Notícias

Clipp 4/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Flamengo perde para o Boca na Sul-Americana

BUENOS AIRES. O Flamengo foi derrotado pelo Boca Juniors por 100 a 88, ontem à noite, no La Bombonerita, em Buenos Aires, na Argentina, na primeira partida das semifinais da Liga Sul-Americana de Basquete. Os dois times voltam a se enfrentar na próxima terça-feira, dia 8, às 19h, no Tijuca, no Rio. Se o Flamengo ganhar, forçará um terceiro jogo, também no Tijuca, no dia 9, porque, mesmo tendo perdido a invencibilidade no torneio ontem, tem melhor campanha.

Tanto o Flamengo quanto o Boca estão na luta por um título inédito. Em 1999, o time argentino foi à final, mas perdeu para o Vasco. Esta é a primeira vez que o time da Gávea vai à semifinal da competição.

Ontem, no intervalo, o Boca vencia por 43 a 36. No terceiro quarto, o Flamengo cresceu, empatou em 43 a 43. Mas o período se encerrou em 68 a 62 a favor dos argentinos. No último quarto, bolas de três de Gutierrez e Orona fizeram o Boca chegar a 92 a 72, diante de um Flamengo perdido. Daí em diante, a equipe argentina administrou a vantagem.

- Teremos dois jogos no Rio (caso o Flamengo vença terça-feira). Precisamos ter isso em mente. No início do terceiro quarto, empatamos em 43 a 43, mas depois nos desconcentramos na defesa. Eles acertaram três bolas de três e abriram. Mas na terça-feira, a postura tem de ser a mesma, porque mesmo num dia ruim, perdemos por 12 pontos - declarou o técnico Paulo Chupeta, por telefone.

Para Conmebol, seleções vão jogar na altitude

Ricardo Teixeira é o único a ser contra\ o apoio à Bolívia\

ASSUNÇÃO. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi o único dirigente a se recusar a assinar uma declaração dos 10 membros da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), a ser enviada à Fifa, dando apoio à Bolívia e à realização de jogos acima de 2.750m, ao contrário do que determinou a máxima entidade do futebol internacional. A oposição do Brasil rompe a unanimidade que, normalmente, acompanha as decisões da Conmebol.

- Ratificamos o que a confederação havia decido em sua reunião de janeiro: dar apoio total à Bolívia. As partidas das eliminatórias devem ser jogadas nas mesma cidades do torneio anterior, que classificou para o Mundial da Alemanha - disse o presidente da entidade, o paraguaio Nicolás Leoz.

De qualquer maneira, a confederação vai criar uma comissão para tentar modificar a decisão da Fifa. O Brasil ainda vai jogar em La Paz e Quito.

Suderj se prepara para nova partida no Maracanã

No Rio, a Suderj tem pouco mais de cinco meses para deixar o Maracanã o mais próximo possível do padrão de Copa do Mundo. O objetivo do secretário estadual de Esportes e presidente do órgão, Eduardo Paes, é oferecer 88 mil lugares marcados ao público na partida pelas eliminatórias entre Brasil e Bolívia, confirmada para o Rio, no dia 10 de setembro, como antecipou Ancelmo Gois.

- Queremos fazer um show ainda melhor do que o da partida entre Brasil e Equador - afirmou Eduardo Paes. - Esse processo de setorizar começará em breve para culminar no jogo com a Bolívia.

Fla sofre derrota e terá que ir a Cuzco

Pela Libertadores, Nacional vence e rubro-negro cai para o terceiro lugar

JAÍLTON TENTA desarmar Maxi no treino de ontem: o volante deve voltar a ser titular do Flamengo em Cuzco

Carlos Eduardo Mansur

Um dia após conseguir se defender no TJD da Federação do Rio de pesadas acusações contra quatro jogadores, o Flamengo teve ontem um dia de derrotas. A maior delas foi em Assunção, onde o Comitê Executivo da Conmebol decidiu manter a realização de jogos da Copa Libertadores na altitude, embora a Fifa não recomende partidas acima de 2.750m. Assim, o Flamengo terá de enfrentar o Cienciano, na próxima quarta-feira, em Cuzco, no Peru, a 3.400m sobre o nível do mar.

A entidade sul-americana pede que os brasileiros cumpram a tabela da Libertadores e ameaça punir com multa e eliminação por três anos de competições continentais os clubes que deixarem de disputar qualquer partida. Foi feito um pedido aos brasileiros para que seja retirada a ação que corre no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). A ação pede que a decisão da Fifa, proibindo jogos entre seleções na altitude quando não houver tempo de aclimatação, seja estendida à Conmebol.

- É a coisa mais estapafúrdia que já ouvi. Não vamos retirar a ação. A Conmebol é que está contrariando norma da Fifa - disse o presidente do Flamengo, Márcio Braga, que estuda fazer uma representação contra a Conmebol na Fifa.

Joel muda a forma de time se defender

Ontem mesmo, Pedro Trengrouse, advogado do clube, embarcou para a Suíça. Ele tem reunião marcada para hoje com o secretário do TAS. O Flamengo espera que seja julgado até segunda-feira o pedido de liminar dos brasileiros, o que evitaria a realização do jogo contra o Cienciano em Cuzco. Antes, o TAS ainda vai avaliar se tem ou não competência para discutir o tema.

Outra má notícia para o clube foi a vitória do Nacional, em casa, sobre o Coronel Bolognesi, por 1 a 0. Os uruguaios lideram o Grupo 4 da Libertadores, com nove pontos. Flamengo e Cienciano têm sete. O rubro-negro perde no saldo de gols e caiu para o terceiro lugar.

Na Gávea, o técnico Joel Santana comandou ontem um treino tático para o time que vai jogar em Cuzco. Para enfrentar a altitude, Joel ensaiou um novo posicionamento defensivo. Os volantes Jaílton e Cristian atuaram bem recuados, quase na linha dos zagueiros Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. O objetivo do treino, além de ter o time mais fechado, foi criar uma forma de jogar que faça o time poupar energia no ar rarefeito. O esquema deu aos laterais Leonardo Moura e Juan, além de mais liberdade, a função de melhorar a saída de bola, junto com Ibson.

Curiosa foi a declaração dada ontem pelo jovem zagueiro Thiago Sales, que deverá atuar ao lado de Leonardo e Rodrigo Arroz no clássico de domingo. Acostumado a fazer gols contra o Vasco na base, ele terá a função de marcar Edmundo.

- Em 1997, era torcedor e vi ele fazer três gols e ficar rebolando. Na época, fiquei com raiva. Mas foi coisa de torcedor, claro. Não tenho nada contra ele - disse Thiago.

