Notícias

Clipp 4/julho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla rompe com MSI e Bruno está fora

Diego enfrenta Atlético-MG. Hoje também pode ser o adeus de Renato

BELO HORIZONTE. Três dias depois de revelar que Bruno tinha assinado a prorrogação de contrato e continuaria no clube por mais seis meses, a diretoria do Flamengo anunciou ontem que ele não fica. Hoje, após o jogo contra o Atlético-MG, às 16h, no Mineirão, o Flamengo lança uma nota oficial formalizando sua saída. O rubro-negro também pode oficializar o adeus de Renato, que está se transferindo para o futebol árabe.

O impasse foi criado porque a MSI, empresa que detém os direitos de Bruno, não concordou com a prorrogação.

- Não tem como ele não estar fora - disse Kleber Leite, vice de futebol, que acompanhava a situação do goleiro com otimismo, mas agora mudou. - Ele foi correto com a gente, mas paciência tem limite, e o Flamengo chegou ao seu limite. Não podemos ficar à mercê da MSI.

Informado pela manhã de que a documentação necessária para que fosse escalado, já que seu contrato com o rubro-negro acabara no sábado, não tinha sido enviada pela MSI, Bruno deixou a Toca da Raposa, onde o Flamengo está concentrado, insatisfeito, iniciando uma onda de boatos sobre sua saída. Teria sido rebeldia, indisciplina?

- Ele mora do lado da Toca e pediu para ser liberado. Consultei o Ney, que concordou - garantiu Isaías Tinoco, coordenador de futebol.

- Não houve nada, ele sabia que não ia jogar e pediu para dormir em casa. Foi liberado - corrobora Kleber.

Depois de Bruno, o próximo a sair é Renato. Ele tinha assinado um pré-contrato com o Al-Nassr, de Dubai, Emirados Árabes, e agora assinou o contrato definitivo. Renato jogaria contra o São Paulo, sábado, mas até este plano pode ser alterado. Outra pendenga envolvendo reforço e clubes europeus é o apoiador Ibson. Ele quer voltar ao Flamengo. O Porto, porém, prefere emprestá-lo para clubes da Europa.

Atlético-MG: Diego, Coelho, Marcos, Vinícius e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Danilinho e Marcinho; Éder Luís e Vanderlei. Flamengo: Diego, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Jaílton, Léo Medeiros e Léo Lima; Renato e Leonardo. Juiz: Sérgio Carvalho (DF).

TRANSMISSÃO: Rede Globo, Premiere e Rádio Globo

Fernando Calazans

Hora de refletir

Vejamos a escalação do meio de campo que deve jogar hoje na seleção brasileira. Acreditem ou não: Gilberto Silva, Mineiro, Josué e Júlio Batista. Vejamos agora a escalação do meio de campo do Flamengo que deve jogar hoje também: Paulinho, Jaílton, Léo Medeiros e Léo Lima. Então, para quem conhece um pouco do futebol brasileiro, temos a seleção e um dos nossos maiores clubes.

A seleção brasileira do Dunga e o Flamengo do Ney Franco: um é a cara do outro. O meio de campo da seleção, é claro, há de ter um pouco mais de qualidade. Mas só um pouco.

A filosofia, o panorama, a configuração, o pensamento são os mesmos.

Abstraindo os técnicos, as duas escalações me fazem recorrer a uma coluna de poucos dias atrás, baseada numa tese - uma indagação - não minha, mas de um leitor consciente do momento que nosso futebol pentacampeão mundial atravessa. Perguntava ele: será o fim da hegemonia brasileira?

Convido meus caros amigos da imprensa - particularmente a parcela consciente como aquele leitor e conhecedora do nosso futebol, de sua história e de suas raízes - a refletir sobre o tema. Será mesmo o fim da hegemonia mundial do futebol brasileiro?

Temos, apenas como exemplos, o meio de campo, considerado o setor intelectual, o setor pensante, da seleção brasileira e o meio de campo de um clube da grandiosidade do Flamengo. Podia ser outro clube, eu sei, podiam ser muitos. Lembro o Flamengo, como carioca que sou. Mas seria coincidência que, no mesmo dia, a equipe mais importante do Brasil - a seleção - e um dos clubes mais importantes - o Flamengo - apresentassem escalações tão pífias e primárias?

Pior o técnico da seleção, não é? Pois tem mais recursos, mais variedade, mais alternativas do que o técnico do Flamengo.

Mas, mesmo este, é duro de saber que, naquela companhia medíocre, foi afastado o Toró, que não tem correspondido, é verdade, mas pode ter um futuro. Os outros, nem isso.

Mas não é esse o tema, a preferência dos dois técnicos, entre outros, pela força bruta, pela obtusidade, pela ignorância, em detrimento da inteligência, da habilidade e do talento.

É que nossos jogadores em geral, no clube e até na seleção, vêm caindo de qualidade progressivamente. Mesmo com a saída constante dos jogadores para a Europa, não era para um clube como o Flamengo apresentar, de sua lavra, uma coisa melhor do que Paulinho, Jaílton, Léo Medeiros e Léo Lima? O Corinthians não era para apresentar coisa melhor do que está apresentando? O Palmeiras? O Vasco? O Inter?

As perguntas que deixo aqui, abaixo da pergunta inicial do leitor, são as seguintes: nós, a imprensa, sabemos o que está se passando nas divisões de base do futebol brasileiro? Sabemos como anda sendo conduzido esse trabalho por dirigentes, supervisores e técnicos brasileiros?

Por que será que Josué, Mineiro, Júlio Batista, Maicon, Elano, Afonso, Gilberto, Daniel Alves estão jogando na seleção?

A propósito, por que será que Dunga é o técnico da seleção brasileira?

