegando pesado. É melhor eu ficar ausente disso. Minha função é outra. Não estou entendendo essas punições, deixo para os advogados", encerrou Joel Santana.

Em jogo ruim, Bolognesi e Cienciano empatam e Fla agradece

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Coronel Bolognesi-PER e Cienciano-PER fizeram um jogo muito fraco nesta terça-feira, em Tacna, pela quarta rodada do Grupo 4 da Copa Libertadores da América. O resultado, como não poderia ser diferente, terminou 0 a 0 e ajudou o Flamengo na sua luta pelas duas vagas da chave às oitavas-de-final da competição.

Agora, Cienciano e Flamengo estão com sete pontos, mas os peruanos levam vantagem no saldo de gols: 1 a 0. O Nacional-URU vem em terceiro, com seis, enquanto o Coronel Bolognesi é o lanterna, com apenas dois.

Na próxima rodada, a penúltima do grupo, o Cienciano encara o Flamengo, dia 9 de abril, na altitude de Cusco. No dia 3 do mesmo mês, o Coronel Bolognesi pega o Nacional, em Montevidéu.

O primeiro tempo foi marcado pelos inúmeros passes errados. O Coronel Bolognesi, ligeiramente melhor, "incomodou" mais o gol do Cienciano. Na "melhor oportunidade", Ross chutou cruzado e Flores defendeu.

O segundo tempo foi um pouco mais emocionante. O Cienciano teve algumas chances, mas o goleiro Penny salvou o Coronel Bolognesi. Porém, as melhores oportunidades ficaram com o time da casa. Aos 36, após escanteio, Mostto tocou e Guizasola tirou em cima da linha. Dez minutos depois, Ostersen acertou a trave esquerda do goleiro Flores.

Adidas faz proposta a Corinthians e Fla

THALES CALIPO\ Da Máquina do Esporte, em São Paulo\

Disposta a desbancar sua principal rival, a Adidas pode se tornar a nova fornecedora de material esportivo de Flamengo e Corinthians, clubes com as maiores torcidas do país. Segundo a Máquina do Esporte apurou, a empresa alemã já apresentou uma proposta formal para a dupla e aguarda um desfecho da situação com a Nike para intensificar as negociações.

O tempo de contrato e os valores, que poderiam ser até o dobro dos pagos atualmente pela empresa norte-americana, ainda são tratados em sigilo, assim como a aproximação entre Adidas, Flamengo e Corinthians, que não é confirmada por nenhum dos envolvidos.

Apesar de adotarem um discurso diplomático publicamente, os dois clubes e a Nike travam um duelo nos bastidores, iniciado no ano passado. Flamengo e Corinthians estão insatisfeitos com diversos pontos do contrato e não descartam a troca de parceiro.

A Nike, por sua vez, informa que não comenta detalhes contratuais de seus patrocinados, sejam eles clubes, atletas ou confederações. A empresa, ainda, diz ter um longo relacionamento com os dois clubes e que quer continuar por um longo período atrelada a eles.

Apesar disso, o Flamengo é o que está mais próximo de romper com a multinacional. O assunto envolvendo a Nike, inclusive, é discutido apenas no departamento jurídico, após o clube notificar judicialmente a sua parceira. O Corinthians ainda avalia se tomará a mesma decisão.

A lista de reclamações do Flamengo é extensa. A primeira delas surgiu após a falta de material esportivo para os jogadores do futebol profissional, fato que também estremeceu os laços da empresa com o Corinthians, ainda no ano passado.

De lá para cá, o clube carioca ainda critica ainda a falta de seus materiais, como camisas oficiais, nos pontos-de-venda, e o desenvolvimento de um novo modelo especialmente para a equipe de basquete, mas sem a aprovação da diretoria do Flamengo.

O ponto determinante para o racha com a fornecedora de material esportivo seria a demora, por parte da Nike, para se posicionar a respeito do acordo de licenciamento que seria fechado com a Warner, nos mesmos moldes da que o São Paulo tem. Sem uma resposta da parceira, o negócio não saiu do papel.

