Notícias

Clipp 5/outubro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Vitória no embalo da torcida

Diante do maior público do Brasileiro, Flamengo derrota o líder São Paulo por 1 a 0

Legenda da foto: DE BRAÇOS abertos, Ibson (7) corre em direção aos torcedores após encobrir Rogério Ceni com um toque e marcar o gol da vitória do Flamengo sobre o São Paulo. Apoiando o time do início ao fim, a torcida rubro-negra (ao lado) mais uma vez lotou o Maracanã e deu um show

O São Paulo estava invicto como visitante há 13 jogos, no Brasileiro há 16 e, se empatasse, igualaria seu recorde de invencibilidade de 17 partidas, de 1973. Mas teria pela frente um Flamengo aplicadíssimo e sua torcida, que mais uma vez provou que, quando quer, pode fazer a diferença. Diante de 68.031 torcedores presentes - 59.098 pagantes, recorde de público no campeonato - o time rubro-negro teve atuação convincente, venceu por 1 a 0, e chegou à 10ª colocação na tabela, com os mesmos 40 pontos mas uma vitória a menos que o Vasco.

- Esta vitória representa muito para o time, nos dá moral e vamos em frente - disse o apoiador Ibson, autor do único gol do jogo.

Alguns, como Fábio Luciano, não conseguiam disfarçar a emoção ao fim da partida, não pela vitória propriamente dita, mas pela impressionante demonstração de amor do torcedor rubro-negro ao time.

- Nosso coração está na arquibancada - afirmou, com o olhar ligeiramente marejado. - Nunca tinha sentido isto. A gente joga em outros lugares com 15 mil pessoas. E, aqui, vêm 70 mil.

O técnico Joel Santana, que também não deixou de exaltar a participação das arquibancadas na grande noite rubro-negra, lembrou que o São Paulo é o melhor time do campeonato mas, ontem, o Flamengo foi bastante superior.

- Fomos melhores e fazer o resultado era questão de tempo. Não cometemos erros bobos, a equipe foi vibrante, como sempre deve ser o Flamengo - avaliou o técnico, que perdeu Maxi, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, para o clássico de domingo, contra o Fluminense.

Bruno faz defesa espetacular no fim

O Flamengo iniciou a partida exercendo forte marcação e imprimindo velocidade às saídas para o ataque. E só não abriu o placar aos quatro minutos porque Zé Luís se antecipou a Maxi na pequena área, antes que o argentino completasse, na pequena área, cruzamento de Juan.

Para conter o ímpeto rubro-negro, o São Paulo passou a tocar a bola para fazer o tempo passar e tentar encontrar espaços para acionar Borges e Dagoberto. Mas foi Cristian, com um chute da intermediária, aos 25, que acertou o travessão de Rogério Ceni, e, dez minutos depois, obrigou o goleiro paulista a fazer boa defesa após tabelar com Maxi.

Logo aos quatro da etapa final, o Flamengo conseguiu o que queria. Após bate-rebate na zaga do São Paulo, Alex Silva cortou mal, Ibson pegou a sobra e, após ganhar de André Dias na corrida, tocou na saída de Rogério Ceni para fazer 1 a 0. Pouco depois, o próprio Ibson puxou contra-ataque e serviu Maxi, que cortou Jadilson mas chutou fraco. O técnico Muricy Ramalho, então, tirou Dagoberto e pôs Aloísio, mas o São Paulo não conseguia segurar a bola no ataque.

O Flamengo continuou mais perigoso, mas a vitória foi garantida por Bruno. Aos 42, após escanteio cobrado por Richarlysson, Aloísio cabeceou e o goleiro fez defesa espetacular em dois tempos.

Ontem, o STJD adiou o julgamento do recurso em que o Flamengo pede revisão da suspensão de Obina.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Jaílton e Ibson (Léo Medeiros); Maxi (Roger) e Souza. São Paulo: Rogério Ceni, Breno, André Dias e Alex Silva; Richarlysson, Zé Luís (Fernando), Jorge Wagner, Leandro e Jadílson (Diego Tardelli); Dagoberto (Aloísio) e Borges. Juiz: Sérgio Carvalho (DF). Cartões amarelos: Leandro, Jadilson, Souza e Maxi. Público pagante: 59.098. Renda: R$ 878.669,00.

FLAMENGO:\ BRUNO: Salvou o time no final ao defender duas vezes, uma delas caído, a cabeçada certeira de Aloísio. 7.\

LEONARDO MOURA: Preso à defesa, não apoiou tanto o ataque como em outras partidas. Subiu de produção no segundo tempo e foi decisivo na jogada do gol de Ibson. 7,5.

FÁBIO LUCIANO: Jogou com seriedade e não teve vergonha de dar chutes para a frente, para o alto... 6,5.

RONALDO ANGELIM: Seguro, não deu espaços para os jogadores adversários, mas com um pouco mais de categoria do que seu companheiro de zaga. 7.

JUAN: Presença constante no ataque, participou das jogadas mais perigosas com a disposição e a eficiência de sempre. Seguro na defesa. 7,5.

RÔMULO: Cumpriu bem a sua função no meio e não comprometeu. 6.

CRISTIAN: Entrosado, fez boas tabelas com Maxi e Souza e acertou o travessão em chute de fora da área. 7,5.

JAÍLTON: Regular na marcação, mostrou-se tímido no ataque e errou alguns passes simples. 6.

IBSON: Arriscou chutes de longe, mas esteve apagado no primeiro tempo. Voltou do intervalo com mais disposição e fez um belo gol, tocando por cima de Rogério Ceni. 8,5. Saiu no segundo tempo para a entrada de LÉO MEDEIROS, que ajudou a segurar o resultado. 6.

MAXI: Seus dribles levantaram a torcida. Com raça, tabelou, disputou jogadas e ainda voltou para ajudar na marcação. Teve pelo menos duas chances claras para marcar um gol. 7,5. Saiu para a entrada de ROGER, que voltou após ser afastado por Joel, errou passes e está sem ritmo. 4.

SOUZA: Puxou contra-ataques e deu velocidade ao time, mesmo na base das trombadas. Participou da jogada do gol de Ibson. 7.

JOEL SANTANA: Seu time manteve a calma e, após o intervalo, soube aproveitar com eficiência a única falha da defesa para acabar com a invencibilidade do São Paulo. 8.

TORCIDA: Os rubro-negros estiveram em peso no Maracanã, no recorde de público da competição, e protagonizaram bonita e pacífica festa. Incentivaram o time o tempo todo e foram presenteados com a vitória. 10.

SÃO PAULO:\ ROGÉRIO CENI: Apesar do domínio do Flamengo, foi obrigado a fazer poucas defesas difíceis. Não teve como evitar o gol de Ibson. 6.\

BRENO: Teve muitas dificuldades quando precisou fazer a cobertura pelos lados da defesa. Nos lances de velocidade, foi envolvido. 4.

ANDRÉ DIAS: Teve problemas no combate a Souza e foi envolvido em alguns lances. 4,5.

ALEX SILVA: O melhor da defesa do São Paulo. Conseguiu se impor pelo alto e no combate individual, além de dar opção na saída de bola pela direita. 7,5.

LEANDRO: Muito aplicado na parte tática, só passou a ter presença ofensiva no segundo tempo, quando o São Paulo já perdia o jogo. 6.

ZÉ LUÍS: Após se machucar no início do jogo, tentou permanecer em campo com valentia, mas não tinha condições. 5. Foi substituído por FERNANDO, que tentou ser mais ofensivo, mas errou muitos passes. Também teve problemas na marcação. 5.

RICHARLYSON: Muita movimentação. Tentou jogadas pelos dois lados do campo, dando opções de tabelas aos alas e atacantes. 6,5.

JORGE WAGNER: Fez muitos desarmes, mas não foi bem nas jogadas ofensivas e nas bolas paradas. 5,5.

JADÍLSON: Em boa parte do jogo, perdeu o duelo com Leonardo Moura. Conseguiu apenas uma boa jogada no apoio ao ataque. 4,5. Foi substituído por DIEGO TARDELLI , que teve poucas chances. 5.

DAGOBERTO: Sucumbiu à marcação da defesa do Flamengo e tentou cavar faltas e pênaltis. 4,5. ALOÍSIO entrou e mostrou presença de área, quase empatando o jogo numa cabeçada perto do fim. 6,5.

BORGES: Mesmo marcado, deu trabalho à defesa do Flamengo. Obrigou Bruno a fazer defesa importante. 7.

