Notícias

Clipp 6/junho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Capitão planeja aposentadoria com título no Fla

Aos 33 anos, Fábio Luciano quer parar após o Brasileiro

Os três pontos de interrogação estampados na camisa do Flamengo enquanto o novo patrocinador não vem são adequados ao momento rubro-negro. Com a proximidade da janela de transferências para a Europa, Juan e Ibson são os nomes mais cotados para deixar o clube no segundo semestre. Tido como maior promessa revelada na Gávea, Renato Augusto tem tido problemas físicos para confirmar as expectativas e está fora do jogo de amanhã contra o Figueirense, no Maracanã. Ponto de equilíbrio da defesa, o capitão Fábio Luciano já dá sinais de cansaço. Num momento do ano em que a rotina de jogos eliminatórios deram lugar a semanas inteiras de treinos para o Brasileiro, o zagueiro se prepara para aquela que pode ser sua última maratona de viagens da carreira.

- Fui duas vezes vice campeão Brasileiro. Está na hora de ser campeão, tem que ser agora. Se não, nunca mais - disse, ao fazer planos para a aposentadoria no fim do ano. - Tem grandes chances, o fim está se encaminhando.

Ídolo em dois clubes de massa, campeão por Flamengo e Corinthians, Fábio se sente realizado e livre para sair de cena com o dever cumprido.

- Meu contrato vai até quando eu quiser. Enquanto a gente estiver ganhando, o barco vai andando.

Em 12 jogos com o Figueirense pelo Brasileiro, o Flamengo venceu três e perdeu seis. Além de Renato Augusto, com lesão na coxa esquerda, o Flamengo não terá Cristian, que torceu o tornozelo esquerdo. No treino de ontem, Maxi fez dupla de o ataque com Souza enquanto Toró, Jônatas, Ibson e Marcinho formaram o meio-campo. Apesar de ter sido recuado para iniciar as jogadas, Leonardo Moura aprovou o novo esquema.

- O time fica mais rápido com o Maxi, ele joga pelos lados e isso facilita. Como a gente perdeu um homem na marcação no meio, agora quando um lateral sobe o outro tem que fechar.

JORNAL DOS SPORTS

Tardelli pode pegar gancho de 540 dias por agressão

O atacante Diego Tardelli pode ser suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta da expulsão no jogo contra o Fluminense. Ele deu um chute, sem bola, em Maurício e foi denunciado no artigo 253 (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares ou contra qualquer outro participante do espetáculo). O julgamento será na próxima segunda-feira. Tardelli pode pegar uma pena de 120 a 540 dias, caso seja condenado.

Cristian e Renato Augusto\ Além de Diego Tardelli, os jogadores de meio-campo Cristian, que torceu o tornozelo esquerdo, e Renato Augusto, com dores musculares, também não vão enfrentar o Figueirense, no próximo sábado, no Maracanã. Ibson e Maxi devem substituí-los na partida.\

Juniores do Fla disputam três competições

Bernardo Peirão e Nathan de Lima

Enquanto se prepara para o Campeonato Mundial da Malásia e a Taça BH, o time de juniores do Flamengo irá participar de mais uma competição internacional, a Porto Seguro Cup, torneio que será realizado entre os dias 23 e 29 de junho, na cidade do litoral da Bahia. A competição, organizada pela Márcio Granada Sports Marketing, com o apoio da prefeitura de Porto Seguro contará com times brasileiros e espanhóis. Os oito clubes que participarão do Torneio ficarão divididos em dois grupos de quatro, que já foram definidos. No Grupo A, Santos, Vitória e Ibiza e Mallorca (Espanha). Já no Grupo B, o Flamengo enfrenta Palmeiras, Bahia e o espanhol Villareal, exatamentre o adversário da estréia do Flamengo, dia 23.

A equipe será comandada pelo técnico dos juvenis Rogério Lourenço e terá os goleiros Marcelo Carné e Diego, os laterais Michel, Rafael e Jorbison, os zagueiros Michel Pereira, Lucas e Cristiano, os meias Hugo Sória, Luiz, Saba, Guilherme Camacho, João Vitor e Bernardo, e os atacantes Paquetá, Paulo Sérgio, Diego Maurício e Juninho.

Mundial

Os jogadores que não viajarem com a delegação continuarão sua preparação no Ninho do Urubu, como é o caso do cabeça-de-área Wellington Pecka. O jogador, um dos principais meio-de-campo do time, chegou a receber propostas de outros clubes e da Traffic, mas garantiu que fica no Flamengo até pelo menos o final do Mundial da Malásia.

"Por enquanto, fico no Flamengo. Estou confirmado para disputar o Mundial. A expectativa está grande. Temos de melhorar a cada ano. Ainda não sei como vai ser daqui pra frente. Tenho aquela proposta da Traffic e algumas outras sondagens de clubes da europa, mas nada concreto. Agora estou com a atenção voltada para o Flamengo e para o Mundial", disse Pecka.

Contusão que embola o meio-de-campo

Lesão de Renato Augusto complica a vida de Caio Júnior

Nathan de Lima

Quando tudo começava a ficar claro na cabeça do técnico Caio Júnior, alguns fatores fizeram o treinador continuar com dúvidas de como escalar a equipe para a partida deste sábado contra o Figueirense, no Maracanã. Ele já tinha um time praticamente definido, com Renato Augusto no meio, juntamente com Ibson e Toró. A única posição que ainda não tinha um jogador definido era a de segundo homem do meio-de-campo. Jônatas e Cristian disputavam a posição durante a semana. Porém, com Renato Augusto poupado do treinamento de ontem, com dores no músculo adutor da coxa esquerda, tudo o que foi planejado terá de ser revisto.