O presidente Márcio Braga anunciou que quer iniciar, com quase nove meses de antecedência, a negociação da renovação de contrato com a Petrobras. Hoje, a estatal paga R$16,2 milhões por ano. Segundo o dirigente, o Flamengo deseja manter a parceria, que fará 25 anos em 2009, mas "a preços de mercado".

JORNAL DOS SPORTS

Dois amigos, uma vaga

Apesar do carinho recíproco, Kleberson e Toró brigam para provar que podem ser titulares

nathan de lima e thiago bokel

Arquivo/JS

Kleberson ainda não alcançou seu melhor futebol no Flamengo

Amigos amigos, titularidade à parte. Fora de campo, o carinho e o respeito são mútuos, mas dentro dele, a disputa para começar jogando está acirrada entre os meio-campistas Kleberson e Toró. Quando o técnico Joel Santana admitiu após a vitória sobre o Friburguense que já havia definido 90% da equipe, a dúvida estava relacionada justamente entre os dois jogadores. Agora o duelo começou para valer.

Uma prova disso, é que o treinador deverá escalar Toró como titular contra o Cienciano na próxima quarta-feira, relegando Kleberson ao banco de reservas. Enquanto o primeiro era apontado no início da carreira como uma das maiores revelações do futebol brasileiro, o segundo já viveu a glória máxima de ser campeão mundial com a Seleção Brasileira, em 2002.

Se fosse pesar pelo nome, Kleberson, que fará 29 anos em junho, seria titular absoluto de qualquer clube brasileiro. No entanto, a garra, a determinação, e principalmente, o fôlego de Toró, que está prestes a completar 22 anos, fizeram com que o técnico Joel Santana ficasse com uma pulga atrás da orelha para decidir qual deles deverá ser o titular.

Elogios

Apesar da disputa, Kleberson mostra um carinho especial ao falar do companheiro.

"Somos amigos. O Toró é um bom garoto, que vem despontando no futebol. Nossa disputa é muito sadia e fica sempre restrita à opção tática do treinador. Cada um trabalha forte para mostrar ao Joel que tem condição de ser titular", explicou Kleberson.

A admiração pelo 'concorrente' fica explícita nas palavras de Toró. Depois de conviver com as críticas pela expulsão contra o Nacional de Montevidéu, ele garantiu que os problemas já fazem parte do passado, e ainda revelou que um dos que mais lhe deram apoio para superar estas contestações foi justamente o camisa 15.

"O Kleberson dispensa comentários, pois trouxe experiência e um espírito vencedor ao Flamengo. Tanto ele, quanto o Fábio Luciano são muito importantes para o nosso grupo. Eles sempre conversam com os mais novos, e como já viveram estes tipos de problemas, nos dão tranqüilidade para superar as adversidades", enalteceu o apoiador.

A cada round, ou melhor, a cada partida, o duelo entre os dois torna-se mais empolgante. Cabe a Joel Santana, no final de cada assalto, julgar qual lutador estará mais preparado para o combate seguinte.

Conmebol fica a favor da altitude

Arquivo/JS

Kleber Leite bem que tentou, mas não conseguiu convencer a Conmebol

O Comitê Executivo da Conmebol se reuniu ontem em Assunção, no Paraguai, para definir se vetaria ou não a realização dos jogos na altitude na Copa Libertadores deste ano. A decisão foi prejudicial ao Flamengo, já que foi decidido por 9 votos a 1 que as partidas na altitude continuarão sendo realizadas.

Antes de saber do resultado, os jogadores do Flamengo já se preparavam para encarar os 3.360 m, acima do nível do mar, de Cusco, no Peru. Para o lateral Juan é um absurdo a proibição só servir para jogos entre seleções.

“O que eu acho estranho é que os jogadores de seleções não vão ter que jogar lá, só os de clubes. Somos humanos igual a eles”, reclamou Juan, que sabe o segredo para o Fla fazer uma boa partida contra o Cienciano. "Jogar na altitude é sempre complicado, a perna não acompanha. A hora crítica é no final, quando o ar praticamente acaba. O segredo para conseguir um bom resultado é evitar entrar na correria deles", receitou o jogador.

Patrocínio — O presidente do Flamengo, Marcio Braga disse, em nota no site oficial do clube, que irá iniciar imediatamente os entendimentos e negociações para renovar o contrato com a Petrobras, patrocinadora do Fla. Segundo o presidente, a pressa nas conversas serve para demonstrar o interesse do clube na continuidade da parceria.

Agora é com a torcida rubro-negra

Flamengo perde para o Boca e tem que vencer os dois jogos no Rio pela Liga Sul-Americana

Pedro Ivo Almeida

Arquivo/JS

O ala Marcelinho foi muito marcado, mas mesmo assim fez uma grande partida em Buenos Aires e assinalou 41 pontos para a equipe do Flamengo

O Flamengo precisa mais do que nunca do apoio da sua torcida. Depois de perder ontem para o Boca Juniors, por 100 a 88, em Buenos Aires, a primeira partida da série melhor de três pelas semi-finais da Liga Sul-Americana de basquete, o time da Gávea espera contar com o apoio de seus torcedores nas duas partidas de volta que serão realizadas no Rio de Janeiro nos próximos dias 8 e 9.

Com a derrota de ontem, o rubro-negro precisa vencer as duas partidas que fará em casa para garantir vaga na final da competição. Apesar da derrota, Marcelinho mais uma vez foi o principal cestinha com 41 pontos.

No primeiro tempo a partida foi marcada pelo equilíbrio sem que nenhuma das duas equipes abrisse grande vantagem no marcador. O Boca fechou a etapa inicial na frente do marcador: 43 a 36.

Na volta para a segunda etapa o time rubro-negro atendeu aos pedidos do técnico Paulo Chupeta, e com uma defesa consistente e um bom aproveitamento no ataque empatou a partida em 43 pontos. Porém não esperava contar com a boa pontaria de Orona, ala/pivô da equipe argentina, que acertou três bolas seguidas de 3 pontos, abrindo uma vantagem de 9 pontos.

Após uma falta mal marcada pela arbitragem do cubano Amiel, a equipe se desconcentrou e chegou a permitir que os argentinos ficassem 12 pontos na frente do marcador. Mas, retomando a postura do início do quarto, o rubro-negro encostou novamente no placar e baixou a vantagem para 68 a 62 ao fim do período.

No último e decisivo quarto de partida o time de Paulo Chupeta não conseguiu manter a mesma pegada do fim do período anterior. O time não resistiu a boa pontaria da dupla Gutiérrez e Orona, que mais uma vez garantiam a vantagem do Boca no marcador. O Flamengo bem que tentava, mas não era dia de Marclinho e cia.

