Notícias

Clipp 29/maio

Por - em

O Globo

Por trás de Paulo Sérgio, os conselhos do Eurico do Aterro

Ex-zagueiro amador, seu Antônio marca de perto o filho e atacante do Fla

Legenda da foto: PAULO SÉRGIO entre o pai Antônio e a mãe Maria Aparecida, ao lado do irmão Franklin, ex-lateral do Olaria

Legenda da foto: NO FUTSAL, ROTINA de conquistas tanto pelo Flamengo (ao lado) como pelo Flu (acima)

Márcio Tavares

Curiosamente, ele é xará de sobrenome de seu companheiro de ataque do Flamengo, o grandalhão Souza, que ficará parado de duas a três semanas para se tratar de um estiramento muscular na coxa esquerda. Mas Paulo Sérgio talvez nem precisasse usufruir da lesão de Souza para dar seqüência à sua recém-iniciada trajetória de candidato a ídolo da torcida do Flamengo.

Por trás do atacante ágil e oportunista que salvou o rubro-negro domingo, ao marcar o gol de empate com o Botafogo, há um personagem que há anos vem moldando a carreira e a personalidade de Paulo Sérgio. Como todo pai-coruja, seu Antônio é só elogios para o filho. Só que, como um aperreado ex-zagueiro dos campeonatos de peladas do Aterro do Flamengo, ele dá conselhos, vibra e até chora quando Dindo, como Paulo Sérgio é chamado em casa e na rua onde mora, faz gols como o de domingo. Mas às vezes também pega pesado.

Paulo Sérgio diz que não é fácil o peso da camisa do Fla

Na casa de Paulo Sérgio, não faltam camisas do Flamengo com o nome do atacante gravado acima do número. Ao lado da mãe, Maria Aparecida, e do irmão, Franklin, que foi lateral-direito do Olaria há alguns anos, todo mundo cultua o astro que está surgindo. Mas, quando seu Antônio fala, não há dúvida de que Paulo Sérgio tem que rezar pela sua cartilha. Afinal, os troféus conquistados por seu Antônio nos tempos do seu Corinthians, time em que jogou Rodrigo Souto, mostram que ele domina bem o assunto.

- Desde pequenininho ele joga demais. Como um zagueiro que costumava marcar meus adversários em cima, vi logo que ele tinha futuro. Sempre disse pra ele: se você tiver medo de encarar algum zagueiro, se tiver medo de levar porrada, procura outra coisa para fazer - diz o pai.

Paulo Sérgio ri da forma objetiva e sincera de falar de seu Antônio, garagista de um prédio em Botafogo que chegava a lavar 30 carros por dia e dirigia um táxi para manter sua casa na rua Tavares Bastos, no Catete. O visual da Baía de Guanabara lá de cima é muito legal. Muito verde, os micos vêm comer banana e caju no quintal e seu Antônio se empolga.

- Moro no Rio há mais de 30 anos. Não há lugar melhor que aqui - garante ele.

Mas Paulo Sérgio não esconde que sonha com a vida lá embaixo. Para isso, sabe que precisa se firmar na Gávea.

- Não é mole jogar com essa camisa. Desde cedo a gente sente a pressão. Teve um dia que vieram me dizer: "Se você não fizer gol, vai ver...". Mas espero me firmar. Não há coisa melhor que ver o zagueiro irritado porque você fez um gol. E, assim que puder, vou dar mais conforto à minha família - sonha o atacante, que homenageou o amigo gorducho Ricardo com o gesto da barriga ao fazer o gol no domingo.

Um gol que tirou o pai, pernambucano de Taquaritinga do Norte, do sério.

- Ele chorou - revela o irmão Franklin, rindo.

- Sou botafoguense, estava na torcida do Flamengo, mas tenho que torcer pelo meu filho, né? Foi um gol de emocionar. Relaxei e...

Paulo Sérgio, que desde a infância de craque no futebol de salão enfrentou resistências pelo físico franzino, ri de novo do pai, que se exalta quando fala de treinadores que perseguiram o filho. Empolgado, seu Antônio diz.

- Onde estão eles agora? Desde menino eu pegava o Dindo e fazia ele treinar chutes e cabeçadas. Conheço isso. Tanto que quando parei de jogar, por causa do joelho, passei a dirigir o time e me chamavam de Eurico Miranda do Aterro. A gente ganhava tudo.

Nada que significasse imoralidade porque o código de seu Antônio é bem claro.

- Mão firme. Na minha casa o regime é talibã. Quem quiser namorar, casar, tem que se sustentar. Ele ainda tem muito pela frente para encarar.

Dindo concorda. Para os seus 17 anos, ele sabe que não pode se deslumbrar porque o zagueirão está bem perto. Se não se comportar, seu Antônio dá a receita que usaria se fosse escalado para marcar o filho.

- Marcaria em cima. Não pode dar espaço porque é muito rápido. Aí, só na porrada.

