Notícias

Clipp 4/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Um jogo especial para Renato Augusto

Após a decepção no Mundial Sub-20, jogador espera voltar a brilhar no Fla

Legenda da foto: RENATO AUGUSTO (à esquerda), ao lado de Leonardo Moura, Ibson e Roger: reunião da elite do Flamengo

Márcio Tavares

O Flamengo reestréia amanhã, de uma vez só, o técnico Joel Santana e o apoiador Ibson. Sem contar Roger, que faz contra o Santos sua primeira partida no rubro-negro escalado desde o início - domingo, contra o Corinthians, ele entrou no intervalo. Mas o jogo na Vila Belmiro também está sendo encarado como uma reestréia por Renato Augusto, que espera reencontrar no Campeonato Brasileiro a alegria de jogar, que escapou no Mundial Sub-20.

É o jogo ideal para marcar a volta por cima de Renato Augusto, que embarcou para o Canadá cheio de sonhos, mas o Mundial, no fim, acabou sendo um pesadelo para todos que sonhavam com os holofotes internacionais.

Psicólogo diz que jovem\ está pronto para brilhar\

O jogador, que é a menina dos olhos da diretoria, desde que voltou à Gávea preocupava porque parecia que estava de cabeça baixa, embora sempre afirmasse o contrário. Na verdade, o jovem de 19 anos, que embarcou para o Canadá com a esperança de brilhar numa competição de grande visibilidade, retornou com a sensação de ter perdido uma oportunidade de ouro para se firmar no cenário mundial como uma das mais promissoras revelações do futebol brasileiro.

Para complicar, reencontrou o time na zona de rebaixamento e viu um técnico que lhe deu grande impulso na carreira, Ney Franco, ser demitido. Para piorar, ele continua sendo escalado fora de posição. Sua preferência sempre foi a meia e não o ataque. Apesar de não reclamar, tudo isso mexeu com o emocional.

- Ele tem o sentimento de dar a volta por cima - atesta o psicólogo Paulo Ribeiro. - Conversei com Renato Augusto esta semana. No lado pessoal, ele vive um momento de felicidade. Mas o fracasso da seleção no Mundial fez com que ele voltasse do Canadá com aquela sensação de dever não cumprido. Ele sentiu que perdeu uma grande chance de marcar sua passagem na competição. Mas nada que chegasse a um nível alarmante.

Para Joel Santana, a ascensão de Renato Augusto é tudo com que o técnico sonha. Ele sabe que o time precisa confirmar em campo que encontrou a formação ideal. Um dos obstáculos de Joel é a falta de ritmo de Ibson e Roger, encarregados de abastecer o ataque, formado por Renato Augusto e Obina. Ibson não joga desde maio e Roger jogou 45 minutos no último domingo.\ - Isso tem que ser gradativo - diz Joel.\

Jornal dos Sports

Fla escalado para enfrentar o Peixe

Roger, Ibson e Obina. Os três jogadores que representam a esperança rubro-negra para a recuperação no Campeonato Brasileiro estão escalados pelo técnico Joel Santana para o jogo do próximo domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro. O treinador armou o time no esquema 4-5-1 e afirmou que os jogadores estão prontos para conseguir um bom resultado fora de casa.

“Gostei dos treinamentos. Tivemos uma carga de trabalho muito forte e acho que os jogadores foram bem. Eu ia até concluir o treino desta tarde com um trabalho de bola parada, mas procurei não forçar ainda mais o grupo. Agora, vamos ver como a equipe vai se comportar lá fora”, afirmou Joel, em depoimento à Rádio Tupi.

O time que irá entrar em campo para o jogo contra o Peixe é o seguinte: Bruno, Léo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Renato Augusto e Roger; Obina.

Joel Santana põe a mão na massa

Treinador muda todo o esquema do antecessor Ney Franco para a partida contra o Santos

Nathan de Lima e Thiago Bokel

Joel Santana (D) conversa com os jogadores para explicar-lhes as alterações táticas

Há menos de uma semana no comando do Flamengo, o técnico Joel Santana começa a pôr a mão na massa. O treinador sabe que terá um duelo muito difícil amanhã contra o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, e, por isso, modificou o esquema tático. Ele escalou o zagueiro Irineu entre os titulares e promoverá a estréia do apoiador Ibson.

Roger também terá a primeira oportunidade de iniciar a partida. Assim, Joel pretende dar um verdadeiro nó tático na velha raposa Vanderlei Luxemburgo.

“Muitos jogadores chegaram há pouco e o time ainda está em formação. Futebol não é uma receita de bolo que é só colocar no forno para ficar pronto. Mas vamos à busca da vitória a todo custo”, explicou o comandante.

