Notícias

Clipp 29/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Renato Augusto volta na vaga do argentino Maxi

No ataque, Paulo Sérgio pode ganhar disputa com Obina, o novo cidadão honorário do Rio

Fora do time há quatro partidas, Renato Augusto voltaria no lugar do argentino Maxi, machucado. Mas, com a suspensão de Roger, o craque entra na posição em que gosta de jogar e Paulo Sérgio deve ganhar uma chance no ataque, ao lado de Souza.

- Estou pronto. Nem sei se vou para o jogo, se fico no banco. Depende do Joel - afirmou Renato Augusto.

Mistérios que o técnico Joel Santana alimenta, mas sutilmente dá algumas pistas.

- Vou usar quem estiver bem, os que estiverem em melhores condições. Mas vou fazer isso sem alarme (na verdade, alarde) - disse Joel.

Obina, que hoje ganha título de cidadão honorário do Rio, seria uma opção, mas o técnico teme que o ataque fique muito estático. Paulo Sérgio, que marcou no Botafogo seu primeiro gol pelos profissionais, passou a ter chance porque se desloca mais e sua maior arma é a velocidade.

Ontem, além da preocupação com o clássico, o Flamengo viveu um dia de fúria por causa do julgamento no STJD.

- Ou tem alguém querendo prejudicar o Flamengo ou ajudar o Botafogo. Nossos jogadores foram expulsos no dia 16 e os do Botafogo no dia 16. Os nossos são julgados hoje (ontem) e os do Botafogo amanhã (hoje). Isso é uma imoralidade, uma indecência - protestou o vice de futebol Kleber Leite.

Hoje, o Flamengo, que resolveu participar da licitação do Maracanã, pode anunciar a contratação de um apoiador que está jogando no exterior. Ontem, o lateral-esquerdo Juan estendeu seu contrato até o fim de 2010.

Tira-teima em meio a mistérios

Botafogo e Fla fazem o quinto clássico do ano com técnicos escondendo o óbvio

Fábio Juppa e Márcio Tavares

Nos quatro jogos deste ano, só deu empate. No primeiro, 3 a 3 e nos outros, 2 a 2, sendo que o do dia 27 de maio garantiu ao rubro-negro o título estadual, numa emocionante disputa de pênaltis. Hoje, às 20h30m, com promessa de casa cheia e muito provavelmente debaixo d'água (segundo a meteorologia, há 80% de possibilidade de chuva), Flamengo e Botafogo fazem no Maracanã um tira-teima que promete ser quente.

Em terceiro lugar no Brasileiro, com 37 pontos, o Botafogo tenta quebrar um jejum de vitórias sobre o rubro-negro, que vem embalado após quatro bons resultados, que o levaram aos 24 pontos, livrando-se da zona de rebaixamento. A última vitória alvinegra foi por 1 a 0 no dia 14 de março de 2004 pelo Estadual. As torcidas prometem lotar o estádio, podendo ser quebrado o recorde de renda e público deste Brasileiro, com mais de 60 mil pessoas. Até as 17h de ontem, tinham sido vendidos 24.671 ingressos.

Fla fica sem Roger, e Botafogo terá Dodô

Com o julgamento de ontem à noite no STJD (Roger foi suspenso dois jogos por sua expulsão no Fla-Flu e Juan, por apenas um), o técnico Joel Santana muda o meio e o ataque. Mas nada quis adiantar.

- Já tenho alguma coisa na minha cabeça. Eles lá não quiseram dar nenhuma pista, também não vou dar daqui - despistou Joel.

No Botafogo, a dúvida é Luciano Almeida, que ontem apareceu febril e foi poupado. Leandro Guerreiro, Dodô estão confirmados. Zé Roberto só depende da vontade de Cuca:

- Time, só minutos antes do jogo.

Botafogo: Max, Joilson, Renato Silva, Juninho e Luciano Almeida (Reinaldo); Leandro Guerreiro, Túlio, Lúcio Flávio e Zé Roberto; Jorge Henrique e Dodô. Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Renato Augusto; Souza e Paulo Sérgio. Juiz: José Henrique de Carvalho (SP).

TRANSMISSÃO: Premiere e Rádios Globo e CBN

Renato Silva abre o verbo e cutuca Souza

Clássicos como o de hoje, no qual a vitória tem o poder de incentivar uma campanha, mexem com as emoções até daqueles jogadores que, no dia-a-dia, passam desapercebidos, como o zagueiro Renato Silva. Com a experiência de quem passou duas temporadas na Gávea (2005 e 2006), tendo feito o gol da última vitória rubro-negra sobre o Botafogo, ele surpreendeu ao deixar de lado a introspecção e fazer declarações fortes, e provocativas, em relação ao rival.

- Como todos estão vendo, vindo de duas vitórias seguidas (Juventude e Goiás), o clima lá é de oba-oba. Já estão falando até em Libertadores. Criam isso e os jogadores acabam crescendo - afirmou o zagueiro, que, com a suspensão de Alex, tem presença confirmada ao lado de Juninho.

Ao ser indagado sobre o perigo das jogadas aéreas, tipo de lance em que o Botafogo vem sofrendo gols constantemente, e em especial sobre Souza, Renato não perdeu a oportunidade de provocar o atacante do Flamengo.

- Não considero ele (Souza) bom cabeceador. Ele explora aquela bola que sobra na confusão da área - disparou. - Pelo que conheço, o perigo é o Ronaldo Angelim, que tem grande impulsão, e o Juan, que põe a bola bem na área.

Fernando Calazans

Clássicos e regras

Não dá para entender por que grandes clássicos estaduais como os de hoje, Botafogo x Flamengo e Palmeiras x São Paulo, são marcados para o meio da semana, em vez de ocuparem uma acolhedora tarde de domingo. Mas é uma prática antiga do Campeonato Brasileiro dedicar o meio da semana a esses clássicos de duas torcidas. Mesmo assim, nesta quarta-feira, os dois estádios vão lotar.

Porque, mais do que clássicos, são grandes jogos que prometem muita emoção. Mas dirão os leitores: como "emoção", se você mesmo, quer dizer, eu tenho criticado o nível técnico do campeonato?

Porque sim. O São Paulo é o único time da competição que demonstra regularidade, um padrão de comportamento. Eis por que é o líder. Palmeiras e Flamengo, cada um em seu lugar, estão em ascensão. E o Botafogo, o quarto envolvido, demonstra recuperação. Em outras palavras: são quatro times, todos em momentos propícios, favoráveis - o que deixa as torcidas em estado de excitação.

Podem até não ser jogos de intenso brilho técnico, mas não duvidem um só instante de que vão incendiar os estádios.

Jornal dos Sports

Fla confirma presença na licitação do Maracanã

Maior do Mundo e maior torcida do país podem se unir oficialmente

Agora é oficial. O presidente do Flamengo, Márcio Braga confirmou nesta terça-feira através de uma nota oficial que o clube participará da licitação do Maracanã, que acontecerá entre o fim de outubro e o início de novembro deste ano. O período para a realização da negociação foi estabelecido pela Superintendência de Desportos do Rio de Janeiro (Suderj).

"O C.R.Flamengo comunica, nesta oportunidade, à sociedade e ao Governo que participará, efetivamente, da licitação do estadio do Maracanã", diz o comunicado.

No entanto, o interesse do Fla no Maracanã não atrapalhará o projeto de revitalização do estádio da Gávea. Além de construir uma arena com capacidade para 30 mil pessoas, o clube pretende também modernizar a sede social, recuperar o Parque Olímpico e ampliar o Centro de Excelência de Remo.

No entanto, o anúncio não atrapalha o projeto de revitalização da Gávea. O Rubro-negro lembra que, além da construção de uma arena para 30 mil pessoas, também deseja modernizar a sede social, recuperar o Parque Olímpico e expandir o Centro de Excelência de Remo.