NACIONAL DE BASQUETE

As quartas-de-final do Nacional Masculino de Basquete começam na próxima sexta-feira, com Brasília/Universo (DF) x Saldanha da Gama (ES) e Unimed/Franca x Flamengo. Os outros dois jogos serão decididos após a partida de amanhã entre Paulistano/Dix Amico (SP) e Franca. Se o Paulistano vencer, enfrentará o Pitágoras/Minas (MG), mas se for derrotado, pega o Unitri/Converse (MG).

La Paz em guerra contra a Fifa

Evo Morales pede união de "irmãos" para derrubar veto a jogos acima de 2.500m

LA PAZ

ABolívia está em crise. Desta vez, o motivo não é gás ou petróleo, nem separatismo, mas o futebol. Ontem, o presidente Evo Morales, com o apoio de políticos, como o prefeito de La Paz, Juan del Granado, e de dirigentes esportivos, anunciou uma campanha para tentar mudar a medida da Fifa, anunciada domingo, que proíbe jogos internacionais em cidades acima de 2.500 metros. A decisão atinge diretamente o país, pois a seleção boliviana tinha previsto, como sempre acontece, fazer as suas partidas pelas eliminatórias para a Copa de 2010 em La Paz, a 3.600 metros de altitude. Agora, terá que, possivelmente, jogar em Santa Cruz de la Sierra, ao nível do mar, e local da mais acirrada oposição política a Morales.

O presidente anunciou o envio imediato de uma delegação a Zurique, sede da Fifa, chefiada pelo presidente da Federação Boliviana, Carlos Chávez, e pediu uma ação conjunta de outros países afetados, como o Equador, que jogava em Quito (2.800m), e a Colômbia, que atuava em Bogotá, a 2.640m. Morales solicitou ajuda aos "presidentes-irmãos" de Argentina e Brasil.

- Este não é um veto somente à Bolívia e sim um veto à universalidade do esporte. O esporte é integração, saúde e educação, então é um veto também à integração, à saúde e à educação - disse o presidente, após reunião de emergência com ministros e autoridades esportivas e departamentos (estados).

O prefeito de La Paz, Juan del Granado, deu apoio a Morales:

- Estamos aliados ao nosso presidente, às autoridades nacionais e aos departamentos para combater esta decisão discriminatória da Fifa - afirmou Juan del Granado.

Jornais culpam Brasil pela proibição

Del Granado lembrou que em 1996 a Bolívia combateu com sucesso uma tentativa semelhante da Fifa, que entraria em vigor para as eliminatórias para a Copa da França, em 1998. Mas, na época, os bolivianos contaram com um reforço de peso: o presidente francês, Jacques Chirac. Com empresas francesas participando de uma série de processos de privatizações de serviços públicos, Chirac foi o principal defensor da manutenção dos jogos em La Paz, o que conseguiu.

Já o presidente da Federação Boliviana, Carlos Chávez, afirmou que recebeu a solidariedade de dirigentes de Uruguai, Paraguai e Venezuela. Já o Brasil e a Argentina, segundo ele, se mantêm neutros. Segundo o dirigente, a cautela de argentinos e brasileiros em declarar seu apoio à Bolívia seria em razão da possibilidade de que o Peru reafirmasse a decisão de jogar pelas eliminatórias para a Copa em Cuzco, o que também foi proibido.

- Esta é uma questão de estado que temos que administrar com inteligência. Tenho muita fé de que poderemos reverter e desvirtuar totalmente esse relatório da comissão médica da Fifa - afirmou Chávez.

Além de La Paz, a decisão da Fifa atingiu quatro das nove capitais de estados da Bolívia: Cochabamba, Oruro, Potosí (4.000m) e Sucre.

O noticiário de todos os jornais bolivianos culpou Brasil e Argentina pela decisão e lembra que os dirigentes do Flamengo, que jogou em Potosí contra o time local, pela Libertadores, apelaram à Fifa sobre o assunto. A queixa de brasileiros vem de longa data. Na Copa América de 1979, Zico passou mal, sequer conseguiu deixar o hotel e desfalcou a seleção num jogo em La Paz. Nas últimas eliminatórias, no intervalo do jogo contra o Equador, em Quito, Ronaldo recorreu aos balões de oxigênio para voltar a campo.

Apesar dos protestos, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou ontem que vai respeitar a decisão da Fifa, apesar de quatro de seus filiados (Bolívia, Equador, Colômbia e Peru) terem sido prejudicados:

- É uma determinação da entidade máxima do futebol e a Conmebol irá acatá-la. Cada um dos países afetado ficará responsável por fazer sua defesa e, se assim considerar, reclamar com a Fifa - afirmou o secretário-executivo da entidade, Francisco Figueredo.

O dirigente disse que nenhum dos países ficará sem condições de realizar jogos internacionais:

- O Equador tem vários estádios com boa capacidade de público abaixo desta altitude, assim como a Colômbia tem Barranquilla e a Bolívia, Santa Cruz.