Joel testou duas formações no coletivo realizado ontem na Gávea. A primeira, no esquema 4-5-1, venceu os reservas por 2 a 0, gols de Obina e Juan. Já no segundo período, o técnico poupou Roger e o atacante baiano, pondo Biancucchi e Paulo Sérgio entre os titulares. Com essa nova formação, os reservas venceram por 1 a 0, gol de Leonardo, fato que pode ter sido determinante para o treinador confirmar o time que começou o coletivo, com Bruno, Léo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Obina.

“Acho que escalarei o time que iniciou o coletivo. Comecei com um atacante apenas e fizemos dois gols, depois optei por dois na frente e sofremos um. É relativo dizer que ficamos mais defensivos se jogarmos no 4-5-1”, afirmou Joel.

Carta na manga

O grande curinga desse esquema implantado pelo treinador será o apoiador Ibson. Ele terá a função de marcar quando a equipe estiver defendendo e de criar as jogadas quando atacar.

Se o time titular tinha apenas um atacante, o reserva foi escalado de maneira mais ofensiva. Quatro jogadores de ofício da posição começaram o coletivo: Paulo Sérgio, Leonardo, Biancucchi e Souza, tendo apenas o cabeça-de-área Paulinho fazendo a marcação no meio-de-campo.

A principal diferença do Fla de Joel para o de Ney está na velocidade. O novo técnico tem cobrado muito dos jogadores para que saiam em velocidade nos contra-ataques.

Ibson: 'Fla tem que jogar como time grande'

Escalado para enfrentar o Santos, o meio-campo Ibson celebrará seu retorno ao Flamengo no próximo domingo, na Vila Belmiro. E o jogador não consegue esconder a ansiedade. Destaque nos últimos treinos, Ibson só pensa em fazer uma boa apresentação contra o Peixe.

“Que esse dia chegue logo. Fiquei três semanas angustiado por não estar podendo ajudar meus companheiros”, disse à Rádio Tupi.

O jogador lamenta a atual situação do Flamengo no Campeonato Brasileiro, na 19ª colocação (zona de rebaixamento), mas diz que é hora de o time voltar a mostrar sua força.

“A gente fica um pouco triste e chateado de ver onde a equipe se encontra. Agora, temos que aproveitar os jogos a menos e entrar em campo como time grande”, enfatizou.

Biancucchi ansioso para estrear pelo Fla

O atacante Biancucchi tem grande chance de estrear com a camisa do Flamengo amanhã, contra o Santos, às 16h, na Vila Belmiro. Joel Santana não confirmou, mas o jogador vai ficar no banco de reservas e deve ser utilizado no decorrer da partida. No treino da tarde de ontem na Gávea, o atacante teve uma bela atuação no segundo período do coletivo, quando jogou entre os titulares no lugar de Obina, que foi poupado. O técnico Joel Santana elogiou o argentino.

"Biancucchi é um jogador novo. Ele está sendo observado nos treinamentos. É rápido, veloz, um verdadeiro jogador de frente. Tenho a esperança de que, se ele entrar, possa mostrar o bom futebol que vem apresentando nos treinos", disse o Joel Santana.

O Flamengo está em penúltimo lugar no Campeonato Brasileiro, com 12 pontos ganhos, em 12 partidas disputadas. Biancucchi, que chegou ao clube no início de julho, espera a chance de poder mostrar para torcida rubro-negra a sua técnica e ajudar o clube da Gávea fazer uma campanha digna de suas tradições.

"Tenho muita gana de começar atuar junto com meus companheiros, estou com um pouco de ansiedade para jogar, mas estou tranqüilo. Já me adaptei ao grupo, até porque eles me tratam muito bem. Tenho a certeza de que o Flamengo vai sair da posição incômoda em que se encontra", disse o jogador, que, no treino de ontem, abusou das jogadas individuais, arrancando aplausos ao dar um belo drible no zagueiro Ronaldo Angelim, enquanto atuava pela equipe reserva.

Amistoso é atração antes do Estadual

Enquanto o Estadual de Futsal não começa, as equipes se enfrentam em amistosos para não perder o ritmo de jogo. Hoje será a vez de Flamengo e Cabo Frio se confrontarem. O amistoso será no Ginásio Municipal de Cabo Frio e começará às 11h.

Os torcedores terão a oportunidade de conhecer dois elencos que, provavelmente, brigarão pelo título. O Cabo Frio, agora sob o comando de Rodrigo Barreto, quer mostrar que o título carioca foi apenas o primeiro de muitas conquistas. "Vamos brigar pelos três títulos do semestre: o Estadual, os Jogos do Interior e a Copa Sudeste", afirmou Rodrigo.

Já o Flamengo apresentará  caras novas, como os pivôs Gabriel e Sixel, ex-Vasco da Gama, e os ex-americanos Hélcio, Rafael e Vítor Magrão. "O Flamengo agora está mais forte", garantiu o treinador Cid Escarlarte.