Juan estará em campo. Roger, não

Lateral levou apenas um jogo de suspensão e está confirmado. Apoiador não teve a mesma sorte

Thiago Bokel e Nathan de Lima

Roger, tendo ao fundo o zagueiro Marlon, participou do último treino, mas não joga o clássico

Uma boa e uma má notícia para o torcedor do Flamengo para o jogo desta noite contra o Botafogo. Em julgamento realizado ontem no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, o lateral Juan foi punido com apenas um jogo de suspensão pelo expulsão no Fla-Flu, que já cumprida na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, no Parque Antártica. No entanto, o apoiador Roger, também expulso no clássico, pegou um gancho de duas partidas e está fora do clássico.

A situação do camisa 8 realmente era mais delicada do que a do lateral. Ambos haviam sido indiciados no artigo 250 (praticar ato desleal ou inconveniente durante um jogo), sendo que Roger ainda foi incluso no 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou moral desportiva). Em cada uma das situações, os jogadores pegaram uma partida de suspensão.

Time definido\ Com isso, o Flamengo está praticamente definido para o clássico. Com o atacante Maxi Biancucci vetado pela lesão na coxa esquerda e agora com o desfalque de Roger, é muito provável que Obina e Renato Augusto, respectivamente, entrem nos seus lugares.\

Durante o julgamento, o clima ficou quente quando o relator Otacílio Araújo qualificou o meio-campo como um "péssimo ator", após a simulação feita quando foi expulso. A arbitragem de Evandro Rogério Roman no Fla-Flu foi muito contestada pelos rubro-negros. Na jogada em que Roger levou o cartão vermelho, ele reclamou que havia sofrido falta do zagueiro Luiz Alberto poucos segundos antes.

"Fico muito triste por ficar fora de uma partida tão importante. Um clássico que todo jogador que estar presente e infelizmente não poderei participar. Estou muito arrependido pela expulsão, como havia dito antes, mas agora não tem jeito, a besteira já foi feita", lamentou Roger.

Pode-se dizer, no entanto, que o meio-campo não tem motivos para reclamar. A pena máxima que ele poderia ter pegado seria de 13 partidas de gancho (três no artigo 250 e dez no 258). Agora, o jogador já está com a cabeça voltada no jogo de sábado, com o Sport, também no Maracanã.

Julgamento do rival revolta Kleber Leite

O vice-presidente de futebol Kleber Leite reclamou ontem sobre os julgamentos do apoiador Roger e do lateral Juan. Os atletas foram julgados pela expulsão na partida contra o Fluminense.

O dirigente disse não entender porque os atletas do Flamengo, que foram expulsos uma semana depois dos jogadores do Botafogo, foram julgados um dia antes.

"Eles foram expulsos no dia 8 de agosto, nossos jogadores no dia 16 de agosto e o julgamento dos nossos atletas aconteceram hoje (ontem). Curiosamente, os jogadores do Botafogo só serão julgados amanhã (hoje) e se forem punidos poderão jogar. Gostaria que alguém me explicasse este mistério. O número do nosso processo é 89 e o do Botafogo é 100. Quem faz a denúncia ou é botafoguense, ou esqueceu de tomar a pastilha para a memória e esqueceu o processo em cima da mesa", disse o dirigente.

Diego e Juan vão renovar com o Fla

Duas excelentes notícias para o torcedor rubro-negro. Na tarde de ontem, o vice de futebol Kleber Leite anunciou que o goleiro Diego e o lateral-esquerdo Juan (foto) terão seus contratos renovados. O primeiro, teria seu acordo expirado no final do ano, enquanto o segundo, pelo antigo vínculo, ficaria na Gávea apenas até o fim de 2008.

"A renovação do Juan está muito bem encaminhada. A negociação evoluiu bem e saio da reunião com o Eduardo Uram com a sensação de que o assunto está resolvido, faltando só a última palavra do Juan. O Jogador ficaria no Flamengo até dezembro de 2010, com o valor da multa rescisória e o salário aumentados. Queremos adquirir mais 25% dos direitos federativos dele, chegando a um total de 75%. O nosso goleiro, Diego, também esta praticamente certo para o ano que vem", afirmou o dirigente

A negociação de Juan já vinha se arrastando há alguns meses. Nesse tempo, o lateral, que está confirmado no clássico de hoje à noite, foi sondado por alguns clubes da Espanha, como o Espanyol e o Almería, ambos da primeira divisão. Até por causa desse motivo, Kleber Leite resolveu marcar uma reunião com urgência com o empresário do jogador, no intuito de acelerar as negociações.

Já no caso do goleiro Diego, havia uma dúvida sobre a permanência do jogador na Gávea. Como a diretoria tem a intenção de manter o titular Bruno para o ano que vem, havia especulações de que Diego teria manifestado o interesse de deixar o clube.

Chegou a hora da verdade!

Depois de quatro empates na temporada, Botafogo e Flamengo buscam primeira vitória do ano

Thiago Bokel, Bruno Batista, Nathan de Lima, Leo Schabbach

Joel Santana quer confirmar a recuperação do time no Brasileiro

Um verdadeiro tira-teima. Assim está sendo encarado o clássico entre Botafogo e Flamengo, hoje, às 20h30, no Maracanã. Depois de quatro empates este ano, a partida pode definir quem sairá na frente no confronto com o adversário nesta temporada.

O momento das duas equipes mostra uma ligeira superioridade ao Flamengo que é no momento uma incômoda espinha entalada na garganta dos alvinegros.O time de Cuca precisa da vitória desesperadamente, pois  qualquer tropeço o faria se distanciar ainda mais do líder São Paulo, que  já tem sete pontos de vantagem.

Já o Flamengo começa a respirar novos ares, após a saída da zona de rebaixamento na última rodada. Uma derrota, entretanto, pode ser uma grande ameaça para recolocá-lo entre os quatro últimos do campeonato.

O clássico de hoje será o quinto envolvendo os dois times esse ano. Nos outros quatro, todos terminaram empatados, inclusive os dois da final do Campeonato Carioca este ano, que teve um sabor especial para os rubro-negros, que na disputa por pênaltis ficaram com a taça.

Exceto a primeira partida do ano, onde não havia favoritismo, pois tanto Flamengo, quanto Botafogo ainda estavam com seus times em formação, nas outras três vezes em que se enfrentaram, o time de Cuca era tido como superior ao do rival, mas não levou vantagem no resultado.

Agora, pela primeira vez no ano, o Fla leva uma ligeira vantagem por vir de uma seqüência de quatro vitórias nos últimos cinco jogos.\ O Botafogo, no entanto, que passava por uma turbulência há pouco tempo, já parece recuperado de uma 'gripe', como o técnico Cuca chegou a frisar. O time já engatou uma seqüência de duas vitórias, sobre o Corinthians, pela Copa Sul-Americana, e Atlético-MG, no Brasileiro e quer a terceira.\

A busca por vôos mais altos move os dois times neste duelo e, pelo equilíbrio apresentado nos últimos jogos, o Maracanã promete ter mais uma noite inesquecível.

Renato Augusto pronto para substituir Roger

O técnico Joel Santana ainda não garantiu, mas o apoiador Renato Augusto (foto) deve ser escalado no lugar de Roger, suspenso por dois jogo no julgamento de ontem do STJD. De fora 11 dias por causa de uma lesão de grau um na coxa direita, o apoiador disse que esta preparado para ajudar o Flamengo a conseguir mais uma vitória no Brasileiro.

"Nesses últimos jogos, eu estava nas arquibancadas e agora volto para ajudar. Eu estou pronto, disse ao Joel que na hora em que ele precisasse de mim, estaria sempre aqui. Agora, cabe a ele me escalar ou não. Estou preparado para jogar", afirmou o jogador, que garantiu não sentir mais dores na coxa.