MURICY RAMALHO: Seu time tentou cadenciar o jogo e conter o ímpeto do Flamengo, mas só ousou quando estava em desvantagem. 5.

ARBITRAGEM

Sérgio Carvalho não teve grandes dificuldades. Numa partida leal, não cometeu erros graves.

Canarinho voa no topo das mais belas

Camisa da seleção de 70 é eleita a mais linda da História pelo "The Times". Fla fica em 48º

Legenda da foto: PELÉ (10) ABRAÇA Rivelino (11) observado por Jairzinho (7), Clodoaldo (5) e Tostão (9) na festa de um dos quatro gols sobre a Itália na final

LONDRES. Capturar o amarelo com nitidez foi um desafio para a primeira transmissão colorida de um Mundial pela TV. Graças à tecnologia inovadora na época, os países mais desenvolvidos - o Brasil acompanhou o Mundial em preto e branco - puderam idolatrar em cores a camisa da seleção brasileira tricampeã na Copa de 1970, no México, eleita pelo jornal britânico "The Times" a mais linda da História. A eleição escolheu as 50 inesquecíveis e só um clube brasileiro está na lista. Em 48º, aparece o uniforme do Flamengo, comparado pelo jornal ao de um personagem dos quadrinhos: "se Dennis, o Pimentinha, gerenciasse um clube, a camisa seria igual ao do time com maior torcida no Brasil".

O "The Times" classifica a mistura de cores da camisa da seleção brasileira de "insólita e, à primeira vista, esdrúxula combinação de verde, amarelo, azul e branco". E ressalta que "nenhum outro time jamais esteve melhor vestido do que Pelé, Jairzinho, Carlos Alberto e companhia".

Brasil jogou de amarelo pela primeira vez na Copa de 54

Nas imagens da TV, o Brasil surpreendeu pelo fato de as demais seleções usarem uniformes mais sóbrios. "A combinação resultou em um verdadeiro desafio para as primeiras transmissões televisivas a cores e ela foi usada por uma equipe difícil de imitar, inclusive em sua aparência", acrescentou o "The Times".

A camisa "canarinho" surgiu após o Brasil perder a Copa de 1950, no Maracanã, para o Uruguai. Um concurso em 1953, promovido pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), mudou o visual da equipe, que usava apenas o azul e branco. A partir da Copa de 1954, a seleção passou a usar o uniforme que a consagrou, criado por Aldyr Garcia Schlee, que na época tinha 19 anos, e baseado no do Brasil de Pelotas (RS).

Em segundo lugar, outro mito: a camisa branca do Real Madrid de 1960. "um ícone, sem logotipos, nem legendas que arruinariam a perfeição. Usada por campeões do porte do argentino Alfredo Di Stéfano", diz o jornal. A terceira colocação ficou com a "azzurra" usada pela Itália derrotada na final da Copa de 70 pelo Brasil, considerada a mais bela entre as seleções européias.

Os jornalistas que participaram da eleição aproveitaram para criticar os uniformes atuais. "As camisas eram usadas antes que os jogadores parecessem anúncios publicitários". Talvez por isso estejam na lista times ingleses do passado, como Wolves, Queen's Park Rangers, Crystal Palace, e Partick Thistle.

Apesar de ser comparado à camisa rubro-negra de Dennis, o uniforme branco do Flamengo é que está mais nítido na memória dos ingleses. Vestido com aquela camisa e liderado por Zico, o time venceu o Liverpool - que aparece em 5º na lista - na final do Mundial Interclubes de 1981. No site do "The Times", um brasileiro deixou a mensagem:

"O uniforme de 81 do Flamengo realmente é um dos mais bonitos que eu me lembro. E os fãs do Liverpool nunca o esquecerão".

Jornal dos Sports

Joel: ‘Jogamos bem melhor do que o São Paulo’

A vitória de um 1 a 0 em cima do São Paulo foi uma injeção de ânimo na equipe rubro-negra. Após passar boa parte do Brasileirão na zona de rebaixamento, o Fla entrou com tudo na disputa pela vaga na Copa Sul-Americana ao quebrar a invencibilidade dos são-paulinos, que já durava 17 jogos.

Sem tirar os méritos do líder do Brasileirão, Joel Santana afirmou que o Flamengo foi muito mais time no duelo contra os paulistas.

“Esse foi o jogo mais difícil que o Flamengo teve até agora e representa muito para a equipe, já que estamos vindo em um momento muito forte. Na minha opinião, o São Paulo é a melhor equipe do futebol brasileiro no momento, mas nós jogamos bem melhor que eles hoje, bem melhor mesmo. Não tivemos aqueles erros bobos de antigamente”, observou o treinador.

Joel ainda lembrou que impôs um duro regime aos jogadores rubro-negros para honrar o manto rubro-negro.

“No Flamengo tem que ser assim, se não for assim, não vale a pena. Eu conversei com os jogadores há um tempo: para jogar no Flamengo o jogador tem que suar a camisa”, ressalta.

A muralha já era!

Defesa do São Paulo leva seu décimo gol no campeonato. Joel vibra com o triunfo

SÉRGIO MELLO, THIAGO BOKEL E NATHAN DE LIMA

Nina Lima

Observado por André Dias, Íbson toca a bola para marcar o gol que acabou com a invencibilidade do líder

A vitória do Flamengo sobre o São Paulo foi muito comemorada pelos jogadores no vestiário. O técnico Joel Santana, que armou muito bem a equipe, revelou qual foi a estratégia utilizada para vencê-lo: forte marcação nos principais articuladores de jogada do adversário.

"Eles tinham quatro jogadores que eu conhecia muito bem (Jorge Vagner, Jadílson, Aloísio e Borges). Jogaram com um lateral que não vinha atuando e outro que estava improvisado. Com isso, coloquei os meus laterais para pressioná-los e o Rômulo que marcou muito bem o Dagoberto. Creio que todos os jogadores cumpriram muito bem o seu papel", disse Joel, que acrescentou que seria injusto o Flamengo levar o gol de empate.

Nos 14 jogos do Brasileirão, jogando no Maracanã, o Flamengo chegou a sua oitava vitória, além dos cinco empates e uma derrota (na estréia da competição para o Palmeiras). Vivendo um momento de ascensão, o clube, mesmo com uma partida a menos, já aparece em décimo lugar com 40 pontos, a oito pontos da zona da Libertadores.

“Quando nós chegamos no Flamengo, o time possuía apenas 12 pontos. Trabalhamos forte e aos poucos estamos colhendo os frutos. Estamos chegando próximo ao barco. Chegando lá, já poderemos avistar o horizonte, chamado Libertadores”, verbalizou Joel.

Exército rubro-negro\ Para o treinador, a torcida do Flamengo sentiu desde o início que, pela postura do time em campo, os jogadores estavam determinados a conquistar a vitória.\

“Estamos apostando na cria da casa. Quando nós tiramos a cabeça da água, agora se mantermos essa batida, já que teremos um adversário difícil pela frente que é o Fluminense”, concluiu Joel Santana.

O treinador também elogiou o adversário, considerando que o clube paulista é hoje o melhor do Campeonato Brasileiro. Além disso, para o técnico, mesmo restando oito rodadas para o final da competição, o São Paulo será o campeão com folga.

"O São Paulo é disparado o melhor time do futebol por tudo que fez até o momento. Acredito que o São Paulo já é campeão. É um time que tem jogadas eficientes pelos dois lados do campo, tem um senhor goleiro, um meio-de-campo consistente e um ataque que se bobear não perdoa", concluiu Joel Santana.

A força de uma Nação

Apoiado pela multidão que lotou o Maraca, Fla acaba com a invencibilidade de 16 jogos do São Paulo

JOSÉ ANTONIO GERHEIM

Nina Lima

A torcida foi o diferencial a favor do Flamengo novamente e mostrou a sua grande força

O trabalho de formiguinha de Joel, a aplicação tática e a vontade dos jogadores, somadas à incomparável força e fé de uma torcida, que sabe chegar junto de seu amado time nas horas que ele mais precisa de apoio e incentivo, levaram o Flamengo a sua mais merecida vitória neste Brasileiro, exatamente sobre o lider absoluto, o decantado time do São Paulo, por 1 a 0, gol de Ibson, aos 4 minutos do segundo tempo.

Um gol ao melhor estilo do Flamengo, conseguido após uma bola disputada entre Souza e a defesa mais eficiente do campeonato, que sobrou para o camisa sete rubro-negro pegar e na frente de Rogério Ceni não vacilar. E tocar com categoria para o fundo da rede. A invencibilidade de 16 jogos do São Paulo estava indo por terra.