Iata Anderson

Há muito tempo eu não via em campo um jogador de defesa com tanta qualidade como Léo Moura. Volto a falar dele, depois que foi vaiado pela torcida ao jogar uma bola fora, para atendimento ao adversário. Contra o Corinthians recebeu o Troféu Fair Play pelo gesto. Depois usou e abusou de jogar bola. Tem humildade para reconhecer seu limite, sensatez para tentar melhorar, consciência que pode ir mais longe. É fácil jogar futebol, difícil é ser Leonardo Moura, como referência saudável. Deve ser um pai orgulhoso, por deixar um grande legado para o filho.

O Dia

FLA: Uma escrita indigesta

Última vitória rubro-negra na Vila foi há 31 anos. E com Vanderlei na lateral

Marluci Martins

Rio - Há 31 anos o Flamengo não vence o Santos na Vila Belmiro. Quando ganhou pela última vez (2 a 1, em 1976), Vanderlei Luxemburgo ainda era jogador, vestia a camisa rubro-negra e, por ironia, fez gol. Hoje, ele é técnico do Santos, e a esperança do Flamengo, contra seu antigo herói, chama-se Obina.

Em sua estréia, amanhã, como técnico do Flamengo, Joel Santana inovou: contra o Santos, na Vila Belmiro, vai usar somente Obina na frente. O que ele espera que não signifique o isolamento de seu atacante.

“Com o Obina sozinho, tenho mais liberdade de soltar mais os meus laterais e os homens de meio-campo”, argumenta o treinador.

No treino, deu certo. Enquanto Obina estava sozinho no ataque, o time titular fez dois gols: ele e Juan marcaram. Quando Joel substituiu Obina por Paulo Sérgio e Roger pelo argentino Maxi, os resevas levaram a melhor e Leonardo fez um gol.

“Com dois centroavantes, o time ficou mais vulnerável”, observou Joel Santana, certo de que escolheu a melhor formação para o jogo de amanhã na Vila Belmiro.

Quem encheu os olhos de Joel no treino de ontem foi Íbson. O apoiador, que não joga desde maio, foi um dos destaques do treino e ganhou elogios do treinador.

“É um jogador com poder de marcação forte, mas que sabe também sair para o ataque. Trata-se de um jogador moderno”, afirmou Joel.

Íbson, que vestiu a camisa do Flamengo pela última vez no início de 2005, confessou estar ansioso pela reestréia de amanhã à tarde.

“Estou louco para que esse dia chegue logo. Fiquei três semanas angustiado, pois só podia treinar, sem ajudar meus companheiros”, disse. “Foi difícil ver o Flamengo nessa situação tão difícil e não poder fazer nada para ajudar”, acrescentou o apoiador.

Visita de apoio

O técnico Joel Santana ficou sensibilizado com a visita do veterano Júnior, que foi ontem à Gávea a fim de desejar-lhe boa sorte.

“Ele e o Zico sempre me trataram com delicadeza e respeito. Júnior veio me dar um abraço, e acho muito legal que tenha feito isso. Da outra vez, em 2005, ele telefonou para me dar os parabéns pelo meu trabalho. Tenho muito respeito pelo Júnior”, afirmou Joel.

Espanyol pede alto por Jônatas

Jônatas tem batido pé para voltar a jogar no Flamengo, mas o Espanyol não está disposto a liberá-lo. Em entrevista ao jornal ‘Marca’, Paco Herrera, diretor esportivo do clube de Barcelona, garantiu que o jogador só sai de lá por 2,5 milhões de euros (R$ 6,4 milhões).

“Um empréstimo agora não nos interessa. Se alguém quer o Jônatas, que pague para que possamos recuperar o investimento que fizemos. Se não for assim, ele tem mais três anos de contrato conosco e não há mais nada para falar”, afirmou o dirigente do time catalão.\ Paco Herrera garantiu que, numa conversa com Jônatas, avisou-lhe de que sua vontade de voltar ao Flamengo não vai prevalecer.\

“Tivemos uma conversa com o atleta e explicamos a situação. Ele tem seus argumentos e nós os respeitamos, mas a nossa decisão já está tomada”, disse.

Nem a possibilidade de Souza — que será julgado amanhã, e pode ficar fora do Brasileiro — ser envolvido na negociação sensibilizou os dirigente espanhol: “Em dezembro, ao fim da temporada no Brasil, poderemos falar sobre isso. Mas, agora, não há nada definido. O Flamengo está em má fase e quer se reforçar bem para fazer uma boa campanha. Por isso, quer Jônatas. Mas, se não tem dinheiro, o problema não é nosso”.

Souza é barrado e não enfrenta o Santos

Clube consegue registrar Ibson e Maxi Bianchucci na CBF

Rio - Nesta sexta-feira, o técnico Joel Santana confirmou a barração do atacante Souza, que na segunda será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela agressão ao apoiador Tcheco, do Grêmio. Obina será o único atacante contra o Santos, na Vila Belmiro. Caso seja suspensão, Souza deverá pegar um gancho ainda maior por já ter sido julgado por uma expulsão neste Campeonato Brasileiro.