"Ontem (segunda-feira) eu estava um pouco receoso de fazer alguns movimentos, mas hoje (ontem) já me senti bem melhor e no jogo vamos tentar fazer de tudo para ajudar o Flamengo", disse.

Renato Augusto participou de todos os últimos quatro jogos entre Flamengo e Botafogo neste ano. Ele lembrou do empate em 2 a 2, que deu o título de campeão Carioca ao time da Gávea.

"São duas grandes equipes e este ano empatamos com eles quatro vezes. O jogo de amanhã (hoje) tem tudo para ser uma grande partida novamente. Joguei muito bem nas últimas e lembro bem delas. Principalmente a final, quando fomos campeões, aquele dia foi muito bom", lembrou.

Flamengo e Botafogo: 300 jogos de história

Um dos clássicos mais antigos do futebol brasileiro se repetirá pela 326ª vez nesta quarta-feira, às 20h30, no Maracanã. Em posições opostas no Campeonato Brasileiro, Flamengo e Botafogo se enfrentam pela 22ª rodada da competição, reeditando um confronto que aconteceu pela primeira vez em 1913. Enquanto o Fogão luta para permanecer entre os líderes, o Rubro-Negro tenta afastar de vez o fantasma do rebaixamento, que tem assombrado a equipe nos últimos anos.

Apesar do Urubu ter ligeira vantagem, impera um equilíbrio histórico entre os dois times. Em 325 partidas, o time de General Severiano levou a melhor 104 vezes, contra 116 do Fla. No total, foram 105 empates.

Tabu alvinegro\ Além de estar mordido com o Flamengo pela derrota na final do Carioca, o Botafogo ainda terá que reverter um doloroso tabu. Há três anos o Glorioso não consegue superar o Mengão. A última vitória alvinegra foi em março de 2004, durante o Estadual, pelo magro placar de 1 a 0, gol de Alex Alves.\

Bota x Fla: mais de 24 mil ingressos vendidos

Desde a última sexta-feira, quando iniciou a venda de ingressos para o jogo entre Botafogo e Flamengo, quarta-feira, no Maracanã, às 20h30, já foram vendidos 24 671 ingressos, segundo a diretoria do Alvinegro.

Sendo assim, os torcedores que quiserem comparecer ao quinto jogo entre as duas equipes no ano, ainda poderão comprar ingressos nesta quarta-feira, em sete pontos de venda, das 11h às 17h. Após, apenas no local da partida. Os preços variam de R$20 até R$ 100 e estudantes tem direito a meia-entrada.

Flamengo é campeão nos Aspirantes no Estadual de Basquete

O Flamengo se sagrou o Campeão Estadual da categoria Aspirantes após derrotar pela segunda vez a equipe do ACF/Campos pelas finais do campeonato.Com a vitória de 91 a 87, o rubro-negro despachou a equipe de Campos e fechou a série melhor de três em 2 a 1.

A terceira e última partida das duas equipes pelo Estadual Aspirantes-2007 foi disputada na noite de segunda-feira, na quadra do ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

No primeiro confronto entre as duas equipes na série melhor de três das finais, o ACF/Campos venceu pelo placar de 92 a 80, abrindo vantagem de 1 a 0. A reação rubro-negra veio logo em seguida, na segunda partida da série. Jogando em casa, o Flamengo derrotou o time de Campos por 95 a 56, levando a decisão do Estadual da categoria para o terceiro e último jogo.

Alguns campeões vão fazer do grupo rubro-negro para a disputa do Estadual como o ala Marcellus, que veio do Vasco. A competição está programada para começar na segunda semana de outubro e o Flamengo luta pelo tri.

Diego está confiante para o Mundial

Preparando-se para o mundial pré-olímpico de Ginástica Olímpica que começa, neste fim de semana, em Stuttgart, Diego Hypólito, o grande nome da modalidade que garantiu dois ouros e uma prata para o Brasil, nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, está em dúvida sobre o salto que fará na competição.

Ontem, o irmão da também ginasta, Daniele Hypólito, trocou o salto que lhe garantiu umas das medalhas, no Pan, o "Hypólito 2" pelo twist carpado. Com isso, a nota de partida dele no aparelho será de 16,80.

Hoje, Diego e o restante da equipe brasileira fará o treino que antecede o pódio.

"Ainda não decidi se irei apresentar o "Hypolito 2" no treinamento de pódio, mas estou muito confiante na minha apresentação e a ansiedade cresce com a proximidade do Mundial Pré-Olímpico", comentou o atleta.

"Além do solo, treinei também minhas séries no cavalo, na barra e no salto, sendo que neste último aparelho, fiz os mesmo saltos (16,60) que me deram a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos." explicou o ginasta.

A Seleção Brasileira  de ginástica olímpica aposta também num bom desempenho de Victor Rosa, Mosiah Rodriges e da turma do feminino, com Laís de Souza, Daiane dos Santos e Daniele Hypólito. A competição tem a importância de garantir os passaportes das equipes brasileiras para a disputa da Olimpíada de Pequim, em agostos de 2008.

O Dia

Flamengo x Botafogo: Vencer para subir

Enquanto o Botafogo vai atrás dos líderes, Fla quer se afastar da zona da degola

Martha Esteves e Rodrigo Lima

Rio - A vitória tem a mesma importância para Flamengo e Botafogo. Para o Rubro-Negro, que venceu as últimas quatro partidas no Maracanã, um triunfo representa manter boa distância da zona de rebaixamento, lugar que freqüentou por 15 sofridas rodadas. Para o Alvinegro, vencer significa encurtar a distância que o separa do líder São Paulo e manter acesa a esperança do título.

O técnico Joel Santana perdeu o apoiador Roger, suspenso por dois jogos (um por ter sido expulso no Fla-Flu e outro por simulação de agressão no mesmo jogo). Como já cumpriu um contra o Goiás, Roger não enfrenta o Botafogo. Juan, que praticamente renovou seu contrato até 2010, foi suspenso por um jogo (já cumprido) e entra em campo hoje.

Neste ano, os dois times se enfrentaram quatro vezes e nenhum saiu vencedor. Em compensação, o Flamengo foi campeão estadual ao vencer disputa de pênaltis, e não perde há 13 jogos para o rival — mais de três anos.

O técnico Joel Santana pediu atenção especial às jogadas de bola parada e cuidado para não cometer faltas.

“Vai ser um jogo muito difícil. O Botafogo tem apresentado um bom futebol desde o início da temporada. É uma equipe boa, bem trabalhada. Precisamos fazer a nossa parte e um pouquinho mais para vencer”, pediu o treinador, que deve escalar Obina ou Paulo Sérgio, ao lado de Souza, no ataque rubro-negro, recuando Renato Augusto para o meio.

No Botafogo, o técnico Cuca ganhou um problema de última hora. O lateral-esquerdo Luciano Almeida, com uma virose ficou de cama ontem e nem treinou.

O comandante alvinegro, que fez mistério sobre a escalação, não quis adiantar nem mesmo se Dodô e Zé Roberto, que treinaram normalmente ontem, assim como Leandro Guerreiro, vão estar em campo hoje.

“Tenho muitas dúvidas ainda que levarei até a hora do clássico. Serve também para confundir o rival”, afirmou o treinador que deve eascalar o time no 3-5-2.

Cuca espera também que o Botafogo inverta o jejum. Caso derrote o Flamengo, o Botafogo é que passaria a ficar há mais de um ano ou cinco jogos sem perder do rival. “Os números são cruéis para todos”, afirmou.

Renato Augusto entra cheio de gás

Rio - Das cadeiras do Maracanã, Renato Augusto viu o Flamengo golear o Juventude por 4 a 0 e vencer o Goiás, domingo, por 3 a 1, resultados que tiraram o time da zona de rebaixamento. Hoje, ele vai fazer o que mais gosta: jogar para ajudar o time a embalar no Brasileiro.

Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, Renato Augusto, fora do time desde o dia 11, deve recuperar a camisa 10, que estava sendo usada pelo argentino Maxi, vetado para o jogo, apesar de o técnico Joel Santana fazer jogo de cena e apostar na recuperação do atacante.

“Não ligo para essa história de número de camisa. E nem se vou jogar no meio-campo ou no ataque. Quero é entrar no time. E já disse ao técnico que estou pronto para o que der e vier”, afirmou.

Renato Augusto tem ótima lembrança da final do Estadual, quando marcou o golaço que empatou o jogo com o Botafogo em 2 a 2 e permitiu a conquista do título na disputa de pênaltis. Agora, ele espera ajudar a equipe da Gávea a manter escrita de 13 jogos sem derrotas diante do Alvinegro.

“Vou entrar em campo como se fosse uma final. Claro que devo sentir um pouco a falta de ritmo, ainda mais porque o campo do Maracanã deverá estar pesado, por causa da chuva. Mas vai ser um jogo quente, em que a vitória será igualmente importante para as duas equipes”, entende o apoiador.

Apesar da pouca idade, o jogador já aprendeu que, no Flamengo, cautela e pés no chão são lições aprendidas desde as divisões de base. Batendo na tecla de que não há favoritismo em clássicos, Renato Augusto pensa apenas em ver o seu time longe de problemas no Brasileiro. “Não estamos aqui pensando em atrapalhar a luta do Botafogo pelo título, mas em batalhar para nosso time subir na tabela”, finalizou.

OUTRO ARGENTINO

Entusiasmados com Maxi Biancucchi, os dirigentes estão negociando a contratação de mais um jogador argentino de meio-campo. O nome ainda é sigilo.

STJD tira Roger do clássico com o Botafogo

Apoiador pega duas partidas de suspensão. Lateral Juan joga

Rio - O apoiador Roger está fora do clássico desta quarta-feira, com o Botafogo, no Maracanã, pela terceira rodada do returno do Campeonato Brasileiro. No início desta terça-feira, a Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva julgou e suspendeu o atleta do Flamengo por duas partidas. Roger e Juan foram expulsos no clássico com o Fluminense, no dia 15 de agosto, no Maracanã.

Roger foi denunciado em dois artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): o 250 (ato desleal ou inconveninente à prática desportiva, com pena de um a três jogos), pela falta sobre Soares, e o 258 (atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva, com pena de uma a dez partidas), por simular suposta agressão do zagueiro tricolor Luiz Alberto.

Além dele, o lateral-esquerdo Juan também foi julgado pela sua expulsão na mesma partida. Ele pegou uma partida de gancho, mas como já cumpriu a automática está livre para enfrentar os alvinegros.

Gazeta Esportiva

Botafogo e Flamengo duelam para encerrar sina dos empates\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A rivalidade entre Botafogo e Flamengo será novamente colocada à prova nesta quarta-feira, quando os times se enfrentam às 20h30 (de Brasília), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será o quinto duelo entre os clubes nesta temporada. Nos quatro primeiros, alvinegros e rubro-negros não conseguiram sair vencedores nos 90 minutos (3 a 3 na Taça Guanabara, 2 a 2 e 2 a 2 nas finais do Carioca, e 2 a 2 no 1º turno do Brasileiro), embora os flamenguistas tenham conquistado o Campeonato Carioca em cima do rival, na disputa por pênaltis.\ No Brasileiro, o Botafogo está melhor na classificação, ocupa a terceira colocação com 37 pontos, mas caiu de rendimento nos últimos jogos e obteve apenas um triunfo nos cinco compromissos anteriores ao clássico. Já o Flamengo está em 16º lugar, com 23 pontos, mas deixou recentemente a zona de rebaixamento e ganhou quatro das últimas cinco partidas.\

Apesar do bom momento, o técnico Joel Santana não quer nem saber de tranqüilidade. No cargo há praticamente um mês, ele já conseguiu tirar o Rubro-negro das quatro últimas colocações, mas descarta qualquer tipo de acomodação na Gávea. O objetivo é afastar o fantasma do rebaixamento o quanto antes. “Em um clube grande como o Flamengo vai existir pressão sempre e estamos acostumados com isso. Nossa equipe não é para estar nesta posição, temos uma caminhada muito longa pela frente”, comentou.

Diante de um quadro onde o adversário está melhor na competição, mas o Flamengo acumula quatro vitórias seguidas no Maracanã, o técnico Joel Santana foge do assunto ao ser questionado sobre um possível favoritismo mo clássico. “Não existe favoritismo em futebol. Nem no turfe tem, o cavalo que vai ganhar às vezes perde, imaginem no futebol. O Botafogo se encontra em uma situação melhor na tabela, é uma grande equipe, mas o Flamengo vem crescendo na competição e temos condições de encará-los”, comparou o comandante.

Um dos responsáveis pela ascensão do Flamengo no Brasileiro é o meia Ibson, que voltou ao clube no meio do ano e, no último domingo, marcou seu primeiro desde que retornou à Gávea. “Vai ser um jogo importante e uma vitória será fundamental para o Flamengo manter o seu bom momento no Brasileirão”, disse Ibson.

O time também foi “ajudado” pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a liberação do lateral-esquerdo Juan para disputar o clássico. Já o meia Roger foi punido por dois jogos pela expulsão contra o Fluminense e está fora. Renato Augusto e Toró são as opções de Joel Santana.

Pelo lado do Botafogo existe a preocupação de não “vacilar” contra o Flamengo. Isso porque em todos os confrontos anteriores na temporada foi o Glorioso quem sempre esteve mais perto de vencer e acabou cedendo o empate. Por isso a ordem do técnico Cuca é que o time esteja concentrado ao longo dos 90 minutos.

“O Flamengo é um time que sempre sabe aproveitar os nossos erros e foi assim nos confrontos anteriores. Em todos, nós jogamos melhor e acabamos sem a vitória. Por isso, não podemos vacilar de forma alguma novamente, pois vencer nesta quarta-feira é fundamental, para que possamos seguir com boas chances de lutar pelo título”, avaliou Cuca.

Os jogadores entenderam o recado do treinador e acreditam que não vacilar quando estiver em vantagem é o segredo para conseguir vencer o Flamengo. “Eles gostam de abrir 1 a 0 e jogar no contra-ataque. Foi assim que construíram as vitórias recentes neste Campeonato Brasileiro. Nós precisamos é marcar primeiro e, dessa vez, não vacilar, mantendo o ritmo para tentar liqüidar a situação”, explicou o meia Lucio Flavio.

Cuca só deverá anunciar a formação que vai a campo no vestiário, minutos antes do confronto. O volante Leandro Guerreiro, com dores na região pubiana, foi vetado. Lucio Flavio atuará mais recuado, enquanto Dodô deve voltar ao time titular. Quem deve ganhar uma oportunidade é Zé Roberto, que entrou bem na vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-MG, e deve ganhar a disputa com Reinaldo.

Roger é suspenso e fica de fora do clássico; Juan joga

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo teve uma notícia boa e outra ruim vindas do STJD nesta terça-feira. Enquanto Juan foi julgado e terá condições de jogar no clássico contra o Botafogo, Roger pegou duas partidas de suspensão e fica fora do duelo desta quarta-feira.\ Roger foi enquadrado no artigo 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva) por ter simulado uma agressão de um jogador adversário no jogo contra o Fluminense, além de responder ao artigo 250 (prática de ato desleal ou inconveniente) por sua expulsão na mesma partida.\

O meia foi suspenso em uma partida por cada critério. Mas, por já ter cumprido suspensão automática, ele já poderá voltar a atuar neste sábado, quando o Rubro-negro carioca recebe o Sport no Maracanã.