"A minha intenção era a de que o Renato começasse a partida, mas terei de esperar para saber se ele realmente não terá condições. Por isso, testei outras formações, inclusive com Marcinho e Maxi. O próprio Obina entrou muito bem e está merecendo uma chance de começar jogando. Ele dá uma dinâmica muito boa e, se consegue entrar bem durante os jogos, entraria bem no começo também. O Maxi é outro que está muito bem. Se movimenta muito e fez a melhor jogada da última partida. Enfim, tenho essa dor de cabeça em relação a como armar o time, mas isso é bom para o Flamengo", afirmou Caio Júnior, que no treinamento de ontem testou vários esquemas: começou o coletivo lançando Toró, Cristian, Ibson e Jônatas no meio. Em seguida, trocou Jônatas por Marcinho, deixando Maxi Biancucchi no ataque, ao lado de Souza. Pouco depois, foi a vez de Obina entrar no time titular, substituindo o argentino.

O médico Marcelo Soares explicou a situação de Renato Augusto. Segundo o médico, Renato Augusto não tem uma lesão e por isso não deve desfalcar a equipe no sábado pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. "O Renato está sentindo um incômodo na musculatura da coxa esquerda, mas não é lesão. Preferimos poupá-lo hoje. Se ele estiver melhor amanhã, treinará e será liberado. Caso contrário, dificilmente jogará no sábado", explicou o médico.

Pé no Brasil e cabeça no Porto

Punição do tricampeão português deixa situação de Ibson ainda mais indefinida

Bernardo Peirão e Nathan de Lima

Arquivo JS

Ibson é jogador do Porto, de Portugal

Rio de Janeiro/RJ - Depois de passar duas partidas longe dos gramados por conta de uma contusão muscular na coxa direita, Íbson foi confirmado, ontem, pelo técnico Caio Júnior na equipe que enfrentará o Figueirense, sábado, no Maracanã. O que chama a atenção, porém, é a difícil e dramática situação que ele vive fora dos gramados. Sem saber o seu futuro, a cada dia que passa, ele recebe notícias sobre o caso, porém, nenhuma decisiva. Ontem, a informação de que o Porto está fora da Liga dos Campeões aumentou ainda mais as expectativas do jogador. Além de Íbson, Caio Júnior também está ansioso com a situação. Ontem, o técnico conversou cerca de uma hora com o vice de futebol, Kleber Leite. Em pauta, o plano para manter o jogador, além de possíveis substitutos.

"É uma situação ruim, para ele e para mim também. Conversei com o Kleber e ele me garantiu que há um plano e que nos próximos dias deverá haver uma definição. De qualquer forma, gostei do treinamento do Íbson e ele vai jogar no sábado", disse. Um fato ocorrido na Europa, porém, pode ter tirado qualquer chance de o Flamengo renovar o contrato do jogador. Acusada de tentar subornar dois árbitros na temporada 2003/2004, o Porto, equipe detentora de seus direitos, foi punida e retirada da próxima Liga dos Campeões. Com isso, a vida financeira do clube português acaba sendo prejudicada, já que não contará mais em seu orçamento com as altas cotas e premiações vindas da competição.

Segundo o empresário do jogador, Eduardo Uram, a situação que já era difícil se tornou quase impossível.

"O Flamengo não tem nada a oferecer ao Porto e nunca mostrou interesse em comprá-lo, só quer emprestado. Atualmente o titular da posição é o Lucho Gonzalez, que é da Seleção Argentina e tem muito mercado por lá. Com o Porto só disputando o nacional, é mais fácil eles pegarem o Íbson e repassarem o Lucho. É muito mais interessante e lucrativo", disse.

Ao saber da notícia, Kleber Leite mostrou-se bastante irritado. Segundo ele, não importa o que o empresário do jogador fala. Ele garante que o Flamengo tem um plano e já esta trabalhando nele. "Já demos início ao nosso plano. Vamos ver se dá certo", disse.

Time de basquete do Fla é saudado em carreata

Dhavid Normando/JS

Ainda no aeroporto, Marcelinho ergue a taça do Nacional de Basquete

Na noite da última terça-feira o FLamengo conquistou pela primeira vez na sua história o título de Campeão Brasileiro de Basquete Masculino ao derrotar o Brasília na decisão. O time, liderado pelo ala Marcelinho, ecantou na competição e apresentou, de longe, o melhor desempenho. O feito inédito foi bastante comemorado, e na última quarta-feira, toda a equipe e a comissão técnica participaram de uma carreata pelas ruas do Rio de Janeiro. O trajeto do aeroporto à zona sul foi repleto de saudações e gritos de é campeão.

Os jogadores desfilaram em um caminhão do corpo de bombeiros e foram acompanhados por vários torcedores do Flamengo, muitos inclusive em carros que seguiam o caminhão. A carreata encerrou-se na chegada à Gavéa, sede do Flamengo.

Alguns torcedores do Fluminense estavam presentes ao aeroporto e algumas discussões puderam ser presenciadas, no entanto, nenhuma confusão maior foi registrada.

Eduardo Lacombe

O Vermelho e o Negro

Os técnicos

Eduardo Lacombe lacombe@jsports.com.br

Sou de um tempo em que os treinadores não eram as estrelas que são hoje. Eram reconhecidos apenas por aqueles que amavam as táticas e as estudavam. Não eram chamados de professores. Eram tratados apenas por senhor. Ou melhor dizendo, como seu, forma como o brasileiro popularizou o pronome de tratamento. Não era senhor Fulano. Mas seu Fulano.