Além da altitude, os jogadores reclamam de jogos em horários de muito calor, como ao meio-dia no México, o que aconteceu na Copa de 1986, ou às 16h no verão do Rio, como ocorre no Brasileiro.

Jornal dos Sports

Craque o Fla faz em casa

Aos 17 anos, atacante Paulo Sérgio é a mais nova promessa da fábrica de talentos da Gávea

Leo Schabbach

Renatto Thiele/JS

O garoto — Formado nas divisões de base do Flamengo, o atacante Paulo Sérgio (23) é mais um dos jovens que se destacam no time profissional

O Flamengo é um clube famoso por revelar grandes craques do futebol brasileiro. Não é à toa que, atualmente, muitos jogadores formados na Gávea fazem sucesso no mundo do futebol, como o zagueiro Juan, titular absoluto na zaga da Seleção Brasileira, o atacante Adriano e o goleiro Júlio César, ambos atuando na Internazionale de Milão. Além deles, muitos outros craques foram formados nas categorias de base do Rubro-Negro, como o eterno ídolo Zico e o ex-lateral Júnior, campeões mundiais em 1981.

Mais uma vez, a história se repete e, hoje, surge na Gávea uma nova geração muito promissora, que vem sendo bem trabalhada por intermédio de uma parceria entre Adílio, técnico das categorias de base, e Ney Franco. Uma das jóias desta nova geração, o apoiador Renato Augusto, já vem sendo aproveitada e tem mostrado todo o seu potencial à torcida rubro-negra. Porém no domingo passado, no clássico com o Botafogo, uma outra promessa surgiu: o atacante Paulo Sérgio, que marcou o segundo gol do Flamengo no empate em 2 a 2.

Ontem, ao falar sobre a partida, o jogador revelou ter sido um momento inesquecível, mas que, inicialmente, nem ele conseguia acreditar no que estava acontecendo.

"A sensação é muito gostosa, ainda mais por ser o meu primeiro gol como profissional. Mas na hora a ficha não caiu. Parecia que eu tinha feito um gol no juniores. Só quando abri os olhos é que percebi: 'cara estou no Maracanã'", explicou Paulo Sérgio, para depois falar sobre o trabalho que vem sendo feito no juniores.

"Não tenho do que reclamar das categorias de base do Flamengo. Todos lá me ajudaram muito. Tenho apenas que agradecer".\ E não é só ele que tem o que comemorar. Pois o Flamengo, que vem enfrentando problemas com as sucessivas lesões de seus atacantes, pode ter encontrado uma solução. Afinal, como o velho ditado diz: craque o Flamengo faz em casa.\

Treino do Fla tem três ausências importantes

O time do Flamengo faz uma atividade física a manhã desta terça-feira, na Gávea. A equipe segue se preparando para a partida do final de semana, contra o Sport, em Recife. No entanto, três nomes importantes não estavam presentes no treinamento: o técnico Ney Franco, o goleiro Bruno e o apoiador Renato Augusto.

Ney Foi liberado pela diretoria nesta segunda-feira para acompanhar a esposa em uma pequena cirurgia, em Ipatinga (MG), e só retorna ao Rio nesta quarta. Até lá, o preparador físico Geraldo Fabian comanda as atividades. Outro que também viajou para Minas Gerais foi Bruno. O goleiro foi a Belo Horizonte resolver problemas particulares e já deve estar de volta para o treino da tarde, nesta terça.

O apoiador Renato Augusto foi liberado por ter participado de um programa de TV na noite desta segunda-feira. A presença do jogador é garantida na atividade da tarde.

Novela Dinelson ganha novo capítulo

“Segunda-feira devemos ter boas sobre a contratação de Dinelson”. Foi o que disse Kleber Leite após o clássico com o Botafogo. De fato surgiram novas notícias, porém não muito boas. Nesta segunda, o jogador chegou cedo ao Parque São Jorge para assinar a rescisão com o Corinthians, mas uma ligação do presidente do clube, Alberto Dualib, estagnou as negociações.

O procurador do armador, Vagner Ribeiro, disse que ainda precisa acertar alguns detalhes com Kia Joorabchian, do MSI, e Dualib. Um dos motivos para Dinelson não ter se apresentado na Gávea é o impasse sobre a compensação financeira para a sua liberação.

Bons ventos sopram na Gávea

Embora o Flamengo não seja apontado pela crítica como um dos clubes favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, na Gávea as expectativas em relação à competição são muito boas. Grande parte desta confiança vem do bom momento que o clube está vivendo, pois, além de ter conquistado, recentemente, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca, a equipe deve contar com a volta de Obina, ídolo da torcida, a partir de julho, para a disputa do Brasileiro.

A volta do atacante pode ser muito benéfica ao clube, pois, ultimamente, o Flamengo vem enfrentando problemas para escalar o seu ataque titular, devido a uma série de lesões que atingiram os seus principais atacantes, e isso vem prejudicando o seu rendimento. Maior prova disso é que o artilheiro do clube no ano é Renato, que atua no meio-de-campo. Além disso, a equipe marcou apenas 47 gols nesta temporada, número bem inferior ao dos outros clubes do Estado, como Vasco e Botafogo.