Já o lateral-esquerdo Juan foi punido com uma partida por infringir o artigo 250 do CBJD. No entanto, como já havia cumprido suspensão automática, o atleta está livre para participar do clássico contra o Botafogo, nesta quarta-feira.

Flamengo participará da licitação do Maracanã. Joel em alta.\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Enfrentando dificuldades para aprovar o projeto que permitiria ao clube conquistar uma moderna arena em sua sede na Gávea, o Flamengo anunciou nesta terça-feira que irá participar do processo de licitação do Maracanã.\ Recentemente, o Flamengo anunciou interesse em disputar a administração do estádio João Havelange (Engenhão), mas acabou voltando atrás e não participou do processo que acabou levando para o Botafogo, o papel de tomar conta do Engenhão.\

Enquanto isso, o empresário Eduardo Uram confirmou, nesta terça-feira, que o lateral-esquerdo Juan recebeu uma proposta para deixar o Flamengo. O clube seria o Alméria, que subiu recentemente para a primeira divisão espanhola. O empresário garantiu que a prioridade é a renovação com o Rubro-Negro. No meio do ano, Juan fora sondado pelo Espanyol-ESP.

Joel – Nas últimas rodadas o Flamengo tem mostrado sinais de evolução no Campeonato Brasileiro. A melhora, de acordo com muitos especialistas, é creditada à entrada de alguns reforços como o zagueiro Fábio Luciano e os meias Ibson, Roger e Maximiliano Biancucchi. Mas para o psicólogo do rubro-negro, Paulo Ribeiro, um dos principais responsáveis pela boa fase do time é o técnico Joel Santana, que retornou à Gávea há cerca de um mês.

“A volta do Joel ajudou muito. Ele é muito bem visto pelas pessoas do Fla, é uma pessoa fraterna, criou um bom clima. Ele sabe ouvir, toda a comissão técnica participa da preparação do time, ele foi o diferencial para essa recuperação”, comentou Paulo.

Flamengo perto de renovar com Juan

Rio de Janeiro (RJ) - Faltam poucos detalhes para que Juan renove com o Flamengo. Em fase de artilheiro, o lateral-esquerdo foi elogiado nesta terça-feira pelo vice-presidente de futebol do Rubro-negro, Kléber Leite, que espera resolver tudo o mais rapidamente possível.\ Atualmente com 50% dos direitos federativos do atleta, o clube carioca deve ficar com mais 25% na nova negociação. Os valores não foram revelados. O contrato atual de Juan tem validade até dezembro deste ano.\

O interesse em renovar com o jogador aumentou depois de suas recentes atuações pelo Fla. Os dirigentes do time tinham medo de que ele pudesse ir para a Europa sem que o clube ganhasse nada em troca.

PeléNet

Roger é punido no STJD e desfalca o Flamengo no clássico

O técnico Joel Santana recebeu uma péssima noticia na noite desta terça-feira. Por unanimidade no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o meia Roger foi suspenso por um jogo devido à simulação após ser expulso no Fla-Flu do dia 16 de agosto. Desta forma, não poderá enfrentar o Botafogo nesta quarta-feira.

A situação do jogador era delicada, já que o meia estava sendo julgado em dois artigos. O 250 - praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida e o 258 - assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva.

Pelo 250, recebeu apenas um jogo, que já cumpriu ao não participar do confronto contra o Palmeiras, em que o Flamengo foi derrotado por 2 a 1, em São Paulo. Entretanto, também foi punido com uma partida pelo 258, o que o impossibilita de participar do clássico do Maracanã.

No lance que origiou sua punição, Roger, após receber cartão vermelho no segundo tempo do clássico, fingiu ter sido atingido pelo zagueiro tricolor Luiz Alberto, que tentava o retirar do gramado rapidamente para a partida ser reiniciada.

Será o segundo jogo seguido que Roger não jogará pelo rubro-negro carioca. Machucado, já havia ficado fora da vitória por 3 a 1 contra o Goiás, no último fim de semana, no Maracanã.

Kleber Leite indignado

Antes mesmo de saber sobre a suspensão a Roger, o vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, já dava sinais de insatisfação com o julgamento dos jogadores de seu time.

A revolta era pelo fato de Túlio e Luciano Almeida, atletas do Botafogo, só serem julgados nesta quarta-feira devido aos incidentes ocorridos no jogo entre o alvinegro carioca e o São Paulo, dia 8 de agosto. Desta forma, mesmo se forem suspensos, poderão enfrentar o Flamengo.

"Eu gostaria só de deixar no ar uma questão para alguém explicar esse mistério. Que diabos é isso? Os jogadores do Botafogo foram expulsos oito dias antes dos nossos e mesmo assim o nosso julgamento é antes. Qual é a mágica, qual a fórmula disso? Estou curioso com isso", ironizou o dirigente.

Em ascensão, mas distantes na tabela, Bota e Fla duelam

Quando empataram por 2 a 2, no Maracanã, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Flamengo eram, respectivamente, vice-campeão e campeão do Estadual do Rio de 2007. Nesta quarta-feira, no mesmo local, às 20h30, as duas equipes se reencontram, 19 jornadas depois, em situações distintas na tabela de classificação. Enquanto o clube de General Severiano luta para se aproximar da liderança, o time da Gávea tenta continuar fora da zona de rebaixamento.

A natural rivalidade entre dois grandes do futebol carioca está acirrada em 2007 não somente pelo fato de terem decidido o torneiro regional, mas também porque os quatro jogos disputados entre ambos na temporada terminaram empatados. Além disso, o "tira-teima" pode significar o rompimento ou o prolongamento de um tabu - os alvinegros não vencem os rivais há 13 partidas, porém, não perdem um clássico há 12 (série iniciada justamente após um revés contra os rubro-negros no Nacional passado).

O Botafogo ocupa o terceiro lugar do Brasileiro, com 37 pontos e está a sete do São Paulo, que lidera a competição. O principal objetivo da equipe botafoguense, neste momento da competição, é diminuir a diferença que a afasta da primeira posição. Para o técnico Cuca, enfrentar o único oponente estadual que não derrotou este ano neste ponto crucial para as aspirações do clube no campeonato não é um problema - mas a vitória é fundamental para o restante da disputa.

"Não existe um adversário ideal, seja quem aparecer nós temos que superar. Já os enfrentamos quatro vezes em 2007 e o que fica é que foram todos bons jogos. A realidade é que atualmente são duas equipes iguais, será um duelo parelho. Eles estão em ascensão, depois de oscilarem no início estão se recuperando e são sempre perigosos. Esse confronto é chave para a gente continuar pensando em título e há indícios, pelos últimos resultados de ambos, que será um grande jogo", analisou o treinador alvinegro.

Décimo-sexto colocado da competição, com 24 pontos, o Flamengo, que ainda tem dois confrontos a menos que a maioria de seus adversários, deixou, na rodada passada, após 13 partidas, a zona de rebaixamento. Para manter seus comandados fora da região de descenso, o técnico Joel Santana utiliza um discurso cauteloso em relação ao oponente, apesar das quatro resultados positivos consecutivos que o time rubro-negro acumula no Brasileiro atuando no estádio do Maracanã.

"A nossa equipe precisa de um algo mais neste duelo porque é um clássico. Temos que manter a atenção durante todo o jogo, pois eles têm apresentado um bom futebol desde o início deste ano. O Botafogo possui um conjunto muito bom e precisamos fazer a nossa parte em campo e um pouquinho mais para vencer. É fundamental jogar bem, porque é um adversário complicado", afirmou o treinador rubro-negro, que dirigirá o time pela oitava vez na competição.

Flamengo reitera o desejo em concorrer ao Maracanã

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

No mês de junho deste ano, o presidente da Suderj, Eduardo Paes, anunciou que o Maracanã deveria ser privatizado e passaria pelo processo de licitação. Assim como fez naquela época, o presidente do Flamengo, Marcio Braga, reiterou o desejo do clube em concorrer à administração do estádio.