Jornal dos Sports

Flamengo em alta tensão

Atraso na renovação irrita o goleiro Bruno, que é liberado e não enfrenta hoje o Atlético-MG

Leo Schabbach e Thiago Bokel

Bruno, que hoje não enfrenta o Atlético, foi dispensado pela diretoria do clube

Às vésperas do jogo de hoje, às 16h, contra o Atlético-MG, no Mineirão, o Flamengo ganhou um sério problema. A situação do goleiro Bruno, que já havia anunciado a renovação do seu contrato com o clube, ganhou novos contornos e ele poderá deixar a Gávea.\ O jogador foi autorizado na tarde de ontem a deixar o hotel onde a delegação estava concentrada. À noite, o vice de futebol Kleber Leite divulgou comunicado, dizendo que se pronunciará sobre o assunto hoje, após o jogo em Belo Horizonte.\

O empresário de Bruno, Eduardo Uram, não garante que o atleta vá deixar a Gávea. Ele disse que o goleiro foi liberado das atividades de ontem no CT Toca da Raposa 2 porque foi confirmado que o contrato do jogador não seria renovado a tempo de deixá-lo em condições de entrar em campo hoje.

"Ainda não tem proposta alguma. Como a documentação atrasou e houve a confirmação da ausência de Bruno, a comissão técnica achou melhor liberá-lo do treino. Como a família dele é de Belo Horizonte, Bruno foi liberado para passar o dia com eles", disse o Eduardo Uram, em entrevista à Rádio Manchete.

O técnico Ney Franco, ao saber que não poderia contar com Bruno, confirmou a escalação de Diego entre os titulares. Essa será a grande chance do jovem goleiro, revelado nas categorias de base do Flamengo, provar que pode, no caso de uma eventual saída de Bruno, assumir a camisa 1 rubro-negra.

"Com a ausência de Bruno, Diego está escalado, como eu já tinha afirmado anteriormente. Fiquei sabendo à tarde que não poderia contar com ele e achei melhor liberá-lo, pois nem na reserva Bruno poderia ficar. Nesse caso, eu garanto que nós fomos os últimos a saber", explicou o treinador.

Outra novidade para a partida de hoje é a volta de Paulinho ao time titular. Ele acabou ganhando a disputa com Toró e foi confirmado pelo treinador na equipe que começará a partida. O jogador se mostrou surpreso com a decisão.

"Foi uma novidade para mim, treinei a semana inteira entre os reservas e não esperava que Ney me escalasse. Espero corresponder e ajudar o Flamengo a conquistar a vitória", afirmou Paulinho.

Atlético-MG x Flamengo

Atlético-MG\ Diego, Coelho, Vinícius, Marcos e Thiago Feltri; Rafael Miranda, Bilu, Marcinho e Danilinho; Éder Luis e Vanderlei\ Técnico: Zetti\

Flamengo\ Diego, Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Jaílton, Léo Medeiros e Léo Lima; Renato e Leonardo\ Técnico: Ney Franco\

Local: Mineirão\ Horário: 16h\ Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (DF)\ Auxiliares: Marrubson Melo Freitas (DF) e Eremilson Xavier Macedo (DF)\ Observador: José Eugênio (MG)\

Fla quer arrendar o Maracanã

Marcio Braga e representante de multinacional se reúnem com secretário estadual de Esporte

Leo Schabbach e Sérgio Mello

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, se reuniu ontem à tarde com o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado do Rio e presidente da Suderj, Eduardo Paes, com objetivo bem claro: descobrir o caminho das pedras para ter a concessão do Maracanã. Ciente de que as cifras para realizar tal sonho não serão pequenas, o dirigente rubro-negro vem negociando com um forte aliado, o presidente do Bonham Group, Deam Bonham, e o levou para conhecer o estádio.

“Deam Bonham está no Rio comigo. Ele veio para me ajudar a analisar as condições de arrendamento do Maracanã e do Engenhão. Hoje (ontem) estivemos no Maracanã e conversamos com o secretário Eduardo Paes. Embora a licitação para o Maracanã ainda não esteja pronta, Deam e eu vamos começar a traçar a melhor estratégia possível", revelou Marcio Braga.

O dirigente não descartou a hipótese de fazer uma parceria com outro clube para administrar o Maracanã ou o Engenhão. "O ideal seria que cuidássemos do estádio, mas não temos nada contra dividir e fazer uma parceria com outro clube. Estou otimista em relação a este assunto, as expectativas são muito boas”, afirmou Marcio Braga entusiasmado.

Mesmo com uma agenda atarefada, o secretário Eduardo Paes conversou com o JORNAL DOS SPORTS e revelou que a intenção é repassar o Maracanã e que o Flamengo tem o perfil ideal. “Apresentamos esse projeto a Marcio Braga e a reunião foi muito proveitosa. A nossa intenção é fazer uma parceria com um ou dois clubes, mais a iniciativa privada", comentou Paes.\ O secretário fez questão de ressaltar que objetivo não é privatizar o Maracanã. E se o Flamengo vencer a concorrência, o estádio ficará em boas mãos. "Quero deixar bem claro que não se trata de privatizar o Maracanã, mas fazer uma concessão. Se o Flamengo vencer, tenho certeza de que o estádio será bem cuidado”, afirmou Eduardo Paes.\

Promotor tenta impedir obras na Gávea

A construção do tão sonhado estádio da Gávea pára no meio de uma feroz batalha judcial entre a associação de moradors do local e o clube

O projeto do Flamengo de revitalização da Gávea, que envolve a construção de um estádio para cerca de 22 mil torcedores e um shopping com 212 lojas, além de 12 cinemas, está parado em razão de uma liminar da 4ª Vara de Fazenda Pública. Entretanto, esta liminar não é o que mais ameaça o sonho do clube, e sim uma ação do promotor de Justiça Carlos Frederico Saturnino pedindo que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) recomende ao governador Sérgio Cabral que vete a permissão de construção do estádio, decretada pela ex-governadora Rosinha Garotinho.

O problema em relação a esta questão é que o terreno da Gávea foi inicialmente cedido ao Flamengo com a garantia, por lei, de que somente poderia ser usado para fins esportivos e não lucrativos e a ex-governadora baixou um decreto permitindo que as obras, que envolvem a construção de um shopping, fossem realizadas. Porém, a revogação do impedimento previsto na concessão do terreno só poderia acontecer após votação na Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), através da aprovação de uma nova lei.\ Por isso, é possível se tentar, através de mecanismos judiciais, a paralisação das obras na Gávea. Entretanto, a idéia do promotor e da vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) é fazer com que o governador Sérgio Cabral suste o decreto sem a necessidade de uma ação judicial.\

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, alegou que o departamento jurídico do clube analisará as possibilidades de se evitar a paralisação do projeto. Além disso, ele também revelou que irá renovar a licença para a obra, que está atualmente vencida e poderia ser um outro impedimento para a realização do sonho rubro-negro.

