Notícias

Clipp 3/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Fla sai de julgamento sem desfalques para semifinal

Joel muda para jogo em Cuzco

Legenda da foto: BRUNO, TORÓ e Obina após o julgamento: alívio para o Fla

Carlos Eduardo Mansur

Para quem temia sérios desfalques para a reta final do Estadual, o Flamengo saiu aliviado do julgamento de quatro jogadores, ontem, no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação do Rio. Assim como o goleiro Bruno, que foi absolvido, Jônatas poderá jogar contra o Vasco no domingo. Ele foi punido com um jogo de suspensão, pena já cumprida. Obina e Toró, embora fora do clássico, poderão voltar ao time na semifinal da Taça Rio.

Os quatro haviam se envolvido em incidentes na derrota para o Botafogo no dia 16 de março. Erros do árbitro na súmula do jogo e do procurador André Valentim (que é rubro-negro), ao oferecer denúncia, facilitaram a defesa.

No caso de Jônatas, o juiz Marcelo de Souza Pinto relatou que, após receber cartão amarelo, o meia reclamou e levou o vermelho. Imagens do jogo provaram que a reclamação não poderia ter ocorrido, já que os dois cartões foram mostrados em seqüência. A defesa do jogador alegou que o árbitro, ao dar o amarelo a Jônatas, achou que se tratava do segundo e, por isto, logo mostrou o vermelho. Ao perceber o erro, o juiz teria relatado a suposta reclamação na súmula para justificar a expulsão. Intimado como testemunha, o juiz não compareceu. Acusado, ainda, de tentar agredir Jorge Henrique, Jônatas foi punido com um jogo de suspensão por ato hostil.

O outro erro ocorreu na denúncia contra Bruno. A procuradoria sequer citava o lance da infração. O goleiro, que na véspera dissera não querer ir ao TJD "por não ser bandido", foi ao tribunal ao lado de Toró e Obina. Advertido por suas declarações, foi absolvido.

Quanto a Obina, o TJD aceitou tese da defesa de que o suposto soco no goleiro Castillo era uma tentativa de acertar a bola que estava nas mãos do alvinegro, para reiniciar o jogo. O atacante foi punido com dois jogos pela falta em Lúcio Flávio, que resultou em sua expulsão. Um jogo já foi cumprido.

Toró, acusado de agredir Castillo com um chute, também teve a denúncia desqualificada pelo TJD, que entendeu ter havido ato hostil. Ele cumprirá, domingo, um jogo de suspensão.

O técnico Joel Santana deve escalar reservas domingo, contra o Vasco. Para o jogo contra o Cienciano, quarta-feira, pela Libertadores, vai reforçar o meio-campo. Ontem, treinou Jaílton e Toró como titulares, sacando Marcinho e Kleberson. O clube peruano ameaça abandonar a Libertadores caso a Conmebol decida, na reunião de hoje que vai analisar a questão da altitude, alterar o local do jogo com o Flamengo.

Ainda pela Libertadores, o Nacional recebe hoje, às 18h40m, o Coronel Bolognesi, em Montevidéu. Um tropeço dos uruguaios beneficiaria o Flamengo.

Basquete

Fla começa luta por vaga em final

Time rubro-negro enfrenta Boca Juniors para decidir Liga Sul-Americana

Legenda da foto: MARCELINHO SOBE para o arremesso num vitória do Flamengo no Nacional: pronto para grande um jogo

Claudio Nogueira

Clubes de maiores torcidas no Brasil e na Argentina, Flamengo e Boca Juniors começam a decidir hoje, no La Bombonerita, em Buenos Aires, a vaga na final da Liga Sul-Americana de Basquete. A partida começa às 19h (de Brasília).

A partida de hoje será a primeira da série melhor-de-três. Os rubro-negros nunca foram à final, e o Boca, por sua vez, chegou à decisão em 2000, mas perdeu para o Vasco. O segundo Flamengo x Boca Juniors será no dia 8, no Tijuca, e o terceiro, se necessário, no dia 9, no mesmo local.

Em grande fase, o Flamengo é líder do Nacional e terá a vantagem de decidir em casa, por ter a melhor campanha na Liga, invicto, com cinco vitórias. O técnico rubro-negro, Paulo Chupeta, espera provocar o desespero no rival.

- Nosso objetivo é vencer. A nossa equipe está bem e concentrada. Se começarmos marcando forte, a torcida do Boca vai se virar contra eles, sabendo que dificilmente eles vão nos vencer duas vezes no Rio. Queremos jogar a responsabilidade para cima deles - analisou Chupeta, por telefone.

Equipe de Brasília também joga hoje pela Liga

Segundo o técnico, apesar de a Argentina estar em crise política, a torcida do Boca é apaixonada como a do Flamengo e lotará o ginásio.

-Já vimos muita gente na rua com camisas do Boca. Eles querem saber sobre a partida. Será jogo para casa cheia, mas teremos nossa torcida aqui também. Sabemos que torcedores rubro-negros estão vindo - disse o técnico, que começará a partida hoje com Hélio, Duda, Marcelinho, Alírio e Coloneze.

Em dezembro, no grupo da Liga das Américas (outro torneio), os argentinos venceram. Sobre o adversário, Paulo Chupeta e o elenco vão assistir a um vídeo hoje. Ele se preocupa com o ala-pivô Gutierrez:

- É um atleta campeão olímpico e mundial e vai receber marcação especial. Falta decidir quem vai acompanhá-lo.

Para o ala-armador Marcelinho, astro do Flamengo, o time está pronto para uma batalha na quadra hoje.

- Não podemos deixar que eles ditem o ritmo. Vai ser o nosso jogo mais difícil na Liga até agora, e vamos enfrentar o Boca e um ginásio lotado. Vamos jogar para cima, em velocidade, como é a característica da nossa equipe, lutando e fazendo de tudo para voltar ao Brasil com uma vitória - afirmou o capitão, cestinha do time no Nacional (394 pontos e média de 24,7 por partida).

Nas quartas-de-final, também em melhor de três, o Flamengo derrotou duas vezes o Sol de America, do Paraguai, chegando pela primeira vez à semifinal. O Boca Juniors, por sua vez, eliminou o também argentino Libertad Sunchales por 2 a 1, ganhando o jogo decisivo fora de casa.

Também hoje, na outra semifinal, o Universo/BRB/Brasília recebe o Regatas Corrientes, da Argentina, às 21h, em Brasília, no primeiro jogo. As duas equipes também lutam para chegar ao título da Liga pela primeira vez.