GLOBOESPORTE

Vitória em Cuzco dará vaga ao Fla

Para depender apenas de si na última rodada, Rubro-Negro não pode perder na altitude

O empate que o Cienciano tanto buscou contra o Coronel Bolognesi, nesta terça-feira, em Tacna, pode ter sido mais que um bom resultado para o Flamengo, se ele conseguir superar a altitude de 3.360m de Cuzco, suas limitações em jogos fora de casa e o próprio time peruano. Isto porque, se conseguir uma vitória no jogo do dia 9, a equipe carioca garantirá com uma rodada de antecipação a sua vaga para as oitavas-de-final no Grupo 4 da Taça Libertadores.

Mesmo que o Nacional derrote o Bolo no próximo dia 3, em Montevidéu, o time rubro-negro ficará com a vaga se conquistar os três pontos seis dias depois, já que chegará a dez e só poderia ser alcançado (ou ultrapassado no caso do time uruguaio) na última rodada pelo time uruguaio (que estaria com nove pontos) ou Cienciano (com sete), pois ambos se enfrentam na última rodada, dia 23, em Montevidéu.

Um empate em Cuzco também não é mau resultado para o Rubro-Negro, pois ficaria apenas na dependência de uma vitória por qualquer placar na última rodada, no Maracanã, sobre o Coronel Bolognesi, que já estaria eliminado se confirmada a derrota para o Nacional.

Com o 0 a 0 em Tacna, o Cienciano passou o Flamengo na liderança do Grupo 4, no saldo de gols (um contra zero). Ambos têm sete pontos, um a mais que o Nacional, que tem ótimas chances de assumir a liderança isolada (com um jogo a mais), se confirmar seu amplo favoritismo no jogo em casa do dia 3.

Assim, se houver empate no dia 9 em Cuzco, o Nacional manteria a liderança do grupo com nove pontos, seguido por Cienciano e Flamengo, ambos com oito. Embora o time rubro-negro ficasse, neste caso, fora da zona de classificação, pelo saldo de gols, uma vitória sobre o Coronel Bolognesi, dia 23, no Maracanã, deixaria o Flamengo com 11 pontos, e Nacional (nove) e Cienciano (oito) lutariam entre si pela outra vaga, em Montevidéu, no mesmo dia.

Nem derrota seria desastrosa

Uma derrota em Cuzco, porém, deixaria o Flamengo em situação menos confortável, mas, desde que não seja por goleada, ainda com boas chances. Isto porque a equipe de Joel Santana teria de vencer o time de Tacna com um número de gols que superasse o saldo de Nacional (que estaria com nove pontos, caso vença o Coronel Bolognesi) ou Cienciano (com dez). Neste caso, o time rubro-negro, com dez pontos, só não dependeria do saldo de gols se o time de Cuzco derrotasse fora de casa o uruguaio.

Fla joga para seguir 100% contra pequenos

Time rubro-negro ainda não tropeçou nos menores e enfrenta o Friburguense nesta quarta

Eduardo Peixoto

Lutando contra o estigma de jogador violento, Toró entra na vaga de Kleberson

O Flamengo disputou dez jogos contra equipes médias e pequenas no atual Campeonato Carioca. Venceu todos. Para continuar com a fama de impiedoso contra os clubes de menor investimento, o clube rubro-negro enfrenta o Friburguense às 21h45m desta quarta-feira, no Maracanã. Esta será a partida de fundo da rodada dupla - Fluminense e Mesquita se enfrentam às 19h30m - pela sexta jornada da Taça Rio.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo do Fla em Tempo Real a partir de 21h30m. A TV Globo também transmite o duelo para o Rio de Janeiro.\ Enquanto todos os rivais tiveram pelo menos um deslize neste Carioca contra os pequenos, o Flamengo segue inatingível. O atual campeão da Taça Guanabara tem 12 pontos no segundo turno e está na vice-liderança do Grupo A. A derrota neste turno aconteceu no clássico contra o Botafogo, quando o time de Joel Santana entrou em campo recheado de reservas.\

- O Flamengo está em um bom momento e não é por acaso. Trabalhamos muito na pré-temporada e fizemos um grande investimento. Será um jogo difícil e precisamos dos três pontos para chegar às semifinais - declara o treinador flamenguista.