Toró vira chuva de verão no Rubro-Negro

Surpreendendo a todos, o técnico Ney Franco confirmou no treino de ontem no CT Toca da Raposa 2 a escalação do cabeça-de-área Paulinho no lugar de Toró. O curioso é que, durante as duas semanas em que a equipe apenas treinou, em momento algum foi cogitada tal mudança. O treinador não entrou em detalhes sobre o motivo da escolha e apenas disse que a opção se deu porque Paulinho esteve bem nos treinos.

Desde a final do Carioca, Paulinho não consegue se firmar no time titular. Depois de ter feito um início de temporada muito bom, o meio-campista caiu de rendimento justamente quando surgiram os boatos de que estaria abusando de participar de eventos noturnos. Nada, no entanto, foi confirmado.

Com a escalação de Paulinho, o Flamengo muda a forma de jogar. Agora o time fica com dois cabeças-de-área de origem, desfazendo o losango que o técnico Ney Franco havia formado, com Toró e Léo Medeiros se responsabilizando alternadamente pela marcação e criação das jogadas. Jaílton era o único do meio-campo rubro-negro que ficava encarregado apenas de marcar.

A opção do treinador se dá pelo fato do Atlético possuir, como uma das suas principais armas, os contra-ataques. Escolhendo dois marcadores de ofício, ele teria como dar mais proteção aos zagueiros, evitando que estes fiquem expostos aos velozes jogadores do time mineiro. Esta será a segunda vez que os dois atuam juntos no meio-de-campo rubro-negro. A primeira foi na segunda partida da final do Carioca, contra o Botafogo.

Ricardinho, ex-Cruzeiro, na mira do Fla

O próximo reforço do Flamengo para a temporada pode ser o cabeça-de-área Ricardinho, de 31 anos, que estava no Cruzeiro. O jogador rescindiu o contrato segunda-feira e, como atuou apenas cinco vezes no Brasileiro, ainda pode jogar por outro clube na competição.

Ricardinho ainda revelou que a sua decisão de deixar o Cruzeiro já havia sido tomada há quase um mês, mas que preferiu esperar a equipe mineira estar numa situação melhor no campeonato para concretizar a rescisão.

"Isso já estava na minha cabeça há mais ou menos um mês, só que o time estava em um momento difícil e eu preferi esperar a hora certa. Infelizmente, o meu ciclo aqui acabou", disse o jogador, que teria sido sondado pelo clube a pedido do técnico Ney Franco.

Outro reforço que ganhou força recentemente foi o do apoiador Ibson. Porém, a sua vinda não é das mais simples, pois o Porto, detentor de seus direitos federativos, ainda espera contar com o seu futebol.

Segundo algumas pessas próximas a Ibson, ele está insatisfeito por não ter oportunidades de atuar sob o comando do atual técnico do time português e teria pedido para ser emprestado, já que prefere jogar em outro clube a não atuar. Por sua vez, o Porto exigiu que o jogador renove o contrato, válido até 2009, por mais dois anos, para liberá-lo. Além disso, Ibson revelou que, caso seja emprestado, só tem interesse em atuar no Flamengo.

O Dia

Debandada geral no futebol carioca

MSI desfalca o futebol do Rio: Bruno e Carlos Alberto dão adeus a Fla e Flu

Janir Júnior e Marluci Martins

Rio - O futebol carioca está sendo derrotado pelo fundo de investimentos MSI. Um 2 a 0, por sinal, cuja virada parece impossível. Carlos Alberto despiu-se ontem do uniforme tricolor e, Bruno, da camisa rubro-negra. Assim, o Fluminense entrou em campo ontem sem Carlos Alberto. Agora, chegou a vez de Bruno desfalcar o Flamengo hoje, e, provavelmente, para sempre.

Na segunda-feira, Carlos Alberto foi confirmado para a partida contra o Paraná. No fim da tarde de ontem, porém, houve uma reviravolta, o apoiador foi afastado do grupo e deu adeus ao Fluminense. O clube recebeu notificação da MSI determinando que Carlos Alberto não entrasse em campo.

Segundo o fax, o jogador está sendo negociado com o Werder Bremen, da Alemanha. Nos próximos dias, ele terá que se apresentar ao Corinthians, clube com o qual tem contrato. A venda do atleta renderá US$ 1,5 milhão para o Tricolor. “A possibilidade da saída dele estava prevista, agora resta o pagamento da multa, que será praticamente o que foi investido nele”, disse Celso Barros, presidente da empresa que patrocina o clube.

Branco, gerente de futebol tricolor, afirmou que a negociação afetou o emocional do jogador: “Foi a decisão mais justa tirá-lo do jogo, pois a negociação mexia com a cabeça dele. O Carlos Alberto vai resolver a sua a vida e a gente continua focado no Brasileiro. É uma perda muito grande, pois se tratava de um jogador de qualidade. Mas temos jogadores de potencial. Se for preciso, buscaremos reforços”.

O Flamengo viu o balcão de negociações virar de pernas para o ar na tarde de ontem: depois de o goleiro Bruno ter assinado a prorrogação de seu empréstimo por seis meses, o fundo de investimentos MSI desistiu da renovação do contrato, que expirara no sábado.

Sem chance, portanto, de enfrentar hoje o Atlético-MG, Bruno deixou a concentração rubro-negra, em Belo Horizonte. O Flamengo assumiu a liberação do goleiro.

“Da porta da Toca da Raposa, é possível avistar a casa do Bruno. Por isso, autorizamos a sua saída”, afirmou Ney Franco.

O vice de futebol Kléber Leite viaja hoje para Minas, a fim de conversar com o goleiro. E admitiu que dificilmente Bruno vai permanecer no clube: “A possibilidade de ele ficar no Flamengo é muito pouco provável”.