Nesta terça-feira, o dirigente divulgou uma nota oficial, em que confirma o interesse sem dar maiores detalhes, mas afirma que o rubro-negro carioca não irá deixar de lado o projeto de construir uma arena na Gávea.

O Maracanã, construído para a Copa do Mundo de 1950 que foi disputada no país, é administrado pelo governo do estado do Rio de Janeiro, que o aluga para os clubes disputarem suas partidas. O processo de licitação ainda não tem data marcada, mas o edital deve ser divulgado até o fim do ano.

Caso o Flamengo realmente dispute o processo de licitação e o vença, será o terceiro clube carioca a ter o seu estádio, já que o Vasco possui São Januário e o Botafogo recentemente adquiriu o Engenhão.

GloboEsporte

Tabu? Na Gávea, ninguém lembra...

Time não perde para o Botafogo desde 2004. Mas nesta quarta está tudo zerado

Eduardo Peixoto

Márcio Iannacca

Ibson estava em campo na última derrota do Flamengo para o Botafogo

Ibson foi para Portugal, passou mais de dois anos por lá, voltou e o Botafogo não ganhou mais do Flamengo. Ele estava em campo na última derrota, dia 14 de março de 2004. Nos 13 jogos seguintes, o Rubro-negro venceu seis e empatou sete.

Mas, quando a bola rolar no clássico desta quarta-feira, o longo tabu será esquecido. Pelo menos é o que garantem os rubro-negros.

- Clássico não tem favorito. Será o jogo mais difícil destes que tivemos no Maracanã. O Botafogo vive um grande momento - diz Ibson.

Neste ano, o equilíbrio é total. Foram quatro jogos, com quatro empates (três deles por 2 a 2). Autor do gol que levou a final do Estadual para os pênaltis, Renato Augusto espera que a sorte contra o rival alvinegro tenha mais um capítulo.

- Fomos felizes nos últimos jogos. Principalmente no título estadual - diz o jogador.

Bota e Fla, o clássico da afirmação

Alvinegro quer se firmar entre os primeiros. Rubro-Negro espera se livrar de vez da degola

O clássico desta quarta-feira, às 20h30m, no Maracanã, vai ser o divisor de águas para Botafogo e Flamengo no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Alvinegro quer voltar a se firmar como um dos candidatos ao título do torneio nacional, o Rubro-Negro busca a sua redenção longe da zona de rebaixamento. Em General Severiano, a expectativa é de se aproximar do São Paulo, líder da competição. Na Gávea, uma vitória mantém a boa fase do time de Joel Santana atuando no estádio (assista acima ao vídeo com os melhores momentos da partida do primeiro turno).

O Botafogo ocupa a terceira colocação no Brasileirão, com 37 pontos. O Flamengo está em 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento, com 24. De um lado, o Alvinegro quer acabar com o incômodo jejum de 13 jogos sem vencer o rival. O Rubro-Negro, por sua vez, espera manter o tabu para melhorar ainda mais na tabela de classificação do torneio. Assista ao jogão desta quarta-feira em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM e ao vivo no Premiere.

Dodô está confirmado na equipe do Bota

Dodô está confirmado no Bota

Além da confirmação da boa fase, uma vitória sobre o Flamengo é vista pelo Botafogo como a oportunidade de quebrar um jejum que dura 13 partidas, ou mais de três anos. Para o técnico Cuca, o clássico terá como principal característica a postura ofensiva de ambas as equipes.

- Os dois times vêm de vitórias, e isso motiva muito o torcedor. Será um bom jogo, e tomara que o Botafogo saia vencedor. No entanto, o confronto será muito equilibrado - prevê.

Cuca vem guardando a escalação em segredo, e nesta terça-feira mais um fator contribuiu para o mistério. Luciano Almeida, com suspeita de virose, não treinou. Com isso, Ricardinho ou Jorge Henrique pode ser deslocado para a ala esquerda.

Em compensação, Dodô está confirmado. O atacante se recuperou de uma pancada no pé direito e espera marcar pela quinta vez em cinco clássicos contra o Flamengo em 2007. Leandro Guerreiro, que se recupera de um problema no púbis, também estará em campo. Zé Roberto tem participação certa no jogo, provavelmente como titular.

Renato Augusto volta ao time do Fla

Roger desfalca o Fla. Juan joga

Do lado do Flamengo, o técnico Joel Santana não poderá contar com duas peças importantes. O meia Roger, suspenso pelo STJD pela simulação de uma agressão no clássico contra o Fluminense, no dia 16 de agosto, e o atacante argentino Maxi Biancucchi, com um estiramento na coxa esquerda, estão fora da partida. O treinador rubro-negro só vai escalar o time momentos antes do jogo.

- Só vou divulgar o time momentos antes do jogo. Não adianta perguntar antes - afirma o treinador rubro-negro.

Por outro lado, o treinador poderá contar com a volta do meia Renato Augusto. Recuperado de uma lesão muscular, ele será aproveitado por Joel Santana na equipe titular. Quem garante é o próprio técnico do Flamengo. Juan, também julgado pelo STJD, foi punido com uma partida, já cumprida, e poderá reforçar o time.

Juan pega o Bota, e Roger está fora

Lateral é punido com uma partida, já cumprida. Meia pega dois jogos de suspensão

Juan e Roger acompanharam o julgamento no STJD com atenção

O Flamengo ganhou uma solução e um problema para o clássico desta quarta-feira, contra o Botafogo, no Maracanã. O lateral-esquerdo Juan foi suspenso por uma partida, já cumprida, e poderá atuar normalmente. Por outro lado, o meia Roger foi punido com dois jogos e irá desfalcar o Rubro-Negro do técnico Joel Santana.

Juan e Roger compareceram ao STJD e deram os seus depoimentos sobre os lances de suas expulsões. O lateral-esquerdo e o meia foram advertidos duas vezes pelo árbitro Evandro Rogério Roman no clássico contra o Fluminense, no dia 15 de agosto, no Maracanã, e, por isso, deixaram o campo.

O julgamento de Roger foi o mais complicado. O relator Otacílio Araújo classificou o meia rubro-negro de "péssimo ator" pela simulação após a sua expulsão no clássico diante do Fluminense. O advogado do Flamengo, Michel Assef Filho pediu a absolvição do atleta, iniciado nos artigos 250 (praticar ato desleal ou inconveniente durante a partida) e 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Roger pegou um jogo de punição pela expulsão, já cumprido, e um pela simulação. Com isso, o meia vai desfalcar o Flamengo no clássico desta quarta-feira, contra o Botafogo, no Maracanã. O advogado rubro-negro pediu para que o atleta atuasse na partida, o que não foi aceito pelo STJD.

Juan foi suspenso por apenas uma partida, também já cumprida. Indiciado no artigo 258 do CBJD, ele foi punido pelo relator e pelos auditores do STJD. Como já ficou fora de uma partida, o lateral-esquerdo terá condições de atuar nesta quarta-feira.

Ao deixar o auditório, Roger lamentou desfalcar a equipe no duelo com o Botafogo e disse que se arrepende da simulação.

- Realmente é muito triste não poder participar de um clássico com tamanha importância como o de amanhã. Estou arrependido. Inclusive já havia disto isso antes. - afirma.

Joel: 'O time precisa de um algo mais'

Treinador diz que Fla tem que se esforçar em dobro para vencer o Botafogo

Márcio Iannacca

Joel Santana no comando do treino do Flamengo

O técnico Joel Santana tem gostado das atuações do Flamengo, mas acredita que a equipe só terá sucesso no clássico desta quarta-feira, contra o Botafogo, se tiver mais empenho do que o normal. Para o treinador, o time rubro-negro só sairá vitorioso caso não cometa erros bobos durante a partida.