TRANSMISSÃO: ESPN Brasil

JORNAL DOS SPORTS

Só um puxão de orelhas

TJD aplica penas brandas e Joel terá todos os jogadores para as semifinais da Taça Rio

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Wallace Teixeira/JS

Ao final do julgamento, o sorriso aliviado de Bruno, Toró e Obina. Os três jogam a semifinal da Taça Rio e as finais do Campeonato Carioca

Entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Ou melhor, quase todos. Mas o problema poderia ter sido bem pior. Em julgamento realizado no início da noite de ontem, no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o advogado Flamengo, Michel Assef Filho, conseguiu fazer com que o técnico Joel Santana não tenha desfalque algum para as semifinais da Taça Rio.

Isso porque ainda resta uma rodada para terminar a fase de grupos deste segundo turno e os jogadores que foram punidos, casos de Toró e Obina, só não poderão jogar o clássico com o Vasco, no domingo. O primeiro pegou um jogo de suspensão, pois o advogado rubro-negro conseguiu descaracterizar o Artigo 253 (praticar jogada violenta consumada) para o 255 (praticar ato hostil). Já em relação ao atacante, a pena foi de dois jogos, por infração ao Artigo 254 (praticar jogada violenta). Como ele foi expulso no jogo contra o Botafogo, já cumpriu a suspensão automática e só ficará fora de apenas mais uma partida.

O caso de Jõnatas é semelhante. Ele também recebeu o cartão vermelho no mesmo jogo, mas pegou apenas uma partida de pena, já cumprida. A melhor notícia de todas, no entanto, foi a absolvição do goleiro Bruno. Com as falhas demonstradas pelo reserva Diego, no Fla-Flu, a torcida rubro-negra temia ficar sem ele justamente nas finais do Campeonato Carioca.

O goleiro, aliás, envolveu-se em uma polêmica, ao afirmar, na última terça-feira, que não compareceria ao Tribunal por não ser um bandido. Em razão da declaração, foi criticado por um dos auditores, o que fez aumentar os indícios de que poderia ser punido.

Dos quatro indiciados, Jônatas foi o único que não compareceu ao julgamento por estar fazendo tratamento da lesão na coxa direita, machucada na semana passada, contra o Friburguense. Mas no caso de Bruno e Toró, não faria diferença ir ao Tribunal, já que somente Obina foi ouvido pela Auditoria.

Um dos fantasmas já foi exterminado. Agora, é pensar exclusivamente em outra assombração: a da altitude de Cusco.

Europeus de olho em Erick Flores

Nathan de Lima

Uma das maiores revelações da base do Flamengo nos últimos anos, o meio-campo Erick Flores já começou a despertar o interesse dos dirigentes do futebol europeu. O jogador vem sendo observado por um clube do velho continente, provavelmente da Espanha, porém, na Gávea, ninguém confirma o nome do clube, que começa a investir no jovem jogador.

Comparado ao craque dos anos 80 e atual técnico dos juniores, Adílio, Erick Flores vem se destacando desde o Torneio Internacional da Malásia, no ano passado.

O próprio jogador admite que existe um clube europeu de 'olho grande' em cima dele. " Realmente tem um clube de olho em mim, mas eu não estou sabendo dos detalhes, tem que ver com meu empresário", avisou o jogador dos juniores rubro-negros.

Reinaldo Pitta, empresário de Flores, foi procurado pela reportagem do JORNAL DOS SPORTS, mas não foi encontrado.

Jogão: Mengão x Boca Juniors

Partida abre as semifinais da Liga Sul-Americana de Basquete, às 19h, na Bombonerita

Pedro Ivo Almeida

Jair Motta/JS

O cubano Amiel tem muita experiência internacional e tem tudo para ajudar o Flamengo hoje

Líder absoluto no Campeonato Nacional de basquete, e invicto até o momento na Liga Sul-Americana, o Flamengo entra em quadra hoje para a partida mais importante da temporada até o momento: o time encara o Boca Juniors, da Argentina, às 19 horas, no ginásio Poliesportivo Benito Quinquela Martín, o 'La Bombonerita', em Buenos Aires, pela primeira partida da série melhor três das semi-finais da competição.

Muito mais do que defender sua invencibilidade, e por a prova toda a rivalidade existente entre os clubes dos dois países de maior tradição no cenário esportivo sul-americano, o time rubro-negro entra em quadra esperando dar um grande passo rumo à grande final e ao tão sonhado, e ainda inédito título da competição.

Revanche

Recentemente, as duas equipes já mediram forças: foi em dezembro, pela Liga das Américas, em Belo Horizonte (MG), com vitória dos argentinos e o ala rubro-negro acabou expulso após confusão entre os jogadores no fim da partida.

Jogador mais experiente do grupo, o ala Marcelinho sabe das dificuldades que o time encontrará na Argentina, mas garante que o time está preparado. "Estamos preparados para uma batalha, porque é isso que vai ser esse jogo. Os dois times se respeitam muito, sabem que é um jogo de muita tradição, entre duas equipes fortes, e precisamos estar preparados e muito concentrados para não entrarmos na provocação da torcida e deles em quadra.”

Cuidado

O craque sabe da força do adversário, que costuma crescer de produção atuando no seu ginásio e com o apoio dos seus torcedores:\ “O Boca é um time mais forte hoje do que aquele que enfrentamos, se reforçaram com um armador e um bom pivô, e não podemos deixar que eles ditem o ritmo do jogo. Este vai ser o jogo mais difícil da gente na Liga até agora, com certeza, vamos enfrentar o Boca e um ginásio lotado contra a gente. Vamos jogar para cima, em velocidade, como é a característica da nossa equipe, lutando e fazendo de tudo para voltar para o Brasil com uma vitória", afirmou.\

As partidas de volta da série estão marcadas para os dias 8 e 9 de abril (se nececessário), no ginásio do Tijuca Tênis Clube.

Pela décima terceira semana do 19º Campeonato Nacional de Basquete Masculino (CNBM 2008), a Ulbra/Rio Claro/ABCD Bandeirantes (SP) derrotou o FTC EAD (BA) por 78 a 67 (46 a 26 no primeiro tempo), no ginásio do Colégio Salesiano de Salvador.

Boca Juniors x Flamengo

Boca Juniors\ Cequeira, Devon Ford,Léo Gutiérrez,Fernandez e Alloatti\ Técnico: Gabriel Picatto\

Flamengo\ Hélio, Duda,Marcelinho,Coloneze e Alírio\ Técnico: Paulo Chupeta\

Local: La Bombonerita, Buenos Aires\ Horário: 19 horas\

O DIA

Após julgamento no TJD, Flamengo respira aliviado

Bruno é absolvido, Jônatas e Toró pegam um jogo e Obina, dois. Time completo na semifinal

Rodrigo Lima

Rio - O Flamengo estará completo na semifinal da Taça Rio. As punições do Tribunal de Justiça Desportiva aos jogadores rubro-negros Toró, Jônatas e Obina, que foram indiciados após a derrota para o Botafogo, por 3 a 2, em 16 de março, foram apenas branda.