O dirigente não escondeu sua decepção em relação ao recuo do grupo de investidores que detém os direitos econômicos de Bruno:

“Já temos uma posição em relação a isso. Mas, em consideração ao Bruno, não vou falar nada antes de conversar com ele”.

Flamengo: É hora de sair da zona vermelha

Fla muda contra o Galo para escapar da grupo da morte: Diego e Paulinho estão de volta

Marluci Martins

Rio - A idéia é mudar. Mudar, principalmente, a posição na classificação geral. Hoje, contra o Atlético-MG, a partir das 16h, o Flamengo, 18º colocado, joga para tentar sair da zona de rebaixamento do Brasileirão.

O técnico Ney Franco decidiu, na última hora, mudar parte do que foi feito durante a preparação na Toca da Raposa. Em vez de Toró, titular dos treinos em Minas, Paulinho terá mais uma chance, jogando ao lado de Jaílton, Léo Medeiros e Léo Lima. Isso, se o treinador não mudar de novo de idéia.

Mas uma mudança não estava nos planos de Ney Franco: como não houve acerto com o fundo de investimentos MSI, o goleiro Bruno, sem contrato desde sábado, está fora do jogo. Diego vai assumir a vaga.

“Sempre que houve dúvida em relação à participação do Bruno nesse jogo, sabíamos que o Diego seria seu eventual substituto. Não há problema nenhum. O Diego já estava preparado para isso”, afirmou Ney Franco, tentando tranqüilizar o time, pego de surpresa pela saída de Bruno da concentração, ontem.

Se haverá mudança no gol e, de última hora, no meio-campo rubro-negro, o ataque não vai ficar atrás. Como Souza está suspenso, Renato jogará mais adiantado, formando dupla com Leonardo.

A idéia de mudança deve passar também pela cabeça dos torcedores, hoje. É hora de esquecer a rivalidade e torcer para que o Vasco vença o Santos. Se isso acontecer, o Flamengo, com dois jogos a menos, ultrapassará o time de Vanderlei Luxemburgo, desde que consiga vencer o Galo.

MAXI NÃO TREINA

Maxi Biancucci só começa a treinar com os companheiros na segunda-feira, quando o time já estará de volta ao Rio. O argentino foi liberado para providenciar a mudança de país e escolher uma moradia na cidade.

Sonho do estádio é adiado

O sonho de construir um estádio com um shopping center, na Gávea, ficou um pouco mais longe de se concretizar. A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, da 4ª Vara de Fazenda Pública, suspendeu a autorização para a construção.

Para a Justiça, o local onde está localizada a sede do Flamengo pertence ao Estado. E, além disso, há a alegação de que o aumento do trânsito seria prejudicial ao meio ambiente.\ Pelo projeto do Flamengo, o shopping teria um estádio para 22.200 torcedores, 212 lojas e 12 cinemas.\

Se o Flamengo desobedecer a ordem judicial, será duramente castigado: foi estabelecida uma multa diária de R$ 1 mil, caso o clube insista em tocar a construção do estádio de seus sonhos.

IBSON NOS PLANOS

O vice de futebol Kléber Leite admitiu a possibilidade de Ibson ser repatriado. O Porto não tem interesse no jogador e já deu sua autorização para que ele negocie sua transferência. Ibson, que tinha o sonho de permanecer na Europa, está de férias no Rio.

Retorno de Ibson ao Flamengo deve acontecer até o dia 10

Rio - Boa notícia para torcida do Flamengo. Até o dia 10 de julho, o clube deve anunciar o retorno do meia Ibson, que está no Futebol Clube do Porto, mas foi revelado na Gávea. Segundo o empresário do jogador, Eduardo Uram, o time português já definiu que Ibson será emprestado.

"Estamos fazendo a estrutura de renovação do contrato dele com o Porto, mas já está decidido que ele será emprestado. Porém, o Ibson tem três propostas de clubes europeus e o Porto quer que ele fique na Europa. O desejo dele é voltar para o Flamengo e nós entendemos que isso é o melhor e vai acontecer", afirmou Uram à Rádio Brasil.

Ibson ficaria 1 ano no Flamengo e o clube da Gávea terá que arcar com o seu salário. O jogador está em lua de mel, no litoral do Rio.

Gazeta Esportiva

Atlético-MG e Flamengo travam duelo no Mineirão

Belo Horizonte (MG) - No clássico que reunirá os atuais campeões de Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente, Atlético-MG e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 16 horas (de Brasília), no Mineirão, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Até o momento, o Galo faz uma campanha melhor e soma 12 pontos em oito partidas. Com dois jogos a menos devido ao adiamento dos confrontos contra Vasco e Juventude, o Rubro-negro está na zona de rebaixamento, com seis tentos.\ Só treinando nas duas últimas semanas, o Flamengo aposta na preparação feita neste período para voltar a se encontrar com as vitórias. Apesar de algumas críticas sofridas por parte da torcida, o técnico Ney Franco se mantém confiante.\

'Tivemos um período muito bom de treinamentos, onde todos os jogadores procuraram se dedicar bastante. Espero que a gente possa mostrar os frutos deste trabalho contra o Atlético-MG. Se vencermos, tenho certeza que o time ganhará moral novamente para os próximos jogos', comentou o treinador flamenguista.

Para sair da zona de rebaixamento, o Flamengo conta com o retorno do meia Renato, que desfalcou o time nas duas últimas partidas em razão de uma lesão. Artilheiro da equipe na temporada, o jogador não quer assumir sozinho a responsabilidade de melhorar a situação do Rubro-negro na competição.

'Não será o Renato, nem Souza e nenhum jogador da frente que será o salvador da pátria do Flamengo. Existe um conjunto para conseguir um bom resultado e tirar o Flamengo desta situação incômoda', afirmou Renato que, na próxima semana, poderá anunciar sua transferência para o futebol árabe.