No planejamento da comissão técnica, o time precisa de mais seis pontos dos nove que irá disputar para conseguir a vaga na próxima fase.

Desta vez, ao contrário das rodadas anteriores, não haverá qualquer jogador poupado. A única ausência será Kleberson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Toró entrará em seu lugar. O jogador passa por um momento delicado por causa de atitudes violentas que teve em campo.

- Querem colocá-lo como um jogador violento. E isso o Toró não é - defende o companheiro Souza.

Arbitragem feminina é a atração

No último treino antes da partida, os jogadores rubro-negros disputaram o tradicional rachão. O atacante Diego Tardelli torceu o tornozelo e será reavaliado nesta quarta-feira para saber se terá condição de ficar no banco de reservas.

Em terceiro lugar no Grupo B, com sete pontos, o Friburguense joga suas últimas fichas para tentar a classificação às semifinais. O time do técnico Cleimar Rocha perdeu para o Caxias na última rodada e precisa da reabilitação. No time titular há um ex-rubro-negro: o volante Elan, que teve poucas oportunidades na equipe principal do Fla.

A partida desta quarta-feira terá uma curiosidade. Pela primeira vez neste Campeonato Carioca a arbitragem será totalmente feminina. Simone Xavier será a árbitra e terá como auxiliares Fernanda Lisboa e Lilian da Silva. A quarta árbitra será Sulamir de Souza.

- Acho legal. Espero que elas apitem bem - diz o flamenguista Souza.

Souza elogia companheiro de ataque

Camisa nove rubro-negro espera que Marcinho continue com a boa fase no time

Juntos, Souza e Marcinho marcaram quatro gols nos últimos dois jogos do Fla

Depois de um inverno tenebroso, o ataque do Flamengo, agora formado por Souza e Marcinho, parece enfim ter entrado nos trilhos. Nos últimos dois jogos a dupla foi responsável pelos quatro gols do time. O mais importante disto tudo para os rubro-negros é que os atacantes estão em sintonia dentro e fora do campo.

Souza não poupou elogios a Marcinho e espera poder contar com a boa fase do parceiro por um longo tempo. A dupla está confirmada para a partida desta quarta-feira contra o Friburguense.

- Ele tem muita qualidade e está fazendo gols. Espero que continue assim. Mas todos que jogaram comigo têm potencial - diz Souza, lembrando que os dois próximos jogos são importantes, pois podem levar o Flamengo à semifinal da Taça Rio.

'Futebol do Rio está rígido', diz Joel

Técnico se exalta durante coletiva e defende Toró: 'Querem transformá-lo em marginal'

Eduardo Peixoto

Toró vem recebendo críticas por conta das más atuações e entradas violentas

Joel Santana evitou uma ou duas vezes os comentários sobre o indiciamento de quatro atletas do Flamengo pelo TJD-RJ por causa dos incidentes no clássico contra o Botafogo. Mas, aos poucos, o técnico deixou clara sua insatisfação com o tratamento dado aos atletas rubro-negros.

Lembrando a todo instante do alto investimento do Fla para esta temporada e elogiando toda a preparação do clube, Joel partiu em defesa de Toró. Desde que foi expulso no jogo contra o Nacional, o apoiador passa por uma espécie de linchamento coletivo. Recentemente, Carlos Augusto Montenegro classificou o flamenguista de covarde e marginal após um desentendimento com o goleiro Castillo, do Botafogo.

O treinador conversou com Toró e o repreendeu pelas atitudes. Segundo o comandante do Fla, um conselho de pai para filho.

- Querem transformar o Toró em um marginal. E ele não é nada disso. Pode ter errado, mas vão tirá-lo dos campos por 120 dias? Tudo o que acontece de ruim no futebol agora é culpa do rapaz. Falar é muito fácil - diz Joel, sem esconder a irritação.