Por outro lado, o momento atual parece realmente favorável para o Rubro-Negro. Além da rápida recuperação que Obina vem tendo, as boas exibições do atacante Paulo Sérgio nos treinamentos e o retorno com gols do atacante Leonardo prometem reforçar a equipe neste setor.

Por todos estes motivos, a expectativa por um bom desempenho é grande, pois, caso o Flamengo consiga melhorar seu aproveitamento ofensivo, poderá formar uma equipe extremamente competitiva para o Campeonato Brasileiro.

Médico do Fla comemora decisão da Fifa

Não foi somente o vice-presidente de futebol Kleber Leite que comemorou o anúncio oficial feito pela Fifa de que estão proibidos jogos em cidades cuja altitude seja superior a 2.500 metros. O médico do Flamengo e da Seleção Brasileira, Serafim Borges, que participou da formulação de um dos relatórios enviados à entidade para que a medida fosse tomada, também aprovou a decisão.

“A resolução veio até tarde demais. Como estava, havia risco de morte. Agora, pelo menos, os jogadores vão ter condições mínimas de atuar”, afirmou o médico.

Franca é o primeiro adversário do Fla no Nacional de Basquete

Flamengo conhece o adversário das quartas-de-final dos playoffs do Nacional de Basquete

Eduardo Vieira

Wallace Teixeira/JS

Bandeja — O ala Alexandre foi o destaque do Flamengo na partida contra o Paulistano. E será uma arma para enfrentar o Franca no playoff

O Flamengo já conhece o seu adversário na estréia nos playoffs melhor de cinco das semifinais do Nacional Masculino de Basquete: o Franca, às 20h, no ginásio Pedrocão, no interior paulista. O Rubro-Negro tentará vencer um dos dois jogos fora de casa para trazer a decisão para o Rio de Janeiro.

O técnico Paulo Chupeta destaca que o Flamengo ganhou nova motiavação após vencer o Paulistano (95 a 82), no domingo. A equipe está bastante motivada e se dedicando intensamente para evoluir ainda mais Vamos buscar uma vitória em Franca para trazer mais um jogo para o Rio. Estamos intensificando os treinamentos para os playoffs, principalmente na defesa”, disse o treinador, que analisou o rival:

“O ponto forte de Franca é a consistência. Para quebrar isso, só com uma marcação muito bem feita para induzi-los ao erro .” Na primeira fase, o Flamengo somou 12 vitórias e 11 derrotas. E, por duas vezes, se sagrou vice-campeão brasileiro nas edições de 2000 e 2004..

Franca tem no seu comando Hélio Rubes, que já comandou o Vasco, que na época tinha no grupo os atuais francanos Rogério e Helinho.

“A maior característica de qualquer playoff é o equilíbrio. Acredito que não há favoritismo e o resultado vai depender de detalhes da partida. O Flamengo tem um poder ofensivo muito forte e, por isso, temos que reforçar a nossa defesa. O resto é manter o equilíbrio emocional e entrar em quadra pensando sempre em fazer o melhor para defender a equipe francana”, afirmou Hélio Rubens.

Na atual edição do Nacional, as duas equipes se enfrentaram duas vezes com os paulistas levando vantagem: 78 a 59 e 75 a 72.

O Dia

Paulo Sérgio : do morro para a ‘Nação’

Ele driblou o tráfico e a pobreza e quer escrever seu nome na Gávea

Marluci Martins

Rio - O primeiro drible da vida foi no tráfico de drogas, que levou para o outro mundo um amigo da família, Alex, há 10 anos. O trauma de infância jamais será superado, mas as dificuldades daquele tempo estão, aos poucos, ficando para trás.

Subindo e descendo o Morro Tavares Bastos, no Catete, desde menino Paulo Sérgio vinha sonhando com o instante mágico que realizou, domingo, no Maracanã: o primeiro gol pelo time profissional do Flamengo. “Eu nem sabia como comemorar o gol. Jamais vou esquecer”, lembrou Paulo Sérgio, ainda com os olhos brilhando.

Virada essa página, o atacante já está passando os olhos por uma outra, não tão complicada. E quer virá-la na mesma semana do empate com o Botafogo.

“Nesta quarta-feira, eu vou comprar um Palio para a família”, disse o novo herói do Rubro-Negro, que completa 18 anos no dia 11.

Já que pingou um dinheirinho a mais pelo primeiro contrato profissional — com validade até 2012 —, Paulo Sérgio vai gastar R$ 28 mil para comprar seu primeiro bem material, um carro com três anos de uso. Como todo garoto que está começando, ele ainda quer levar os pais e o irmão para uma casa melhor do que a de dois quartos, em que vivem.