Como o atacante Souza cumprirá suspensão, e o jovem Paulo Sérgio ainda mostra irregularidade, o técnico Ney Franco decidiu escalar Renato no ataque, onde atuará ao lado de Leonardo. Este último aposta que os dois poderão se entender bem no setor. 'O desentrosamento com Renato não preocupa. Ele é bom de se jogar, porque gosta de fazer jogadas pelo fundo. Se eu tiver bem posicionado, fatalmente farei os gols', comentou o atacante rubro-negro.

Ney Franco ainda fez uma mudança de última hora. No coletivo realizado na véspera do confronto, o treinador decidiu dar mais uma chance para o volante Paulinho. Assim, Toró perde seu lugar entre os titulares.

No Atlético-MG, o técnico Zetti espera que o time faça valer o mando de campo para sair com os três pontos. Mas para que isso aconteça, o elenco do Galo sabe que precisarão passar por cima de um adversário mordido.

'É um time que está lá embaixo da tabela e vai querer recuperar dentro do campeonato. Temos que ter consciência que vai ser um jogo difícil, é um clássico do futebol nacional e estamos preparados para enfrentar o Flamengo', afirmou o goleiro Diego.

Em relação ao time que empatou com o Internacional no último sábado, o Atlético-MG terá duas mudanças. No meio-campo, Danilinho retorna de suspensão e entra no lugar de Renan. Já o zagueiro Lima recebeu o terceiro cartão amarelo e será substituído por Vinícius. 'Estou pronto para poder fazer aquilo que os meus companheiros estão fazendo, que é dando o seu melhor e conseguindo os resultados', comentou o zagueiro.

Bruno deixa o Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O goleiro Bruno está mesmo de saída do Flamengo. Apesar de ter chegado a um acordo para ficar mais seis meses no clube, o jogador deixou o Rubro-negro nesta terça-feira, quando os investidores da MSI (dona de seus direitos econômicos) decidiram não renovar o empréstimo de jogador com o clube carioca.\ Valorizado pelas boas atuações que teve desde que chegou à Gávea, Bruno deve seguir para o futebol europeu. O Barcelona seria um dos interessados em contratar o jogador e emprestá-lo para outro clube da Europa, onde Bruno ganharia mais experiência.\

Sem Bruno, Diego ganha nova chance de se firmar como titular no Flamengo. Mas o Flamengo deverá procurar outro goleiro para a seqüência da temporada.

Flamengo na espera para acertar com Ibson\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo não esconde de ninguém o interesse na contratação do volante Ibson, revelado pelo clube carioca e que defende atualmente o Porto. Fora dos planos da equipe portuguesa, o jogador será cedido a outro clube, e o Rubro-Negro da Gávea está na briga.\ “Já está claro que ele será emprestado pelo Porto. O que está sendo discutido agora é para onde ele será emprestado. Existem três clubes da Europa interessados, mas entendemos que pela parte esportiva seria interessante um retorno ao Flamengo”, comentou, nesta terça-feira, o empresário do atleta, Eduardo Uram, à Rádio Brasil.\

De acordo com o agente, Ibson estaria disposto inclusive a abrir mão de propostas mais vantajosas no aspecto financeiro.

“O Flamengo é um clube que ele gosta, onde ele foi muito feliz e isso é que está pesando, muito mais do que a questão financeira”, concluiu.

PeléNet

Fim de jejum de vitórias é meta comum a Atlético-MG e Flamengo

Sem vencer há dois jogos, o Atlético-MG enfrenta o Flamengo, que vive um jejum ainda maior e que já dura quatro partidas, nesta quarta-feira, às 16h, no Mineirão, em horário que ameaça a presença de um grande número de torcedores, como manda a tradição desse clássico nacional. Para o time atleticano a vitória é considerada obrigação pelo fato de ser mandante, enquanto para o rubro-negro o triunfo é uma chance importante de iniciar uma recuperação no Brasileiro.

O Flamengo não joga desde 16 de junho, quando empatou com o Internacional, no Maracanã, entrando na zona do rebaixamento e agora deverá ter dificuldades para sair desta incômoda situação. Nesta quarta-feira, sem o goleiro Bruno, que pode até mesmo deixar o clube, o time abre uma seqüência de oito partidas fora de casa neste Brasileiro - por causa do fechamento do Maracanã e do Engenhão para os Jogos Pan-Americanos - contra o Atlético-MG, time que nunca conseguiu vencer em Minas, na era dos pontos corridos.

A última vitória rubro-negra aconteceu em 2002 e, de lá para cá, a equipe carioca perdeu as três partidas que disputou nos domínios do Atlético-MG, sendo uma pela humilhante goleada por 6 a 1, em Ipatinga, em 2004. Em 2003, a vitória da equipe mineira foi por 1 a 0, enquanto que, em 2005, o placar foi de 3 a 1. No ano passado, não houve confronto porque o Atlético-MG disputou a Série B.

Jogar como mandante, ainda que às 16h, em um dia de semana, é encarado pelo Atlético como a oportunidade de somar três pontos diante do Flamengo e outros três, no sábado, contra o Grêmio, no segundo jogo consecutivo no Mineirão. O alvinegro tem aproveitamento de 58,33%, em casa, na atual competição, e não quer mais perder pontos em Belo Horizonte, depois de empatar com o Atlético-PR, em 1 a 1, e perder para o rival Cruzeiro, por 4 a 2.

"São seis pontos importantíssimos para a gente, que pode nos colocar próximo ao topo da tabela, ficando em terceiro ou quarto lugar, dentro da zona da Libertadores", afirmou o zagueiro Vinícius, que substituirá a Lima, suspenso. "Se a gente quer atingir o objetivo traçado no início do Campeonato, de ficar entre os quatro, é a nossa chance, não podemos perder essa oportunidade, com consciência e respeitando o Flamengo", acrescentou. O Atlético tem 12 pontos em 24 disputados, uma performance de 50%.

O fato de pegar o Atlético em seu campo e a situação incômoda na classificação, com seis pontos em 18 possíveis (aproveitamento de 33,33%), levam o meia Renato a pregar tranqüilidade ao grupo. "Caímos na tabela e estamos conscientes da importância da próxima partida. Mas não podemos apenas ficar pensando na posição que ocupamos, porque isso pode aumentar a ansiedade. É preciso tranqüilidade para vencermos as partidas e somarmos o máximo possível de pontos", ensinou o jogador.