Além de Toró, o goleiro Bruno, o volante Jônatas e o atacante Obina também serão julgados. Joel reclamou da forma como as situações são superdimensionadas quando o Flamengo está em foco.

- Aqui no Flamengo, uma vírgula vira uma frase e uma frase vira um livro. O futebol carioca está muito rígido comparado aos demais. Eu quero apenas disputar um campeonato normal - afirma.

Ibson ganha bandeira: 'Coração está triste'

Homenagem só vai estrear no Maracanã se o jogador renovar contrato com o Flamengo

Eduardo Peixoto

Ibson posa em frente à bandeira feita por torcedores do Flamengo em sua homenagem

Depois de Bruno, nesta terça-feira foi a vez de Ibson ser homenageado pela torcida do Flamengo com uma bandeira com sua imagem. Mas, ao contrário do goleiro, o meio-campista terá de esperar para ver seu rosto nas arquibancadas do Maracanã.

A estréia só acontecerá quando - e se - o jogador renovar seu contrato com o Rubro-Negro. O atual compromisso termina no dia 30 de junho, e a negociação com o Porto é considerada muito difícil.

- O coração está triste porque a situação não se resolve - diz Ibson.

O jogador tentará antecipar a estréia da bandeira:

- Vou guardar com muito carinho, mas quero convencer o pessoal a colocá-la no estádio antes de eu renovar.

Ao contrário de Bruno, o volante não chorou com a homenagem. Ficou envaidecido, mas só reclamou de um detalhe:

- Sou mais bonito do que está nesta bandeira.

O próximo e último homenageado pela torcida rubro-negra será o atacante Souza. De acordo com os torcedores, ele incorpora o espírito de raça do torcedor flamenguista.

Até alpinista é contra futebol na altitude

Waldemar Niclevicz, que escala picos de 8 mil metros, acha injusto futebol nas alturas

Zé Gonzalez Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo

Em 1995, Waldemar Niclevicz chegou ao topo do Everest, a 8.848 metros

Até mesmo quem é acostumado a fazer atividade física nas alturas é contra a realização de jogos de futebol em cidades muito altas. O alpinista Waldemar Niclevicz, que por seis vezes já superou montanhas geladas a mais de 8 mil metros, acha injusto que partidas sejam marcadas para lugares com altitudes elevadas.

Recentemente, a Fifa determinou que não estão autorizados jogos acima de 2.500 metros sem que exista um período de aclimatação prévia. Para jogar a 2.500, a Fifa quer três dias de ambientação; se o local tiver 2.750 metros, pelo menos uma semana; para mais de 3.000, a entidade diz que “pela regra geral não se disputam partidas nestes lugares, exceto se existir um período de 15 dias de adaptação”.

- A Fifa está mais que certa. É injusto para quem precisa subir tão alto para jogar sem fazer essa adaptação. Só que os clubes de futebol, com jogos de quarta-feira a domingo, não têm tempo para isso. Aí vira praticamente um doping natural para quem atua em casa lá no alto - afirma Niclevicz.

A Fifa está mais que certa! É injusto para quem precisa subir tão alto e jogar sem adaptação\ Waldemar Niclevicz, alpinista, sobre futebol na altitude\

Só que, por enquanto, as normas só servem para confrontos de seleções. Os clubes, ao contrário, continuam jogando em altitudes na Taça Libertadores da América. Neste ano, o Santos perdeu para o San José (BOL) na cidade de Oruro, 3.700 metros acima do nível do mar, e o Fluminense empatou com a LDU (EQU) em Quito, a 2.850 metros. Até o fim da fase de classificação, o Flamengo enfrentará o Cienciano (PER) nos 3.360 metros de Cuzco, e o Cruzeiro visitará o Real Potosí (BOL) a 4.090 metros em Potosí.