O Flamengo conseguiu regularizar na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o apoiador Ibson e o atacante Maxi Bianchucci. Com isso, o argentino ficará no banco como opção para o segundo tempo da partida em São Paulo.

Jônatas só volta ao Flamengo em definitivo

Espanhóis não aceitam liberar o cabeça-de-área

Rio - Se o Flamengo quiser mesmo contar com o cabeça-de-área Jônatas, do Espanyol, da Espanha, neste Campeonato Brasileiro, terá de desembolsar a quantia integral de € 2,5 milhões (cerca de R$ 6,4 milhões). A notícia já pode ser considerada boa, pois os espanhóis chegaram a negar qualquer possibilidade de liberar o jogador para retornar ao Brasil.

De acordo com informações dos jornais "Marca" e "Sport", o diretor geral executivo do Espanyol, Pedro Tomás, e o diretor esportivo, Paco Herrera, disseram que uma reunião foi realizada e a decisão foi tomada. O clube espanhol não aceita liberar o jogador por empréstimo, ou seja, o Flamengo só repatriará Jônatas se comprar o seu passe.

"Nossa idéia é clara. Queremos que o jogador fique aqui. Desembolsamos um valor por ele, e é um patrimônio do clube. Ele deve entender que custou dinheiro e os contratos existem para serem respeitados. Assim, Jônatas fica", disse Paco Herrera.

Gazeta Esportiva

Lula culpa governos passados pela falta de incentivo ao esporte

Brasília (DF) - Após demonstrar solidariedade a todos os atletas que participaram dos Jogos Pan-americanos em cerimônia festiva no Palácio do Planato, o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, aproveitou o momento oportuno para criticar mais uma vez a falta de investimentos dos governos passados, nesta sexta-feira. Segundo Lula, nenhum outro governo deu tanta importância ao esporte como o atual.\ “Todos que passaram pelo Governo Federal, todos os governadores estaduais e todas as prefeituras colocavam o esporte sempre em segundo plano. Quando nomeavam alguém para o Ministério dos Esportes, o que sempre se discutia era o futebol, nunca deram a mínima importância para outros esportes”, repreendeu o presidente.\

De acordo com o Lula, as criticas a respeito dos gastos com a realização dos Jogos Pan-americanos reflete o pensamento dos governantes passados. “Nós precisávamos mostrar ao mundo e a nós mesmos que temos condição de sediar um evento como esse e transformar o Brasil em potência olímpica”, completou.

O presidente da República também assegurou aos moradores do Rio de Janeiro que o forte esquema de segurança montado na capital carioca, com o auxílio da Força Nacional, será mantido. “O Rio testou um projeto que será utilizado novamente. O esquema também poderá ser testado em outras cidades que sofrem problemas de segurança”, prometeu.

Joel confirma time no 4-5-1\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Assim como já estava previsto, o técnico Joel Santana aproveitou o coletivo da tarde desta sexta-feira para confirmar que o Flamengo utilizará o 4-5-1 na partida contra o Santos, domingo, na Vila Belmiro. No treinamento desta sexta, Obina e Juan marcaram os gols na vitória de 2 a 0 dos titulares.\ “Gostei do time no treinamento, a movimentação foi boa. Acho que taticamente encerramos o trabalho. Ia trabalhar também bolas paradas, mas preferi poupar o time”, declarou o comandante.\

Obina será o único atacante no lado rubro-negro, vencendo a disputa com Souza, que fica no banco de reservas. O Flamengo entrará em campo com a seguinte formação: Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Obina.

Preparador pede calma com Obina no Fla. Fábio Luciano animado.\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de alguns meses se recuperando de uma grave lesão no joelho direito, o atacante Obina surpreendeu e voltou ao Flamengo antes do prazo estipulado pelos médicos rubro-negros. O jogador participou das duas últimas partidas da equipe carioca, mas de acordo com o preparador-físico Ronaldo Torres, o condicionamento do xodó flamenguista ainda não é o ideal.\ 'O pessoal tem que ter um pouco de paciência com o Obina. A torcida não pode colocar toda essa pressão, essa carga em cima do Obina, pois ele vai evoluir gradativamente', comentou Ronaldo. No domingo, na partida contra o Santos, Obina será o único atacante no time armado pelo técnico Joel Santana. Além de Obina, outro jogador que estará em campo mesmo sem ainda estar cem por cento fisicamente, é o meia Ibson, que não entra em campo desde maio. 'Creio que lá pela metade do segundo tempo ele possa vir a sentir um pouco de cansaço, mas é tudo muito natural pelo fato de ele não jogar há muito tempo', completou.\

Ronaldo Torres assumiu a preparação física do Flamengo apenas na última terça-feira, quando voltou ao Flamengo junto com Joel Santana. O preparador admite o pouco tempo que teve para trabalhar com os jogadores, mas acredita que o time já possa mostrar uma evolução física diante do Peixe. 'Temos pouco tempo de trabalho e fizemos um bom trabalho nesta semana. Os jogadores reclamaram um pouco de dores musculares, o que é normal, mas com certeza contra o Santos eles estarão bem melhor', assegurou.