A maior pena foi para Obina, que recebeu dois jogos de suspensão pela expulsão por uma entrada dura em Lúcio Flávio. Também indiciados por lances do jogo, Toró e Jônatas receberam um jogo cada. Já o goleiro Bruno foi absolvido por unanimidade pelos auditores.

Dessa forma, o técnico Joel Santana respira aliviado, pois poderá escalar força máxima nas semifinais da Taça Rio. Entretanto, Toró, que ainda não cumpriu a suspensão, e Obina (terá de cumpriri seu segundo jogo)estão fora do clássico com o Vasco. Já Jonatas, que não foi ao julgamento e está machucado, além de Bruno, estão liberados.

Ao final do julgamento, Obina estava aliviado após a sentença. “Não houve nada demais nos lances. Fica até difícil para o tribunal punir, pois a gente não pode fazer quase mais nada dentro de campo”, disse Obina, único jogador a ir à frente dos auditores se defender.\ “Não tive a intenção de agredir o goleiro Castillo. Tentei dar um soco na bola”, alegou o atacante.\

Bruno também desabafou. “Cheguei a perguntar para o Michel Assef Filho (advogado do Flamengo) o que estava fazendo no tribunal, pois não fiz nada. Foram lances normais do jogo”, afirmou o camisa 1 rubro-negro.

Com o artifício de vídeos e de fotos, o departamento jurídico do Flamengo conseguiu convencer os auditores do TJD a descaracterizar o artigo 253 (tentativa de agressão a companheiros e atletas) para o 255 (ato hostil), diminuindo a pena dos jogadores. Foi uma decisão sábia do tribunal. Não houve agressão a ninguém. No máximo um ato hostil, devido ao calor da partida. Mas as descaracterizações dos artigos e a aplicações das penas foram perfeitas”, disse Michel Assef Filho.

Jaílton pode voltar a ser titular no Flamengo

Genilson Junior

Rio - De olho na partida contra o Cienciano, em Cuzco, o técnico Joel Santana comandou um treino técnico nesta quarta-feira, na Gávea. A parte defensiva da equipe (Zagueiros e volantes) treinaram o posicionamento em bolas cruzadas na área enquanto o outro grupo aprimorava as finalizações e os cruzamentos.

Depois da atividade, um rápido coletivo. Na escalação das equipes uma surpresa. O volante Jaílton voltou a treinar entre os titulares e o meia-atacante Marcinho foi sacado do time, treinando entre os reservas.

Após o treino, Joel deu entrevista dizendo que ainda não sabe que equipe entrará em campo no clássico contra o Vasco, domingo, às 16h, no Maracanã.

“Até sexta-feira vou escolher o time que irá jogar no domingo. Posso colocar uma equipe mista em campo, mas vou esperar algumas situações, para saber as peças que vou poder contar”.

O treinador confirmou a intenção de dar ritmo de jogo a alguns atletas no jogo de domingo.

“O Diego Tardelli, o Kléberson e o Marcinho devem jogar. Eles estão a pouco tempo aqui na Gávea, e precisam ganhar um pouco mais de ritmo de jogo, além de ajudar na adaptação ao esquema da equipe”, declarou.

Denúncia sobre morte de jogador na altitude revolta dirigentes bolivianos

Bolívia - A denúncia de médicos bolivianos sobre a suposta morte de um jogador de futebol por causa da altitude foi um ato de "ignorância e falta de ética" na opinião dos dirigentes do futebol da Bolívia.

Um relatório enviado ao Flamengo por médicos bolivianos e mexicanos denunciou a morte de um jogador na cidade de Potosí, na Bolívia, situada a 4.000m acima do nível do mar.

O estudo concluiu que jogar em cidades de altitude elevada é prejudicial à saúde e foi classificado como "irresponsável e carente de veracidade" por Guido Loayza, ex-presidente da Federação Boliviana de Futebol.

"Isto mostra uma ignorância do Flamengo em temas médicos e, por outro lado, um pouco de falta de ética para atingir seus objetivos", declarou Loayza.

Loayza assegurou hoje que o Instituto Boliviano de Biologia da Altura (IBBA) realizou os únicos relatórios sobre a prática do esporte em altitude elevada.

Jorge Pacheco, dirigente boliviano, declarou que a suposta morte do atleta "é uma mentira, uma aberração e vergonhosa".

Carlos Chávez, presidente da Federação Boliviana de Futebol, deve expressar sua insatisfação na próxima reunião da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Assunção, no Paraguai.

Já o coronel Raúl Mantilla, chefe de Polícia de Potosí, respondeu com uma "gargalhada" quando perguntado sobre a denúncia.

"Nunca se soube em Potosí e nas cidades próximas absolutamente nada parecido", disse Mantilla.

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo usará reservas no clássico\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Joel Santana acabou com o mistério e confirmou nesta quarta-feira que o Flamengo utilizará um time misto no clássico do próximo domingo, às 16 horas (de Brasília), diante do Vasco, pela última rodada da Taça Rio.\ Com 16 pontos conquistados, o Rubro-Negro tem a vaga nas semifinais assegurada graças ao título da Taça Guanabara e, portanto, priorizará o confronto da próxima quarta-feira, contra o Cienciano, na altitude de Cusco, no Peru, pela Copa Libertadores.\

“O Flamengo já pensa no jogo contra o Cienciano, pois será muito complicado para a nossa equipe”, disse o técnico Joel Santana. “Sabemos que o clássico contra o Vasco será sempre importante e por isso o grupo do Flamengo será dividido em dois. Teremos uma programação para o clássico e outra para a partida no Peru”, completou.

A partida contra o Vasco acabou esvaziada pelo fato de as duas equipes terem se classificado para as semifinais por antecipação. Além disso, o fato de ser primeiro ou segundo colocado na chave não representa vantagens na próxima etapa.

“Já aconteceu isso no primeiro turno, quando o Flamengo teve a melhor campanha do grupo e na classificação geral e não teve nenhuma vantagem. Ainda bem que, naquela ocasião, conseguimos ir bem na fase final e garantimos a presença na decisão”, disse Joel Santana.

Contudo, o fato de escalar os reservas não significa que Joel Santana não queira derrotar o Vasco no domingo. “Em clássico entre Vasco e Flamengo todos os lados querem a vitória, nem que seja num duelo de moedinha. Tenho plena certeza de que os jogadores que entrarem em campo farão o melhor para vencer este difícil compromisso”, afirmou o treinador.

Joel disse ainda o fato de os dois jogos restantes da Copa Libertadores acontecer em semanas decisivas na Taça Rio. O treinador não quis antecipar o que fará para evitar o desgaste dos atletas, mas garante que a meta do Rubro-Negro é vencer o segundo turno.

“Esse mês será muito complicado para o Flamengo, pois teremos decisões praticamente toda quarta-feira e domingo. Sabemos que não vai ser nada fácil, pois, além dos problemas de contusões e lesões, teremos ainda as suspensões”, lamenta o treinador rubro-negro.