Os rubro-negros se concentram agora para a partida de volta no dia 8, onde precisam da vitória de qualquer maneira.

Eduardo Lacombe

O Vermelho e o Negro

O meio de campo ideal

Eduardo Lacombe elacombe@jsports.com.br

A formação do meio de campo do Flamengo provoca polêmica desde o final do Campeonato Brasileiro do ano passado. E a polêmica aumentou quando foram anunciadas as contratações, na maioria de jogadores com características parecidas. Mas o que está chamando a atenção são as críticas endereçadas a Ibson, até então um dos melhores jogadores do time de Joel Santana.\ Por experiência, sei que atletas oscilam entre a boa e a má forma, seja ela técnica ou física. Não sei o que está acontecendo com o Ibson, mas não acredito que ele deva, simplesmente, ser sacado do time, como propõe um dos meus sete leitores, Paulo Sérgio Guimarães. Segundo ele, Ibson deveria ser substituído por Jônatas. O problema, a meu ver, é que nem o Jônatas anda com esta bola toda. Dos jogadores do setor, o melhor ainda é o Cristian. Isto até o Rômulo voltar. Treinando, ele já está. Vamos ver quando ele voltará. Aí, sim, um dos graves problemas do Flamengo acabará, pois teremos ali um jogador que sabe desarmar o adversário sem fazer falta.\

O problema maior do nosso futebol é o calendário picotado. Tudo começa em janeiro e sofre a primeira folga com o fim do Campeonato Regional. Aí, os erros são corrigidos e começa-se uma nova fase, que é interrompida com a abertura do mercado europeu, quando jogadores vão e jogadores vêm. Aí, sim, a coisa vai até o final do ano, sem tempo para grandes mudanças. A exceção foi justamente o Flamengo, em 2007, graças à total fala de sintonia entre o Comitê Organizador do Pan-Americano e a CBF.

Isto significa que os times já começam a temporada a mil por hora. O melhor exemplo é o Santos que, depois da terra arrasada do Vanderlei Luxemburgo, levou tempo para se arrumar. E, agora, não tem como disputar o título paulista. Tudo porque, em relação aos demais, levou mais tempo para se arrumar. Como dizem os baianos: “ópaí, ó!”

Mas gente! Que confusão esta história da camisa nova do Flamengo, hein! Só queria saber quem, foi o gênio que aprovou o número dourado em cima do tecido vermelho. Este uniforme seria ideal para a Polícia Secreta portuguesa, num é não?

O DIA

Mengão vai ter de subir o Morro

Rodrigo Lima

Rio - De nada adiantaram os apelos, protestos e mesmo a choradeira do Flamengo para evitar a altitude. Em reunião ontem, em Assunção, o Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol ratificou a decisão a favor da realização de jogos acima de 2.750 metros em torneios continentais e até mesmo nas Eliminatórias para a Copa. Com isso, foi confirmada a partida do Rubro-Negro contra o Cienciano, nos 3.360m de Cuzco, no Peru.

A decisão contou com a anuência de nove dos dez representantes de associações filiadas à entidade. Apenas o Brasil, na presença do presidente Ricardo Teixeira, foi contra. Foi sugerido também que os clubes brasileiros enviem uma carta à Corte Arbitral do Esporte (CAS) retirando o pedido para proibição das partidas na altitude.

Ciente de que a decisão seria contrária ao desejo do Flamengo, Joel praticamente confirmou ontem que vai encarar o Vasco, domingo, pela Taça Rio, com uma equipe de suplentes. Já os titulares serão poupados para a partida decisiva contra o Cienciano. Principalmente porque o Nacional venceu o Coronel Bolognesi por 1 a 0, ontem, em Montevidéu, e assumiu a liderança do Grupo 4 da Libertadores, com nove pontos. Isso obriga o time da Gávea a conseguir um bom resultado no Peru, já que o Flamengo está em terceiro lugar, com sete pontos, mesma pontuação do Cienciano.

Thiago Salles teme Edmundo

Mas o clássico frente ao Vasco já coloca pressão sobre os reservas. O zagueiro Thiago Salles revelou ter trauma por enfrentar o principal astro da Colina: o atacante Edmundo. Em 1997, Thiago tinha somente 10 anos. Em casa, assistiu à goleada do Vasco por 4 a 1 sobre o Flamengo, com três gols do Animal. A cena de Edmundo rebolando para comemorar ainda atormenta o zagueiro.

“Aquela lembrança é ruim.Ele sempre teve o costume de fazer gols no Flamengo”, lembrou Salles, que promete dar o troco. “Também tenho um bom histórico diante do Vasco, nos juniores, e sempre marcando gols. Espero fazer um, agora, atuando nos profissionais”, disse.

Flamengo já se movimenta para negociar novo contrato com a Petrobras

Rio - Após tumultuada negociação para a renovação de contrato com a Petrobras ocorrida neste ano, o Flamengo parece ter aprendido uma lição. O Rubro-Negro divulgou nesta quinta-feira uma nota oficial divulgando que já se movimenta para dar início a outra negociação, já na próxima semana, para os valores do contrato de 2009 com a petrolífera estatal.

Na nota assinada pelo presidente Márcio Braga, o clube lembra que, no próximo ano, Flamengo e Petrobras farão 25 anos de parceria e, para dar continuidade a "longeva parceria que comemorá bodas de prata", o clube já se organiza no sentido de iniciar os entendimentos com a empresa.

Atualmente, o Flamengo recebe da empresa R$ 16,2 milhões por ano. Assim como reivindicou na última negociação, que acabou frustrada, o clube deve pleitear um reajuste para, pelo menos, R$ 22 milhões por temporada.

Toró: 'Tenho bom coração'

Rio - A punição de apenas uma partida, no TJD, deixou Toró aliviado. Chamado de marginal e covarde após ser acusado pelos dirigentes alvinegros e por Castillo de ter agredido o goleiro no último clássico entre Flamengo e Botafogo, pela Taça Rio, além de ter herdado fama de bad boy depois de ser expulso por agredir um gandula no Uruguai, na partida contra o Nacional, pela Copa Libertadores, o jogador fez ontem um desabafo:

Não preciso provar nada. Quem me conhece de verdade sabe que tenho um bom coração”, afirmou Toró.

Com um sorriso no rosto, o apoiador se defendeu das acusações dizendo que nunca foi violento, mas que às vezes comete deslizes devido à inexperiência, apesar de já ter defendido também o Fluminense.