Quem aprovou a semana puxada de treinos foi o meia Roger, que será titular no domingo e também luta para chegar ao seu melhor condicionamento. 'Acho que este ritmo mais acelerado nos treinos é muito bom. Temos que nos movimentar bastante mesmo. Ir, voltar e forçar ao máximo até não agüentar mais. Só assim poderemos nos preparar bem para buscar os resultados', disse o meia, que estreou pelo Flamengo no último domingo, quando entrou no segundo tempo do jogo contra o Corinthians.

Quem está fora do jogo deste domingo e permanece no Rio de Janeiro para aprimorar a forma física é o zagueiro Fábio Luciano, apresentado na última quinta. Apesar de ter assinado contrato apenas até o final do Campeonato Brasileiro, o jogador nega que esteja utilizando o Rubro-Negro como uma ponte para retornar ao futebol europeu. 'Eu quero ajudar o Flamengo nesse momento complicado, não tenho pretensão nenhuma de deixar isso daqui. O Flamengo é grande o suficiente e não tem lugar melhor para estar com tamanha torcida', ressaltou o defensor, que aproveitou para garantir que já está totalmente recuperado de uma cirurgia na região pubiana.

Aos 32 anos, o jogador chegou com moral à Gávea, já que teve sua contratação aprovada pelo técnico Joel Santana. 'O Fábio será titular quando estiver bem fisicamente, só não sei ainda no lugar de quem. Não fomos lá longe buscar um reforço para ficar na reserva', explicou o treinador rubro-negro.

Ainda sem Fábio Luciano, o Flamengo viaja para Santos neste domingo. O técnico Joel Santana deve mandar sua equipe a campo com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Obina. O Rubro-negro, que tem apenas 12 jogos no Campeonato Brasileiro, soma 12 pontos e está na penúltima colocação. Mesmo que vença o Peixe, o Fla não sairá da zona de rebaixamento nesta rodada.

'Não temos que pensar lá na frente. Vamos de degrau em degrau buscando os nossos objetivos. A única que digo é que o Flamengo é muito grande para se acostumar a ficar na parte de baixo da tabela', afirmou Joel Santana.

PeléNet

'Excesso' de novidades no Flamengo preocupa Joel Santana

Vinícius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Penúltimo colocado deste Campeonato Brasileiro, com 12 pontos - mas quatro jogos a menos do que a maioria dos adversários -, o Flamengo precisa vencer o Santos, no próximo domingo, na Vila Belmiro, para começar sua tentativa de arrancada rumo à fuga da zona do rebaixamento. E justamente para esta partida, o time carioca terá várias novidades. Mesmo sendo o autor das mudanças, o técnico Joel Santana admite que está preocupado.

"Os jogadores ainda estão chegando. O Roger vai começar pela primeira vez, assim como o Ibson. E o time também vai jogar de uma maneira diferente", comentou o treinador.

Além de promover a reestréia de Ibson e escalar Roger como titular pela primeira vez, Joel Santana também mudou o esquema tático da equipe. No lugar do 4-4-2 do ex-técnico Ney Franco, entra o 4-5-1.

Assim, Souza foi barrado e Obina será o único atacante da equipe. Além disso, o treinador também promoveu uma alteração na defesa: o zagueiro Irineu, barrado por Ney Franco depois de marcar o gol contra que decretou a derrota rubro-negra para o Grêmio, volta ao time, no lugar de Moisés.

"Gostei da atuação do time na primeira parte do treino, mas ainda falta muita coisa para a gente corrigir. Senão, não estaríamos na penúltima posição", afirmou Joel Santana.

Para compensar a possível falta de entrosamento, o técnico promete um time bastante "pegador". Nos treinos realizados durante esta semana, o treinador cobrou muito empenho da equipe na marcação.

Por isso, ele deu uma prévia de como deve ser a atuação do Flamengo contra o Santos. "Quero uma equipe forte na marcação, mas com alegria na hora de jogar. Se conseguirmos este comportamento em campo, está de bom tamanho", contou.

Joel define o time do Flamengo para a partida contra o Santos

Vinícius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Depois de uma semana de treinos para conhecer o grupo, o técnico Joel Santana definiu o time do Flamengo para a partida do próximo domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Além do treinador, o volante Ibson também tem reestréia confirmada.