- É um clássico e o time precisa de um algo mais. Temos que ter atenção durante todo o jogo. Temos que jogar bem porque é um adversário complicado - analisa Joel Santana.

O treinador rubro-negro elogiou o adversário desta quarta-feira.

- Eles têm apresentado um bom futebol desde o início da temporada. É uma equipe boa, bem trabalhada. Precisamos fazer a nossa parte e um pouquinho mais para vencer - diz o treinador.

'Só a torcida do Fla sustenta o Maraca'

Presidente da Suderj diz que projeto de licitação é feito para o clube rubro-negro

Eduardo Peixoto

Torcida do Flamengo faz a festa com a vitória sobre o Goiás no Maracanã

O Flamengo quer o Maracanã. E a recíproca é verdadeira. Nesta terça-feira, o presidente da Suderj, Eduardo Paes, afirmou que apenas a torcida rubro-negra tem possibilidade de sustentar um projeto de arrendamento do estádio.

- Não tenho dúvida de que o Maracanã e o Flamengo são imagens misturadas. Queremos um modelo de gestão eficiente, mas cujo conteúdo principal será o Fla porque só a torcida rubro-negra sustenta este tipo de projeto - diz, por telefone, Paes.

A forma como o "novo dono" vai administrar o Maraca ainda não está decidida. Mas a idéia é que o Fla permita que outros clássicos estaduais sejam realizados no estádio.

- Ele (Flamengo) seria um grande dono e poderia explorar a parte publicitária do estádio. Mas outros clássicos podem acontecer lá - afirma Eduardo Paes.

A Suderj deve liberar o edital de licitação entre o fim de outubro e o início de novembro. Apesar das boas notícias, o Flamengo mantém a idéia de revitalizar a sede social da Gávea. Entretanto, o projeto enfrenta diversos obstáculos para ir adiante. Há uma forte campanha das associações de moradores contra a construção de uma arena no local.

Árbitro de São Paulo apitará clássico

Juiz escalado aparece em segundo no ranking de árbitros da Federação Paulista de Futebol

O árbitro paulista José Henrique de Carvalho, de 33 anos, terá a missão de apitar o clássico entre Botafogo e Flamengo, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Mas a Comissão de Arbitragem da CBF resolveu inovar na escala do trio de árbitros. Ao contrário dos outros jogos, quando todo o trio era de uma mesma federação, os assistentes serão de outro estado: o Rio de Janeiro: Aristeu Leonardo Tavares, que integra o quadro de auxiliares da Fifa, e Dibert Pedrosa Moisés.

José Henrique de Carvalho é um árbitro da nova geração do futebol do estado, mas que já aparece em segundo no ranking de árbitros da Federação Paulista de Futebol, atrás apenas de Paulo Cesar de Oliveira, que errou na partida entre Fluminense e Grêmio, no último sábado, e foi afastado por uma rodada.

O árbitro do clássico desta quarta-feira apitou a final do Campeonato Paulista deste ano, entre Santos e São Caetano. No Brasileiro, ele participou de quatro jogos.

A partida no Maracanã começa às 20h30m. No momento, o Botafogo está em terceiro no Brasileirão, com 37 pontos, enquanto o Fla ocupa a 16ª colocação, com 24.

Lance

Joilson x Juan: duelo pelas laterais no Maraca

Joilson, pela direita, e Juan, pela esquerda, farão duelo à parte no clássico

BERNARDO GLEIZER E RAFAEL XIMENES

Além da rivalidade comum nos clássicos entre Botafogo e Flamengo, a partida desta quarta-feira, no Maracanã, terá alguns duelos à parte. O LANCENET! começa com um confronto que tem tudo para ser equilibrado pelos lados do campo: Joilson (ala-direito do Alvinegro) x Juan (lateral-esquerdo do Fla). Confira os números dos dois jogadores na tabela abaixo.

Os dois jogadores passam por excelente fase em seus times. O rubro-negro teve grande atuação nas duas últimas partidas, contra Juventude e Goiás, tendo marcado dois gols, e vem sendo fundamental na recuperação da equipe no Brasileirão, de onde deixou a zona de rebaixamento na última rodada.

Pelo lado do Alvinegro, Joilson vem se mostrando um motorzinho no time armado pelo técnico Cuca. Polivalente, o apoiador de origem já jogou como volante, lateral-esquerdo e agora, como ala-direito, parece ter encontrado sua posição ideal. O jogador é engrenagem importante do esquema do Bota.

Os números da parceria LANCE!-Footstats comprovam a boa fase dos jogadores. Juan lidera a estatística de passes certos no Campeonato Brasileiro, com um índice de 90,1%. Além disso, o jogador é o segundo melhor em assistências, com nove, e artilheiro do time na competição, com quatro gols.

Joilson também vai bem nos números. Ele integra a lista dos cinco melhores na categoria dribles certos (54) e número de passes dados (634, uma média de 35,4 por partida). Além disso, é o jogador que mais passa tempo com a bola nos pés no time do Botafogo. Ele elogiou o rival no duelo.

- Juan é um excelente jogador e está numa crescente. Mas vou continuar subindo ao ataque, pois há a cobertura. Espero que seja um duelo justo - afirmou Joilson.

Estes duelos são mais atrativos para que as torcidas possam comparecer em peso ao Maracanã e prestigiar as duas equipes, que vêm se recuperando na competição. O LANCENET! também vai mostrar outros confrontos: Dodô x Souza, os homens-gol, e Túlio x Ibson, as peças de ligação entre defesa e ataque.

Juan acerta renovação com o Fla até 2010

Clube também adquiriu mais 25% do passe do lateral-esquerdo

A boa fase do lateral-esquerdo Juan fez o Flamengo se adiantar para renovar seu contrato. Após o treino desta terça-feira, o vice-diretor de futebol do clube, Kléber Leite, anunciou que almoçou com Eduardo Uram, empresário do jogador, e deixou acertada a renovação do contrato até 2010. O Flamengo, que já possuia 50% dos direitos econômicos do lateral, adquiriu mais 25%. Kléber não quis revelar os valores da negociação.

- Ainda faltam pequenos detalhes que são normais nesse tipo de negociação, mas está tudo muito bem encaminhado - disse Kléber.

O dirigente disse também que está praticamente tudo certo para a renovação do contrato do goleiro Diego. O jogador, cujo contrato se encerrava em dezembro deste ano, fica no Flamengo até o final de 2008, com possobilidade de extensão para 2009.

Joel: 'Queremos subir ainda mais na tabela'

O bom momento no Flamengo e o clima de tranqüilidade são inegáveis. O treinador Joel Santana evita o clima de oba-oba, pede cautela e acredita que o Rubro-Negro ainda tem muito a subir na tabela. Uma vitória contra o Botafogo, nesta quarta-feira, deixaria o Flamengo em uma situação ainda melhor.

radio l! - O Campeonato Brasileiro oscila muito. Claro que vencer um clássico é sempre bom, mas queremos somar pontos, subir na tabela e passar segurança para nossos torcedores. Não devemos festejar, mesmo porque, ainda não estamos no lugar que desejamos. Nós simplesmente colocamos um dos pés fora do buraco e agora queremos mais. Sabemos que o jogo será difícil mas contamos com nossa torcida no Maracanã - conclui.

Joel promete surpresas para o clássico

O técnico Joel Santana do Flamengo está animado com a possibilidade de contar com jogadores importantes para o clássico contra o Botafogo nesta quarta-feira. O comandante promete surpresas.

radio l! - Vocês podem ter surpresas. Hoje eu tive boas informações, o Renato, por exemplo, treinou bem. De repente eu posso contar com mais peças do elenco e se isso acontecer, melhor ainda - afirma

Fla reclama da demora nos julgamentos no STJD

Jogadores do Botafogo escapam do Tribunal, mas Roger é punido

Roger e Juan, do Flamengo, foram julgados nesta terça-feira por suas expulsões no clássico contra o Fluminense. Ambos foram suspensos por uma partida no artigo 250 (praticar ato desleal ou incoveniente), mas já cumpriram contra o Palmeiras. O apoiador, porém, foi incluso também no artigo 258 (assumir atitude contrária à disciplina ou à moral desportiva), pelo qual pegou uma partida. Por causa dessa punição, Roger está fora do jogo contra o Botafogo, nesta quarta-feira.