Gol que transformou o Maracanã numa loucura vermelho e preta de bandeiras agitadas, mãos entrelaçadas e a certeza de que aquele gol, que já podia ter saído no primeiro tempo, era a coroação de uma atuação não de um primor de técnica, mas de uma vontade e determinação de todo um time, da união inabalável entre comando e comandados e seu maior jogador: o torcedor do Flamengo.

O primeiro recado ao São Paulo foi dado logo no início, quando Maxi chegou pela esquerda e deu três dribles desconcertantes na melhor defesa do campeonato. Não saiu o gol, mas levantou o time e a torcida.

O time, sabendo o que fazer para anular o São Paulo, com seus dois ótimos laterais Leo Moura e Juan apoiando o ataque, Souza e Maxi se movimentando para todos os lados, e a muralha armada por Joel no meio de campo com Cristian, Rômulo ,Jailson e Íbson ganhando todos os rebotes, deixando a zaga e Bruno absolutamente tranquilos. Tanto que por volta dos 20 minutos, Christian arriscou quase do meio de campo, soltou uma bomba e a bola só não entrou porque tocou no travessão.

Outro aviso para Rogério Ceni e Muricy de que o campeonato ainda não acabou e que o Flamengo jogando assim é tão ou mais invencível que o São Paulo. E que agora que chegou aos 40 pontos entrou na briga pelo andar de cima e não o de baixo. E domingo tem Fla-Flu.

Fabio Luciano exalta vitória contra o líder

O Flamengo conseguiu um resultado excelente, diante dos quase 70 mil rubro-negros que estiveram no Maracanã, nesta quinta-feira. O time ganhou de 1 a 0, do São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro. Depois do jogo, o zagueiro Fábio Luciano exaltou a dificuldade de conseguir o resultado.

“A gente precisa ganhar e ainda mais do líder. Eles estava a 16 jogos invictos, poucos conseguiram ganhar deles.Fizemos um trabalho duro, bem feito, do Joel, da diretoria, sabemos que foi duro e conseguimos. O importante foi lutar e dar os três pontos e alegria a essa torcida ai. Estou emocionado com tudo isso” disse o capitão do Fla.

Delírio e redenção no Maraca

Flamengo acaba com invencibilidade são-paulina e dá adeus ao rebaixamento

Jorge Lourenço jlourenco@jsports.com.br

Nina Lima

De braços abertos, Ibson comemora o gol rubro-negro ao lado de Maxi

Na noite que marcou a redenção do Flamengo no Campeonato Brasileiro, a Nação rubro-negra lotou o Maracanã, bateu o recorde de público na competição e presenciou a vitória, por 1 a 0, sobre o São Paulo, que apagou de vez o fantasma do rebaixamento e acabou com a invencibilidade de 16 jogos do líder da competição. O resultado colocou o Fla na 10ª posição e impediu os paulistas de disparar na liderança do torneio.

Clique aqui e confira o comentário de Joel sobre a vitória rubro-negra!

Empurrado pela torcida, o Flamengo começou a partida extremamente ofensivo. Logo nos primeiros momentos, Maxi Biancucchi fez um carnaval na defesa paulista com uma série de dribles. Inspirado, o argentino quase abriu o placar após um excelente cruzamento de Juan, mas concluiu por cima do travessão. Passados os 10 minutos iniciais, o São Paulo conseguiu quebrar o ímpeto rubro-negro, mas continuava sem conseguir fazer boas subidas aos ataques.

O Maraca voltou a vibrar aos 26, quando Cristian arriscou um chute do meio da rua e carimbou o travessão de Rogério Ceni com uma bomba. Em pleno domínio da partida, o Fla teve outra grande chance antes do fim do primeiro tempo. Cristian fez uma bela tabela com Maxi, mas finalizou em cima do goleiro são-paulino.

Ibson levanta a Nação\ O São Paulo começou o segundo tempo mais ofensivo e tentou esboçar uma reação perante o domínio rubro-negro, mas o bom momento durou pouco. No primeiro ataque do Flamengo, Ibson aproveitou o bate-rebate na área, matou no peito e chutou devagar, por cima do goleiro, abrindo o placar para o delírio da torcida carioca.\

O gol flamenguista abalou os tricolores, que, por muito pouco, não levaram o segundo. Ceni, famoso pela eficiência, quase entregou a bandeja em uma reposição de bola que quase parou nos pés de Souza. Desesperado para arrancar o empate, o líder do Brasileirão partiu em peso para o ataque. Os rápidos contra-ataques comandados pelos laterais rubro-negros incendiaram a partida. Apesar da pressão, o Mengão continuou sendo mais time e teve as investidas mais perigosas da partida.

Perto do fim, os torcedores ainda levaram um grande susto. Aos 42, com o resultados nas mãos, Jorge Wágner cobrou escanteio com precisão e Aloísio, de cabeça, mandou para o gol, mas Bruno espalmou, a bola ainda chegou a bater no travessão e alguns são-paulinos já comemoravam um gol. Corretamente, o juiz não deu o gol tricolor e mandou o jogo prosseguir.

O próximo domingo, Flamengo terá outro tricolor pela frente: o Fluminense. O clássico será no Maracanã, às 18h10. O São Paulo também volta aos gramados para um clássico, às 16h, contra o Corinthians, no Morumbi.

Nike pode romper o casamento com o Flamengo

Agora está faltando pouco para o goleiro Bruno fazer o que tinha vontade há muito tempo. Depois de pleitear durante quatro meses para colocar o Urubu na sua camisa, finalmente o jogador poderá utilizar o mascote a partir da partida de domingo, no Fla-Flu, restando apenas a autorização da Nike, fornecedora de material esportivo do Flamengo.

Mas o problema pode ser muito maior do que a simples autorização. O relacionamento entre a Nike e o Flamengo não é dos melhores, desde que a fornecedora americana começou a atrasar o envio dos uniformes, tanto de futebol, quanto dos esportes olímpicos. Vice de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen evitou polemizar o assunto.

“Já tivemos problemas com a Nike no passado, mas nesse momento a relação está normal. Eles passaram por uma reformulação de planejamento no mercado brasileiro e estão conseguindo deixar o material do futebol em dia. Ainda temos contrato até junho de 2009 e a intenção é que ele seja mantido”, tentou desmentir Ricardo.

Julgamento de Obina adiado\ Por causa de um problema de saúde do relator do processo, Caio Rocha, o julgamento do atacante Obina no pleno do STJD foi adiado. Ainda não há uma decisão sobre uma nova data. Há a possibilidade do advogado Michel Assef Filho tentar novamente o efeito suspensivo. Ontem também, foram pagos 50% dos salários referentes ao mês de agosto\

Estadual de Futsal pega fogo

A pontuação dos times se equivalem e cada jogo do returno será vital para continuar vivo

Mariana Land

Úrsula Nery/Arquivo JS 31-8-2007

Na primeira partida do campeonato, o Fla venceu o América, com dificuldade, por 1 a 0

Hoje serão realizados quatro jogos pelo Estadual de Futsal. Os dois grupos estão com pontuações muito próximas entre os times. A rodada passada foi marcada por muita garra das equipes e por duas grandes goleadas.

Brigando pela liderança do Grupo B, o Flamengo terá hoje um importante e difícil jogo contra o América em casa. A partida deve ser marcada por muita determinação das duas equipes. Segundo o técnico rubro-negro Cid Escarlate, as equipes se equivalem.

"Esperamos um jogo equilibrado pois o adversário vem de um bom resultado e a vitória é importante para as pretensões deles."

O time americano luta para ficar entre os classificados para a próxima fase. Na semana passada, realizou um jogo eletrizante e empatou com o Macaé.

"É entrar e ganhar. Tiramos a diferença no último jogo e a vitória nos coloca entre os classificados.", afirmou o técnico, Alan Salino.

O Macaé enfrenta, diante da sua torcida, o Piedade em um jogo que vale seis pontos para ambas as equipes. O empate da equipe macaense na última rodada fez com que a comissão técnica e os jogadores saíssem aborrecidos de quadra.

"Não esperávamos o empate e ficamos irritados do jogo. Trabalhamos forte em cima dos erros e vamos buscar a vitória. Uma derrota embolaria o campeonato.", afirmou o técnico Sávio Badini, se referindo à proximidade de pontos das equipes líderes do grupo.

Líder x lanterna\ O líder do segundo grupo, o Cabo Frio, terá pela frente o lanterna Drogaria do Povo.\

"O time está preparado, focado no jogo que será difícil. É um clássico regional, o adversário conhece o nosso jogo", disse Rodrigo Barreto, técnico da equipe.