Outro que vai jogar pela primeira vez, como titular, será o meia Roger - que estreou no último domingo, contra o Corinthians, entrando no segundo tempo. Na defesa, o zagueiro Irineu, que foi barrado pelo ex-técnico Ney Franco após marcar o gol contra que decretou a derrota para o Grêmio, volta ao time.

Já no ataque, Souza foi barrado. O único atacante do Flamengo, que vai jogar no esquema 4-5-1, será Obina. No treino desta sexta-feira, na Gávea, Joel repetiu a escalação do time titular que treinou ao longo desta semana, mas somente nesta tarde o técnico confirmou a equipe.

"Esse time que fez a primeira parte do treino vai ser o que começa a partida domingo", ratificou Joel, que vai escalar o Flamengo com Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Renato Augusto e Roger; Obina.

Titulares vencem por 2 a 0\ Assim, a grande expectativa da torcida fica por conta das estréias de Ibson e Roger como titulares. Até porque os dois foram os destaques da equipe no treino coletivo desta sexta-feira, que foi vencido pelos titulares por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo atacante Obina e pelo lateral-esquerdo Juan.\

Na segunda parte da atividade, Joel colocou o atacante Paulo Sérgio no lugar de Roger (para poupar o reforço) e o meia-atacante argentino Maxi Biancucchi na vaga de Obina - que também foi preservado.

Desta forma, o atacante Souza parece desprestigiado pelo técnico. Apesar disso, Joel disse que vai relacionar o artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado para o banco de reservas

Presidente do Botafogo diz que Fla é bem-vindo no Engenhão

Cizenando Cipriano\ No Rio de Janeiro\

Na última quarta-feira, quando o presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, entregou a proposta - única apresentada - do clube para administrar o estádio olímpico João Havelange, o Engenhão, na licitação promovida pela prefeitura do Rio de Janeiro, o mandatário do Flamengo, Márcio Braga, o acompanhou.

Nesta sexta, quando foi oficializada a cessão da gerência do equipamento esportivo aos botafoguenses, o dirigente da equipe explicou o apoio prestado por Braga e o significado do termo "parceria", utilizado pelo rubro-negro na ocasião ao justificar sua presença no evento e seu interesse no sucesso da oferta alvinegra.

"Foi um ato de solidariedade dele, Márcio, a todo o trabalho que nós estamos fazendo. Isso é muito importante para o Botafogo. A gestão do Engenhão será unicamente nossa, não há outra possibilidade em relação a isso. Mas é claro que se o Flamengo tiver a intenção de jogar lá, o estádio estará de portões abertos", comentou Bebeto de Freitas.

O clube de General Severiano, por meio da Companhia Botafogo, criada para representá-lo, associou-se a um banco europeu e a uma empresa (também européia) especializada na administração de arenas esportivas para assumir o controle da obra pelos próximos 20 anos.

O estádio foi construído especialmente para ser utilizado nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, que ocorreram no mês de julho. Antes de ficar à disposição da equipe carioca, porém, o Engenhão abrigará, entre os dias 12 a 19 de agosto, os Jogos Parapan-Americanos.

GloboEsporte

Fla regulariza Ibson e Maxi

Ambos aparecem no BID e os dois vão a Santos para o jogo de domingo

Eduardo Peixoto

Maxi Biancucchi está pronto para jogar

A estréia de Ibson e Maxi Biancucchi só depende de Joel Santana. Nesta sexta-feira, os dois foram regularizados e estão aptos a enfrentar o Santos no próximo domingo, na Vila Belmiro.

O Flamengo estava com a documentação dos dois adiantada, mas só pôde inscrevê-los nesta sexta porque é o dia da abertura oficial do mercado de transferências externas.

- Estou muito contente e com vontade de jogar logo - diz Maxi Biancucchi.

O argentino ficará no banco de reservas. Ibson, por sua vez, vestirá a camisa 7 do Flamengo contra o Santos.

Titulares vencem coletivo

Obina e Juan marcam os gols. Roger e Ibson ajeitam o meio-campo flamenguista

Eduardo Peixoto

No último coletivo antes do jogo contra o Santos, o time do Flamengo deixou os torcedores otimistas. Com boa atuação do meio-campo, os titulares venceram os reservas por 2 a 1, com gols de Obina e Juan. Leonardo descontou para os reservas.

O destaque ficou por conta da participação da dupla Roger e Ibson. Os dois funcionaram bem e municiaram sobretudo os laterais. Obina abriu o placar e, após cruzamento de Leonardo Moura e desvio do Anjo Negro, Juan cabeceou para fazer o segundo.\ O Fla treinou com: Bruno; Leo Moura, Ronaldo Angelim, Irineu e Juan; Jaílton, Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto; Obina.\

Na segunda parte, Joel tirou Roger e Obina e colocou Paulo Sergio e Maxi Biancucchi. Leonardo aproveitou e diminuiu para os suplentes.