“O problema é que não sei ser malandro. Às vezes, os nervos ficam lá em cima, durante um jogo, e a gente precisa de tranqüilidade. Mas os problemas passaram. É hora de esquecer tudo isso”, revelou.

Toró ficou na reserva nos últimos jogos, porque Joel Santana queria preservá-lo. Mas na partida contra o Cienciano, em Cuzco, ele deve retornar ao time titular.

Lateral Juan dá a receita para boa atuação na altitude de Cuzco

Rio - A Comenbol, entidade máxima do futebol sul-americano, irá se reunir nesta quinta-feira para discutir se adota ou não o veto da Fifa que impede a prática de jogos sem aclimatação prévia nas cidades com altitude superior à 2750m. Como o resultado provável é que a recomendação da Fifa seja ignorada,  o Flamengo será obrigado a subir os 3.400m de Cuzco, Peru, para enfrentar o Cienciano, na próxima quarta-feira, pela 5ªa rodada da Copa Libertadores.

Sabendo disso, a comissão técnica já fez preparação especial para a partida e passou recomendações aos jogadores. O Lateral-esquerdo Juan, que jogou no ano passado na altitude 4000m de Potosí, Bolívia, dá a receita de uma boa atuação nas alturas:

"Já joguei em Potosí, é uma situação difícil. É bastante complicado: tem que saber dosar, correr, ter inteligência, senão falta perna no fim do jogo. Aí acaba perdendo porque, no fim, não tem a condição física ideal", ensinou.

Diante de tantas dificuldades, para o camisa 6 da Gávea, o empate na altitude de Cuzco não será um mau resultado:

"Fora de casa a pressão é muito grande, ainda mais em partida de Libertadores. Vamos sofrer pressão do time adversário e temos que saber jogar com inteligência. O emparte não é um resultado ruim para a gente", analisou.

O lateral aprovou a decisão de Joel que determinou a volta, para a partida contra o Cienciano, da formação com que o Flamengo encerrou a temporada de 2007:

"Temos tudo pra fazer um bom jogo, foi uma formação vitoriosa ano passado e tem tudo para dar certo esse ano também", afirmou.

Tendo em vista a difícil partida contra o Cienciano na altitude, e com o Flamengo já classificado para as semifinais da Taça Rio, Juan também achou acertada a decisão da comissão técnica de poupar os jogadores para o clássico deste domingo contra o Vasco:

"Acho que tem varios pontos aí, mas pensando realmente na Libertadores, porque já temos a vaga na final do Carioca, e ainda levando em conta a viagem e altitude, a comissão vai tomar a decisão correta. Vai ser importante para a gente estar mais perto dos 100% para jogar lá na altitude", opinou.

GAZETA ESPORTIVA

Em nome do entrosamento, Joel repete base de 2007\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - No Flamengo, a definição do time que irá enfrentar o Vasco neste domingo não é a única boa notícia. Se o time da Taça Rio não poderá contar com Obina e Toró, suspensos, a formação que vai atuar contra o Cienciano pela Libertadores também está pronta, com Jaílton ganhando a vaga de Marcinho no meio-de-campo.\ Essa é a equipe que encerrou a temporada de 2007, com a excelente arrancada no Campeonato Brasileiro que garantiu a vaga na Copa Libertadores. O técnico Joel Santana explicou a modificação, argumentando ser necessário um maior entrosamento em um jogo decisivo com o da quarta-feira, em Cusco.\

“Vamos jogar na altitude e o entrosamento nesta situação ajuda muito, pois com os jogadores sabendo onde estão os companheiros em campo correm menos, se desgastam menos e ficam mais inteiros em campo. Tenho certeza de que faremos um grande jogo, pois estamos trabalhando todos os dias pensando na melhor maneira de derrotar o Cienciano no Peru”, afirmou Joel.

O time que vai enfrentar o Cienciano formará com: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza. A delegação vai embarcar para o Peru na segunda-feira pela manhã. A programação para superar a altitude deverá ser divulgada nos próximos dias.

A diretoria tentará até segunda impedir a realização do jogo na altitude, porém dificilmente obterá sucesso, pois a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já anunciou que qualquer medida impedindo confrontos na altitude só terá medida em termos de Copa Libertadores para a edição de 2009.

Joel tenta tirar proveito da divisão do elenco\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - No início da semana, o técnico Joel Santana anunciou que ia dividir o grupo do Flamengo em dois: os titulares iriam se preparar para o confronto da próxima quarta-feira contra o Cienciano, na altitude de Cusco, no Peru, pela Copa Libertadores; os reservas treinariam para o esvaziado clássico de domingo, às 16 horas (de Brasília), contra o Vasco, no Maracanã, pela última rodada da Taça Rio. Os dois times estão classificados para as semifinais.\ Apesar de brigar em duas frentes, o treinador do Flamengo tem procurado tirar proveito da situação, como fez no trabalho tático realizado na manhã desta quinta-feira, na Gávea. Na atividade, que foi um defesa-contra-ataque, Joel Santana usou os dois lados do campo. Num deles, os atacantes do time reserva tentavam furar a defesa armada pelos titulares. Do outro lado a história se inverteu, com os defensores reservas tendo que conter o ímpeto dos atacantes considerados titulares.\

“Nos treinos, procuramos trabalhar com o melhor que podemos fazer em termos de atividade para o grupo. Estamos brigando em duas frentes complicadas, que é a Copa Libertadores, onde teremos uma pedreira pela frente, e no Estadual, onde vamos encarar um rival tradicional. Portanto, todos os atletas do nosso grupo precisam estar prontos para nos ajudar”, afirmou Joel.

E quando o treinador fala em “todos os atletas do elenco”, ele não está brincando. Nesta quinta-feira a novidade no time que deverá enfrentar o Vasco foi a entrada do volante Rômulo, que operou o joelho em outubro e ainda se queixava da falta de ritmo. “É sempre ruim ficar parado tanto tempo. Principalmente para o jogador de futebol, que depende muito da força física para ir bem. Ainda vou sentir essa falta de ritmo, mas estou à disposição para ajudar o Joel Santana e se entrar vou tentar aproveitar a oportunidade para brigar pela vaga entre os titulares”, afirmou Rômulo.

Outra novidade para domingo deverá ser o jovem Airton, de 18 anos, revelados nas categorias de base e que vem sendo muito elogiado por Joel Santana. Para domingo, o treinador não poderá contar com o meia Toró e o com o atacante Obina, punidos pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) por causa dos tumultos acontecidos na derrota de 3 a 2 para o Botafogo pela Taça Rio. Com isso, Kléberson entrará no meio-de-campo e Maxi Biancucchi e Diego Tardelli formarão o ataque.