Waldemar na base do Makalu, no Nepal

Para a próxima missão, a escalada do Makalu – a quinta maior montanha do mundo, no Nepal, com 8.463 metros –, Waldemar Niclevicz escolheu justamente a cidade de Potosí, na Bolívia, como local para uma aclimatação de dez dias. Quem vive ao nível do mar tem menos glóbulos vermelhos no sangue. São eles os responsáveis pela fixação do oxigênio. Quem mora na altitude já tem mais glóbulos, porque o ar é mais rarefeito. Quando uma pessoa sobe a níveis muito altos, os poucos glóbulos têm dificuldade para absorver o oxigênio, que está em menor concentração.

- A adaptação é para aumentar o número desses glóbulos vermelhos. Independentemente do preparo físico, cada corpo tem uma porcentagem de absorção do oxigênio de acordo com o local em que vive - conta o alpinista.

Numa de suas aventuras – ele já escalou o Everest e o K2, dois dos picos mais perigosos mundo –, Niclevicz relata que viu moradores de locais muito altos – para cima dos 5 mil metros – jogando futebol.

- Só fiquei assistindo. Não fui louco de me arriscar... - brinca.

Dicas: complexo B, vitamina E e muita água\ Como os clubes não têm tempo para fazer aclimatação à altitude, ele dá algumas dicas para tentar evitar os problemas.\

- É aconselhável tomar complexo B para aumentar o número de glóbulos vermelhos, se hidratar muito, já que o sangue fica mais grosso, e também ingerir vitamina E para afinar o sangue e não comprometer a circulação nas extremidades do corpo – completa.

Jogo do Fla terá arbitragem feminina

Pela primeira vez no Campeonato Carioca, mulheres vão comandar um jogo

A partida de fundo da rodada dupla desta quarta-feira no Maracanã, entre Flamengo e Friburguense, apresentará uma novidade. Pela primeira vez neste Campeonato Carioca, um jogo terá uma arbitragem totalmente feminina. Simone Xavier será a árbitra e terá como auxiliares Fernanda Lisboa e Lilian da Silva. A quarta árbitra será Sulamir de Souza.

O duelo entre Flamengo e Friburguense começa às 21h45m desta quarta-feira, pela sexta rodada da Taça Rio. O time rubro-negro está na segunda posição do Grupo A, com 12 pontos. Já a equipe da Região Serrana ocupa o terceiro lugar na chave B, com sete pontos.

A rodada dupla no Maracanã terá a partida entre Fluminense e Mesquita às 19h30m. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os dois confrontos em Tempo Real.

LANCE

Souza exalta o bom momento de Marcinho

Centroavante tem se entendido bem com o companheiro de ataque\ LANCEPRESS!\

Depois de um inverno tenebroso, o ataque do Flamengo, agora formado por Souza e Marcinho, parece enfim ter entrado nos trilhos. Nos últimos dois jogos, a dupla foi responsável pelos quatro gols do time. O mais importante disso tudo para os rubro-negros é que os atacantes estão em sintonia dentro e fora do campo.

Souza lotou Marcinho de elogios e espera poder contar com a boa fase do parceiro por um longo tempo. A dupla está confirmada para a partida desta quarta-feira contra o Friburguense.

- Ele tem muita qualidade e está fazendo gols. Espero que continue assim. Mas todos que jogaram comigo têm potencial — disse Souza, lembrando que os dois próximos jogos são importantes, pois podem levar o Flamengo à semifinal da Taça Rio.

Flamengo x Friburguense: promessa de gols

Mengão marcou em todos os 23 jogos em que enfrentou o Frizão

Flamengo x Friburguense: promessa de gols rubro-negros (Crédito: Allex Ximenes)

Fred Gomes RIO DE JANEIRO

Flamengo e Friburguense se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45min, no Maracanã, pela sexta rodada da Taça Rio. Se a tradição do confronto for mantida, os rubro-negros já podem comemorar um gol antecipadamente. Em todos os confrontos entre os clubes, o Mais Querido do Brasil sempre marcou gols. Além disso, o clube da Região Serrana jamais venceu o Flamengo.

Ainda a favor do Flamengo é seu retrospecto no Maracanã contra o Friburguense: Em cinco jogos, são quatro vitórias, um empate, além de 15 gols marcados (média de três por jogo). E mais: nas últimas 20 partidas que fez no Maior Estádio do Mundo, o Rubro-Negro sempre balançou as redes adversárias.