- Gostei do treino. A princípio, o time que comecei será escalado contra o Santos. Temos uma filosofia de jogo e o importante é fazermos uma boa partida e conseguirmos uma vitória logo na estréia - declara o técnico Joel Santana .

Cansaço do meio-campo preocupa

Ibson e Roger talvez não consigam jogar os 90 minutos contra o Santos

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro entre em contato

\ Está tudo caminhando bem nos treinos do Flamengo. O novo meio-campo com Ibson e Roger está se entendendo. Porém, há um adversário invisível que pode prejudicar a equipe na partida contra o Santos: o cansaço.\

Os dois estão há bastante tempo sem jogar 90 minutos. Roger diz que, caso esteja cansado, não hesitará em pedir para sair:

- Não sei quanto tempo vou agüentar, mas vou tentar ajudar o Flamengo da melhor forma. Se cansar, saio sem problema.

Contra o Corinthians, no último domingo, Roger atuou durante todo o segundo tempo. Joel Santana sabe que não adianta mantê-lo em campo extenuado.

- Ele é o cérebro do meio-campo, mas se cansar vai deixar de ser um jogador pensante - declara o técnico.

Ibson lembra que até a estréia ele participou de três semanas de trabalho em período quase integral. Embora saiba que está abaixo dos companheiros, ele imagina que dará para jogar a partida inteira.

- Fizemos semanas de treinamentos fortes. Acho que dá para agüentar - declara. Assim a torcida do Flamengo também espera.

Fla diz que Maycon Santana volta

Diretoria garante que daqui a 45 dias craque da internet estará no CT

O Flamengo agendou para a metade de setembro o retorno do jovem Maycon Santana. De acordo com uma nota oficial divulgada pelo clube, o "craque da internet" foi liberado para passar 45 dias em Adustina, no interior da Bahia.

As férias prolongadas foram motivadas por causa da excursão das categorias infantil e juniores. Segundo o Flamengo, neste período não haverá treinamentos para o garoto de 15 anos.

Ele chegou ao Rubro-negro após dirigentes receberem uma enxurrada de e-mails alertando para um vídeo do menino no "Youtube". Na última quinta-feira, um colega contou ao GLOBOESPORTE.COM que Maycon pediu para voltar à Bahia por causa da saudade que sentia da família.

Futebol feminino ganha espaço na Gávea

Sucesso de Marta e companhia impulsiona clube a abrir escolinha para adolescentes

O Flamengo resolveu aderir à causa do futebol feminino. A partir do próximo dia 7 de agosto, o clube abrirá vagas para meninas em sua escolinha de futebol.

Entretanto, há uma série de pré-requisitos para a aspirante a Marta: ser sócia do clube, ter 13 anos, apresentar atestado médico e vir uniformizada. De acordo com a programação, as aulas serão às terças e quintas às 14h, na Gávea.

Espanyol só libera Jônatas por € 2,5 milhões

Diretor esportivo do clube catalão diz que não aceita negociar o jogador por empréstimo

Espanyol faz a contratação de Jônatas ficar ainda mais difícil

Depois de comunicar, por meio de site oficial, que o volante Jônatas não seria emprestado ao Flamengo, dirigentes do Espanyol acenam com uma possibilidade de negociação do jogador. Nos jornais espanhóis "Marca" e "Sport", o diretor esportivo do clube, Paco Herrera, e o diretor geral executivo, Pedro Tomás, confirmam que uma reunião realizada nessa quarta-feira decidiu que o atleta fica em Barcelona.

- Nossa idéia é clara. Queremos que o jogador fique aqui. Desembolsamos um valor por ele, e é um patrimônio do clube. Ele deve entender que custou dinheiro e os contratos existem para serem respeitados. Assim, Jônatas fica - afirma Paco Herrera, em entrevista ao diário "Sport".

No entanto, o clube catalão estaria disposto a negociar o jogador por € 2,5 milhões (R$ 6,4 milhões). O diretor esportivo afirma que Jônatas pediu para ser emprestado ao Flamengo, mas a resposta foi negativa.

- Um empréstimo agora não nos interessa. Se alguém quer o Jônatas, que pague para que possamos recuperar o investimento que fizemos. Se não for assim, ele tem mais três anos de contrato conosco e não há mais nada para falar. Tivemos uma conversa com o atleta e explicamos a situação. Ele tem seus argumentos e nós os respeitamos, mas a decisão está tomada - revela ao diário "Marca".

Jônatas não se adaptou ao elenco do Espanyol e pediu para voltar ao Brasil, para o Flamengo. Nessa quarta-feira, o Rubro-Negro cogitou a possibilidade de ceder o atacante Souza para ter o volante. Ao que tudo indica, o diretor esportivo do clube de Barcelona desconhece o interesse dos cariocas.