E um dos melhores treinadores daqueles tempos era o ex-jogador Tim. Seu nome verdadeiro poucos conheciam: Elba de Pádua Lima. Era paulista de nascimento e veio para o Rio nos anos 30 e foi tricampeão carioca pelo Fluminense.

Era um desses treinadores que, segundo se dizia na época, sabia mexer no time no intervalo. Mudava a postura dos jogadores, sua função em campo e conseguia vitórias memoráveis. Na Argentina, foi ídolo no Racing. E de lá trouxe para o Rio o atacante, Doval, que fez carreira no Flamengo e no Fluminense. Seu Tim, hoje, seria chamado de professor. E, curiosamente, seria um dos poucos a merecer tal tratamento.

Falo isso porque a semana tem sido pródiga ao falar de dois treinadores cariocas: Caio Júnior, que começa a mudar a forma de jogar do Flamengo, e Cuca, que passou pelo Botafogo, fez um excelente trabalho, mas saiu sem conquistar um mísero título sequer.\ É injusto culpar Cuca pelos maus resultados do Botafogo? Talvez. Mas é a lei inexorável da vida. Da mesma forma que Cuca, o Tim - acima citado - fez dois belos times no Bangu, em 1964 e 1965 - não foi campeão carioca, em que pese sua enorme competência.\

Esse assunto ocupa minha atenção, hoje, porque temo que Caio Júnior possa seguir o mesmo caminho. Ele está fazendo mudanças, no Flamengo, que devem ser pensadas e analisadas com calma. Mas alguns torcedores já o acusam de acabar com o time do Joel.

E se as suas mudanças não derem certo, será ele acusado de desmontar um time que o Joel deixou pronto e acabado.

O DIA

Tererê-San vira estrela na Gávea

Cãozinho é atração no Fla. Time tem de fazer o dever de casa amanhã, contra o Figueirense

Ricardo Mota

Rio - O Flamengo vive momentos de tranqüilidade com a boa campanha e a vice-liderança no Brasileiro. Ontem, enquanto os jogadores treinavam de olho no jogo de amanhã, contra o Figueirense, no Maracanã, o cachorro Tererê-San, que pertence à assessora de imprensa do clube, era a estrela fora do gramado, participando da gravação de um programa de TV.

Dentro de campo, a meta é conseguir mais três pontos para se manter no topo da tabela e, em um futuro próximo, conquistar o Brasileiro, um título que não vai para a Gávea desde 1992.

No Maracanã, o Flamengo já superou Santos, Internacional e Fluminense, e espera fazer o mesmo diante de Figueirense e São Paulo (adversário depois dos catarinenses).

“Respeitamos o Figueirense, mas é importante a gente fazer o nosso trabalho dentro de casa”, afirmou o zagueiro Fábio Luciano.

Aos 33 anos, o capitão já vê o fim da carreira e, sem ter um título brasileiro no currículo, ele lembra que a hora é agora: “São grandes as chances de ser meu último Brasileiro. Então, é o ano de ser campeão. É difícil, mas temos condições”.

O zagueiro sabe que para sorrir no fim da competição, em dezembro, é preciso fazer bonito no presente. “A gente só vai ver o resultado no fim do ano, mas são os jogos de agora que decidem. Temos que fazer uma poupança de pontos”, disse.

Na boa fase rubro-negra, a Libertadores já é passado, mas, a cada sucesso do rival Fluminense, voltam os fantasmas do América-MEX e do artilheiro Cabañas “É como eu já disse, não significa nada para mim eles na final. Tenho que pensar no Flamengo”, disse Fábio.

Ontem, Caio Júnior praticamente definiu o time para amanhã: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Jônatas, Íbson e Marcinho; Maxi e Souza.

Cristian e Renato Augusto estão lesionados. Expulso contra o Fluminense, Diego Tardelli foi denunciado por agressão no STJD e pode pegar pena de 120 a 540 dias.

Maxi ganha chance ao lado de Souza

Rio - OFlamengo realizou um treinamento tático nesta manhã de quinta-feira, na Gávea, se preparando para o jogo de sábado, contra o Figueirense, no Maracanã,

Cristian, com uma torção no tornozelo esquerdo, e Renato Augusto, com dores musculares, não participaram do treinamento e estão vetados pelo departamento médico para a partida de sábado. Enjoado, o goleiro Bruno também não treinou, mas não é problema para o jogo.

Caio Júnior armou a equipe titular na atividade com Diego, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas, Toró, Ibson e Marcinho; Maxi e Souza.

Fábio Luciano se mostra indiferente com a classificação do Flu

Rio - O zagueiro Fábio Luciano voltou a mostrar indiferença sobre a Libertadores 2008. Ao ser perguntado sobre a classificação do Fluminense par aa final da competição, o capitão rubro-negro foi bastante sincero.

"Para o futebol é importante, já que é uma equipe brasileira e existe uma rivalidade contra os argentinos, mas para mim não interfere em nada. O meu trabalho e o do grupo do Flamengo seria o mesmo se eles fossem eliminados", disse em entrevista à Rádio Globo.

Léo Moura: Figueirense costuma fazer bons Brasileiros

Rio - O lateral-direito Léo Moura cobrou atenção total dos companheiros para o jogo de sábado contra o Figueirense, no Maracanã. Para o camisa 2, a equipe rubro-negra vai ter que lutar muito para manter invencibilidade neste Campeonato Brasileiro.

“O objetivo é conseguir todas as vitórias em casa. É claro que vamos respeitar o Figueirense, mas no Maracanã tem que dar Flamengo. Na cabeça da torcida, o Figueirense pode até ser um time fraco, por não ter tanta tradição, mas nós respeitamos todos os adversários. Eles têm feito bons Brasileiros e, quando não se dá a devida atenção a um adversário é que se perde a partida”, avisa.