O Drogaria ainda não conseguiu conquistar pontos no campeonato, mas vem treinando muito para conseguir pontuar. "Nosso time está tentando se reerguer no campeonato, mas os desfalques têm sido constantes no time, e isso dificulta o trabalho.", falou Flávio, o técnico da equipe.

No Grupo A, o Petrópolis, que vem de uma excelente vitória contra o Vasco, terá como adversário esta noite o CSSE. O time serrano busca a sua sexta vitória consecutiva e a classificação atencipada para as quartas-de-final. A principal preocupação do técnico Malafaia é a conclusão a gol.

"Durante a semana, cobramos muito do ataque. Nas três últimas partidas tivemos o mesmo defeito:não escolhemos o melhor momento para concluir. A defesa está bem, mas precisamos fazer muito mais.", analisou. O jogo será realizado no Ginásio na UCP.

O Dia

Flamengo derrota o líder São Paulo no Maracanã

Marluci Martins

Rio - O convidado especial era o virtual campeão brasileiro. Mas o Flamengo não costuma tratar bem suas visitas quando joga em casa. O Rubro-Negro venceu o líder São Paulo por 1 a 0 e completou uma seqüência invicta de 13 jogos no Maracanã. Íbson fez o gol da vitória, que colocou o time na 10ª posição, com 40 pontos, empatado com o Vasco, ambos com um jogo a menos. Mesmo com a derrota , o Tricolor manteve 12 pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, segundo colocado com 51.

Empurrado por quase 70 mil torcedores no estádio — recorde de público do Brasileiro — o Flamengo começou dando sufoco. Aos 4 minutos, Souza puxou contra-ataque e rolou para Juan, que fez o cruzamento. Maxi dividiu com a zaga e a bola saiu por cima do travessão.

O time paulista passou a valorizar a posse de bola, mas não conseguia finalizar. Aos 25, o Flamengo quase abriu o placar. Cristian arriscou de longe e acertou o travessão. Pouco depois, o próprio Cristian chutou rasteiro e Rogério Ceni defendeu.

Na volta do intervalo, a superioridade rubro-negra foi traduzida em gol. Aos 4 minutos, depois de bate-rebate na zaga, a bola sobrou para Íbson, que foi esperto, correu pelas costas de André Dias, e encobriu o goleiro Rogério Ceni com um toque de categoria, fazendo 1 a 0.

O Flamengo queria mais. Aos 10 minutos, depois de contra-ataque rápido, Maxi invadiu a área, mas finalizou mal. O São Paulo passou a partir mais para o ataque, mas não deu trabalho para Bruno. O time rubro-negro recuou e deu mais espaços no meio-campo.

DRAMA E OLÉ NO FIM

Aos 42min, Aloísio cabeceou, Bruno fez um milagre, a bola bateu no travessão, no goleiro, mas não entrou. Do banco de reservas, Joel Santa orientou os gandulas para que sumissem com as bolas. Nas arquibancadas, a torcida, vibrando, chegou a gritar ‘olé’ quando o time tinha a posse de bola.

A vitória esquentou de vez o Fla-Flu de domingo. “Estamos com moral para o clássico”, afirmou Íbson, enquanto agradecia o incentivo da torcida rubro-negra.

A MALANDRAGEM DE ÍBSON

Depois de ficar 20 dias afastado do grupo, Íbson voltou ao time e marcou o gol da vitória. Muito festejado, o jogador explicou sua malandragem na hora da jogada que decidiu a partida. “Foi um lance complicado. Depois do bate-rebate, consegui puxar a bola meio com o peito, com o ombro. Depois, apareci na frente e, com tranqüilidade, consegui fazer o gol da vitória”, afirmou o jogador.

Após muita festa no gramado e no vestiário, Íbson comentou a importância de um triunfo sobre o líder. “Essa vitória representa muito, ainda mais com o apoio dessa torcida. Não existe emoção igual. O resultado melhorou nossa situação. Agora, é pensar no Fla-Flu. A gente precisa ter calma para vencer o clássico de domingo”, afirmou Íbson, que aproveitou para agradecer o apoio dos companheiros de time e da família no tempo em que ficou afastado da equipe.

MAXI É DESFALQUE

Maxi levou o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão contra o Fluminense. A primeira opção seria a entrada de Leonardo, mas somente esta sexta Joel Santana começará a definir a equipe para o clássico. Renato Augusto ainda não está em condições de jogo. Na partida, Roger entrou na vaga do atacante argentino, já no segundo tempo.

Julgamento de Obina adiado

O novo julgamento de Obina não foi realizado e agora não tem data para acontecer. O motivo foi a ausência do relator do processo, Caio Rocha, que não compareceu ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por motivo de saúde.

Obina seria julgado para tentar mudar a sentença da Segunda Comissão Disciplinar, que no dia 18 de setembro o condenou a 120 dias de afastamento por ter dado uma cotovelada em Índio, do Internacional.

O departamento jurídico do Flamengo tentará a absolvição de Obina. Caso isso não seja possível, buscará desqualificar a acusação de agressão para ato hostil, o que reduziria a pena para suspensão de um a três jogos.

Já o apoiador Hugo, do São Paulo, que recebeu uma entrada de Goiano, do Paraná, e revidou com uma cusparada, tentou a redução da pena, mas foi novamente condenado a 120 dias.

Os relatores negaram levar em consideração o pedido de desculpas de Hugo ao jogador que levou a cusparada e ainda desconsiderou os argumentos de defesa tricolor, que foi feita oralmente e deveria ter sido realizada também por escrito.

O caso de Bosco também foi novamente julgado. Depois de ter sido punido com uma partida de suspensão, o goleiro do São Paulo pegou gancho de mais um jogo. Contra o Palmeiras, o jogador fez gestos ofensivos para a torcida do Verdão e, depois do término da partida, entrou em campo, pegou uma pilha do chão (que fora jogada pelos torcedores) e simulou para o árbitro que havia sido atingido.

Vitória leva Joel a sonhar com vôos mais altos

Rio - Candidato a morrer afogado no Brasileiro, o Flamengo começa a descobrir e acreditar em novos horizontes no campeonato. Para Joel Santana, a vitória sobre o líder São Paulo e a subida na tabela devolveram a confiança ao Rubro-Negro.

“Quando cheguei, tínhamos 12 pontos. Agora, já tiramos a cabeça de dentro d’água. Com mais alguns pontos, já subiremos no barco para ver qual será nosso horizonte”, declarou o técnico, que não quis traçar planos em relação à Copa Sul-Americana ou à Libertadores.

Mesmo com respeito ao São Paulo, Joel admitiu que esperava mais dificuldades ontem. “Esperava uma partida mais complicada, mas jogamos melhor e merecemos ganhar.

Vencemos o líder e mostramos que temos condições de bater o vice-líder também”, completou.

Tanto o treinador como os jogadores derramaram elogios para a torcida, que fez uma grande festa no Maracanã. Depois da vitória, time e torcedores festejavam como se fosse a conquista de um título. “Torcida e jogadores se uniram e foram para o estádio. Com esse apoio, não temos o direito de não mostrar garra. Falei para o grupo que para jogar aqui é preciso suar a camisa, sempre. Temos que fazer festa, pois não é todo dia que vencemos o líder da competição”, declarou Joel Santana, já pensando no Fla-Flu: “Temos pouco tempo para trabalhar. É importante ter equilíbrio emocional”.

CLUBE INOVA E PAGA ‘MEIO-MÊS’

A diretoria rubro-negra conseguiu no Conselho de Administração a autorização necessária para utilizar em etapas os R$ 11 milhões que espera receber até dezembro, do contrato com a Petrobras. A primeira parcela a ser paga, provavelmente na próxima semana, do empréstimo feito em instituições financeiras, será de cerca de R$ 3,5 milhões.

O valor será usado para quitar com jogadores e funcionários parte da dívida dos meses de agosto e setembro, além da premiação pelo Estadual. Ontem, foram pagos 50% dos salários de agosto dos jogadores. Semana que vem, saem 50% referentes ao mesmo mês para uns 70 funcionários que ainda não haviam recebido.

“Está tudo encaminhado pela diretoria. Não temos problema nenhum com os dirigentes. As notícias que surgiram durante a semana poderiam jogar a torcida contra a gente, o que não ocorreu”, disse Roger, que interrompeu a coletiva só para dar a declaração.