“Queremos muito conquistar o título da Taça Rio justamente para diminuir o número de decisões. Mas isso não será fácil, pois Fluminense, Botafogo e Vasco também estão na competição pensando no título”, analisou Joel.

Gavilán – Fora de campo, a diretoria estuda a situação do volante paraguaio Gavilán, que tem contrato até o fim do mês. O compromisso é de risco e o jogador não vem correspondendo à expectativa da comissão técnica.

O jogador foi contratado em dezembro por sua grande experiência em Copa Libertadores, competição a qual já disputou por Grêmio, Internacional e algumas equipes do futebol do Paraguai.

Gavilán, porém, nunca conseguiu se firmar e, quando teve a oportunidade de jogar, acabou com atuações desastrosas, como na derrota de 3 a 2 para o Botafogo, na Taça Rio.

Para Joel, Fla deve concentrar-se em suas partidas\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo só entra em campo pela Copa Libertadores na próxima semana, mas pode deixar a zona de classificação do Grupo 4 nesta quinta-feira, dependendo do resultado do encontro em que o Nacional recebe o Coronel Bolognesi em Montevidéu, no Uruguai.\ Os uruguaios têm seis pontos, um a menos que o Cienciano e o Flamengo. Como os peruanos levam vantagem em relação aos brasileiros nos critérios de desempate, um triunfo do Nacional jogaria o Flamengo para a terceira posição.\

Joel Santana porém minimizou a importância deste compromisso. “Claro que se eu tivesse que escolher ia optar por uma vitória do Coronel, mas o Flamengo precisa mesmo é se concentrar nos dois compromissos restantes”, cobrou o treinador.

“Se ganharmos nossos dois jogos, garantiremos a classificação sem depender de nada. É nisso que temos que nos concentrar”, afirmou Joel.

Além do Cienciano, o Flamengo encerrará sua participação na Copa Libertadores enfrentando o Coronel Bolognesi, no Maracanã. Os rubro-negros aguarda para esta quinta-feira a decisão judicial sobre o recurso que impetrou para não ter que jogar na altitude de Cuzco, no Peru.

Joel testa equipes para próximos jogos\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico do Flamengo, Joel Santana, aproveitou a tarde desta quarta-feira para testar dois times diferentes no coletivo realizado na Gávea. Um deles, formado pelos titulares, enfrentará o Cienciano-PER, no dia 9 de abril, pela Copa Libertadores. Já a equipe de reservas duelará com o Vasco, no domingo, pela última rodada da Taça Rio.\ Joel deve lançar a seguinte formação no final de semana, quando o Rubro-Negro tentará assegurar a liderança do Grupo A do Carioca: Marcelo Lomba, Rodrigo Arroz, Leonardo e Thiago Sales; Luizinho, Airton, Kléberson, Marcinho e Egídio; Maxi e Diego Tardelli.\

Na outra semana, em jogo que pode classificar o Flamengo para a segunda fase da Libertadores, o Rubro-Negro deve atuar da seguinte maneira: Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Cristian, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza.

Fla não terá Toró e Obina no clássico contra o Vasco

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo perdeu o meia Toró e o atacante Obina para o clássico deste sábado, contra o Vasco, às 16 horas, no Estádio do Maracanã. Os dois foram julgados nesta tarde pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), e enquanto Toró pegou um jogo, Obina ganhou um gancho de duas partidas.\ O volante Jônatas, também no banco dos réus, pegou um jogo, mas já o cumpriu, enquanto Bruno, também do Flamengo, foi absolvido.\

Os quatro atletas foram denunciados pelo procurador André Luís Valentin, do TJD-RJ, em função dos problemas na partida contra o Botafogo (derrota rubro-negra por 3 a 2), no último dia 16, pela quarta rodada do returno. No clássico, apenas Jônatas e Obina levaram cartão vermelho.

O Flamengo lidera o Grupo A da Taça Rio, com 16 pontos, mesmo número do Fluminense, que tem um gol a menos no saldo.

PELÉNET

Fla adota discurso político e descarta nova polêmica com Cienciano

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo resolveu acenar com a bandeira da paz. Nesta quarta-feira, após treinamento na Gávea, jogadores e o técnico Joel Santana preferiram não tocar mais no assunto "altitude de Cusco". A partida contra o Cienciano-PER será realizada no próximo dia 9, pela quinta rodada do Grupo 4 da Copa Libertadores da América.

"Devemos jogar em qualquer lugar. No Aterro do Flamengo ou na altitude. Não podemos aumentar esse clima hostil", opinou o técnico Joel Santana, que teve suas palavras endossadas pelo lateral-direito Leonardo Moura.

"Vamos acatar o que for definido. Independentemente do que for decidido, vamos tentar defender o Flamengo da melhor forma", salientou o jogador rubro-negro.

Nesta quinta-feira acontece um reunião na sede da Conmebol, no Paraguai. Os dirigentes sul-americanos vão decidir se partidas acima de 2.750 do nível do mar, sem adaptação mínima de uma semana, valerão também para jogos entre equipes. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, representará o Brasil.

Desde o jogo com o Real Potosí-BOL, na Bolívia, pela Libertadores do ano passado, que a diretoria do Flamengo vem lutando para que sejam proibidas partidas na altitude. Na ocasião, alguns atletas rubro-negros "foram salvos" por balões de oxigênio.

Por praticamente entrar sozinho nesta briga de não atuar na altitude, o Flamengo acabou se tornando inimigo número um do Cienciano e virou persona non grata para os torcedores peruanos. A expectativa é de que a delegação rubro-negra seja recebida de forma hostil na chegada a Cusco.

O Flamengo está em segundo lugar do Grupo 4, que é liderado pelo Cienciano. As duas equipes têm sete pontos, mas os peruanos superam os brasileiros no saldo de gols: 1 a 0. O Nacional-URU vem logo atrás, com seis. O Coronel Bolognesi-PER é o lanterna, com apenas dois.

TJD-RJ não desfalca o Flamengo na semifinal da Taça Rio

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo estava preocupado com o julgamento do goleiro Bruno, volante Jônatas, meia Toró e atacante Obina. Porém, nesta quarta-feira, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) decidiu, apenas, punir Toró e Obina.

O meia pegou uma partida, enquanto o gancho do atacante foi de duas, com uma cumprida. Sendo assim, ambos não podem defender o Flamengo no clássico deste domingo, contra o Vasco, às 16h, no Maracanã, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.

Já Bruno foi absolvido pelo TJD-RJ. Jônatas pegou um jogo de suspensão, já cumprido, e está normalmente à disposição de Joel Santana para o compromisso deste fim de semana.