Para não ficar sem ritmo de jogo, já que o Rubro-Negro não atuou no meio de semana, o goleiro Bruno será escalado diante dos vascaínos. A tendência é o Flamengo entrar em campo no domingo com a seguinte formação: Bruno, Luizinho, Leonardo, Thiago Sales e Egídio; Airton, Rômulo, Kleberson e Marcinho; Diego Tardelli e Maxi Biancucchi.

PELÉNET

Aliviado pela decisão do TJD, Toró só pensa em recomeçar no Fla

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O gancho poderia ter sido de 60 a 540 dias, mas Toró acabou sendo punido com apenas uma partida de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva, em julgamento realizado na noite de quarta-feira. Aliviado pela decisão, o volante quebrou, nesta quinta, longo silêncio e se disse pronto para recomeçar uma trajetória de sucesso.

Após decisão do TJD-RJ, meia Toró só pensa em "recomeçar" no Flamengo

As manchas do passado recente, quando "perdeu a cabeça" de forma inexplicável em três episódios, já começam a desaparecer. De acordo com o jovem jogador, tudo serviu como lição.

"Estou aliviado. É uma página virada na minha vida, não quero mais pensar nisso. Espero não voltar mais lá (Tribunal)", disse, complementando.

"Agora, é so pensar em ajudar o Flamengo. Estou feliz, pronto para a batalha e para o que vier pela frente. Foi ruim, mas tiro aprendizado. De tudo isso, ficou a lição", frisou.

A primeira "pisada na bola" de Toró aconteceu na derrota por 3 a 0 do Rubro-Negro para o Nacional-URU, em Montevidéu, dia 6 de março, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Na ocasião, ele empurrou de forma ríspida um dos gandulas da partida e acabou expulso.

Depois disso, o volante demonstrou forte destempero na vitória por 2 a 0 sobre a Cabofriense, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Aos 39 minutos do segundo tempo ele entrou em campo e aos 40 recebeu um cartão amarelo.

O último ato impensado do jogador ocorreu na derrota por 3 a 2 para o Botafogo, também pela Taça Rio, dia 16 de março. Após confusão, Toró acertou um forte chute no goleiro alvinegro Castillo

Juan pede inteligência ao Fla para jogar na altitude

Do UOL Esportes\ No Rio de Janeiro\

A polêmica sobre jogos na altitude continua imperando na Gávea. Até mesmo porque o Flamengo encara o Cienciano-PER, em Cusco (a cerca de 3 mil metros), quarta-feira, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Fotocom

Lateral Juan admite que um empate ante o Cienciano-PER não será um resultado ruim

De acordo com o lateral-esquerdo Juan, inteligência tem de ser a grande arma dos rubro-negros. Durante os 90 minutos, será preciso muita cautela, para que não haja um desgaste excessivo e desnecessário.

"Temos de correr, jogar com consciência para que sejamos surpreendidos por algum e percamos o jogo por algum pecado nosso. A comissão técnica sabe a decisão correta a ser tomada para que todos estejam cem por cento para jogar na altitude", alertou.

Juan ressaltou ainda que a prioridade de momento no Flamengo é a Libertadores, uma vez que a equipe já tem vaga assegurada na final do Campeonato Estadual.

"Temos uma certa vantagem por já estar na decisão do carioca. Então, precisamos nos focar totalmente na Libertadores. Agora é o mais importante", frisou.

Presidente do Fla já pretende prolongar contrato com patrocinador

Do UOL Esportes\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo está disposto a estender o mais longo patrocínio da história do futebol brasileiro (24 anos). Em nota oficial, o presidente rubro-negro, Márcio Braga, afirmou que começará já na próxima semana as conversas com a Petrobrás para que o vínculo entre as partes seja prolongado.

De acordo com o dirigente, a "junção" das duas marcas representa uma "inquestionável eficácia de comunicação".

Flamengo acata decisão da Conmebol e jogará na altitude de Cuzco

Da EFE\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo anunciou nesta quinta-feira que "certamente" acatará a decisão da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) de não aplicar à Copa Libertadores o veto à altitude, e que jogará sua próxima partida na cidade peruana de Cuzco, diante do Cienciano.

Fontes do clube carioca expressaram essa aceitação à "Agência Efe" minutos antes do anúncio, em Assunção, de que a Conmebol pediu à Fifa autorização para disputar os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 em cidades situadas a mais de 2.750 metros de altitude.

"Certamente" foi a resposta dada pelas fontes à pergunta sobre se o Flamengo jogaria em 9 de abril uma partida crucial da Libertadores no estádio Inca Garcilaso de la Vega, situado a 3.400 metros de altitude, em Cuzco, no Peru.

Dirigentes da equipe carioca já haviam expressado que o Flamengo não viajaria à cidade andina, e esperavam que a Conmebol apoiasse nesta quinta suas reivindicações, baseadas em estudos que demonstrariam riscos à saúde de atletas na altitude.

Na partida de 9 de abril, válida pela quinta rodada do grupo 4 da Libertadores, Flamengo e Cienciano disputam a liderança da chave e a\ classificação às oitavas-de-final do torneio.\

As duas equipes têm sete pontos, dois a menos que o Nacional, do Uruguai, que nesta quarta-feira bateu o Coronel Bolognesi, do Peru, e chegou a nove

GLOBOESPORTE

Conmebol se mantém a favor da altitude

Decisão em reunião realizada nesta quinta-feira vai contra o desejo dos brasileiros

Cahê Mota

Apenas o brasileiro Ricardo Teixeira votou contra a realização de jogos na altitude

Má notícia para os clubes brasileiros envolvidos na disputa da Taça Libertadores da América. Em reunião realizada nesta quinta-feira em Assunção, no Paraguai, o Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ratificou a decisão a favor da realização, em cidades localizadas a mais de 2.750 metros, de jogos de torneios continentais de clubes e até mesmo das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

A decisão, que contraria a orientação da Fifa, contou com o apoio de nove dos dez representantes de associações filiadas à entidade. Apenas o Brasil, representado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, foi contra.

Na reunião foi sugerido que os clubes brasileiros enviem uma carta à Corte Arbitral do Esporte (CAS), retirando o pedido para proibição dos jogos na altitude.

- O presidente Leoz ficou encarregado de conversar com representantes da Fifa para informar o que ficou decidido. Houve um pedido para que os clubes brasileiros retirem o pedido feito no CAS, através de uma carta - diz o assessor de imprensa da Conmebol, Nestor Benitez, por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

A diretoria da Conmebol recomenda que os times brasileiros "cumpram a decisão a favor da Bolívia e os compromissos previamente acordado da Taça Libertadores". E afirma que se não comparecerem para disputar suas partidas "serão punidos conforme o regulamento da competição".