Léo elogiou a entrada do argentino Maxi no ataque, mas fez questão de lembrar que a saída de Cristian diminui um pouco o poder defensivo da equipe.

”O Maxi é rápido como o Tardelli e vai ser fundamental lá na frente. Nós que somos laterais temos que ficar mais atentos. Se o Cristian não jogar, a gente perde um especialista ali na proteção da zaga. Então é preciso cuidado para quando um sair para o ataque, o outro ficar na proteção”, explica.

Tardelli é denunciado pelo STJD

Rio - O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o atacante Diego Tardelli por agressão pela expulsão no clássico contra o Fluminense, no último domingo, segundo o site Justiça Desportiva. Tardelli se estranhou com o tricolor Maurício e deu um bico  na perna do jogador.

O julgamento do camisa 11 está marcado para a próxima segunda-feira, dia 9. O centroavante será julgado no artigo 253 (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares ou contra qualquer outro participante do espetáculo) e pode  pegar uma pena que varia entre 120 a 540 dias.

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo tem quatro jogadores pendurados\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo vem realizando boa campanha no Campeonato Brasileiro e, após quatro rodadas, se mantém invicto. Mas o Rubro-Negro poderá ter problemas em seus próximos jogos. Isto porque quatro titulares estão pendurados com dois cartões amarelos: o goleiro Bruno, o zagueiro Fábio Luciano, o meia Toró, além do atacante Souza.\ E os cartões já irão desfalcar o Flamengo neste sábado, quando o time irá enfrentar o Figueirense pela quinta rodada. Expulso contra o Fluminense, o atacante Diego Tardelli não poderá estar em campo e será substituído pelo argentino Maxi.\

'O Maxi é rápido como o Tardelli e vai ser fundamental lá na frente. Nós que somos laterais temos que ficar mais atentos', afirmou o lateral-direito Leonardo Moura.

Diretoria se mobiliza para a permanência de Ibson\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Enquanto o técnico Caio Júnior cuida da formação da equipe do Flamengo para o jogo deste sábado contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, a diretoria se mobiliza para tentar a permanência de Ibson, cujo empréstimo com o Porto se encerra no final deste mês. Dentro de duas semanas, o vice-presidente Kléber Leite deve viajar para negociar diretamente com os dirigentes portugueses.\ O treinador do Flamengo não esconde a expectativa para que o assunto seja logo resolvido. “Conversei com o Kléber e ele me garantiu que há um plano e que nos próximos dias deverá haver uma definição”, disse. E no que depender apenas da vontade de Ibson, o Flamengo terá o jogador na Gávea por muito mais tempo.\

“Nunca escondi de ninguém que minha vontade é de ficar. Quero ajudar o Flamengo a conquistar esse título do Campeonato Brasileiro. O clube não ganha há muito tempo a competição e espero dar de presente para a torcida esse titulo”, comentou o jogador.

RIVALIDADE - No início do ano, o Flamengo elegeu a conquista da Copa Libertadores como sua prioridade. Mas no meio do caminho o time foi surpreendido pelo América-MEX e acabou eliminado nas oitavas-de-final. De fora da competição, os rubro-negros viram o rival Fluminense assegurar a classificação para a final. Mesmo assim, os jogadores do Flamengo garantem não ter secado o Tricolor no duelo com o Boca Juniors, na última quarta-feira.

“Para o futebol em si pode ter sido importante, pois é uma equipe brasileira que derrotou um time argentino e existe toda uma rivalidade entre os dois países. Mas para mim, particularmente, não muda em nada, eles se classificando ou não. Não muda em nada para a gente aqui no Flamengo também, pois vamos continuar o nosso trabalho da mesma fora”, assegurou o zagueiro Fábio Luciano.

Flamengo enfrenta quinta-feira de problemas\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O técnico Caio Júnior não teve boas notícias no coletivo que comandou na manhã desta quinta-feira na Gávea. A começar pelo volante Cristian e pelo meia Renato Augusto, que nem foram ao campo. O primeiro sofre com uma torção no tornozelo, enquanto Renato reclama de dores musculares. Ambos foram vetados pelo médico Marcelo Soares e desfalcam o Rubro-Negro no sábado, na partida contra o Figueirense, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.\ Quem deve atuar, mas deu um susto nesta quinta, é o goleiro Bruno. Reclamando de mal estar, o jogador precisou deixar a atividade e seguir direto para os vestiários onde foi observado pelos médicos rubro-negros.\

Em um dia com problemas, Caio Júnior ainda viu o time titular ser derrotado pelos reservas por 2 a 0. Para o jogo contra o Figueirense, o técnico deve escalar o time da seguinte maneira: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim; Toró, Jônatas, Ibson e Marcinho; Maxi e Souza. O argentino Maxi entra no lugar de Diego Tardelli, que foi expulso contra o Fluminense e cumprirá suspensão.

A partida será a terceira de uma série de quatro seguidas no Maracanã. O time, que derrotou Internacional e Fluminense nas últimas rodadas, ainda terá pela frente o São Paulo no dia 14. Apesar de a equipe catarinense não contar com a tradição dos outros adversários desta sequência, a ordem na Gávea é respeitar o Figueira.

“Campeonato Brasileiro é um campeonato equilibrado. Equipes que brigam para ser campeãs, e equipes que brigam por outras coisas vão sempre atrás das vitórias. Precisamos respeitar o Figueirense, que é um clube muito bem organizado. Mas é importante para a gente conseguir a vitória para seguir lá na frente”, afirmou o zagueiro e capitão do Flamengo, Fábio Luciano.