Renato passou pelo sufoco da ameaça de rebaixamento com o Flamengo em 2005, que durou até as últimas rodadas. Ao contrário do clube carioca, que se livrou, o Atlético-MG caiu para a Série B naquele ano e mantém na sua volta à elite do Brasileirão a base do time que foi campeão da Segundona, ano passado, sob o comando de Levir Culpi, que deixou o time após a conquista do Mineiro de 2007, em outro ponto coincidente, já que o Flamengo é o atual campeão carioca.

A situação complicada do rubro-negro, no momento, não entusiasma o técnico atleticano, Zetti. "Tive a oportunidade de enfrentar o Flamengo duas vezes pela Libertadores. O Flamengo é um time de massa e a qualquer momento pode recuperar, então, não temos que pensar que eles estão lá embaixo e que vai ser fácil. Vai ser difícil como foram os outros que enfrentamos, é questão de impor um ritmo", observou o treinador, que, no comando do Paraná, foi derrotado duas vezes para o Flamengo pela Libertadores deste ano.

O técnico mineiro Ney Franco, por sua vez, procura incentivar o elenco com dados positivos. "Fiz uma palestra para os jogadores e mostrei alguns números que nos são favoráveis. Os três primeiros colocados, por exemplo, são times que já enfrentamos e vencemos este ano. Isso prova que podemos estar em uma situação melhor do que a atual, temos time para isso. Vamos retomar o Brasileiro e começar a nossa virada", disse o treinador, "esquecendo" que, apesar de ter conquistado o\ Estadual na decisão contra o Botafogo, o Flamengo não derrotou o rival este ano.\

Os times

O técnico Zetti optou pelo experiente Vinícius, de 30 anos, como o substituto de Lima, suspenso com três amarelos, deixando no banco Rancharia, que disputou o Mineiro pelo Democrata de Governador Valadares. Segundo o treinador, com a entrada do zagueiro, o capitão Marcos passa para o lado direito da defesa. Com Lima, ele atua pela esquerda. "O Vinícius é um jogador canhoto que vem treinando bem e acompanhando a equipe, é um atleta que deposito confiança", justificou.

Outra mudança em relação ao time que empatou com o Internacional, na rodada passada, por 1 a 1, é a volta do meia-atacante Danilinho, na vaga do volante Renan, que fica como opção no banco de reservas. O atacante Vanderlei continua titular ao lado de Éder Luís. Para o banco, as novidades são Amilton, relacionado pela primeira vez, e Paulo Henrique, que ficou fora do empate com o Internacional.

No Flamengo, apesar de treinar o time com uma determinada formação durante toda a preparação para a partida contra o Atlético-MG, parte dela feita na Toca da Raposa II, CT do Cruzeiro, o técnico Ney Franco decidiu escalar outra equipe na última hora. O treinador havia barrado o volante Claiton e escalado o meio-campo titular com Jaílton, Toró, Léo Medeiros e Léo Lima - Renato foi adiantado para atuar ao lado de Leonardo no ataque, já que Souza está suspenso e Paulo Sérgio também foi sacado.

No treino desta Terça-feira, na Toca da Raposa II, no entanto, Ney Franco escalou o volante Paulinho no lugar de Toró sob a justificativa de dar maior proteção às subidas do lateral-direito Leonardo Moura. Apesar de ter acertado com a diretoria do Flamengo a sua permanência até dezembro, Bruno está fora do jogo. A MSI, fundo de investimentos que detém os direitos econômicos do atleta, não aceitou renovar o seu empréstimo ao clube carioca por mais seis meses. Dessa forma, o goleiro contra o Atlético será Diego.

Bruno não enfrenta Atlético-MG e deve deixar o Flamengo

O goleiro Bruno está fora da partida da próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de o jogador já ter acertado com a diretoria rubro-negra a sua permanência no Flamengo até dezembro, a MSI, fundo de investimentos que detém os direitos econômicos do atleta, não aceitou renovar o seu empréstimo ao clube carioca por mais seis meses.

Com isso, tornou-se muito grande a possibilidade de Bruno deixar o Flamengo em breve. O impasse teria acontecido porque os rubro-negros esperavam renovar o contrato de empréstimo até dezembro, sendo que, nele, haveria uma cláusula que liberaria o goleiro automaticamente caso ele recebesse uma proposta do exterior.

No entanto, a MSI, que sempre deixou clara sua vontade de recuperar o investimento com uma transferência de Bruno para a Europa, só estaria disposta a renovar o compromisso por mais três meses para, depois repassar o atleta para o futebol Europeu.

A reportagem do UOL Esporte tentou entrar em contato com o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, para confirmar se Bruno fica ou não no clube. No entanto, o dirigente está com o telefone desligado.

Mais tarde, Kléber Leite emitiu uma nota oficial à imprensa na qual prometeu explicar o imbróglio na próxima quarta-feira.

"Amanhã [quarta], após a partida contra o Atlético-MG, o Clube de Regatas do Flamengo emitirá nota oficial sobre a situação do goleiro Bruno. A nota somente será emitida amanhã, em consideração ao atleta, pois a Vice-Presidência de Futebol deseja conversar passoalmente com o jogador antes de qualquer manifestação", informou.

De qualquer forma, no final da tarde desta terça-feira, Bruno deixou a concentração do Flamengo na Toca da Raposa, Centro de Treinamento do Cruzeiro, onde o time rubro-negro se prepara para enfrentar o Atlético-MG.

O goleiro, que foi liberado pelo supervisor de futebol Isaías Tinoco, reuniu seus pertences e foi para a casa da família na capital mineira na companhia de alguns parentes.

GloboEsporte

Galo x Fla: rivalidade à prova em Minas

Atlético-MG quer chegar ao pelotão inicial; cariocas fogem da área de risco

Danilinho (esq.) volta ao Galo e Renato reforça o Fla. Eles são os destaques\ Os 434km de distância entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro foram incapazes de diminuir a rivalidade entre Atlético-MG e Flamengo, que vem desde a década de 1980. Nesta quarta-feira, às 16h, os dois gigantes voltam a se encontrar no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.\

O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo em Tempo Real e, com vídeos exclusivos. A TV Globo também passa o jogo para o Rio de Janeiro.