Os quatro foram denunciados pelo procurador do TJD-RJ, André Luís Valentin, em função dos problemas na partida contra o Botafogo (derrota rubro-negra por 3 a 2), no último dia 16, pela quarta rodada do returno. No clássico, apenas Jônatas e Obina levaram cartão vermelho.

Desta maneira, Joel Santana, com apenas Bruno de titular, deve escalar o seguinte time do Flamengo para enfrentar o Vasco: Bruno, Thiago Sales, Leonardo e Rodrigo Arroz; Luizinho, Kléberson, Jônatas, Marcinho e Egídio; Maxi Biancucchi e Diego Tardelli.

O Flamengo lidera o Grupo A da Taça Rio, com 16 pontos, empatado com o Fluminense. Porém, o Rubro-Negro leva vantagem no saldo de gols: 10 a 9.

Joel Santana testa o Flamengo para encarar Vasco e Cienciano

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

Joel Santana ainda não decidiu como vai montar o Flamengo para o clássico de domingo, contra o Vasco, às 16h, no Maracanã, pela oitava e última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Porém, no trabalho desta quarta-feira, na Gávea, o treinador deu novo indício que poderá escalar os reservas.

Joel Santana pode escalar equipes distintas nas duas próximas partidas do Rubro-Negro

No coletivo, que durou aproximadamente 35 minutos e terminou empatado em 0 a 0, Joel Santana escalou uma equipe para o duelo com o Cienciano, quarta-feira, dia 9 de abril, na altitude de Cusco, pela Copa Libertadores da América, e outra para o clássico deste domingo.

"Treinei dois times diferentes. Ainda vamos fazer outros trabalhos durante a semana. Vou definir até sexta-feira", salientou o comandante rubro-negro, que está muito preocupado com os julgamentos do goleiro Bruno, volante Jônatas, meia Toró e atacante Obina.

Para encarar o Vasco, o Flamengo deve entrar em campo com a seguinte formação: Marcelo Lomba, Thiago Sales, Leonardo e Rodrigo Arroz; Luizinho, Kléberson, Airton, Marcinho e Egídio; Maxi Biancucchi e Diego Tardelli.

Airton, no clube há três meses, vindo do Nova Iguaçu, seria o provável substituto de Jônatas, caso o volante seja suspenso. No gol, Marcelo Lomba e Diego brigariam pela vaga de Bruno, caso o camisa 1 também sofra qualquer punição do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ).

Já para o duelo com o Cienciano, Joel Santana, sem o menor problema, pode escalar este time: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza

Cienciano diz que deixa Libertadores se altitude for vetada

Das agências internacionais\ Em Cuzco (Peru)\

Continuando a novela envolvendo o veto da Fifa para partidas de futebol realizadas a 2.750 metros acima do nível do mar, o Cienciano do Peru anunciou nesta quarta-feira que pode deixar a disputa da Copa Libertadores caso a Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) confirme a decisão da entidade máxima do futebol.

O vice-presidente do clube peruano, Guido Farfán, disse que seu time tem a confiança de que na reunião desta quinta-feira o Comitê Executivo da Conmebol vai permitir que as partidas sejam realizadas em grandes altitudes. "Seria injusto nos deixarem sem nosso campo, por isso estamos analisando a possibilidade de não jogar a Libertadores", disse o cartola da equipe de Cuzco, que fica a 3.400 metros acima do nível do mar.

Para Farfán, a esperança é que a pressão do Flamengo - adversário do Cienciano no dia 9 de abril pelo torneio continental, no Peru - sobre a entidade não dê certo. Desde o ano passado, o time brasileiro é um dos principais defensores do veto a partidas na altitude.

"Não existe nenhum caso de algum jogador que tenha morrido ou sofrido algum problema por jogar em uma cidade de grande altitude, como já aconteceu em lugares com temperaturas acima dos 34 graus, por causa da desidratação", disse.

O presidente do Cienciano, Juvenal Silva, define ainda nesta quarta-feira com o presidente da Federação Peruana de Futebol, Manuel Burga, os detalhes da defesa para que continuem as partidas na altitude peruana.

Até mesmo o técnico do time de Cuzco, Franco Navarro, se mostrou chateado com a possibilidade de o clube não poder jogar em seu estádio. Para ele, se o veto for confirmado, o Cienciano "não joga contra o Flamengo". "Se não vierem aqui, não vamos para onde eles quiserem. Essa é a nossa casa", completou o treinador.

GLOBOESPORTE

Obina pensa na semi, e Bruno se surpreende

Goleiro e atacante ficam aliviados com resultado do julgamento no TJD, nesta quarta-feira

Joana Tiso

Bruno, Toró e Obina aliviados com o julgamento do Flamengo no TJD-RJ

O resultado do julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva nesta quarta-feira trouxe alívio ao Flamengo. Reincidente (já havia sido expulso no Carioca 2008 e suspenso em 2006 por cinco partidas), Obina não escondeu a alegria por ter sido punido com apenas dois jogos. Como já cumpriu um, fica fora apenas no clássico contra o Vasco.

- É um alívio muito grande, pois eu já tomei suspensão e sei como é difícil. Aquilo foi um momento quente do jogo, mas eu só queria pegar a bola - garantiu o jogador em respeito ao lance em que teria dado um soco no goleiro Castillo (Botafogo). - Foi melhor do que eu esperava. Saio do Tribunal de cabeça erguida. Na semifinal estou de volta.

O atacante elogiou bastante o desempenho do advogado Michel Asseff Filho.

- Michel fez um bom trabalho e conseguiu mudar a situação. Ele fez tudo que pôde ser feito. Lamento o fato de não poder fazer mais nada dentro de campo. Da próxima vez, vou pegar a bola do lado de fora do campo, que é mais fácil - diz.

Absolvido da acusação de ter tentado agredir com um soco o atacante Wellington Paulista, o goleiro Bruno se mostrou até surpreso com o resultado.

- Fico feliz. Mas nem eu esperava a unanimidade - disse sobre a decisão dos auditores.

O goleiro, que havia dito que não compareceria ao julgamento por não ser "bandido", afirmou que mudou sua visão em relação ao TJD.

- Quando se fala em tribunal, fica na cabeça essa coisa de bandido. Mas o presidente explicou e ficou tudo certo (no meio da sessão, o auditor Jonei Garcia comentou as declarações de Bruno, dizendo que o TJD julgava atletas, e não bandidos).

Jônatas e Toró foram suspensos por um jogo. O primeiro não foi ao julgamento, e o segundo disse que está satisfeito com o resultado, mas não quis comentar.

Advogado comemora a 'vitória'

Michel Asseff Filho vibrou com o que considerou mais uma vitória na defesa do Rubro-Negro.