Gazeta Esportiva

No Flamengo, ordem é valorizar apoio da torcida

Rio de Janeiro (RJ) - Quase 70 mil pessoas – entre pagantes e não pagantes – estiveram no Maracanã e ajudaram o Flamengo a conquistar uma vitória importante sobre o São Paulo, líder do Campeonato Brasileiro. Por isso, os jogadores fizeram questão de agradecer a participação do público na noite desta quinta-feira no Maracanã.\ “Esse apoio é maravilhoso”, definiu o zagueiro Fábio Luciano, capitão do Flamengo, ainda no calor da partida. “Foi um jogo difícil, mas a torcida encheu. O time também está de parabéns, corremos, lutamos. São três pontos que ficam na história”, emendou o atleta, visivelmente empolgado.\

Autor do gol da vitória, o meio-campista Ibson recordou que já sentiu a emoção de saborear uma vitória do Flamengo das arquibancadas. “Já torci bastante por esse time e sei que é uma sensação diferente”, afirmou.

Em sua preleção com os atletas, o técnico Joel Santana usou bastante o fato de a torcida comparecer em massa ao Maracanã para ver o confronto contra o líder São Paulo. De fora, ele viu que sua tática deu resultado.

“Tem que ressaltar o apoio da torcida. Com isso, os jogadores dão o máximo dentro de campo”, admitiu o comandante do Flamengo

Para Joel, Flamengo foi bem superior contra líder São Paulo

São Paulo (SP) - No Flamengo, era difícil conter a empolgação após a vitória diante do São Paulo, no Maracanã. O técnico Joel Santana valorizou o esforço de seus atletas em campo e observou uma grande superioridade de sua equipe diante do líder disparado do Campeonato Brasileiro.\ “Sem querer desmerecer o São Paulo, que é o melhor do Brasil, mas nossa equipe jogou bem melhor, mas bem melhor mesmo. Não tivemos os erros absurdos de tomar gols bobos, sem atenção. Hoje a equipe foi atenta, vibrante. O Flamengo tem que ser sempre assim”, afirmou o treinador. “Esperava até um jogo mais difícil”, completou Joel Santana.\

Após o apito final da arbitragem, jogadores e comissão técnica improvisaram uma festa no gramado pelo resultado positivo diante do Tricolor. “Quando se ganha do favorito, claro que precisa fazer festa”, apoiou Joel Santana.

Em contrapartida, em termos de classificação, a vitória diante do São Paulo tem o mesmo valor que qualquer outra no Campeonato Brasileiro. Joel Santana destaca o salto do time na classificação e as perspectivas de brigar até por uma vaga para a Libertadores-2008.

“A vitória é boa pela rivalidade, pelo que representa o São Paulo, mas o importante foi chegar aos 40 pontos. A competição está ficando embolada. Para mim, foi mais um jogo”, finalizou o técnico

Ibson encerra série positiva do Tricolor: 1 a 0 para o Flamengo

São Paulo (SP) - Depois de 16 partidas, o São Paulo voltou a sentir o sabor de uma derrota no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira, o Tricolor sofreu com a falta de inspiração e acabou batido pelo Flamengo por 1 a 0, no Maracanã, gol de Ibson no início da etapa final. Com isso, perdeu a chance de igualar sua maior série invicta na história da competição (17 jogos em 1973).\ Mesmo com a derrota, o São Paulo continua tranqüilo na liderança, com 12 pontos de vantagem (63 a 51) sobre o Cruzeiro, que perdeu no dia anterior em casa para o Santos. Já o Flamengo sobe para o décimo lugar, com 40 pontos.\

Na próxima rodada, as duas equipes terão clássicos pela frente. O São Paulo joga contra o Corinthians, enquanto o Flamengo enfrenta o Fluminense. Ambos os jogos estão marcados para o domingo.

Empolgado com a grande presença de público, o Flamengo partiu com tudo para cima do São Paulo. Pelo lado esquerdo, o lateral Juan era a principal opção ofensiva carioca. Em cinco minutos, duas oportunidades para os donos da casa, primeiro com Maxi Biancucchi na pequena área e depois com Souza, que até balançou as redes, mas o lance acabou anulado por impedimento.

A partir dos dez minutos, o São Paulo acalmou a partida e passou a valorizar a posse de bola. Com isso, o Flamengo perdeu o ímpeto do início. Mesmo assim, os cariocas quase chegaram ao gol aos 26 minutos, quando Cristian arriscou de longe e acertou o travessão de Rogério Ceni.

Pouco antes do intervalo, as duas equipes caíram de rendimento. O São Paulo ainda perdeu o volante Zé Luís, que sentiu dores na cabeça após choque com um adversário. Fernando entrou em seu lugar. Ao apito final da arbitragem, Rogério Ceni reconheceu a superioridade do adversário nos 45 minutos iniciais: “Se tivesse que escolher, o Flamengo foi um pouco melhor”, admitiu.

Só que no segundo tempo o Flamengo precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar. Em uma jogada confusa, a bola sobrou para Ibson na área. O meio-campista teve o trabalho apenas de tocar por cima de Rogério para marcar 1 a 0.

Aos 19 minutos, Muricy Ramalho apelou para a entrada de Aloísio no lugar de Dagoberto. Pouco depois, abriu mais o time com Diego Tardelli na vaga de Jadilson. Porém, a equipe continuou apática em campo e nem mesmo uma cabeçada de Aloísio no travessão no final evitou a derrota diante do Flamengo

Pele'Net

Maior público do BR vê Flamengo desbancar líder São Paulo

Da Redação\ Em São Paulo\

Diante do maior público do atual Campeonato Brasileiro (59.098 pagantes), o Flamengo foi o responsável por impor uma derrota ao líder São Paulo depois de 16 rodadas de invencibilidade. Na noite desta quinta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, os cariocas venceram os paulistas por 1 a 0, gol de Ibson.

FLA DERRUBA SÉRIE DO SÃO PAULO

A última derrota do clube do Morumbi havia sido também para um time carioca: o Fluminense. No dia 18 de julho, na capital paulista, o São Paulo perdeu de 1 a 0, gol de pênalti do atacante Somália.

Com esse triunfo, a equipe do técnico Joel Santana mantém bom retrospecto atuando no Maracanã e se afasta ainda mais da zona de rebaixamento. Agora dono de 40 pontos, o Flamengo aparece na décima colocação.

Já o São Paulo segue disparado na liderança, com 63 pontos, 12 a mais que o vice-líder Cruzeiro. Embora a distância já seja mais do que confortável, a equipe do técnico Muricy Ramalho perdeu a chance de aumentar para 15 essa diferença. Isso porque os mineiros perderam do Santos na última quarta-feira.

O início da partida foi de pressão do Flamengo. O time carioca sufocou o São Paulo no campo de defesa, mas não conseguiu entrar na área com perigo. As melhores oportunidades foram em chutes de Cristian. O primeiro de longe, aos 26min, acertou travessão de Rogério Ceni. E no segundo, da área, o goleiro defendeu.

"Criamos várias jogadas, mas não conseguimos concluir muito em gol", declarou o lateral-direito Leonardo Moura no intervalo da partida. "Com o estádio lotado como está era normal que eles viessem para cima no início do jogo, vamos ver a reação da equipe no segundo tempo", comentou o goleiro Rogério Ceni.

A equipe tricolor teve problemas de criação no primeiro tempo. Tanto que não levou perigo ao goleiro Bruno. Aos 38min, o problema foi físico. O volante Zé Luis teve de ser substituído por Fernando depois de sentir dores na cabeça.

No segundo tempo, a defesa do São Paulo facilitou a conclusão a gol pedida por Leonardo Moura no intervalo. Aos 4min, após bate cabeça dos zagueiros tricolores, a bola sobrou para Ibson na grande área. Ele tocou com categoria na saída do goleiro Rogério Ceni e abriu o placar no estádio do Maracanã.

O gol deu ainda mais ânimo para o Flamengo, que manteve certa pressão nos minutos seguintes. O São Paulo, por sua vez, sentiu e demorou a se reencontrar. E quando isso aconteceu não conseguiu chegar com perigo. A entrada de Aloísio deu mais força ao ataque, mas as finalizações continuaram escassas.

A melhor chance de empate aconteceu aos 42min, quando Jorge Wagner cobrou escanteio da esquerda, Aloísio cabeceou e Bruno espalmou no travessão.

Flamengo e São Paulo voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo. E ambos têm clássicos pela frente. No domingo, às 18h10, o time rubro-negro encara o arqui-rival Fluminense, no estádio do Maracanã. No mesmo dia, só que às 16h, a equipe tricolor recebe o Corinthians, no estádio do Morumbi.