Porém, se no passado os times tinham como destaques Zico e Reinaldo, agora os tempos são outros. O Atlético-MG passa por um processo de reforma após a ascensão da Série B. Já o Flamengo, bem, o Flamengo sofre com um silencioso desmanche de sua espinha dorsal.

Renato volta ao Fla...

Sem conseguir renovar o contrato de Bruno, o time rubro-negro dá como certa a saída do goleiro para o futebol europeu. O mesmo acontece com Renato, que tem um pré-contrato com um clube árabe. Mas este último está confirmado no jogo desta quarta.

Ele retorna ao time rubro-negro após duas rodadas machucado. A situação que encontra na tabela é ruim. O Fla está na zona de rebaixamento, em 18º lugar, com seis pontos. Mas há de se ressaltar que os cariocas não entram em campo desde o dia 16 de junho e têm jogos a menos.

Apostando no poder de Renato, Ney Franco decidiu escalá-lo no ataque. O jogador tem dois gols no atual Brasileirão (assista a um deles no vídeo acima).

- Renato chuta muito bem e quanto mais perto do gol, melhor para ele - declara o treinador.

Contratado nesta semana, o argentino Maxi Biancucchi só estréia em agosto.

... e Danilinho reforça o Galo

Sem vencer nos últimos dois jogos, o Atlético conta com o retorno do meia-atacante Danilinho, que ficou fora no empate por 1 a 1 com o Internacional, no último sábado, cumprindo suspensão. Com isso, a aposta é de um comportamento ofensivo do time alvinegro, já que o atleta se junta aos atacantes Éder Luís, que fez um golaço em Porto

Alegre (assista ao vídeo) e Vanderlei, que ficou com a vaga de Galvão.

O desfalque desta vez é o zagueiro Lima, com três cartões amarelos, que será substituído por Vinícius, que atuou na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, no Mineirão, pela primeira rodada. Vinícius vibra com a chance de começar como titular no Galo.

- Era a oportunidade que eu estava esperando, pois estou há muito tempo sem jogar. Mas, o importante é que a equipe está com um conjunto bom, vem numa seqüência boa, e está tudo dando certo. Atlético e Flamengo são clubes de grande tradição no futebol brasileiro e, por isso, penso que será um jogo muito bom - diz o zagueiro.

O lateral-esquerdo Thiago Feltri afirma que um triunfo sobre o rival carioca seria muito importante para motivar o Galo.

- Sabemos da rivalidade que existe neste clássico e vamos dar o máximo dentro de campo para sair com a vitória. O Flamengo é um grande rival do Atlético e, se a gente vencer, a torcida vai nos incentivar ainda mais no próximo jogo - diz ele ao site oficial do clube.

Bruno deixa a concentração do Fla

Goleiro não enfrenta Atlético-MG nesta quarta e está quase fora da Gávea\ Eduardo Peixoto\

Diego (dir.) entra na vaga de Bruno no Fla\ A comemorada renovação de contrato de Bruno não demorou nem dois dias. No fim da tarde desta terça-feira, o goleiro saiu da concentração do Flamengo, em Belo Horizonte.\

O fato é que a MSI não aceitou a proposta rubro-negra de renovação de contrato e a tendência é que o goleiro deixe a Gávea e siga para o futebol europeu.

No jogo contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, Diego será o titular.

Fla promete explicação sobre Bruno

Clube diz que, em respeito ao atleta, adia explicação para esta quarta

Ao que tudo indica, a paciência do Flamengo com os donos dos direitos econômicos de Bruno chegou ao fim. Nesta terça-feira, o clube informou que dará uma posição final sobre o assunto nesta quarta-feira.

Confira o texto assinado por Kléber Leite

"Amanhã (quarta), após a partida contra o Atlético Mineiro, o Clube de Regatas do Flamengo emitirá nota oficial sobre a situação do goleiro Bruno.\ A nota oficial somente será emitida amanhã (quarta), em consideração ao atleta, pois a Vice-Presidência de Futebol deseja conversar passoalmente com o jogador antes de qualquer manifestação".\

Ney surpreende e tira Toró do time

Depois de 15 dias de treinos, técnico muda escalação do Fla na última hora

Toró perde a vaga no time titular do Flamengo no último treino

Durante todo o período de preparação do Flamengo para o jogo contra o Atlético-MG, Toró treinou na equipe titular. Mas, na véspera do duelo, o técnico Ney Franco decidiu alterar a escalação.

No treino da manhã desta terça-feira, na Toca da Raposa II, Paulinho foi reconduzido ao time principal na vaga de Toró. Ele vai formar o meio-campo ao lado de Jaílton, Leo Medeiros e Leo Lima.

A única dúvida na escalação do Flamengo está no gol. Bruno ainda não foi regularizado e caso não esteja no Boletim Informativo Diário (BID) desta terça-feira dará a vaga a Diego.

O Rubro-negro entra em campo com a seguinte formação: Bruno (Diego); Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Irineu e Juan; Jaílton, Paulinho, Leo Medeiros e Leo Lima; Renato e Leonardo.

Lance

Goleiro Bruno não é mais jogador do Flamengo

Jogador deixa concentração e deve ser vendido para Europa. O endereço mais provável é o Barcelona

O goleiro Bruno não é mais jogador do Flamengo. Nesta terça-feira, o jogador, que tinha acertado a renovação com o clube deixou a concentração do time, a Toca da Raposa 2, e foi para sua casa em Belo Horizonte.

O maior problema foram os investidores da MSI, que se negaram a renovar. O interesse do grupo era manter o jogador por apenas três meses, para depois vendê-lo para o futebol europeu.

Os valores ainda não foram divulgados oficilamente, mas o jogador deverá ir para o Barcelona, que deve emprestá-lo para Espanyol ou La Coruña.