- O artigo 253 (agressão física) é muito exagerado. O Tribunal fez bem em desclassificar para o artigo 255 (ato de hostilidade) no caso de Jônatas e Toró (Obina e Bruno foram absolvidos desta acusação). Obina acabou punido por jogada violenta (artigo 254). Não se trata disso, mas ele é reincidente, e não tinha muito como fugir da suspensão.

TJD não desfalca Fla para semifinal

Bruno, Toró, Obina e Jônatas liberados para reta final da competição

Bruno, Toró e Obina satisfeitos com o resultado do julgamento no TJD-RJ

O treinador Joel Santana temia um grande prejuízo para o Flamengo na reta final do Campeonato Carioca com o julgamento de quatro jogadores - Bruno, Toró, Jônatas e Obina. Mas o resultado do julgamento do quarteto no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio nesta quarta-feira trouxe 'ferimentos bem leves' ao clube.

A maior pena foi para Obina, que recebeu dois jogos de suspensão pela expulsão no jogo contra o Botafogo, em 16 de março, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Como já cumpriu um, fica fora apenas no clássico contra o Vasco. Também indiciados por lances do jogo, Toró e Jônatas receberam um jogo cada. E Bruno foi absolvido. Dessa forma, o Flamengo não tem jogadores impedidos de disputar a semifinal da Taça Rio. Obina e Toró estão fora da partida de domingo contra o Vasco. Jônatas já cumpriu a suspensão automática e está liberado (assista no vídeo abaixo a lances polêmicos do jogo Fla x Bota, pela Taça Rio).

Obina foi denunciado em dois artigos: 254 (praticar jogada violenta), devido ao carrinho aplicado em Lúcio Flavio, e no 253 (praticar jogada violenta consumada), pelo soco que teria dado perna do goleiro Castillo, do Botafogo. A defesa do Flamengo conseguiu absolver o atacante da segunda acusação (pena de 120 a 540 dias) e obteve a pena mínima prevista por jogada violenta (duas a seis partidas).

Jônatas foi absolvido da acusação de reclamar ou desrespeitar o árbitro. E o advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, desclassificou a imputação ao artigo 253 (tentativa de agressão não consumada) para o 251 (ato hostil), mais brando. O mesmo entendimento valeu para Toró.

Por fim, o goleiro Bruno foi absolvido da acusação de praticar jogada violenta, diante da suspeita de ter tentado agredir o atacante Wellington Paulista com um soco.\ O advogado rubro-negro não escondeu o contentamento com o resultado.\

- O Obina só pegou dois jogos por causa da reincidência dele, mas saio muito satisfeito com o resultado do julgamento.

Leo Moura aprova volta da base de 2007

Lateral pede para que o time toque a bola e não entre na correria do Cienciano

Eduardo Peixoto

Leonardo Moura afirma que o time do Brasileirão 2007 tem mais entrosamento

Foi apenas o primeiro coletivo preparatório para a partida contra o Cienciano, dia 9, em Cuzco, pela Taça Libertadores. Mas o técnico Joel Santana evidenciou a predileção pelos jogadores que estavam no Flamengo em 2007. O lateral-direito Leo Moura acha que o time pode lucrar com a opção do treinador.

- O time já se conhece, tem entrosamento. Um já sabe onde o outro vai estar. Com certeza, isso vai facilitar nossa vida - diz o jogador.

Na cabeça de Joel Santana, com Jaílton na vaga de Kleberson e Toró no lugar de Marcinho, o time entrará com mais força física. Dado que, na opinião do treinador, é fundamental para suportar as adversidades causadas pelo ar rarefeito da Cidade Imperial peruana, que fica a 3.360m acima do nível do mar.

Leo Moura faz uma advertência: o Flamengo não pode transformar vigor físico em excesso de desgaste.

- Tudo o que eles querem é que o nosso time caia na correria. Não podemos entrar nessa. Precisamos tocar a bola, valorizá-la e ficar bem posicionados - diz.

Em 2007, o Flamengo visitou o Real Potosí a quase 4.000 metros de altura. No início, afobado, lançou-se ao ataque, posicionou-se mal e sofreu dois gols dos bolivianos. No intervalo, o então técnico Ney Franco fez duas substituições, a equipe se ajeitou e chegou ao empate com gols de Roni e Obina.

Nacional recebe lanterna de olho no topo

Time uruguaio ultrapassará Flamengo e Cienciano em caso de vitória sobre o Bolognesi

Richard Morales está confirmado no ataque do Nacional no Parque Central

Terceiro colocado no Grupo 4, o mesmo do Flamengo, o Nacional quer aproveitar o mando de campo de seus dois jogos restantes na primeira fase para conseguir a classificação às oitavas-de-final da Taça Libertadores. Nesta quinta-feira, a equipe uruguaia, que soma seis pontos, enfrenta o lanterna Coronel Bolognesi, que tem dois. A partida será transmitida ao vivo, às 18h40m (de Brasília), pelo SporTV2.

Flamengo e Ciencieno lideram a chave, com sete pontos. A disputa com um time brasileiro por uma vaga na próxima fase fez a diretoria do Nacional protestar junto à Conmebol quanto à escalação do árbitro Paulo César Oliveira para o jogo desta quinta, no Parque Central.

O técnico Gerardo Pelusso deu treinamento secreto nesta quarta-feira, mas não deverá surpreender, ao menos na escalação, já que não há qualquer desfalque para o partida. Todos no Nacional procuraram demonstrar respeito ao Bolognesi, que ainda não venceu na Libertadores.

- Eles vão jogar sem responsabilidade, o que pode fazer com que se tornem um adversário complicado - alegou o goleiro Alexis Viera.

No Bolognesi, os maus resultados recentes deixaram o ambiente pesado, com rumores de que o técnico Juan Reynoso corre risco de demissão. O time peruano terminará a primeira fase enfrentando o Flamengo no Maracanã, no dia 23, enquanto o Nacional encara o Cienciano em Montevidéu.

Reservas x Vasco. Jaílton e Toró em Cuzco

Treinador testa formação que terminou 2007 para jogo contra o Cienciano

Eduardo Peixoto

Toró voltou a treinar entre os titulares e tem boas chances de ser titular em Cuzco

O Flamengo enfrentará o Vasco, domingo, com o time reserva. Desta forma, o técnico Joel Santana começa desde já a preparar a equipe titular para o jogo contra o Cienciano, pela Taça Libertadores, no dia 9. E no primeiro teste, o treinador mostrou a tendência por uma formação cautelosa para enfrentar os 3.360 metros de Cuzco.

Kleberson e Marcinho deram lugar no time titular a Toró e Jaílton, respectivamente. Com estas alterações, o Flamengo treinou com a mesma formação titular que terminou o último Campeonato Brasileiro: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza.

Joel afirmou repetidas vezes que privilegia o time de 2007 pelo esforço dos jogadores para tirarem o Flamengo da zona de rebaixamento e classificar o clube para a Taça Libertadores. Na cabeça do treinador, o esquema também proporcionou ao time atuações seguras.