Presente à redação do LANCE! para participar do programa Lance em Dia, da Rádio LANCE!, o zagueiro Ronaldo Angelim procurou não arriscar uma previsão de gols para o jogo desta quarta-feira.

- Essa pergunta deve ser feita aos atacantes (risos). Na hora do sufoco, eu tento ajudar. Mas entre os nossos zagueiros, quem tem feitos muitos gols é o Thiago (Sales). Espero por um jogo difícil. O Fluminense, por exemplo, teve muito trabalho contra eles.

Alheio à estatística, Cleimar Rocha, técnico do Friburguense, tem um único objetivo para o jogo: a vitória. O time da Região Serrana, que é o terceiro colocado no Grupo B da Taça Rio com sete pontos (cinco a menos que o Vasco, vice-líder) joga suas últimas chances de classificação para as semifinais.

Rocha ainda alertou para a necessidade de o Flamengo, vice-líder do Grupo A com 12 pontos vencer, já que tem apenas três pontos a mais que o Duque de Caxias.

- É claro, se não conseguirmos uma vitória, perderemos as condições matemáticas de classificação. Será um jogo muito difícil, o Flamengo tem uma equipe muito qualificada e eles também precisam vencer, pois o Duque de Caxias tem nove pontos e está na cola deles - explicou Cleimar, que apontou o avanço dos laterais como principal arma rubro-negra.

Ibson agradece pela bandeira que ganhou

Volante se vê mais bonito que como é retratado na bandeira rubro-negra

Torcida posa à frente da bandeira de Ibson (Crédito: Gilvan de Souza)

LANCEPRESS!

A bandeira feita pela facção Urubu Guerreiro em homenagem a Ibson deixou o volante de 24 anos muito feliz. Prova desta felicidade é que ele até brincou com a ilustração.

- Ficou um pouco parecida, mas acho que sou mais bonito pessoalmente (risos) - diverte-se.

O presente está garantido, mas a bandeira só irá para as arquibancadas caso Ibson, que tem sem futuro indefinido no clube e pode voltar para o Porto em julho, assine sua renovação de contrato com o Flamengo.

- Como ela só vai para a arquibancada após a assinatura, espero que isso se resolva logo. Meu coração está triste, pois esse negócio não se resolve. Não quero pensar no que vai acontecer, até porque minha cabeça só está voltada para o Flamengo - concluiu

Joel espera por classificação antecipada do Fla

Treinador exalta importância dos confrontos contra Friburguense e Madureira

LANCEPRESS!

O técnico Joel Santana lembrou da importância dos jogos desta quarta-feira e do de sábado, contra Friburguense e Madureira, respectivamente, que podem conduzir o Flamengo à fase decisiva da Taça Rio de maneira antecipada.

– São jogos que podem nos levar à semifinal. Duas vitórias darão boa condição para depois escolhermos o melhor caminho no returno – disse o treinador, que adiantou que os titulares vão enfrentar o Friburguense.

O Flamengo tem 12 pontos no segundo turno do Carioca e está a um do Fluminense, líder do Grupo A. Na outra chave, o Botafogo lidera com 15, seguido pelo Vasco, que tem 12.

Joel prefere não falar sobre os indiciados

Treinador argumenta que tudo no Flamengo ganha dimensões maiores

LANCEPRESS! O técnico Joel Santana preferiu não falar a respeito dos jogadores do Flamengo – Obina, Jônatas, Toró e Bruno – que foram indiciados e vão a julgamento ainda nesta semana, em razão dos incidentes no clássico contra o Botafogo, em 16 de março:

– Gostaria de falar, mas acho melhor não. Aqui, uma vírgula vira frase, e uma frase vira um livro. As turbulências aqui são muito grandes desde o início do campeonato. O futebol carioca está muito rígido, mas não quero comparar com outros estados. Não passo a mão na cabeça de ninguém. Estou aqui para dar conselho e mostrar um bom caminho.