- Podemos avaliar uma troca, mas são operações complicadas. Em dezembro, ao fim desta temporada, poderemos falar sobre isso. Mas, agora, não há nada definido. Souza? Não creio que o Flamengo aceite que ele venha agora. A equipe está em má fase e quer se reforçar bem para fazer uma boa temporada, por isso o clube quer Jônatas. Mas se não tem dinheiro o problema não é nosso - dispara.

Lance

Fábio Luciano só deve estrear em 15 dias

Preparador físico do Fla já preparou esquema especial para o jogador, que estava sem jogar desde abril último

Edgard Maciel de Sá

Contratado como solução para a zaga Rubro-Negra, o zagueiro Fábio Luciano não entra em campo desde abril, quando defendia o Colônia, da Alemanha. Sem ritmo de jogo, não participou do coletivo desta sexta-feira, quando ficou apenas correndo em volta do gramado.

Segundo o preparador físico do Flamengo, Ronaldo Torres, o jogador estará à disposição do treinador Joel Santana em duas semanas.

- Já fizemos todos os exames e a partir de amanhã (sábado) teremos algo mais concreto. Mas posso dizer que com mais duas semanas ele estará liberado para jogar - garantiu Torres.

O preparador explicou ainda o trabalho especial que será feito para que o zagueiro entre em forma o mais rápido possível.

- Já preparei um esquema especial de treinos para ele. Fábio treinará em tempo integral no sábado, no domingo, na segunda, na terça... Nossa avaliação sobre ele teve um grande ganho após o resultado da avaliação isocinética, que mostra o equilíbrio muscular. Pelo que analisei, ele está bem nessa área, o que pode até acelerar o processo - disse.

Seguindo as previsões do preparador físico, Fábio Luciano já terá condições de jogo para a partida contra o Palmeiras, dia 19/8, no Parque Antática.

Ibson quer logo Jônatas no Fla

LANCEPRESS!

Ibson, recém-contratado pelo Flamengo, não vê a hora de reencontrar Jônatas, com quem já atuou pelo Rubro-Negro. Ibson, que destacou a demora no desfecho da contratação do seu ex-companheiro, ressaltou que seria importante deixar o meio-de-campo do Espanyol (ESP) livre para negociar o seu destino neste momento.

Defesa de Souza começa a ser preparada

Atacante vai ser julgado na próxima segunda pela expulsão contra o Grêmio

LANCEPRESS!

O julgamento do atacante Souza será na próxima segunda-feira, às 18h, na Primeira Comissão Disciplinar, mas a diretoria do Flamengo já trabalha na defesa do jogador.

Souza deu uma cotovelada no apoiador Tcheco, do Grêmio, e depois um soco quando o atleta já estava fora do campo. Ele foi denunciado por infração ao artigo 253 (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) e e 254 (praticar jogada violenta).

Caso seja condenado, a pena mínima para o atacante rubro-negro é de 120 dias e ele ficaria fora do Campeonato Brasileiro, que termina no dia 2 de dezembro. Após cumprir 60 dias de pena, a defesa pode tentar converter o resto da pena em ações sociais.

Segundo o diretor jurídico, Michel Assef Filho, a defesa está estudando o vídeo para tentar livrar o atacante da pena. Assef acredita que o depoimento de Souza na segunda-feira vai ser muito importante. A defesa também vai levar uma testemunha e usar um vídeo de Tcheco, dizendo que simulou ter recebido a cotovelada.

Argentino Maxi espera estrear marcando gol

Atacante revela ansiedade por sua estréia com a camisa do Fla

LANCEPRESS!

Depois de entrar no time titular no segundo tempo do coletivo desta sexta-feira, o atacante argentino Maxi Biancucchi revelou estar ansioso para a sua estréia com a camisa do Flamengo. O jogador disse ainda que espera começar marcando gols.

- Estou muito contente e tranqüilo. Fui bem recebi pelo grupo, o que é muito bom. É claro que a ansiedade é grande, mas estou bem fisicamente e espero fazer um gol em minha estréia - disse o argentino.

O técnico Joel Santana aproveitou a oportunidade para elogiar as características do atacante.

- É um jogador muito rápido, que se entrar no decorrer da partida vai fazer um bom jogo. Ele tem um futebol dinâmico, o que no esporte atual é muito bom - explicou o treinador.

Titulares de Joel vencem coletivo na Gávea por 2 a 1

Obina e Juan marcaram, enquanto Leonardo descontou

LANCEPRESS!

O time titular do Flamengo venceu o coletivo desta sexta-feira, na Gávea, por 2 a 1. A equipe se movimentou bem na primeira etapa, que terminou com o placar de 2 a 0 para a equipe principal, gols de Obina e Juan.

Na segunda etapa, o técnico Joel Santana trocou Obina e Roger por Paulo Sérgio e Maxi Biancucchi e os reservas acabaram descontando com Leonardo.