Por outro lado, o time que deve enfrentar o Vasco, pela última rodada da Taça Rio, foi escalado com: Marcelo Lomba; Rodrigo Arroz, Leonardo e Thiago Sales; Luizinho, Aírton, Kleberson, Diego Tardelli e Egídio; Marcinho e Maxi.

A novidade é o menino Aírton, de 18 anos. O volante chegou ao Flamengo há três meses, impressionou o técnico Adílio e passou a treinar com os profissionais desde a última semana.

- Vou preparar duas equipes e mexer nestas peças durante a semana. Não posso botar muita minhoca na cabeça do torcedor - diz Joel.

O técnico garantiu a escalação de alguns jogadores contratados neste ano contra o Vasco:

- Diego Tardelli, Kleberson e Marcinho ainda estão em fase de adaptação e precisam jogar. Os outros não. Já conhecem meu trabalho há mais de sete meses.

Conmebol discute polêmica da altitude

Comitê Executivo da entidade se reúne nesta quinta-feira em Assunção, no Paraguai

O Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) se reunirá nesta quinta-feira, em Assunção, para debater uma recomendação da Fifa para estender aos torneios continentais o veto a jogos realizados em cidades acima de 2.750 metros de altitude.\ A Fifa proibiu recentemente a disputa de jogos das eliminatórias sul-americanas para a próxima Copa do Mundo em cidades localizadas a mais de 2.750 metros acima do nível do mar sem um período mínimo de duas semanas de adaptação.\

Segundo fontes da Conmebol, o veto a jogos das eliminatórias é irreversível, pois se trata de uma competição "de responsabilidade exclusiva da Fifa".

Fla vence Vasco e é bicampeão de remo

Prova do Dois Com do Estadual de 2007 foi realizada novamente, após decisão do STJD

Remadores do Flamengo posam sorridentes com a taça de campeão estadual de 2007

O Flamengo conquistou no último domingo o bicampeonato estadual de remo, nas raias da Lagoa Rodrigo de Freitas. O barco Dois Com, dos remadores Francisco Ramon e Pedro Linhares e do timoneiro Maurício Abreu, chegou em primeiro lugar, após uma acirrada disputa contra o Vasco da Gama, que ficou com a segunda colocação. O Botafogo terminou em terceiro. As informações são do jornal "O Globo".

A prova do Dois Com foi realizada novamente, neste domingo, após decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). No fim do ano passado, o Flamengo entrou com um recurso na Confederação Estadual de Remo pedindo a anulação da prova válida pela 2ª regata da competição, que foi vencida pelo Vasco em novembro. Na ocasião, os rubro-negros alegaram que um atleta vascaíno competiu sem ter sido inscrito na prova.

Preparador garante elenco 100% em Cuzco

Torres diz que time está 'voando', mas reação à altitude varia de acordo com o atleta

Cahê Mota

Juan se prepara para a partida

Enquanto a diretoria trabalha para evitar a realização da partida contra o Cienciano, pela Libertadores, na altitude de 3.360 metros de Cuzco, a comissão técnica do Flamengo trabalha quase que escondido há mais de um mês preparando o elenco para enfrentar as comuns faltas de oxigênio durante as partidas nas alturas. Responsável por este planejamento, o preparador físico Ronaldo Torres está empolgado com o desempenho dos rubro-negros.

- O grupo está um espetáculo. Muito bem condicionado. Isso é importante. Temos feito trabalho de apinéia na piscina, tração no gramado, onde eles correm com a respiração presa. Mas isso não garante que o atleta vai chegar lá em cima e arrebentar. Depende do organismo de cada um. De repente, um atleta com condicionamento excelente chega lá e passa mal - explica Ronaldo, que revelou uma evolução no grupo que costumava ficar 40 segundos embaixo da água e atualmente há jogadores que ficam cerca de três minutos.

Ex-jogador de futebol, o preparador físico, no entanto, não irá encarar os 3.360 metros de Cuzco. Com histórico nada favorável na altitude, ele acompanhará a equipe pela televisão.

- Eu não vou porque quando jogava fui para Quito e não conseguia sequer andar. É uma questão fisiológica minha, há um risco. Poderia ir e não acontecer nada, mas o departamento médico do clube achou melhor que eu não fosse.

Ronaldo Torres confia tanto no trabalho desenvolvido pela comissão técnica que banca um bom desempenho físico do Flamengo em Cuzco, e reforça que toda esta polêmica pode prejudicar o lado psicológico do time.

- Sentir vai sentir, mas trabalhamos para que sinta menos. Estamos bem a nível físico. Nesta questão garanto 100% que o time irá suportar, agora fisiologicamente vai de cada um. Não podemos ficar enfiando nada na cabeça do jogador. O lado psicológico influencia bastante.

Reservas contra o Vasco é a orientação\ O processo de preparação do elenco passa pelo repouso antes do confronto com o Cienciano. Por isso, Ronaldo Torres utiliza argumentos técnicos para mostrar que a melhor opção no momento é poupar os titulares no jogo contra o Vasco, no próximo domingo, pela Taça Rio.\

- O ideal é que o atleta tenha de 48 a 72 horas de recuperação após a partida. Se já temos uma viagem longa na segunda-feira, o desgaste seria ainda maior. Fisiologicamente seria melhor poupar, mas se o Joel pedir o time vai jogar e render.

LANCE

Flamengo sai no lucro em julgamento do TJD

Bruno é absolvido. Obina e Toró não poderão enfrentar o Vasco

Rubro-negros escaparam de punições mais severas (Cleber Mendes)

LANCEPRESS!

O Flamengo saiu no lucro no julgamento desta quarta-feira de quatro de seus jogadores por conta de incidentes do clássico do último dia 16 de março, contra o Botafogo. Bruno, Obina, Toró e Jônatas haviam sido indiciados mas nenhum deles pegou suspensão pesada.

O goleiro Bruno foi absolvido por unanimidade. Toró foi suspenso por uma partida e não poderá enfrentar o Vasco no domingo. Obina, que já havia cumprido uma partida de suspensão, pegou dois jogos e também não poderá enfrentar o Vasco. O volante Jônatas está livre de qualquer punição, pois pegou um jogo de suspensão e já o havia cumprido.

Zico dedica vitória do Fenerbahçe a rubro-negros

Galinho de Quintino agradece apoio recebido de torcedores do Brasil

Zico comemora gol na vitória do Fenerbahçe sobre o Chelsea (Crédito: Reuters)

Daniel Leal NO RIO DE JANEIRO

Zico, técnico do Fenerbahçe, dedicou aos torcedores do Flamengo a vitória por 2 a 1 sobre o Chelsea, nesta quarta-feira, pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões. O Galinho de Quintino agradeceu o apoio que tem recebido dos torcedores Rubro-Negros do Brasil.