Flamengo volta à ativa contra o Atlético-MG

Rubro-Negro está na zona de rebaixamento, mas com dois jogos a menos

Rafael Ximenes e Raphael Nobre

Depois de 18 dias sem jogar pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo enfrenta o Atlético-MG nesta quarta-feira, às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte. O time do técnico Ney Franco aproveitou o tempo para corrigir todos os erros que cometeu nas seis primeiras rodadas da competição.

O Flamengo, na 18ª posição com seis pontos, fez um período de treinos no Ninho do Urubu e logo depois foi para a Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte. Nesse tempo, longe das partidas oficiais, muita coisa aconteceu no Rubro-Negro.

Depois do empate em 2 a 2 com o Internacional, em 16 de junho, no Maracanã, o volante Toró ganhou a vaga de titular no meio-de-campo, mas no último treinamento na capital mineira Paulinho voltou ao time titular com a alegação de dar mais poder de marcação e liberdade para os laterais.

Outra inovação no clássico contra o Galo é a escalação do apoiador Renato no ataque. A nova posição vem agradando ao técnico Ney Franco. Já no meio, Léo Lima terá uma nova chance, já que não foi bem contra o Internacional.

Mas uma notícia de última hora fez com que Ney ganhasse ainda mais um desfalque, mas esse para o restante do Brasileirão. O goleiro Bruno deve ser negociado com a Europa e deixou o time. Portanto quem enfrentará o Galo será Diego, que só atuou duas vezes como tiular esse ano (vitórias por 2 a 1 sobre Nova Iguaçu e Friburguense).

Além disso, o time da Gávea terá de buscar a reabilitação na competição londe de seus domínios. Nas próximas oito partidas, todas serão fora de casa, sendo que contra Paraná e América-RN o time jogará em Minas Gerais, pois não terá o Maracanã devido ao Jogos Pan-Americanos.

O alvinegro tenta se reencontrar com a vitória que não vem desde a goleada sobre o Figueirense no dia 17 de junho. De lá para cá, foram duas partidas, uma derrota no clássico para o Cruzeiro e um empate contra o Internacional.

Para se recuperar e tentar voltar ao G4, o Galo terá uma novidade na Zaga. Com a suspensão de Lima, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Inter, Vinícius formará a dupla de zaga com Marcos. Por outro lado o treinador do alvinegro terá a volta de Danilinho. O jogador havia cumprido suspensão contra o colorado, e segundo Zetti fez muita falta para o time no sul. A volta do jogador foi destacada até pelo preparador físico do time.

-É muito bom ter a confiança do treinador. Espero que a minha velocidade faça diferença contra o Flamengo. O Fernando (preparador físico) falou que eu estava até voando no treino. Como fiquei fora do último jogo, tenho que mostrar serviço no treino - comentou.

No ataque o Galo terá a força de Éder Luís que marcou gol nos três últimos jogos do time. O destaque do Galo no Campeonato Mineiro, Marcinho, vem sendo muito criticado pelos torcedores atleticanos. Outro jogador que sofre duras críticas, é Vanderlei. O atacante não marca a oito jogos, mas terá outra oportunidade diante da torcida alvinegra.

Goleiro Diego será titular contra o Atlético-MG

Último jogo como titular foi em abril, pelo Campeonato Carioca\ LANCEPRESS!\

Com a saída do goleiro Bruno possivelmente para a Europa, quem ganhará a chance contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, é Diego.

Em 2006, antes da chegada de Bruno ao clube, Diego fez 43 partidas como titular do Rubro-Negro e sofreu 51 gols.

Já neste ano, foram apenas duas partidas e 100% de vitórias (2 a 1 sobre Nova Iguaçu e Friburguense).

O goleiro precisará ganhar a confiança da torcida do Flamengo, já que ano passado falhou em vários jogos e acabou perdendo a vaga de titular.

Última vitória sobre Galo no Mineirão foi em 2002

Artilheiro Liédson ainda atuava pelo time rubro-negro\ Rafael Ximenes\

O Flamengo vai tentar quebrar nesta quarta-feira, às 16h, uma escrita de quatro anos sem vitória sobre o Atlético-MG no Mineirão.

O último resultado positivo foi no dia 22 de setembro de 2002: 3 a 0 sobre os mineiros, com gols de Zé Carlos e Liédson (2), quando o campeonato nem era disputado por pontos corridos. De lá pra cá foram mais três jogos no Mineirão e um no interior do estado.

Em 2003 e 2005 foram duas derrotas: 1 a 0 e 3 a 1, respectivamente, mas o maior vexame aconteceu em 2004. O time foi até Ipatinga enfrentar um Galo ameaçado pelo rebaixamento e foi goleado por 6 a 1, no Ipatingão. Jean fez o gol de honra dos cariocas.

Já em 2006 não houve confronto pelo Brasileirão. As duas equipes empataram em 0 a 0 no Mineirão, pela Copa do Brasil, mas o resultado favoreceu o Flamengo, que foi para as semifinais e mais tarde sagrou-se campeão.

Paulinho quer voltar a ser xodó no Fla\ LANCEPRESS!\

Paulinho está ansioso para voltar a ser o xodó dos bons tempos. O volante do Flamengo sabe de sua capacidade e acredita que a boa fase pode voltar. Em tom de humildade, o jogador afirma que está buscando seu espaço com muito trabalho e que, se realmente jogar contra o Atlético-MG, espera apagar da memória dos torcedores do Flamengo as últimas atuações irregulares.

Ney Franco explica escalação de Paulinho

Treinador pretende reforçar mais o meio-de-campo contra o Atlético-MG\ Rodrigo Benchimol\

Diferentemente do que vinha acontecendo nas últimas semanas, o técnico Ney Franco escalou Paulinho entre os titulares, confirmando sua escalação no lugar de Toró no jogo contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira. Após o treino desta terça na Toca da Raposa 2, o treinador justificou sua escolha.

- O Paulinho está bem nos treinamentos - limitou-se a dizer o treinador.

Paulinho jogará como segundo homem, pelo lado direito. A idéia de Ney é ganhar mais poder de marcação no meio para liberar o lateral Leonardo Moura. Além disso, Ney espera deixar o ataque melhor posicionado.

A equipe rubro-negra encara o Atlético-MG, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

e mais Bruno deve desfalcar o Flamengo