PELÉNET

Bruno deixa treino; Cristian e Renato Augusto são vetados

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Caio Júnior não pôde contar de forma efetiva com três jogadores importantes do Flamengo no treinamento desta quinta-feira, na Gávea. Enjoado, o goleiro Bruno deixou a atividade mais cedo. Já Cristian e Renato Augusto, lesionados, ficaram na sala de fisioterapia e desfalcam o Rubro-Negro na partida deste sábado, contra o Figueirense, às 18h20, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Goleiro Bruno deixou o treino do Flamengo mais cedo porque estava enjoado

O goleiro não será problema. Já o volante sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, enquanto o apoiador vem reclamando de dores fortes na coxa esquerda.

Sem poder contar com estes jogadores, Caio Júnior comandou um coletivo (vitória dos reservas por 2 a 0) e colocou Jônatas na vaga de Cristian. Na frente, Maxi Biancucchi será o companheiro de Souza.

Desta maneira, o Flamengo pode enfrentar o Figueirense com a seguinte formação: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas, Toró, Ibson e Marcinho; Maxi Biancucchi e Souza.

Com dez pontos, perdendo para o Cruzeiro no saldo de gols (7 a 4), o Rubro-Negro ocupa a segunda posição do certame. Em quatro partidas, foram três vitórias (Santos, Internacional e Fluminense) e um empate (Grêmio).

Fábio Luciano "comemora" classificação do Fluminense

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Mesmo defendendo um rival do Fluminense, o zagueiro Fábio Luciano, do Flamengo, gostou da classificação do Tricolor das Laranjeiras para a final da Copa Libertadores, ao derrotar o Boca Juniors-ARG por 3 a 1, na quarta-feira, no Maracanã, pela segundo jogo das semifinais da competição internacional.

"Foi bom o Fluminense ter vencido o Boca por causa da grande rivalidade que existe entre as equipes brasileiras e argentinas. Mas, para mim, esse resultado não interfere em nosso trabalho. Mesmo se a equipe deles tivesse sido desclassificada nosso foco seria o mesmo", opinou o defensor.

Pensando no próximo compromisso do Flamengo no Campeonato Brasileiro, contra o Figueirense, sábado, Fábio acredita que sua equipe não encontrará facilidade no Maracanã.

Ele refutou completamente o fato dos catarinenses serem, teoricamente, inferiores aos quatro adversários anteriores do Rubro-Negro na competição: Santos, Grêmio, Internacional e Fluminense.

"Não coloco o Figueirense como uma equipe mais fraca. Na minha opinião, todos os que disputam o Brasileiro podem brigar pelo título. Por isso, precisamos vencer para nos manter nas primeiras colocações. Além disso, eles contam com uma boa estrutura e jogadores experientes", disse.

Passadas quatro rodadas da competição nacional, o Rubro-Negro se encontra na segunda colocação com os mesmos dez pontos do líder, Cruzeiro. A equipe treinada por Caio Júnior perde no saldo de gols: quatro contra sete.

Tardelli denunciado por agressão

Jogador foi expulso no clássico do último domingo contra o Fluminense

TAYNÁ JORDÃO

Apesar de ter vencido seu rival Fluminense na rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro, o Flamengo pode sofrer um desfalque por até 540 dias devido à expulsão de Diego Tardelli nesse confronto. O jogador responderá por agressão em julgamento que será realizado na próxima segunda-feira, dia 9 de junho, a partir das 18h, pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O Relator do processo é o Dr. Flávio Zveiter

Vale lembrar que o atleta cumprirá a suspensão automática no jogo contra o Figueirense, pela quinta rodada da competição, no dia 7 de junho. Se for punido, o técnico Caio Jr. não poderá contar com o atacante a partir da sexta rodada, em que enfrentará o São Paulo.

Clique aqui para acessar a pauta de julgamentos do STJD.

Aos 23 minutos do segundo tempo da partida que aconteceu no estádio do Maracanã, no dia 1° de junho, o jogador foi expulso, com cartão vermelho direto, por chutar o tornozelo do adversário quando o jogo estava paralisado.

Diego Tardelli foi denunciado no artigo 253 (Praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares, ou contra qualquer outro participante do evento desportivo) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode pegar um gancho de 120 a 540 dias de suspensão.

O time rubro-negro faz uma bela campanha no Brasileirão, ocupando a segunda posição da tabela, atrás apenas do Cruzeiro, devido ao menor saldo de gol, que é um dos critérios de desempate.

GLOBOESPORTE

Do lado de casa, Flamengo comemora o título brasileiro em restaurante

Movido pela apresentação de um grupo de samba, delegação rubro-negra confraterniza conquista inédita perto da sede do clube, no bairro do Leblon

Matias Zibecchi Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Dois dias depois de garantir o primeiro título brasileiro de sua história, a equipe de basquete do Flamengo comemorou o feito em um restaurante no bairro do Leblon, próximo à sede do clube, no Rio de Janeiro. Entre jogadores, comissão técnica dirigentes e amigos, cerca de 200 pessoas estiveram presentes ao local em clima de festa, embaladas pela apresentação de um grupo de samba, que começou por volta das 22h.

- A grandeza do Flamengo vem pelos títulos. Quanto mais conquistas, mais força, mais torcida e mais retorno teremos. Queremos mostrar a importância de um clube de massa no futebol ter o diferencial de ser forte nos esportes olímpicos - diz Patrícia Amorim, diretora de esportes olímpicos do clube.