O presidente da entidade, Nicolás Leoz, ameaça os clubes brasileiros com perda de pontos em caso de descumprimento da regra.

- Estamos enviando uma carta à Confederação Brasileira para que os clubes do país  cumpram a regulamentação, respeitem o que dizem os estatutos. Caso isto não ocorra, haverá perda de pontos.

Outro a ameaçar os clubes brasileiro foi o presidente da federação equatoriana, Luis Chiriboga.

- Eles (os clubes brasileiros) terão de jogar na cidade de seu eventual adversário. Se não o fizerem, perderão os pontos, pagarão uma multa e, se forem reincidentes, sairão do torneio - adverte.

Marcio Braga tenta renovar patrocínio

Depois do 'mico' deste ano, Flamengo se antecipa e começa a negociar novo contrato

Marcio Braga quer evitar outro impasse

O Flamengo aprendeu com os erros. Pelo menos na teoria. Depois da desastrada negociação para a renovação de contrato com a Petrobras, o clube rubro-negro divulgou nesta quinta-feira uma nota oficial avisando que iniciará os contatos para ampliação do contrato, que vence no fim de 2008, já na próxima semana.

O comunicado foi assinado pelo presidente Marcio Braga. Ele lembra que no próximo ano o contrato com a estatal completará 25 anos e há o interesse das duas partes em comemorar as "bodas de prata".

O atual contrato com o patrocinador rende aos cofres do Flamengo R$ 16,2 milhões por ano. A diretoria almeja, pelo menos, R$ 22 milhões no próximo ano. Justamente por causa desta intenção, o clube se enrolou no ano passado.

Na ausência de acordo com a Petrobras, o Fla iniciou a temporada sem qualquer compromisso assinado e chegou a fazer "propaganda gratuita" no mês de janeiro. Sem dinheiro e sem perspectiva de outro patrocinador, Marcio Braga aceitou as condições da empresa estatal e renovou o contrato às pressas.

Na Argentina, Fla perde para o Boca

Time rubro-negro terá de vencer os dois jogos em casa para ir à final da Liga Sul-Americana

Jogando em casa, o Boca Juniors derrotou nesta quinta-feira o Flamengo e saiu na frente na série melhor de três das semifinais da Liga Sul-Americana de Basquete 2008. O time argentino venceu por 100 a 88, no Ginásio La Bombonerita, em Buenos Aires. O segundo jogo será na terça-feira, às 19h (de Brasília), no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro. A terceira partida (se necessária) será no mesmo local, no dia seguinte.

Dispersos e reclamando muito da arbitragem, os jogadores do Fla erraram muito no começo do jogo. Depois de chegar a empatar, o time ficou 11 pontos atrás no terceiro quarto. Mas não se abateu. Marcelinho acertou a mão e, no fim do período, marcou dois pontos, levou uma falta e deixou a equipe a apenas quatro pontos (64 a 60). O quarto terminou 68 a 62 para os argentinos.

Logo no início do último período, no entanto, a diferença já era de dez pontos. O Flamengo demorou dois minutos para marcar pela primeira vez, em lance livre. Do outro lado da quadra, duas bolas seguidas de três levaram o time argentino à vantagem de 78 a 64. Tudo passou a dar errado para os brasileiros, e certo para os argentinos. O Flamengo se perdeu, e o Boca aproveitou. A torcida já cantava "olé", e o placar, que chegou a marcar uma diferença de 20 pontos (92 a 72), terminou 100 a 88 para os donos da casa.

Nacional vence o Bolo e ultrapassa Fla

Uruguaios assumem a liderança do Grupo 4 e jogam pressão para os brasileiros

Nacional vence com placar magro, mas assume a liderança do grupo 4

Em jogo de baixo nível técnico, o Nacional (URU) derrotou o Coronel Bolognesi (PER) por 1 a 0, nesta quinta-feira, em Montevidéu, e assumiu a liderança do Grupo 4 da Taça Libertadores da América. O resultado deixa o Flamengo temporariamente na terceira posição da chave, fora da zona de classificação para as oitavas-de-final, mas com um jogo a menos.

Pressão total

De olho na liderança da chave, o Nacional partiu ao ataque com tudo. Aos 4 minutos, após cobrança de escanteio na primeira trave, Richard Morales desviou de cabeça e por pouco Fornaroli não abriu o placar. O Bolo tentava, sem sucesso, surpreender os uruguaios nos contra-ataques.

Aos 15, o goleiro Alvarez evitou o que seria o primeiro gol do Nacional em uma cobrança de falta perigosa de Ligüera. Mas a garra uruguaia e o apoio da torcida ajudaram a facilitar a missão. Aos 31, o zagueiro Barone subiu mais que a zaga adversária e abriu o placar para delírio da torcida no estádio Parque Central.

Aos 37, a zaga do Bolo contou com a torcida do Fla. Richard Morales avançou pela direita, cruzou na medida, mas Ligüera perdeu na pequena área.

Muitas chances perdidas

No segundo tempo, o Nacional demorou para atacar com perigo. Aos 19, Richard Morales ficou livre na área, chutou, mas a bola tocou na cabeça do goleiro do Bolo e saiu pela linha de fundo. O lance animou o time uruguaio e várias oportunidades foram criadas.

Aos 27, Richard Morales teve nova chance. O atacante cabeceou da marca do pênalti e quase ampliou. O festival de gols perdidos estava apenas começando. Aos 35, Romero foi ao fundo e cruzou na medida para Vera, mas o jogador escorou para fora. Outras chances claríssimas foram desperdiçadas. Aos 47, o atacante Ramirez, do Bolo, foi expulso pelo árbitro brasileiro Paulo César Oliveira por agredir o goleiro uruguaio Viera.

O Nacional não soube aproveitar a partida para ampliar o seu saldo de gols. Apesar da vitória uruguaia, o placar magro não é tão ruim para o Rubro-Negro. O Nacional lidera com nove pontos, Cienciano e Flamengo têm sete. O Bolognesi é o lanterna com apenas dois e está eliminado.

Thiago tem más lembranças de Edmundo

Zagueiro do Flamengo recorda 'reboladinha' do atacante em 1997

Eduardo Peixoto

Thiago Sales ainda se lembra bem de 1997

Em 1997, Thiago Sales tinha somente dez anos. Em casa, assistiu à goleada do Vasco por 4 a 1 sobre o Flamengo, com três gols de Edmundo. No último, o atacante saiu rebolando para comemorar. A cena não saiu da mente do zagueiro rubro-negro.