Ibson comemora retorno no Fla; Roger explica polêmica

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Depois de quatro rodadas fora da equipe, os meio-campistas Ibson e Roger retornaram ao time do Flamengo no triunfo diante do São Paulo. O primeiro, por sinal, foi o herói da partida, marcando o gol da vitória.

Após o duelo, o volante preferiu dedicar o tento marcado aos fisioterapeutas do clube e aos torcedores rubro-negros, que lotaram o estádio e bateram o recorde de público pagantes no Brasileirão - 59.098.

"Fico muito feliz por voltar marcando gol. Tive uma contusão séria, mas agradeço aos fisioterapeutas do Flamengo, que passaram mais de uma semana comigo", disse Ibson.

"Também não posso deixar de agradecer o apoio da minha família e dos torcedores, que foram fantásticos", completou o meio-campista, que foi titular na partida.

Já o meia Roger, que começou no banco de reservas, entrou somente aos 35min do segundo tempo e demonstrou falta de ritmo de jogo, errando passes fáceis.

Entretanto, mesmo com a atuação apagada, o jogador foi ao vestiário conceder entrevista, mais especificamente para falar da questão do atraso salarial.

Às vésperas do confronto contra o São Paulo, foi divulgado que o elenco rubro-negro estava insatisfeito com o atraso do salário e que havia tido uma reunião entre os jogadores, o que foi explicado por Roger.

"A gente sabe do empenho da diretoria para cumprir suas obrigações. Sabemos as dificuldades que o Flamengo passa. Tivemos apenas um esclarecimento que o Fábio [Luciano], nosso capitão, nos passou. O presidente explicou para ele quando ia nos pagar e ficou tudo acertado", disse o meia, para depois fazer rasgados elogios aos dirigentes:

"Viemos esclarecer isso agora para dizer que está tudo muito bem resolvido com a diretoria. Quando o nosso presidente fala, as coisas acontecem", assegurou o jogador.

Joel afirma que esperava jogo mais difícil ante São Paulo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Uma partida tranqüila para o Flamengo. Assim o técnico Joel Santana considerou a vitória rubro-negra diante do São Paulo, líder disparado do Campeonato Brasileiro.

Sem querer provocar ou menosprezar a equipe tricolor paulista, o treinador afirmou que o triunfo por 1 a 0 foi mais fácil do que ele imaginava.

"Sinceramente, esperava um jogo mais difícil pelo que o São Paulo representa. Não quero tirar o mérito do São Paulo, que é a melhor equipe do Brasil, mas jogamos bem melhor", disse o comandante rubro-negro.

De acordo com Joel, o apoio dos torcedores foi fundamental para que o time superasse o adversário e atuasse de forma agressiva, pressionando desde o primeiro minuto.

"Os jogadores e a torcida se uniram e jogaram de igual para igual. Fizemos uma partida que eles não gostam, pois jogamos igual a eles. Mostramos o porquê de estarmos vencendo no Maracanã", declarou Joel, que finalizou de forma exultante:

"Vencemos o líder e o vice-líder [Cruzeiro] no Maracanã. Só isso o que eu queria dizer para vocês [jornalistas]".

O próximo compromisso do Flamengo será novamente no Maracanã. O adversário de domingo, às 18h10, será o Fluminense, no clássico da rodada no Rio de Janeiro.

Flamengo comemora como título triunfo ante São Paulo

Da Redação\ No Rio de Janeiro\

Após a vitória desta quinta-feira sobre o São Paulo por 1 a 0, no Maracanã, os jogadores do Flamengo comemoraram o triunfo como se tivessem conquistado um título. Depois do apito final do árbitro, os atletas se abraçaram e demonstraram bastante entusiasmo com a vitória diante do líder do Campeonato Brasileiro.

"Você joga contra o líder do campeonato e ganha dele. É claro que os jogadores têm de fazer festa e comemorar bastante, pois na minha opinião o São Paulo é o campeão já", afirmou o técnico Joel Santana após o jogo.

Na noite desta quinta, o recorde de púbico do Brasileiro foi quebrado. Com quase 60 mil pessoas, a torcida do Flamengo ajudou o time a conquistar o segundo triunfo consecutivo na competição e completar o quinto jogo sem derrotas.

"Com uma torcida dessa não tem como não jogar bem no Maracanã. Temos a obrigação de atuar bem e corresponder aos torcedores", concluiu o treinador rubro-negro.

Além de vencer o líder da competição nacional, o Flamengo quebrou uma invencibilidade de 16 jogos do São Paulo, que não perdia no campeonato desde o dia 18 de julho, quando foi derrotado pelo Fluminense, no Morumbi.

A equipe das Laranjeiras, inclusive, é o próximo adversário do Flamengo. O Fla-Flu será realizado no próximo domingo, às 18h10, no Maracanã. No primeiro turno, o time rubro-negro levou a melhor e venceu o rival por 1 a 0, gol do argentino Maxi Biancucchi, que está fora do clássico por ter levado o terceiro cartão amarelo.

GloboEsporte

Fla bate o líder São Paulo no Maraca

Ibson marca o gol da vitória e torcida rubro-negra faz a sua parte na arquibancada

Márcio Iannacca

O Flamengo bateu o temido líder São Paulo, que tinha perdido apenas um jogo fora de casa (para o Náutico), na noite desta quinta-feira, no Maracanã. Com um gol de Ibson, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e, pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro, entrou no grupo dos dez melhores times do torneio e na zona de classificação à Copa Sul-Americana. Além disso, os torcedores fizeram o seu papel na arquibancada e mais uma vez quebraram o recorde de público da competição. Mais de 68 mil pessoas estiveram presentes no estádio e 59.098 pagaram ingresso (assista ao gol no vídeo ao lado).

Com o resultado, o Flamengo ganhou três posições e passou a ocupar a décima colocação, com 40 pontos. O São Paulo segue na liderança, com 63. Na próxima rodada, o Rubro-Negro vai pegar o Fluminense, no Maracanã. O São Paulo enfrenta o Corinthians, no Morumbi. As duas partidas vão ser no domingo.

Confrontos curiosos na etapa inicial

O primeiro tempo foi marcado por uma maior posse de bola do São Paulo e pelas chances desperdiçadas pelo ataque do Flamengo. Ibson teve uma logo aos oito minutos. A zaga salvou o Tricolor. Aos 25, Cristian arriscou de fora da área e a bola bateu no travessão de Rogério Ceni. Além disso, o duelo entre Dagoberto e Fábio Luciano, que bateram boca no início da etapa inicial, e Maxi e Alex Silva, o baixinho versus o gigante, chamaram a atenção dos torcedores no Maracanã.

A discussão de Dagoberto e Fábio Luciano começou após uma simulação do atacante. O jogador tricolor caiu dentro da área e pediu pênalti. O juiz nada marcou. O Rubro-Negro deu uma dura no rival e o jogo seguiu. No lance seguinte, o são-paulino disputou uma bola com o atleta rubro-negro e deixou o pé. Mais uma discussão ríspida, logo dissipada pelo árbitro Sérgio da Silva Carvalho, que deu uma bronca nos dois. E a etapa inicial ficou nisso. Chance do Fla de um lado e domínio tricolor do outro.

Ibson garante os três pontos do Fla

Torcida homenageia Zico no Maracanã

E o Flamengo voltou para a etapa final como iniciou a partida: partindo para o ataque. A equipe de Joel Santana foi premiada por sua iniciativa logo no começo do segundo tempo. Aos quatro minutos, Ibson aproveitou uma rebatida errada da zaga do São Paulo para abrir o marcador. O gol incendiou a torcida rubro-negra, que lotou o Maracanã.

O time rubro-negro seguiu melhor e teve a chance de ampliar. Aos 10, Ibson lançou Maxi na área. O argentino passou por uma marcador e, de canhota, chutou em cima de Rogério Ceni. Aos 16, Cristian também teve uma oportunidade. O jogador recebeu belo passe de Leo Moura e desperdiçou.

O técnico Muricy Ramalho colocou o São Paulo no ataque ao apostar nas entradas de Aloísio e Diego Tardelli. O Tricolor passou a dominar o meio-campo. Aos 42, Bruno fez uma defesa milagrosa, salvando a equipe do empate. O Flamengo jogava nos contra-ataques. Para corrigir o erro, Joel colocou Leo Medeiros e Roger, que entou mal na partida. O jogador parecia desesperado e mancava nitidamente da perna esquerda. No fim, o Rubro-Negro garantiu mais três pontos e a torcida fez a festa com uma versão adaptada do "Tema da Vitória".