O técnico Paulo Chupeta, o armador Hélio, o ala Duda e o pivô Coloneze chegaram um pouco depois, pois já estão concentrados em um hotel de Copacabana com a seleção brasileira, que se prepara para a disputa do Sul-Americano do Chile, a partir do dia 1º de julho na cidade de Puerto Montt. Hélio explica o segredo da campanha vitoriosa do Fla, que somou 28 vitórias e apenas três derrotas em toda a competição:

- Construímos uma redoma e o grupo se fechou de tal forma, que nada poderia nos afetar. Alguns jogadores já se conheciam e ficamos amigos também fora de quadra. Tudo conspirou a favor, cada um de nós atravessa um momento especial. O time foi muito bem montado com opções de revezamento e variações táticas.

No Maracanã, Figueira tem bom histórico em partidas diante do Rubro-Negro

Nos três duelos, time de Santa Catarina obteve duas vitórias e uma derrota

O Figueirense segue treinando para enfrentar o Flamengo, sábado, às 18h20min, fora de casa, pela quinta rodada do Brasileirão. No Maracanã, o Figueira tem a vantagem histórica: foram três confrontos com duas vitórias catarinenses e uma derrota, tendo o alvinegro marcado cinco gols e sofrido quatro.

Apesar do retrospecto favorável, o meia Rodrigo Fabri, que já atuou pelo time carioca, sabe que é necessário cautela ao falar sobre o Flamengo.

— É um adversário perigoso que jogará em casa, mas estamos conscientes e temos um elenco de qualidade que vai fazer de tudo para buscar o resultado positivo — diz o jogador.

A primeira partida entre as duas equipes pela Série A aconteceu em 11 de novembro de 1973, no Orlando Scarpelli, terminando com a vitória do time carioca por 1 a 0.

Na história da competição, foram doze jogos com três empates, três vitórias do Flamengo e seis vitórias do alvinegro catarinense, que marcou vinte gols e sofreu doze.

'Deve ser minha última chance de título brasileiro', diz Fábio Luciano

Zagueiro volta a declarar que aposentadoria está próxima e pretende completar carreira com o hexacampeonato do Flamengo

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Fábio recebe orientações de Caio: adeus iminente, mas com título brasileiro

Um jogador concorda com a torcida do Flamengo: o título Brasileiro virou obrigação. Amadurecendo a idéia de se aposentar no fim deste ano, o capitão Fábio Luciano aposta tudo no ano de 2008.

- Até porque se não for agora, dificilmente terei outra oportunidade. Este deve ser o último título brasileiro que vou disputar - declara.

Fábio já afirmou repetidas vezes que o contrato com o Flamengo é o último de sua carreira profissional. Mas ele não quer colocar uma data para o adeus.

- O contrato vai até quando eu quiser - diz, sorrindo.

Aos 33 anos, ele coleciona títulos na carreira. No Corinthians, venceu Rio-São Paulo, Paulistão, Copa do Brasil e o Mundial Interclubes. Participou também da campanha vitoriosa da seleção brasileira na Copa das Confederações de 2003 e do bicampeonato turco do Fenerbahçe.

No Flamengo desde julho de 2007, levantou a taça de campeão carioca. Na extensa lista de títulos, falta o Brasileiro.

- É agora ou nunca - afirma.

Depois de quatro rodadas, Fábio tem bons motivos para confiar em um fim de ano especial. O Rubro-Negro é o vice-líder, com dez pontos. O próximo desafio será no sábado, contra o Figueirense.

Tardelli é denunciado por agressão

Julgamento do atacante do Fla no STJD acontece na próxima segunda. Pena varia de 120 a 540 dias

GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro

O biquinho que Diego Tardelli deu em Maurício no Fla-Flu do último domingo custou-lhe não apenas o cartão vermelho (assista ao lance no vídeo ao lado). Nesta quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o atacante do Flamengo por agressão. As informações são do site Justiça Desportiva.

O julgamento será na próxima segunda-feira, dia 9 de junho. Tardelli será julgado no artigo 253 (praticar agressão física contra o árbitro ou seus auxiliares ou contra qualquer outro participante do espetáculo). Se for condenado, a pena varia de 120 a 540 dias.

O centroavante está fora da partida deste sábado, contra o Figueirense, porque cumpre suspensão automática.

Cachorro rouba a cena na Gávea

Animal gravou um programa para o canal GNT e foi paparicado por jogadores e dirigentes

GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro

Um pequeno cachorro mobilizou quase uma dezena de pessoas para as filmagens de um programa do canal GNT sobre animais flamenguistas. Tererê-San, que pertence à assessora de imprensa da presidência do Fla, Marilene Dabus, virou atração na Gávea. Recebeu afagos do presidente Marcio Braga, do vice de futebol Kléber Leite e até do xodó Obina.

Renato Augusto e Cristian desfalcam o Fla no sábado contra o Figueirense

Jogadores são vetados por médicos e não enfrentam os catarinenses

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Maxi terá chance no ataque

Primeiro, a assessoria de imprensa do Flamengo avisou: Cristian está fora do jogo contra o Figueirense, no sábado. Cinco minutos depois, novo comunicado: Renato Augusto também não participa da partida.

O volante teve uma torção no tornozelo esquerdo no treino de quarta-feira e amanheceu com o local inchado. Fez tratamento, mas deixou a Gávea caminhando com dificuldades e foi descartado.

O problema de Renato Augusto se arrastou durante a semana. Ele sentiu um incômodo na coxa esquerda no jogo-treino de segunda-feira, contra o Ok Performance, e não participou mais de atividade alguma.

O médico Marcelo Soares avisou pessoalmente ao técnico Caio Júnior sobre os desfalques. Desta forma, Maxi terá uma chance no ataque e Jônatas será mantido no meio-campo.