Neste domingo, os dois se enfrentam pela primeira vez. E, ao lado do respeito pelo companheiro de profissão, Thiago ainda guarda um certo incômodo.

- Aquela lembrança é ruim. Ver o Edmundo rebolando me marcou. Ele sempre teve o costume de fazer gols no Flamengo. Não é nem que o torcedor tenha medo, mas existe um grande respeito - diz.

No clássico de domingo, que a rigor vale pouca coisa, o zagueiro rubro-negro ainda não sabe se será o encarregado de marcar Edmundo. Mas avisa que a tática é não dar espaço para o experiente jogador agir.

Se Edmundo incomoda o Flamengo, Thiago Sales tem um bom histórico contra o Vasco na base. Em 2007, ele fez dois gols em clássicos dos juniores. O primeiro na preliminar do gol 999 de Romário, quando o Rubro-Negro goleou por 4 a 1. O segundo foi no primeiro jogo da final do Carioca sub-20.

- Os dois foram de cabeça. Mas nem calei a boca de ninguém. Só comemorei mesmo - declara o zagueiro-artilheiro, que em dez jogos pelo time profissional marcou cinco vezes.

Toró sorri e se defende de 'linchamento'

Chamado de marginal, apoiador do Flamengo rebate: 'Eu tenho bom coração'

Eduardo Peixoto

Toró sorri após o treino do Flamengo

Marginal, covarde e descontrolado. As últimas semanas foram complicadas para Toró. As qualificações negativas se multiplicaram. O técnico Joel Santana tentou defendê-lo. Mas o jogador do Flamengo preferiu o silêncio.

Nesta quinta-feira, depois de pegar apenas um jogo de suspensão pelo leve bico na cabeça do botafoguense Castillo, o apoiador sorriu e resolveu falar. E fugiu do rótulo de "bad boy" ou botinudo.

- Nunca fui malandro. Às vezes os nervos ficam lá em cima durante um jogo e a gente precisa de tranqüilidade. Mas os problemas passaram. É hora de esquecer - declara, com o boné branco enterrado na cabeça.

Um dos detratores mais duros de Toró foi o dirigente do Botafogo Carlos Augusto Montenegro. Para ele, o rubro-negro foi covarde por empurrar o gandula do Nacional e marginal por agredir o camisa 1 alvinegro. A defesa foi singela.

- Não preciso provar nada. Quem me conhece de verdade sabe que tenho um bom coração.

Toró ficou na reserva nos últimos jogos porque Joel queria preservá-lo. Mas na partida contra o Cienciano, em Cuzco, ele deve retornar ao time titular.

- Só querem meter a pancada no Torozinho. Ninguém fala bem dele - queixa-se Joel Santana, fã incondicional do jogador.

Rômulo pode voltar contra o Vasco

Volante foi operado em outubro. Joel mantém Jaílton e Toró no 'time de Cuzco'

Eduardo Peixoto

Volta do garoto Rômulo está cada dia mais próxima de acontecer no Fla

O Flamengo está dividido nesta semana. De um lado, o time que enfrentará o Vasco. Do outro, a equipe que se prepara para subir os 3.360m de Cuzco na próxima semana. No treino tático da manhã desta quinta-feira, na Gávea, o técnico Joel Santana surpreendeu e colocou o volante Rômulo na formação para domingo.

O jogador operou o joelho em outubro e ainda se queixa da falta de ritmo.

- É complicado ficar tanto tempo parado. Ainda sinto um pouco o tempo de bola. Mas se eu entrar no time, acho que não saio mais - diz Rômulo.

Na atividade, o time para enfrentar o Vasco teve novamente o menino Airton, de 18 anos. Kleberson e Marcinho completaram o meio-campo. No ataque, Maxi e Tardelli.

A tendência é que o goleiro Bruno não seja poupado do clássico. A provável escalação contra o Vasco será: Bruno; Luizinho, Leonardo, Thiago Sales e Egídio; Airton, Rômulo, Kleberson e Marcinho; Diego Tardelli e Maxi.

Já na equipe para a Libertadores, Joel repetiu a formação de 2007, com Toró e Jaílton no meio-campo. O Fla para Cuzco treinou com: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza.

LANCE

Marcio Braga já quer renovar com Petrobras

Flamengo inicia conversa para acerto com a empresa. Parceria completa bodas de prata no ano que vem

O presidente rubro-negro quer comemorar as bodas de prata com acordo com a empresa estatal de forma tranqüila (Crédito: Gilvan de Souza)

LANCEPRESS!\ Depois de muita especulação sobre a renovação de contrato entre Flamengo e Petrobras, que há 24 anos formam o mais longo da história do futebol brasileiro, o presidente do clube da Gávea, Marcio Braga, emitiu um comunicado anunciando que irá iniciar as reuniões para que o acordo seja renovado em 2009, ano que o acerto completará bodas de prata.\

Além de querer manter o longo acordo de patrocínio, Marcio Braga exaltou a parceria entre clube e empresa.

Segundo a nota oficial, o Flamengo e a Petrobras são instituições representativas aos anseios populares, o que acaba solidificando ainda mais a união entre as partes.

Presidente da Conmebol ameaça brasileiros

Nicolás Leóz : 'Quem desrespeitar os regulamentos será punido'

Leóz quer permanência dos jogos na altitude (Crédito: EFE)

LANCEPRESS!

Em reunião realizada nesta quinta-feira, em Assunção, capital do Paraguai, o presidente da Conmebol, Nicolás Leóz, falou sobre a demanda dos clubes brasileiros, em especial os que disputam a Copa Libertadores, que não querem atuar em partidas com altitude elevada. Em tom crítico, o dirigente deixou clara sua opinião.

- A Conmebol fará que se respeitem os torneios que se disputam sob sua jurisdição. Os clubes que não respeitarem os estatutos e os regulamentos da entidade serão punidos com a perda de pontos, caso não se apresentem nos lugares onde devem jogar - atestou.

O presidente da Federação Peruana de Futebol, Manuel Burga, também criticou a postura do Brasil, único país que se mostrou contrário às medidas da Conmebol. Segundo ele, o país teve apoio quando mais precisou.

- Não chegamos à unidade regional pela inexplicável decisão dos brasileiros. Nós apoiamos o Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e por isso nos estranha muito essa posição - comentou.

Conmebol segue favorável a jogos na altitude

Brasil, representado por Ricardo Teixeira, foi o único que se mostrou contrário à decisão

Em reunião realizada nesta quinta-feira, em Assunção, no Paraguai, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) se manteve a favor da realização de jogos em cidades situadas a mais de 2.750 metros de altitude. Para a entidade, a medida se estenderia, inclusive, para jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

A decisão da Conmebol teve o apoio da esmagadora maioria das associações filiadas. O Brasil, representado por Ricardo Teixeira, foi o único que se manifestou contra. Por conta disso, o país teria quebrado a unidade regional.