“Meu ídolo no futebol? É o Romário. Pensei que você queria saber quem é o meu ídolo de verdade... É o meu pai”, afirmou Paulo Sérgio, grato a seu Antônio, que veio de Taquaritinga do Norte, interior de Pernambuco, para tentar a sorte no Rio.

O ídolo e pai de Paulo Sérgio é botafoguense, mas nem ficou dividido, domingo, no Maracanã. Torceu pelo filho, aquele que na infância sempre lhe pedia uma bola de presente, qualquer que fosse a ocasião.

Antônio é garagista num prédio no Flamengo. E sempre pegou no pesado para fazer de Paulo Sérgio um nome no futebol. “Já houve dia em que lavei 30 carros depois do expediente. Vendo também imóveis e comprei um táxi”, relatou, orgulhoso, o pai do xodó rubro-negro.

Por essas e outras, a mãe do rapaz, Maria Aparecida, pôde largar, há dois anos, o trabalho de doméstica. Hoje, ela só cuida da casa, e se emociona ao lembrar o gol do filho, no Maracanã.

“Passei mal. Tive tremedeira e até me levaram para um posto médico. Mas tenho que me acostumar com isso. Espero estar preparada para outras emoções”, disse.

A família de Paulo Sérgio venceu o tráfico. Subiu o Morro Tavares Bastos. E está subindo na vida.

Kléber Leite acredita em acerto com Dinélson

Dirigente revelou que o nome do jogador é o ideal para o Flamengo

Rio - O acerto com o apoiador Dinélson está difícil, mas o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, acredita que o caso terá um final feliz para o clube da Gávea. O dirigente disse que a diretoria do Corinthians mudou de postura na última sexta-feira e passou a repensar sobre a permanência do jogador no Parque São Jorge.

"Já tem um bom tempo que o nome do Dinélson está nos nossos planos. É um jogador de grande potencial, boa visão de jogo e pode decidir uma partida. Acredito que em breve teremos uma definição a nosso favor", disse Kléber Leite, em entrevista à Rádio Globo.

Zagueiro uruguaio Godin interessa ao Flamengo

Rio - Depois de Peralta, o Flamengo pode ter outro jogador uruguaio no seu elenco. A diretoria do time da Gávea está interessada na contratação do zagueiro Godin, do Nacional, do Uruguai, que fez uma bela campanha na Taça Libertadores de 2007. O acerto deve acontecer nos próximos dias e o jogador deve ser anunciado como novo reforço ainda esta semana.

Gazeta Esportiva

Flamengo pode ter mudanças contra Sport\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Para o jogo contra o Sport, o Flamengo ainda não sabe se poderá contar com o volante Paulinho. O jogador deixou o clássico com o Botafogo reclamando de dores no joelho. Outro que precisará ser liberado pelo departamento médico é o atacante Souza, que não jogou no último domingo devido a um problema muscular.\ Caso seja vetado novamente, Souza dará lugar mais uma vez a Leonardo, embora Paulo Sérgio tenha entrado bem contra o Botafogo. Com apenas 17 anos, Paulo vem sendo tratado com cuidado pela comissão técnica.\

“Ele é um jogador que vem fazendo bons treinos e nos deixa muito felizes por ter apostado nele, um garoto de 17 anos. É um jogador que já mostrou que tem potencial e vai continuar ganhando suas oportunidades”. comentou Ney. Sobre o clássico com o Botafogo, o meio-campista Claiton se mostrou irritado com os elogios para o adversário. “Os jogadores do lado de lá falam que o Botafogo é o melhor time do Rio, que joga o futebol mais bonito, mas nunca conseguem ganhar da gente. Por que isso?”, questionou Claiton, que defendia o Botafogo até o ano passado.

Fora das quatro linhas, o Flamengo espera finalizar nesta semana a contratação de Dinélson, que viria para dar mais qualidade ao meio-campo rubro-negro. O clube carioca espera o acordo entre o jogador e o Corinthians, dono de seus direitos federativos, para fechar a negociação sugerida pelo técnico Ney Franco.

Mas nesta segunda-feira, em entrevista à Rádio Brasil , o empresário Wágner Ribeiro disse que o clube paulista poderia estar travando a transação. “Pelo que eu vi hoje houve um retrocesso na negociação, mas o Dinélson quer jogar no Flamengo e vou fazer de tudo para que isto aconteça”, afirmou o empresário.

Quem não vai para a Gávea, apesar dos desejo dos rubro-negros, é o volante Ibson. No último domingo, o jogador esteve no Maracanã para acompanhar o clássico entre Flamengo e Botafogo e confirmou que deverá permanecer no Porto, na próxima temporada.