A provável escalação do Fla: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Jônatas, Ibson e Marcinho; Maxi e Souza.

Bruno passa mal e deixa treino do Fla

Goleiro ficou enjoado. Cristian e Renato Augusto não participam de atividade vencida pelos reservas

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Bruno não se sentiu bem no treino do Fla

O sol forte derrubou Bruno na manhã desta quinta-feira. Enjoado, o goleiro deixou o treino do Flamengo mais cedo e seguiu para o vestiário. Ele foi avaliado pelo médico Marcelo Soares, liberado para ir embora, mas não preocupa para o jogo.

O camisa 1 não foi a única ausência da atividade. Cristian, com torção no tornozelo esquerdo e mancando bastante, e Renato Augusto, com dores na coxa esquerda, ficaram na sala de fisioterapia. Os dois estão fora da partida contra o Figueirense, neste sábado, no Maracanã.

No coletivo de meia hora, os titulares tiveram o meio-campo com Toró, Jônatas, Ibson e Marcinho. No ataque, Souza e Maxi.

Porém, os reservas venceram a atividade por 2 a 0, com gols de Éder e Obina.

Novo fornecedor de material esportivo promete não decepcionar o Flamengo

Diretor de futebol do grupo Vulcabrás diz que o clube carioca será a propriedade mais importante. Contrato é o maior da América Latina

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Camisas do Fla têm pontos de interrogação

As três interrogações dão a prévia do novo fornecedor de material esportivo do Flamengo. A curiosidade para o lançamento da coleção com cerca de 40 peças, previsto para julho, só aumenta. No entanto, a torcida rubro-negra preocupa-se com a maneira como a Olympikus se comportará para fazer jus ao contrato que pode chegar à cifra recorde de R$ 170 milhões em cinco anos.

A empresa anterior teve diversos problemas de fornecimento de material. Muitas vezes não havia uniformes à venda e tampouco no clube. Para evitar os mesmos transtornos, a empresa brasileira garante que estudou bastante antes de acertar com o Flamengo.

- Foi planejado. Queremos entrar no futebol pela porta da frente. Sentimos muito orgulho por ter sido a empresa escolhida pelo clube de maior torcida do mundo. Não podemos decepcionar e sei que não vamos. Temos de cuidar dos lançamentos para mostrar que a gente tem condição de cumprir o que foi acordado - declara o diretor de futebol do grupo Vulcabrás, Tullio Fornicula Filho.

A reboque da assinatura do novo contrato surgiram hipóteses. A primeira de que a Olympikus daria um "presente" em forma de jogador de futebol ao Flamengo. A outra sugeriria a formação de um time forte masculino de vôlei, esporte que a marca brasileira tem tradição.

- Não tem nada disso - garante Tullio.

A empresa construirá dez lojas do Flamengo espalhadas pelo país. A principal ficará na Gávea e terá as companhia de um moderno museu capaz de fazer inveja, segundo o próprio Fla, a clubes europeus.

- A loja mais importante será na Gávea. Ela será ligada ao museu e sem dúvida se transformará em um ponto turístico do Rio. As demais serão no Norte, Nordeste e Centro-oeste. O Flamengo tem um outro contrato com uma empresa para explorar os demais pontos do país - diz o diretor da Olympikus.

LANCE

Léo: 'No Maracanã tem que dar Flamengo'

Lateral fala da responsabilidade de vencer o Figueirense em casa, mesmo respeitando o adversário

LANCEPRESS!

Neste sábado, o Flamengo encara o Figueirense, no Maracanã, pela quinta rodada do Brasileirão. O time tem dez pontos e é vice-líder do torneio. A empolgação da torcida para mais uma vitória é natural, mas Léo Moura, apesar de confiante, não deixa esse espírito entrar em campo junto com a equipe.

- Temos de respeitar o Figueirense, mas no Maracanã tem que dar Flamengo. Eles não têm grandes nomes, mas temos sempre que respeitar quem está lá porque eles sempre fazem um grande Brasileiro. É o tipo de jogo que muita gente não dá importância. É ai que devemos ter ainda mais atenção.

Léo Moura recuou um pouco em campo após Caio Junior assumir o Flamengo. O novo treinador dá mais liberdade a Juan e pede ao lateral-direito que guarde mais a posição. Acostumado a atacar, ele aceita bem a nova forma de atuar. E ainda dá conselhos para o comandante.

- O Caio gosta que saia mais com a bola, vindo de trás. Já o Juan, ele posiciona um pouco mais na frente. O nosso time tem muitos jogadores de qualidade atuando no meio. Acho que se o Caio valorizar isso pode funcionar bem.

Sobre a possível saída de Cristian, que sofreu uma torção no tornozelo esquerdo, o lateral demonstra preocupação.

- O time tem que ficar um pouco mais atento com a saída do Cristian. Ele é um jogador que marca mais. Já o Jônatas sai mais para o jogo, então todo mundo tem que ficar um pouco mais ligado.

Para lateral, Fla ficará mais rápido com Maxi

Leo Moura acha que argentino joga de maneira parecida com Diego Tardelli\ LANCEPRESS!\

Sem poder contar com Diego Tardelli, suspenso, e Renato Augusto, com dores na coxa esquerda, o Flamengo terá Maxi no ataque contra o Figueirense, neste sábado, no Maracanã. O atacante terá a primeira chance entre os titulares sob o comando de Caio Júnior.

Leonardo Moura comentou como ficará o time com a entrada do argentino. Para o lateral, Maxi jogo de maneira parecida com Diego Tardelli.

- O time fica mais rápido com Maxi. Ele gosta de jogar pelos lados assim como o Tardelli que joga ali também. Tem dado certo - afirmou Leonardo Moura.