Em março, a entidade máxima do futebol determinou que partidas internacionais na altitude só poderiam acontecer se as seleções envolvidas tivessem um certo período de adaptação. Além disso, foi recomendado que tal medida também fosse acatada nos torneios de clubes.

Volante Aírton vai aos treinos de ônibus

Promessa de 18 anos deve fazer a sua estréia entre os profissionais contra o Vasco\ LANCEPRESS! Joel Santana pode lançar o cabeça-de-área dos juniores Aírton contra o Vasco. Emprestado pelo Nova Iguaçu, o jogador de 18 anos mora no Ninho do Urubu e tem de ir aos treinos na Gávea de ônibus.\

– Pego a linha Piabas-Carioca. Demoro umas duas horas só para vir – contou o tímido Aírton.

Ele falou sobre enfrentar o Vasco e estrear pelo profissional.

– Ainda não sei se vou jogar. Não estou nervoso e jogaria numa boa – disse o cabeça-de-área, que tem Fábio Luciano como ídolo: – Ele é uma liderança.

Juan diz que responsabilidade aumentou\ Segundo lateral, por causa da rivalidade, Flamengo precisa se classificar\

Lateral disse que Flamengo entrou na Copa Libertadores para ser campeão (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

LANCEPRESS!

Se os mais fanáticos rubro-negros torceram o nariz com a antecipada classificação do Fluminense para as oitavas-de-final da Copa Libertadores, o lateral-esquerdo Juan viu um ponto positivo no sucesso tricolor.

Segundo ele, a classificação do Fluminense aumenta ainda mais a responsabilidade rubro-negra já que, na opinião do jogador, o Flamengo sempre entra para lutar pelo título.

- Temos a obrigação da classificação até porque, no Flamengo, entramos nos campeonatos pensando em título, não só para conseguir a classificação, mas o fato de o Fluminense ter conseguido passar de fase também aumenta nossa responsabilidade por causa da rivalidade - afirmou Juan.

Juan questiona posição da Conmebol

Lateral não entende critérios adotados por entidades organizadoras

LANCEPRESS!\ O lateral-esquerdo Juan, do Flamengo, questionou a posição adotada pela Confederação Sul-Americana de futebol (Conmebol). De acordo com a Fifa, órgão máximo do futebol mundial, as seleções dos países estão proibidas de jogar acima de 2.500m de altitude. O jogador rubro-negro não entende o motivo pelo qual a entidade da América do Sul não segue a mesma linha.\

- Já falaram que os jogos das seleções não serão na altitude, mas o ser humano da seleção é o mesmo do clube. Deveria haver um equilíbrio - questiona.

Nesta quinta, a Conmebol realiza uma reunião na qual irá decidir se acata a decisão da Fifa. Como o local da partida da Copa Libertadores contra o Cienciano (PER) na próxima quarta-feira, deve ser confirmado para Cuzco, cidade que fica a 3.400m acima do nível do mar, Juan garante estar pronto para qualquer que seja o local.

- Estamos preparados para a altitude. A gente sabia da dificuldade, que ia ser difícil mudar o local do jogo, então fizemos uma preparação especial para minimizar os efeitos. Estamos prontos para o que der e vier - garante.

Atlético-PR desaprova jogos na altitude

Fleury afirma que as partidas nestas condições ficam desequilibradas

LANCEPRESS!\ O Atlético Paranaense se posicionou contra as partidas disputadas numa altitude superior a 2.750 metros, como a Fifa determinou em uma resolução. Só que até o momento, a medida vale apenas para partidas das seleções. Assim como o Flamengo fez recentemente, o presidente do Furacão, João Augusto Fleury da Rocha, deixou claro o seu protesto.\

- Isso é uma questão política, que subverte o principio do equilíbrio entre os competidores. Ao permitir que o jogo seja realizado na altitude, onde apenas os atletas de um dos times estão fisiologicamente ambientados, por óbvio, cria-se um fator de desequilíbrio que prejudica o princípio da isonomia de tratamento das agremiações que disputam o mesmo campeonato - disse o dirigente.

Já o diretor técnico do Atlético Paranaense, Antonio Carlos Gomesco, fez questão de citar os vários problemas que os jogadores poderão sofrer ao disputar uma partida nestas condições adversas.

- Tem prejuízo para capacidade respiratória, aumento exagerado da freqüência cardíaca, maior produção de lactado no músculo e o desconforto na coordenação motora, fazem com que os atletas que vivem e treinam na altitude sejam beneficiados. Essas alterações ficam evidentemente cada vez piores quando a altitude se eleva, pois acima de 1800-2000 metros já são observados os efeitos da altitude - disse, deixando claro que só deveria ter as partidas com uma séria adaptação:

- Os estudos também mostram que é possível se adaptar a esta nova situação, mas para isso os jogadores deveriam ter um tempo mínimo de 20, 30 dias para treinarem e se adaptarem a esta nova exigência fisiológica da altitude. Isso na nossa realidade competitiva não é possível - completou.

De acordo com a Fifa, jogos internacionais em alturas superiores a 2.750 metros só podem acontecer se houver um período de 21 dias de aclimatação. Mas a Conmebol não seguiu a regra e liberou as partidas em cidades como La Paz (3.600m), Potosí (4.000m) e Cuzco (3.400).

Joel deve utilizar titulares de 2007 no Peru

Treinador troca Marcinho por Jaílton no meio-de-campo em coletivo

LANCEPRESS!\ Se na partida de domingo, contra o Vasco, no Maracanã, pela última rodada da Taça Rio, o técnico do Flamengo Joel Santana deve poupar alguns de seus titulares, para o jogo da próxima quarta-feira, no Peru, contra o Cienciano, o técnico rubro-negro deverá recorrer aos mesmos titulares que brilhavam em 2007.\

Tal prova disto foi vista no coletivo desta quarta-feira, na Gávea, em que o treinador optou pelo volante Jaílton entre os titulares, sacando, dessa maneira, o apoiador Marcinho da equipe titular.

Com isso, Joel escalou a equipe com a seguinte formação: Bruno, Léo Moura, Fabio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Íbson e Toró; Renato Augusto e Souza.

- Testei dois times, cada um jogando de uma maneira. Mas a definição só sai nesta sexta-feira. Dependo de situações do julgamento - afirmou.

Como as penalizações aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva impedem apenas que Toró e Obina atuem contra o Vasco, o treinador do Flamengo não deve ter problemas para escalar a equipe