Vitória do Fla tem comemoração de título

Triunfo sobre o líder do Brasileiro mais parecia a conquista de uma taça pelo Rubro-Negro

Torcida do Fla bate novo recorde de público: 59.098 pagantes no Maracanã

Jogadores e comissão técnica na beira do campo pedindo o encerramento da partida e uma comemoração exacerbada na arquibancada. Título do Flamengo? Que nada. O time venceu o líder São Paulo por 1 a 0. Garra, vontade e determinação não faltaram ao Rubro-Negro, mas a situação do time no Brasileirão exigia a conquista de mais três pontos na competição.

Para o meia Ibson, a comemoração foi válida, já que os torcedores têm vivido os momentos ruins do time e apoiado o Flamengo nas partidas no Maracanã.

- A gente precisa ter calma para vencer o Fluminense no domingo. A vitória é importante para somar pontos. Vencer o líder, diante da torcida, é especial. Mas não podemos exagerar - diz Ibson.

O zagueiro e capitão Fábio Luciano concordou com Ibson.

- Vamos comemorar só até sexta-feira. No domingo, o Fluminense é o nosso novo adversário - afirma.

Maxi desfalca o Fla no clássico

Atacante recebe cartão bobo e não vai enfrentar o Fluminense, no domingo

O atacante Maxi Biancucchi deu bobeira ao ser substituído no jogo desta quinta-feira, contra o São Paulo, no Maracanã. O atleta do Flamengo demorou a deixar o campo de jogo e levou o terceiro cartão amarelo. Com isso, o argentino está fora do clássico de domingo, diante do Fluminense, também no Maracanã.

O técnico Joel Santana vai ter dois dias para escolher o substituto do titular. O treinador tem poucas opções, já que Obina está suspenso pelo STJD e Paulo Sérgio segue fora por causa de um problema na clavícula. Com isso, Kayke, Leonardo e Roger disputam uma vaga no setor.

Jogadores defendem diretoria do Fla

Roger, Ibson e Fábio Luciano desmentem reunião para discutir salários atrasados

Márcio Iannacca

Roger, Ibson e Fábio Luciano negam que time esteja com salários atrasados\ Roger, Ibson e Fábio Luciano entraram juntos na sala de imprensa do Flamengo após o triunfo sobre o São Paulo por 1 a 0. Os três jogadores desementiram a informação de que uma reunião teria tratado de salários atrasados do clube. O meia, que entrou no segundo tempo da partida desta quinta-feira, foi o responsável por passar a opinião do elenco.\

- Sabemos do desempenho da diretoria, principalmente do nosso vice-presidente, o Kléber Leite. A reunião que tivemos foi um esclarecimento para os mais novos. O Fábio Luciano, nosso capitão, foi convocado pela diretoria para saber da situação dos salários e transmitiu a idéia da diretoria de escalonar o pagamento. A idéia foi aceita pelo grupo - diz o meia rubro-negro.

O jogador classificou como perigosa a informação da reunião. Segundo ele, uma derrota para o São Paulo poderia prejudicar os planos da comissão técnica e causar uma reação negativa da torcida.

- Foi um jogo perigoso por causa de tudo o que foi falado durante a semana. Se a nossa equipe perde, a conotação da reunião poderia criar um problema para o grupo - analisa Roger.

Roger praticamente fora do Fla-Flu

Meia rubro-negro lamenta ter sentido lesão em seu primeiro lance da partida desta quinta

Márcio Iannacca

O meia Roger, do Flamengo, admitiu ao GLOBOESPORTE.COM que voltou a sentir uma lesão na parte posterior da coxa esquerda. Logo após entrar na partida desta quinta-feira, contra o São Paulo (assista no vídeo ao lado aos melhores momentos da vitória do Fla), o jogador pareceu desesperado dentro do gramado, levando a mão ao rosto o tempo todo.

- Senti muito. Fui dar um pique logo no início e senti a mesma lesão da coxa. Errei dois passes bobos, justamente para não forçar - explica o meia Roger.

O jogador, que esteve na sala de imprensa rapidamente, já iniciou o tratamento. Roger deixou o Maracanã com dois eletrodos na coxa esquerda. Nesta sexta-feira, ele será submetido a um exame de imagem para ver a gravidade da lesão. A tendência é que ele fique fora do clássico de domingo, contra o Fluminense.

- Vai ser difícil jogar domingo. Vamos esperar o resultado do exame - afirma o jogador.

Juan dedica vitória aos torcedores do Fla

Lateral vibra com a conquista de mais três pontos no Campeonato Brasileiro

O lateral-esquerdo Juan dedicou a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, nesta quinta-feira, no Maracanã, aos torcedores do Flamengo. Para o jogador, a presença maciça dos rubro-negros foi fundamental para a conquista dos três pontos.\ - Essa vitória é para eles. A torcida compareceu e nos ajudou mais uma vez - diz Juan.\

O jogador não repetiu a boa atuação das últimas partidas, mas foi importante para o time rubro-negro. O jogador é o artilheiro do Flamengo no Brasileirão, com cinco gols.

Camisa do Brasil é a mais bonita da história

Eleição foi feita pelo site Times Online. Camisa do Flamengo aparece na 48ª colocação

A camisa da seleção brasileira de 70 foi eleita a mais bonita da história

O Times Online, um dos mais tradicionais sites da Inglaterra, elegeu os 50 uniformes mais bonitos da história. E a camisa da seleção brasileira de 1970 foi a vencedora, superando rivais tradicionais como o Real Madrid de 1960, a Argentina de 1978, a Inglaterra de 1966 e o Flamengo, que terminou na 48ª posição. A análise também levou em consideração a qualidade das equipes e os craques que utilizaram tais uniformes, numa maneira de dar mais charme à eleição.

Para eleger a seleção brasileira, o site levou em consideração o arrojado estilo do uniforme. Na época, a Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF, decidiu utilizar combinação de cores (amarelo, verde, azul e branco) que tinha tudo para dar errado por causa do padrão das imagens utilizadas na transmissão das partidas da Copa de 1970. No entanto, nenhum time do Mundial se apresentou de maneira melhor, na opinião do Times.

Joel: 'Jogamos de igual para igual'

Treinador elogia o São Paulo, mas diz que equipe soube conter o ímpeto do adversário

Márcio Iannacca

O técnico Joel Santana elogiou a postura de sua equipe na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, nesta quinta-feira, no Maracanã. Durante toda a semana, o treinador falava que a partida seria decidida nos detalhes, como realmente acabou acontecendo. Para ele, o Flamengo soube neutralizar o rival (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado).

- O comportamento dos jogadores e da torcida foi maravilhoso. Jogamos uma partida de igual para igual. Eles não gostam desse tipo de jogo, quando um adversário parte para cima. Quando eles enfrentaram o Botafogo, pegaram o time de melhor toque de bola do Brasileiro. Eles são os mais competitivos e venceram. Dessa vez, jogamos como eles - analisa Joel Santana.

Joel aproveitou para enaltecer o espírito dos mais de 60 mil rubro-negros que compareceram ao Maracanã.

- Com uma torcida como essa, não temos o direito de não entrar em campo com raça, vontade determinação. Eles (rubro-negros) foram muito importantes para o nosso time - diz o treinador.

Confusão por ingressos no Maracanã

Polícia é obrigada a agir ao redor do estádio para conter torcedores nas bilhaterias

Centenas de torcedores do Flamengo deixaram para comprar ingresso na última hora para o jogo com o São Paulo na noite desta quinta-feira, no Maracanã. A polícia foi obrigada a agir para evitar brigas ao redor do estádio.

Por causa do excesso de rubro-negros, houve muita confusão nas bilheterias, o que deixou os torcedores com medo para entrar no estádio. O trânsito nas ruas ao lado do Maracanã ficou congestionado.

A expectativa da diretoria do Flamengo é que a partida com o São Paulo bata o recorde de público do Campeonato Brasileiro.

Fla-Flu não será mais no Maracanãzinho

Clássico carioca muda de loca e horáriol e será disputado no Tijuca Tênis Clube, às 11h

O clássico no Tijuca Tênis Clube marca a estréia de Marcelinho no Fla

Domingo é dia de Fla-Flu em campo e na quadra. Nos gramados, Flamengo e Fluminense se enfrentam pelo Brasileiro de futebol, às 18h10m, no Maracanã. No piso, os rivais jogarão pelo Carioca de Basquete. Mas o jogo que seria realizado no Maracanãzinho teve seu local e horário alterados: será no Tijuca Tênis Clube, às 11h.