Flamengo seguirá com três zagueiros\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar das muitas falhas mostradas pelo sistema defensivo do Flamengo no empate de 2 a 2 com o Botafogo, no último domingo, o técnico Ney Franco confirmou que pretende continuar com o esquema para as próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. O treinador aposta em uma evolução da equipe com a seqüência de treinamentos e jogos com esta formação.\ “Foi apenas a segunda partida seguida com este esquema e tenho certeza que o time tem muito a evoluir. A tendência é que a gente permaneça com este esquema para os próximos jogos”, afirmou Ney Franco.\

Na seqüência do Campeonato Brasileiro , o Flamengo tem duas partidas seguidas fora do Rio de Janeiro, contra Sport e Figueirense. Depois de ver o time perder para o Palmeiras e empatar com o Botafogo nos jogos que disputou no Maracanã, o treinador cobra uma postura ofensiva para recuperar estes pontos.

“Não podemos entrar nestes jogos, contra Sport e Figueirense pensando em empatar. Nossa equipe tem que ir lá e buscar vitórias. Felizmente as equipes não se distanciaram muito, estamos no bolo e temos que nos recuperar nas próximas partidas”, ressaltou.

PeléNet

Não convocação para a Copa América frustra goleiro rubro-negro

Renatto Thielle/JS

O santo — O goleiro Bruno tem operados verdadeiros milagres com a camisa 1 rubro-negra. Ele ainda sonha com a Seleção Brasileira

O goleiro Bruno está vivendo uma grande fase e, mais uma vez, se destacou em um clássico com o Botafogo. O jogador, que vem sendo a grande barreira do Alvinegro na temporada, fez, novamente, a diferença a favor da equipe da Gávea e assegurou o empate em 2 a 2.

Entretanto, apesar das boas atuações, o prêmio que Bruno tanto quer ainda não lhe foi concedido: uma convocação para a Seleção Brasileira. Na pré-lista para a Copa América, divulgada, ontem, pelo técnico Dunga, foram chamados o zagueiro Thiago Silva e o apoiador Morais, dos clubes do Rio de Janeiro, pelo fato de que ambos poderiam servir à Seleção Olímpica. Entretanto, o goleiro Bruno, apesar de possuir idade para disputar os Jogos Olímpicos, ficou fora da lista.

"Fiquei ansioso nas últimas convocações, esperava uma oportunidade, mas ela não veio. Fico na luta, trabalhando muito e esperando. A Seleção é um objetivo que tenho na vida", explicou o jogador.

Porém, ainda há esperança, uma vez que a lista divulgada por Dunga ainda não é a definitiva. Portanto, caso mantenha as boas atuações, Bruno ainda tem chance de realizar o seu sonho.

Além disso, ele ainda falou sobre o clássico com o Botafogo e aproveitou para ressaltar o equílibrio existente entre as equipes.\ "Não adiante falar quem é o melhor, ninguém conseguiu vencer. Os dois times estão no mesmo nível".\

Fla pode ficar sem Souza e Paulinho contra o Sport\ Da Redação\ No Rio de Janeiro\ Após o empate por 2 a 2 com o Botafogo, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo pode ficar sem dois titulares no seu próximo jogo na competição. Lesionados, o atacante Souza - que deve desfalcar o time pela segunda partida seguida - e o volante Paulinho são dúvidas para o confronto diante do Sport, no domingo, no Recife.\

Atcante Souza sofreu um estiramento muscular e já foi desfalque contra Bota\ LEIA MAIS SOBRE O FLAMENGO\ Souza sentiu uma fisgada no músculo adutor da coxa esquerda durante o treino recreativo do último sábado e por isso não enfrentou o Botafogo. Nesta segunda, o atacante foi submetido a um exame de ressonância magnética que acusou um estiramento grau dois. Assim, suas chances de enfrentar os pernambucanos são reduzidas.\

Já Paulinho teve que ser substituído no intervalo do clássico por causa de dores na parte posterior do joelho esquerdo. O jogador também foi à Gávea nesta segunda-feira, folga dos atletas, para começar o tratamento.

O departamento médico do Flamengo ainda acha cedo dar qualquer previsão sobre a possibilidade de os dois atletas jogarem contra o Sport. Ambos farão tratamento em tempo integral nesta terça-feira e continuarão o processo de recuperação ao longo da semana.

Caso nenhum deles possa atuar, a tendência é que o atacante Leonardo, que substituiu Souza contra o Botafogo, seja mantido na equipe. Outra opção para o técnico Ney Franco é a escalação do jovem Paulo Sérgio, de 17 anos.

Já para o lugar de Paulinho, o treinador pode escalar Jaílton. No entanto, se quiser uma formação mais ofensiva tem a opção de colocar o meia Léo Lima, que substituiu Paulinho no intervalo no último domingo.

GloboEsporte

Paulo Sergio vai ficar mais fortinho\ Flamengo faz trabalho específico para atacante suportar melhor as divididas\ Eduardo Peixoto\

AGÊNCIA O GLOBO\ A revelação tenta se acostumar com a marcação pesada dos profissionais\ Na final do Estadual de juniores, Paulo Sergio driblou o zagueiro vascaíno Brasília como quis e marcou o gol do título do Flamengo. Domingo passado, o menino, aos 17 anos, teve de encarar os "cascudos" Renato Silva e Asprilla, do Botafogo. A mudança do tipo físico dos adversários ainda causa alguns transtornos ao menino.\

- Tem uma grande diferença e isso ainda está dificultando um pouco. Ainda estou me adaptando - diz o jogador, que pediu para ser chamado de Dindo a partir de agora.