- Não foi uma vitória rubro-negra, mas foi uma vitória para os rubro-negros que torcem por mim aí do Brasil - disse o treinador ao LANCENET!.

Sobre a partida, Zico revelou que o nervosismo tomou conta do time turco no início da partida. Para o técnico, estar pela primeira vez nesta fase da Liga pesou sobre a equipe

- Acho que sentimos a pressão. Estávamos nervosos e deixamos muitos espaços. Por isso não fomos bem no primeiro tempo - afirmou.

O Galinho só conseguiu acertar a equipe após conversar com os jogadores no intervalo. Com gols de Kazim e Deivid - que também marcou contra na partida -, o Fener ficou em vantagem para a decisão da vaga, em Londres.

- Apertamos a marcação no segundo tempo e conseguimos a vitória. Tivemos muita coragem e personalidade, e agora estamos com a vantagem - declarou.

Bruno sente-se aliviado pela sua absolvição

Goleiro diz que até sua família estava sofrendo por causa do julgamento\ LANCEPRESS!\

Um dos inciados pelo TJD pelos incidentes do clássico do último dia 16 de março contra o Botafogo, o goleiro Bruno admitiu estar aliviado com a sua absolvição. Ele havia sido enquadrado no artigo 253 (praticar jogada violenta), mas não terá de cumprir nem sequer um jogo de suspensão.

Bruno não escondeu que até seus familiares estavam incomodados com a possibilidade de suspensão e que tirou um peso das costas por poder treinar tranqüilamente nesta quinta-feira.

- Estou aliviado. Eu já tinha dito que minha família estava sofrendo com julgamento. Ainda bem que deu tudo certo. Vou chegar pro treino feliz, com sorriso estampado. O importante é ter sido absolvido - declarou.

Obina faz elogios ao advogado do Flamengo

Atacante ficará fora do clássico de domingo contra o Vasco\ LANCEPRESS!\

Depois de ter sentenciada a branda pena de dois jogos de suspensão nesta quarta-feira, o atacante Obina fez questãio de elogiar o advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho pela defesa a ele e a Toró, Bruno e Jônatas.

Obina havia sido expulso no último dia 16 de março, contra o Botafogo, por dar um carrinho no apoiador Lucio Flavio. Além disso, o atacante rubro-negro agrediu o goleiro Castillo após o segundo gol do Flamengo e também havia sido indiciado por isso.

– O Michel (Assef Filho, diretor jurídico) fez um bom trabalho e conseguiu reverter a situação. Ele fez tudo que pôde ser feito. Lamento o fato de não poder fazer mais nada dentro de campo. Da próxima vez, vou pegar a bola do lado de fora do campo que é mais fácil - ponderou Obina.

Resultado do julgamento satisfaz advogado

Michel Asseff Filho lamenta apenas a sentença de Obina\ LANCEPRESS!\

Incumbido de tentar livrar Toró, Obina, Bruno e Jônatas de suspensões pesadas, o advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, ficou satisfeito com o resultado do julgamento. Porém, ele argumentou que a situação de Obina realmente era mais complicada.

- Pelos fatos ocorridos, a punição no artigo 253 foi exagerada, tanto que foram desclassificados os artigos. O Obina só pegou dois jogos por causa da reincidência dele, mas saio muito satisfeito com o resultado do julgamento.

Obina havia sido suspenso por 120 dias quando deu uma cotovelada no zagueiro Índio, do Internacional, pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. Ele cumpriu parte da pena, que foi reduzida a cinco partidas.

Jogadores aperfeiçoam finalizações

Maioria tem aproveitamento ruim com o pé que normalmente não chuta

LANCEPRESS!\ O Flamengo realiza um treino técnico nesta quarta-feira, que consiste em chutes a gol. Primeiro, os jogadores finalizaram de canhota. Em seguida, de pé direito. O aproveitamento com a perna que eles normalmente não chutam é ruim.\

Como uma forma de descontrair o ambiente, existe uma prenda para aqueles que chutam acima da grade de proteção do campo. Estes terão de fazer polichinelos como punição. Os três goleiros revezam na atividade.

Os zagueiros fazem treinamento técnico específico. A primeira meia hora de treino foi dedicada à parte física.

Flamengo: retrospecto com 'mistão' é razoável

Contra o Vasco, no entanto, perdeu os dois últimos confrontos

Luizinho poderá ser um dos que terão oportunidade (Crédito: Cléber Mendes)

Bruno Braz RIO DE JANEIRO

O técnico Joel Santana, no treino desta terça-feira, deu a entender que escalará um time composto, na maiorias, por reservas na partida contra o Vasco pela última rodada da fase de classificação da Taça Rio. Com isso, o 'mistão' do Flamengo deverá ter novamente uma oportunidade de ganhar a confiança do treinador. Até o momento, o desempenho tem sido razoável em 2008.

Neste ano, o Rubro-Negro já disputou cinco partidas com uma equipe que não era considerada titular. Foram três vitórias e duas derrotas. Porém, o fato a se preocupar é que, justamente nas vezes em que perdeu, os adversários eram Fluminense e Botafogo, tradicionais rivais cariocas.

Contra o Vasco, time que o mistão terá como desafio, o retrospecto não é dos melhores, pois nos últimos quatro anos, por duas vezes o "expressinho" da Gávea foi escalado e saiu de campo derrotado pelo clube da Colina.

Em contrapartida, nos mesmos anos em que perdeu para o rival, sagrou-se campeão. O primeiro foi na Taça Rio, em 2004. Os reservas entraram em campo e perderam por 2 a 1. Alguns dias depois, com os titulares, reencontraram o Vasco na final e ficaram com o troféu.

Em 2006, Flamengo e Vasco pouparam os times principais no Campeonato Brasileiro pois na semana seguinte decidiriam a Copa do Brasil. O Cruzmaltino levou a melhor e ganhou a partida por 1 a 0, com gol do zagueiro Paulão. Entretanto, na decisão da competição nacional de mata-mata o Rubro-Negro foi impiedoso e levou o título mais uma vez (atuando com os titulares).

Confira a escalação do Flamengo nos dois últimos jogos contra o Vasco atuando com o time misto:

Taça Rio de 2004 (21/03) Campeonato Brasileiro de 2006 (16/07)\ Flamengo 1 x 2 Vasco Flamengo 0 x 1 Vasco\ Time: Diego, Anderson Luiz (Renan), Junior Baiano, Douglas Silva, Reginaldo Araujo; Robson (Vinícius Pacheco), Juliano, Jonatas, Nielsen; Rafael Gaucho, Flávio (Julio Cesar Moraes). Time: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim, André Lima, Paulinho, Léo Medeiros, Toró (Marcelinho), Renato Augusto (Walter Minhoca), Fabiano Oliveira, Luizão (Obina).\