Tudo estaria certo não fosse um detalhe. Os jogadores do Botafogo Túlio e Luciano Almeida, que foram expulsos contra o São Paulo oito dias antes de Roger e Juan receberem o vermelho, só serão julgados nesta quarta-feira. Assim, independentemente do resultado, os dois estarão em campo contra o Fla. O fato gerou reclamações do vice de futebol rubro-negro, Kléber Leite.

- Por que eles só serão julgados nesta quarta-feira se foram expulsos antes? Queria deixar essa questão no ar. É um mistério que estamos tentando desvendar - disse o dirigente.

O advogado do clube, Michel Assef Filho, também estranhou a demora.

- É uma coincidência infeliz e acho que o Botafogo pode ser beneficiado por este fato - explicou.

Mesmo que Túlio e Luciano Almeida sejam suspensos, a punição só pode valer a partir do dia seguinte, ou seja, após o clássico desta quarta-feira.

Ibson preocupado com oba-oba na Gávea

Nas últimas cinco rodadas, time rubro-negro venceu quatro

O possível clima de oba-oba na Gávea pelas vitórias do Flamengo e pela saída da zona do rebaixamento antes do clássico desta quarta-feira contra o Botafogo preocupa o apoiador Ibson.

- Há três dias falavam que não sairíamos da zona de rebaixamento. Agora que saimos, já pensam em Libertadores. Vamos com calma - disse o apoiador à Rádio Tupi.

Nas últimas cinco rodadas, o time do Flamengo perdeu apenas para o Palmeirase e venceu quatro jogo - contra América-RN, Fluminense, Juventude e Goiás. Coincidência ou não, a única derrota nessas últimas cinco rodadas foi fora de casa.

Flamengo entra na briga pela licitação do Maracanã

Em nota oficial, Márcio Braga avisa que clube está na luta pelo estádio

Além do projeto de revitalização da Gávea, que prevê a construção de uma arena para 30 mil pessoas, a modernização da sede social, a recuperação do Parque Olímpico e a expansão do Centro de Excelência de Remo, o Flamengo anunciou nesta terça-feira, por meio de seu presidente Márcio Braga, que lutará também pela licitação do Maracanã.

- O C.R.Flamengo comunica, nesta oportunidade, à sociedade e ao Governo que participará, efetivamente, da licitação do Estádio do Maracanã - disse o dirigente em nota oficial.

Há 70 anos, Fla e Bota disputavam Taça da Paz

Ídolos Jairzinho e Júnior pedem que a violência passe longe do Maracanã

Torcidas de Botafogo e Flamengo pedem Fred Gomes

Em 28 de agosto de 1937, há exatamente 70 anos, Flamengo e Botafogo entravam nas Laranjeiras para decidir a Taça da Paz. A paz em questão era referente à união entre Federação Metropolitana de Desporto (FMD) - afiliada à Fifa - e a Liga Carioca de Futebol (LCF). O fim da rixa, inclusive, foi comemorado com uma partida entre Vasco e América, realizada no dia 29 de julho do mesmo ano e que acabou intitulando o embate entre cruzmaltinos e americanos como o Clássico da Paz.

Porém, atualmente, busca-se a paz não só entre os torcedores do clube da Gávea e de General Severiano, mas também no futebol brasileiro em geral. O radialista Luiz Mendes e os ex-craques Jairzinho e Júnior pedem a paz para o clássico desta quarta-feira, válido pela terceira rodada do returno do Campeonato Brasileiro.

Em 1937, tanto o primeiro Clássico da Paz, quanto a Taça da Paz tiveram o mesmo placar: 3 a 2. Em São Januário, o Gigante da Colina fez valer o mando de campo e venceu. Nas Laranjeiras, 28 dias após o primeiro Clássico da Paz, o Flamengo levou o Taça da Paz com gols marcados por Cosso (dois) e Valido.

- O jogo entre Flamengo e Botafogo é mais um dos amistosos comemorativos da fundação da Liga de Futebol do Rio de Janeiro (LFRJ), que uniu a FMD à LCF. Botafogo e Vasco faziam parte FMD, afiliada à Fifa e à Confederação Brasileira de Desportos (CDB). América, Flamengo e Fluminense estavam ligados à LCF, uma espécie de liga pirata - explicou Luiz Mendes, radialista da Rádio Globo e nascido no Rio Grande do Sul, mas no Rio de Janeiro desde 1944.

Sobre o clássico desta quarta-feira, Mendes concordou que a preocupação com a paz não é referente a questões burocráticas, mas sim à violência. Vale destacar que em 6 de novembro de 2005, quando o Flamengo venceu por 3 a 1 o Botafogo, em Volta Redonda, um torcedor do Botafogo foi morto a golpes de foice, na volta para o Rio de Janeiro. De lá para cá, ameaças vêm se tornando algo constante entre torcidas organizadas dos dois clubes pela internet e o medo assola as famílias que buscam ir para o estádio apenas com o objetivo de ver seu time vencer.

- Considero isso essencial para o equilíbrio do futebol brasileiro em modo geral. O Rio continua sendo um exemplo para o futebol brasileiro. Se mantivermos um comportamento adequado, isto terá um reflexo positivo no restante do país. O Rio sempre foi uma vitrine para o resto do Brasil e por isso arrasta multidões por todos os cantos desta terra - expressou Luís Mendes.

Jairzinho, ídolo do clube da Estrela Solitária, fez coro com as palavras do radialista, destacando que a união entre as torcidas é fundamental para o crescimento do futebol brasileiro em geral.

- Há de se pregar a paz, união e um comportamento adequado esportivo. Cada um deve torcer por sua equipe, pregar sempre a paz e dizer nao à violencia. Este tipo de comportamento é totalmente desfavoravel para o crescimento do futebol - alertou o Furacão da Copa de 1970.

Autor de dois gols - um destes de letra - na inesquecível goleada por 6 a 0 do Botafogo sobre o Flamengo em 15 de novembro de 1972 - aniversário do Rubro-Negro -, Jairzinho avisou que não torcerá por nenhuma das equipes no clássico de quarta-feira.

- Creio que os times buscarão seu objetivo. Vou ao Maracanã para aprender taticamente com Cuca e Joel Santana, pois sou um treinador e tenho como objetivo treinar uma grande equipe. Espero aprender com os treinadores de Flamengo e Botafogo como se vence um clássico. Não torcerei por nenhum dos times, pois sou um treinador profissional - esclareceu.

Júnior, inventor do termo Pele Rubro-Negra e autor do gol do título que garantiu o pentacampeonato brasileiro ao Flamengo em 1992 contra o Botafogo, está de acordo com os apelos feitos por Luís Mendes e Jairzinho.

- É um momento de as pessoas refletirem, fazendo do Maracanã um lugar de diversão e nada mais. Não estou preocupado com o resultado, pois o momento é de pedir a paz - garantiu o homem que mais vestiu a camisa do Flamengo como profissional, participando de 874 jogos.

Mais um empate, o que seria o quinto neste ano, é a aposta do camisa 5 do time que deu o troco no Botafogo em 8 de novembro de 1981, dia em que venceu por 6 a 0 o Alvinegro, sendo o sexto gol marcado pelo camisa 6, Andrade.

- O Flamengo vive um bom momento e o Botafogo se recuperou dos tropeços. Este jogo está com cara de empate - concluiu o Vovô Garoto do pentacampeonato brasileiro.