Para encarar melhor os choques, o jogador começou um trabalho especial para ganhar massa muscular. Sob a supervisão do fisioterapeuta Fábio Gigante e do médico Serafim Borges, Paulo Sergio ganhou dois quilos desde que subiu para os profissionais. Pretende ganhar, no máximo, mais quatro. Atualmente, Dindo mede 1,81m e pesa 71 kg.

- Estou puxando ferro para ficar mais forte e agüentar as divididas. Acho que é importante. Mas também tenho de ter cuidado para não prejudicar a mobilidade - declara o centroavante rubro-negro.

Três ausências no treino desta terça\ O técnico Ney Franco, Renato Augusto e Bruno não participam das atividades na Gávea\ Eduardo Peixoto\

O goleiro Bruno e o técnico Ney Franco não participam do treino nesta terça\ O time do Flamengo treina na Gávea nesta terça-feira em período integral. Pela manhã, os jogadores estão realizando atividades físicas e três ausências chamam a atenção.\

Nessa segunda-feira, o técnico Ney Franco foi liberado pela diretoria do clube e viajou a Ipatinga-MG para acompanhar a esposa numa pequena cirurgia. O treinador retorna nesta quarta-feira.

Assim como o comandante, Bruno não está no Rio. O goleiro foi liberado para resolver problemas particulares em Belo Horizonte e sua participação no treinamento desta tarde ainda não está confirmada.

O meia Renato Augusto participou do programa "Bem, Amigos", no SporTV, na noite dessa segunda-feira, e foi liberado do treino da manhã. O camisa 10 rubro-negro é presença certa no treino técnico da tarde, na Gávea.

Sem Ney Franco, o preparador físico do time, Geraldo Fabian, comanda as atividades.

Renato Augusto: ‘Preciso ser polivalente’\ Jogador é honesto e reforça sua preferência por atuar no meio-campo do time rubro-negro\

O meia Renato Augusto foi um dos convidados do programa “Bem, Amigos”, desta segunda-feira, no SporTV. Entre outras coisas, o jogador reafirmou que prefere atuar no meio-campo do Flamengo. Sobre seleção brasileira, admitiu que qualquer um que queira ser convocado precisa jogar em duas ou mais posições.

- No futebol moderno, todo jogador que quer se destacar não pode atuar em apenas uma posição. Eu mesmo sei que preciso ser polivalente.

O rubro-negro lembrou que já jogou em algumas posições desde as categorias de base e que está à disposição do técnico Ney Franco.

- Joguei de volante, de meia e agora de atacante. Prefiro jogar de meia, mas o mais importante é estar no time. O que quero é ser titular e ajudar meu clube de coração a ser campeão.

Lance

Souza, do Fla, não deve enfrentar o Sport\ Ressonância magnética acusou estiramento na coxa esquerda do atacante\ LANCEPRESS!\ O técnico do Flamengo, Ney Franco, pode ter um problema para a próxima partida no Campeonato Brasileiro. O atacante Souza fez uma ressonância magnética, nesta segunda-feira, que acusou um estiramento de grau médio na coxa esquerda. O departamento médico ainda não sabe precisar quanto tempo o jogador ficará parado, mas as chances de jogar contra o Sport são pequenas.\

Caso Souza seja vetado, o técnico Ney Franco só terá à disposição para a posição Leonardo e Paulo Sérgio, além de Renato Augusto.

Já Paulinho, que foi substituído no empate de 2 a 2 com o Botafogo com dores no joelho esquerdo no último domingo, esteve na Gávea se tratando e continurará com o tratamento

Paulo Sérgio agora quer ser chamado de 'Dindo'\ Revelação do Fla pede que o chamem pelo apelido que recebeu da família\

Paulo Sérgio, ou Dindo, comemora o gol contra o Botafogo (Crédito: Gilvan de Souza)

LANCEPRESS!

O atacante Paulo Sérgio, de 17 anos, autor do gol de empate em 2 a 2 do Flamengo no clássico contra o Botafogo, revelou nesta segunda-feira que pretende ser conhecido como Dindo. O apelido foi dado quando ele era criança, por Maria Ferreira, sua avó materna, que vive em Recife.

O jogador revelou que, às vezes, quando é chamado de Paulo Sérgio na rua, nem olha. E há uma razão para isso. Em entrevista concedida hoje à tarde, todos em sua casa só o chamaram de Dindo.

No entanto, Paulo Sérgio - ou Dindo - podia ter outro nome. Quando nasceu, seu pai, Antonio de Souza, queria batizar seu filho caçula de Rummenigge ou Beckenbauer (ex-jogadores da seleção alemã).