Fabio Luciano rasga elogios a Thiago Silva

Rubro-negro não vê ninguém jogando no nível do zagueiro tricolor no Brasil

LANCEPRESS!\ As atuações do zagueiro do Fluminense Thiago Silva estão enchendo os olhos dos torcedores do Tricolor, do técnico da Seleção Brasileira, Dunga, e até dos rivais. O zagueiro e capitão do Flamengo, Fabio Luciano, considera o companheiro de profissão um dos melhores do país.\

- É um grande jogador. Pode ser cosiderado um dos melhores do país. Não vejo ninguém jogando como ele no Brasil e nem fora dele. Já joguei fora e posso dizer isso. Ele é jovem e é bom ver jogadores da nossa posição com essa qualidade. Espero que ele tenha sucesso na carreira - disse Fabio Luciano à Rádio Manchete.

Diego Tardelli é denunciado no STJD

Expulso contra o Fluminense, atacante responderá por agressão

Diego Tardelli será julgado nesta segunda-feira

LANCEPRESS!\ A expulsão de Diego Tardelli contra o Fluminense pode acarretar em uma suspensão maior do que um jogo. O atacante do Flamengo foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no artigo 253 (agressão) e será julgado na próxima segunda-feira. A pena pode ser de 120 a 540 dias.\

Diego Tardelli foi expulso aos 23 minutos do segundo tempo ao dar um chute em Maurício. O árbitro da partida, Péricles Cortez, relatou o incidente na súmula. Mas o advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, não acredita que o atacante poderá ser punido por agressão.

- Quem viu a jogada não precisa ter conhecimento jurídico para saber que aquilo não foi agressão. Vou tentar, no mínimo, a desclassificação - afirmou Michel.

Flamengo reaproxima-se da Warner Bros

Depois da saída da Nike, clube volta a procurar a empresa. Uniformes de Bruno precisam de aprovação\ LANCEPRESS!\ Com a saída da Nike e o acerto com a Olympikus, o Flamengo poderá voltar a negociar um contrato de licenciamento de produtos com a Warner Bros. A coleção de camisas de Bruno, inclusive, passa por esta reaproximação.\

Afinal, a utilização de personagens como Taz e o Homem-Aranha precisa de aprovação da empresa americana com a qual o Flamengo já havia quase acertado contrato em 2007.

– Retomamos a negociação com a Warner. Nas próximas semanas teremos uma reunião para discutir isso – revelou Ricardo Hinrichsen.

Cristian e Renato Augusto vetados para jogo

Ibson e Maxi serão as novidades do Flamengo contra o Figueirense

LANCEPRESS!\ O Flamengo terá três desfalques para a partida contra o Figueirense, neste sábado, no Maracanã. Além de Diego Tardelli, suspenso, Cristian e Renato Augusto foram vetados pelo departamento médico.\

O camisa 10 seria o substituto de Diego Tardelli, mas vem sentindo dores na coxa esquerda durante a semana e participou dos treinamentos. Já o volante torçeu o tornozelo esquerdo no treino de quarta-feira e tem dificuldades de andar.

Com os desfalques, as novidades do time serão Ibson e Maxi. O meio-de-campo, recuperado de um problema na coxa esquerda, já seria titular. O atacante foi beneficiado com a lesão de Renato Augusto e começará jogando pela primeira vez com Caio Júnior.

Fabio Luciano não se importa com o Flu

Capitão do Flamengo mostra indiferença com a classificação do rival para a final da Libertadores

Fabio Luciano não liga para o Flu (Crédito: Gilvan de Souza)

LANCEPRESS!

A classificação do Fluminense para a final da Libertadores repercutiu na Gávea. Mas Fábio Luciano, capitão e líder da equipe dentro e fora de campo, mostrou-se indiferente ao resultado desta quarta-feira - o Tricolor venceu o Boca Juniors por 3 a 1. Quando perguntado, a respota do camisa 3 foi simples.

radio l! - Para o futebol brasileiro é bom. Para mim, não interfere em nada. Se eles tivessem classificados ou desclassificados, meu trabalho continuaria sendo o mesmo. (Clique aqui e ouça mais)

Entretanto, Fábio Luciano enalteceu o zagueiro tricolor Thiago Silva.

- É muito bom zagueiro, um dos melhores do país. Ele é jovem e tem muita força - elogiou.

Sobre o Brasileirão e a expectativa de manter o bom começo, Fábio mostrou-se respeitoso com o Figueirense, adversário deste sábado:

radio l! - Para mim, é o mesmo respeito de sempre para conseguir a vitória. Tem muitos jogadores experientes como o Cleiton Xavier e o César Prates. (Clique aqui e ouça mais)

Ele falou ainda sobre uma possível conquista, que seria o hexa do Flamengo e o primeiro de sua carreira.

- Fui vice uma vez e está na hora de conquistar. Pode ser uma das últimas oportunidades que eu tenho para isso - encerrou o capitão.

Paulo Chupeta: 'O Flamengo é o maior do mundo'

Técnico da Seleção B e da equipe da Gávea se derrete em elogios à torcida rubro-negra

LANCEPRESS!

Técnico da Seleção B masculina de basquete e do Flamengo, equipe pela qual conquistou o Nacional Masculino, Paulo Chupeta não se cansa de exaltar a grandeza do clube da Gávea.

Para Chupeta, a constante presença em massa da torcida rubro-negra provou que o Flamengo é o maior clube do mundo.

radio l! - O Flamengo é o maior do mundo. Tanto lá em Brasília quanto no Espírito Santo tivemos a maioria da torcida e isso tudo nos faz sentir em casa - afirma (clique e ouça mais)