A medida foi tomada por uma questão de segurança. O Gepe, Grupamento Especial de Policiamento de Estádios, considerou que poderia haver problemas na realzação das duas partidas em horários próximos (basquete às 15h e futebol às 18h).

O jogo no Tijuca Tênis Clube marcará a estréia do ala Marcelinho Machado com a camisa do Flamengo. Ele jogará ao lado do irmão Duda e, fora das quadras, terá o acompanhamento de outro irmão, o fisioterapeuta do Rubro-negro Ricardo.

O pai dos três rubro-negros explica a alteração:

- A decisão de modificar o local da partida foi tomada pelos clubes após uma reunião com a SUDERJ e a Polícia Militar, a fim de evitar possíveis confrontos entre os torcedores das duas equipes dentro e fora do Complexo do Maracanã - explica Renê Machado, superintendente de esportes olímpicos do Fluminense.

Ingressos para o basquete

Tijuca Tênis Clube

Ingresso: R$ 10 inteira / R$ 5 meia-entrada (três mil ingressos estarão à venda).

Lance

Flamengo bate São Paulo sob 'Tema da Vitória'

Com recorde de público, Rubro-Negro derrota o líder do Brasileiro por 1 a 0

Ibson foi soberano no meio-de-campo e o autor do gol da vitória (Crédito: Cléber Mendes)

Cassius Leitão

O Flamengo enfrentou o São Paulo nesta quinta-feira, no Maracanã, impondo-se diante do líder do Brasileirão. Venceu por 1 a 0 para alegria da massa rubro-negra, que bateu recorde de público (59.098 pagantes) e comemorou ao som do "Tema da Vitória", o novo hit dos flamenguistas. Com o resultado, o clube carioca chegou a 40 pontos (décima posição), distanciou-se bem da zona de rebaixamento e já começa a aspirar uma vaga na Libertadores de 2008. O Tricolor segue disparado na ponta, 12 pontos à frente do vice-líder Cruzeiro.

O Rubro-Negro começou a partida com mais ousadia, e o São Paulo acreditava na força da sua retaguarda para manter o equilíbrio. Logo no início, o time carioca deu duas boas investidas para abrir o marcador. Na primeira, Souza puxou contra-ataque, lançou Juan e correu para a área para receber. O cruzamento foi à meia altura e a zaga são-paulina aliviou para escanteio.

Em seguida, após a cobrança, Souza aproveitou a sobra e completou para o gol de Rogério Ceni. Porém, o atacante do Flamengo foi apanhado em impedimento e o lance foi anulado. O São Paulo assustou pela primeira vez com Dagoberto, que por pouco não marcou um gol olímpico.

Aos 17, uma jogada discutível. Borges tocou para Dagoberto, que invadiu a área e caiu pedindo pênalti de Fábio Luciano. O juiz mandou o jogo seguir e o capitão rubro-negro ainda esbravejou com o adversário, que supostamente simulou a falta.

O Flamengo por pouco não achou o gol em uma ocasião fortuita. Cristian arriscou um chutaço de muito longe e carimbou o travessão adversário. Daí para frente, os goleiros foram pouco ameaçados e o 0 a 0 persistiu até o intervalo.

O ímpeto rubro-negro se manteve na segunda etapa. E não demorou muito para o time da casa achar um gol num lance de pura sorte. A zaga são-paulina bateu cabeça e bola sobrou para Ibson, que com muita categoria tocou por cima, na saída de Rogério Ceni.

O Rubro-Negro por pouco não ampliou em seguida. Ibson puxou contra-ataque em velocidade e lançou Maxi. O atacante argentino invadiu a área, deu um corte no zagueiro André Dias, mas finalizou fraco de pé esquerdo. Nas mãos do goleiro.

O São Paulo só passou do meio-de-campo aos 13 minutos e mesmo assim quase chegou ao gol. Borges arriscou de fora da área, a bola desviou em Rômulo e por pouco não enganou Bruno.

A vantagem no placar acomodou um pouco o Flamengo, que começou a recuar e dar campo para o São Paulo jogar. Para a sorte do técnico Joel Santana, os jogadores são-paulinos não estavam muito inspirados. A melhor chance do tricolor foi com Diego Tardelli, que chutou mal após boa jogada de Aloísio.

Jorge Wágner também assustou numa cobrança de falta mas Bruno salvou. No finzinho, Aloísio ainda carimbou a trave numa bela cabeçada após milagre de Bruno. Porém, muito pouco para evitar o triunfo rubro-negro, que fez valer a força de sua torcida para sair de campo com os três pontos por inteiro merecimento.

Ibson se emociona ao falar da vitória

Apoiador voltou ao time rubro-negro após quatro jogos e foi decisivo

Depois de quatro partidas fora do time devido a uma lesão no tornozelo esquerdo, sofrida na derrota para o Internacional, o apoiador Ibson voltou ao time do Flamengo e foi decisivo para que o Rubro-Negro desbancasse o líder São Paulo nesta quinta-feira. Com um toque de categoria, ele fez o único gol do jogo.

Na opinião do apoiador, a importância desta partida e a força da torcida foram preponderantes para a vitória.

- Sabíamos que a vitória era fundamental para nós. Agora respiramos um pouco mais. Diante do torcedor do Flamengo, fazer o gol do triunfo sobre o líder é indescritível. Não tenho sequer o que dizer - revelou Ibson.

Fábio Luciano exalta a energia da torcida

Para o zagueiro, força vinda das arquibancadas foi decisiva para a vitória

A vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o líder São Paulo encheu de orgulho o seu capitão Fábio Luciano, que costumeiramente derrota o Tricolor Paulista. Para o zagueiro, a torcida foi fundamental nesta quinta-feira para que o Rubro-Negro saísse de campo com os três pontos.

- É uma motivação muito grande. É bom ver o Maracanã dessa maneira. O sorriso de cada torcedor nos faz muito bem na saída do estádio - declarou.

No entanto, Fábio Luciano fez questão de ressaltar que nada está ganho e que o Flamengo ainda tem riscos de rebaixamento. Por isso, ele acresenta, tem de se concentrar para o clássico de domingo contra o Fluminense, no Maracanã.

- Vamos comemorar essa vitória somente até esta sexta-feira. A partir de então temos que pensar no Fluminense. Será um clássico muito difícil - admitiu.

Cristian considera vitória do Flamengo justa

Volante alerta que São Paulo criou poucas chances na partida

O volante Cristian, herói da vitória do Flamengo no último sábado sobre o Atlético-MG, foi enfático ao falar do merecimento que o Flamengo teve ao derrotar o São Paulo nesta quinta-feira, por 1 a 0 no Maracanã.

Para o jogador, a pressão inicial do Rubro-Negro intimidou o Tricolor Paulista.

- Se formos analisar o jogo com a cabeça no lugar, o São Paulo teve apenas uma oportunidade. Nós pressionamos o São Paulo e merecemos a vitória - adiantou.

Kleberson está no Maraca para dar força

Recém-contratado pelo Flamengo, apoiador marca presença contra o São Paulo

LANCEPRESS!

O jogão entre Flamengo e São Paulo no Maracanã não tem grandes personagens somente em campo. Fora dele, quem apareceu foi o apoiador Kleberson, que gravou um programa do SporTV no Maracanã e ficou no estádio para torcer para o novo clube.

Outro que marcou presença foi o tetracampeão Leonardo, que teve passagem de destaque pelos dois clubes e nunca escondeu o carinho que tem pelo Rubro-Negro carioca e pelo Tricolor paulista.

Flamengo quita parte dos salários atrasados

Metade do mês de agosto é paga aos jogadores nesta quinta-feira

Na tentativa de manter a paz no grupo do Flamengo, a diretoria rubro-negra conseguiu aprovar no Conselho de Administração a autorização para utilizar em etapas os cerca de R$ 11 milhões que tem para receber até dezembro do contrato com a Petrobras.

Este valor será usado para quitar com jogadores e funcionários parte da dívida que inclui os meses de agosto e setembro, além da premiação pelo título do Carioca e das vitórias no Brasileirão.

Nesta quinta, a diretoria pagou 50% dos salários de agosto dos jogadores. Nesta sexta-feira, pagará 50% referentes ao mesmo mês aos cerca de 70 funcionários que ainda não haviam sido pagos - apenas os que recebem até R$ 1,8 mil haviam recebido.