- Mas meu outro filho me convenceu a colocar Paulo Sérgio, em homenagem ao ex-goleiro do Botafogo. Eu era botafoguense e aceitei - disse Antonio

Kia e Dualibi entram na negociação de Dinelson\ Rescisão estava prevista para esta segunda, mas deve sair na terça\ Tiago Pereira\

A contratação do meia-armador Dinelson ganhou um capítulo insperado na tarde desta segunda-feira. Após a reunião que acertaria a rescisão de contrato com o clube, o que o deixaria livre para acertar com o Flamengo, dois novos personagens foram incrementados a história: Kia Joorabchian, presidente da MSI e Alberto Dualibi, presidente do Corinthians, que estão em Londres.

O jogador chegou a comparecer duas vezes ao Parque Sáo Jorge para acertar a rescisão, mas um telefonema de Albero Dualibi adiou o decisão. Para o procurador do atleta, Vagner Riberiro, terça-feira deverá haver a liberação.

- Terei ainda alguns contatos com o Kia Joorabchian e o Alberto Dualibi, que estão na Inglaterra, para acertarmos alguns detalhes. Terça-feira teremos alguma novidade - concluiu.

Um dos empecilhos seria uma compensação financeira para a liberação do jogador. O acerto firmado por Flamengo e Corinthians na última semana seria que 50% dos direitos federativos para cada clube.

Deputado revela pressão para não votar por CPI\ Presidente do Madureira teria pedido que comissão não fosse à votação\ Rodrigo Mandarini\

O deputado estadual Dinísio Lins, líder do PP na Assembléia Legislativa do Rio, revelou ao LANCENET! que o presidente do Madureira, Elias Duba, tentou demovê-lo da idéia de apoiar a instauração da CPI do Futebol. O dirigente, aliado político do presidente do Vasco, Eurico Miranda, e do presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes, teria dito que a comissão vai atingir somente a diretoria passada da Federação.

- Eu encontrei o Elias Duba no Madureira e ele veio falar que eu não deveria apoiar a CPI. Para ele, a discussão serviria apenar para punir quem já está morto. Acho que ele se referiu ao Caixa D´Água. Mas porque não votar? Vai criar polêmica? Que se crie, então. Isso seria um caso de Caixa D'Água ou de caixa preta - brincou o deputado, fazendo uma alusão ao apelido do ex-presidente da FERJ, Eduardo Viana, já falecido.

O presidente do Madureira não negou o pedido. Elias Duba reiterou que é contra a CPI e criticou aqueles que são a favor do debate.

- Eu confirmo que pedi ao Dionísio para não votar. A CPI do Futebol vai pegar quem não está mais aqui para responder. Isso vai acabar respingando no Rubinho (Rubens Lopes), que é presidente e não tem nada a ver com isso. Eles querem colocar o futebol do Rio para baixo. Eu sou contra tudo que o Márcio Braga (presidente do Flamengo), o Bebeto (de Freitas, presidente do Botafogo) e o Reginaldo Mathias (presidente do América) apóiam. Eles são os coveiros do futebol carioca - atirou o polêmico presidente do Tricolor Suburbano.

Deputados decidem se CPI vai a plenário\ Líderes da Alerj podem aprovar votação para investigar denúncias\

Rodrigo Mandarini

Os líderes de bancadas dos partidos na Assembléia Legislativa do Rio vão se reunir, nesta terça-feira, na Alerj, para decidir se levam ou não, ao plenário, a votação sobre a instauração da CPI do Futebol.

A discussão foi proposta pelo presidente da Assembléia, Jorge Picciani, já que há outras CPI's a serem abertas - das barcas e do projeto "Jovens Pela Paz" - e o ideal é não congestionar os trabalhos com muitas comissões parlamentares.

- Nós vamos ler e ver o que é melhor para a casa. Toda CPI é válida. Eu não me privo de discutir nenhum assunto. Mas só acho interessante se ficar para o segundo semestre. No momento, não acho bom discutirmos isso. Temos outras prioridades - ressaltou o deputado Luiz Paulo, líder do PSDB.

A líder do PT, Inês Pandeló, é a favor da votação pela instauração da CPI. Para a deputada, o assunto é tão prioritário quanto os outros que estão na pauta da Alerj.

- Acho que não há uma mais importante do que a outra. Eu sou a favor das três, embora ache que a dos "Jovens Pela Paz" não vá ser votada. Por mim, já começaríamos agora, o assunto está quente e não podemos perder o foco na discussão - disse a petista.

Pelo que os deputados demonstraram, a CPI deve ser levada ao plenário. A discussão ficará mais restrita ao momento em que ela seria iniciada.

- Eu acho que ainda precisamos definir se vai ser agora ou depois. De acordo com as nossas prioridades, definimos a data. Eu sou a favor que seja agora desde que não atrapalhe os trabalhos - afirmou o deputado Dionísio Lins, líder do PP.